You are on page 1of 8

SIMULADO DE RACIOCNIO LGICO MATEMATICO FCC PROFESSOR FRANCISCO Trs amigos esto se vestindo para pular no Carnaval.

l. A camisa de um deles branca, a do outro azul e a do outro, verde. Eles usam short destas mesmas trs cores, mas somente Joo est com camisa e short da mesma cor. Nem a camisa e nem o short de Ivo so brancos. Luciano est com o short azul. Conclui-se que a) camisa de Joo azul e a de Ivo verde. b) a camisa de Joo branca e seu short branco. c) a camisa de Ivo azul e o short de Luciano verde. d) o short de Ivo azul e a camisa de Luciano branca. e) o short de Joo azul e o de Ivo branco. Um fabricante de leite estabelece a seguinte promoo: 3 caixas vazias do leite podem ser trocadas por uma caixa cheia desse mesmo produto. Cada caixa contm 1 litro. Comprando-se 11 caixas desse leite, a quantidade mxima, em litros, que pode ser consumida a) 13 b) 14 c) 15 d) 16 e) 17 A proposio funcional 'Para todo e qualquer valor de n, tem-se 6n < n + 8' ' ser verdadeira, se n for um nmero real a) menor que 8. b) menor que 4. c) menor que 2. d) maior que 2. e) maior que 3. Qual a negao da proposio 'Algum funcionrio da agncia P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos'? a) Todo funcionrio da agncia P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos. b) No existe funcionrio da agncia P do Banco do Brasil com 20 anos. c) Algum funcionrio da agncia P do Banco do Brasil tem mais de 20 anos. d) Nem todo funcionrio da agncia P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos. e) Nenhum funcionrio da agncia P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos.

Quatro casais divertem-se em uma casa noturna. So eles: Isabel, Joana, Maria, Ana, Henrique, Pedro, Lus e Rogrio. Em determinado momento, est ocorrendo o seguinte: . a esposa de Henrique no dana

com o seu marido, mas com o marido de Isabel; . Ana e Rogrio conversam sentados beira do bar; . Pedro toca piano acompanhando Maria que canta sentada ao seu lado; . Maria no a esposa de Pedro. Considere a(s) afirmativa(s) a seguir. I - Rogrio o marido de Ana. II - Lus o marido de Isabel. III Pedro o marido de Joana. Est(o) correta(s) somente a(s) afirmativa(s) a) I. b) I e II. c) II. d) II e III. e) III. Analise as afirmativas abaixo. I - A parte sempre cabe no todo. II - O inimigo do meu inimigo meu amigo. III - Um professor de matemtica afirma que todos os professores de matemtica so mentirosos. Do ponto de vista da lgica, (so) sempre verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s) a) I. b) I e II. c) I e III. d) II. e) III. Com o objetivo de preservar a espcie durante o perodo reprodutivo, determinado municpio estabeleceu um limite de pesca de camaro que dizia o seguinte: permitida a pesca de 3 kg de camaro e mais um camaro, no podendo haver mais do que 12 camares com medida superior a 15 cm. Considere que uma pessoa pesque oito camares, todos com medida superior a 15 cm. Analise os procedimentos a seguir para decidir se essa pescaria est dentro do limite permitido. I - Verificar se a soma dos pesos de todos menos o peso do mais pesado no ultrapassa 3 kg. II - Verificar se a soma dos pesos de metade deles no ultrapassa 1,5 kg. III - Verificar se a soma dos pesos de metade deles mais o peso do mais pesado ultrapassa 1,5 kg. (So) eficaz(es) APENAS o(s) procedimento(s) a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.

Considere a proposio composta 'Se o ms tem 31 dias, ento no setembro'. A proposio composta equivalente

a) O ms tem 31 dias e no setembro'. b) O ms tem 30 dias e setembro'. c) Se setembro, ento o ms no tem 31 dias'. d) Se o ms no tem 31 dias, ento setembro'. Em uma empresa com 200 funcionrios, 60% deles so homens. Desses homens, 55% so casados. Sabese ainda que a porcentagem de mulheres no casadas nessa empresa 25%. A razo entre as quantidades de homens casados e de mulheres casadas a) 1,2. b) 1,8. c) 1,5. d) 2,0. e) 1,1. Em uma empresa com 200 funcionrios, 60% deles so homens. Desses homens, 55% so casados. Sabese ainda que a porcentagem de mulheres no casadas nessa empresa 25%. Com relao ao total de funcionrios, a porcentagem de homens no casados nessa empresa a) 21%. b) 27%. c) 40%. d) 35%. e) 45%. A soma de dois nmeros inteiros 17, e o produto deles vale 52. A diferena entre esses nmeros a) 9. b) 8. c) 10. d) 12. e) 11. Cinco mquinas com a mesma capacidade de trabalho enchem 30 garrafas de 250 mL em 12 minutos. Trs dessas mquinas sero utilizadas para encher 15 garrafas de 500 mL. Para realizar essa tarefa, sero necessrios a) 18 minutos. b) 24 minutos. c) 20 minutos. d) 15 minutos. e) 30 minutos.

Uma pesquisa de opinio foi realizada com 50 pessoas. Essa pesquisa procurava saber que veculos de comunicao (jornal, rdio ou televiso) essas pessoas utilizam para tomar conhecimento das notcias

diariamente. Aps a pesquisa, descobriu-se que: 41 pessoas utilizam televiso; 33 pessoas utilizam jornal; 30 pessoas utilizam rdio; 29 pessoas utilizam televiso e jornal; 25 pessoas utilizam televiso e rdio; 21 pessoas utilizam jornal e rdio; 18 pessoas utilizam os trs veculos. A quantidade de pessoas que no utilizam nenhum dos trs veculos a) 4. b) 1. c) 0. d) 2. e) 3. Considere a sequncia numrica (1, 4, 5, 9, 14, 23, ...). O primeiro nmero dessa sequncia a ter 3 algarismos a) 157. b) 116. c) 135. d) 121. e) 149. Em um saquinho h balas. Quinze delas so de coco. As balas de mel correspondem a 55% do total de balas no saquinho. As 12 restantes so de tamarindo. Quantas balas h no saquinho? a) 54. b) 33. c) 48. d) 60. e) 63.

O silogismo uma forma de raciocnio dedutivo. Na sua forma padronizada, constitudo por trs proposies: as duas primeiras denominam-se premissas e a terceira, concluso. As premissas so juzos

que precedem a concluso. Em um silogismo, a concluso consequncia necessria das premissas. So dados 3 conjuntos formados por 2 premissas verdadeiras e 1 concluso no necessariamente verdadeira. I: Premissa 1= Nenhuma mulher tabagista. Premissa 2= Algumas mulheres so atletas. Concluso= H atletas no tabagistas. II: Premissa 1= Alguns homens so tabagistas. Premissa 2= Alguns tabagistas so mdicos. Concluso= Alguns homens so mdicos. III: Premissa 1= Todo engenheiro atleta. Premissa 2= Se algum atleta, ento engenheiro. Concluso= No existem atletas que no sejam engenheiros. Assinale: a) se somente o conjunto I for silogismo. b) se somente o conjunto II for silogismo. c) se somente o conjunto III for silogismo. d) se somente os conjuntos I e III forem silogismos. e) se somente os conjuntos II e III forem silogismos.

Josu e Natanael receberam, cada um, um texto para digitar. Sabe-se que: - no momento em que Josu iniciou a digitao das pginas de seu texto, Natanael j havia digitado 5 pginas do dele; - a cada 15 minutos, contados a partir do incio da digitao de Josu, Natanael digitou 2 pginas e Josu 3. Nessas condies, a quantidade de pginas que Josu dever digitar para igualar quela digitada por Natanael um nmero. a) menor que 16. b) primo. c) quadrado perfeito. d) divisvel por 4. e) maior que 25. Oito carros, de marcas e cores distintas, esto alinhados, lado a lado, aguardando o momento da largada para a disputa de uma corrida. Considere as seguintes informaes: - o Volkswagen est entre os carros vermelho e branco; - o carro branco o primeiro esquerda do Honda; - o Audi o segundo carro esquerda do Volkswagen e o primeiro direita do carro azul; - o Subaru est imediatamente ao lado do de cor preta e no tem carro sua direita; - o carro preto est entre o Subaru e o de cor amarela; - o Fiat est esquerda do carro verde e no tem carro sua esquerda; - direita do carro verde est o Chevrolet; - o Honda o segundo carro direita do de cor creme e o segundo carro esquerda do de cor marron; - o Renault o segundo carro esquerda do Ford. Com base nessas informaes, correto afirmar que as cores dos carros das marcas Ford, Renault e Volkswagen so, respectivamente, a) verde, branca e azul. b) preta, creme e amarela. c) preta, branca e creme. d) branca, creme e verde. e) amarela, vermelha e creme.

Em uma campanha de doao de livros, x pessoas receberam 4 livros, e y pessoas receberam 3 livros, sendo x e y nmeros inteiros e positivos. Se foram distribudos 100 livros, ento, as possibilidades diferentes para x + y so em nmero de a) 6 b) 7 c) 8 d) 9 e) 10 Considere as seguintes afirmaes: - Todo escriturrio deve ter noes de Matemtica. - Alguns funcionrios do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo so escriturrios. Se as duas afirmaes so verdadeiras, ento correto afirmar que: a) Todo funcionrio do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo deve ter noes de Matemtica. b) Se Joaquim tem noes de Matemtica, ento ele escriturrio. c) Se Joaquim funcionrio do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo, ento ele escriturrio. d) Se Joaquim escriturrio, ento ele funcionrio do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo. e) Alguns funcionrios do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo podem no ter noes de Matemtica. Ao saber que alguns processos deviam ser analisados, dois Analistas Judicirios do Tribunal Regional do Trabalho - Sebastio e Johnny - se incumbiram dessa tarefa. Sabe-se que: - dividiram o total de processos entre si, em partes inversamente proporcionais a seus respectivos tempos de servio no Tribunal: 15 e 5 anos; - Sebastio levou 4 horas para, sozinho, analisar todos os processos que lhe couberam, enquanto que, sozinho, Johnny analisou todos os seus em 6 horas. Se no tivessem dividido o total de processos entre si e trabalhassem simultaneamente em processos distintos, quanto tempo seria necessrio at que todos os processos fossem analisados? a) 5 horas e 20 minutos. b) 5 horas. c) 4 horas e 40 minutos. d) 4 horas e 30 minutos. e) 4 horas.

Certo dia, cinco Agentes de um mesmo setor do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo ? Amarilis, Benivaldo, Corifeu, Divino e Esmeralda ? foram convocados para uma reunio em que se discutiria a implantao de um novo servio de telefonia. Aps a realizao dessa reunio, alguns funcionrios do setor fizeram os seguintes comentrios: - 'Se Divino participou da reunio, ento Esmeralda tambm participou'; - 'Se Divino no participou da reunio, ento Corifeu participou'; - 'Se Benivaldo ou Corifeu participaram, ento Amarilis no participou'; - 'Esmeralda no participou da reunio'. Considerando que as afirmaes contidas nos quatro comentrios eram verdadeiras, pode-se concluir com certeza que, alm de Esmeralda, no participaram de tal reunio a) Amarilis e Benivaldo. b) Amarilis e Divino. c) Benivaldo e Corifeu. d) Benivaldo e Divino. e) Corifeu e Divino. Considere a sucesso dos nmeros naturais mltiplos de 3, dispostos na seguinte forma: 0, 3, 6, 9, 1 2, 1 5, 1 8, 2 1, 2 4, 2 7, 3 0, 3 3, 3 6, 3 9 . . . Nessa sucesso, o algarismo que deve ocupar a 126 posio a) 6 b) 0 c) 1 d) 5 e) 3 Em uma empresa o tempo gasto para operrios dobrarem lonas retangulares diretamente proporcional rea de cada lona. Sabe-se que 2 operrios gastam 24 s para dobrar uma lona de 6 m. O tempo gasto para 3 operrios dobrarem uma lona cuja largura o dobro da largura da lona anterior e o comprimento o qudruplo do comprimento da lona anterior a) 4min36s. b) 3min24s. c) 2min38s. d) 2min08s. e) 1min54s. Assinale a alternativa que substitui corretamente a interrogao na seguinte sequncia numrica: 8 12 24 60 ? a) 56 b) 68 c) 91 d) 134 e) 168

Se os funcionrios de certa empresa consomem, em mdia, a gua de 2,4 garrafes a cada 2 dias, quantos dias espera-se que eles levariam para consumir a gua de 36 garrafes, todos com a mesma capacidade do primeiro? a) 28 b) 30 c) 35 d) 36 e) 40

You might also like