You are on page 1of 6

Em 1892, Rudolf Diesel requer a sua primeira patente que foi publicada em Berlin aps dez anos de pesquisa.

Em 1893, o mesmo projetou um motor de combusto interna e o construiu na fabrica de mquinas de Ausburgo que se tornou a M.A.N. KRUPP. Tal motor projetado para trabalhar com carvo pulverizado e introduzido por um jato de ar comprimido no funcionou perfeitamente. Em 1897, Diesel substituiu o carvo por benzina, sendo que desta vez o motor funcionou de modo satisfatrio, pois o petrleo bruto diminui a compresso e consegue ser queimado sem a centelha. (Garcia, 2002) Foi em 1907 que o engenheiro Lorange projetou o primeiro motor diesel de injeo mecnica para Deutz, que em 1912 construiu um motor a injeo direta. Aps a grande guerra foram adaptados em navios e submarinos de grande tonelagem. Foi a partir de 1940 que o motor diesel teve grande evoluo e enormes progressos tornando-se mais eficiente, reduzindo desvantagens como peso e tamanho geral, sendo usado material mais sensvel temperatura e menos ruidoso. Conforme Garcia (2002) em termos de injeo de combustvel, os motores diesel evoluram do sistema de injeo pneumtica para os sistemas de injeo mecnica e slida. A injeo do combustvel na cmara de combusto foi conseguida devido a outra inveno de Robert Bosch e Frantz Lang, a bomba mecnica de injeo com pisto ranhurado que permanece sendo o modelo bsico das bombas de injeo para pistes individuais em linha. Conforme Garcia (2002) em termos de injeo de combustvel, os motores diesel evoluram do sistema de injeo pneumtica para os sistemas de injeo mecnica e slida. A injeo do combustvel na cmara de combusto foi conseguida devido a outra inveno de Robert Bosch e Frantz Lang, a bomba mecnica de injeo com pisto ranhurado que permanece sendo o modelo bsico das bombas de injeo para pistes individuais em linha.

Atualmente os motores diesel j esto sendo desenvolvidos a ponto de equipar automveis de alto-luxo e at modelos de competio com tecnologia muito interessante. Como definio elementar o motor diesel uma mquina trmica de combusto interna que transforma energia calorfica dos combustveis em energia mecnica (calor em trabalho) que coletada pela rvore de manivelas. Os motores diesel ainda hoje movem navios, automveis, locomotivas, geradores, e outros equipamentos. Suas primeiras aplicaes foram em geradores (1902), submarinos (1904), navios (1912), caminhes (1924) e em outros automveis a partir de 1933.

PRIMEIRO MOTOR DIESEL Era primeiramente previsto para funcionar com carvo pulverizado, introduzido por um jato de ar comprimido Este motor no conseguiu funcionar com perfeio Em 1897 aps modificaes,conseguiu-se um motor que funcionasse satisfatoriamente

O MOTOR DIESEL DE 1897 Monocilndrico, desenvolve 20 HP a 172 rpm. Rendimento trmico de 26,2% A injeo de combustvel; benzina para as primeiras exploses e petrleo bruto a seguir, realizada atravs de um jato de ar comprimido de um cilindro compressor anexo. Rudolf Diesel cedeu sua licena de fabricao MAN DEUTZ E SULZER aps o funcionamento do seu motor.

MOTOR DIESEL um dos motores trmicos com maior rendimento energtico derivado do motor de 4 tempos inventado por Beua de Rochas,que foi o primeiro a estimar a compresso preliminar e estimar a auto-ignio de uma mistura gasosa inflamvel Beua de Rochas realizou pesquisas sobre as condies prticas de maior utilizao do calor em geral e da fora motriz

DIFERENAS ENTRE O CICLO REAL E CICLO TERICO Perdas devido a abertura antecipada da vlvula de descarga Perdas de calor Perdas devido a variao dos calores especficos dos fluidos Perdas por bombeamento Perdas por combusto no instantnea Perdas pela dissociao do combustvel

VANTAGENS DE UM MOTOR DIESEL Rendimento Maior durao Menores custo de manuteno

DESVANTAGEM DE UM MOTOR DIESEL PREO ELEVADO PESO VIBRAO QUE PRODUZ A BAIXA ROTAO CHEIRO DO COMBUSTVEL QUEIMADO

Rudolf Diesel patenteou um motor combusto


de elevada eficincia, demonstrando em 1900, um motor movido a leo de amendoim, cuja tecnologia leva seu nome at hoje. Ao lado encontra-se uma cpia do documento que garantiu a patente a Rudolf Diesel.

reaproveitamento do leo de cozinha na utilizao como leo combustvel para motores movidos a Diesel. O leo de cozinha auxilia a diminuir a emisso de poluentes em motores diesel, alm de melhorar o desempenho dos lubrificantes internos do motor. A descoberta resultado das pesquisas feitas por engenheiros da Penn State University (Estados Unidos). Os pesquisadores produziram verses especialmente tratadas de leos comestveis, como leos de soja, canola e girassol.

Atualmente est se estudando formas de

Figura 1: Fonte Wikipedia. Acesso: a

ser causada pela compresso da mistura ar + combustvel. O ar admitido pela cmara no primeiro ciclo entrando na cmara. No segundo ciclo, o pisto faz a compresso dessa massa de ar e a trmino da compresso, injeta-se combustvel sob presso no interior da cmara. Dada as altas temperatura e presso no interior da cmara, a mistura sofre a exploso ao final do ciclo. A expanso do gs originrio dessa exploso expande-se originando o terceiro ciclo. Finalmente o gs de resduos da combusto liberado pelas vlvulas, quando ento, reiniciase o processo.

O ciclo de diesel essencialmente caracterizado pela combusto

forma geral o estado inicial do ciclo de diesel aquele que promove uma compresso adiabtica e leva a mquina ao prximo estado. Neste estado ocorre uma

De uma

transformao isobrica onde a mquina recebe calor. Durante a mudana deste para o prximo estado, ocorre uma expanso adiabtica. Finalmente, ocorre uma transformao isocrica onde a mquina perde calor e a partir da, reinicia-se o ciclo.

Ao lado tem-se um diagrama p-V do ciclo de Diesel, onde Qp o


calor recebido e Qo o calor perdido para o meio. Cabe ressaltar que os pontos numerados 1, 2, 3 e 4 so os estados do sistema termodinmico. Figura 2: diagrama pV que representa o ciclo Diesel.

importante salientar a diferena dos motores diesel para


gasolina sob o aspecto da combusto: nos motores a gasolina h um dispositivo faiscador (vela) que no h na maioria dos sistemas diesel. Outro dado o de que no motor a gasolina o combustvel entra na cmara durante a admisso do ar, o que provoca perdas na taxa de compresso do motor. J no sistema diesel, somente o ar aspirado na admisso e o combustvel injetado quando o motor atinge mxima compresso do ar ocasionando assim a exploso da mistura.

motor diesel em cada uma das etapas:

Observe na animao que segue como o funcionamento do

relao a gasolina, uma delas a o tempo de evaporao. Pelo fato desse combustvel ter maior viscosidade que a gasolina ele apresenta um maior tempo de evaporao, j que necessria mais energia trmica para romper a ligao das molculas. Outra caracterstica interessante a de que o diesel tem cadeias de carbono mais longas do que a gasolina, enquanto o diesel tem molculas tipo C14H30, a gasolina possui C9H20. Esse um dos fatores que contribui para o preo do leo diesel ser mais barato de se produzir, j que ele necessita menor refino do petrleo que a gasolina. Finalmente a densidade energtica do diesel maior. Para cada 3,785 litros de diesel pode-se obter 155 milhes de joules, enquanto para a mesma quantidade de gasolina a taxa energtica cai para 132 milhes de joules. Esses dados refletem no aproveitamento do combustvel durante o consumo: os motores a diesel tendem a ser mais econmicos que os motores a gasolina quando empregados no mesmo veculo

O Diesel apresenta outras caractersticas importantes em

You might also like