You are on page 1of 6

1 Localize geograficamente a Grcia e o mundo grego

2 Identifique as caractersticas geogrficas do territrio grego

3 Relacione as caractersticas geogrficas com a formao das Plis

4 Explique as razes que levaram os gregos a fundar colnias

5 Distinga metrpole de colnia

6 Indique os fatores de unio do povo grego

7 Caracterize a economia de Atenas: monetria, comercial, martima e esclavagista

8 Aponte os produtos importados e exportados por Atenas

9 Explique como se organizava a sociedade ateniense

10 Indique os direitos e deveres de cada grupo social

11 Indique os rgos da democracia ateniense e as suas funes

12 Distinga a Democracia Direta da Democracia Representativa

13 Indique as caractersticas da Democracia

14 Indique as limitaes da Democracia ateniense

15 Distinga a educao dos jovens rapazes e raparigas atenienses

1 Localize geograficamente a Grcia e o mundo grego A Grcia fica situada no sul da Peninsula Balcanica, entre o mar Jnico (ocidente) e o mar Egeu (a oriente).

2 Identifique as caractersticas geogrficas do territrio grego A Grcia situa-se na Pennsula Balcnica. Cerca de 80% do territrio montanhoso e rido, promovendo o isolamento das populaes. A civilizao grega desenvolveu-se nas costas do mar Negro e da sia Menor e em vrias ilhas espalhadas pelo mar Egeu e mar Mediterrneo criou um certo isolmento. Poucas plancies Costa muito recortada pelo mar muitos portos e baias de abrigo Solo pobre e pouco favorvel agricultura Subsolo rico em minrios e mrmore

3 Relacione as caractersticas geogrficas com a formao das Plis Devido ao facto de o territrio grego se encontrar disperso por inmeras ilhas e de 80% do territrio ser montanhoso promovendo o isolamento das populaes, esta situao levou a que os gregos se dividissem em cidades-estado ou Plis independentes com governo, exrcito e leis prprias impedindo a constituio de um nico Estado soberano. A Plis ateniense era constituida em 3 zonas essenciais: 1 - Zona urbana Acrpole a parte mais alta da cidade (residncia dos Deuses); centro poltico religioso gora a praa publica principal, onde decorria a vida politica e econmica, sendo tambm constituda por bairros residenciais Necrpole cemitrio 2 - Zona rural 3 - Colnias

Atenas, Esparta e Tebas foram as mais importantes cidades-estado da Grcia.

4 Explique as razes que levaram os gregos a fundar colnias A partir de meados do sc., VIII (8), os gregos expandiram-se e fundaram colonias ao longo do Mediterrneo e do mar Negro, que eram territrios independentes, mas com caractersticas semelhantes metrpole (cidade-me). Este movimento de colonizao foi provocado: - pelo aumento demogrfico que levou escassez de alimentos, - pela falta de terras para cultivo - pela procura dematrias-primas, produtocomerciaiss e de novos mercados. - conflitos entre as vrias cidades-estado - sistema de heranas apenas o primgnito baro herdava - fuga escravido por dividas No sculo V a. C., os Gregos eramuma potencia comercial e maritima, espalhando a Civilizao Grega at Peninsula Ibrica.

5 Distinga metrpole de colnia A partir de meados do sculo VIII a.C., os gregos expandiram-se e fundaram colnias ao longo do Mediterrneo e do mar Negro, que eram territrios independentes,mas com caracteisticas semelhantes metrpole, que era a cidade-me na Grcia.

6 Indique os fatores de unio do povo grego Apesar da diviso em multiplas plis, os Gregos consideravam-se um s povo. As cidadesestado tinham elementos comuns, como: - a lingua, -a religio, - os jogos, -os costumes -a cultura - os deveres - o fogo sagrado - relaes comerciais

7 Caracterize a economia de Atenas: monetria, comercial, martima e esclavagista Economia monetria A intensificao das trocas comerciais fez surgir a moeda de prata, a dracma. Por outro lado a extao da prata permitiu a cunhagem da moeda. As trocas comerciais faziam-se de forma indireta, atravs da utilizo da moeda.

Economia comercial A principal actividade era o comercio, os atenienses desenvolvram uma intensa actividade comercial pelo mar mediterraneo e pelo mar negro.

Economia maritima Economia voltada para o comrcio maritimo, tendo desenvolvido uma poderosa frota mercantil. Liga de Delos aliana de vrias cidades, sob a cheia de Atenas, contra inimigos comuns. Atenas serviuse da Liga de Delos para impor o seu domnio s outras cidades Imperialismo de Atenas. O nome deriva de Delos onde guardava o tesouro que sustentava esta aliana.

Economia esclavagista A base da piramide social assentava sobre o mais numeroso grupo social, os escravos, no usufruiao de quaisquer direitos, mas no sofriam castigos fisicos. Prisioneiros de guerra ou transformados em escravos por nao pagarem dividas.

8 Aponte os produtos importados e exportados por Atenas Importados Madeira Cereais Metais Perfumes Escravos Cavalos Exportados Azeite Vinho Produtos artesanais Armas/objetos em ferro Barcos Cermica

9 Explique como se organizava a sociedade ateniense Podemos apresentar a sociedade ateninse sob a forma de uma piramide em que a base oupada pelos escravos que so em maior numero no meio os metecos e no topo da piramide esto os cidadaos que representam cercade 10% da populao.

10 Indique os direitos e deveres de cada grupo social Cidados Os cidados eram homens livres, maiores de 20 anos, naturais de Atenas, filhos de pais atenienses e com servio militar cumprido. S os cidados pdem participar no governo da cidade (direito de cidadania) e serem proprietrios de terras. Representavam apenas cerca de 10% da populao de Atenas.

Metecos Os metecos igualmente homens livres, eram estrangeiros residentes emAtenas, nas que nasceram noutras partes do mundo grego. No lhes eram reconhecidos direitos civicos nem politicos, apesar de serem obrigados a prestar serio militar e a pagar tributos. Dedcavam-se ao comrcio e ao artesanato, mas no podiam possuir terras,nem casas, nem ocupar cargos politicos importantes.

Escravos Os escravos eram o grupo social mais numeroso, no usufruiam de quaisquer diresitos, masno sofrim castigos fisicos. Prisioneiros de guerra ou transformados em escravos por no pagarem dividas, realizavam o trabalho mais dificil e pesado. Trabalhavam principalmente nas minas, campos, oficinas, obras pblicas ou trabalho domestico. Pertenciam ao Estado, aos cidadaos ou aos metecos e podiam ser libertados aps a morte dos seus donos.

11 Indique os rgos da democracia ateniense e as suas funes

12 Distinga a Democracia Direta da Democracia Representativa A originalidade da democracia ateniense resultou da participao direta dos cidados no governo da plis, independentemente da posio social, cultural ou fortuna de cada um. Era uma Democracia Direta porque todos os cidados participam diretamente na aprovao das leis e nos orgos publicos da plis, sem recurso a representantes. Todos os cidados tm a possibilidade de legislar, julgar e ocupar cargos executivos, sem necesidade de se fazerem representar.

Atualmente temos uma Democracia Representativa em que o direito de cidadania alargou-se a todos os homens e mulheres que elegem os seus representantes paraexercerem os cargos politicos.

13 Indique as caractersticas da Democracia

14 Indique as limitaes da Democracia ateniense A democracia ateniense apresentava limitaes e contradioes quando comparada com os egimes democraticos atuais: - os cidados que representavam uma minoria da populao, eram os unicos com direitos politicos (exercer o direito de voto e governar a cidade) - a prtica da escravatura contraria a iguldade de direitos - as mulheres,os metecos e os escravos no tinham direitos politicos - havia limites liberdade de expressocomo testemunha a prtica do ostracismo (castigo aplicado aoscidados que consistia no exilio por 10 anos) e a condenao morte - atenas liderorou a Liga de Delos, ua aliana defenciva que defendia varias cidades-estado contra as invases dos Persas. Com o fim daguerra contra os Persas, Atenas serviu-se da Ligade Delos para impor asua superioridade economica e politica sobre os seus aliados, exercendo um imperialismo maritimo.

15 Distinga a educao dos jovens rapazes e raparigas atenienses Na educao dos jovens atenienses era importante a formao fsica e intelectual. At aos 7 anos, as crianas eram educadas em casa com a me no gineceu. A partir dessa idade, as raparigas continuavam no gineceu e aprendiam o trabalho domstico e a msica. Quanto aos rapazes, passavam a frequentar a escola onde aprendiam a ler, a escrever, a contar e a msica. Tambm praticavam ginstica. A partir dos 15 anos, frequentavam ginsios para aperfeioamento fsico e intelectual. Aos 18 anos, os jovens cumpriam o servio militar durante 2 anos, obtendo o estatuto de cidados aos 20 anos.

You might also like