You are on page 1of 16

1

ERGONOMIA APLICADA AO DESIGN DO SISTEMA INFORMACIONAL DE EXTINTORES DE INCNDIO ERGONOMICS APPLYED TO THE DESIGN OF FIRE EXTINGUISHERS INFORMATION SYSTEM
Christofer Ramos da Silva1
Resumo: Este artigo apresenta a anlise do sistema informacional de extintores de incndio, utilizando a teoria ergonmica como parmetro, com o objetivo de identificar problemas no processo de interao entre o homem e a interface do produto. O foco do estudo teve sua gnese na necessidade de projetar extintores de incndios que portem sistemas informacionais mais eficientes no sentido de capacitar o usurio no combate de incndio, considerando as fatalidades potenciais oriundas do insucesso da tarefa em questo. O estudo tambm sugere solues da interface no intuito de agregar conforto, facilidade e segurana aos usurios nos quais o produto se destina. Palavras-chave: Ergonomia informacional; sistema informacional; situao de risco; extintores de incndio. Abstract: This article refers to the analysis of fire extinguishers information system, basing on the ergonomics theory, with the purpose of identifying problems in the process of interaction between men and the products interface. The studys focus had its genesis in the need of projecting fire extinguishers that berry more efficient information systems, to capacitate the user during the fire fighting, considering the potential fatalities that derives from the failure of the mentioned task. It also provides solution suggestions of the interface by adding comfort, easiness and safety to the users for which the product is intended. Key words: Information ergonomics; information system; risk situation; fire extinguishers.

1. Introduo Ao observarmos a histria, nos deparamos com incontveis registros onde o homem cria e aprimora ferramentas com a finalidade de auxili-lo na realizao de tarefas cotidianas. Desde as civilizaes mais primitivas at os dias atuais o ser humano sente a necessidade de criar, no intuito de otimizar seu trabalho, e tornar a vida o mais confortvel possvel. O avano tecnolgico, cada vez mais rpido, aliado aos incansveis estudos da cincia, oferecem ao homem contemporneo potenciais criativos imensos capazes de transformar, numa velocidade impressionante, a maneira como os indivduos da sociedade lidam com as mais diversas ferramentas e os impactos sociais derivados dessas aes. Os objetos que utilizamos no dia a dia carregam, progressivamente, caractersticas que visam o conforto, maior efetividade e segurana nos processos de utilizao. A competitividade mercadolgica, condio atual em um mundo globalizado, tem oferecido ao
1

Graduado em Design Grfico pela ESAMC-Uberlndia. ch.rds@live.co.uk

consumidor produtos cada vez mais fceis de usar atravs do trabalho e do estudo de designers e projetistas das mais variadas reas. Hoje, praticamente impossvel que uma empresa consiga se diferenciar no mercado sem utilizar do conhecimento de profissionais capacitados que possam atribuir caractersticas que facilitaro o uso dos produtos. Considerando a importncia que tais caractersticas exercem sobre como as ferramentas cotidianas sero usadas, no sentido de facilitar ou dificultar seu uso, julga-se necessrio, portanto, aprofundado estudo utilizando as teorias disponveis para atingir resultados o mais eficiente possvel. Essa importncia se evidencia nos processos que envolvem riscos e prejuzos potenciais para o indivduo, como por exemplo, o manuseio de um extintor de incndio, que se estabelece como tarefa situacional de alto risco, onde fatores psicolgicos, alm de outros, se envolvem, afetando a eficcia da execuo. A Teoria Ergonmica talvez seja o estudo mais aprofundado no processo de produo de ferramentas eficazes, oferecendo facilidade, segurana e conforto ao usurio. Abordando estudos cientficos e interdisciplinares a Ergonomia capaz de oferecer ao designer, parmetros extremamente relevantes ao processo de produo dos objetos de uso humano. Tendo em vista a importncia de se produzir produtos baseados na real necessidade do usurio utilizando a Ergonomia como principal abordagem, este artigo utilizar como objeto de estudo as informaes grficas instrucionais contidas no extintor de incndio, considerando ser um utenslio cuja tarefa, ou seja, o combate de incndio, envolve demasiado risco e seu manuseio incorreto pode implicar em fatalidades. Apesar da questo abordada at aqui ser de grande relevncia, identificou-se carncia em sua explorao, ponto que culminou na necessidade do desenvolvimento deste artigo na inteno de oferecer ao usurio melhores condies para interpretao da informao presente nos rtulos de extintores de incndio, capacitando o maior nmero de indivduos possvel a tomar decises apropriadas numa situao que envolve estresse e risco. 2. Teoria Ergonmica No fim da metade do sculo XX um grupo de cientistas e pesquisadores reuniramse na Inglaterra com o objetivo de discutir e tornar formal a existncia dessa nova aplicao

interdisciplinar da cincia, adotando o nome de Ergonomia2 e fundando a Ergonomic Research Society. Nos Estados Unidos atriburam a denominao Human Factors (Fatores Humanos), contudo, j aceitam o termo Ergonomia como sinnimo. Na condio de teoria interdisciplinar, a Ergonomia baseia-se em conhecimento de outras reas cientficas, como a antopometria, biomecnica, fisiologia, psicologia, toxicologia, engenharia mecnica, desenho industrial, eletrnica, informtica e gerncia industrial (DUL, 2004 p. 2). A explicao para tal inderdisciplinalidade que a Ergonomia se aplica a todo processo de interao homem-sistema, demandando aprofundado estudo de todas as reas que permeiam esse processo. A Ergonomia possui diversas definies e reas de aplicao, envolvendo o estudo de vrias disciplinas que se relacionam no objetivo de tornar mais fcil, eficaz e seguro, o trabalho do ser humano, seja qual for a sua natureza.
A Ergonomia como cincia trata de desenvolver conhecimentos sobre as capacidades, limites e outras caractersticas do desempenho humano e que se relacionam com o projeto de interfaces, entre indivduos e outros componentes do sistema. Como prtica, a Ergonomia compreende a aplicao da tecnologia da interface homem-sistema a projeto ou modificaes de sistemas para aumentar a segurana, conforto e eficincia do sistema e da qualidade de vida (MORAES & MONTALVO, 2009 p. 20, apud HENDRICK, 1991).

Segundo Moraes & Montalvo (2009, p. 21), a ergonomia atua tanto como teoria tecnolgica substantiva quanto como teoria tecnolgica operativa. Como teoria tecnolgica operativa, classificao que se aplica ao objeto de estudo deste artigo:
A Ergonomia objetiva, atravs da ao, resolver os problemas da relao entre homem, mquina, equipamentos, ferramentas, programao do trabalho, instrues e informaes, solucionando os conflitos entre o humano e o tecnolgico, entre a inteligncia natural e a inteligncia artificial nos sistemas homens-mquinas (MORAES & MONTALVO, 2009 p. 21, apud HENDRICK, 1991).

Soares & Montalvo (2009, p. 23-24) ainda classificam parmetros ergonmicos baseados nos enfoques sistmico e organizacional, nos quais, para o projeto desse artigo, identificam-se:

Do grego ergon que significa trabalho e nomos, que significa regras, leis naturais (Iida, 2005, p. 5, apud Murrel, 1965).

Informacionais: visibilidade, legibilidade, compreensabilidade e quantidade de informao, priorizao e ordenao, padronizao, compatibilizao e consistncia, componentes signicos caracteres alfanumricos e smbolos iconogrficos , de sistemas de sinalizao de segurana ou de orientao, de painis sinpticos, telas de monitores de vdeo e mostradores, de manuais operacionais e apoios instrucionais; Cognitivos: compreensabilidade, consistncia da lgica de codificao e representao, compatibilizao de repertrios, significao das mensagens; processamento de informaes, coerncia dos estmulos, das instrues e das aes e decises envolvidas na tarefa, compatibilidade entre a quantidade de informaes, complexidade e/ou riscos envolvidos na tarefa; qualificao, competncia e proficincia do operador. Instrucionais: programas de treinamento, procedimentos de execuo da tarefa; reciclagens e avaliaes.

A aplicao da Ergonomia fator essencial nas sociedades modernas inferindo impactos antropolgicos porque transforma a maneira como o homem interage com os sistemas que so cada vez mais pensantes. Ciente da importncia social da aplicao ergonmica, Dul (2004, p. 3) afirma que a ergonomia pode contribuir para solucionar um grande nmero de problemas sociais relacionados com a sade, segurana, conforto e eficincia e que a probabilidade de ocorrncia dos acidentes pode ser reduzida quando se consideram adequadamente as capacidades e limitaes humanas e as caractersticas do ambiente, durante o projeto do trabalho. Nesse sentido, a Teoria Ergonmica exerce significativo papel social atribuindo eficcia, segurana, facilidade e conforto ao usurio durante a interao com interfaces de sistemas de uso ordinrio; e reduzindo a margem de acidentes e doenas (fsicas e psicolgicas) oriundas da fadiga causada por trabalho e tarefa inadequados e sistemas inapropriados. 3. Ergonomia Informacional O problema em questo, ou seja, a carncia de informaes eficientes no rtulo de extintores de incndio, est diretamente associado com a Ergonomia Informacional por se tratar de um sistema de informao. A informao pode ser considerada uma transferncia de energia que tenha algum significado em uma dada situao (TAKEDA; XAVIER; KOVALESKI, 2008, p. 3, apud IIDA, 2005). Quando um indivduo interage com uma interface ocorrem trocas de informaes que resultaro na execuo de uma tarefa, ou em seu armazenamento para posterior uso. Se a informao presente na interface no for eficaz ao ponto de garantir que o usurio a interprete da forma como esperada, ou se essa informao

remete a mais de uma interpretao ou nenhuma, o sucesso da tarefa pode estar comprometido.
A ergonomia informacional a disciplina envolvida na anlise e design da informao com objetivo de instruir os usurios de maneira eficaz e eficiente, os processos e meios de trabalho, tendo como conseqncia a satisfao dos usurios respeitando suas diversidades em termos de habilidades e limitaes. (TAKEDA; XAVIER; KOVALESKI, 2008 p. 3, apud MELO, 2007).

Ou seja, numa situao de incndio, o maior nmero de pessoas deve estar capacitada para extinguir fogo, e isso inclui desde indivduos com alto grau de conhecimento at aqueles no alfabetizados. Isso quer dizer que um extintor de incndios dever conter informaes to eficazes que possam ser entendidas at mesmo por pessoas que no sabem ler. A maior preocupao do designer responsvel pelo projeto do sistema de informao deve ser atribuir interface, caractersticas determinadas a partir das limitaes e capacidades do usurio.
Uma mesma informao provavelmente no expressar um significado nico e exclusivo para todas as pessoas e em quaisquer circunstncias. Isso ocorre porque a mensagem informada traz consigo significaes que sero somadas ao seu significado bsico atravs de inmeras associaes feitas por cada indivduo e em cada situao em particular (RAMOS & MARTINS, 2006, p.2).

importante que, durante a concepo da informao, alm dos fatores da mensagem, se considerem os fatores humanos, pois a interpretao das mensagens visuais influenciada, e possivelmente modificada por fatores psicolgico, emocionais, cognitivos, culturais e pelas expectativas ambientais (CAVALCANTI; SOARES; SPINILLO, 2004, p.4).
Ainda que a inteno do emissor reduza ao mnimo o campo semntico criado em torno de um signo, ou mesmo tenda a firmar a inteno do receptor sobre um nico referencial, a informao transmitida no ser totalmente denotativa, compreendendo tambm todos os processos de conotao. Embora seja aparentemente impossvel privar totalmente uma informao de seu aspecto conotativo, o projeto de um sistema de informao eficaz ter, como premissa, restringir ao mnimo as possibilidades de interpretao dessa informao (RAMOS & MARTINS, 2006, p. 2).

Takeda & Xavier (2008, p. 4 apud MELO, 2007) classifica as informaes visuais, a partir do modo como se esperam transmitir da seguinte forma:
Mensagem reguladora (informa as regras vigentes no sistema); mensagem de indicao de condio segura (transmite informaes em que o usurio poder encontrar segurana numa emergncia); mensagem de ao mandatria (ordena que o usurio obedea s normas de segurana); mensagem de proibio (informa as aes que no so permitidas); mensagem de advertncia ao risco (adverte aos usurios sobre o risco); mensagem de indicao de perigo (isolam reas perigosas).

Do mesmo modo, as formas como as mensagens visuais so apresentadas, se classificam em verbal, quando constituda por caracteres alfanumricos; e pictrico, quando constituda por imagens (CAVALCANTI; SOARES; SPINILLO, 2004, p. 4, apud TWYLMAN, 1985). No caso do rtulo de um extintor de incndios possvel aceitar as duas classificaes. Existem parmetros ergonmicos que so atribudos aos sistemas informacionais, cuja aplicao de extrema importncia, principalmente nos projetos de interface de produtos envolvidos em tarefas de emergncia, como o extintor de incndios. A legibilidade e a leiturabilidade (MELO; CURSINO; SANTOS, 2007, p. 3, apud EPSTEIN, 1995). Tais parmetros, aplicados ao projeto da interface do extintor de incndios, garantem menor perda de tempo durante a leitura e interpretao das instrues de combate ao fogo. Em situaes crticas que envolvem estresse e risco, o fator tempo pode ser decisivo culminando em fatalidades. 4. Ergonomia cultural e o usurio Outro fator importante que deve ser levado em conta durante a transmisso da informao a cultura, influenciador direto do comportamento e tomada de deciso. Quando se trata do conjunto de ferramentas, atitudes, etc., que todos os povos possuem, e so particulares a eles, temos a cultura (CAVALCANTI; SOARES; SPINILLO, 2004, p. 4). O indivduo, durante a execuo da tarefa, utiliza seu repertrio cultural, reservatrio de toda informao recebida e registrada ao longo da vida, para codificar os signos e tomar as decises pertinentes a ela. A ergonomia cultural o ramo da ergonomia cuja abordagem considera situaes e caractersticas baseadas na variedade cultural, aplicando isto ao sistema de design,

implementao e avaliao (CAVALCANTI; SOARES; SPINILLO, 2004, p. 5, apud SMITH-JACKSON; WOGALTER, 2002). Esse entendimento serve para esclarecer que nos processos comunicacionais, aquilo que possui determinado significado para o indivduo de uma cultura pode no ter significado algum para outro ou carregar diversas outras significaes noutras culturas. Um exemplo claro dessa questo o significado paradoxal da cor roxo nos diferentes pases. Na Europa associada ao luto e morte, enquanto nos Estados Unidos e outros pases, remete ao misticismo e a seitas alternativas. Pode, tambm, significar prostituio em pases do Oriente Mdio. Quando se trata de sistemas informacionais presentes em situaes de risco essa questo se torna ainda mais crtica. Utilizando de outro exemplo prtico, se as cores de permisso ou proibio forem utilizadas sem que suas convenes culturais sejam consideradas, o sucesso da tarefa ter grandes chances de ser comprometido. Isso acontecer porque o usurio no conseguir associar as cores aplicadas ao significado de proibio ou permisso. Portanto, o designer deve se atentar aos significados culturais e desenvolver interfaces baseadas no target user, ou seja, aquele que ir utilizar o produto. Essa regra se aplica a cones, smbolos, vocabulrios, etc. Ignorar o contexto cultural tornar o produto obsoleto. 5. Ergonomia aplicada ao rtulo de extintores de incndios Apesar dos extintores de incndios serem raramente notados devido utilizao extraordinria, seu uso extremamente importante em caso de incndio para o combate ao fogo. obrigatria sua presena em ambientes pblicos fechados como hospitais, shoppings, condomnios residenciais, etc. Contudo, a grande maioria da populao no sabe como utilizar de maneira apropriada esses produtos, tendo a necessidade de que, pelo menos, sejam oferecidas informaes suficientes que capacitem o usurio no momento de emergncia. Existem normas e diretrizes, como a NR-23 (Norma Regulamentadora do Ministrio do Trabalho) que padroniza os procedimentos no que se refere ao combate de incndios, entretanto, no apresenta regulamento quanto s representaes grficas dos procedimentos de uso dos extintores de incndio. Algumas NBRs (Normas Brasileiras da ABNT) apontam especificaes quanto representao grfica instrucional do uso de extintores, contudo, se restringem a padronizao quanto aos cones que representam as

classes de fogo e as instrues. Desta forma, grande variao de layouts encontra-se disponvel no mercado j que a produo fica por conta de cada fabricante (RAMOS; MARTINS, 2009, p. 3). Tendo em vista que os rtulos presentes nos extintores de incndio na condio de sistemas informacionais carregam inmeros erros ergonmicos, portando potenciais conseqncias sociais, surge a necessidade de definir o problema de design a partir da contemplao sintetizada do objeto em estudo para dar incio s posteriores anlises sistematizadas. Como existem diversos modelos de rtulo devido falta de padronizao, foi escolhida uma amostra que identificou possuir diversos erros ergonmicos (imagem 1).

Imagem 1 Amostra de rtulo de extintor de incndio.

Ao analisar as informaes grficas do extintor de incndio, o que mais chamou a ateno no primeiro momento foi a falta de organizao esquemtica das informaes, carecendo de hierarquia do contedo. Essa caracterstica torna confusa sua interpretao, j que no oferece um processo lgico e intuitivo de leitura das informaes, forando que o usurio acesse at mesmo aqueles contedos que so dispensveis no momento do combate de incndio.

Identificou-se, tambm, um problema esttico. As cores, os tipos, os smbolos grficos e outros elementos que compem o rtulo no se harmonizam e nem so atraentes para a leitura. Esse fator atribui desconforto ao usurio durante a interao com a interface. Como se no bastassem os erros apresentados at aqui, o rtulo analisado ainda carrega grande nmero de caractersticas que empobrecem seu potencial significativo. Os cones utilizados para representar as classes de fogo so de difcil entendimento e no remetem diretamente quilo que desejam comunicar. Tendo em vista que qualquer indivduo pode estar exposto ao risco de incndio, a linguagem textual adotada ao longo do rtulo no faz parte do repertrio cultural da grande maioria dos usurios potenciais, sendo de conhecimento restrito de profissionais da rea. O background utilizado para compor o sistema informacional o prprio produto, criando um contraste que interfere na legibilidade. O texto aplicado possui difcil leitura porque no obedece s regras que proporcionam boa leiturabilidade, parmetro ergonmico essencial nesse tipo de produto. O rtulo do extintor foi dividido em trs partes: parte superior, intermediria, e inferior. Dessa forma possvel, de maneira analtica, apontar os erros e sugerir as alteraes ergonmicas pertinentes, alm de propor um esquema lgico que ir orientar melhor o usurio do produto. Na parte superior, que representada pela imagem 2, observamos que a impresso de apenas uma cor, caracterstica presente ao longo de todo o rtulo. Em um produto associado a tarefas de alto risco, como o extintor de incndios, importante que informaes mais relevantes sejam destacadas de forma que o usurio perceba e evite ignor-las. Os indivduos analfabetos podem no interpretar smbolos como texto em negrito ou itlico, que, no caso da impresso de uma cor, so uma das poucas possibilidades de destacar informaes. Isto ocorre porque se estabelecem como smbolos que sofrem influncia de fatores culturais e so prprios daqueles que possuem a capacidade de ler.

Imagem 2 Parte superior do rtulo do extintor de incndios.

10

A classe de fogo para qual o extintor destinado est descrita, junto com sua denominao e so respectivamente ABC e P qumico. Considerando que o grande universo que poder utilizar um extintor de incndios desconhece esses termos, identifica-se a necessidade de criar signos mais eficientes que expressem melhor aquilo que se pretende comunicar, ou seja, o tipo de incndio para o qual o extintor est capacitado a combater. Esta, assim como as instrues de uso, a informao mais importante do sistema informacional em questo. A no interpretao do signo desencadear a execuo no esperada da tarefa, considerando que, numa situao de risco, a presso para tomada de deciso exercida sobre o usurio crtica. Neste caso especfico, o indivduo poder utilizar o extintor para tentar combater uma classe de fogo a que no se destina, podendo aumentar o incndio ou se expor a risco maior. O peso do produto tambm est descrito na parte superior, regio de alta hierarquia que deveria conter apenas informaes estritamente relevantes para a execuo da tarefa de combate a incndio. mais apropriado que informaes do tipo estejam alocadas em regies com menor hierarquia, como as destinadas a caractersticas do produto, por exemplo. Desta forma, possvel fazer com que o usurio esteja envolvido apenas com informaes pertinentes para a situao de risco em questo. Na parte intermediria (imagem 3), encontram-se as instrues de uso representadas textual e pictoricamente, e cones que objetivam informar sobre os tipos de fogos que podero ser combatidos com aquele extintor.

Imagem 3 Parte intermediria do rtulo do extintor de incndios.

11

A primeira questo problemtica identificada nesta parte do rtulo a falta de hierarquia informacional. Os cones que representam os tipos de fogo para o qual o extintor destinado se encontram nesta regio, apesar da tentativa de transmisso desta mesma mensagem j ter sido identificada anteriormente, no topo, na forma de texto. Neste caso, a forma mais apropriada seria reunir estas duas manifestaes do mesmo significado na parte superior do rtulo, fornecendo ao usurio uma possibilidade mais rpida de entender o tipo de fogo que poder combater com aquele extintor. As informaes instrucionais devem vir imediatamente aps. Desta maneira, o usurio ter a sua disposio, na parte mais superior, todas as informaes pertinentes para a ideal execuo da tarefa, ou seja, apenas os subsdios informacionais necessrios para tomar as decises apropriadas, no menor tempo de leitura possvel. Contudo, hierarquizar as informaes apenas no suficiente. Os smbolos utilizados para representar as tarefas e informar a classe de incndio apresentam problemas de legibilidade em conseqncia do extremo contraste causado pela utilizao da cor do prprio produto como plano de fundo e da impresso em cor nica. A falta de legibilidade tambm se aplica s informaes textuais de todo o rtulo e interfere na capacidade de interpretao do signo pelo usurio.
Legibilidade a facilidade com que o usurio consegue discernir o tipo e/ou o elemento grfico na interface, e baseia-se na relao do tom da forma com o fundo e na capacidade de distinguir as letras e/ou os elementos entre si. Para que possam ser interpretados, as letras e/ou os elementos tero que ser bem identificados (SOUSA, 2002 p.15).

importante considerar a relao custo-benefcio de se utilizar a impresso em quatro cores. Apesar de ser um processo que eleva o custo do produto, suas vantagens so maiores, no sentido de oferecer ao designer condies melhores, potencializando a efetividade do sistema informacional. possvel, atravs desse processo de impresso, aplicar informaes pictricas utilizando imagens em estilo fotogrfico que, segundo Arajo & Spinillo (2007, p. 2, apud SPINILLO, 2002), trazem um alto grau de naturalismo e um baixo contraste tonal, ou seja, apropriar o sistema informacional de signos que remetem melhor realidade, capacitando at mesmo indivduos analfabetos a interpret-los. Alm da questo de legibilidade oriunda da limitao tecnolgica, identifica-se ainda presena marcante de processos conotativos nos pictogramas. Os cones utilizados para

12

representar as tarefas e as classes de fogo no so capazes de transmitir de maneira efetiva o que se espera. Isto acontece, na maioria das vezes, porque o designer ignora a necessidade de permear pelo repertrio cultural dos usurios-alvo do produto, culminando em interfaces obsoletas porque no portam signos passveis de interpretao clara. Informaes de proibio e permisso, extremamente importantes em sistemas informacionais que envolvem risco, no so transmitidas de forma clara, podendo culminar em tarefas inapropriadas. Atravs da utilizao de signos que so fortemente associados nossa cultura, como o verde para representar permisso e o vermelho, para proibio, possibilidades conotativas sero reduzidas. De maneira similar, as informaes textuais carregam problemas ergonmicos que dificultam a leitura e interferem na ideal interpretao da mensagem. Segundo a definio de Sousa (2002, p. 16), a leiturabilidade afetada pelo Tipo de letra escolhido, o corpo da letra, o espao entre letras e palavras, o comprimento das linhas do texto e pelo entrelinhamento. Identifica-se utilizao de caixa alta em texto corrido ao longo do sistema informacional em questo, o que, para Sousa (2002, p. 16), inapropriado. Texto todo composto em caixa alta atrasa a leiturabilidade e ocupa aproximadamente mais 50% do espao. O autor sugere a utilizao de caixa alta apenas em ttulos, subttulos e legendas de figuras, limitando o texto corrido a caixa baixa por terem formas mais distinguveis devido s suas ascendentes e descendentes, aplicando letra maiscula apenas no inicio de frases para facilitar a orientao de quem l. necessrio, tambm, evitar justificar o texto porque aumenta os espaos entre letras e palavras, e impede a formao de grupos que garantem conforto e facilidade de leitura. O espacejamento entre letras deve ser feito de modo a que as palavras formem pequenos grupos, mas sem que as letras desses grupos paream demasiado juntas (SOUSA, 2002, p. 17). Outro fator que influencia a leiturabilidade, ainda segundo Sousa (2002, p. 17), o espacejamento entre linhas que nunca deve ser menor do que o espao entre as palavras, porque se tal acontecer, o olho do leitor tem tendncia a cair atravs do espao entre as palavras das linhas seguintes. O tamanho da coluna tambm determina a facilidade de leitura, e aconselhvel manter a largura do texto corrido entre 156 e 312 pontos (SOUSA, 2002, p. 17), isto porque o olho consegue ver ou ler uma linha com 288 pontos de comprimento e encontrar o incio da linha seguinte com apenas um piscar de olhos (SOUSA, 2002, p. 17).

13

possvel notar a presena de palavras e termos tcnicos ao longo das informaes instrucionais de uso. No extintor em anlise, identificamos palavras como cavilha e manpulo, que no so de conhecimento comum, dificultando o entendimento por parte da grande maioria dos usurios que no esto familiarizados com tais signos. O designer responsvel por gerar a interface de um extintor de incndios deve adotar uma linguagem simples e fcil de ser compreendida pelo maior nmero de indivduos, abrindo mo de vocabulrio tcnico e que poder ser interpretado apenas pela minoria; alm de associar as informaes textual e pictrica, atribuindo, desta maneira, maior efetividade na interpretao e oferecendo menor tempo para execuo da tarefa de risco. A parte inferior do rtulo (imagem 4) deve ser destinada somente a informaes de menor relevncia durante a tarefa de risco, ou seja, aquelas que o usurio no precisar acessar para se capacitar no combate ao incndio que estar exposto. o local ideal para informar sobre caractersticas do produto, fabricantes e distribuidores, alm das precaues de armazenagem, entre outras.

Imagem 4 Parte inferior do rtulo do extintor de incndios.

De maneira geral, o designer deve ainda se preocupar em aplicar mtodos e normas tcnicas que iro evidenciar o sistema informacional em seu aspecto esttico, proporcionando um layout limpo, com cores que se harmonizam, tipos de letras e imagens escolhidos conceitualmente. Existem ainda outros agravantes provenientes de problemas informacionais que envolvem os extintores de incndios e no esto presentes no rtulo. A sinalizao do local

14

tambm fator que pode contribuir para o sucesso ou fracasso da tarefa se no for tratada com ateno no momento de sua projetao. Geralmente, a sinalizao possui o papel de informar onde esto os extintores de incndios para que o usurio possa localiz-los imediatamente em caso de sinistro. Entretanto, estes sistemas informacionais tambm encontram barreiras no momento de transmisso da mensagem. J existem sistemas de sinalizao de incndio muito bem estruturados que emitem cdigos sonoros e visuais atravs de iluminao de emergncia, podendo ser acionados pela identificao automtica de fumaa. Esses comportamentos mecnicos oferecem ao homem agilidade de interpretao da mensagem, permitindo que aes de segurana sejam executadas no menor tempo possvel. Entretanto, esses sistemas falham, no sentido de que o indivduo informado apenas sobre as rotas de sada de emergncia e sobre a localizao dos extintores, ou seja, o usurio no recebe informao imediata sobre o tipo de incndio no qual o extintor destinado. O extintor universal (ABC P Qumico) nem sempre o ideal, dependendo do material do combustvel, demandando um produto de classe especfica. O sistema seria mais eficiente se dotasse, por exemplo, a capacidade de informar distncia, atravs da iluminao, diferenciando por cores as classes dos extintores. Dessa forma, o usurio se direcionaria imediatamente at o extintor cuja classe fosse especfica para o material em combusto, eliminando o tempo que seria gasto na verificao individual dos produtos disponveis no local do sinistro. O designer no deve se limitar interface que projeta. necessrio estudar todos os fatores que podero influenciar na interao com o sistema informacional, desde o usurio at o passo-a-passo da tarefa a ser executada. Um fator importante a ser considerado e que poder afetar a capacidade de leitura do rtulo do extintor a altura que o produto ser colocado, j que a maioria pode ser encontrada fixada na parede, apesar de ser possvel encontr-los disponveis, tambm, em carrinhos, facilitando o transporte. No caso de extintores fixados na parede, o ideal seria a existncia de normas e padres nacionais, que estabelecessem a altura ideal para que as informaes disponveis no extintor pudessem ser lidas sem esforo, e que considerassem as caractersticas culturais, como por exemplo, a altura mdia dos indivduos. 6. Consideraes Finais Atravs das questes levantadas, conclui-se que a aplicao de parmetros ergonmicos a um projeto de design est distante de ser mera inteno de atribuir valores

15

estticos que, por si s, se justificaria. Contudo, produtos que so concebidos a partir do estudos dos fatores humanos so dotados de maior capacidade efetiva no sentido de oferecer ao seu consumidor final, melhores condies de interao e execuo da tarefa. As empresas que ignoram a necessidade de investimento nesses profissionais esto fadadas a perder visibilidade mercadolgica, tendo em vista que os indivduos esto progressivamente dotados de maior conhecimento, tonando-os muito mais exigentes com relao a produtos que lhes garantam conforto, eficincia e resultado no menor tempo possvel. Contudo, quando se diz respeito a produtos essenciais na sociedade e que influenciam diretamente o coletivo, o que em contexto individual poderia ser considerado como luxo, adquire significado oposto se estabelecendo como indispensvel. As informaes grficas dos extintores de incndios foram tomadas como exemplo prtico para alertar sobre a necessidade urgente de reformular produtos de uso pblico considerando os fatores humanos, tendo em vista os danos sociais potenciais oriundos de erros que poderiam facilmente ser evitados, diante do nvel cientfico e tecnolgico que a humanidade se encontra. Por fim, a partir das anlises realizadas ao longo desse artigo possvel projetar o rtulo de um extintor de incndios capaz de oferecer ao usurio informaes ideais para capacit-lo a combater incndios de pequeno porte, reduzindo o tempo de interpretao dessas informaes, e reduzindo as conotaes, redundncias, termos e pictogramas inapropriados.
Referncias: ARAUJO, J. L. ; SPINILLO, C. G. ; SOARES, M. . Ergonomia informacional na sinalizao de segurana para emergncia de incndio proposta pelo CBPMESP. In Anais do 7o ErgoDesign Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia, 2007. Balnerio Cambori : UNIVALI, 2007.. In: 7o ErgoDesign | Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia, 2007, 2007, Camboriu. Anais do 7o ErgoDesign. Balnerio Cambori : UNIVALI, 2007.. Camboriu : UNIVALI, 2007. v. 1. CAVALCANTI, J. ; SOARES, M. ; SPINILLO, C. G. . Sinalizao de segurana: um enfoque da ergonomia informacional e cultural. In: 6 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Paulo, 2004. DUL, Jan. Ergonomia Prtica. So Paulo. Edgard Blucher, 2004. IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produo. So Paulo. Editora Blucher, 2005. MELO, C. V A. de; CURSINO, R. M.; SANTOS, V. M. V. Estudo da ergonomia informacional sobre o uso de mapa de riscos e sinalizaes voltadas as rotas de fuga existentes numa planta de processamento. In: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Foz do Iguau, PR, 2007.

16

MORAES, A. & MONT'ALVO, C.M. Ergonomia: Conceitos e Aplicaes. Rio de Janeiro: Editora 2AB Ltda, 2009. RAMOS, D.T.F. ; MARTINS, L. B. Ergonomia no design de sistemas de informao: sugesto de desenvolvimento de um esquema informacional para extintores de incndio.. In: 6 ERGODESIGN 6 Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia-Produtos, Informao, Ambiente Construdo, Transporte. Bauru, 2006. SOUSA, Miguel. Guia de tipos Mtodos para uso das Fontes de PC. Estugarda, Alemanha, 2002. TAKEDA, F. ; XAVIER, A. A. P. ; KOVALESKI, J. L. . Ergonomia Informacional: Sistemas de Informao e Comunicao na Gesto de Riscos de Acidentes Numa Planta de Abate de Frangos. In: XV SIMPEP Simpsio de Engenharia de Produo, Bauru, 2008.

You might also like