You are on page 1of 6

Agronomia Qumica Analtica Prof. Dr.

Gustavo Rocha de Castro ESPECTROMETRIA DE ABSORO ATMICA

Introduo As medidas baseadas na luz (radiao eletromagntica) so muito empregadas na qumica analtica. Estes mtodos so baseados na quantidade de radiao emitida ou absorvida por uma amostra, portanto dependem da interao da radiao com a matria, so chamados de mtodos espectroscpicos. A espectrometria de absoro atmica uma tcnica que teve sua origem nos testes de chama, em experimentos qualitativos na identificao de alguns ons metlicos. Com o desenvolvimento atravs do tempo, a tcnica foi aprimorada e hoje utilizada na identificao e quantificao de ons metlicos em diversos tipos de amostras como solos, guas, materiais biolgicos, alimentos, etc. Comumente os metais (analitos) esto presentes nas amostras de diferentes maneiras, fazendo parte da estrutura de alguns slidos ou complexados com substncias orgnicas, desta maneira necessrio que a amostra seja solubilizada para que o metal fique em soluo e seja identificado pelo equipamento. Para entender melhor o funcionamento da tcnica devemos considerar a radiao eletromagntica como uma onda, com caractersticas e propriedades distintas e como pacotes discretos de energia ou partcula chamadas ftons ou quanta. Estas partculas transportam quantidades de energia distintas que esto relacionadas com as caractersticas de cada radiao, ou seja, ondas de diferentes comprimentos com diferentes freqncias, amplitudes e nmero de ondas possuem energias diferentes. Amplitude: fornece a medida da intensidade do campo eltrico ou magntico no ponto mximo da onda; Freqncia: nmero de oscilaes que ocorrem em um segundo e determinada pela fonte que a emite;

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Agronomia Qumica Analtica Prof. Dr. Gustavo Rocha de Castro Comprimento de onda: a distncia linear entre dois mximos ou dois mnimos sucessivos de uma onda.

Amplitude Freqncia

Fenmenos ondulatrios

Comprimento de onda

Radiao eletromagntica

Nmero de onda

Pacotes de Energia (ftons)

E = h =

hc

Figura 1. Esquema que representa as propriedades da radiao eletromagntica. Existem alguns tipos de transies, mas as mais importantes para a espectroscopia so aquelas que envolvem transies entre diferentes nveis energticos dos tomos e/ou molculas. Destas transies, aquelas que envolvem a radiao visvel, infravermelha e ultravioleta constituem os mtodos pticos.

Absoro de energia Sabemos que a luz se comporta como um campo eltrico e magntico alternado, desta forma ela pode interagir com os eltrons nos tomos e, sob certas condies, pode ser absorvida por ele. Essa condio que o fton possua a mesma energia existente na separao entre os nveis, como ilustrado na Figura 2. Neste processo o tomo passa do estado fundamental para um estado de maior energia ou excitado. Este novo estado do tomo altamente instvel e, por isso, de curta durao retornando ao seu estado fundamental. Quando isso ocorre, a energia em excesso emitida (liberada) podendo ser

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Agronomia Qumica Analtica Prof. Dr. Gustavo Rocha de Castro igual ou no a energia absorvida inicialmente. A este processo damos o nome de emisso atmica.

Figura 2. Esquema de representao da absoro e emisso de energia. Como podemos observar na Figura 2, o primeiro processo representa a absoro de um fton, cuja energia igual a diferena entre os nveis (E1 E0). J o segundo processo representa a emisso atmica e como podemos observar a energia emitida no deve, necessariamente, ser a igual a quantidade absorvida, ela pode ser perdida parcialmente atravs dos subnveis. Quando a energia absorvida for igual a energia emitida o processo chamado de Fluorescncia atmica de ressonncia.

Principais componentes de um espectrmetro de absoro atmica Um espectrmetro de absoro atmica pode ser dividido em trs partes principais, fonte de radiao, sistema atomizador e sistema de deteco conforme ilustra a Figura 3. Fonte de radiao: As fontes de radiao mais utilizadas em espectrometria de absoro atmica so as lmpadas de catodo oco (HCL). Estas lmpadas possuem o metal que ser analisado (analito) na constituio do catodo, o que garante linhas de emisso estreitas e a radiao no comprimento de onda que o analito ir absorver. O ar, inicialmente existente nessas lmpadas evacuado e depois so preenchidas com gases inertes como argnio (Ar) ou nenio (Ne) dependendo do elemento. O esquema

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Agronomia Qumica Analtica Prof. Dr. Gustavo Rocha de Castro apresentado na Figura 4 ilustra o funcionamento da lmpada quando uma corrente aplicada.

Figura 3. Componentes do espectrmetro de absoro atmica. Quando uma corrente aplicada na lmpada, os eltrons gerados iro colidir com os tomos do gs de preenchimento e estes sero acelerados contra o catodo. Esta coliso provocar a retirada de alguns tomos do elemento que por sua vez iro colidir com outras espcies e, desta forma, ganharo energia. Esta a energia emitida pela lmpada e que as espcies na amostra iro absorver.

Figura 4. Funcionamento de uma lmpada de catodo oco.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Agronomia Qumica Analtica Prof. Dr. Gustavo Rocha de Castro O atomizador: Podemos considerar o atomizador como constitudo de trs partes principais, o nebulizador, a cmara de nebulizao e o queimador. A primeira parte, nebulizador, responsvel pela converso da amostra em aerossol (gotculas extremamente pequenas). Quanto menor forem essas gotculas maior ser a eficincia do nebulizador e consequentemente um melhor resultado ser conseguido. Um exemplo desses componentes pode ser observado na Figura 5. A cmara de nebulizao o local por onde essas gotculas devem passar antes de chegar ao queimador. No interior dessa cmara existem pequenos obstculos chamados de flow spoiler. Os quais possuem o objetivo de drenar as gotculas maiores.

Figura 5. Sistema responsvel pela atomizao, onde a) nebulizador; b) cmara de nebulizao; c) queimador. O queimador, representado pela letra c na Figura 5 alimentado pelos gases onde ocorrero alguns processos, como a evaporao do solvente (dessolvatao), a vaporizao e dissociao da molcula em seus tomos constituintes. Quanto menor a gotcula maior a velocidade com que estes processos ocorrem e assim possvel

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Agronomia Qumica Analtica Prof. Dr. Gustavo Rocha de Castro garantir a presena do tomo no caminho da radiao. Este esquema apresenta-se ilustrado na Figura 6.

Figura 6. Processos que ocorrem no sistema atomizador.

Sistema de deteco: Nesta parte do sistema podemos incluir o monocromador, responsvel por isolar o comprimento de onda de interesse, o detector que transformar o sinal recebido em sinal eltrico e a unidade de leitura que registrar os dados obtidos.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

You might also like