You are on page 1of 17

1

Ministrio do Esporte e Ministrio da Educao: esporte, educao fsica, currculo e discursos hegemnicos

As concepes de estudos do currculo em Educao Fsica so, ainda, preponderantemente, as discusses voltadas ao estabelecimento de listas de contedos, planejamentos que orientem a prtica do professor, propostas de grades curriculares e outras prescries de contedos e metodologias. Sem minimizar a importncia dos questionamentos seleo dos contedos visto que o conhecimento escolar fruto de uma seleo cultural, condicionada por fatores de ordens diversas, socioculturais, poltico-econmicas, para alm de critrios exclusivamente epistemolgicos (MACEDO; LOPES, 2002, p.75), porm, mais importante nos estudos atuais de currculo entender os motivos pelos quais esses contedos, metodologias e tendncias pedaggicas esto presentes nas escolas, principalmente, aqueles que se referem a sistemas de ensino com propostas universais.1 O currculo como fato, ou seja, a idia de que h um saber externo escola para ser transmitido via currculo (MACEDO, 2006 p.101) ainda ocupa considervel espao na rea da Educao Fsica, em comparao s concepes que entendem o currculo como o percurso educacional e, portanto, impossvel de ser generalizado. Mendes (2005) ao analisar artigos de peridicos sobre o tema currculo do curso de Educao Fsica constata que as discusses esto em torno de propostas para o currculo oficial ou escrito e que, ao considerar as referncias bibliogrficas utilizadas nos textos, percebeu que os trabalhos pouco se apoiaram na produo do campo do currculo para debater os assuntos relativos ao tema (p.43). Goodson (1995) comenta as reaes contra a teoria curricular nas dcadas de 1960 e 1970, provenientes dos interacionistas simblicos, dos etnometodologistas e dos socilogos do conhecimento , mostrando que essa teoria era construda nos moldes da filosofia da cincia e com fins descoberta de leis sociais nos padres das leis cientficas e universais. Considera ainda que houve um
1

Aqui importante sinalizar que parte da produo dos estudos de currculo, tanto no campo da Educao

quanto da Educao fsica, ainda utiliza em suas pesquisas o entendimento de que o currculo a escolha dos contedos, planos e prescries de atividades para a implementao pedaggica em sala de aula, estando distante das linhas de pesquisas que percebem a importncia dos estudos de currculo aliados poltica (teorias crticas) e cultura (teoria ps-crtica).

abandono da teorizao em prol da nfase nos estudos da prtica da sala de aula. Goodson afirma que nas experincias do CARE 2 a reao teoria prescritiva levou a um completo afastamento da teoria por si mesma. (p.59). Mendes (2005) ressalta que, embora haja a utilizao de literatura do campo do currculo em nove dos vinte trabalhos analisados em seu artigo, esse uso deve ser visto com cuidado, pois:
[...] autores(as) com perspectivas tericas distintas so usados(as) sem consideraes maiores em relao s diferentes orientaes de seus trabalhos. (p.43)

Lopes (2005), ao escrever sobre hibridismo, diz que a caracterstica hbrida expressa pela associao de princpios das teorias crticas, com base neomarxista e/ou fenomenolgica e interacionista, a princpios de teorias ps-crticas, vinculadas aos discursos ps-modernos, ps-estrutural e colonial. (p.51). No nesse sentido que Mendes analisa o uso de diferentes perspectivas tericas e autores nos artigos que revisou. Sua compreenso de que as referncias so usadas separadamente, sem articulaes e sem produtividade em relao s discusses do campo do currculo na Educao Fsica. Sacristn (1999) contribui para o entendimento da importncia de se entender qual o conhecimento que deve estar presente no currculo escolar. O autor escreve sobre a ruptura do conceito acadmico de cultura e me permite retomar a discusso sobre a rea do currculo da Educao Fsica e seu fetiche por prescries e selees de contedos universais. Sacristn utiliza a antropologia cientfica e a sociologia para contrapor as projees da acepo moderna de cultura entendida como objetivao externa e atribui cultura o fator de modificao psmoderna do currculo. Argumentando que tudo pode ser considerado como conhecimento destinado escola porque tudo parte da cultura, diz o autor:
Na viso antropolgica da escola e do texto que expressa seu projeto, ser potencialmente acolhida toda a quantidade e variedade de informaes existentes e difundidas em uma cultura, ao invs de guiar-se pelo princpio de incluir a substancialidade da tradio cultural objetivada, como faz o enfoque moderno. (p.174).

a partir desses argumentos, ou seja, a relao teoria-prtica e a alienao de uma pela outra, assim como, o hibridismo e o conceito de currculo como cultura que quero fincar as bases que orientam esse texto na analise da Educao Fsica,
2

Centre for Applied Research in Education

do esporte na escola e das relaes entre Ministrio do Esporte e Ministrio da Educao. O discurso hegemnico contra o esporte Uma das discusses que tem ocupado o espao de produo de textos na rea da Educao Fsica aquela que problematiza a relao entre Educao Fsica escolar e esportes. O esporte recriminado por tericos crticos de matriz marxista e/ou neomarxistas que tm questionado a sua utilizao, e mesmo sua adequao, como contedo da Educao Fsica escolar. Parte dessas crticas, que podemos considerar como contexto de influncia (BOWE et al.,1992, p.20 apud MAINARDES, 2006, p.51), j foi revista por seus autores, porm, ainda assim, essas revises no tiveram/tm um alcance to grande quanto aquelas crticas junto ao contexto da produo de textos (Ibid., p.51). Tal fato pode ser percebido nas bibliografias indicadas para os ltimos concursos para professores de Educao Fsica do Estado e do Municpio do Rio de Janeiro. Os autores e as referncias bibliogrficas nesses concursos so aqueles que abordam o esporte como contedo nefasto para a formao humana e social, formao esta idealizada e romntica, fundamentadas escola. Parece-me importante fazer uma pequena introduo s questes que uniram atravs do espao e do tempo a Educao Fsica e o esporte at encontrarmos os cenrios atuais. E aqui j encontramos uma imposio das correntes tericas crticas que percebem uma unidade nos acontecimentos passados. A criao dessas unidades por tericos crticos, apoiados no Marxismo, na dcada de 1980, orientou/orienta o pensamento terico na rea do currculo em Educao Fsica. Os textos daquela poca apontam a subservincia da Educao Fsica e dos esportes ao higienismo, eugenia e ao militarismo. As pesquisas que orientaram esse pensamento, corrente at nossos dias, foram construdas atravs de levantamentos de textos oficiais e/ou documentos de orientaes curriculares que foram interpretados luz dos interesses da poca 3, porm, no se voltaram para as
3

nas

concepes

histrico-crticas

crtico-emancipadoras,

profundamente ligadas poltica e s possibilidades de mudanas sociais atravs da

Diga-se de passagem, tal construo foi importante para garantir Educao Fsica um lugar no sistema de ensino que passava pela organizao da assemblia constituinte que, posteriormente, deu formas nossa constituio federal.

pesquisas com os professores4 ou com o cotidiano escolar. Portanto, so pesquisas que no permitem identificar as relaes entre o que era preconizado e o que era desenvolvido como currculo.5 Esses discursos ideolgicos, partidrios ao socialismo e contra o capitalismo, construram grande parte da retrica contra a presena do esporte na escola. Foram forjados por professores com uma determinada formao acadmica ligada filosofia e s cincias polticas e utilizados como argumento contra as posies defendidas por professores com formao tcnica em Educao Fsica e com pouca preparao para os embates polticos acerca do tema. Nesse contexto de desigualdade de foras polticas discursos foram estabelecidos alguns conceitos que se tornaram verdades, mas que no possuem nenhum outro fundamento a no ser a ideologia poltica e a competncia retrica de seus defensores. As discusses que se sucederam impuseram uma vitria histrica de um grupo intelectualizado, porm ideologicamente comprometido com a luta poltica daquele espaotempo, sobre uma maioria de professores de educao fsica, esportistas e defensores do potencial educativo do esporte 6. Bourdieu, que, em sua obra, faz grandes utilizaes metafricas do esporte e dos jogos para explicitao de suas teorias, fazendo referncia s dificuldades enfrentadas pela sociologia dos esportes, diz:
A lgica da diviso social do trabalho tende a se reproduzir na diviso do trabalho cientfico. Assim, de um lado existem pessoas que conhecem muito bem o esporte na forma prtica, mas que no sabem falar dele, e, de outro, pessoas que conhecem muito mal o esporte na prtica e que poderiam falar dele, mas no se dignam a faz-lo, ou o fazem a torto e a direito. (BOURDIEU, 2004, p. 207).

Bourdieu, que escreveu Coisas ditas em 1984, ou seja, na poca em que esses tericos do campo da Educao Fsica escreviam seus textos, constata serem os esportistas uma parcela que se mantinha em silncio: O silncio dos esportistas de que falei no incio deve-se em parte, quando no se profissional da explicitao, ao fato de haver coisas que no se sabe dizer [...] (Ibid., p. 219).
4

O que tambm no era comum em outras reas na poca, ou seja, eram pesquisas que se voltavam para um referencial terico mais cientifizado procurando responder s questes da rea das cincias humanas com os mesmos referenciais terico-metodolgicos das cincias naturais . 5 Aqui o conceito de currculo concebido como o conjunto das experincias no ambiente escolar. 6 Esta afirmao no pode ser comprovada, visto que, como apontei anteriormente, as pesquisas daquele espaotempo no tinham como foco as indagaes prtica dos professores, assim como, prpria opinio dos professores, porm, como discutirei adiante, se existe uma hegemonia atual do uso do esporte nas aulas de Educao Fsica provvel que existisse uma boa parcela de professores que o tinham como discurso pedaggico.

Contudo, considero que, hoje em dia, os esportistas fazem-se representar melhor que em outras pocas, mas ainda tm batalhas a travar no complicado espao da intelectualidade e do poder da rea da educao fsica. O discurso hegemnico no campo acadmico e o discurso

hegemnico no campo escolar7 Portanto, esses discursos que se tornaram hegemnicos no contexto de produo de textos acadmicos e oficiais e que fortaleciam a mensagem da ausncia de potencial educativo dos esportes e os estigmatizavam como subserviente aos regimes de governo alcanaram tal status com facilidade, visto que os professores de Educao Fsica no ansiavam a transformao de seus saberes empricos em conhecimento cientfico e, portanto, mantiveram-se ausentes das lutas pela identidade curricular da Educao Fsica escolar. Goodson (1995) ao falar da relao alienada entre currculo e teoria diz:
O valor da teoria curricular precisa ser julgado em confronto com o currculo existente-definido, discutido e realizado nas escolas. Entretanto, as teorias curriculares atuais geralmente no apresentam explicaes ou hipteses sobre o que comprobatrio, o que est diante dos olhos. As teorias atuais no so curriculares, so meros programas; so utpicas, no realistas. Preocupam-se com aquilo que deveria ou poderia se, no com a arte do possvel. Atuam, no para explicar, mas para exortar. (p.47)

Essa pode ser uma das razes do esporte aparecer nas pesquisas atuais como contedo hegemnico da Educao Fsica escolar, embora no seja privilegiado nem no contexto da produo de textos ou no de produo de textos acadmicos. E a alienao da teoria pela prtica, da qual os professores de Educao Fsica so acusados rotineiramente, pode ser motivada pelas prescries idealistas e sem conexo com a prtica que no se preocupam com a apreciao dos professores de Educao Fsica envolvidos com o trabalho nas escolas. Portanto, configuram-se vrios discursos, alguns mais ligados s propostas e estudos tericos escritos e outros ligados s prticas pedaggicas aes. Porm, importante esclarecer que esses discursos no so unssonos e to pouco compartimentados dicotomicamente em teoria e prtica. Os discursos causam efeitos de realidade (LEITE, 2010, p.3), ou seja, discursos polticos materializam-se
7

Nesse subttulo precisamos esclarecer, como o faz Leite (2010), que discurso no se limita fala e escrita sendo tambm aes.

nas escolas e discursos pedaggicos criam demandas que geram discursos polticos que o fundamentem. Existe concorrncia pelos significados hegemnicos em todos os contextos e vrios discursos esto nessas lutas. Leite (Ibid.) observa, a partir da teorizao de Ernesto Laclau, que h precariedade e instabilidade nos significados e identidades e que estes seriam melhor expressos em termos de identificaes e significaes (p.3), a fim de demonstrar o modo relacional e diferencial pelo quais so definidos. Ento, preciso entender que existem vrios discursos no campo da Educao Fsica e que esses ora concorrem e ora se articulam tentando alcanar significado e identidade rea8. O ciclo de polticas e a Educao Fsica O ciclo de polticas de Stephen Ball e Richard Bowe parece-me potente para analisarmos o que acontece na atualidade com a Educao Fsica e sua relao com o esporte. O ciclo de polticas um mtodo. Ele no diz respeito explicao das polticas. uma maneira de pesquisar e teorizar as polticas (MAINARDES; MARCONDES, 2009, p 304-305). Na sua formulao bsica so analisadas as relaes entre trs contextos primrios: contexto de influncia, contexto da produo de textos e contexto da prtica. A relao entre os contextos, principalmente, o contexto de influncia e o contexto de produo de textos oficiais , no caso da Educao Fsica e do esporte, muito mais complexa que em outras disciplinas. Na esfera do governo federal dois ministrios produzem textos para as reas, o Ministrio da Educao (MEC) e o Ministrio do Esporte (ME). Embora tenham aes especficas e voltadas para segmentos diferentes, em virtude da estreita relao entre esporte e Educao fsica, projetos de um ministrio acabam por repercutir no outro. Quando, nesse caso, escrevo sobre a estreita relao entre esporte e Educao Fsica quero referir-me profisso de Educao Fsica, no rea acadmica ou a disciplina escolar. O reconhecimento da profisso de Educao Fsica, em 1998, e criao do Ministrio do Esporte no incio do governo Lula, produziram contextos de produo de textos que so tambm contextos de
8

Embora aqui entendamos, a partir de Leite (2010), que os discursos lutam pelo significado absoluto no campo, porm, conquistam significaes que podem alcanar maior ou menos estabilidade, mas continuam precrios e instveis.

influncia entre si9. A partir de 1995, o esporte que era administrado pelo MEC desde 1937, passou a ser subordinado ao Instituto Nacional de Desenvolvimento do Esporte (INDESP), que deu origem ao Ministrio do Esporte. No quero discutir se a antiga estrutura era melhor ou pior do que a atual, at porque, essas estruturas so recentes, tanto o sistema CONFEF/CREFs Conselho Federal de Educao Fsica e Conselhos Regionais de Educao Fsica quanto o Ministrio do Esporte so instituies criadas praticamente no sculo XXI, portanto, no h comparaes a fazer entre esses espaostempos to diferentes. Quero marcar que Educao Fsica no um termo que possa ser entendido sem que haja uma qualificao quanto a ele. Polissemicamente, Educao Fsica pode ser uma rea de estudos ou regio (BERNSTEIN, 2003), uma profisso ou uma disciplina escolar. O esporte, apesar de contar com um Ministrio, sofre influncias dos rgos profissionais que regulamentam a profisso de Educao Fsica. Por exemplo, apesar dos esforos do Ministrio do Esporte em tentar equiparar os ex-atletas profissionais aos professores de Educao Fsica, o sistema CONFEF/CREFs tm agido de forma a garantir o espao de atuao profissional nos diversos segmentos esportivos para os professores de Educao Fsica graduados em nvel superior de ensino. Assim como, o sistema CONFEF/CREFs tem travado lutas jurdicas com professores que atuam apenas nas redes de ensino e que questionam judicialmente a obrigatoriedade de filiar-se ao sistema CONFEF/CREFs alegando que ocupam um espao de trabalho que regido pelo Ministrio da Educao (MEC) e no por aquele sistema classista. Porm, o prprio MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educao reconhecem a obrigatoriedade do registro junto aos conselhos profissionais para o exerccio da profisso nas suas redes de ensino. Atualmente, nos concursos pblicos para professor de Educao Fsica, necessrio que o candidato ao cargo possua tal registro para que possa assumir sua funo caso aprovado. Mas a potencialidade do ciclo de polticas de Ball para a pesquisa das polticas que orientam a Educao Fsica escolar e o esporte no mbito educacional no est relacionada proposio primria dos trs contextos. As formas de

O Ministrio do Esporte e o Ministrio da Educao acabam por organizar de forma confusa o esporte que est ligado escola e educao. Por exemplo, os jogos escolares brasileiros, assim como, os jogos universitrios brasileiros so organizados pelo Ministrio do Esporte e no pelo Ministrio da Educao.

organizar os estudos dentro desses contextos primrios so variveis e nessa possibilidade que, no meu entender, se encontra tal potencial de estudos:
Os contextos podem ser pensados de outra maneira e podem ser aninhados uns dentro dos outros.10 Assim, dentro do contexto de prtica, voc poderia ter um contexto de influncia e um contexto de produo de texto, de tal forma que o contexto de influncia dentro do contexto da prtica estaria em relao verso privilegiada da atuao. Assim, podem haver disputas em competio dentro do contexto da prtica, em diferentes interpretaes de interpretaes e ainda pode haver um contexto de produo de texto dentro do contexto da prtica, na medida em que materiais prticos so produzidos para a utilizao dentro da atuao. Assim, podem existir espaos dentro de espaos. (MAINARDES; MARCONDES, 2009, p.307).

Alm dos contextos primrios os contextos de resultados/efeitos e de estratgia poltica so extremamente relevantes nas discusses que quero desenvolver. Ball diz que o contexto da ao poltica pertence ao contexto de influncia, porque parte do ciclo do processo atravs do qual as polticas so mudadas, ou podem ser mudadas ou, pelo menos, o pensamento sobre polticas muda ou pode ser mudado (Ibid., p.305). Como relatei anteriormente nesse texto h uma ausncia histrica dos professores de Educao Fsica escolar com relao s polticas curriculares oficiais e acadmicas. As perguntas que caberiam aqui so: as mudanas nas polticas de currculo oficiais dependeriam da ao poltica do professor de Educao Fsica escolar? O contexto de influncia fica apoiado apenas nas produes acadmicas? Arrisco-me a respond-las de maneira afirmativa. Isso significa que as polticas para Educao Fsica escolar permanecero as mesmas influenciadas pelo contexto dos autores da dcada de 1980 e meados da de 1990? Apesar de existir uma aparente estabilidade nas polticas curriculares ligadas Educao Fsica escolar acredito que as mudanas ocorrero por duas vertentes. Primeiro pela influncia da participao brasileira como sede de copa do mundo de futebol e Olimpadas e, em segundo, pela ao do Ministrio do Esporte que tem voltado seu foco, cada vez mais, para a escola como um local de prtica esportiva. Porm, alerto para o discurso pedaggico (Lopes, 2008) que possui as caractersticas hbridas, tanto em unir discursos de matrizes diferentes quanto pela

10

Bob Lingard considera que os trs contextos primrios do ciclo de polticas (contexto de influncia, produo de texto, contexto da prtica) tm paridade de foras, o que configura uma forma til de reconceitualizar aquilo que a literatura tradicional das polticas considera uma relao linear de cima para baixo entre a produo e a implementao de polticas (LINGARD, 2004, p.73)

apropriao cultural dos textos oficiais, assim como, dos textos do campo recontextualizador pedaggico no-oficial 11:
Os textos so desterritorializados, deslocados das questes que levaram sua produo e relocalizados em novas questes, novas finalidades educacionais. Com isso, h um deslizamento de sentidos e significados que anteriormente mantinham uma relao mais fixa, quando associados a uma dada teoria curricular. A incorporao do hibridismo recontextualizao implica considerar o indeterminismo, a fluidez e o carter oblquo do poder nos processos de ressignificao. (Ibid., p. 32)

Ou seja, o professor de Educao Fsica no est fora do jogo poltico, ele somente no participa desse jogo preocupado em ser influncia para a produo de textos, sejam esses acadmicos ou oficiais. Nesse sentido, o discurso pedaggico da Educao Fsica, que tem sido apontado como desconexo das preocupaes acadmicas, cumpre, na prtica, uma atuao de questionamento s recomendaes oficiais.
Ambivalncias nos textos e discursos das polticas de currculo podem produzir deslizamentos de sentidos que favoream a leitura heterognea e diversificada nos diferentes contextos, abrindo espaos, inclusive, para aes diversas da ortodoxia globalizante. Talvez mesmo venham a favorecer, em alguns contextos da prtica, aes contestadoras. (Id., 2005, p.60)

Stephen Ball diz que existe uma diferena entre o texto, seja ele oficial ou acadmico, e a sua aplicao no contexto da prtica. Existe sempre a recontextualizao quando um texto ou discurso produzido em um contexto transferido para outro contexto.
A modalidade primria textual, pois as polticas so escritas, enquanto que a prtica ao, inclui o fazer coisas. Assim, a pessoa que pe em prtica as polticas tem que converter/transformar essas duas modalidades, entre a modalidade da palavra escrita e da ao, e isso algo difcil e desafiador de se fazer. (MAINARDES; MARCONDES, 2009, p. 305)

Alm disso, Ball explicita que as polticas so feitas para as melhores escolas possveis (salas de aulas, universidades, faculdades), com pouco reconhecimento de variaes de contexto, em recursos ou em capacidades locais (Ibid., p.306). Nesse ltimo aspecto, talvez ocorra a maior disparidade entre as
11

O campo recontextualizador pedaggico no-oficial entendido como o campo de produo de teorias educacionais que orientam a prtica pedaggica, sendo constitudo por pesquisadores em educao de forma geral, pela universidade e por congressos e revistas especializadas (Ibid., p.28).

10

polticas oficiais e os textos acadmicos, sejam para Educao Fsica escolar ou para o esporte escolar, e o contexto da prtica. Ajustes secundrios tornam-se necessrios para que as proposies oficiais e acadmicas pudessem ser utilizadas no contexto das escolas, principalmente, nas escolas das redes pblicas de ensino que so completamente desaparelhadas para a implementao Os discursos olmpicos Entre as diversas propostas oriundas do governo federal via Ministrio do Esporte que a rede pblica de ensino passe a ser o local de investimentos para alcanar o objetivo de estar entre os dez pases com maior nmero de medalhas nas Olimpadas de 2016. O governo do Estado do Rio de Janeiro, atravs da rede estadual de educao, afirma estar executando um projeto de revelao e formao de atletas segundo Jos Ricardo Sartini, chefe de gabinete de Tereza Porto, secretria de Educao do estado do Rio de Janeiro:
O Ministrio do Esporte vai financiar a reforma e construo de quadras em todas as escolas e a compra de equipamentos, alm de qualificar nossos profissionais de Educao Fsica para que possam identificar de forma cientfica a vocao atltica de alunos com potencial olmpico. Uma vez identificado esse aluno, ele ser encaminhado para a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer que o enviar para centros de preparao esportiva de alta performance.13
12

dessas polticas.

Considero de grande importncia a existncia de projetos esportivos na escola, inclusive com a proposta da descoberta e formao de atletas na escola, mas nunca somente com esse propsito. Em resumo considero que a experincia de participar de equipe esportiva, em escolas, clubes ou outros espaos que associem o esporte aos objetivos educacionais, deve ser uma oportunidade oferecida a todos os jovens brasileiros. Sendo assim, a escola e os projetos scioesportivos promovidos pelo Estado no devem ser elaborados com o intuito de formar atletas, porm, deve haver uma organizao esportiva pblica que consiga desenvolver as potencialidades dos alunos que possam se destacar nas diversas modalidades esportivas. H essa necessidade do poder pblico prover espaos
12

Concordo com Ball quando diz que no concorda que as polticas sejam implementadas, pois o termo sugere que as polticas se movimentam em direo prtica de maneira direta (Ibid., p.305). Utilizo, ento, o termo implementao de maneira a ampliar essa concepo de forma a dar entendimento que existe, alm da recontextualizao que por si s no permite a implementao das polticas, a inobservncia das condies materiais das escolas para as quais as polticas so planejadas. 13 http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=383&idsecao=10&spid=1

11

onde os jovens, principalmente os com menores condies financeiras, possam desfrutar dos benefcios da prtica de esportes em equipes, pois, com a extrema mercantilizao do esporte profissional que eu denomino como esporte comercial produziu-se um mercado que atinge as equipes de iniciao esportiva tornando-as espaos de garimpo de atletas onde as crianas e jovens passaram a ser vistos como mercadorias que podem gerar lucros a quem os revelar. Nesse processo de mercantilizao o esporte perde seu valor educacional, pelo menos aqueles que so socialmente estabelecidos para uma atividade voltada para a formao humana de crianas e jovens, pois, as leis que passam a reg-lo so as regras de mercado, principalmente as da performatividade. Ball (2004) faz vrias consideraes sobre as conseqncias da utilizao dos mtodos gerenciais em Educao, sendo a performatividade uma das formas mais eficazes na substituio de valores ticos e morais por valores financeiros. Preocupam-me as presses que so dirigidas aos professores nesse ambiente dominado pela performatividade e a influncia desse mesmo pensamento no que diz respeito s competies esportivas. Uma coisa um tcnico de uma equipe esportiva profissional organizar seu trabalho sob os conceitos da performatividade. Outra coisa um treinador de equipes de crianas e jovens, seja na escola ou fora dela, organizar seu trabalho sob as mesmas regras. No caso das influncias dos discursos olmpicos na Educao Fsica escolar devemos estar atentos, como se colocaram os autores das dcadas de 1980 e 1990, em relao defesa das possibilidades para alm dos esportes na Educao Fsica escolar. Pode parecer uma posio divergente daquela que venho defendendo em meus textos e que j explicitei anteriormente nessa comunicao da importncia do esporte estar na escola, porm, o que pretendo alertar possibilidade da Educao Fsica escolar perder seu vnculo com a rea da Educao (MEC) e passar a estar vinculada somente aos esportes (ME). Parece impossvel que isso venha a acontecer, mas como mostram os estudos de Laclau (2006), as identidades no so fixas e no esto dadas ou fechadas. As identidades so contingentes e contextuais, ou seja, nada pode assegurar que a identidade da Educao Fsica escolar no passe a estar somente ligada ao esporte e apenas ao Ministrio do Esporte, o que poderia ser ainda pior. Digo isso, pois, as verbas que circundam o Ministrio do Esporte so maiores do que as destinadas Educao Fsica escolar, que so basicamente aquelas com utilizao no pagamento dos professores,

12

compra de materiais que nem sempre suprem as necessidades dos professores e alunos e manuteno de instalaes especficas para as aulas e que esto includas nos oramentos do MEC e das secretarias de Educao dos Estados e Municpios. Por outro lado, h indcios de que os investimentos a partir do Ministrio do Esporte no estejam chegando aos locais que deveriam chegar. A transferncia das obrigaes pblicas para grupos privados que, no entanto, so contratados para exerc-las com o dinheiro pblico, no que se chama parceria pblico-privado, so pontos fundamentais na discusso que quero fazer. No campo dos esportes as parcerias do tipo pblico-privado esto recebendo cada vez mais aporte financeiro dos cofres pblicos para desempenhar funes e realizar aes para as quais o funcionalismo pblico possui material humano e instalaes. Dentre os inmeros projetos que so implementados dessa forma est o projeto Segundo Tempo. O Ministrio do Esporte repassa, principalmente, para ONGs e prefeituras uma verba destinada a promover o esporte para alunos da rede pblica e de jovens em condies de risco social. Nada que no pudesse ser feito dentro das redes municipais e estaduais de ensino. Irregularidades foram/so notcias na imprensa nacional e mostraram/mostram desde problemas em contratos at desvio de verbas. Escndalos envolvendo esse programa do Ministrio do Esporte retornam mdia com prises por desvio de verbas e por indcios de manipulao da verba pblica por partidos polticos.
Um dos carros-chefes do Ministrio do Esporte, o programa Segundo Tempo transformou-se em caso de polcia. Foram presas cinco pessoas acusadas de desviar R$ 1,99 milho do total de R$ 2,9 milhes repassados a duas ONGs ligadas ao PC do B no DF. [...] Segundo a polcia, foram usadas notas frias para simular compra de merenda, uniforme e material esportivo em nome da Federao Brasiliense de Kung Fu e da Associao Joo Dias, presididas pelo policial militar Joo Dias Ferreira [...] Dias Ferreira foi candidato a deputado distrital derrotado em 2006 pelo PC do B e comps a chapa encabeada por Agnelo Queiroz, a poca no PC do B, que deixou o Ministrio do Esporte para se candidatar ao Senado e hoje pr-candidato do PT ao governo do DF. Orlando Silva, atual ministro, tambm foi indicado pelo PC do B.14

14

http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/04/02/esquema-desvia-r-2-milhoes-do-programasegundo-tempo-no-df.jhtm

13

Espcie de mensalo15 para que os partidos polticos possam custear as despesas de campanha eleitoral tal prtica est sendo investigada por vrias instituies judiciais, como mostram reportagens na imprensa:
O projeto Segundo Tempo, uma das maiores vitrines do Ministrio do Esporte estaria sendo usado para um esquema de desvio de recursos que tinha como uma das finalidades ajudar no financiamento de campanhas do PCdoB, partido do atual e do extitular da pasta, Orlando Silva e Agnelo Queiroz, respectivamente. A informao foi publicada pela revista Veja.16

Notas de concluso To necessrio nesse percurso de anlise dos contextos do ciclo de polticas de Stephen Ball entender o que nos sinaliza Bourdieu (2003) quanto ao fato de que instituies so mistificadas e passam a constituir-se em sujeitos histricos capazes de formular e realizar seus prprios fins , mas que sua atuao social produto das aes e reaes dos agentes que as compem. Portanto, no podemos responsabilizar o esporte, a escola ou a educao fsica pelos usos que so feitos destes, ou melhor, no podemos acus-los de agir. Entender a agncia dos personagens nesses contextos fundamental para entendermos o currculo, assim como:
Na investigao das polticas de currculo, cabe entender os processos materiais e discursivos que favorecem tais consensos e finalidades, bem como as zonas de escape que so favorecidas. Do ponto de vista material, h investimentos em certas linhas e no em outras, discursivamente h a legitimao de certos discursos e no outros, muitas vezes favorecida pela associao desses textos com matrizes de pensamento que circulam em diferentes grupos sociais e mesmo nos meios educacionais. Assim como necessrio considerar como as dimenses discursiva e material tambm se associam. (LOPES, 2005, p.60)

A interveno do professor de Educao Fsica fundamental para que o esporte seja uma prtica educativa no espao escolar ou fora dele, porm, precisamos entender qual o projeto em que est inserida essa prtica educativa e o que queremos dizer quando escrevemos prtica educativa. Na realidade, a prtica educativa ainda est ligada aos preceitos da modernidade em formar os sujeitos atravs do trabalho da escola. Nesse sentido podemos pensar um
15

Mensalo um termo usado para definir um suposto recebimento de dinheiro para a compra de votos de parlamentares em votaes de interesse do poder executivo. 16 http://esporte.uol.com.br/ultimas/2008/03/01/ult58u1107.jhtm

14

deslocamento do sujeito moderno para o ps-moderno, Giroux (1999) define o sujeito ps-moderno como:
Este um sujeito poltico que rejeita o autoritarismo das narrativas dominantes, que recusa as tradies que ele s permite por uma reverncia ao que j existe, que nega aquelas formas instrumentais e universalizadas de racionalidade que eliminam o histrico e o contingente, que ope a cincia como uma base universal para a verdade e o conhecimento, e que desacredita a noo ocidental da subjetividade como um self estvel e coerente. (p. 55)

Nesse deslocamento de identidade do sujeito moderno ao ps-moderno, a identidade do professor de Educao Fsica tambm deve ser deslocada daquela figura sem os comprometimentos polticos e tericos necessrios para as mudanas no campo da Educao Fsica escolar que j comentei anteriormente. Mas, concordo com Ball quando escreve sobre no ver vantagens em dizer s pessoas o que elas deveriam fazer nos seus trabalhos nas escolas e que seu esforo no sentido de dar s pessoas ferramentas que as empoderem a pensar sua prtica e tirar suas prprias concluses. Talvez devssemos estar apoiando as pessoas em situaes prticas a discutir e debater o que significa o melhor. (MAINARDES; MARCONDES, 2009, p.310). Concordo que muitas produes nas pesquisas acadmicas tm como objetivo a performatividade, ou seja, apresentam-se concluses como uma maneira de demonstrar o valor de seu texto, seu valor agregado pessoal ao grande projeto iluminista (id. p.309) e tambm para entrar no seleto grupo dos influenciadores de polticas oficiais. Entendo que esporte e Educao Fsica escolar j tiveram uma relao de proximidade ideolgica. Porm, a relao concreta que existe/existiu entre esses dois fenmenos a pedagogizao do esporte pela Educao Fsica escolar e a reserva de mercado aos profissionais de Educao Fsica no espao do esporte. No se pode reduzir a Educao Fsica escolar ao esporte, mas no podemos negar a potencialidade cultural do esporte para o currculo escolar, ainda mais quando falarmos em currculos centrados na cultura. Porm, neste momento Olmpico em que vivemos, importante que o esporte seja fomentado nas escolas em espao prprio, conduzido por professores de Educao Fsica concursados para tal funo, e no utilizando os espaos conquistados historicamente pela Educao Fsica escolar.

15

Termino esse texto conclamando os professores de Educao Fsica escolar e aqueles que trabalham com o esporte nas escolas a tomarem para si as discusses sobre os caminhos que devem seguir o esporte escolar e a Educao Fsica escolar refletindo sobre os discursos presentes nessas reas os hegemnicos e os no-hegemnicos. Assim como, espero que os pesquisadores possam preencher, apoiados nas teorias curriculares, uma lacuna histrica nos estudos do currculo em Educao Fsica com investigaes em torno do currculo desenvolvido nas escolas e dos discursos pedaggicos nessas reas e, assim, trocarmos as pesquisas focadas nas prescries por pesquisas que pudessem nos ajudar a responder a questo que Bracht (2003) julga ser a necessria: o que vem sendo a Educao Fsica?

Referncias Bibliogrficas:
BERNSTEIN, Basil. A pedagogizao do conhecimento: estudos sobre recontextualizao. Cad. Pesqui., So Paulo, n. 120, nov. 2003 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742003000300005&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 08 jan. 2011. BOURDIEU, P. Coisas ditas. So Paulo: Brasiliense, 2004. BOURDIEU, P. Lies da aula. So Paulo: Editora tica, 2003. BOWE, R; BALL, S; GOLD, A. Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routllegde, 1992. In: MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de polticas: uma contribuio para a anlise de polticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, Apr. 2006, p. 33. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302006000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 Jan. 2011. BRACHT, Valter. Educao e Cincia: cenas de um casamento (in)feliz. 2ed. Iju: Ed. Unijui, 2003. GIROUX, Henry. Cruzando as fronteiras do discurso educacional novas polticas em educao. Porto Alegre, Artes Mdica, 1999.

16

GOODSON, I. F. Currculo: teoria e histria. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. LEITE, Miriam S. Adolescncia e juventude no ensino fundamental: signifixaes no contexto da prtica curricular. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 55-74, maio/agosto, 2010. Disponvel em:< http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php? journal=revistateias&page=article&op=view&path[]=584>. Acesso em: 06 jan 2011. LOPES, Alice. Polticas de Integrao Curricular. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008. LOPES, Alice Casimiro. Poltica de currculo: recontextualizao e hibridismo. Currculo sem fronteiras, vol. 5, n. 2, jul/dez, 2005, p. 50-64. Disponvel em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/artigos.htm>. Acesso em: 06 jan 2011. MACEDO, Elizabeth. Currculo: poltica, cultura e poder. Currculo sem Fronteiras, v.6, n.2, p.98-113, Jul/Dez 2006. Disponvel em:<www.curriculosemfronteiras.org>. Acesso em: 06 jan 2011. MACEDO, Elizabeth; LOPES, Alice Casimiro. A estabilidade do currculo disciplinar: o caso das cincias. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Org.). Disciplinas e integrao curricular: histria e polticas. Rio de Janeiro, p. 73-94, 2002. MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Ins. Entrevista com Stephen J. Ball: um dilogo sobre justia social, pesquisa e poltica educacional. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 106, abr. 2009 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302009000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 06 jan. 2011. MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de polticas: uma contribuio para a anlise de polticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, Apr. 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302006000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 Jan. 2011. MENDES, C.L. O campo do currculo e a produo curricular na Educao Fsica nos anos 90. Arquivos em movimento, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 39-48, 2005. Disponvel em: <http://www.eefd.ufrj.br/revista>. Acesso em: 08 jan 2011.

17

SACRISTN, J. G. Poderes instveis em educao. Porto Alegre: ArtMed, 1999. SOARES, C. et al. Metodologia do ensino da educao fsica. So Paulo: Cortez, 1992.

You might also like