You are on page 1of 12

Hematologia

o nome da cincia que estuda o tecido sangneo. O sangue perifrico um tecido de fcil obteno e possibilita coletas repetitivas para a anlise. A anlise do tecido sangneo chamada de exame hematolgico ou hemograma. O exame hematolgico permite a anlise quantitativa e qualitativa das clulas e estruturas que compe o tecido sangneo. Includos em sua abrangncia esto as anlises da concentrao,estrutura e funo das clulas,seus precursores na medula ssea,os constituintes qumicos do plasma ou soro intimamente ligados com a estrutura e funo das clulas sangneas; funo das plaquetas e protenas envolvidas no processo de coagulao sangnea.

Composio Sangnea
O sangue se divide em duas fases: Slida e lquida. A fase slida constituda por clulas enquanto a fase representada pelo plasma. O plasma possui dois elementos bsicos : Soro e fibrinognio. O fibrinognio responsvel pela coagulao do sangue, transformando-se em fibrina quando ocorre o sangramento ,formando o cogulo. O plasma possui tambm substncias orgnicas e inorgnicas. Os componentes orgnicos so : Protenas (Albumina,globulina,fibrinognio,fatores da coagulao,enzimas),nitrogenados no-protecos (Uria,Creatinina,cido rico,Amnia e Aminocidos),Carboidratos (Glicose), e gorduras (Colesterol,Triglicerdeos,Fosfolipdeos e cidos graxos). Os componentes inorgnicos so os diversos ons de potssio,sdio,cloro,iodo,ferro,clcio,etc. As clulas que pertencem fase slida do sangue so constitudas por trs diferentes tipos celulares: Glculos Vermelhos (ritrcitos ou Hemcias) Glculos Brancos ou Leuccitos Plaquetas ou Trombcitos Os Leuccitos ainda se subdividem em cinco tipos diferentes : Neutrfilos, Basfilos e Eosinfilos ( que so os granulcitos pu polimorfonucleares ) e em Moncitos e Linfcitos ( que so mononucleares ).

Hematopoese
A hematopoese o processo de formao das clulas sangineas. Aps a idade aldulta ocorre hematopoese,predominantemente,na medula do osso esterno,ossos da bacia,costelas e vrtebras. Enquanto a medula ssea extremamente celular,com alta taxa de produo sanginea,ela chamada de medula vermelha. O espao medular dos ossos da criana que deixaram de produzir sangue passa a ser preenchido por clulas gordurosas (tecido adiposo),quando ento passam a serem chamadas de medula amarela. Os elementos citolgicos do sangue derivam de uma clula primitiva ou clula tronco (clula pluripotente),na qual atravs de estmulos dados pelos fatores estimuladores de colnia,originam-se as clulas progenitoras as quais daro origem s adultas que se encontram no sangue circulante.

As clulas progenitoras hematolgicas podem pertencer a duas linhagens : Linhagem Mielide que formaro as sries eritrcitas, granulcitas, moncitas e megacariciticas. Linhagem Linfide que formar a srie linfoctica. Cada srie est comprometida a formar suas clulas precursoras especficas at ento formar as clulas maduras. As primeiras clulas precursoras formadas recebem a terminao Blasto e as perto de se tornarem clulas maduras a terminao Citos. CLULA TRONCO LINHAGEM SRIE CLULAS PRECURSORAS CLULA MADURA Linhagem Mielide A linhagem mielide pricipalmente estimulada pela interleucina 3. Srie eritrcita ou eritropoese Eritropoese a origem dos eritrcitos (glculos vermelhos ou hemcias). As clulas eritrocitrias so produzidas pela medula ssea vermelha, atravs de fatores estimulativos,fatores produtivos e de fatores maturativos. Fatores Estimulativos : Eritropoetina (EPO), Andrgenos,Hormnios do crescimento. Fatores Produtivos: cido Flico, Vitamina B12. Fatores Maturativos : Ferro, Vitamina B6. Na eritropoese existem 5 clulas precursoras at o surgimento do eritrcito. Proeritroblasto : Citoplasma intensamente basfilo,sem granulaes. Ncleo com filamentos delicados, homogeneamente distribudo,apresentando de 1 a 2 nuclolos. Eritroblasto Basfilo : Citoplasma com intensa basofilia,sem granulaes. Ncleo apresenta cromatina um pouco mais densa,no apresentando nuclolos. Eritroblasto Policromtico : Citoplasma apresenta-se com colorao cinza azulado por afinidade com os corantes cidos,devido a sntese de hemoglobina. Ncleo menor,mais condensado,formando grumos de cromatina com disposio radiada. Eritroblasto Ortocromtico : Citoplasma Acidfilo da cor da hemcia,ncleo condensado,evoluindo para picnose. Reticulcitos : Apresenta estrutura reticular dentro das hemcias,que so vistas atravs do corante,permanece de 24 a 48 horas na medula e em seguida penetra na circulao. Aps 24 horas no sangue,transforma-se em eritrcito. A maioria dos eritrcitos normais tem uma forma de disco bicncavo. Nas distenses coradas apresentam um contorno aproximadamente circular, mostrando apenas pequenas variaes quanto forma e ao tamanho. A funo do eritrcito transportar e manter a integridade de um pigmento respiratrio vermelho chamado hemoglobina,o qual

responsvel pelo transporte de oxignio dos pulmes para os tecidos e de gs carbnico dos tecidos para os pulmes.

Hemoglobina : Principal componente dos eritrcitos que serve de veculo para o transporte de O2 e CO2; Possui uma estrutura qumica globular,formada por quatro cadeias de globinas que constituem dois pares. Cada cadeia de globina tem uma bolsa onde se fixa heme que uma molcula planar contendo em seu centro um tomo de Fe++.

Organizao da hemoglobina :

Estrutura Primria Seqencia linear de aminocidos na cadeia globina Estrutura Secundria Espiral de cadeia de globina (a-hlice) Estrutura Terciria Enovelamento da a-hlice formando uma estrutura globular Estrutura Quaternria Associao de um par de cadeias a-smiles e um par de cadeias b-smiles,formando um tretmero.

Srie Granulcita ou Granulopoese Existem 4 clulas precursoras para a linhagem granulcita : Mieloblasto : Clula precursora da srie granuloctica encontrada normalmente na medula ssea vermelha,com o ncleo ocupando geramente de 70 a 90 % do espao citoplasmtico,apresentando uma cromatina fina reticular,com 2 a 6 nuclolos. O citoplasma apresenta uma escassa granulao primria. Promielcito : Diferencia-se do mieloblasto pela acumulao de numerosas granulaes idnticas,sintetizadas ativamente no aparelho do golgi. Uniformemente basfilo ou com clareamento da basofilia que amadurece para o rseo. Cromatina condensada,com nuclolos pouco evidentes. Mielcito : Caracteriza-se pelo aparecimento de um segundo tipo de granulaes,enquanto que as granulaes azurfilas no so mais sintetizadas. Predomina mais as granulaes especficas,ncleo arredondado ou oval,sem apresentar nuclolos. Metamielcito : Representa o estgio terminal de maturao do mielcito,incapaz de dividir-se por mitose e constituindo o precursor do granulcito maduro. Maior predominncia de granulaes especficas. Comea a capacidade fagocitria nesta fase,em seguida o bastonete e finalmente,com maior capacidade fagocitria nesta fase,o segmentado. Ncleo apresenta-se reniforme,com cromatina mais densa.

Os granulcitos se subdividem em trs : Neutrfilo,Eosinfilo e basfilo, j a partir da fase promielcito. O nome refere-se a sua afinidade pelo PH do corante. Com a evoluo do metamielcito,o ncleo deixa de ser reniforme, tomando a forma de um basto,ou de forma de S ou de U,com maior quantidade de granulaes no seu citoplasma vermelho-violeta,formando o neutrfilo-bastonete. Com a seqencia maturativa, seu ncleo torna-se lobulado (segmentado),com dois a cinco lbulos,sendo ento chamado de neutrfilo segmentado. Quanto mais segmentado se apresentar,mais velha a clula. Seu citoplasma,apresenta-se rosa plido,com granulaes vermelho violeta. Nas mulheres normais,pode-se visualizar um apndice em forma de baqueta de tambor,projetando-se do ncleo de uma pequena percentagem de clulas,essa projeo chamada de bastonete de Auer. Os neutrfilos fagocitam predominantemente partculas antignicas de pequenas propores, especialmente bactrias. Aps a fagocitose os neutrfilos morrem,pois so incapazes de sintetizar novamente o material energtico e enzimas utilizadas no combate s bactrias. A principal substncia nos seus grnulos a mieloperoxidase que oxida as bactrias no fagossoma. O eosinfilo possui o ncleo vermelhoviolcio,granulao vermelho tijolo com tom alaranjado,bilobulado ou em forma de alteres. Os eosinfilos so clulas que exercem uma funo fagocitria mais seletiva e mais lenta que a exercida pelos neutrfilos. Fagocitam principalmente reaginas das reaes alrgicas,complexo antgeno-anticorpo,sendo tambm capaz de neutralizar a histamina,atravs da histaminase que liberada nos processos alrgicos. Produzem e transportam o plasminognio ,substncia que atua no sistema fibrinoltico,quando ativada e transformada em plasmina. Sua principal atuao contra os helmintos : aps ser estimulado pela IgE libera seus grnulos derivados do aminocido arginina. O basfilo possui ncleo vermelho-violceo em forma de trevo,com granulaes parda-escuras,quase negras. Os basfilos so clulas fagocitrias pouco ativas,contendo em sua granulao especfica,histamina e heparina. Esto envolvidos nos processos alrgicos. Os leuccitos granulcitos so tambm chamados de leuccitos polimorfonucleares por causa da multi-segmentao nuclear. O que no ocorre com os moncitos e linfcitos que so chamados de leuccitos mononucleares.

Srie moncitos ou monocitopoese S existem duas clulas precursoras na srie monoctica : Monoblasto : Clula precursora da srie monoctica,presente em condies normais da medula ssea e ausente no sangue perifrico. O ncleo geralmente grande ou oval,apresentando uma cromatina muito fina ou delicada;possui normalmente de 1 a 2 nuclolos;o citoplasma levemente basfilo,podendo apresentar escassas granulaes primrias. Pr-Moncito : Clula encontrada normalmente na medula ssea,estando ausente no sangue perifrico. O ncleo apresenta-se ovalado,riniforme ou com outras formas; a cromatina menos delicada;possui 1 nuclolo,nem sempre evidenciado ao

microscpio ptico; o citoplasma basfilo,apresentando grnulos lisossomais primrios que se coram panoticamente em prpura. O moncito, clula madura,possui o ncleo violeta,apresentando cromatina fina e frouxa com invaginao; citoplasma azul acinzentado,sendo geralmente a maior clula encontrada no sangue perifrico. Os moncitos e seus precursores so produzidos pela medula ssea. Quando saem da medula para a circulao sangnea ainda no esto completamente maduros. Os moncitos macrfagos so clulas fagocitrias secretoras com atuao no sistema imune. Fagocitam partculas antignicas animadas e inanimadas, produzem e secretam enzimas,protenas do sistema complemento, pirognio, atuando na imunidade celular e hormonal a partir do processamento antignico,passando a estimular e regular a funo do linfcito T helper (CD4),destruindo clulas tumorais atravs da liberao de enzimas lisossmicas e produzindo prostaglandinas e o interferon.

Srie Megacarioctica ou Plaquetria ou Plaquetopoese As plaquetas so derivadas do citoplasma de megacaricitos grande clula imatura da medula ssea. Existem apenas 3 clulas precursoras na srie megacarioctica : Megacarioblasto : Clula precursora da srie plaquetria, encontrada em condies normais na medula ssea vermelha. Apresenta 1 a 2 ncleos lobulados de cromatina prpura escura, reticulada e fina; possui 2 a 5 nuclolos; o citoplasma panoticamente basfilo,muito escasso,no apresentando grnulos,podendo apresentar vacolos. Pro-Megacaricito : Apresenta 1 ou mais ncleos,com cromatina corada em prpura,sendo mais condensada que megacarioblasto; possui de 1 a 2 nuclolos; o citoplasma moderadamente basfilo,podendo apresentar prximo ao ncleo raros grnulos azurfilos finos. Megacaricito : Esta a maior clula do sistema hematopotico, encontrada na medula ssea vermelha. Apresenta geralmente de 2 a 8 nuclolos, com cromatina condensada distribuda em forma de grosseiros grumos; pode evidenciar de 2 a 4 nuclolos ou no serem evidenciadas em funo do arranjo da cromatina; o citoplasma apresenta 3 estgios maturativos : a) Um mais imaturo cujo citoplasma corado em azul de mediana intensidade no evidenciando grnulos (megacaricito basfilo). b) Um estgio maturativo intermedirio cujo citoplasma revela-se com um azul mais claro e apresenta-se com grnulos (megacaricito granuloso). c) Um mais maduro cujo citoplasma apresenta-se com tonalidade acidfila e repleto de plaquetas formadas (megacaricito plaquetrio ).

A plaqueta a menor clula do sistema hematopotico,produzida no citoplasma do megacaricito na medula ssea e liberada para o sangue perifrico aps fragmentao megacarioctica que ocorre sob estmulo da Trombopoetina (TPO). Por

ser produzida por outra clula,alguns autores a consideram um fragmento de clula,mas a trataremos como clula,como o faz a maioria dos autores. A plaqueta no tem ncleo, nem nuclolo,mas nem por isso deixa de ser biologicamente complexa. O citoplasma corado de tonalidade prpura azulada,constitudo de uma parte mais extensa chamada de zona perifrica,uma parte intermediria,que contm a tromboastenina,uma protena contrctil,responsvel pela modificao de forma da plaqueta,chamada zona sol-gel,e uma parte central mais intensamente corada que a zona das organelas. As plaquetas possuem as seguintes funes : Aglutinao : Quando um vaso sangneo lesado,as plaquetas em circulao so estimuladas a aglutinarem-se na rea lesada. Adeso : Quando aglutinadas ao redor de uma rea vascular lesada,as plaquetas em seguida,em funo do rompimento do vaso e exposio de fibras de colgeno se aderem umas as outras e aos tecidos subendoteliais formando um tampo hemosttico primrio ou emergencial. Agregao : Aps se aderirem formando um tampo hemosttico primrio as plaquetas modificam sua forma de disco liso e esfera com espculas afim de se agregarem formando um tampo hemosttico secundrio ou irreversvel. Funo relacionada com o mecanismo intrnseco da coagulao : Aps agregao com a formao de um tampo hemosttico irreversvel,as plaquetas liberam para a sua superfcie o fator plaquetrio 3 que ativa o fator XII desencadeado como fator coadjuvante o mecanismo intrnseco da coagulao. Proteo do endotlio vascular : Atribuem-se as plaquetas as funes de nutrio do endotlio vascular e da manuteno da integridade das paredes dos vasos sangneos. Linhagem Linfide A linhagem linfide no se divide em sries,como ocorre com a linhagem mielide. Existem apenas duas clulas precursoras : Linfoblasto : Clula precursora da linhagem linfide apresentando-se redonda ou oval. Normalmente ausente no sangue perifrico, encontrada,em condies normais,nos rgos linfides e na medula ssea. Pr-Linfcito : Esta clula,em condies normais,s encontrada nos rgos linfides e na medula ssea,o ncleo oval, ou levemente chanfrado,apresentando uma cromatina mais condensada que o linfoblasto; visualiza-se geralmente 1 nuclolo;o citoplasma basfilo,de tonalidade azul menos intenso que o citoplasma do linfoblasto,podendo apresentar escassa granulao primria. O linfcito apresenta ncleo e nuclolo (este visvel apenas ao microscpio eletrnico) e citoplasma pouco abundante,contendo poucas organelas na sua Superfcie. Encontram-se presentes imunoglobulinas,principalmente IgM nas clulas B. esta clula encontrada em condies normais nos rgos linfides, na medula ssea e no sangue perifrico. Morfologicamente apresentam-se nas formas de

pequeno e grande linfcito. Os linfcitos so os principais responsveis pela imunidade orgnica,realizando-se atravs dos linfcitos T ou dos linfcitos B. os linfcitos B so assim denominados por crescerem na medula ssea (osso em ingls bone). Quando estimulados,realizam a imunidade humoral,sintetizam anticorpos (imunoglobulinas e citocinas). Os linfcitos T so assim denominados por sofrerem estmulo da interleucina 7 (IL-7) para crescerem em timo. Aps estimulao so responsveis pela imunidade celular,realizada atravs da rejeio a enxertos,pelo fenmeno da hipersensibilidade retardada,pela destruio do vrus,fungos,clulas tumorais e bactrias intracelulares exercida por subpopulaes T. o plasmcito uma clula que circula com pouca freqncia no sangue perifrico.surge atravs de diferenciao do linfcito B. Apresenta ncleo excntrico ,com cromatina radiada,halo perinuclear,citoplasma basfilo e geralmente apresenta vacualizao citoplasmtica.

Hemograma O hemograma completo o laudo da anlise dos glbulos do sangue perifrico. Deve ser oferecido pelo laboratrio de anlises clnicas em uma forma padronizada devendo conter o: Eritrograma; Leucograma; Contagem de Plaquetas Alguns laboratrios de anlises clnicas no consideram a contagem de plaquetas como parte do hemograma. Para esses laboratrios para que o mdico obtenha o valor da contagem de plaquetas,o mesmo deve pedir hemograma e contagem de plaquetas,ou seja,especificando que deseja ter os dados de contagem de plaquetas. Eritrograma uma frao do hemograma que estuda a fisiologia e estrutura do eritrcito,clula responsvel pelo transporte e manuteno do estado funcional da hemoglobina. Avalia tambm o mecanismo de regulagem da eritropoese que pode ser alterado por diversas enfermidades. O eritrograma compreende : A contagem de hemcias,dosagem de hemoglobina,determinao do hematcrito; Clculo dos ndices hematimtricos Avaliao da morfologia eritrocitria Contagem global das hemcias Realiza-se a contagem global das hemcias por mm ou (nL) de sangue atravs de uma amostra de sangue diluda (1:200) em soluo conservadora de clulas (lquido isotnico : soluo citrato de sdio a 3,8% ou soluo cloreto de sdio a 0,85%) de

modo que evite lise dos eritrcitos. Nesta determinao podem ser utilizados os contadores automticos ou no hemocitmetro (cmara de Neubauer) para a tcnica manual de contagem. Aps o preenchimento da cmara de contagem,deixar em repouso por alguns minutos para sedimentao dos glbulos. Realizar a contagem das hemcias nos quadros do retculo central em objetiva de 40x . A contagem feita em cada um dos 5 quadrantes central do hemacitmetro e o valor multiplicado por 10.000. Considerando a diluio e a quantidade de clulas contadas,obtm-se o nmero de elementos por mm. O procedimento manual para a contagem global de eritrcitos bastante impreciso e trabalhoso. Requer tempo,experincia e controle atravs de contagens repetidas para a mesma amostra, por isto,este mtodo est em desuso. Indivduos gravemente anmicos requerem menor grau de diluio ou maior de retculo utilizada. Valores normais : Homens : 4.500.000 a 6.000.000 hemcias/mm Mulheres : 4.000.000 a 5.500.000 hemcias/mm Recm-nascidos : 5.500.000 a 7.000.000 hemcias/mm Interpretao : o nmero de hemcias por mm de sangue pode estar sujeito a uma variao fisiolgica que corresponde a uma oscilao de mais ou menos 5% em torno dos valores normais. Entretanto,podem ocorrer alteraes patolgicas com valores acima do normal (poliglobulias ou policitemias) ou abaixo (anemias,hipoglobulias e oligocitemias). As alteraes numricas podem ser seguidas de variaes de tamanho,forma e cor (relacionado ao contedo hemoglobnico). Dosagem da hemoglobina A hemoglobina o pigmento respiratrio do sangue,contido nas hemcias. encarregado do transporte de oxignio do pulmo para os tecidos e de dixido de carbono em sentido inverso. Em condies normais,menos de 1% da hemoglobina existe em estado oxidado (hemoglobina frrica,oxidada ou meta-hemoglobina) graas atividade de enzimas redutases, que mantm a hemoglobina o estado reduzido ativo. O mtodo mais usado na dosagem de hemoglobina o da Cianometemoglobina. Todas as tcnicas tm como princpio a lise dos eritrcitos com lquidos hipotnicos (a soluo diluidora padro o lquido de Drabkin). No mtodo da cianometemoglobina o objetivo a obteno da mesma para ser dosada no espectrofotmetro (reao bioqumica coloremtrica) ou nos aparelhos automticos eltricos (hemoglobinmetro). A diluio deve ser feita de 1:250. Tem por princpio bsico a oxidao do on ferroso (Fe++),da hemoglobina,oxiemoglobina e carboxiemoglobina, a ferro frrico (Fe+++),pelo ferricianeto de potssio [K3Fe(Cn)6],com formao de metemoglobina. Esta se combina com o cianeto de potssio (KCn) para produzir cianetometemoglobina. Tanto mtodos manuais como automticos seguem esse mtodo princpio. Este mtodo no capaz de mensurar a sulfemoglobina.

Valores normais :

Homens : 14,0 a 18,0g% Mulheres : 12,0 a 16,0g% Interpretao : A concentrao da hemoglobina oscila com a idade,sexo,altitude e hora do dia em que se faz a determinao. As mulheres apresentam taxa inferior dos homens por possurem um nmero menor de eritrcitos; nas grandes altitudes o teor aumenta;a variao diurna fisiolgica de cerca de 10%;durante a gestao o teor de hemoglobina cai um pouco. Patologicamente, a taxa de hemoglobina pode estar aumentada (hipercromemia) ou diminuda (hipocromemia). A hipercromemia ocorre nas condies que produzem policitemia (cardiopatias,intoxicao por CO2) e por hemoconcentrao (choque,queimaduras,desidratao e vmitos). A hipocromemia o carter distinto principal das anemias. Ocorrem nas anemias por hemorragias crnicas,tumores malignos,anemia perniciosa,ancilostomase,leucemias e pacientes aidticos. Determinao do hematcrito O valor do hematcrito reflete a massa total de clulas sangneas na unidade de volume. Uma vez que o nmero de hemcias predomina largamente sobre os demais elementos figurados (h normalmente 500 hemcias para cada leuccito e 30 minsculas plaquetas),o valor do hematcrito depende praticamente do volume ocupado pelos glbulos vermelhos,sendo portanto,de fundamental importncia no estudo das anemias e das policitemias. Dadas as grandes variaes observadas nos diversos estudos existentes, difcil estipular um valor timo do hematcrito nos diversos grupos etrios. A determinao do hematcrito consiste na obteno, em porcentagem,da concentrao das hemcias em dado volume de sangue no coagulado, mediante centrifugao em tubo apropriado em condies padronizadas. O volume de glbulos depositados depende da velocidade e do tempo de centrifugao, bem como do raio do centrifugado e da altura da coluna de sangue no tubo hematcrito. Determina-se,assim, a proporo entre a parte slida (hemcias) e a parte liquida (plasma) do sangue circulante ,expressa em porcentagem. O valor do hematcrito ou volume globular depende do nmero de hemcias presentes,mas tambm de sua forma e tamanho,acompanhando,paralelamente taxa de hemoglobina e a contagem global de hemcias. Valores Normais : Homem : 40 a 54% Mulher : 37 a 45% Recm-Nascido : 50 a 62% Interpretao : Normalmente o valor do hematcrito varia com o sexo e com a idade. Fisiologicamente encontra-se aumentado na gravidez e em altas altitudes. Patologicamente, encontra-se aumentado quando h uma hemoconcentrao (choques cirrgicos,traumatismos,queimaduras e desidratao) ou em caso de policitemias. Encontra-se diminudo em casos acompanhados de hidremia (proveniente de descompensao cardaca ou hiper-hidratao),em casos de hemorragias agudas e nas anemias.

Determinao dos ndices hematimtricos Conhecendo o nmero de eritrcitos, a quantidade de hemoglobina e o valor do hematcrito,podemos calcular os chamados ndices hematimtricos. Esses ndices so muito teis para caracterizar o tipo de anemia,porm devem ser complementados com o estudo morfolgico das hemcias para o diagnstico definitivo. Volume Corpuscular Mdio (VCM) o volume de cada eritrcito expresso em mcrons cbicos (3) ou fenolitro (fL= 10-15L),no devendo ser confundido com o volume globular. O VCM calculado dividindo-se o valor do hematcrito pelo nmero de hemcias como mostra a seguinte frmula :

Hct = Hematcrito E = Nmero de hemcias em milhes (duas primeiras casas das hemcias) Com a avaliao do tamanho das hemcias uma chave para o diagnstico de uma anemia,o VCM o mais importante dos ndices hematimtricos. Os atuais contadores automticos calculam o RDW (red distribution width) que o grau de anisocitose (variao do tamanho),obtido como desvio padro do VCM. Valores Normais : de 80 a 94 fL Interpretao: o VCM acima de 94fL indica macrocitose,enquanto que o VCM abaixo de 80fL. Nas anemias normocticas o VCM se encontra dentro da faixa normal. Sua alterao ocorre nas anemias hemolticas medular. A macrocitose ou microcitose so fundamentais na caracterizao das anemias,tanto que algumas so caracterizadas por macro ou micro,outras por normocticas. Mesmo quando o nmero de hemcias est normal,deve-se relatar o valor do VCM no resultado do hemograma,pois uma anormalidade do tamanho mdio das hemcias precede o aparecimento de anemias. Hemoglobina Corpuscular Mdia (HCM) A hemoglobina corpuscular mdia (HCM) o peso de hemoglobina na hemcia, e calculada pela diviso da hemoglobina pelo nmero de hemcias. O HCM determinado pela seguinte frmula :

Hb = Hemoglobina E = Nmero de hemcias em milhes (duas primeiras casas das hemcias)

O resultado expresso em picogramas (pg = 10 -12g). aparentemente a concentrao da hemoglobina no se altera,exceto em condies em que a sntese da hemoglobina est gravemente afetada. Valores Normais : de 27 a 34pg (picogramas) Interpretao : O HCM aumenta nos casos de macrocitose,indicando uma hipercromia. As anemias hipercrmicas so sempre macrocticas. O HCM diminudo indica hipocromia e pode ocorrer em normo,micro ou macrocitose.

Concentrao de Hemoglobina Corpuscular Mdia (CHCM) a concentrao de hemoglobina dos eritrcitos,expressa em porcentagem por unidade de volume. Portanto,exprime o grau de saturao de hemoglobina nas hemcias. Para encontrar esse ndice,divide-se o valor da hemoglobina pelo hematcrito atravs da seguinte frmula :

Hb = Hemoglobina Hct = Hematcrito Aparentemente uma hipocromia no se origina de uma concentrao de hemoglobina reduzida nas hemcias,mas sim da presena de hemcias mais finas e menores que o normal Valores Normais : de 33 a 38% Interpretao : Um CHCM baixo (hiposaturao) encontrado apenas em pacientes com sntese de hemoglobina muito prejudicada,como na anemia por deficincia de ferro muito severa ou na talassemia maior. Um CHCM alto (hipersaturao) no ocorre na prtica porque normalmente os eritrcitos esto saturados de hemoglobina ao mximo. Encontra-se um CHCM alto devido a um erro na dosagem de hemoglobina ou do hematcrito,ou numa paraproteinemia,acarretando uma super dosagem de hemoglobina. Avaliao Morfolgica A desigualdade de tamanho,de forma e de contedo hemoglobnico sugerem a presena de distrbios na produo das hemcias ou hemlise. Quando presente,estas alteraes combinadas s irregularidades das demais determinaes,constituem a base para o diagnstico hematolgico. Os eritrcitos com alteraes de forma so denominados de poiquilcitos (ou pecilcitos).

You might also like