You are on page 1of 6

3.

CAPITULO III

3.1 A territorialidade cigana em Jacobina BA.

De acordo com Milton Santos (2007) o territrio o lugar em que desembocam todas as aes, todas as paixes, todos os poderes, todas as foras, todas as fraquezas, isto , onde a histria do homem plenamente se realiza a partir das manifestaes da sua existncia. Dessa forma o territrio torna-se o local da materializao da vida e de smbolos de uma determinada etnia, atravs das caractersticas prprias da que as definem perante o grupo e a sociedade. Tendo em vista o grupo cigano pesquisado e partindo da ideia de apropriao do espao, percebemos que a mesma se d no processo de construo da identidade em uma poro do espao geogrfico - o territrio. Haesbaert afirma: De uma forma muito genrica podemos afirmar que no h territrio sem algum tipo de identificao e valorao simblica (positiva ou negativa) dos espaos pelos seus habitantes (1999, p. 172). Dessa forma a territorializao parte da apropriao de espaos e da construo de identidade territorial, fazendo com que haja uma delimitao desses espaos. De acordo com essa perspectiva, a territorialidade se reflete no plano do vivido, onde os atores sociais delimitam seus territrios a partir de uma relao existencial sobre o espao fsico e com outros indivduos. O processo de identidade territorial se inicia a partir da funcionalidade do territrio, que deve garantir principalmente a sobrevivncia e a organizao para determinado grupo social. A partir do momento em que diferentes grupos se identificam com determinado territrio, surge distino entre espaos apropriados. Nesse sentido, podemos dizer que em Jacobina, existe o espao dos ciganos e o espao dos no ciganos. Ao discorrer sobre a territorialidade Raffestin afirma que segundo a tradio americana, esta definida como:
Um fenmeno de comportamento associado organizao do espao em

esferas de influncia ou em territrios nitidamente diferenciados, considerados distintos e exclusivos, ao menos parcialmente, por seus ocupantes ou pelos que os definem. (1993, p. 159)

Nesta perspectiva a territorialidade pode ser compreendida atravs da apropriao espacial, que se processam no espao construes simbolgicas, representada pela lgica da utilizao, enquanto instrumento de sobrevivncia e materializao das necessidades (HAESBART, 1997). A territorialidade cigana em Jacobina construda atravs da apropriao espacial do bairro da Catuaba, localizado na regio perifrica da cidade. A apropriao deste bairro se deu atravs da identificao dos mesmos com esse local, por (falar dos motivos e inserir depoimento para comprovar). Assim, a territorialidade cigana constri-se cotidianamente, transformando espaos em territrios prprios. Como nos diz Lefebvre (apud HAESBAERT, 1997) o processo territorializador parte da:
(...) apropriao e dominao do espao (...), sendo que apropriao seria o processo efetivo de territorializao; que rene uma dimenso concreta de carter predominantemente funcional e uma dimenso simblica afetiva; enquanto que dominao tende a originar territrios puramente utilitrios e funcionais, sem que um verdadeiro sentido compartilhado e/ou uma relao de identidade com o espao possa ser construda (p. 41).

Os ciganos jacobinenses mantm uma forma de vida peculiar, que os diferenciam dos no-ciganos. Alm das diferenas em relao s suas prticas culturais, a apropriao espacial tambm ocorre de forma diferenciada. Geralmente a famlia extensa vive em um mesmo bairro, em uma mesma rua ou em ruas vizinhas, diferente dos no ciganos, que escolhem naturalmente residncias distantes de sua famlia, ou porque no encontram casas prximas dos pais. Talvez esse tambm seja o motivo da escolha do bairro da Catuaba pelos ciganos, pois quando chegaram Jacobina, este bairro estava pouco urbanizado, facilitando assim a organizao e fixao do grupo em um mesmo espao. Raffestin nos traz a idia de que o espao antecede o territrio, uma vez que este formado a partir do espao. Para ele o territrio se apoia no espao, mas no o espao. uma produo do espao (1993, p. 144). Dessa forma reconhece o papel do sujeito na materializao dessa relao, j que se apropriam deste espao

transfomando-o e territorializando-o, impregnando valores e smbolos prprios. Essa forma de apropriao do territrio funciona como um mecanismo de sobrevivncia cultural e uma maneira de evitar a disperso do grupo para que suas tradies no se percam. Como a organizao da famlia cigana patrilocal, significa que as famlias nucleares devem residir prximas ao lder do grupo, que representado pelo homem mais idoso. Neste sentido cabe ao lder escolha do melhor local e o seu grupo deve segui-lo. A apropriao do bairro da Catuaba por este grupo ocorreu em terrenos desabitados onde comearam a construir suas residncias. A ocupao dos ciganos nesta rea atribuiu caractersticas particulares ao local, distiguindo-o dos demais. Essas caractersticas so perceptveis no mbito cultural e espacial. No mbito cultural, podemos perceber a identificao de determinadas ruas a partir da presena de ciganos, onde muitos dizem: H, pra voc chegar minha casa, s perguntar onde a rua dos ciganos.... No mbito espacial, muito fcil identificar a moradia dos ciganos atravs das caractersticas de suas casas. Estas parecem ter o mesmo padro em todas as famlias. Geralmente so casas muito amplas, com arquitetura simples, grandes garagens e portes, conforme pode ser verificado na fotografia a seguir. (inserir fotografia das casas dos ciganos em jacocity) O grupo pesquisado preserva as caractersticas encontradas tambm em moradias de outros grupos em cidades vizinhas, onde as casas so prximas uma das outras, espaosas e com a sala muito maior de que qualquer outro cmodo, diferenciando-as das residncias tradicionais. A residncia cigana, ainda chamada pelos os mesmos de rancho (resistncia da memria cultural desde o perodo nmade), o local de vivncia da famlia, onde tambm existe a satisfao em receber, abrigar, alimentar e proporcionar dormida aos que necessitam. Neste sentido, a territorialidade tambm interpretada por Raffestin (op. Cit) como uma relao existencial desenvolvida por queles que se apropriam do territrio, ou seja, reflete a multidimensionalidade do vivido pelos membros de uma coletividade ou pelas sociedades em geral. Para ele, a vida tecida por relaes, da a territorialidade pode ser definida como um conjunto dessas relaes. No referido grupo, essas relaes so manifestadas atravs da vivncia em famlia que

acontece dentro de sua rua, de sua casa, enfim de seu territrio, e atravs das relaes com outros grupos ciganos e no ciganos de outras localidades. Porm a construo da territorialidade cigana se efetiva com maior intensidade dentro do seu espao de vivncia juntamente com os indivduos do seu grupo. Nem sempre o territrio cigano visto com bons olhos pelos no ciganos, que o veem geralmente como um espao que representa perigo e ameaa, por estar inserido nele os valores culturais dos ciganos. Tal processo costuma ser precedido de uma hierarquizao espacial, provocando a comparao de valores e das caractersticas dos indivduos ou grupos que se apropriam de determinados territrios. Neste sentido, o que diferente transformado em desigual. Assim percebemos certo estranhamento dos moradores locais frente aos ciganos e suas tradies conforme podemos perceber nos seguintes relatos: Na opinio da vizinha A, Os Ciganos tem o jeito deles, diferente, eles no mexem com ns, so bons vizinhos no tenho o que reclamar deles no. J de acordo com o Vizinho B, Desde pequeno meu pai falava que os ciganos no respeita o que dos outros. Ento quando chegaram aqui pensei em mudar, mas no apareceu comprador, ento fiquei. No gosto tambm da zoada, ns que idoso no costuma no. No grupo pesquisado observamos a existncia de varias dimenses sociais no mesmo tempo e espao, j que vivem uma delas fortemente relacionada ao seu grupo cultural atravs dos valores e tradies e outra mais dinmica com os nos ciganos, com quem necessita se relacionar para a realizao dos negcios. Neste sentido utilizamos cartas cognitivas para analisar as representaes sociais sobre o territrio por parte dos ciganos, atravs da sntese das respostas tivemos como objetivo, identificar os locais de maior importncia para os ciganos no territrio, j que segundo Serpa (2005, p. 227 ) a cartografia parte integrante e indissocivel das praticas espaciais, facilita nossa vida na resoluo de problemas espaciais do cotidiano e norteiam nossas estratgias de apropriao do espao. (FIO ESSA CITAO FALA DA CARTOGRAFIA E NO DA APROPRIAO TERRITORIAL, ACHO MELHOR TIRAR OU EXPLICAR MELHOR)

De acordo com Bonnemaison existem lugares que possuem um significado maior, pontos fortes ou itinerrios reconhecidos que iro determinar os territrios de errncia. Dessa forma ele ratifica: (...) pela existncia de uma cultura que se cria um territrio e pelo territrio que se fortalece e se exprime a relao simblica existente entre cultura e espao dentro do contexto da apropriao por grupos tradicionais, ( Bonnemaison, 2002 p. 107). Analisamos a identidade territorial cigana atravs de relato dos mesmos, fazendo uso da cartografia cognitiva (?, HUMM NOVO PRA MIM) como mtodo de analise, ficando evidente que alguns locais da cidade de Jacobina possuem uma maior importncia para o grupo quando perguntamos sobre os trs locais que consideram mais importantes para sua cultura. Dessa forma, identificamos que para os ciganos os locais essenciais ao grupo estavam relacionados a determinados locais da cidade de Jacobina, os quais eles atribuem uma posio de centro. Seus locais de moradia, no so qualificados por eles centros. Para estes ciganos o centro identificado pelas instituies em que adquirem seus meios de sobrevivncia, como as instituies bancarias, a feira livre da cidade, e a Praa Rio Brano, que a sede de vrias agncias bancrias e de grande fluxo de pessoas. Neste caso, eles no tm o banco como espao para transgresses legais (trapaas), mas sim como instituies financeiras utilizadas na logstica dos seus negcios, inserindo-os no negcio informal da economia, Santos (1979). Foto Mapa dos Locais de maior importncia para os ciganos

Os locais onde os ciganos realizam suas atividades comerciais possuem grande significado em sua vida, j que representam estratgias espaciais de sobrevivncia do grupo mediante o emprstimo de dinheiro a juros. A apropriao do espao pelos ciganos caracteriza-se pelos smbolos fixados no territrio, onde ocorre a identificao com os valores da etnia. As prticas

estabelecidas so ora compreendidas de forma natural pelos no ciganos e ora estereotipadas. A territorializao das aes no territorio so conduzidas por atores sociais do grupo cigano ou no, marcadas pela diferenciao de interesses que originam posicionamentos divergentes e convergentes, definindo e redefinindo a territorialidade cigana pela terrritorializao das praticas sociais. Dessa forma a apropriao temporal do espao fsico, proseguida da materializao de smbolos prprios do grupo, originando relaes de poder efetivadora do territrio cigano.

You might also like