You are on page 1of 43

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral.

Pg 1

CAPELANIA HOSPITALAR - Projeto de Ministrio de Visitao Hospitalar para Voluntrios

OBJETIVOS: Atender a deficincia e necessidade de mais pessoas ajudarem no ministrio pastoral de visitao na Capelania e proporcionar uma formao espiritual, emocional e tcnica para o trabalho de visitao e atendimento hospitalar pacientes e seus familiares que enfrentam crises em funo da doena. Destinase cristos que desejam se preparar melhor para esse ministrio e desejam ser voluntrios do trabalho de Capelania do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, por uma hora por semana. METODO DO CURSO: O curso ter aulas tericas e prticas, sendo as aulas tericas, com apostilha e discusso da matria e relatrio das visitas na aula pratica. As aulas prticas sero realizadas pelos alunos, com visita aos pacientes, trazendo relatrios para ser examinados nas aulas tericas. A apostila ser entregue todas as aulas com contedo da aula anterior, devendo o aluno ler durante a semana, fazendo suas observaes. No final do curso teremos todas as aulas em uma s apostila. O Projeto do Ministrio de Visitao Hospitalar est divido em quatro modulo: I - O Paciente, Seus Sentimentos e Suas Necessidades II - O Visitador, Sua Funo e Suas Atividades Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 2

III - A Visita, Suas Regras e Sua Prtica IV - Os Benefcios, ao Paciente e Famlia, ao Hospital e Comunidade. LIVROS RECOMENDADOS: 1. Rosas de Setembro, Marylyn Willett Heavilin, Candeia, 1989. 2. Deus sabe que sofremos, Philip Yancey, Vida, 1999. 3. Mulheres ajudando Mulheres, Elyse Fitzpatrick, CPAD, 2001 4. Decepcionado com Deus, Philip Yancey, Mundo Cristo, 1996. 5. Parceiros de Orao, John Maxwell. Editora Betania, 1999. 6. Igreja: Por que me importar?, Philip Yancey, Editora Sepal, 2000 7. No Leito da Enfermidade, Eleny Vasso, Cultura Crist, 1997. CAPELANIA HOSPITALAR - INTRODUO

INTRODUO

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 3

Levando o amor de Cristo aos enfermos e necessitados


Atuar nos hospitais levando o amor de Deus, Seu consolo e alvio num momento de dor. Esta a principal misso da Capelania Hospitalar, que, atravs de gestos de solidariedade e compaixo, tem levado a Palavra de Deus no s aos pacientes, mas tambm aos seus familiares, sem esquecer ainda dos profissionais de sade, tantas vezes vivendo situaes de estresse ou mesmo passando por momentos difceis. Os capelos respeitam a religio de cada paciente sem impor nada, apenas levando a Palavra queles que desejarem.

O que faz um capelo?

O capelo, integrante da equipe multidisciplinar de sade, uma pessoa capacitada e sensvel s necessidades humanas, dispondo-se a dar ouvidos, confortar e encorajar, ajudando o enfermo a lutar pela vida com esperana em Deus e na medicina. Oferece aconselhamento espiritual e apoio emocional tanto ao paciente e seus familiares, como aos profissionais da sade. importante elo com a comunidade local.

REAES DO ENFERMO PERANTE A DOENA

Diante da enfermidade a pessoa se v tolhida de sua liberdade de ser ela mesma, no pode desempenhar suas atividades e sente-se ameaada quanto a seu viver ou futuro. A reao diante de tudo isso uma atitude psicolgica chamada de MECANISMO DE DEFESA, classificada como inconsciente.

Eis algumas reaes dessa natureza: - REGRESSO O paciente se torna dependente dos outros, sem autonomia, adotando atitudes infantis, exagerando desproporcionalmente a gravidade do seu caso; reclama sem fundamento e constantemente do atendimento e da alimentao; queixa-se que os parentes ou conhecidos no o visitam.

- FORMAO REATIVA Os impulsos e as emoes censuradas como imprprias assumem uma forma de expresso contrria, aceitvel para o consciente. No caso de doenas longas ou piora gradativa, o paciente afirma que est sendo perseguido pelos funcionrios do hospital, adotando uma atitude defensiva e agressiva, pois estes representam sofrimento para ele.

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 4

Pragueja, xinga, acusa os familiares de falta de interesse, que os mdicos so irresponsveis.

- NEGAO Ao tomar conhecimento do diagnstico, o paciente se recusa a aceitar que esse problema de sade dele. A negao funciona como uma proteo contra a angstia. Ele acha que o resultado est errado, que outro mdico deve ser procurado e continua tentando viver como se a enfermidade no existisse, evitando falar sobre o assunto. A negao pode ocorrer em crentes que adotam uma atitude triunfalista ao afirmarem: Em nome de Jesus j estou curado, Deus no permitir que eu seja operado. REAES DOS FAMILIARES DO ENFERMO: A famlia acaba sendo afetada e as reaes negativas podem ser a de estresse psquico, ocorrendo desgaste fsico e at depresso. A famlia se organiza nas suas funes, ocorrendo sobrecarga para alguns membros familiares e at a omisso de cuidados. A vida scio-econmica tambm pode mudar radicalmente devido as perdas. Os familiares prejudicam o tratamento se forem excessivamente desconfiados em relao equipe do hospital, com muitos questionamentos ou palpites. Alguns familiares se sentem culpados ou transferem a culpa ao paciente. Tambm podem se sentir vtimas do destino, castigo de Deus ou retaliao do inimigo. O enfermo muitas vezes precisa se esforar para acalmar a famlia. Conforme a enfermidade, alguns familiares entram em crise de desespero, tirando a tranqilidade do paciente.

QUALIFICAES PARA VISITAO:


Vrios requisitos necessrios do visitador: - Ter sabedoria e humildade para saber que voc no melhor do que ningum; - Cultivar uma personalidade amvel, agradvel, cativante; - Ter habilidade de comunicar-se; - Ter humor estvel; - Ter respeito as opinies religiosas divergentes; - Ter discernimento e sensibilidade na conversao; - Saber guardar as confidncias dos pacientes; - Saber usar a linguagem e forma de abordagem a cada pessoa; - Dar tempo e ateno ao paciente visitado; - Ter sensibilidade para com discrio, sentir quando o momento mais oportuno para visitar; - Saber evitar a intimidade e no invadir a privacidade alheia; - Saber ouvir. PRINCPIOS A SEREM OBSERVADOS NA VISITAO A ENFERMOS:

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 5

- Bater porta. - Pedir licena ou cumprimentar s verbalmente (a menos que o paciente estenda a mo). - Se apresentar como pastor(a); obreiro(a). - Se oferecer para orar (respeitar as negativas) pedindo o favor de abaixar o volume do rdio ou TV. - Convidar as pessoas do ambiente pra ouvirem a leitura bblica e orao. - Caso o enfermo estiver no banho, fazendo curativos ou algum exame, RETORNE POSTERIORMENTE. - Se a enfermeira estiver atendendo o paciente ou o mdico estiver presente no quarto, RETORNAR POSTERIORMENTE. - Se o paciente est com algum mal-estar (vmito, dor, confuso), abreviar a visita. - s vezes o paciente faz as seguintes solicitaes: para ajeit-lo no leito, pede gua ou algum alimento, solicita medicao. TODAS essas solicitaes devem ser atendidas pelo servio de enfermagem. Por isso, responda ao paciente que ele deve fazer esse pedido a enfermeira, ou em alguns casos (queda do paciente, escapou o soro) avisar o ocorrido no posto de enfermagem. - Em alguns casos quando o paciente apresenta um quadro de contaminao, colocado um cartaz de alerta e de instrues na porta do quarto. Na dvida, perguntar no posto de enfermagem e que deve fazer para entrar no quarto (utilizar mscara, luva, etc). PRINCPIOS FUNDAMENTAIS O objetivo da visita NO doutrinao, mas atender necessidade do paciente; a visita deve ter um propsito: conforto, consolo para quem sofre. Muitas vezes, a tentao de pregar e apresentar o seu discurso faz com que muitos se esqueam de que esto num hospital, desvirtuando, assim, todo o propsito da visita; - Quando tiver dvidas sobre a situao do paciente, procure a enfermeira. - Ter discernimento para dosar o tempo da visita; - No demonstre pena do paciente;- Mostre seu interesse pelo paciente, mas sem exageros; - Preste ateno naquilo que o paciente est falando, verificando quais so suas preocupaes; - No conduza a sua conversa de tal maneira que exija do paciente grande concentrao e esforo mental para acompanhar (ele pode estar sob o efeito de medicamentos); Ao paciente que acha que no ser curado, encoraje. Mas, faa-o com prudncia, sem promessas infundadas; - No fale sobre assuntos pavorosos; - Nunca pratique atos exclusivos de auxiliar de enfermagem, tais como: dar gua ou qualquer alimento, ou locomover o paciente, mesmo que seja a pedido dele; - Nunca discuta sobre a medicao com os pacientes;

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 6

- Mantenha os segredos profissionais (num leito de hospital o paciente fala muita coisa de si mesmo e de sua vida pessoal); - Nunca comente nos corredores do hospital, ou fora deles, o tipo de conversa ou encaminhamento de sua entrevista mantida com o paciente; - A tica deve ser rigorosamente observada. Tome muito cuidado! - No cochiche ! Pacientes apresentam alto nvel de desconfiana; - Aproveite a oportunidade como se fosse a nica. Na medida do possvel, o ministrio junto ao enfermo, dentro de um hospital deve ser completo, numa dose nica; - Evite a intimidade excessiva, no invadindo a privacidade alheia (tanto do paciente quanto do seu acompanhante); - Respeite a liberdade do paciente quando ele no quiser (ou no estiver preparado para) falar sobre seus problemas; - Nunca tente ministrar o enfermo quando ele est sendo atendido pelo mdico ou pela enfermeira, ou quando estiver em horrios de refeies, ou quando a situao impossibilite (familiares, telefonando ou algo importante que ele est assistindo na TV); - No faa promessas de qualquer espcie (cura, conseguir medicao, maior ateno dos profissionais de sade, transferncias, conseguir entrevista com o diretor). O prprio hospital tem meios de solucionar essas solicitaes; - Em caso de possesso demonaca, elas precisam ser discernidas; - Preste ateno nos cartazes afixados na porta do quarto, pois eles orientam por qual motivo voc no pode entrar naquele momento ou quais os cuidados voc deve tomar ao entrar no quarto. Talvez seja proibida a entrada por causa de curativo, troca de bolsa em pacientes renais, proibio de visita por ordem mdica. O paciente pode estar isolado por causa de problemas de contgio e o cartaz estar orientando se for necessrio utilizar mascaram jaleco, luvas ou evitar tocar no paciente. Tambm pode estar tomando banho; - Evitar apertar a mo do paciente, a no ser que a iniciativa seja dele; - Nunca sentar-se na cama do paciente, evitando assim contaminar o doente ou ser contaminado por ele. Quando o paciente est em cirurgia, os lenis ficam enrolados, no devendo NINGUM sentar ali; - Procurar estar numa posio em que o paciente veja voc;- Cuidado se a sua voz for estridente; - Se for insultado, reaja com esprito cristo;- Em suas conversas, oraes, leituras de textos, fale em tom normal. Evite a forma discursiva e com voz estridente, a no ser que seja em ambiente amplo. - Observar se o paciente est com mal-estar (nuseas ou dor), procurando abreviar ao mximo a visita. ATITUDES ADOTADAS PERANTE O PACIENTE E O CORPO CLNICO:

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 7

Para o paciente, o mdico a pessoa mais importante no hospital, em quem ele deposita a sua confiana. a visita que ele deseja ansiosamente; portanto, quando chegar o mdico, procure encerrar o assunto ou orao ou retirar-se discretamente. Evite dar palpites sobre o tratamento do paciente ou sobre a conduta do mdico. Procure trabalhar em harmonia com o pessoal da enfermagem, pois os pacientes dependem deles. APLICAO BBLICA: Sabemos que a enfermidade proveniente da raa humana em pecado. Em muitas situaes a enfermidade surge por culpa direta do prprio indivduo que no cuida do seu corpo como deveria, ou por causa da violncia urbana. Mesmo que o indivduo seja culpado de sua situao, devemos levarlhe uma mensagem que Jesus deseja lhe dar sade total, tanto no corpo como na alma, pois Ele disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundncia (Joo 10:10). A mensagem que se deve trazer ao enfermo a mensagem bblica de esperana e consolo. Essa mensagem verbal atravs da leitura bblica, orao e aconselhamento. Tambm, atravs de expresso corporal, tais como expresso de carinho, sorriso e demonstrao de empatia. Encontraremos na Bblia textos relacionados s mais diversas necessidades do ser humano. So esses textos que devem ser apresentados aos pacientes na esperana de despertamento de f nas promessas de vida. Eis alguns assuntos relacionados ao estado de esprito dos pacientes: - Aflio Salmos 34:19 86:1 119:107 Joo 14:1,27 - Angstia Naum 1:7 Salmo 4:1 18:6 60:11 119:50 - Ansiedade Salmos 46:10 Mateus 6:31-34 Filipenses 4:6-7 I Pedro 1:7 - Cansao Mateus 11:28-30 - Choro Salmos 30:2-5 Apocalipse 21:4 - Desnimo Salmos 42:11 Provrbios 18:14 Filipenses 4:13 Hebreus 12:3 - Deus se compadece Isaas 38:18 Lamentaes 3:22-26 2 Corntios 1:3-5 - Direo divina Salmos 37:5 Joo 3:27- Dor Salmos 41:3 Isaas 43:4,5 - Fraqueza Deuteronmio 32:39 Salmos 31:24 Isaas 12:2 41:10 Osias 6:1 2 Corntios 12:710 - Impacincia Salmos 27:13-14 37:8 - Medo Salmos 34:4- Morte Ezequiel 18:32 Salmos 68:20 Hebreus 2:14-15 - Orao Salmo 5:1-3 66:20 Lucas 11:9-13 - Pobreza Salmos 40:17 70:5 - Preocupaes Salmos 55:22

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 8

- Raiva Salmos 37:8 I Tessalonicenses 5:16-18. - Sofrimento Salmos 22:11 34:6 57:1 2 Corntios 16:18 Hebreus 12:4-13 - Solido Salmos 16:1 - Presena divina Deuteronmio 31:8

CAPELANIA HOSPITALAR - MODULO I - O Paciente, seus sentimentos e suas necessidades

MODULO I O PACIENTE, SEUS SENTIMENTOS E SUAS NECESSIDADES. 1. Fundamentao Bblica-Teologica do Enfermo e a Enfermidade. A maneira como v a enfermidade tem grande influencia na maneira como voc ira tratar o paciente que visita, por isso, necessrio temos uma viso clara dos que a Bblia nos diz sobre a enfermidade. A doena uma questo que a Bblia menciona em muitos textos. A doena de Naam, Nabucodonosor, o filho de Davi, J, Paulo, Timteo, a sogra de Pedro, e vrios outros e descrito tanto no Velho como no Novo Testamento. Quando Jesus veio pessoalmente terra, seu interesse pelos doentes se destacou tanto que praticamente um quinto dos evangelhos dedicado ao tema da cura, e o Livro de Atos registra como a primeira igreja cuidou dos enfermos. A Bblia nos fornece sofre a enfermidade pelo menos quatro concluses que podem ser teis nas visitas hospitalares.

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 9

1.1. A Enfermidade faz parte da Vida. Poucas pessoas, se que existe algum atravessam a vida sem experimentar periodicamente pelos menos uma doena. Parece provvel que a doena tenha entrado na raa humana como resultado da Quedam, e desta essa poca os homens ficaram sabendo o que no ter sade. A Bblia nos menciona vrias enfermidade como alcoolismo, cegueira, tumores, inflamaes, febre, hemorragia, surdez, mudez, insanidade, lepra, paralisia e vrias outras enfermidade. Fica claro de cada uma delas causa tenso psicolgica e fsica, e todas so mencionadas de modo a insinuar que a doena faz parte da vida neste mundo. 1.2. Os Cristos so responsveis pelo cuidado dos enfermos. Atravs de suas palavras e atos, Jesus ensinou que doena, embora comum, tambm indesejvel. Ele passou grande parte do seu tempo curando os enfermos, encorajaram outros a fazerem o mesmo e mostrou a importncia do cuidado cheio de amor daqueles que so necessitados e doentes. Mesmo dar a algum um gole de gua era considerado digno de elogios e Jesus indicou que ajudar um doente era o mesmo que ministrar a Ele, Jesus[1]. 1.3. A Enfermidade no necessariamente um sinal de pecado ou manifestao de falta de f. Quando J perdeu sua famlia, bens e sade, trs amigos vieram visitar com a boa inteno de consolar, apesar da boa vontade, foram ineficaz, argumentou que todos esses problemas eram resultados do pecado. J descobriu, porm, que a doena nem sempre resultado do pecado do indivduo - cuja verdade Jesus ensinou claramente[2]. Toda doena tem origem, em anlise final, na queda da humanidade no pecado, mas os casos individuais de doena no so necessariamente resultantes dos pecados da pessoa doente - embora haja ocasies em que o pecado e a doena tm realmente relao[3]. Ao examinar as curas do Novo Testamento temos os seguintes esclarecimentos

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 10

com respeito enfermidade: Algumas vezes as pessoas melhoravam por crerem pessoalmente que Cristo operaria a cura, por exemplo: A mulher com o fluxo de sangue um bom exemplo[4]. Houve vezes, no entanto, em que uma pessoa alm do paciente teve f: Vrios pais procuraram Jesus, por exemplo, e falaram de seus filhos doentes, sendo estes curados[5]. Em outra ocasio, no Jardim do Getsmani, a orelha de um servo foi curada embora ningum tivesse f, alm de Jesus. Em contraste, vemos Paulo, homem de grande f em Cristo cujo espinho na carne nunca foi tirado. Outros ainda no tiveram f e no foram curados[6]. Com base nesses exemplos fica bastante evidente que a doena no necessariamente um sinal de pecado ou manifestao de falta de f. A Bblia no apia os cristos que afirmam que os doentes esto fora da vontade de Deus ou lhes falta f. Deus jamais prometeu curar todas as nossas molstias nesta vida e tanto incorreto como cruel ensinar que a sade instantnea sempre vir para aqueles cuja f forte. 1.4. A Enfermidade faz surgir questes difceis e cruciais sobre o sofrimento. C.S. Lewis no seu livro, Problema do Sofrimento, resumiu duas questes bsicas que enfrentam todos os que sofrem e que so geralmente levantadas nas visitas: Se Deus bom, porque ele permite o sofrimento? Se ele Todo-Poderoso,

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 11

porque no suspende o sofrimento? Volumes inteiros tm sido escritos para responder a essas perguntas e o visitador cristo poderia beneficiar-se com a leitura de alguns deles[7]. 1.5. A Enfermidade diante dos problemas ticos. Hoje existe uma questo polmica. o problema da eutansia junto com o direito de morrer com dignidade. Esta problemtica levanta questes tais como: O que vida? Vale a pena viver com tanto sofrimento? Qual o valor de prolongar uma vida que vai morrer mesmo? Quem tem direito para um tratamento mdico? Como crentes precisamos de nos envolver nestas questes para defender e resgatar os princpios e valores bblicos. 2. O Paciente e outros problemas associados enfermidade Uma enfermidade pode acontecer por uma variedade de causas. Algumas doenas surgem por meio de um vrus; por falta de higiene; por causa de defeitos genticos; por causa de um acidente; por falta de uma alimentao correta ou adequada; ou velhice. Mas uma enfermidade envolve mais do que um problema fsico. Junto com a enfermidade pode acontecer problemas emocionais, psicolgicos, ou espirituais. Quem trabalha com os enfermos deve saber lidar com os seguintes problemas: 2.1 A dor fsica Pessoas reagem de formas diferentes quando h uma dor. Com certas doenas h pessoas que sofrem muita dor enquanto outras pessoas no sentem nada. A diferena pode se atribuda para as experincias com dor, os valores culturais sobre a dor, ou at uma crena religiosa. Certas pessoas acham que quando algum reagiu com a dor, isto representa uma fraqueza. Outras acreditam que Deus permite a dor e assim a dor deve ser aceita. H, ainda, indivduos onde a dor est relacionada com a ansiedade. Pessoas que trabalham com os enfermos devem saber lidar com o problema da dor.

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 12

O visitante deve reconhecer a aceitar essas diferenas individuais. Elas influenciam as emoes da pessoa doente, as reaes e o prognstico de recuperao. 2.2. As emoes do paciente No fcil ficar doente especialmente quando nossas rotinas so interrompidas, quando no compreendemos o que est errado com nossos corpos, ou no sabemos quando ou se iremos sarar. Quando ficamos doentes o bastante para procurar ajuda mdica, devemos nos submeter ao cuidado de estranhos, alguns dos quais so mais indiferentes ou cientficos do que compassivos e sensveis. Tudo isto aumenta nossa sensao de desnimo em face da doena. O Dr. James Strain, no seu livro Psychological Care of the Medically III, nos sugere que os doentes, especialmente os hospitalizados, experimentam sete categorias de tenso psicolgica: 1. Tenso da ameaa nossa Integridade Os enfermos so submetidos para uma srie de experincias onde eles no tm controle sobre as circunstncias. O paciente tem que obedecer um mdico, ouvir uma enfermeira, se submeter a estrutura de um hospital ou agenda estabelecida pelo tratamento mdico, aceitar ordens para dormir, receber orientaes para tomar medicamentos, ser instrudo sobre o que deve ou no deve comer, etc. Um enfermo volta a ser uma "criana" e isto no fcil. 2. Tenso do Medo de Estranhos Os pacientes tm medo de que suas vidas e seus corpos tenham que ser colocados nas mos de estranhos com quem talvez no tenham qualquer lao pessoal. 3. Tenso da Ansiedade pela Separao A enfermidade nos separa: amigos, lar, rotina costumeira, trabalho. Durante a internao no hospital ficamos separados das pessoas e das coisas que nos so familiares, no momento em que mais precisamos delas. 4. Tenso do Medo de Perder a Aceitao. A doena e os ferimentos podem deixar as pessoas fisicamente deformadas, obrigando a moderar suas atividades e tornar dependentes de outros. Tudo isto Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 13

pode ameaar a sua auto-estima e levar a temer que devido a essas mudanas as pessoas no iro mais am-los ou respeit-los. 5. Tenso do Medo de Perder o Controle. Perder o controle de fora fsica, agilidade mental, controle dos intestinos e bexiga, controle dos membros da fala, ou a capacidade de dominar as suas emoes uma ameaa para os pacientes. E estas ameaas se tornam maiores quando o pacientes est exposto em um leito de hospital. 6. Tenso do Medo de expor ou perder partes do Corpo. As pessoas doentes precisam expor as partes do corpo que doem e submeter-se ao exame visitual e toque por parte da pessoa do mdico. Isto pode ser embaraoso e por vezes ameaador, especialmente quando se torna aparente que uma parte de nosso corpo este doente, tem que ser operada ou mesmo removida. 7. Tenso da Culpa e Medo do Castigo. A doena ou acidentes levam muitas vezes a pessoa a pensar que seu sofrimento possa ser um castigo por pecados ou faltas cometidas no passado. Como vimos, esta era a opinio dos amigos de J e tem sido aceita por milhares de pessoa deste ento. Deitados na cama e se perguntando Por que? essas pessoas podem se deixar vencer pela culpa, especialmente se no houver restabelecimento. Apesar de essas tenses serem comuns aos enfermos, temos que saber que existem diferenas no modo das pessoas reagirem. Algumas sentem ainda outras emoes: Deprimidas com a doena. Desanimadas com o tratamento Frustradas com a vida. Iradas com mdicos e com Deus. Culpadas por no cuidarem da sade. Confusas com o prognstico. 3. A reao da famlia. Quando uma pessoa fica enferma, sua famlia afetada e, percebendo isto, o Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 14

paciente se perturba. As mudanas na rotina familiar devido a doena, problemas financeiros, dificuldades em organizar as visitas ao hospital, e at a perda da oportunidade de manter relaes sexuais para o casal, podem criar tenso que ocasionalmente redunda em fadiga, irritabilidade e preocupao. Numa tentativa de se animarem mutualmente e evitarem a preocupao, o paciente e a famlia algumas vezes se recusam a discutir seus verdadeiros temores e sentimentos uns com os outros, e como resultado, cada um sofre sozinho. 4. Sentimento de esperana A Dor Fsica, as emoes do paciente, e as reaes da famlia, nos do a impresso de um quadro sombrio da enfermidade. Mas em todas as fases da enfermidade, o paciente passa pelo sentimento de esperana. O ditado popular a esperana a ltima que morre, real no momento na doena, e quando o paciente deixa de manifestar esperana, trata-se geralmente de um sinal que a morte se aproxima. Mesmo pessoas gravemente enfermas, que tm uma idia real sobre a sua condio, descobrem que a esperana as sustenta e encoraja especialmente em momentos difceis. Pesquisas mdicas verificaram que os pacientes sentem-se melhor quando h pelo menos um raio de esperana. Isto no significa que devamos mentir sobre a condio do paciente. Mas, a psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross em seu livro, Sobre a Morte e o Morrer, escreve que partilhamos com eles a esperana de que algo imprevisto pode acontecer, que podem ter uma melhora, vindo a viver mais do que o esperado. O cristo tem ainda mais esperana no conhecimento de que o Deus cheio de amor, o soberano do universo, se interesse por ele tanto agora com na eternidade. Por isso, a grande misso do visitador levar consolo e esperana aos pacientes, e o visitador cristo tem como recuperar a esperana daqueles que passa por tantas dores e sentimentos variados.

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 15

CAPELANIA HOSPITALAR - MODULO II - O Visitador, sua Funo e suas Atividades

MODULO II O VISITADOR, SUA FUNAO E SUAS ATIVIDADES

Assuntos que devem ser avaliados com respeito ao trabalho com os enfermos: * O hospital uma instituio que busca uma cura fsica. Temos que respeitar o ambiente, a estrutura hospitalar e trabalhar dentro das normas estabelecidas. Como evanglicos a Constituio Brasileiro nos da direitos de atender os doentes, porm no um direito absoluto. Devemos fazer nosso trabalho numa forma que no atinga os direitos dos outros. * Como que voc encara uma doena ou o sofrimento humano? Tem que avaliar suas atitudes, seus medos, suas ansiedades, etc. Nem todos podem entrar numa enfermaria ou visitar um doente no lar, porque no fcil lidar com situaes que envolve o sofrimento humano. * Quando visitamos os enfermos devemos estar atentos aos sentimentos e preocupaes deles. Nossa agenda precisa priorizar os assuntos que eles desejam abordar. * Como crente em Jesus temos algo que todos desejam: esperana. Deve expressar esta esperana de maneira realstica e com integridade. Tenha cuidado com promessas feitas em nome de Deus. Podemos levar palavras seguras, mas devemos evitar a criao de uma esperana falsa. Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 16

* Observar e respeitar as visitas de outros grupos. Faa seu ministrio sem competir ou entrar em conflitos. Seja uma boa testemunha. * Saiba utilizar bem nossos instrumentos de apoio que so: orao, a Bblia, apoio da igreja, e a esperana em Jesus Cristo, o Mdico dos Mdicos. * Ore e confie no Esprito Santo para lhe ajudar. * Aprenda os textos Bblicos apropriados para usar nas visitas hospitalares ou nos lares dos enfermos. *Aprenda algumas normas, regras, e orientaes para visitar os enfermos.

A Prtica Como capelo por mais de 20 anos do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, procurei desenvolver um ministrio prtico de visitao. Este projeto de Voluntrios para a Capelania do Hospital que segue representa o aprendizado da teoria que foi confirmada e ampliada na prtica. Cada experincia de Capelania Hospitalar ou cada visita aos enfermos so experincias distintas. Porm, os princpios, os valores, as regras, e as normas so semelhantes e vlidos para todos os casos. 1. Como criar seu espao de trabalho: * Entender seu propsito * Ganhar seu direito * Trabalhar com equipe mdica 2. Deve: * Identificar-se apropriadamente. * Reconhecer que o doente pode apresentar muita dor, ansiedade, culpa, frustraes, desespero, ou outros problemas emocionais e religiosas. Seja preparado para enfrentar estas circunstncias. * Usar os recursos da vida Crist que so: orao, Bblia; palavras de apoio, esperana, e encorajamento; e a comunho da igreja. Se orar, seja breve e objetivo. melhor sugerir que a orao seja feita. Uma orao deve depender da

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 17

liderana do Esprito Santo, levando em considerao as circunstncias do momento, as condies do paciente, o nvel espiritual do paciente, as pessoas presentes, e as necessidades citadas. * Deixar material devocional para leitura: folheto, Evangelho de Joo, Novo Testamento, etc. * Visitar obedecendo as normas do Hospital ou pedir de antemo, se uma visita no lar possvel e o horrio conveniente. * Dar liberdade para o paciente falar. Ele tem suas necessidades que devem tornar-se as prioridades para sua visita. * Demonstrar amor, carinho, segurana, confiana, conforto, esperana, bondade, e interesse na pessoa. Voc vai em nome de Jesus. * Ficar numa posio onde o paciente possa lhe olhar bem. Isto vai facilitar o dilogo. * Dar prioridade ao tratamento mdico e tambm respeitar o horrio das refeies. * Saber que os efeitos da dor ou dos remdios podem alterar o comportamento ou a receptividade do paciente a qualquer momento. * Tomar as precaues para evitar contato com uma doena contagiosa, sem ofender ou distanciar-se do paciente. * Aproveitar a capela do hospital para fazer um culto. Se fizer um culto numa enfermaria pode atrapalhar o atendimento mdico de outros pacientes ou incomod-los. Deve ficar sensvel aos sentimentos e direitos dos outros. * Avaliar cada visita para melhorar sua atuao. 3. No deve: * Visitar se voc estiver doente. * Falar de suas doenas ou suas experincias hospitalares. Voc no o paciente. * Criticar ou questionar o hospital, tratamento mdico e o diagnstico. * Sentar-se no leito do paciente ou buscar apoio de alguma forma no leito. * Entrar numa enfermaria sem bater na porta. * Prometer que Deus vai curar algum. As vezes Deus usa a continuao da doena para outros fins. Podemos falar por Deus, mas ns no somos o Deus Verdadeiro. * Falar num tom alto ou cochichar. Fale num tom normal para no chamar ateno Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 18

para si mesmo. * Espalhar detalhes ou informao ntima ou o paciente. Pode orienta-los, mas deixe eles tomarem as decises cabveis e sobre o paciente ao sair da visita. * Tomar decises para a famlia ou o paciente. Pode orienta-los, mas deixe eles tomarem as decises cabveis e sob a orientao mdica. * Forar o paciente falar ou se sentir alegre, e nem desanime o paciente. Seja natural no falar e agir. Deixe o paciente a vontade. Numa visita hospitalar ou numa visitao em casa para atender um doente, sempre observamos vrios nveis de comportamento. Cada visita precisa ser norteada pelas circunstncias, os nossos objetivos ou alvos, e as necessidades da pessoa doente. As perguntas servem como boa base para cultivar um relacionamento pessoal. As perguntas foram elaboradas pelo Dr. Roger Johnson num curso de Clinical Pastoral Education em Phoenix, Arizona, EUA . Dr. Johnson nos lembra que h perguntas que devemos evitar. Perguntas que comecem com "por que" e perguntas que pedem uma resposta "sim"ou "no" podem limitar ou inibir nossa conversa pastoral. Segue uma lista de perguntas prprias. A lista no exaustiva e as pessoas podem criar outras perguntas. A lista serve como ponto de partida para uma conversa pastoral. * O que aconteceu para voc encontrar-se no hospital? * O que est esperando, uma vez que est aqui? * Como est sentindo-se com o tratamento? * Como est evoluindo o tratamento? * O que est impedindo seu progresso? * Quanto tempo levar para sentir-se melhor? * Quais so as coisas que precipitaram sua enfermidade? * Ao sair do hospital ou se recuperar, quais so seus planos? * Como sua famlia est reagindo com sua doena? * O que voc est falando com seus familiares? * O que seus familiares esto falando para voc? * O que voc espera fazer nas prximas frias (outro evento ou data importante)? Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 19

Os enfermos passam por momentos crticos. Devemos ficar abertos e preparados para ajudar com visitas e conversas pastorais. Os membros de nossas igrejas podem atuar nessa rea. Uma visita pastoral ou conversa pastoral serve para dois aspectos de nossa vida. Primeiro, uma visita demonstra nossa identificao humana com o paciente. Como ser humano ns podemos levar uma palavra de compreenso, compaixo, amor, solidariedade e carinho. Segundo, na funo de uma visita ou conversa pastoral representamos o povo de Deus (Igreja) e o prprio Deus na vida do paciente. Assim, levamos uma palavra de perdo, esperana, confiana, f, e a oportunidade de confisso. O trabalho pastoral visa o paciente como um "ser humano completo, holstico" e no apenas como um corpo ou um caso patolgico para ser tratado.

CAPELANIA HOSPITALAR - MODULO III - A Visita, suas Regras e sua Prtica MODULO III A VISITA, SUAS REGRAS E SUA PRTICA 1. Dez maneiras de tornar agradvel a visita ao Hospital. Sugestes a serem consideradas ao visitar algum no hospital. A permanncia no hospital pode ser uma experincia de isolamento e desumanizao. A privacidade e a modstia so consideraes importantes que precisam ser respeitadas. Lembre-se de que durante toda a hospitalizao, o quarto do paciente o seu local de dormir. Este espao deve ser tratado com o mesmo respeito que a sua casa. No hesite em perguntar se no estiver certa do que apropriado ou do que pode perturbar o paciente. No sente na cama, a no ser que seja convidada a isso. Mesmo assim, tenha cuidado para no interferir com qualquer tratamento ou exigncias de isolamento, Lembre-se de que uma infeco que voc nem notou pode ser fatal ao paciente que tiver imunodeficincia. Seja amvel com a equipe do hospital e respeite as normas estabelecidas. Faa com que a sua visita ajude o paciente de modo significativo para ele no momento. Pea sugestes se tiver dvidas. A simples disposio de passar tempo Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 20

com algum hospitalizado um dom precioso. A durao de sua visita deve ser apropriada situao do paciente. No demore demais. Vrias visitas podem ser menos cansativas para algum que est muito doente. As visitas mais demoradas ajudam a passar o tempo para os pacientes ativos confinados ao leito ou ao quarto numa hospitalizao prolongada. Pergunte ao paciente/famlia qual a melhor hora para uma visita. Voc talvez possa fazer companhia a ele num horrio em que os membros da famlia no tenham condies de faz-lo. Desse modo estar ministrando tanto ao paciente como aos que cuidam dele. Presena silenciosa e ouvir em silncio so maneiras poderosas de apoiar algum que est doente. Procure observar seus sinais de fadiga ou desconforto. As atividades podem tornar-se diverses esplndidas. Um piquenique os desta de aniversrio no saguo pode reanimar o doente. Quer seja uma ocasio particular compartilhada com a famlia ou um convite aberto para todo andar, certifique-se de informar a equipe do hospital sobre todos os preparativos. Planos cuidadosos talvez tenham de ser montados de acordo com o regime ou nvel de energia do paciente. Um pouco de criatividade quase sempre ajuda muito a tornar a ocasio uma lembrana muito especial para todos os envolvidos. Manter contato com a famlia e os amigos importante para os hospitalizados. Quando, porm, voc est doente e sofrendo, a menor tarefa um sacrifcio - por mais que deseje o contrrio. Se possvel leve o paciente para uma visita fora do hospital. Sol e ar fresco podem ser teraputicos. Isso ajudar os doentes a longo tempo a manterem contato com a natureza e o mundo fora do hospital. Empenhe-se para que o paciente receba o jornal diariamente. Se necessrio, leia-o para ele todos os dias. Tome cuidado para anotar itens que possam ser de particular interesse do paciente ou algo que ele queira acompanhar. Tome tempo para discutir pontos de interesse do paciente. Voc est dando a ele uma oportunidade de interagir com o mundo fora de sua cama do hospital. Esto tambm reforando a sua individualidade e propsitos, coisas que se perdem facilmente durante uma hospitalizao prolongada. Ajude algum do hospital nos de eleio. Cdulas para confirmar a ausncia podem ser obtidas na cidade de origem do paciente. Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 21

2. Normas prticas para a Visitao Hospitalar. No entre em qualquer quarto ou apartamento sem antes bater na porta. Verifique se h qualquer sinal expresso de: "proibido visitas" Respeite sempre o horrio pr-estabelecido para sua atuao. Observe se luz est acesa e a porta do quarto fechada. Em caso de positivo, espere que o doente seja atendido pela enfermeira ou mdico, antes de voc entrar. Tome cuidado com qualquer aparelhagem em volta da cama. Evite esbarrar na cama ou sentar-se nela. Avalie a situao logo ao entrar, a fim de poder agir objetivamente quanto ao tipo e durao da visita. (Se o paciente est disposto, indisposto). Procure se colocar numa posio ao nvel visual do paciente, para que ele possa conversar com voc sem se esforar. Em quartos onde h mais enfermos, cumprimente os outros, mas se concentre naquele com quem voc deseja conversar. Fale num tom de voz normal. No cochiche com outras pessoas no quarto. Tambm no conveniente gritar na hora da orao. Se a pessoa ainda no o conhece, apresente-se com clareza. Deixe com o doente a iniciativa do aperto de mo e faa-o com clareza. D prioridade ao atendimento dos mdicos e enfermeiras, assim como no horrio das refeies, saia do quarto. Ao contemplar algum sofrendo, lembre-se de que as reaes emocionais negativas podem ser detectadas pelo doente e seus familiares. Sem afetaes, procure descobrir o que seu tom de voz e sua expresso facial e seus gestos esto comunicando. Concentre-se em atender s necessidades daquela pessoa diante de voc. No adianta falar do outro nem de si mesmo. No queira forar o doente a se sentir alegre, nem o desanime. Aja com naturalidade, pois se voc se sentir vontade ele ter maior probabilidade de ficar vontade. No d a impresso de estar com pressa, nem se demore at cansar o doente. Encontre a durao exata para cada situao. Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 22

No tente movimentar um doente, na cama ou fora dela. Chame a enfermeira se ele o desejar. Fique sabendo que os efeitos da dor e dos remdios podem alterar o comportamento ou a receptividade do paciente de um momento para outro. Se voc mesmo est doente, no faa visitas. Utilize os recursos da religio sem constrangimentos, mas com inteligncia. No fira a sensibilidade de um ateu, agnstico ou comungante de outra religio. Lembre-se das regras fundamentais de assistncia pastoral: O ponto de partida para o seu trabalho a situao e o estado em que a outra pessoa se encontra. Seu objetivo primrio conduzi-la a um estgio de s condio fsico-emocionalreligiosa atual. Sua contribuio no processo teraputico singular e necessrio, mesmo que voc nem sempre sinta assim. 3. Ajudando atravs da arte de escutar. Escutar uma arte que pode ser desenvolvida. Os princpios abaixo relacionados, se posto em prtica, ajudaro voc a crescer na arte de escutar e, conseqentemente, na habilidade de ajudar a outras pessoas. 3.1. Analise sua atitude ntima. Quais os seus sentimentos em relao pessoa com quem voc est conversando? Voc tem algum preconceito em relao a ela? Ela lhe repugnante? H hospitalidade entre vocs? Tudo isto vai afetar o significado de que voc ouvir dela. As palavras perdem seu sentido quando nossas emoes no nos permitem escutar com objetividade. Precisamos desenvolver uma atitude de aceitao da pessoa, do que ela diz, sem julg-la ou conden-la. No estamos defendendo qualquer posio, mas tentando ouvir os verdadeiros sentimentos de quem fala. Por outro lado, no devemos insistir para que o entrevistado defenda seu ponto de vista, ou utilize determinado vocabulrio ou estilo de linguagem. No devemos expressar julgamento para no tolher a fluncia de seus sentimentos. Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 23

3. 2. Preste bastante ateno Repare o tom de voz. Que estado emocional ele revela? Uma voz baixa, um fala montona, pode indicar depresso emocional. Falar rapidamente, de forma agitada, pode se uma depresso extrema. Falar depressa e em voz alta pode indicar o efeito de drogas. Voc poder dizer: - "Pela sua voz, tenho a impresso de que voc est muito..." Se a pessoa chora enquanto fala, permita-lhe este privilgio. 3.3. Desenvolva a capacidade de avaliar as emoes. Na linguagem comum, h palavras que expressam emoes diversas: convico, perturbao, irritao, alegria, felicidade. O tom de voz em que elas so proferidas, lhes do um significado maior que o dicionrio no pode definir. Cabe a ns avaliar este contedo emocional da comunicao. 3.4. Reflita as emoes que voc est percebendo. preciso fornecer ao entrevistado uma "retro viso" das emoes que ele est transmitindo. A pessoa ficar satisfeita se voc revelar que entendeu qual o problema dela. Isto no apenas repetir o que a pessoa j disse, literalmente, mas refletir seus sentimentos com nossas prprias palavras. 3.5. Evite a agressividade. No domine a conversa. Quando falamos muito a pessoa se confunde. No discuta nem revele hostilidade ou ressentimento. No tente manipular as pessoas, nem as enganar . 3.6. Evite a passividade e a timidez exagerada. No h necessidade de concordar com tudo o que a pessoa diz. mais importante entender o que ela diz do que criar uma impresso favorvel. No necessrio que a pessoa fique totalmente despreocupada. A soluo dos problemas vem por meio das tenses. No seja passivo como uma esponja. Demonstre interesses na participao do Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 24

dilogo. Esteja preparado para responder. No se prenda aos detalhes da conversa. Identifique as informaes bsicas para compreender o interlocutor. 3.7. Normas para escutar: Escutar um processo. No discursar. Voc precisa identificar-se com a pessoa que fala. Demonstre compaixo e aceitao, ainda que suas convices pessoais sejam diferentes. A pessoa est apresentando um problema que lhe parece insolvel. Aceite seu estado de confuso e ajude-a observar os diferentes aspectos do problema: sua origem, quem est envolvido nele, possvel solues etc. Demonstre amizade e interesse. O problema grande. Leve a carga com a pessoa at que ela possa lev-la sozinha. As vezes, a pessoa tenta diminuir o problema. Isto pode revelar falta de confiana em sua ajuda ou ausncia de auto-estima. As vezes, o problema no nos parece srio, mas devemos reconhecer que ele srio para a pessoa que est sofrendo com ele. Procure dividir o problema em vrias partes para atac-las separadamente. D oportunidade para a pessoa esclarecer sua posio. Isto facilitar a compreenso dos problemas e como solucion-los. Se descobrir contradies na conversa, revele-as pessoa. Isto a ajudar a se sentir menos confusa e ansiosa. Pergunte se ela j enfrentou um problema semelhante no passado. Ela vai recordar que tem habilidade para superar a situao como j aconteceu. Discuta as vrias alternativas para resolver o problema. Evite conselhos estereotipados. Anime a pessoa a restabelecer relaes com pessoas de importncia em sua vida (parente, amigos, pastor). Evite fazer perguntas com respostas predeterminadas. So mais vlidas as perguntas que despertam o sentido do relacionamento. D nfase ao tempo presente e objetivo da entrevista. Veja se tem possibilidade de ajudar essa pessoa nessa circunstncia, ou encaminhe-a a outra pessoa. No se deve alimentar esperanas infundadas. Evite dizer: "No se preocupe, Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 25

est tudo bem". Termine a conversa apresentando objetivamente o que dever ser feito. Deixe a pessoa tomar a deciso adequada e assumir a responsabilidade. Admita suas capacidades e limitaes, voc humano e finito. Deixe Deus agir onde voc suficiente. CAPELANIA HOSPITALAR - Modulo IV - Os Benefcios: ao Paciente e sua Famlia, ao Hospital e a Comunidade. MODULO IV OS BENEFCIOS: AO PACIENTE E SUA FAMLIA, AO HOSPITAL E A COMUNIDADE. A visita hospitalar e o cuidado espiritual oferecem benefcios distintos para os pacientes e seus familiares, o pessoal de cuidado mdico profissional, a prprio hospital, e a comunidade dentro os quais reside. Estes benefcios crescentemente so demonstrados atravs de estudos de pesquisa. 1. Os Benefcios para os pacientes e sua famlia. Seis reas de pesquisa esto resumidas aqui, que descreve os benefcios de ateno espiritualidade de pacientes e seus familiares. 1.1. Apoio Espiritual e sua Prtica. Um corpo crescente de pesquisa demonstra os benefcios da sade relacionados a religio, f e sua prtica. Um estudo foi publicado com de 42 mortalidades envolvendo aproximadamente 126.000 participantes demonstrou que as pessoas que ajudadas com envolvimentos religiosos freqentes foram significativamente provado viver mais tempo comparado a pessoas que eram no freqentemente envolvidas(1). Em um estudo de quase 600 pacientes idosos, severamente doentes, hospitalizados, esses buscaram um envolvimento com o amor de Deus, com tambm apoio de pastores e voluntrios, visitantes membros da igreja, estavam Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 26

menos deprimido e com qualidade de vida melhor, at mesmo depois de saber da severidade da doena deles(2). No estudo de 1.600 pacientes de cncer, a contribuio espiritual ao paciente que tinha boa qualidade de vida era semelhante ao seu bem estar fsico. Entre pacientes com sintomas significantes como fadiga e dor, esses com vida espiritual atuante tido com uma qualidade significativamente mais alta de vida(3). CONCLUSO: Estes e outros estudos demonstram que a f traz impacto de bem estar prtico emocional e fsico. Capeles, pastores e voluntrios fazem um papel integrante de apoio e fortalecimento destes recursos religiosos e espirituais. 1.2. A Importncia do Cuidado Espiritual para enfrentar a Doena. Um estudo de adultos mais velhos achou que mais da metade informou que a religio deles era o recurso mais importante que os ajudou na luta com doena(4). Em outro estudo, 44 % dos pacientes informaram que a religio era o fator mais importante que os ajudou na luta com a doena deles ou hospitalizao(5). Em um estudo de mulheres com cncer de peito, 88 % informaram que religio era importante para elas e 85 % indicaram que a religio ajudou a enfrentar(6). Semelhantemente, 93 % das mulheres em um estudo de pacientes de cncer ginecolgicos informaram que a religio aumentou a sua esperana(7). Um estudo com pacientes de cncer de peito informou que 76 % tinham orado sobre a situao deles como um modo para enfrentar o diagnostico(8). Estudos demonstram que estar bem espiritualmente ajuda as pessoas a moderar os sentimentos dolorosos que acompanham a doena: ansiedade(9), desesperana(10), e isolamento(11).

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 27

Muitos pacientes esperam que os capeles e voluntrios os ajudem com tais sentimentos infelizes(12). O estudioso Paragment cita muitos estudos adicionais que demonstram a importncia do cuidado espiritual na luta das pessoas que lidam com doena. CONCLUSO: As pessoas procuram cuidados espirituais durante doena e em outras experincias dolorosas. Capeles e voluntrios devem estar prontos para dar ajuda espiritual na luta das enfermidades. 1.3. Respondendo a Angstia Espiritual Estudos apontam importncia de angstia espiritual, quer dizer, conflitos religiosos ou espirituais no resolvidos e dvidas. Esta angstia associada com a perda de sade, recuperao, e ajuste com a doena(13). CONCLUSO: Capeles e visitantes tem um papel especialmente importante identificando os pacientes em angstia espiritual e os ajudando solucionar os problemas religiosos ou espirituais deles, enquanto melhorando a sade deles e ajustando assim. 1.4. Aumentando estratgias para enfrentar a doena. Estudos demonstram que estar bem espiritualmente ajuda as pessoas a moderar os sentimentos dolorosos que acompanham a doena: ansiedade(14), desesperana(15), e isolamento(16). Muitos pacientes esperam que os capeles e voluntrios os ajudem com tais sentimentos infelizes(17). CONCLUSO: As pessoas querem cuidados espirituais durante doena e outras experincias dolorosas, procurando ajuda. Capeles e voluntrios devem estar preparados para dar ajuda espiritual na luta com estes sentimentos. 1.5. Cuidando das Famlias Freqentemente os familiares sofrem angstia semelhante ou mais intensa que os Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 28

que esto hospitalizados. Em alguns estudos, pacientes indicaram que as funes da capelania mais importantes so aquelas que esto ajudando os seus familiares com os sentimentos associados com doena e hospitalizao(18). Em um estudo, 56 % das famlias identificaram a religio como o fator mais importante para ajudar a enfrentar a doena de um ente querido deles(19). Um outro estudo indicou que os familiares queriam o cuidado espiritual dos capeles mais que os pacientes(20). Comparado a esses, os familiares dos pacientes de Alzheimer que adoravam a Deus regularmente e que sentia as necessidades espirituais satisfeitas informaram que diminuram a tenso(21). CONCLUSO: Famlias confiam em religiosos e recursos espirituais para enfrentar com os nveis altos de angstia durante a doena de um querido. O cuidado de um capelo e voluntrios para os familiares tem um impacto positivo. 1.6. A satisfao do paciente e sua famlia com o cuidado espiritual provido por capeles. Estudos indicam que 70 % dos pacientes est atento as necessidades espirituais relacionados doena deles(22). Estudos de pacientes em hospitais de cuidado agudos indicam que entre um tero e dois teros de todos os pacientes queira receber cuidado espiritual(23). Quando os capeles ajudam a famlia de um paciente, o mais provvel que o paciente vai escolher aquela instituio novamente para hospitalizao futura(24). Um grande estudo de VandeCreek e Lyon mostrou a satisfao dos pacientes e familiares com as atividades dos capeles: A maioria dos pacientes estava satisfeita com o cuidado espiritual provido por capeles(25). A satisfao com a Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 29

assistncia da capelania pelos familiares dos enfermos era at mais alta do que informado pelos pacientes. As visitas do capelo "fizeram a hospitalizao mais fcil" porque a visita proveu "conforto" e ajudou para o paciente a relaxar. O capelo ajudou para os pacientes "a melhorar mais rpido" e aumentou a prontido dos pacientes para voltar para casa" porque as visitas lhes ajudaram a sentir mais esperanoso. CONCLUSO: Os pacientes e seus familiares esto freqentemente atentos as suas necessidades espirituais durante hospitalizao, desejam a ateno espiritual profissional a essas necessidades, e respondem positivamente quando recebem ateno - influenciando na sua recomendao do hospital a outros. 2. Os Benefcios para o Hospital e Comunidade. 2.1. Para os Profissionais de Sade Profissionais da Sade, inclusive os mdicos e enfermeiras, s vezes experimentam tenso ao trabalhar com os pacientes e familiares. Esta tenso aumentou recentemente porque mudanas econmicas conduziram a menos profissionais que provem cuidado pelos pacientes seriamente doentes. Capeles podem prover cuidado espiritual sensvel, encorajador a estes pacientes e as suas famlias por perodos de tempo estendidos, permitindo assim para outros profissionais prestar ateno a outros deveres. Capeles fazem um papel importante ajudando profissionais de sade a enfrentar os seus problemas pessoais. A palavra encorajadora pode aumentar a moral e bom senso do pessoal. Um estudo relata que 73 % de mdicos de UTI e enfermeiras acreditam que prover conforto a eles um papel importante do capelo, e 32 % acreditam que os capeles deveriam estar disponveis ajudar pessoal com problemas pessoais(26). 2.2. Para os Hospitais Os servios de capeles e voluntrios beneficiam hospitais pelo menos em 9 Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 30

meios. Os capeles e voluntrios ajudam hospitais a satisfazer as expectativas dos pacientes com servios de cuidado espirituais competentes, compassivos, enquanto melhoram assim a imagem do hospital. Em uma poca de medicamento de alta tecnologia, hospitalizaes breves, e breves contatos com os mdicos e outros profissionais de sade, os capeles e voluntrios oferecem um das poucas oportunidades para os pacientes discutirem as suas preocupaes pessoais e espirituais. Os capeles e voluntrios que especializaram na rea de capelania por organizaes profissionais. Podem oferecer curso de visitao a voluntrios das igrejas. Desde participantes em programas, podem ter vrios voluntrios prestando cuidado espiritual ao hospital sem custo para a instituio. Os capeles e voluntrios estabelecem e mantm relaes importantes com os pastores da comunidade. Os capeles e voluntrios fazem um papel importante abrandando situaes de descontentamento de pacientes e seus familiares que envolvem com o hospital. Quando pacientes se tornam nervosos e impacientes os capeles podem mediar estes intensos sentimentos de modos que conservam valiosos recursos organizacionais. A presena deles pode servir como um veculo por reduzir risco. Os capeles e voluntrios podem reduzir e podem prevenir abuso espiritual, agindo como guarda para proteger os pacientes de proselitismo. Cdigos de ticas profissionais estipulam que os capeles eles tm que respeitar as convices de f e prticas de pacientes e famlias. Os capeles e voluntrios ajudam para os pacientes e seus familiares a identificar os seus valores relativos a escolhas de tratamento no fim da vida e comunicam esta informao ao pessoal de sade(27). Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 31

Os capeles e voluntrios ajudam os hospitais a desenvolver a sua misso, valor, e declaraes de justia sociais que promovem curando para o corpo, mente e esprito. Especialmente para hospitais que sos suportados por igrejas, eles promovem conscincia de misso. Os capeles e voluntrios ajudam hospitais cumprirem uma variedade de cuidado espiritual e apoio para os pacientes e seus familiares. de muito valor o cuidado espiritual provido por capeles eficientes. Um estudo do custo de capelania foi publicado informando que os servios de capeles profissionais variam entre US$ 2,71 e US$ 6,43 por visita de paciente(28). Adicionalmente, aproximadamente trs quartos de executivos de HMO informou em uma pesquisa que a espiritualidade (expressou pela orao pessoal, meditao espiritual e religiosa) pode ter um impacto no bem estar, ento pode ajudar no impacto do custo(29). 2.3. Para a Comunidade Hospitais so crescentemente sensveis sobre a sua relao para com a comunidade e os capeles fazem contribuies sem igual provendo muitos servios da comunidade. Estes incluem: Liderana e participao em programas de sociais da comunidade. Liderana de grupos de apoio para ajudar para os membros da comunidade a enfrentar a perda ou crise e viver com a doena. Liderana e participao na comunidade em respostas as crises, desastre, pobreza. Participao do cuidado espiritual que enfatiza conexes a pastores locais e igrejas. Orientao e apoio para programas das igrejas e da comunidade como ajuda a alcolatras, drogados. Programas educacionais estabelecendo voluntrios das igrejas que se ocuparo de visitao espiritual nas casas e a igrejas. Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 32

Relaes ativas mantendo com associaes evanglicas locais. Comunidade provendo seminrios educacionais em tpicos de espiritualidade, perda e doena, e luta com a crise. CONCLUSES: Nos tumultos dos hospitais, os diretores esto procurando constantemente modos para prover timos servios aos pacientes dentro de suas dificuldades financeiras. Eles buscam manter os funcionrios de qualidade e manter relaes positivas dentro dos hospitais e a comunidade. Os capeles respondem a estas preocupaes de modo sem igual, enquanto utilizando as tradies histricas de espiritualidade que contribui cura de corpo, mente, corao e alma. CAPELANIA PRISIONAL

"Lembrai-vos dos presos como se estivsseis presos com eles e dos maltratados,como sendo-o vs mesmo tambm no corpo Hebreus 13.3 CAPELO PRISIONAL O AGENTE DE DEUS PARA UMA MISSO NOBRE QUE VISA ALCANAR AQUELES QUE ESTO ATRS DAS GRADES COM A PALAVRA DE DEUS,EVANGELIZANDO-OS,ACONSELHANDO-OS E DESPERTANDO-OS PARA UMA NOVA VIDA.

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 33

Segundo as palavras de Jesus Cristo em Hebreus 13.3, quando Ele nos lembra para nos preocupar e empenhar na visitao aos presos, dizendo assim: "lembrai-vos dos presos, como se estiveseis presos com eles, e dos mal tratados, como sendo-o vs mesmo tambm no corpo". Com estes ensinamentos o ministrio da capelania prisional, entende que o Senhor quer alcanar no somente as pessoas enfermas e em tratamentos nas internaes hospitalares, mas tambm, as pessoas que se encontram em regime prisional. Voce sabia?No Estado do Rio de Janeiro, existem mais de vinte mil detentos?No Estado de So Paulo , so mais de noventa mil?Em todo Brasil, o numero de detentos chega a mais de meio milho?E que indiretamente, juntando os familiares, que tambm so vitimas,chegamos aproximadamente a mais ou menos quatro milhes de pessoas? O QUE NS ESTAMOS FAZENDO OU PODEMOS FAZER PARA MUDAR ESSE QUADRO? Objetivo da Capelania: Levar as pessoas encarceradas nos presdios e delegacias o to grande amor de Deus atravs da visitao dos capeles e tambm com a ministrao da poderosa Palavra de Deus; acompanhada de poderosa orao e aconselhamento pessoal, sabendo que o Senhor Jesus tem por objetivo alcanar estas vidas dando a elas a oportunidade de conhecer melhor o Reino de Deus atravs das aes dos capeles evanglicos. O CAPELO PRECISA SER: a)Chamado para este ministrio. b)Cheio do Esprito Santo. c)Preparado para este ministrio. d)Amvel. Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 34

e)Tratvel. f) Comprometido. g) Firme. O PBLICO ALVO DO CAPELO PRISIONAL 1- DETENTOS 2- FAMILIARES 3- AGENTES 4- FUNCIONRIOS O ALVO PRINCIPAL DO CAPELO PRISIONAL SO OS DETENTOS, E ESTES NECESSITAM SEREM CONHECIDOS E ANALISADOS. OS TIPOS DE DETENTOS a) Os que esto atrs das grades b) Os que presos dentro de si mesmo c) Os que esto do lado de fora das delegacias e presdios(familiares). CUIDADOS A SEREM TOMADOS PELO CAPELO PRISIONAL. 1 ENVOLVIMENTO EMOCIONAL 2 ENVOLVIMENTO SENTIMENTAL 3 ENVOLVIMENTO JURDICO 4 ENVOLVIMENTO FINANCEIRO 5 ENVOLVIMENTO COM O SISTEMA (ouvido e no boca).

Capelania Empresarial

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 35

O que um capelo empresarial? um homem ou mulher de Deus, treinado, capacitado, tico que tenha o espirito de excelncia, de sabedoria e conselho que vai se relacionar com o pequeno e o grande empresario, com os fucionrios das empresas, desde o menor at o maior cargo e na maneira como estes lidam com seus consumidores para que haja melhor desempenho e comprimisso entre produtores e consumidores melhorando nossa sociedade. O capelo empresarial usar a biblia para trazer valores espirituais, para que os principios de todas as partes sejam justos, lembrando que tudo o que produzido e comercializado depende de uma s fonte (vida) que s Deus pode mante-la. Capelo empresarial um agente de Deus dentro das empresas para atravez da prevenso evitar crises e solucionar as j existentes, trabalha para que a empresa alcance todos seus alvos. Sua Postura dever ser -Postura de um CONSELHEIRO: que tem espirito de Deus e conhecimento na rea que vai atuar. -Postura TICA: respeitando todas as ideias tanto do empregador como do empregado, sujerindo s na hora que for solicitado. Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 36

-Postura de CONFIANA = FIDELIDADE: saber ouvir e aconselhar sem causar nenhum mal estar dentro da empressa. -Postura AMIGAVEL: trazendo paz ao ambiente de trabalho, promovendo reconcolhao entre os que estao vivendo em inimizade. -Postura OTIMISTA: Capelo sempre ter uma palavra de vitria e superao. Ele sempre diz que tudo vai terminar bem. Nunca se une ao pessimista. -Postura de F: cria um ambiente de dependencia de Deus, para alcanar o melhor. -Postura VISUAL: sempre bem vestido , nunca usando roupas ou aderesos que chamem atencao. O que faz um capelo empresarial. -Um capelo empresarial no e um pregador, ele presta assistencia espiritual e emocional. -Capelo empresarial nao pode impor suas prprias crenas aos outros, tem que ter sensibilidade para conviver com todos. -Capelo empresarial estar disponivel a qualquer hora para intermediar uma crise. -Fazer com que o empresario entenda, que a maior segurana dever estar em Deus : Salmos Cap. 127: Vers. 1,2 -Lev-los a entender que toda semente vai gerar. Se plantar injustia a seu tempo ele colher.xodo Cap. 3: Ver. 7,Deuteronmio Cap. 25: Vers.13 a 16, Prov rbiosCap. 14: Ver. 31Tiago Cap. 5: Ver.4. Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 37

-Fazer o empressario saber que os ventos, tempestades e as crises que atingem a todos, so circustanciais e ajuda-los a recomear. -Ajudar no padro de qualidade avaliando o comportamento dos empregados, em relao a sua satisfacao em trabalhar nesta empressa reduzindo assim insatisfao e o stress na relao funcionrio empregador. Eclesiastes Cap. 4: Ver.1 -Leva-los a entender que o maior patrimnio que o homem pode ter a sua familia. No deixando a empresa tomar todo seu tempo. -Criar relacionamento familiar comprometido. Curiosidade -Nos Estados Unidos, o maior ndice de divrcio est no meio empressarial. O que faz o capelo empresarial em relao aos funcionarios -Promover a tica no ambiente de trabalho, encorajando ao respeito as normas de trabalhos estabelecidos pelas empresas, horrio, segurana, produtividade,etc., para que possam desfrutar de melhor carreira dentro da empresa,obtendo assim boas recomendaes em caso de transferncias.. -Ajuda-os a equilibrar tempo de trabalho, vida familiar, e vida espiritual evitando consequencias desastrosas. O que faz o capelo em relao as empresas -Faz com que patres e empregados entendam que as empresas so um bem comum da sociedade. Elas so geradas por homens e mulheres de bem que investiram conhecimento, trabalho e finanas. So mantidas pelos trabalhadores e pela sociedade que consome todo bem produzido. Assim

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 38

tanto o proprietario, como o trabalhador, como a sociedade de consumo, devem entender que todos dependem um do outro. Referente a Capalenia Empresarial. - Campo muito grande de evangelizao. -Empresarios esto entre os seres humanos mais solitarios mundo. -Grande ndice de uso drogas. -Grande ndice de divrcio. -Em sua maioria no conseguem lidar com fracasso. -Na crise extremas,muitos so levados suicidio. Capelania Assistencial 0

O que um Capelo assistencial? Um capelo assistencial um profissional interdenominacional treinado e capacitado para atender a sociedade como um todo, como um bom samaritano, conselheiro e amigo de todos os feridos e machucados . Por que utilizar um capelo para ajudar as pessoas na comunidade? O Capelo e o Aconselhamento

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 39

Parte divina E repousar sobre ele o Esprito do Senhor, e o Esprito de sabedoria e de inteligncia, e o Esprito de conselho e de fortaleza, e o Esprito de conhecimento e de temor do Senhor (Is 11:2). Parte humana Onde no h conselho os projetos saem vos, mas, com a multido de conselheiros, se confirmaro (Pv 15:22). No havendo sbia direo, o povo cai, mas, na multido de conselheiros, h segurana (Pv 11:14). Apascentai o rebanho de Deus que est entre vs, tendo cuidado dele, no por fora, mas voluntariamente; nem por torpe ganncia, mas de nimo pronto; nem como tendo domnio sobre a herana de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho (1 Pe 5:2, 3). Aconselhar pode ser definido como proclamao do perdo dos pecados. Para um Capelo Evanglico, o aconselhamento , antes de tudo, a comunicao da Palavra de Deus. No aconselhamento, o Capelo desenvolve dilogo que visa levar a pessoa ao rompimento com a vida nas trevas. No aconselhamento o Capelo utilizar os princpios bblicos e habilidades diplomticas para a orientao da conduta e das decises que a pessoa ter que tomar. Aconselhar a arte de ajudar a fazer ver as coisas que no podem ser vistas. no entanto, no fazer ver as coisas ocultas aos olhos dos que sofrem que est a arte de ajudar. E a potencialidade conferida a cada um de ns por Deus e a habilidade de discernimento em campos obscuros. O navegador depende de uma bussula para traar seu curso. Por que a bssula? Porque ela lhe mostra o rumo. William Flecher Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 40

Aconselhar como guiar um cego que sabe o que quer, mas no sabe como chegar l. Assim, o papel do Capelo-conselheiro ajudar algum a chegar a algum lugar, num porto seguro, sempre luz da Palavra de Deus e de um compromisso com as questes eternas. O papel do Capelo semelhante a um clnico geral, que quando no resolve o problema, encaminha para um especialista. Tudo importante: Agenda, construo, administrao, mas o Aconselhamento cura e milagre para as pessoas. Mesmo sabendo que diante de algumas situaes teremos que reconhecer a nossa limitao, confiamos na suficincia da GRAA de Deus, que opera em ns e atravs de ns. Devemos seguir o exemplo de Jesus. O Mestre amado fez isso com: A mulher samaritana no poo de Jac (Joo 4) Pedro aps a ressurreio (Joo 21:15). Os Apstolos por diversas vezes Joo 14 e 16 Com a mulher de fluxo de sangue e com Jairo (Marcos 5:21). O Mestre parou a multido para atender apenas um ser que estava sofrendo as angstias e as perdas dessa vida. Atender parar as multides dos nossos projetos, correrias, reunies, viagens e dar ateno a quem precisa. PENSE NISSO Ser que estamos mais ocupados que Jesus? Ou nos achamos to importante que no d para parar? E se a doena chegar? E a morte? Por que negligenciamos o Aconselhamento Individualizado? Creio que ns no valorizamos muito o aconselhamento individualizado, porque ns no recorremos a este expediente quando precisamos. Mas todos ns precisamos de aconselhamento, somos pessoas que passamos pelas mais diversas situaes. Assim findamos por achar que cada um deve fazer o mesmo. Muitas pessoas tambm evitam serem aconselhadas pelo medo de se expor, aliada ao grande temor de ter sua vida exposta, pela falta de tica de quem vai aconselhar. Porque no sabemos ouvir, no fomos treinados para

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 41

isso. s vezes, a soluo est mais no ouvir do que no falar. As pessoas necessitam serem ouvidas por dois motivos: a) Neste mundo elas so um nmero: RG, CPF, Empresa, Escola, Estatsticas. No podemos continuar sendo um nmero no rol de membros ou um valor no rol de dizimistas. uma questo mais sociolgica do que espiritual. David Cho escreveu: As pessoas neste mundo so um nmero. Quando vem igreja querem se sentir gente (irmo). b) Vivemos numa poca em que as vozes deste mundo nos sufocam, confundem a mente, abalam a alma, embrutecem o esprito, cauterizam a conscincia. Pai, filho, marido, esposa, empregado, patro, professor, televiso, rdio, poltico, internet, rudos dos carros, igreja, pastor, liderana, tele-evangelistas Todo mundo est falando. Mas quem est pronto a escutar? Deus? Sim. Mas atravs de quem? Do Capelo preparado, fiel a Deus, maduro (a). Se no podemos ou no sabemos, permitamos ao menos que outros o faam, o bem de pessoas feridas. Recomendaes gerais no aconselhamento - Oua o suficiente antes de tecer qualquer comentrio, conselho ou parecer; no se precipite. Procure a raiz do problema. Faa perguntas adequadas. - Incentive-o (a) a falar, deixe-o (a) vontade e seguro (a) para colocar para fora aquilo que o (a) est sufocando. Divida o assunto em partes (famlia, trabalho, corao, finanas, relacionamentos); faa um mapeamento e defina prioridades. -No deixe a espiritualidade em segundo plano, ore e use a Bblia. - Cultive a credibilidade moral, espiritual e emocional. Voc est sendo observado. - Seja sensvel, porm no se entregue aos sentimentos alheios. - Veja no aconselhando um ser em potencial para mudar e ser abenoado por Deus. No o evite. - Utilize de diversas ferramentas para extrair informaes (perguntas, cartas, inventrio, famlia, comportamento), mas nunca recorra a fofocas. Quem trs tambm leva, isso pode colocar tudo a perder.

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 42

- Planeje a melhor estratgia. Exemplo: Atender o casal em separado, depois juntos, falar com os pais depois com os filhos etc. -Seja humilde para reconhecer as suas limitaes e tentaes. Trabalhe em parceria. Exemplo: Aconselhamento Pastoral x Psicoterapia, Servio Social, Advocacia, Medicina, at mesmo outros conselheiros espirituais etc. Seja tico com as pessoas que voc atender. No use isso como forma de proselitismo. Cuidado em compartilhar experincias particulares. Sua vida e intimidades podem ficar na boca do povo. Lembre-se: Aconselhar diferente de ordenar! Nunca decida por ningum, e quando emitir uma opinio ou parecer, faa com segurana, no se deve brincar com a vida ou sentimento alheio Concluso O exerccio da Capelania Evanglica no deve ser feito de qualquer maneira e por qualquer pessoa. Aconselhamento um instrumento poderoso, uma ferramenta substancial para desfazer os NS na vida das pessoas. O Capelo Evanglico NO PODE OPTAR entre aconselhar e no aconselhar, mas pode sim preparar-se para aconselhar bem ou ento faz-lo de maneira despreparada! O desafio grande, mas no intransponvel. Com a graa de Deus aliada busca do preparo bblico, teolgico e tcnico, poderemos servir a Deus, oferecendo um aconselhamento com qualidade aos que nos procurarem.

Pastor, Capelo e Juiz de Paz Eclesistico: Odilon Gonzaga de Campos. Curso de Capelania Geral. Pg 43

You might also like