You are on page 1of 5

Nome das partes da retroescavadeira

1 Caamba do carregador frontal 2 Braos do carregador frontal 3 Caamba da retroescavadeira 4 Lana de profundidade 5 Lana de levante ou coluna 6 Estabilizadores laterais 7 Toldo refletivo 8 Espelhos retrovisores 9 Plataforma de operao 10 Faris dianteiros de servio 11 Faris dianteiros de trfego (ou transporte) 12 Faris traseiros de servio 13 Sinaleiras, pisca-pisca e luz de freio 14 Cilindro de basculamento da caamba dianteira 15 Cilindro de levante da caamba dianteiro 16 Cilindro de levante da caamba traseira 17 Cilindro da lana de profundidade 18 Cilindro de basculamento da caamba traseira

Todas as retroescavadeiras tm um conjunto de componentes padro. Em qualquer escavadeira, voc encontrar: Um motor - em uma retroescavadeira, o trator, a carregadeira e a escavadeira so todos movidos por um motor a diesel. O motor 3054 da Caterpillar de 80 cavalos-fora abaixo tem uma arquitetura de 4 cilindros, 4 tempos e injeo direta. Tambm apresenta um filtro de ar de dois estgios de vedao radial do tipo seco e um auxiliar de partida trmico que permite que o motor seja ligado mesmo a -29 C (-20 F). O modelo bsico naturalmente aspirado, mas algumas escavadeiras Caterpillar tm uma arquitetura turbocarregada.

Uma transmisso - para aplicar a potncia do motor ao trator e aos sistemas hidrulicos da escavadeira e carregadeira, voc precisa de uma transmisso. A transmisso de uma escavadeira faz o mesmo trabalho bsico da transmisso em seu carro - permite que o operador alterne entre marchas, avance ou recue e use a potncia do motor eficientemente. As retroescavadeiras vm com transmisses automticas ou manuais. A transmisso servo-comandada Caterpillar abaixo proporciona quatro velocidades, bem como avano ou retrocesso. Ela tem embreagens servomudadas hidraulicamente de avano e r, que permitem que o operador mude a direo e a velocidade de deslocamento durante o trajeto. Ela tambm tem um conversor de torque que permite a mxima eficincia da potncia.

Eixos - as rodas em uma retroescavadeira so acionadas por eixos. O eixo traseiro padro da Caterpillar mostrado abaixo tem uma arquitetura especial includa que o protege dos elementos. Permite que a escavadeira opere confiavelmente, mesmo em ambientes extremamente hostis.

Freios - exatamente como seu carro, as retroescavadeiras precisam de freios para pararem de se mover. As escavadeiras Caterpillar usam freios a disco acionados hidraulicamente e auto-ajustveis para parar o trator. Elas tm um freio de estacionamento em separado que o operador aplica com uma alavanca manual.

Esses componentes, bem como as outras partes da escavadeira que observamos neste artigo, so todos montados em uma robusta armao de ao.

Dicas de Segurana para Operadores de Retroescavadeiras.


Quando movimentar as cargas, mantenha-a o mais prximo do cho. Somente Operadores treinados e qualificados devem operar as devidas maquinas. Antes de iniciar o servio com as maquinas deve ser feita uma inspeo diria ou check-list. No trabalhe prximo a barrancos ou valas profundas, muita ateno em terrenos inclinados. O levantamento de pessoas s permitido se forem plataformas construdas para este fim. Nunca deixe pessoas passarem debaixo da carga e ao redor da maquina em operao, se possvel isole a rea. Observar cuidadosamente o espao livre e movimentar suavemente o equipamento at seu destino. Cuidados especiais com cargas instveis e/ou trabalhos sujeitos queda. No fumar ou falar ao celular enquanto estiver operando ou abastecendo, causa distrao na operao e risco de exploso no abastecimento. Verificar sempre o tipo de material a ser movimentado, seu peso e volume da carga.

Ao operar mantenha uma distncia segura das linhas eltricas. Antes de elevar a carga verificar o nvel da maquina e os apoios das sapatas. Nunca colocar ou deixar a maquina em movimento estando fora dela Ao sair da maquina, desligue o motor, deixe engatada, baixe a carga, acione o freio de mo e calce as rodas. Ao dirigir deve respeitar a distncia de segurana do do veculo da frente e de paredes. Evite movimentos bruscos que possam prejudicar a instabilidade da maquina. Nunca operar com as mos molhadas ou sujas de graxa, causa instabilidade ao volante. Use sempre os EPI's, tais como: botas de segurana, protetores auditivos, entre outros de uso especifico exigido pela Empresa. O MELHOR OPERADOR AQUELE QUE RESPEITA CUIDADOSAMENTE AS NORMAS DE SEGURANA.

You might also like