You are on page 1of 10

Atividade 7

1) PROBLEMATIZAO:
A temperatura ambiente, em quase todos os lugares da Terra, sofre variaes apreciveis do dia para a noite, de uma estao para outra, etc. Assim, os objetos existentes nesses lugares, evidentemente, tero suas dimenses alteradas periodicamente. Para permitir que essas alteraes ocorram sem causar danos, existe um espaamento entre um trilho e outro nas estradas de ferro. Nas pontes e viadutos, de construo muito antiga, tambm h fendas de dilatao para possibilitar a expanso da estrutura e nas quadras de esporte que ficam ao ar livre recebendo radiao solar, o piso feito em blocos quadrados, separados por um material elstico que possibilita a dilatao do concreto.

2) PERGUNTAS-CHAVE:
Por que, na maioria dos casos, quando os corpos slidos so submetidos a uma variao de temperatura ocorrem alteraes em suas dimenses? Por que nas oficinas mecnicas muito comum se ver os mecnicos aquecerem uma porca para retir-la do parafuso, quando ela est muito agarrada(1)?

3) CONCEITOS-CHAVE:
Definio de dilatao trmica.

3.1) DILATAO DOS SLIDOS CRISTALINOS:


Os slidos cristalinos so constitudos de partculas (molculas, tomos ou ons), que se distribuem ordenadamente, dando origem a uma estrutura que denominada rede cristalina. A ligao entre essas partculas se faz por meio de foras eletromagnticas que atuam como se existissem pequenas molas unindo-as. Essas partculas esto em constante vibrao em torno de uma posio de equilbrio. Quando a temperatura do slido aumenta, a amplitude de vibrao tambm sofre acrscimo e, conseqentemente, a distncia mdia entre os tomos torna-se maior, ocasionando a dilatao do slido.

3.1) COEFICIENTE DE DILATAO:


Corpos geometricamente idnticos, porm constitudos de diferentes substncias, ao serem submetidos a uma mesma variao de temperatura, no tm suas dimenses alteradas igualmente. Isto se deve a uma propriedade denominada de coeficiente de dilatao volumtrica.

Apesar de ocorrer alterao nas trs dimenses do corpo, dependendo de sua forma, pode ser conveniente analisar apenas a variao no seu comprimento ou na sua superfcie. No primeiro caso, diz-se que h dilatao linear e a ela associado um coeficiente de dilatao linear, cujo valor corresponde a 1/3 do coeficiente de dilatao volumtrica. No segundo, a dilatao superficial e o coeficiente de dilatao equivale a 2/3 do de dilatao volumtrica.

4) ATIVIDADES EM GRUPO:
4.1) Introduo: Sabe-se que quando a temperatura de um corpo aumenta ou diminui ocorre variao em suas dimenses. Com o intuito de facilitar a compreenso desse fenmeno e correlacion-lo com situaes cotidianas ou presentes em artefatos e aparelhos domsticos e industriais, prope-se uma seqncia de atividades, incluindo experimentos, que tratam dos trs tipos dilatao trmica dos slidos cristalinos: linear, superficial e volumtrica. Dada a importncia de habilitar os estudantes para desenvolverem tarefas coletivamente, considera-se relevante que as atividades sejam realizadas em grupo. 4.2) Seqncia das atividades: 1 - Propor questes do cotidiano do aluno sobre o assunto, a fim de motiv-lo ao estudo. Sugere-se ainda que tais questes sirvam para compor uma avaliao diagnstica acerca de conhecimentos adquiridos formalmente e/ou atravs da experincia vivencial dos estudantes; 2- Criar na sala de aula um clima favorvel explicitao de concepes/representaes sobre a dilatao trmica dos slidos cristalinos e, a partir das respostas dos estudantes, introduzir a explicao cientfica para a dilatao trmica; 3- Utilizar o 1 kit experimental para demonstrar a dilatao linear dos slidos, salientando os aspectos importantes deste fenmeno e, sempre que possvel, retomando as questes discutidas na etapa anterior; 4- Utilizar o 2 kit experimental como situao-problema, no sentido de desafiar os estudantes a fazerem previses antes da realizao do experimento, compararem suas hipteses iniciais com as observaes durante o funcionamento do kit e, por fim, redigirem suas concluses. Esta etapa pode servir para avaliar a aprendizagem. Caso haja necessidade, o professor dever explicar os principais aspectos relacionados a um circuito eltrico simples; 5- Explorar o 3 kit experimental no estudo da dilatao superficial e como recurso para gerar o conflito cognitivo, no que diz respeito ao aquecimento de uma chapa metlica com um orifcio. 4.3) Modelo de teste de sondagem: 1) Por que os fios das redes de distribuio de energia eltrica so colocados com folga? 2) Quando desligamos o forno do fogo que permaneceu aceso durante algum tempo, comum ouvirmos estalos. Como voc explica este fato? 3) Por que nas oficinas mecnicas muito comum se ver os mecnicos aquecerem uma porca para retir-la do parafuso, quando ela est muito agarrada?

4) Para criar uma pea metlica, um arteso construiu separadamente os elementos que iriam comp-la. Dentre eles se encontravam uma chapa circular com um orifcio central e uma haste cilndrica, conforme figuras ao lado. A haste deveria ficar bem justa no orifcio, porm, no momento da montagem, o arteso verificou que a mesma no entrava no orifcio e, ento, decidiu aquecer a chapa para resolver o problema. Na sua opinio, o procedimento do arteso possibilitou engatar a haste no orifcio? Justifique sua resposta.

5) CONSTRUO E MONTAGEM DOS KITS:


5.1) 1 Experimento de dilatao linear dos slidos(2): 5.1.1) Material necessrio:
Cola de madeira; Madeira; lcool (em gel); 1 m de fio metlico; uma haste de metal; uma calha de ferro, ou outro material resistente ao fogo; 2 cantoneiras de metal de 3 cm de lado; barbante; 1 mola de 0,5 cm; 1 placa de metal fina; 2 parafusos para madeira; pregos; fsforos.

5.1.2) Construo do kit:


Parte I Construir em madeira, as peas de acordo com as formas e dimenses especificadas nas figuras 1, 2, 3 e 4.

Figura fig. 2 1

Figura 2

Figura 3: Pea em forma de U

Figura 4: Compensado fino, no formato semelhante ao de de circunferncia, no qual dever ser feita a marcao angular.

Parte II Colar e/ou pregar os ps (Figura 1) no apoio (Figura 2), conforme a Figura 5.

Figura 5

Fazer orifcios nas laterais da pea de madeira em U (Figura 3) como mostra a Figura 6.

fig. 6

Figura 6: Os furos feitos na pea em forma de U devem ter o dimetro aproximado de uma haste de fio de cobre.

Colar e pregar a pea de madeira em forma de U (Figura 6) no apoio (Figura 5), como mostra a Figura 7.

Entortar, previamente, a haste de metal, de modo que sua forma final seja um L; em seguida pregar e/ou colar a placa de compensado fino na posio indicada na Figura 8 e nela fazer um orifcio que coincida com os da pea em U; introduzir um dos braos da haste nos orifcios.
haste

Figura 8

Parte III Utilizar os parafusos para fixar as cantoneiras nas posies indicadas na Figura 10; fazer uma argola em uma das extremidades do fio de metal, devendo a outra ser presa na cantoneira fixada no lado esquerdo da base do kit; amarrar um pedao de barbante na argola e, em seguida, dar uma volta com ele na haste, prendendo sua extremidade livre na mola, previamente fixada na segunda cantoneira; a calha de metal deve ser colocada em baixo do fio.

Figura 9

5.1.3) Como funciona o kit:


Coloque lcool gel uniformemente ao longo da calha e produza a combusto. O calor produzido pela queima do lcool aquecer o fio e esse se dilatar. Ento a mola (4) tracionar o barbante que se encontra enrolado na haste e esta descrever um movimento circular. A graduao feita na pea ilustrada na Figura 4 permite a visualizao da dilatao trmica do fio metlico.

5.2) 2 Experimento referente de linear dos slidos(3): 5.2.1) Material necessrio:


1 placa de madeira quadrada de lado 18 cm e espessura 1 cm; 2 cubos de madeira de lado 5 cm; 1 garra jacar; 1 lmpada de 1,5 V; 1 receptculo para lmpada; 15 cm de fio de cobre 0,5 mm; 2 pedaos de 15 cm cabinhos; 2 pilhas alcalinas AA; 1 suporte para pilhas AA; cola de madeira; pregos; super cola adesiva de rpida secagem; 1 vela.

5.2.2) Construo do kit:


Fixar os cubos de madeira na placa, utilizando pregos e/ou cola, conforme Figura 10. Pregar em cada um dos cubos, respectivamente, a garra jacar e o receptculo da lmpada e, em seguida, fazer as ligaes dos cabinhos aos terminais do suporte para as pilhas, fixandoo na placa com super cola adesiva.

Figura 10

Conectar as extremidades livres dos cabinhos, respectivamente, ao receptculo da lmpada e garra jacar. Corte um pedao do fio de cobre, cujo comprimento dever ser tal que ao prender uma de suas extremidades na garra jacar a outra fique bem prxima do receptculo da lmpada, porm sem encostar nele. Coloque as pilhas no Figura 11 suporte e o kit estar pronto (Figura 2).

5.2.3) Como funciona o kit:

Inicialmente o circuito eltrico est aberto e, portanto a lmpada no acende. Colocando-se uma vela acesa embaixo do fio de cobre sua temperatura aumentar e, conseqentemente, ocorrer a dilatao trmica, provocando o contato do fio com o receptculo da lmpada e esta acender.

5.3) Experimento de dilatao superficial dos slidos: 5.3.1) Material necessrio:


1 placa quadrada de alumnio de lado 10 cm e espessura 5 mm; 1 pequeno bloco de alumnio; 1 forma de empada; lcool gel; 1 pina.

5.3.1) Construo do Kit:


Apesar de simples, a construo exige ferramentas e equipamentos de uma oficina, devido necessidade de preciso no corte e tornearia mecnica das peas em alumnio que iro compor o kit. Na regio central da placa de alumnio dever ser feito um corte circular de dimetro aproximadamente igual a 3 cm (Figura 12). O bloco de alumnio dever ser torneado, de modo a se tornar uma pea de encaixe (Figura 13), com o dimetro de sua base quase igual ao do corte na placa, tendo no centro um formato que permita ser suspenso por uma pina.

Figura 13 Figura 12

5.3.3) Como funciona o kit:


Quando as duas peas estiverem temperatura ambiente, a de encaixe no passar facilmente pelo orifcio da placa. No entanto, ao ser colocada, com auxlio da pina, prxima ao fogo, sua temperatura se elevar e, tanto a placa quanto o orifcio tero suas dimenses aumentadas. Isto pode ser verificado, fazendo com que a pea de encaixe passe pelo orifcio.

6) SUGESTES PARA AVALIAO DA APRENDIZAGEM:


1. Analise as respostas fornecidas pelo grupo s perguntas do teste de sondagem. Em relao ao modelo cientfico para a dilatao dos slidos cristalinos, elas esto corretas? Caso haja necessidade apresente novas respostas. 2. Por que o gargarejo com gua morna e sal alivia a dor de garganta(4)?

3.

O Tio Flip teve a maior boa vontade para atender o pedido da sua querida Suri.

Aps vrias tentativas ...

Acabou aguando a curiosidade do Top, sem conseguir abrir o pote de divertimentos da Suri.

Se o Tio Flip ao invs de utilizar a fora, pensasse um pouquinho nos fenmenos trmicos, com certeza teria mais facilidade!!! Explique, com poucas palavras, o que o Tio Flip deveria fazer.

7) SUGESTO PARA APROFUNDAMENTO DO CONTEDO:


O professor, a partir da indicao de referncias bibliogrficas aos alunos, prope como atividade extraclasse, a ser realizada individualmente e com prazo definido previamente, o estudo dos seguintes temas: - Aplicao do fenmeno de dilatao trmica dos slidos em artefatos de uso domstico e/ou industrial; - Dilatao trmica dos slidos amorfos; - Dilatao trmica dos lquidos.

Logo aps a fase de estudo dos temas, como forma de avaliao, o professor pode implementar em sala de aula um jogo, para o qual sugere-se que as tarefas sejam realizadas em grupo com no mximo 5 componentes e que dele constem questes abertas, tais como: 1) Observa-se que a probabilidade de um copo de vidro se quebrar elevada, quando em seu interior despejado um lquido muito quente. Apresente uma explicao cientfica para este fato. 2) Suponha que uma pessoa ao retirar a mesa do almoo tenha empilhado os copos e, na hora que foi lav-los, verificou que dois ficaram engatados, conforme mostra a figura ao lado. Aps vrias tentativas para solt-los, ela decidiu despejar gua quente no copo 1. Com esta atitude, a pessoa conseguiu soltar os copos? Justifique(5). 3)

A tirinha acima representa uma cena muito comum em locais onde a temperatura ambiente atinge valores abaixo de 0 C. Como pode ser explicado, fisicamente, o congelamento apenas das camadas de gua prximas superfcie do lago? 4) Os termostatos so utilizados como reguladores da temperatura de diversos eletrodomsticos. Faa um esquema simplificado de um termostato e explique seu funcionamento quando este estiver associado a um circuito eltrico. 5) A gasolina vendida por litro, mas em sua utilizao como combustvel, a massa o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para minimizar os efeitos prtico-econmicos decorrentes dessa variao, nos postos de gasolina os tanques so subterrneos. Se no fosse adotada esta medida quem teria prejuzo ao abastecer um veculo num dia de vero com a temperatura ambiente prxima dos 40 C, o proprietrio do posto ou o dono do veculo? Apresente uma justificativa para a resposta (6). Notas: (1) Adaptado de Carvalho, Regina Pinto de. Fsica do dia-a-dia 105 perguntas e respostas sobre Fsica fora da sala de aula. Belo Horizonte: Gutenberg, 2003. p. 57.

(2) Fortes, Cludio Alberto. Kit experimental para o estudo de dilatao trmica linear. Projeto e construo desenvolvidos na disciplina Instrumentao para o Ensino de Fsica I Curso de Graduao em Fsica, Universidade Federal Fluminense, Niteri, 2000. (3) Saavedra, Rafael; Pereira, Genival. Projeto-Aula: dilatao trmica. 2004. 5 f. Trabalho elaborado na disciplina Produo de Material Didtico e Estratgias para o Ensino de Fsica I Curso de Graduao em Fsica, Universidade Federal Fluminense, Niteri. 2004. (4) Carvalho, Regina Pinto de. Fsica do dia-a-dia 105 perguntas e respostas sobre Fsica fora da sala de aula. Belo Horizonte: Gutenberg, 2003. p.47. (5) Adaptado de Carvalho, Regina Pinto de. Fsica do dia-a-dia 105 perguntas e respostas sobre Fsica fora da sala de aula. Belo Horizonte: Gutenberg, 2003. p.13. (6) Adaptado do ENEM. In: Figueiredo, Anbal e Pietrocola, Maurcio. Calor e Temperatura. Coleo Fsica um outro lado, So Paulo: Editora FTD S. A, 1998. p.17.

You might also like