You are on page 1of 25

P R O V A S D A 2 S RI E D O E N S I N O M D I O

Nmero de questes: 68
ATENO:

Dura o: 4 horas

Todas as questes so de mltipla escolha. Cada questo apresenta cinco alternativas para resposta, das quais apenas uma correta. Preencha, na FOLHA DE RESPOSTAS (folha de leitura ptica), o espao correspondente alternativa escolhida, utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta.

I LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA


TEXTO I

1. proposta do simbolismo expressar o mundo interior, intuitivo, antilgico e antiracional. A dor existencial de que tratam os quadrinhos acima encontra-se presente na estrofe simbolista: a) Quando Ismlia enlouqueceu, Ps-se na torre a sonhar... Viu uma lua no cu, Viu outra lua no mar. b) Anda em mim, soturnamente, Uma tristeza ociosa, Sem objetivo, latente, Vaga, indecisa, medrosa. c) E enquanto a mansa tarde agoniza, Por entre a nvoa fria do mar Toda a minhalma foge na brisa; Tenho vontade de me matar. d) Hoje, segues de novo... Na partida Nem o pranto os teus olhos umedece, Nem te comove a dor da despedida. e) Quando em meu peito rebentar-se a fibra Que o esprito enlaa dor vivente, No derramem por mim nem uma lgrima Em plpebra demente.

TEXTO II Choro
Rubem Braga

Eram todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro e uma cabaa. Juntaram-se na varandinha de uma casa abandonada e ali ficaram chorando valsas, repinicando sambas. E a gente veio se ajuntando, calada, ouvindo. Algum mandou no botequim da esquina trazer cerveja e cachaa. E em p na calada, ou sentados no cho da varanda, ou nos canteiros do jardinzinho, todos ficamos em silncio ouvindo os negros. Os que ouviam no batiam palmas nem pediam msica nenhuma; ficavam simplesmente bebendo em silncio aquele choro, o floreio do clarinete, o repinicado vivo e triste da viola. S essa msica que nos arrasta e prende, nos d alegria e tristeza, nos leva a outras noites de emoes e grtis. Ainda h boas coisas grtis, nesta cidade de coisas to caras e de tanta falta de coisas. Grtis um favor dos negros. Alma grtis, poesia grtis, duas horas de felicidade grtis sim, s da gente do povo podemos esperar uma coisa assim nesta cidade de ganncia e de injustia. S o pobre tem tanta riqueza para dar de graa.
Texto adaptado de BRAGA, Rubem. Um p de milho. 5 ed., Rio de Janeiro: Record, 1993, pp. 104-105.

2. O texto acima , do incio ao fim, repleto de imagens, conforme atestam os trechos que se seguem, com EXCEO de: a) b) c) d) Eram todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro e uma cabaa. ... e ali ficaram chorando valsas, repinicando sambas. Algum mandou no botequim da esquina trazer cerveja e cachaa. ... ficavam simplesmente bebendo em silncio aquele choro, o floreio do clarinete, o repinicado vivo e triste da viola. e) Alma grtis, poesia grtis, duas horas de felicidade grtis... 3. No texto II, observa-se que o discurso do cronista Rubem Braga apresenta procedimentos relacionados ora com a descrio, ora com a narrao, ora com a dissertao. A linguagem empregada de forma argumentativa, conforme convm dissertao, ocorre em: a) ... sim, s da gente do povo podemos esperar uma coisa assim nesta cidade de ganncia e de injustia. S o pobre tem tanta riqueza para dar de graa. b) Algum mandou no botequim da esquina trazer cerveja e cachaa. c) Os que ouviam no batiam palmas nem pediam msica nenhuma; d) Juntaram-se na varandinha de uma casa abandonada... e) Eram todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro e uma cabaa. 4. As afirmativas abaixo relacionam-se com o texto Choro . Todas so verdadeiras, com EXCEO de: a) A riqueza de elementos do universo musical tais como o clarinete, a viola, o pandeiro e a cabaa reflete a relao desses elementos com a cultura negra. b) A referncia ao vocbulo choro traz simultaneamente a idia de desabafo, atravs de lgrimas derramadas e de choro como estilo musical de carter sentimental. c) A dor vivida suavizada pela presena dos amigos e pela msica. d) No texto, percebem-se reflexes sobre a poltica social e o modo de viver do brasileiro. e) O autor ressalta que, na cidade, apesar de tantas coisas caras, ainda h muitas coisas grtis em favor dos negros.
2

5. Leia atentamente as estrofes abaixo: I. Sua firme elegncia. Sua fora contida. O poeta da ode um cavalo de circo. II. Mas que na forma se disfarce o emprego Do esforo; e a trama viva se construa De tal modo, que a imagem fique nua, Rica mas sbria, como um templo grego. III. Gastei uma hora pensando um verso que a pena no quer escrever. No entanto ele est c dentro inquieto, vivo. A linguagem clara e objetiva da poesia parnasiana traduz a conteno dos sentimentos e a perfeio formal que orientam o parnasianismo. Esses aspectos esto presentes apenas na(s) estrofe(s): a) I b) II c) III d) I e II e) I e III

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

TEXTO III O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescncia. Pois, senhor, no consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto igual, a fisionomia diferente. Se s me faltassem os outros, v; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna tudo. O que aqui est , mal comparando, semelhante pintura que se pe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hbito externo, como se diz nas autpsias; o interno no agenta tinta. Uma certido que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos, como todos os documentos falsos, mas no a mim. Os amigos que me restam so de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos-santos.
MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro . 29 ed., So Paulo: tica, 1995, p. 14 (Srie Bom Livro).

6. Sobre o emprego dos conectores (conjunes) destacados no texto, pode-se afirmar: I. e (linha 1) liga dois propsitos que ocorrem numa situao simultnea. II. mas (linha 4) estabelece uma relao semntica de oposio em relao idia presente em um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde;. III. como (linha 6) um marcador de comparao entre a tinta e a idade do narrador. Est(o) correta(s) apenas: a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

7. Em relao ao texto III, retirado do romance Dom Casmurro, NO correto afirmar: a) Com a frase O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescncia. , o narrador revela a inteno de escrever suas memrias. b) A frase Pois, senhor, no consegui recompor o que foi nem o que fui. remete apenas tentativa, do narrador, de recuperar a companhia de Capitu. c) Com a frase o interno no agenta tinta. , o narrador afirma o seu fracasso em tentar restaurar a experincia vivida na adolescncia. d) O texto marcado pela introspeco psicolgica, uma vez que o conhecimento do personagem provm de seus conflitos e vivncias interiores. e) A frase Os amigos que me restam so de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos-santos. revela a solido de Dom Casmurro, cujos antigos amigos j morreram.
3

8. A circunstncia expressa pela orao sublinhada em: Abatido o animal, vinha a vindita e a reao do indgena e, finalmente, a guerra. tambm ocorre na(s) orao(es) destacada(s) abaixo. I. Quando Ismlia enlouqueceu, ps-se na torre a sonhar... II. ...se o rosto igual, a fisionomia diferente. III. Gastei uma hora pensando um verso que a pena no quer escrever. No entanto ele est c dentro inquieto, vivo. Essa circunstncia verifica-se apenas em: a) I b) I e II c) II TEXTO IV 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 O Serto paraibano seria tambm invadido e semeado de sesmarias na segunda metade do sculo XVII por entradas que partiam do Leste, com Teodsio de Oliveira Ledo, e por outras vindas do Sul que ocupam o alto curso do Rio Piranhas e a bacia do Rio do Peixe. A influncia paraibana penetrava os Cariris Velhos at o Boqueiro e da se estendia a Tapero, enquanto a baiana e paulista atingia as reas drenadas pelo Pianc e pelo Piranhas... Os vrios grupos indgenas que dominavam as caatingas sertanejas no podiam ver com bons olhos a penetrao do homem branco que chegava com gado, escravos e agregados e se instalava nas ribeiras mais frteis. Construa casas, levantava currais de pau-a-pique e soltava o gado no pasto, afugentando os ndios para as serras ou para as caatingas dos interflvios, onde havia falta d'gua durante quase todo o ano. Vivendo na idade da pedra, retirando o sustento principalmente da caa e da pesca, o indgena julgava-se com o direito de abater os bois e cavalos dos colonos, como fazia com qualquer outra caa. Abatido o animal, vinha a vindita e a reao do indgena e, finalmente, a guerra. Guerra que provocou o devassamento do interior e que se concluiu com o aniquilamento de poderosas tribos e com o aldeamento dos remanescentes. Guerra que possibilitou a ocupao, pela pecuria, do Cear, do Rio Grande do Norte, e de quase toda a Paraba. Vrias extenses foram incorporadas economicamente colnia portuguesa, passando a fornecer os animais de trabalho e a carne s reas mais povoadas da Mata pernambucana e do Recncavo Baiano. O sistema de criao era o mesmo encontrado no Agreste; apenas aqui as extenses eram maiores, as fazendas mais importantes, possuindo at, algumas delas, mais de 5.000 cabeas de gado; as secas eram mais rigorosas, provocando grandes prejuzos aos criadores, e as comunicaes com o litoral mais difceis devido s imensas distncias.
ANDRADE, M. C. A terra e o homem no nordeste. Contribuio ao estudo da questo agrria no nordeste. 5 ed., So Paulo: Atlas, 1986, pp. 149-150.

d) II e III

e) III

9. Lendo-se atentamente o texto IV, fcil perceber que trata de lutas ocorridas entre brancos e ndios, por ocasio do povoamento das terras brasileiras. Esse tema tambm foi explorado pelo indianismo romntico. H, no entanto, entre esse texto e aqueles produzidos pelo indianismo romntico significativa diferena. Esta diferena marcada sobretudo pela I. presena do mito do bom selvagem nos textos produzidos pelo romantismo brasileiro. II. representao de nossas razes histricas por meio da idealizao do ndio nos textos romnticos. III. pretenso romntica de atribuir ao ndio o papel de heri nacional. Est(o) correta(s): a) apenas I e II b) apenas II
4

c) apenas III d) apenas II e III

e) todas

10. Em A influncia paraibana penetrava os Cariris Velhos at o Boqueiro [..] , o termo em destaque , sintaticamente, igual ao termo sublinhado na orao: a) O sistema de criao era o mesmo encontrado no Agreste, (...) . b) Abatido o animal, vinha a vindita... . c) Vrias extenses foram incorporadas economicamente colnia portuguesa, (...) . d) ... as secas eram mais rigorosas, provocando grandes prejuzos aos criadores, (...) . e) Os vrios grupos indgenas que dominavam as caatingas sertanejas... .

II GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL


11. No texto IV, na pgina 4, o autor destaca a regio do serto da Paraba, onde so ressaltados os grupos indgenas que se relacionavam historicamente com a natureza de forma primitiva. A chegada do homem branco, de escravos e de agregados, trouxe, como conseqncia para o habitat indgena, a) um processo pacfico de aculturao, ou seja, uma fcil assimilao dos valores e atitudes tnico-culturais dos colonizadores. b) um aumento da produo agrria nas terras dos ndios, devido utilizao de novas tcnicas trazidas pelos colonizadores. c) um enriquecimento cultural para a nao indgena, em razo de seu contato com grupos humanos civilizados. d) um processo de decadncia da civilizao indgena, resultando num quase extermnio de seu grupo tnico, surgindo assim, novas formas de utilizao do solo. e) um processo negativo para os ndios, que foram confinados s margens dos rios. 12. Ainda no texto IV, ao abordar a formao do territrio colonial, o autor assinala o papel das entradas no processo de ocupao do Nordeste no sculo XVII. Com relao produo econmica das regies do serto e do agreste da Paraba, essas entradas resultaram no (a) a) desenvolvimento da pecuria intensiva que ocupava todos os solos nas reas dos interflvios. b) desenvolvimento da pecuria do tipo extensiva, para abastecer o litoral com produtos provenientes dessa atividade. c) desenvolvimento da pecuria no agreste que proporcionou o surgimento das secas, devido s grandes extenses das propriedades agrcolas. d) ocupao da caatinga apenas com a agricultura de subsistncia, para concorrer com a agricultura comercial da zona da mata litornea. e) aumento da produo pecuria, devido utilizao da mo-de-obra indgena. 13. A rea de Livre Comrcio das Amricas ALCA, cuja implantao est prevista para o ano 2005, faz parte de uma estratgia dos EUA de integrao econmica do continente. A resistncia do Brasil em se integrar, nesse projeto, deve-se principalmente (ao): a) gesto poltica e econmica da ALCA sob a liderana dos EUA, resultando no aumento do grau de dependncia econmica do Brasil e das suas desigualdades sociais. b) exclusividade da poltica de exportaes que ser dirigida apenas ao mercado da unio europia. c) excluso dos pases do cone sul, por pertencerem ao Mercosul. d) uso exclusivo da Amaznia brasileira para a implantao de novas indstrias multinacionais. e) possibilidade de excluso da Amrica Central, desse bloco econmico, devido ao seu limitado mercado consumidor e pobreza generalizada.
5

14. Os problemas relacionados com a quantidade de gua disponvel nas reas continentais decorrem de projetos de irrigao e fornecimento de gua para os centros urbanos, que drenam quantidades enormes de gua dos rios, riachos e lenis subterrneos, a nveis que excedem em muito o reabastecimento natural, alterando as reservas de gua doce.
(MOREIRA, Igor. O Espao Geogrfico. So Paulo: tica, 1998, p. 235).

Com base no texto, correto afirmar: a) O aumento das enchentes causadas pelo desmatamento eleva os nveis dos rios e das reservas de gua a serem utilizadas nas estaes do ano com menor pluviosidade. b) O processo de urbanizao no mundo reduziu as catstrofes provocadas pelas enchentes, mantendo a gua de superfcie e da atmosfera em nveis considerados regulares para o abastecimento. c) O ndice de gua doce disponvel, no mundo, de acordo com as informaes gerais abordadas pela geografia, muito alto, logo no h porque se preocupar com esse recurso renovvel. d) O uso intensivo de gua doce, apesar de tratar-se de um recurso renovvel, gera na sociedade o medo da escassez desse lquido, agravado pelos problemas do desperdcio, da poluio e do alto custo para a sua reciclagem. e) Os pases ricos, como os EUA, no desperdiam gua, ficando assim de fora de uma possvel ameaa da escassez desse recurso.

15. No grfico a seguir, esto caracterizadas as zonas fisiogrficas do Estado da Paraba, num corte longitudinal, seguindo a direo leste(E)-oeste(W).

Adaptado de CLEROT, L. 30 anos de Paraba , 1969, p. 79.

Sobre essas zonas fisiogrficas, correto afirmar: a) A zona do alto serto (5) apresenta a mais baixa pluviosidade e o maior contingente populacional do Estado, resultando numa baixa produo agrcola nesta regio. b) A zona do litoral (1), caracterizada pelos altos ndices pluviomtricos, responsvel pela intensa atividade de minerao de metais pesados, resultando numa baixa densidade demogrfica. c) A zona do brejo (3) que, no grfico, apresenta altitudes maiores, responsvel pelas mais elevadas temperaturas e menores ndices pluviomtricos. d) A zona do Cariri (4) climaticamente semi-rida, onde predomina a agricultura comercial, destacando-se o cultivo da cana-de-acar e a inexistncia da atividade mineradora. e) A zona do litoral (1) apresenta um alto ndice de pluviosidade e uma concentrao da atividade canavieira, alm de constituir-se na regio mais urbanizada e de maior densidade demogrfica do Estado.
6

Relacionando a informao acima com o mapa, correto afirmar que

a) as caractersticas scio-econmicas dos espaos, que no esto inseridos nas reas susceptveis desertificao, diferenciam-se destas apenas devido sua localizao geogrfica. b) alm da localizao geogrfica, contribuem para acelerar o processo de desertificao da rea em destaque o uso inadequado do solo, as prticas agropecurias e as atividades de minerao. c) o fator pluviosidade o determinante do processo de desertificao da rea em destaque, onde se verificam as menores mdias pluviomtricas anuais da Regio Nordeste. d) o processo de desertificao da rea, em destaque, decorre da intensa urbanizao e das agresses ao ambiente provocadas pelas atividades urbano-industriais. e) as reas que compem a regio sertaneja apresentam processos evidentes de desertificao, em razo de sua distncia em relao regio amaznica e de sua baixa pluviosidade. 17. Nos ltimos anos, o Brasil passou por um processo de transio demogrfica que provocou, dentre outras mudanas, uma nova estrutura da populao, conforme demonstra o grfico ao lado. Com base nessas informaes, correto afirmar:
Adaptado de MAGNOLI, D. e ARAJO, R. Projeto de Ensino de Geografia. Geografia do Brasil, p. 191.

a) Os dados referentes s taxas de natalidade, em relao aos perodos 1940/50 e 1990/95, apontam para uma tendncia de aumento crescente, mantendo-se o contingente de populao jovem no pas. b) O envelhecimento da populao brasileira resulta, exclusivamente, das taxas de mortalidade, cuja tendncia predominante a de reduo constante. c) O crescimento vegetativo, no atual ritmo de desacelerao demogrfica, levar a um gradativo envelhecimento da populao brasileira. d) A relao natalidade versus mortalidade aponta para uma tendncia de aumento contnuo e progressivo da populao brasileira. e) A tendncia de aumento constante das taxas de natalidade da populao brasileira, nos ltimos anos, aponta para um equilbrio entre a populao idosa e a jovem.
7

MAGNOLI, D. e ARAJO, R. Projeto de Ensino de Geografia. Geografia do Brasil, p. 69.

16. A regio semi-rida do Nordeste do Brasil, representada no mapa ao lado, onde predomina a caatinga, constitui um ecossistema ecologicamente frgil e propenso desertificao.

18. O grfico ao lado apresenta a evoluo da distribuio relativa (%) da fora de trabalho industrial, no Brasil, segundo as regies, bem como traduz a prpria distribuio das indstrias no pas.
MAGNOLI, D. e ARAJO, R. Projeto de Ensino de Geografia. Geografia do Brasil, p. 108.

De acordo com o grfico, correto afirmar: a) A concentrao da indstria brasileira na regio Sudeste representa uma desigualdade na distribuio industrial do pas. Entretanto, a tendncia apresentada, nos ltimos anos, revela uma lenta diminuio dessa concentrao em favor de outras regies. b) O crescimento da indstria brasileira na regio Sudeste, na dcada 85-95, resulta na ampliao da concentrao industrial nesta regio. c) A desigualdade na distribuio da indstria brasileira tende a se ampliar a cada ano, em todas as regies, favorecendo cada vez mais a regio Sudeste. d) A Regio Sudeste, antes a mais industrializada, apresenta atualmente uma tendncia desindustrializao, pois a sua participao relativa no processo industrial brasileiro decresce a cada ano. e) A Regio Norte possui um parque industrial inexpressivo, em razo de se tratar da extensa regio da floresta amaznica, com baixssimos ndices de povoamento.

III HISTRIA GERAL E DO BRASIL


19. Na linha 16 do texto IV, na pgina 4, o autor se refere a aniquilamento e aldeamento dos indgenas por parte dos colonizadores. Sobre estes aspectos, pode-se afirmar: I. O sistema de aldeamento foi criado pelos jesutas para intensificar os seus esforos de converso religiosa junto aos indgenas. II. O aniquilamento dos indgenas deu-se, tambm, por meio do contgio de algumas doenas europias. III. A conquista dos povos nativos das Amricas Portuguesa e Espanhola realizouse sem conflitos e sem resistncias. Est(o) correta(as): a) apenas I e II b) apenas I e III c) apenas II e III d) apenas I e) todas

20. Ainda no texto IV, o autor refere-se importncia da criao de gado no processo de ocupao do interior do Nordeste brasileiro. Essa atividade econmica NO teve como objetivo: a) fornecer carne e fora motriz para as atividades do engenho de acar. b) atender a demanda de carne das regies mineradoras. c) fornecer a carne seca ( carne do Cear ), resolvendo o problema da conservao. d) implantar o assalariamento, utilizando-se de mo-de-obra livre e branca. e) favorecer a interiorizao por meio do sistema extensivo de criao.
8

21. O Renascimento Cultural, movimento artstico e intelectual europeu dos sculos XV e XVI, marcou a passagem da mentalidade medieval para a mentalidade moderna. Dentre as alternativas abaixo, identifique a que NO corresponde ao Renascimento Cultural: a) b) c) d) e) A A A A A retomada dos valores da cultura clssica do mundo greco-romano. recusa das idias racionalistas em defesa da preservao da f religiosa. substituio da explicao teocntrica da realidade pelo antropocentrismo. valorizao do indivduo atravs do estmulo liberdade artstica. identificao da Idade Mdia como poca de trevas e barbarismo cultural.

22. Em maro de 1633, o forte dos Reis Magos, no Rio Grande do Norte, foi conquistado. Posteriormente, foi a vez do forte de Afogados e da regio da Vrzea, principal centro de plantio de cana em Pernambuco. Em dezembro de 1634, aps trs tentativas consecutivas, foi conquistado o forte do Cabedelo, abrindo caminho para a cidade de Filipia, hoje Joo Pessoa, na Paraba. Este foi mais um momento importante para a consolidao do domnio holands no Nordeste.
(MENEZES, Mozart V. de. e GONALVES, Regina C. O Domnio Holands no Brasil . 1630-1654. So Paulo: FTD, 2002, pp. 24-25).

Sobre a presena dos holandeses no Nordeste do Brasil, correto afirmar que a) preservaram a estrutura jurdica existente, permitindo aos colonos agirem de acordo com seus interesses particulares. b) iniciaram uma perseguio religiosa a catlicos e judeus, determinando que o calvinismo seria a religio permitida. c) impuseram aos senhores de engenho a recuperao de seus canaviais, oferecendo-lhes, para isso, forte apoio militar. d) contrataram vrios artistas e intelectuais para retratar a natureza, estudar as doenas tropicais e embelezar as cidades. e) provocaram uma grave crise de alimentos ao determinarem que as terras deveriam ser utilizadas apenas para o plantio da cana-de-acar. 23. A Revoluo Industrial, na Inglaterra, iniciada na segunda metade do sculo XVIII, caracterizou-se por uma srie de invenes que modificaram a produo econmica, os transportes e as comunicaes, acelerando o crescimento das cidades e a formao de novos setores sociais, provocando a substituio do trabalho artesanal pelo trabalho assalariado. Correspondem Revoluo Industrial os conceitos histricos abaixo: a) b) c) d) e) Casas de Trabalho / Sistema de Corvias. Revoluo Comercial / Sociedades Secretas. Classes Perigosas / Sistema de Trs Campos. Movimento Operrio / Jacqueries Camponesas. Sistema de Fbrica / Proletariado.

24. O texto a seguir uma carta escrita na Frana em 1767 pelo senhor Rohan-Chabat:

(...) vosso sogro nasceu rendeiro e campons das terras de Jarnac; ele no pode se subtrair; sem autorizao do rei, nosso senhor comum, ao mais leve direito imposto, desde sculos pelos antigos possuidores da terra que seus pais cultivaram (...) Deve saber tambm que lhe acontecer uma desgraa, a ele e a todos com quem se juntar.
OSTERMAN, Nilse W. e KUNZE, Iole C. s armas cidados . So Paulo: Atual, 1995, p. 20.

A carta demonstra que a) os nobres eram solidrios com os milhes de camponeses submetidos misria, s vsperas da Revoluo Francesa. b) os camponeses eram ameaados por uma aristocracia agrria que dominava os senhorios rurais no Antigo Regime. c) o rei era tratado como um senhor, entre outros, possuindo tanto poder sobre os camponeses quanto os bares, condes e lideranas regionais. d) a Revoluo Francesa havia garantido a liberdade ao cidado e era impossvel ao senhor o controle de seus camponeses. e) a vida social no Antigo Regime era marcada pelo aconselhamento que garantia a solidariedade entre as classes.

25. O fim da Era Napolenica implicou em novas relaes internacionais e coincidiu com o questionamento dos domnios coloniais das grandes naes europias. Sobre o mundo poltico ocidental, aps o Congresso de Viena, correto afirmar: a) A Revoluo liberal do Porto possibilitou um afrouxamento do controle metropolitano portugus sobre o Brasil. b) As monarquias buscaram restaurar a ordem geo-poltica imperialista que tinha sido instalada por Napoleo Bonaparte. c) A Santa Aliana implicava num exrcito transnacional com a finalidade de combater as ameaas internas da Europa e as independncias na Amrica. d) A dissociao entre questes de f e razes de Estado foi pilar bsico da ideologia da Santa Aliana. e) A conjuntura foi favorvel Frana, pois possibilitou a delimitao do seu territrio e a ascenso de uma Monarquia que empreendeu reformas populares.

10

26. Observe a iconografia e leia o texto referente Igreja de So Francisco em Joo Pessoa:

Descrio do teto da nave principal da Igreja de So Francisco: Em nuanas de cores e formas (...) esto ressaltadas figuras de Papas, Cardeais, Bispos, Anjos e um sobrecu sustentado por imponentes colunas, em que se observa uma cena apotetica, figurando a Santssima Trindade, alm de Nossa Senhora da Conceio (...) e aos seus ps, So Francisco irradiando luzes de seu corao para frades franciscanos santificados.
Quatro Sculos de Arte Sacra . Rio de Janeiro: Bloch Ed; Joo Pessoa: Gov. do Estado, 1990, pp. 28, 51 e 89.

Sobre a Igreja de So Francisco e a vida cultural brasileira, no perodo colonial, afirma-se: I. A fachada exterior da Igreja possui estilo barroco e composta de cinco arcos. O ptio das Igrejas coloniais em todo o Brasil era palco de festas religiosas, onde muitas vezes os senhores mais poderosos eram carregados em liteiras por escravos africanos. II. O teto da nave principal da Igreja evoca a racionalidade e o humanismo da presena portuguesa, ao representar com singular esttica a criao do homem por Deus. Os animais, os frutos e os habitantes da terra so os temas centrais de sua arquitetura e pintura. III. A atmosfera religiosa dramtica, buscando comover e conduzir o fiel para Deus, era caracterstica do barroco colonial das Igrejas. As imagens cobertas de ouro demonstram o poder espiritual do catolicismo, sua fora econmica e seu papel central na colonizao portuguesa. Est(o) correta(s): a) apenas I e III b) apenas II e III c) apenas I e II d) apenas III e) todas
11

IV MATEMTICA
27. Ao empinar uma pipa, Joo percebeu que estava a uma distncia de 6 m do poste onde a pipa engalhou. Maria notou que a tangente do ngulo formado entre a linha da pipa e a rua 4 era , como mostra a figura ao lado. 3 A altura do poste : a) 4,5 m c) 7,5 m e) 9 m b) 6 m d) 8 m

28. Depois de desistir de retirar a pipa do poste, Joo foi jogar futebol no quintal da casa. Ao chutar a bola com muita fora, fez com que a mesma casse num reservatrio de gua com a forma de um cilindro circular reto, cujo dimetro de 96 cm . Maria percebeu que exatamente a metade da bola ficou submersa, o que elevou o nvel da gua do reservatrio em 0,5 cm (ver desenho). O raio dessa bola : a) 10 cm c) 12 cm e) 14 cm b) 11 cm d) 13 cm 29. Ao olhar a folha do calendrio, Joo perguntou a Maria qual era o dia da semana, e recebeu a seguinte resposta: a data de hoje um dos elementos da matriz AB , onde A a matriz 4 7 formada apenas pelos nmeros do calendrio (conforme esto dispostos na figura) e B a transposta da matriz [7 0 1 0 0 0 4 ] . O dia da semana era: a) Segunda b) Tera c) Quarta D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

d) Quinta

e) Sexta

30. Ao verificar que faltava uma semana para a prova de matemtica, Maria e Joo foram escola estudar. Ao entrar na biblioteca, Maria percebeu que a mesma tinha a forma da figura ao lado, onde ABDEJFGI um paraleleppedo reto retngulo, BCDIGH um prisma reto e BCD um tringulo issceles. Joo afirmou: I. O plano do piso e o plano CDI so secantes. II. As retas AB e IH so concorrentes. III. As retas AB e JI so reversas. Est(o) correta(s) apenas: a) I
12

b) II

c) III

d) I e II

e) II e III

31. Ainda com relao biblioteca, Maria e Joo concluram: I. A distncia entre os pontos B e J de 5 2 m . II. A distncia entre os pontos A e D de 5 m . III. A parede da frente da biblioteca, formada pelos pontos A , B , C , D e E , possui rea de 18 m 2 . Est(o) correta(s) apenas: a) I b) II c) III d) I e II e) I e III

32. No estudo de trigonometria, Maria e Joo se depararam com as seguintes desigualdades: I. cos(-20 o ) < cos(35 o ) II. sen(20 o ) < sen(35 o ) III. cos(-20 o ) < sen(-35 o ) Est(o) correta(s) apenas: a) I b) II c) III d) I e II e) I e III

33. Prosseguindo no estudo, Maria e Joo resolveram corretamente o seguinte 1 problema: Sabendo-se que + + = , cos( + ) = e 0 , qual o valor 2 de ? . A resposta encontrada foi: a) 2 3 b) 5 3 c)



d)

e)

13

34. Num livro muito velho e em pssimo estado de conservao, Maria notou que existia . 1 . em um exerccio, uma matriz 3 3 rasurada, M = . . 5 , na qual se podia ler 3 . . apenas os trs elementos indicados em M . No enunciado do exerccio, constava que a matriz M era igual sua transposta e que a soma dos elementos de cada linha era igual soma dos elementos da diagonal principal. O valor dessa soma era: a) 9 b) 8 c) 6 d) 4 e) 3 35. Maria afirmou para Joo: A e B so matrizes tais que o produto AB possui inversa . A partir dessa informao, Joo concluiu: I. A matriz B A possui inversa. II. As matrizes A e B possuem inversa. III. O determinante de AB diferente de zero . A(s) concluso(es) verdadeira(s) (so) apenas: a) I b) II c) III d) I e II e) I e III
t t

36. Ao voltar para casa, Maria e Joo passaram em um clube, onde estava havendo uma festa para distribuio dos prmios aos jogadores que marcaram exatamente 12 , 13 ou 14 gols no campeonato local. Eles ficaram sabendo que esses jogadores, juntos, marcaram um total de 115 gols e que somente 5 jogadores marcaram mais de 12 gols cada. Eles descobriram tambm que cada jogador que marcou 12 gols recebeu R$ 100,00 ; cada jogador que marcou 13 gols recebeu R$ 200,00 e cada jogador que marcou 14 gols recebeu R$ 500,00 . Na premiao, foram distribudos: a) R$ 2.900,00 b) R$ 2.800,00 c) R$ 2.300,00 d) R$ 2.100,00 e) R$ 2.000,00



14

V FSICA
37. Um motorista de txi, ao saber que a gasolina iria aumentar de preo, encheu completamente o tanque do seu carro. No estacionamento, enquanto aguardava por passageiros, o carro ficou exposto ao sol. Aps um certo tempo o motorista verificou que uma pequena quantidade de combustvel havia derramado. Intrigado, consultou seu filho, que formulou as seguintes hipteses para explicar o ocorrido: I. A quantidade de gasolina derramada corresponde dilatao real sofrida por este combustvel. II. Com o aquecimento, a expanso sofrida pela gasolina foi maior do que a sofrida pelo tanque. III. A dilatao do tanque linear, enquanto a da gasolina volumtrica. Destas afirmaes, est(o) correta(s): a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) apenas I e II e) I, II e III

38. Num copo, h 100 gramas de gua ( calor especfico c = 1,0 cal/g C ) temperatura de 30 C . Desejando-se resfriar a gua, coloca-se neste copo 100 gramas de gelo ( calor latente de fuso L = 80 cal/g ) temperatura de 0 C . Considerando-se o copo como um calormetro de capacidade trmica desprezvel, aps o equilbrio trmico a temperatura ser de: a) 20 C b) 10 C c) 0 C d) 10 C e) 20 C

39. Um proprietrio de uma fbrica de panelas decide desenvolver uma panela mais eficiente do que as utilizadas hoje em dia, ou seja, que aproveite o fogo para cozinhar rapidamente o alimento e no perca calor para o meio ambiente. Resolve ento revestir as laterais da panela com um material que dificulte essa perda de calor para o meio ambiente. O fabricante das panelas dispe dos materiais listados na tabela abaixo, que tambm apresenta os respectivos coeficientes de condutividade trmica, k . MATERIAL k(kcal/s.m. C) COBRE 9,2 10 2 LATO 2,6 10 2 NQUEL 1,4 10 2 FERRO 1,2 10 2 AO 1,1 10 2

Com base nesses dados, pode-se concluir que, para reduzir as perdas de calor, as laterais da panela devem ser revestidas com: a) cobre b) lato c) nquel d) ferro e) ao 40. Enquanto brinca com uma bomba de encher pneus, um jovem ciclista faz com que o gs no mbolo desta bomba, inicialmente em um estado A , sofra uma expanso adiabtica. No diagrama P V ao lado, a transformao que melhor representa esta expanso : a) 1 d) 4 b) 2 e) 5 c) 3

15

41. Um jovem estudante resolve construir um relgio usando uma mola de constante elstica k = 72 N/m . Para que cada oscilao corresponda a um segundo, o estudante deve prender mola uma massa de: Considere = 3 a) 1 kg b) 2 kg c) 3 kg d) 4 kg e) 5 kg

42. Considere o texto: So ondas ___________________ aquelas em que a direo de propagao perpendicular direo de vibrao enquanto que ondas _______________ so aquelas em que a direo de propagao coincide com a direo de vibrao. O som uma onda ________________ que no se propaga no vcuo, diferentemente da luz que uma onda ___________________ que se propaga no vcuo. As lacunas so preenchidas respectivamente por: a) b) c) d) e) transversais / longitudinais transversais / longitudinais longitudinais / transversais longitudinais / transversais transversais / longitudinais / / / / / longitudinal / transversal transversal / transversal transversal / transversal longitudinal / longitudinal transversal / longitudinal

43. Ao usar uma lanterna em uma sala escura, uma estudante ilumina uma bola de futebol e observa que a sombra formada na parede oposta envolvida por uma regio de penumbra, como mostra a figura ao lado. Como uma boa estudante, sabe que a penumbra aparece porque a) b) c) d) e) a bola perfeitamente esfrica. os raios de luz no se movem perfeitamente em linha reta. existem mltiplas reflexes dos raios de luz nas paredes do quarto. a fonte de luz no pontual. a velocidade da luz constante.

44. Enquanto se veste para ir a uma festa, uma jovem se aproxima e se afasta sucessivas vezes de um espelho plano para verificar se est bem vestida. Considerando que o tamanho real de sua imagem quando se encontra no ponto mais afastado do espelho h , o grfico que melhor representa o tamanho real de sua imagem, i , em funo do tempo, t , medida que ela se aproxima e se afasta uma vez do espelho, a) c) e)

b)

d)

16

VI QUMICA
ATENO : A Tabela Peridica encontra-se na capa deste caderno. O seguinte texto refere-se s questes 45 e 46 O carbonato de clcio , CaCO 3 , e o hidrxido de alumnio , Al(OH) 3 , so exemplos de substncias utilizadas como princpio ativo para combater a acidez estomacal. Essas substncias reagem com o cido clordrico , HCl , segundo as reaes 1 e 2 , NOBALANCEADAS , fornecidas a seguir: ( Reao 1 ) ( Reao 2 ) CaCO 3 (s) + HCl (aq) Al(OH) 3 (s) + HCl (aq) CaCl 2 (aq) AlCl 3 (aq) + CO 2 (g) + H 2 O (l) + H 2 O (l)

45. Um comprimido de anticido contm 750 mg de hidrxido de alumnio , Al(OH) 3 , e um outro comprimido de anticido contm 750 mg de carbonato de clcio , CaCO 3 . Qual desses comprimidos capaz de neutralizar a maior quantidade de cido clordrico , HCl ? a) Nenhum dos dois comprimidos capaz de neutralizar cido clordrico , HCl , pois ambos apresentam uma quantidade muito pequena de Al(OH) 3 e CaCO 3 . b) O comprimido que contm CaCO 3 , porque estequiometricamente ele neutraliza uma maior quantidade de cido clordrico , HCl . c) O comprimido que contm hidrxido de alumnio , Al(OH) 3 . d) O comprimido que contm carbonato de clcio , CaCO 3 . e) Os dois comprimidos neutralizam a mesma quantidade de cido clordrico , HCl , pois ambos apresentam massas iguais de Al(OH) 3 e CaCO 3 . 46. De acordo com a reao 1 , afirma-se que para reagir completamente com 25 mL de cido clordrico 0,700 M , a quantidade necessria de carbonato de clcio a) 0,0875 mol b) 0,0175 mol c) 0,0875 g d) 0,875 g e) 0,0175 g



17

O seguinte texto refere-se s questes 47 e 48 A necessidade de se fazer o teste do pezinho em recm-nascidos permite saber se a criana portadora da doena gentica denominada fenilcetonria . Esta doena ocorre devido ausncia ou diminuio da enzima fenilalanina hidroxilase , responsvel pela transformao da fenilalanina em tirosina , cujas estruturas esto representadas abaixo:

47. Com respeito fenilalanina , afirma-se que a) difcilmente solvel em gua, tendo em vista que completamente apolar. b) dificilmente solvel em gua, tendo em vista que completamente polar. c) solvel em gua, apesar de apresentar um anel aromtico polar e um grupo substituinte apolar. d) solvel em gua, apesar de apresentar um anel aromtico apolar e um grupo substituinte polar. e) insolvel em gua, porque este solvente apolar. 48. Com respeito tirosina , correto afirmar que essa substncia caracteriza-se por a) apresentar os grupos funcionais lcool , cetona , amina e fenol . b) apresentar os grupos funcionais cido carboxlico , amina e fenol . c) ser um hidrocarboneto insaturado e ramificado, cujos grupos substituintes encontram-se na posio orto . d) ser um hidrocarboneto insaturado e ramificado, cujos grupos substituintes encontram-se na posio meta . e) ser um hidrocarboneto insaturado e ramificado, cujos grupos substituintes encontram-se na posio para . 49. Em relao poluio ambiental, tornou-se necessria a fabricao de veculos com baixa emisso de poluentes. Uma das maneiras encontradas para amenizar o problema utilizar motores eltricos alimentados por baterias de chumbo. Essas baterias so constitudas de anodos de chumbo, Pb, e catodos de xido de chumbo, PbO 2 , sendo ambos os eletrodos imersos em uma soluo de cido sulfrico, H 2 SO 4 , cuja reao global : Pb(s) + PbO 2 (s) + 2 H 2 SO 4 (aq) 2 PbSO 4 (s) + 2 H 2 O(l)

Com respeito s baterias de chumbo , INCORRETO afirmar: a) O chumbo o agente redutor e o xido de chumbo o agente oxidante. b) A formao de sulfato de chumbo , PbSO 4 , ocorre tanto na reduo, no catodo, quanto na oxidao, no anodo. c) O chumbo , ao se oxidar, recebe dois eltrons do xido de chumbo . d) O chumbo , ao se oxidar, cede dois eltrons ao xido de chumbo . e) A reao global uma reao de xido-reduo. 50. H pelo menos trs razes para investigar os gases: (1 a) algumas espcies qumicas existem apenas no estado gasoso, nas condies normais de temperatura e presso, (2 a) a atmosfera gasosa da terra proporciona meios de movimentar energia e materiais sobre a superfcie terrestre e a fonte de muitas substncias qumicas vitais e (3 a) dos trs estados da matria, os gases so os mais simples quando a investigao feita em nvel molecular e, como conseqncia disso, o comportamento dos gases pode ser bem compreendido.
18

Sabendo-se que um frasco de 1,0 L contm 10,0 g de gs O 2 e 10,0 g de gs CO 2 , 25 C , correto afirmar: a) A presso parcial do gs O 2 menor do que a presso parcial do gs CO 2 . b) A presso parcial do gs O 2 maior do que a presso parcial do gs CO 2 . c) As presses parciais dos gases O 2 e CO 2 so iguais pois estes gases apresentam o mesmo nmero de molculas. d) As presses parciais dos gases O 2 e CO 2 so iguais pois estes gases apresentam massas iguais. e) O nmero de molculas do gs O 2 menor do que o nmero de molculas do gs CO 2 . 51. A figura ao lado representa a estrutura da sarcomicina , um composto orgnico empregado como agente quimioterpico no tratamento do cncer. Essa estrutura representa um composto a) aromtico e o tomo de carbono cetnico apresenta hibridizao sp 2 . b) aromtico e os tomos de carbono etilnicos apresentam hibridizao sp 2 . c) aromtico e todos os seus tomos de carbono apresentam hibridizao sp 2 . d) no-aromtico e o tomo de carbono cetnico apresenta hibridizao sp . e) no-aromtico e o tomo de carbono carboxlico apresenta hibridizao sp 2 .



19

52. Um exemplo nocivo da ao humana no meio ambiente o efeito da chuva cida sobre a biodiversidade . Os gases resultantes dos processos industriais, presentes na atmosfera das reas densamente industrializadas e povoadas, so responsveis pela chuva cida , que afeta plantas, monumentos histricos, o prprio solo etc.

As seguintes reaes representam alguns dos mais importantes processos que contribuem para a formao da chuva cida : 2 NO 2 (g) SO 3 (g) CO 2 (g) + + + H 2 O (l) H 2 O (l) H 2 O (l) HNO 2 (aq) Y (aq) Z (aq) + X (aq)

Com respeito a esses processos qumicos, verifica-se que as letras X , Y e Z correspondem aos seus respectivos produtos de reao em a) X=HNO 3 , Y=H 2 SO 4 e Z=H 2 CO 3 b) X=HNO 3 , Y=H 2 SO 3 e Z=HCO 3 c) X =HNO 2 , Y=H 2 SO 4 e Z=H 2 CO 3 d) X=HNO 3 , Y=HSO 4 e) X=HNO 2 , Y=HSO 3 e Z=HCO 3 e Z=H 2 CO 3

VII BIOLOGIA
53. Liquens e micorrizas so, respectivamente, associaes de: a) b) c) d) e) vrus+bactrias e fungos+bactrias. fungos+algas e fungos+razes de plantas. fungos+algas e fungos+bactrias. fungos+bactrias e fungos+razes de plantas. vrus+bactrias e fungos+algas.

54. Organismos hetertrofos que obtm seu alimento por digesto de matria orgnica do meio externo e posterior absoro de nutrientes, cuja reproduo envolve freqentemente a formao de esporos, possuindo, em sua grande maioria, parede celular de quitina so denominados: a) artrpodes
20

b) eubactrias

c) fungos

d) plantas

e) vrus

55. Considerando os cinco conjuntos de caractersticas abaixo, identifique aquele que se refere exclusivamente aos Cnidrios . a) Diploblstico, gastroderme, plipo, cnidcito, fendas branquiais, cavidade gastrovascular. b) Triploblstico, epiderme, medusa, mesoglia, cnidcito, exoesqueleto quitinoso, metameria. c) Diploblstico, deuterostmio, plipo, mesoglia, notocorda, cnidcito, cavidade gastrovascular. d) Diploblstico, gastroderme, plipo, mesoglia, medusa, cnidcito, cavidade gastrovascular. e) Triploblstico, epiderme, mesoglia, medusa, sistema ambulacrrio, cnidcito, cavidade gastrovascular. 56. A grande maioria dos animais bilaterais possuem um sistema respiratrio. Deste sistema participam uma superfcie respiratria, que faz a troca de gases com o meio, e um sistema de transporte de gases entre a superfcie respiratria e as clulas do corpo, na grande maioria dos casos, o sistema circulatrio. O tipo de superfcie respiratria define o tipo de respirao utilizada por um determinado grupo animal. Com base no exposto, afirma-se que os animais: roedores , lagostas , platielmintos , gafanhotos e minhocas terrestres possuem, respectivamente, os seguintes tipos de respirao: a) b) c) d) e) traqueal, branquial, cutnea, traqueal, cutnea. pulmonar, branquial, branquial, traqueal, cutnea. pulmonar, branquial, cutnea, traqueal, cutnea. traqueal, branquial, cutnea, cutnea, traqueal. pulmonar, traqueal, branquial, traqueal, cutnea.

57. Considere as doenas humanas abaixo relacionadas e seus agentes causadores, citados entre parnteses: Esquistosomose ( Schistosoma mansoni ) Doena de Chagas ( Trypanosoma cruzi ) Clera ( Vibrio cholerae ) Filarase ou Elefantase ( Wuchereria bancrofti ) Malria ( Plasmodium vivax ) dessas doenas pertencem, respectivamente, aos

Os agentes causadores seguintes grupos:

a) Platyhelminthes Trematdeo, Protozoa Flagelado, Monera Eubactria, Nemathelminthes, Protozoa Esporozorio. b) Nemathelminthes, Protozoa Flagelado, Monera Eubactria, Platyhelminthes Trematdeo, Protozoa Esporozorio. c) Platyhelminthes Trematdeo, Protozoa Esporozorio, Monera Eubactria, Nemathelminthes, Protozoa Flagelado. d) Platyhelminthes Trematdeo, Protozoa Esporozorio, Nemathelminthes, Monera Eubactria, Protozoa Flagelado. e) Nemathelminthes, Monera Eubactria, Protozoa Flagelado, Platyhelminthes Trematdeo, Protozoa Esporozorio.

21

58. A figura abaixo mostra uma rvore filogentica que reflete a relao de parentesco entre alguns animais da ordem Perissodactyla, pertencente classe Mammalia.

Com base nas informaes apresentadas acima, pode-se afirmar: I. Cavalos, asnos e zebras compartilham um ancestral comum com os rinocerontes e com as antas . II. Na figura, esto representados trs gneros e quatro famlias da classe Mammalia. III. O grau de semelhana entre cavalos, asnos e zebras maior que o existente entre anta e tapir malaio , considerando-se as categorias taxonmicas a que pertencem. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I b) I e II c) I e III d) II e III Grupo Vegetal Estruturas Razes Vasos condutores Sementes Frutos e) III I II III IV

59. A presena ou no das estruturas razes, vasos condutores, sementes e frutos caracteriza grupos vegetais da atualidade. No quadro ao lado, a presena dessas estruturas est identificada pelo smbolo (+).

+ + +

+ + + +

+ +

Com base nesses dados, correto afirmar que o(s) grupo(s) a) b) c) d) e)


22

I e II representam, respectivamente, as pteridfitas e as brifitas. II e III representam, respectivamente, as pteridfitas e as angiospermas. IV representa as angiospermas. I e III representam, respectivamente, as angiospermas e as gimnospermas. III e IV representam, respectivamente, as angiospermas e as pteridfitas.

60. De duas mangueiras foram retirados, de regies distintas de seus caules, anis completos da casca (anel de Malphighi), conforme as figuras ao lado. Considerando o processo fisiolgico afetado pela retirada das cascas e os locais dos caules onde as intervenes foram realizadas nas mangueiras I e II, correto afirmar: a) Aps algumas semanas, as duas rvores morrero em conseqncia da desnutrio de suas razes, uma vez que em ambos os casos foi interrompida a conduo da seiva elaborada. b) As folhas da rvore I continuaro a receber a seiva bruta, no acontecendo o mesmo com as da rvore II. c) Na rvore I, o ramo de onde foi retirada a casca vai morrer em conseqncia da interrupo da circulao da seiva elaborada na regio acima do corte. d) Aps algumas semanas, a rvore II morrer em conseqncia da desnutrio de suas razes. e) As intervenes realizadas, por no afetarem os vasos lenhosos, no traro conseqncias graves para as duas rvores.

VIII LNGUA INGLESA


61. Read the following dictionary definitions. 1. The desire for and the attempt to achieve political independence for your country or nation. 2. Any small group in society that is different from the rest with reference to their race, religion and political beliefs. 3. The customs, beliefs, art, music, and all the other products of human thought made by a particular group of people at a particular time. 4. The condition of being different or having differences; variety. 5. The people living in one particular area or people who are considered as a unit because of their common interests, background or nationality.

Now match the words below to their correspondent definitions. ( ) Culture ( ) Community ( ) Minority ( ) Diversity ( ) Nationalism

The correct sequence is:


a) 5,2,3,1,4 b) 3,5,2,4,1 c) 4,1,2,5,3 d) 2,3,1,4,5 e) 1,4,5,3,2
23

TEXT I Multiculturalism is an attractive and persuasive notion. It suggests a human being whose identifications and loyalties transcend the boundaries of nationalism and whose commitments are pinned to a larger vision of the global community. Nation, culture, and society exert tremendous influence on each of our lives, structuring our values, engineering our view of the world, and patterning our responses to experience. Human beings cannot hold themselves apart from some form of cultural influence. No one is culture free. Yet, the conditions of contemporary history are such that we may now be on the threshold of a new kind of person, a person who is socially and psychologically a product of the interweaving of cultures in this century. The multicultural person is, then, intellectually and emotionally committed to the basic unity of all human beings while at the same time recognizing, legitimizing, accepting, and appreciating the differences that exist between people of different cultures. This new kind of person cannot be defined by the languages he or she speaks, the number of countries he or she has visited, nor by the number of personal international contacts that have been made. Nor is he or she defined by profession, place of residence, or cognitive sophistication. Instead, the multicultural person is recognized by a configuration of outlooks and world-view, by how the universe as a dynamically moving process is incorporated, by the way the interconnectedness of life is reflected in thought and action, and by the way this woman or man remains open to the imminence of experience.
Adapted from http://www.eyeofthestormleadership.com/pg12.cfm.

62. Choose the question that is answered in the first paragraph of the text. a) What makes people have a different understanding of the world? b) How does multiculturalism limit our social experiences? c) Why can human beings be attracted to one another? d) How often do people structure their values? e) To what extent has the global community denied nationalism? 63. The text suggests that a multicultural person is someone who has a) made personal international contacts. b) accepted the idea of visiting a foreign country. c) embodied a multiplicity of psychological realities. d) developed a new view of culture and society. e) transcended his or her own concept of technology. 64. Read the following statements. I. Contemporary history has made it difficult to change cultural behaviour. II. All human beings have somehow been affected by other cultures. III. Multiculturalism implies the idea of people committed to their own culture. According to the text, the correct statement(s) is (are) only a) I b) II c) III d) I and II e) II and III TEXT II 65. Analysing text II, the words that best complete the sentence are: a) minority groups b) religious music c) a cultural exchange 66. The tone of the text is: a) satirical b) tragic c) solemn
24

d) racial equality e) a loyal community

d) poetic e) sentimental

TEXT III For the first time in the history of the world, a patchwork of technology and organization has made possible simultaneous interpersonal and intercultural communication. Innovations and refinements of innovations, including modems, electronic mail, facsimile machines, digital recording and cable television have brought people everywhere into potential contact. Barely a city or village exists that is more than a day or two from anyplace else: almost no town or community is without a television. Bus lines and airports have created linkages within and between local, regional, national, and international levels of human organization. Human connections through communication have made possible the interchange of goods, products, and services as well as the more significant exchange of thoughts and ideas. Accompanying the growth of human communication has been the erosion of barriers that have, throughout history, geographically, linguistically, and culturally separated people.
Adapted from http://www.eyeofthestormleadership.com/pg12.cfm

67. The text says that people around the world have been much closer because of the a) b) c) d) e) spread of cable TV and bus lines only. increase of personal contact in some communities. emergence of several cultural barriers. rapid growth in goods exchanging. expansion of communication through new pieces of technology.

68. According to the text, human beings have used communication a) b) c) d) e) for business and not for exchanging thinking. for everything else except business or exchanging thinking. for exchanging thinking instead of business. not only for business but also for exchanging thinking. neither for exchanging thinking nor for business.

25

You might also like