You are on page 1of 8

Anatomia Moore OSSOS POSIO ANATOMICA Em p, eretas com: Cabea, olhos e dedos do p direcionados anteriormente.

. Membros superiores ao lado do corpo com as palmas olhando anteriormente Membros inferiores juntos, com os p direcionados anteriormente. PLANOS ANATMICOS PLANO MEDIANO passa longitudinalmente atravs do corpo, dividindo- o em metade direita esquerda PLANO SAGITAL verticais, paralelo ao plano mediano. PLANOS CORONAIS verticais e passam formando ngulo reto com o plano mediano, dividindo o corpo em anterior e inferior. PLANOS HORIZONTAIS cortam o corpo formando ngulos reto com os planos coronais e mediano, divide o corpo em superior e inferior. TERMOS DE RELAO E COMPARAO Superficial, intermedirio e profundo termos usados nas dissecaes para descrever a posio de uma estrutura. MEDIAL indicar uma estrutura na posio anatmica LATERIAL mais afastado do plano POSTERIOR face posterior, mais prxima do dorso ANTERIOR face frontal do corpo VENTRAL equivalente a anterior INFERIOR situado mais prximo do da sola dos ps CAUDAL respeito a cauda, referente a regio gltea ou o tronco SUPERIOR estrutura mais prxima do vrtice, ponto mais alto do crnio Infero- medial prximo dos ps e do plano mediano Spero-lateral mais prximo da cabea e mais afastado do plano mediano PROXIMA E DISTAL prximas da fixao ou da origem e longe respectivamente DORSO face superior ou dorsal TERMOS DE LATERALIDADE Estruturas pares que tem membros direito e esquerdo (bilaterais) IPSILATERAL mesmo lado do corpo CONTRALATERAL lado oposto do corpo TERMOS DE MOVIMENTO FLEXO curvatura ou diminuio do ngulo entre os ossos. DORSIFLEXO flexo na articulao do tornozelo (levantar dedo do p pra cima) FLEXAO PLANTAR dobra os ps em direo a face plantar (fica de p na ponta dos dedos) EXTENSO endireitar ou aumentar o ngulo. HIPEREXTENSO chicotada do acidente de carro. ABDUO mover membro superior para longe do lado do corpo ADUO mover membro em direo ao corpo. ROTAO girar ou virar uma parte do corpo em torno do seu eixo longitudinal ROTAO MEDIAL traz face anterior do membro para o plano mediano ROTAO LATERAL leva face anterior do membro para longe do plano mediano CIRCUNDUO cirular extremidade distal das partes se move em um circulo ( quadril)

OPOSIO apertar, abotoar (reposio contrario) PROTUSO resaltar o queixo (retruso contrario) EVERSO virar sola do p para longe do plano mediano PRONAO antebrao a mo girando o radio medialmente no eixo longitudinal SUPINAO SISTEMA ESQUELTICO Proteo para estruturas vitais Apoio para o corpo Base mecnica para o movimento Armazenamento de sais Suprimento continuo de clulas sanguneas novas Anos para crescer e amadurecer. ESQUELETO AXIAL Crnio, pescoo(hioideo e vrtebras cervicais), tronco (costelas, esterno, vrtebras e sacro). ESQUELETO APENDICULAR Ossos dos membros (cngulo do membro superior e do membro inferior). OSSOS Diferenas entre compacto e esponjoso dependem da quantidade de substancia solida e da quantidade e tamanho dos espaos que eles contem. Dentro da cavidade medular (adultos) e nas espculas osso esponjoso clulas e plaquetas sanguineas. Osso compacto fora para sustentar o peso CLASSIFICAO DOS OSSOS COM SUA FORMA LONGOS so tubulares (mero) CURTOS cubides (tarso e carpo) PLANOS funes protetoras (ossos planos do crnio) IRREGULARES varias formas (face) SESAMIDES protegem tendes do desgaste (patela) **** OSSOS HETEROTPICOS- ossos do cavaleiro formam nos tecidos moles, coxa dos cavaleiros, por causa da rea hemorrgica que sofre calcificao e ossificao. Resulta do esforo dos msculos que aduzem as coxas. ACIDENTES E FORMAES OSSEAS CONDILO - rea articular arredondada (cndilo lateral do fmur) CRISTA crista do osso (crista ilaca) EPICONDILO eminncia superior a um cndilo (lateral do umero) FVEA rea plana lisa, coberta com cartilagem, articulao entre dois ossos. (costal superior) FORAME passagem atravs de um osso (obturado) FOSSA rea cncava ou deprimida (infra-espinal da escapula) SULCO depresso ou ranhura alongada (sulco arterial na calvria LINHA elevao linear MALEOLO processo arredondado (malolo lateral da fbula) INCISURA indentao na margem de um osso (incisura isquiatica maior) PROTUBERANCIA projeo do osso (protuberncia occipital externa) ESPINHA semelhante a um acleo (espinha da escapula) PROCESSO ESPINHOSO saliente semelhante a uma espinha (vrtebra) TROCANTER elevao obtusa maior (fmur)

TUBERCULO pequena eminncia elevada (mero) TUBEROSIDADE elevao arredondada (tuber isquitico)

TRAX
Trax a parte superior do tronco entre o pescoo e o abdmen. Formado 12 pares de costelas, esterno, cartilagem costais e 12 vrtebras torcicas. Estas estruturas formam a caixa torcica que circunda a cavidade torcica e suporta o cngulo do membro superior. Pele, fascia e msculos associados formam a parede torcica que abriga e protege contedos da cavidade torcica. Da fixao msculos do pescoo, trax, membros superiores, abdmen e dorso. PAREDE TORACICA coberta por pele, fscia e msculos. Funo de proteger os contedos da cavidade torcica, funo mecnica da respirao. ESQUELETO DA PAREDE TORCICA Forma caixa torcica osteocartilaginea, protegendo vsceras e alguns rgos abdominais. Tem 12 pares de costelas, 12 vertebras torcicas, esterno. COSTELA E CARTILAGENS COSTAIS Ossos planos encurvados que formam maior parte, leves e altamente resistentes. Cada costela possui interior esponjoso contendo medula ssea. TIPOS VERDADEIRAS (7) fixam diretamente ao esterno atravs das cartilagens costais prprias. FALSAS (3) cartilagens unidas aquelas da costela imediatamente superior a elas. Conexo com esterno indireta. FLUTUANTES (2) cartilagens no se conectam, terminam na musculatura abdominal posterior. COSTELAS TPICAS (3 A 9) CABE cuneiforme, duas facetas separadas pela crista da cabea. Umas articula com a vrtebra correspondente e outra com a vrtebra soperior a ela COLO liga a cabea ao corpo TUBERCULO ocorre na juno do colo e o corpo. Tubrculo possui face articular que articula com o processo transverso da vrtebra correspondente e uma no articular rugosa que fixa ligamento costotransversario. CORPO fino achatado e encurvado- face interna tem o sulco da costela protegendo nervos e vasos intercostais. COSTELAS ATIPICAS (1, 2, 10 , 11 e 12) desiguais 1- Maior, corpo largo e quase horizontal, curta, encurvada, faceta nica que articula com a T1, dois suco transversal que cruza face superior em direo aos vasos subclvios, separados por um tubrculo do msculo escaleno anterior e uma crista. 2- Fina, menos encurvada na cabea, mais longa, duas facetas para articular com a T1 e T2 e tuberosidade para insero muscular. 10 a 12 como a a 1, apenas uma faceta em suas cabeas. 11 e 12 curtas e no possuem colos ou tubrculos. VERTEBRAS TORACICAS So tpicas, tem arcos vertebrais, sete processo para conexo musculares e articulares. CARACTERISTICAS: fveas costais no corpo para articulao com as cabeas das costelas.

Fveas costais no processo transverso para articulao com os tuverculos das costelas. Processo espinhoso longo. Fveas costais que se articulam com a costela, localizados lateralmente na T2 a T9. A superior articula com a sua prpria costela, enquanto a inferior articula-se com a costela inferior a ela. Fvea da T1 possuiu apenas 1 fvea para cabea da 1 costela e uma semifaceta para parte cranial da 2 faceta. T10 uma fvea apenas . T11 T12 apenas uma fvea, localizada no pedculos. PROCESSOS ESPINHOSOS projetam dos arcos vertebrais, longos e inclinam-se inferiormente. Cobrem os intervalos entre as laminas das vrtebras. Impedindo leses pontiagudas(faca) ESTERNO Plano alongado, manbrio, corpo e processo xifoide. PELVE SSEA Resistente, transferir o peso da parte superior do corpo, para parte inferior. Formada por 4 ossos: Ossos do quadril: dois grandes ossos de formato irregular, que se desenvolve da fuso de 3 ossos lio, squio e pbis. Sacro : fuso de 5 vertebras sacrais, originalmente separadas. Cccix: fuso de 4 vertebras coccgeas . Nas crianas ossos do quadril so 3 ossos separados unidos por cartilagem no acetbulo, se fundem na puberdade. Unidos na snfise pbica anteriormente e ao sacro posterior formando co cngulo do membro inferior que: Articula com o sacro nas articulaes sacro ilacas Maciamente para resistir ao stress Transmite presso entre a coluna vertebral e os membros inferiores LIO flabeliforme, superior e achatada. Asa do lio expanso do leque e o corpo. Corpo ajuda formar o acetbulo. Crista ilaca, possui curva que segue contorno da asa. Parte cncava forma fossa ilaca. ISQUIO um corpo e um ramo. Corpo ajuda formar o acetbulo, e o ramo o forame obturado. PUBIS angulado com ramo superior ajuda formar o acetbulo, ramo inferior o forame obturado. PELVE MAIOR (FALSA) Superior a abertura superior da pelve Local de vsceras abdominais Limitada pela parede abdominal anteriormente, pelas fossas iliacas posterolateralmente, e as vertebras L5 e S1. A cavidade da pelve maior na parte inferior da cavidade abdominal. PELVE MENOR (VERDADEIRA) Localizado ente as aberturas superior e inferior da pelve Local das vsceras plvicas a bexiga, utero e ovrio. Limitada pelas faces plvicas dos ossos do quadril, sacro e cccix Limitada inferiormente pelo diafragma musculofascial da pelve Maior importncia obsttrica e ginecolgica

ABERTURA SUPERIOR DA PELVE LIMITADA: Margem superior da snfise pbica anteriormente Margem posterior da crista pbica Linha pectnea do pbis Linha arqueada do lio Margem anterior da asa do sacro Promontorio sacral ABERTURA INFERIOR DA PELVE LIMITADA PELA Margem inferior da snfise pbica Ramos inferiores do pbis e tuberes isquiticos antero lateralmente Ligamentos sacrotuberais postero-lateralmente Ponta do cccix posteriormente PELVE OSSEA MASCULINO FEMININO ESTRUTURA GERAL Pesada e grossa Fina e leve PELVE MAIOR Profunda Rasa PELVE MENOR Estreita e profunda Larga e rasa ABERTURA SUPERIOR Cordiforme Oval arredondada ABERTURA INFERIOR Comparativamente pequena Comparativamente grande ARCO PUBICO E NGULO Estreitos Largos SUBPUBICO FORAME OBTURADO Arredondado Oval ACETABULO grande Pequeno FRATURA DA PELVE Compresso antero-posterior: Acidentes por esmagamento- fraturas dos ramos do pbis. Pelve comprimida lateralmente- acetbulos e lios comprimidos um contra o outro, pode quebrar Ramo do pbis, acetbulo, articulao sacro ilaca, asas do lio so reas fracas.

COLUNA VERTEBRAL Protege a medula espinal e os nervos espinais Suporta o peso do corpo Fornece um eixo parcialmente rgido e flexvel para o corpo e um piv para a cabea Exerce um papel importante na postura e locomoo movimento de um lugar a outro. Vrtebras: 7 cervicais, 12 toracicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccigeas. CURVATURAS DA COLUNA VERTEBRAL 4 curvatura: cervical, torcica, lombar e sacral. Fonecem um suporte flexvel para o corpo. TORACICA E SACRAL cncavas anteriormente (curvatura primaria, desenvolve durante perodo fetal) CERVICAL E LOMBAR cncava posteriormente (curvatura secundaria comeam aparecer durante perodo fetal, mas no evidente at periodo da infncia) CURVATURA CERVICAL proeminente quando a criana comea a manter a cabea ereta. CURVATURA TORACICA resulta dos corpos ligeiramente cuneiformess das vrtebras torcicas

CURVATURA LOMBAR criana comea andar e assume postura ereta. Termina no ngulo lombossacral CURVATURAS ANORMAIS DA COLUNA VERTEBRAL CIFOSE (CORCUNDA) aumento anormal na curvatura torcica, coluna curva-se posteriormente. Pode resultar da parte anterior de uma das vrtebras. CORCUNDA DE VIUVA nome coloquial para cifose em mulheres idosas causada por fratura em cunha das vrtebras torcicas resultante da osteoporose. LORDOSE (dorso elevado, dosro escavado) rotao anterior da pelve mas articulaes do quadril, produzindo um aumento anormal da curvatura lombar, coluna curvase mais anteriormente. Associado com a fraqueza da musculatura do tronco. (abdominais antero-lateral). Lordose temporria formanda durante o periodo final da gravidez. Obesidade tambm pode causar lordose e dor na parte inferior do dorso ESCOLIOSE (ARQUEADO OU DORSO CURVADO) curvatura lateral anormal acompanhado pela rotao das vrtebras. Deformidade mais comum da coluna vertebral em moas na puberdade. Fraqueza assimtrica dos msculos intrnsecos do dorso (escoliose miopatica), falha do desenvolvimento de uma vrtebra (hemivertebra), diferena no comprimento dos membros inferiores so casas da escoliose. ESCOLIOSE POSTURAL causada por ficar em p ou sentada em posio imprpria, e pode desaparecer com flexo mxima da coluna. ESTRUTURA E FUNO DAS VERTEBRAS Variam de tamanho de uma regio da coluna para outra e em grau menor dentro de cada regio. Vertebra tpica: Corpo vrtebra Arco vertebral Sete processos CORPO VERTEBRAL anterior mais macia, resistncia a coluna, suporta peso do corpo. CENTRO centro primrio de ossificao para a massa central do corpo vertebral. Centro um poo menor que o corpo vertebral. ARCO VERTEBRAL posterior ao corpo vetebral, formada pelos pedculos direito e esquerdo e pelas laminas. PEDICULOS: slidos e curtos que unem o arco vertebral ao corpo vertebral. Projetam-se posteriormente para encontrar as laminas. FORAME VERTEBRAL- formado pelo arco vertebral face posterior do corpo vertebral, sua sucesso o CANAL VERTEBRAL, contem medula espinal, meninges, gorduras, razes de nervos espinais e vasos. INCISURAS VERTEBRAIS indentaes formadas pela projeo do corpo e pelos processos articulares acima e abaixo do pedculo. Contribuem para formao dos forames intervertebrais que do passagem para raiz do nervo espinal e vasos acompanhantes. Sete processos originam do arco vertebral de uma vrtebra: 1 PROCESSO ESPINHOSO projeta posteriormente a partir do arco vertebral na juno das laminas e contra a vrtebra abaixo. 2 PROCESSOS TRANSVEROSO projetam-se postero- lateralmente a partir das junes pedculos das laminas 4 PROCESSOS ARTICULARES dois superior e dois inferior originam das junes do pedculo e das laminas. Transverso e um espinhoso projeta do arco vertebral, inseres para os msculos profundos do dorso , alavancas para os msculos mexer as vrtebras. Processo articular restringe movimentos em determinadas direes, ou determina movimentos permitidos. Impedem deslizamento anteriormente.

CARACTERISTICAS REGIONAIS DAS VERTEBRAS Vrtebras cervicais presena de forames nos processos transverso. C7 processo espinhoso proeminente sob a pele. VERTEBRAS CERVICAIS Forma o esqueleto do pescoo. Menores das vrtebras moveis, entre o crnio e o trax. Ossos pequenos suportam menos peso. Tem FORAME DO PROCESSO TRANSVERSO, oval, menor em C7 do que nas outras cervicais, passa as artrias vertebrais exceto na C7. C3 a C7 grandes forames vertebrais (aumento da medula espinal que fornece invervao de membros superiores). C3 a C6 processo espinhoso bfido e curto. C7 longo processo espinhoso, que trs o nome de vrtebra proeminente. C1 e C2 so atpicas. Atlas em forma de anel, mais larga das vrtebras, porque suporta o crnio. FACES ARTICULARES SUPERIORES cncavas em forma de rim que recebe os concilos occipitais. Atlas no possui processo espinhoso, composto apenas de arcos anterior e posterior. posteriormente possuiu o sulco para artria vertebral. C2 AXIS- mais resistente das cervicais, porque C1 gira sobre ela. Possui as faces articulares superiores (onde gira o atlas). Dente rombo superior ao corpo, mantido pelo ligamento transveso do atlas, que impede deslocamento horizontal do atlas, C2 tem grande processo espinhoso bfido . FRATURA E DESLOCAMENTO DO XIS Dente pode fraturar com queda de cabea. Pode lesar a medula causando QUADRIPLEGIA, ou a medula do tronco enceflico, causando a MORTE. FRATURA ATRAVES DOS PEDCULOS (fratura do enforcador) fratura atravs do arco vertebral do axis entre as faces articulares inferior e superior. VERTEBRAS TORACICAS Fveas costais para articular com as costelas. Processo espinhoso longo e fino, direcionados para baixo sobre os arco inferior a eles. T1 a T4 algumas caractersticas de cervicais. T1 atipica porque possui processo espinhoso longo, uma fvea costal completa para 1 costela e uma semifaceta na inferior para 2 costela. T9 a T12 atipicas tubrculos semelhantes aos processo acessrio e mamilar das lombares. Torcicas tpicas contorno do corpo em forma de corao, forames vertebrais circulares. VERTEBRAS LOMBARES Corpo macio, laminas robustas, ausncia de fveas costais. Corpos vertebrais lombares em forma de rim, forames vertebrais variam de oval a triangular. L5 sustenta todo o peso da parte superior do corpo. Corpo e processos transverso macio. Corpo mais profundo anteriorment, responsvel pelo ngulo lombossacral . Processo espinhoso em machadinha so espessos e largos apontam posteriormente. PROCESOS ARTICULARES facilitam flexo extenso inclinao lateral da coluna, mas impede rotao. PROCESSOS TRANSVERSOS projetam-se postero superior e lateralmente. Na face posterior da base de cada processo transverso est um pequeno processo acessrio. SACRO Cuneiforme, triangular composto por 5 vertebras sacrais fundidas. Fornece resistncia e estabilidade para pelve e transmite o peso do corpo para o cngulo do membro inferior. Suporta a coluna vertebral e forma a parte posterior da pelve ssea.

You might also like