You are on page 1of 2

FACULDADE ZACARIAS DE GES FAZAG CURSO DE ADMINISTRAO DISCIPLINA: ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES E COMPLEMENTARES PROFESSORA: RAQUEL COSTA ALVES ALUNO:

: VANIEL DE ALMEIDA PRATES

RESENHA

RUCKERT, Augusto.; LIMA, Marcela. Redesign da Embalagem do Toddy. 2010. In: Design de Embalagem II

Nos ltimos anos, as constantes transformaes da economia tm refletido a necessidade de repensar os mtodos tradicionais da administrao. Novos desafios so diariamente impostos s organizaes que buscam sobreviver e render no mercado. O marketing um fator crucial e decisivo para qualquer empresa num mercado to exigente, competitivo e cada vez mais inovador. Com isso, o cliente passou a ser o maior beneficirio, pois, com a alta competividade junto concorrncia, o consumidor passou a ter mais opes na hora da compra, satisfazendo-o de forma mais diversificada. Investir em pesquisas de mercado, em posicionamento estratgico, desenvolvimento de novos produtos e servios que agreguem valor a empresa questo primordial para as organizaes modernas. Um belo exemplo em achocolatado, a Toddy, que superou as expectativas dos clientes por meio de solues inovadoras, investindo no ano de 2007 cerca de 12 milhes de reais em aes de desenvolvimento de excelentes produtos e novas embalagens, com isso, alavancou-se no mercado, resultando numa alta demanda pelos seus produtos e atingindo um resultado satisfatrio. Em 1933, o ento Governador provisrio Getlio Vargas permitiu que a Toddy comercializasse seus produtos no Brasil. Desde a data da permisso at 1962 as embalagens eram de fibra de lata, uma espcie de folha de flandres, em dois tamanhos apenas: um de 500 gramas, que para abrir usava-se uma chavinha e o de 2 quilos, que tinha a

tampa de presso. Porm, o custo destas embalagens tornou-se muito alto e foi necessrio mudar. Ento no ano de 1962 foi lanado o pote de vidro arredondado em trs tamanhos: o de 220 gramas, 450 gramas e 800 gramas. Recentemente, A Pepsico decide ento inovar-se de vez, e juntamente com a Narita Design, modernizou a embalagem, dando um show de cores e brilho. A Narita Design deu uma roupagem totalmente nova aos produtos da Toddy, ao confeccionar embalagens mais radiantes e atrativas. Utilizando uma tecnologia de ponta e por meio de computadores grficos, foi possvel criar imagens com variedades de cores, formatos e tipos de letras, elementos que chamam a ateno do consumidor que est ficando cada vez mais exigente na compra dos produtos. Nota-se que as cores so de fundamental importncia na deciso de compra do consumidor, uma vez que esto sempre ligadas ao imaginrio dos indivduos. notvel que o consumidor tem valorizado, cada vez mais, a embalagem do produto. No entanto, esse produto no s deve conter uma bela embalagem, preciso tambm ser um produto com aspectos que beneficie o consumidor como o conforto e a segurana. Sendo assim, a Narita Design deveria remodelar o pote de achocolatado em p do Toddy, acrescentando-lhe no meio do pote uma parte mais firme, uma espcie de cintura, proporcionando ao consumidor na hora da compra e ao retir-lo das gndolas, mais segurana e assim, evitar uma possvel queda do produto e a sua danificao. importante ressaltar, que com essas mudanas, o produto estar oferecendo total conforto ao consumidor, podendo ir diretamente para sua geladeira ou sua mesa sem nenhuma preocupao ou risco. Saliento ainda que todos esses esforos de mudana e inovao so armas que aumentam as vendas e as margens de lucro do produto. Para ser bem sucedido nos mercados competitivos, o profissional de marketing deve se preocupar com embalagem, marca e garantia. Assim, uma embalagem bem desenhada contribui para o reconhecimento instantneo da empresa.

You might also like