You are on page 1of 4

Escola Secundria Jos Macedo Fragateiro

Cincias Fsico-Qumicas 7. ano


Teste Diagnstico
Nome: Turma: N. : Data: -

1. A gua essencial vida. No entanto, nem toda a gua prpria para o consumo humano. A gua doce, dos rios e lagos, no poluda e livre de slidos em suspenso, o tipo de gua que podemos consumir. Designase por gua potvel. A gua do mar no potvel: tem sais dissolvidos que a tornam imprpria para consumo. Nas regies prximas do mar, comum encontrarse outro tipo de gua imprpria para consumo: a gua salobra, que tem uma salinidade intermdia entre a da gua do mar e a da gua doce. Nas questes a) a c), seleciona a nica opo correta. a) mais provvel encontrar gua salobra em regies: (A) do interior, afastadas do mar. (B) de alta montanha. (C) prximas da costa martima. (D) prximas das cidades.

b) A contaminao da gua dos rios por parte de componentes prejudiciais sade designa-se por: (A) gua doce. (B) poluio. (C) gua salobra. (D) gua potvel.

c) A gua do mar uma soluo em que: (A) a gua solvente e os sais so solutos. (B) a gua e os sais so solutos. (C) a gua e os sais so solventes. (D) a gua soluto e os sais so solventes.

d) A gua um bem precioso, no entanto, frequentemente contaminada devido atividade humana. d1) Refere dois exemplos de atividade humana que possam provocar contaminao da gua.

d2) Refere dois exemplos de atitudes que cada pessoa, individualmente, possa tomar para minimizar a contaminao da gua.

2. O ciclo da gua fundamental para garantir o abastecimento de gua potvel aos ecossistemas. Se, numa dada regio, alguma das suas fases for interrompida, poder ser posta em risco a sobrevivncia de algumas espcies. Na figura seguinte, evidenciamse algumas das transformaes que ocorrem no decurso do ciclo da gua. Nas questes a) a c), seleciona a nica opo correta. a) A evaporao da gua dos mares encontra-se representada, na figura, pela letra: A. B. C. D.

b) A condensao do vapor de gua atmosfrico, que origina as nuvens, encontra-se representada, na figura, pela letra: A. B. C. D.

c) O escoamento da gua atravs dos rios e dos lenis freticos est representado, na figura, pela letra: A. B. C. D.

Teste diagnstico

d) Tanto a gua dos rios como a dos mares tem substncias dissolvidas, sobretudo minerais. d1) Explica, de forma sucinta, porque so importantes para a sade os minerais dissolvidos na gua potvel. d2) Considera a seguinte afirmao: Quando se dissolve um cristal de sal em gua, este desaparece, no se podendo obter novamente. Indica se a afirmao verdadeira ou falsa, justificando a tua opo.

3. Na figura ao lado representase graficamente a percentagem dos principais componentes da atmosfera. Da parcela representada por outros gases podem destacarse o rgon, o dixido de carbono e o vapor de gua. Nas questes a) a c), seleciona a nica opo correta. a) O componente principal do ar : (A) o azoto. (C) o rgon. (B) o oxignio. (D) o dixido de carbono.

b) Para alm da forma de vapor, a gua pode encontrar-se no planeta Terra: (A) nos estados lquido e gasoso. (B) nos estados slido e gasoso. c) O azoto um gs: (A) essencial na respirao dos animais. (B) que combustvel. (C) que existe na atmosfera em pequena quantidade. (D) que no participa nas combustes. (C) nos estados lquido e slido. (D) apenas no estado lquido.

d) O oxignio um gs fundamental nas combustes e na respirao dos animais. d1) Indica o nome dos dois gases que so libertados na respirao dos animais. d2) Para que ocorra uma combusto, para alm do oxignio, necessrio que exista um combustvel. Indica o nome de dois combustveis de que tenhas conhecimento. 4. O planeta onde vivemos denominase Terra e apenas um dos planetas do Sistema Solar. Nas questes a) a c), seleciona a nica opo correta. a) O astro mais brilhante do Sistema Solar : (A) a Lua. (B) o Sol. (C) a Terra. (D) uma estrela cadente.

b) O movimento que a Terra executa em torno de si prpria designa-se por: (A) movimento em linha reta. (C) movimento terrestre. c) A Lua : (A) um satlite natural da Terra. (C) um cometa. (B) uma estrela. (D) o astro central do Sistema Solar. (B) movimento de translao. (D) movimento de rotao.

d) Tal como a Terra, os planetas do Sistema Solar movem-se em torno do Sol. d1) Indica o nome de dois outros planetas do Sistema Solar.

d2) Indica o nome do movimento da Terra que origina as estaes do ano.

Teste diagnstico

FIM

You might also like