You are on page 1of 4

PRINCPIOS BSICOS SOBRE A UTILIZAO DA FORA E DE ARMAS DE FOGO PELOS POLICIAIS, ADOTADO PELA ONU EM 07/07/1990

Disposies gerais

1. Os Governos e os organismos de aplicao da lei devem adotar e aplicar regras sobre a utilizao da fora e de armas de fogo contra as pessoas, por parte dos policiais. Ao elaborarem essas regras, os Governos e os organismos de aplicao da lei devem manter sob permanente avaliao as questes ticas ligadas utilizao da fora e de armas de fogo. 2. Os Governos e os organismos de aplicao da lei devem desenvolver um leque de meios to amplo quanto possvel e habilitar os policiais com diversos tipos de armas e de munies, que permitam uma utilizao diferenciada da fora e das armas de fogo. Para o efeito, deveriam ser desenvolvidas armas neutralizadoras no letais, para uso nas situaes apropriadas, tendo em vista limitar de modo crescente o recurso a meios que possam causar a morte ou leses corporais. Para o mesmo efeito, deveria tambm ser possvel dotar os policiais de equipamentos defensivos, tais como escudos, viseiras, coletes anti-balsticos e veculos blindados, a fim de se reduzir a necessidade de utilizao de qualquer tipo de armas. 3. O desenvolvimento e utilizao de armas neutralizadoras no letais deveria ser objeto de uma avaliao cuidadosa, a fim de reduzir ao mnimo os riscos com relao a terceiros, e a utilizao dessas armas deveria ser submetida a um controlo estrito. 4. Os policiais, no exerccio das suas funes, devem, na medida do possvel, recorrer a meios no violentos antes de utilizarem a fora ou armas de fogo. S podero recorrer fora ou a armas de fogo se outros meios se mostrarem ineficazes ou no permitirem alcanar o resultado desejado. 5. Sempre que o uso legtimo da fora ou de armas de fogo seja indispensvel, os policiais devem: a) Utiliz-las com moderao e a sua ao deve ser proporcional gravidade da infrao e ao objetivo legtimo a alcanar; b) Esforar-se por reduzirem ao mnimo os danos e leses e respeitarem e preservarem a vida humana; c) Assegurar a prestao de assistncia e socorros mdicos s pessoas feridas ou afetadas, to rapidamente quanto possvel; d) Assegurar a comunicao da ocorrncia famlia ou pessoas prximas da pessoa ferida ou afetada, to rapidamente quanto possvel. 6. Sempre que da utilizao da fora ou de armas de fogo pelos policiais resultem leses ou a morte, os responsveis faro um relatrio da ocorrncia aos seus superiores, de acordo com o princpio 22. 7. Os Governos devem garantir que a utilizao arbitrria ou abusiva da fora ou de armas de fogo pelos policiais seja punida como infrao penal, nos termos da legislao nacional. 8. Nenhuma circunstncia excepcional, tal como a instabilidade poltica interna ou o estado de emergncia, pode ser invocada para justificar uma derrogao dos presentes Princpios Bsicos.

Disposies especiais

9 - Policiais no devem usar armas contra pessoas, exceto para se defender ou defender terceiros contra iminente ameaa de morte ou leso grave, para evitar a perpetrao de um crime envolvendo grave ameaa vida, para prender pessoa que represente tal perigo e que resista autoridade, ou para evitar sua fuga, e apenas quando meios menos extremos forem insuficientes para atingir tais objetivos. Nesses casos, o uso intencionalmente letal de arma s poder ser feito quando estritamente necessrio para proteger a vida. 10. Nas circunstncias referidas no princpio 9, os policiais devem identificar-se como tal e fazer uma advertncia clara da sua inteno de utilizarem armas de fogo, deixando um prazo suficiente para que o aviso possa ser respeitado, exceto se esse modo de proceder colocar indevidamente em risco a segurana daqueles responsveis, implicar um perigo de morte ou leso grave para outras pessoas ou se se mostrar manifestamente inadequado ou intil, tendo em conta as circunstncias do caso. 11. As normas e regulamentaes relativas utilizao de armas de fogo pelos policiais devem incluir diretrizes que: a) Especifiquem as circunstncias nas quais os policiais sejam autorizados a transportar armas de fogo e prescrevam os tipos de armas de fogo e munies autorizados; b) Garantam que as armas de fogo sejam utilizadas apenas nas circunstncias adequadas e de modo a reduzir ao mnimo o risco de danos inteis; c) Probam a utilizao de armas de fogo e de munies que provoquem leses desnecessrias ou representem um risco injustificado; d) Regulamentem o controle, armazenamento e distribuio de armas de fogo e prevejam procedimentos de acordo com os quais os policiais devam prestar contas de todas as armas e munies que lhes sejam distribudas; e) Prevejam as advertncias a serem efetuadas, se for o caso, quando armas de fogo forem utilizadas; f) Prevejam um sistema de relatrios de ocorrncia, sempre que os policiais utilizem armas de fogo no exerccio das suas funes.

Manuteno da ordem em caso de reunies ilegais

12. Sendo a todos garantido o direito de participao em reunies lcitas e pacficas, de acordo com os princpios enunciados na Declarao Universal dos Direitos do Homem e no Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Polticos, os Governos e as organizaes policiais devem reconhecer que a fora e as armas de fogo s podem ser utilizadas de acordo com os princpios 13 e 14. 13. Os policiais devem esforar-se por dispersar as reunies ilegais mas no violentas sem recorrer fora e, quando isso no for possvel, devem limitar a utilizao da fora ao estritamente necessrio.

14. Os policiais s podem utilizar armas de fogo para dispersar reunies violentas se no for possvel recorrer a meios menos perigosos, e somente nos limites do estritamente necessrio. Os policiais no devem utilizar armas de fogo nesses casos, salvo nas condies estipuladas no princpio 9.

Manuteno da ordem entre pessoas detidas ou presas

15. Os policiais no devem utilizar a fora na relao com pessoas detidas ou presas, exceto se isso for indispensvel para a manuteno da segurana e da ordem dentro dos estabelecimentos prisionais, ou quando a segurana das pessoas esteja ameaada. 16. Os policiais, em suas relaes com pessoas detidas ou presas, no devero utilizar armas de fogo, exceto em caso de defesa prpria ou para defesa de terceiros contra perigo iminente de morte ou leso grave, ou quando essa utilizao for indispensvel para impedir a evaso de pessoa detida ou presa representando o risco referido no princpio 9. 17. Os princpios precedentes no prejudicam os direitos, deveres e responsabilidades dos funcionrios dos estabelecimentos penitencirios, estabelecidos nas Regras Mnimas para o Tratamento de Presos, particularmente as regras 33, 34 e 54.

Habilitaes, formao e aconselhamento

18. Os Governos e os organismos de aplicao da lei devem garantir que todos os policiais sejam selecionados de acordo com procedimentos adequados, possuam as qualidades morais e aptides psicolgicas e fsicas exigidas para o bom desempenho das suas funes e recebam uma formao profissional contnua e completa. Deve ser submetida a reapreciao peridica a sua capacidade para continuarem a desempenhar essas funes. 19. Os Governos e os organismos de aplicao da lei devem garantir que todos os policiais recebam formao e sejam submetidos a testes de acordo com normas de avaliao adequadas sobre a utilizao da fora. O porte de armas de fogo por policiais s deveria ser autorizado aps completada formao especial para a sua utilizao. 20. Na formao dos policiais, os Governos e os organismos de aplicao da lei devem conceder uma ateno particular s questes de tica policial e de direitos do homem, em particular no mbito da investigao, s alternativas para o uso da fora ou de armas de fogo, incluindo a resoluo pacfica de conflitos, ao conhecimento do comportamento de multides e aos mtodos de persuaso, de negociao e mediao, bem como aos meios tcnicos, visando limitar a utilizao da fora ou de armas de fogo. Os organismos de aplicao da lei deveriam rever o seu programa de formao e procedimentos operacionais luz de casos concretos. 21. Os Governos e os organismos de aplicao da lei devem disponibilizar aconselhamento psicolgico aos policiais envolvidos em situaes em que tenham sido utilizadas a fora e armas de fogo.

Procedimentos de comunicao hierrquica e de inqurito

22. Os Governos e os organismos de aplicao da lei devem estabelecer procedimentos adequados de comunicao hierrquica e de inqurito para os incidentes referidos nos princpios 6 e 11-f. Para os incidentes que sejam objeto de relatrio por fora dos presentes Princpios, os Governos e os organismos de aplicao da lei devem garantir a possibilidade de um efetivo procedimento de controle, e que autoridades independentes (administrativas ou do Ministrio Pblico), possam exercer a sua jurisdio nas condies adequadas. Em caso de morte, leso grave, ou outra conseqncia grave, deve ser enviado de imediato um relatrio detalhado s autoridades competentes encarregadas do inqurito administrativo ou do controle judicirio. 23. As pessoas contra as quais sejam utilizadas a fora ou armas de fogo ou os seus representantes autorizados devem ter acesso a um processo independente, incluindo um processo judicial. Em caso de morte dessas pessoas, a presente disposio aplica-se aos seus dependentes. 24. Os Governos e organismos de aplicao da lei devem garantir que os funcionrios superiores sejam responsabilizados se, sabendo ou devendo saber que os funcionrios sob as suas ordens utilizam ou utilizaram ilicitamente a fora ou armas de fogo, no tomaram as medidas ao seu alcance para impedir, fazer cessar ou comunicar este abuso. 25. Os Governos e organismos responsveis pela aplicao da lei devem garantir que nenhuma sano penal ou disciplinar seja tomada contra policiais que, de acordo como o Cdigo de Conduta para os Policiais e com os presentes Princpios Bsicos, se recusem a cumprir uma ordem de utilizao da fora ou armas de fogo ou denunciem essa utilizao por outros policiais. 26. A obedincia a ordens superiores no pode ser invocada como meio de defesa se os policiais sabiam que a ordem de utilizao da fora ou de armas de fogo de que resultaram a morte ou leses graves era manifestamente ilegal e se tinham uma possibilidade razovel de recusar-se a cumpri-la. Em qualquer caso, tambm ser responsabilizado o superior que proferiu a ordem ilegal.

You might also like