You are on page 1of 5

o ao Conceito de Pulso

Menu

Home Psicologia Geral Abordagens reas de Atuao Psicopatologia Psicodiagnstico Psicossomtica Neuropsicologia Resenhas
Carregando... Coloque este aplicativo no seu blog

Cursos online de Psicologia

Transtornos Alimentares

Psicopatologia da Infncia e Adolescncia

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano

Educao Inclusiva

Psicologia Organizacional

Urgncias Psiquitricas

Terapia Cognitivo-Comportamental

Parceiros Psi

A Hipnose por ela Mesma Blog - Anlise e Sntese Blog - Marcia Falleiros Comporte-se Cursos Online de Psicologia Maria Teresa Psicologia Acadmica Psicologia dos Psiclogos

Psicologado via e-mail


Cadastre seu e-mail para receber nossos boletins gratuitos:

Introduo ao Conceito de Pulso

1 2 3 4 5

Avalie este artigo: Escrito por Joviane Moura | Publicado em Domingo, 17 Agosto 2008 00:00 Recomendar60

Freud (1916) define pulso como sendo um conceito situado na fronteira entre o mental e o somtico, como o representante psquico dos estmulos que se originam no corpo dentro do organismo - e alcana a mente, como uma medida da exigncia feita mente no sentido de trabalhar em conseqncia de sua ligao com o corpo. Freud fala que no existe um caminho natural para a sexualidade humana. No h uma maneira nica de satisfazer o desejo, o que confere ao humano a sina de estar sempre insatisfeito frente a este . em nome desses desvios que Freud fala em pulso sexual (trieb) e no em instinto (instinkt), que um padro de comportamento, hereditariamente fixado e que possui um objeto especifico, enquanto a Trieb no implica nem comportamento pr-formado, nem objeto especifico. Em Escritos, Lacan (1998) diz que: A pulso, tal como construda por Freud a partir da experincia do inconsciente, probe ao pensamento psicologizante esse recurso ao instinto com ele mascara sua ignorncia, atravs de uma suposio de uma moral na natureza. (Lacan, 1998, pg.865). Em O Inconsciente (Das Unbewusste) Freud (1915) fala que a anttese entre consciente e inconsciente no se aplica s pulses; se a pulso no se prendeu a uma idia ou no se manifestou como um estado afetivo, nada poderemos saber sobre ela. A pulso nunca se d por si mesma, nem a nvel consciente, nem a nvel inconsciente; ela s conhecida pelos seus representantes: o representante ideativo (vorstellung) e o afeto (affekt). O afeto a expresso qualitativa da quantidade de energia pulsional. Afetos correspondem a processos de descarga, cujas manifestaes finais so percebidas como sentimentos. Os destinos do afeto e do representante ideativo so diferentes. Os afetos no podem ser recalcados. Portanto no se pode falar em afeto inconsciente; os afetos so sentidos a nvel consciente, embora no possamos determinar a origem do afeto ao sentir suas manifestaes. Os representantes ideativos so catexias, basicamente de traos de memria. O afeto no pode ser recalcado (no pertence ao sistema inconsciente), mas ele sofre as vicissitudes do recalque: o afeto pode permanecer; ser transformado (principalmente em angstia); ou suprimido.

Freud (1915) fala que suprimir o desenvolvimento do afeto constitui a verdadeira finalidade do recalque e que seu trabalho ficar incompleto se essa finalidade no for alcanada. O controle do consciente sobre a motilidade voluntria se acha firmemente enraizada, suporta regularmente a investida da neurose e s cessa na psicose. O controle do consciente sobre o desenvolvimento dos afetos menos seguro. O recalcamento provoca uma ruptura entre o afeto e a idia a qual ele pertence, e cada um deles passam por vicissitudes diversas. Mas Freud (1915) diz acreditar que de modo geral, o afeto no se apresenta at que o irromper de uma nova apresentao do sistema consciente tenha sido alcanada com xito. Garcia-Roza (2005) diz ser a pulso o instinto que se desnaturalizou, que se desvia de suas fontes e de seus objetos especficos; ela o efeito marginal desse apoio-desvio. A pulso se apia no instinto, mas no se reduz a ele. Zimerman, (1999) diz que o apoio marca no a continuidade entre o instinto e a pulso, mas a descontinuidade entre ambos, transformando o somtico em psquico, com as respectivas sensaes das experincias emocionais primitivas, o indivduo vai construindo o seu mundo interno de representaes. Em o Instinto e suas Vicissitudes (1915) Freud localiza a pulso como tendo uma presso; uma finalidade ou objetivo; seu objeto e sua fonte.

A Presso (drang)
A presso o fator motor da pulso, a quantidade de fora ou exigncia do trabalho que ela representa. A rigor, no existe pulso passiva, apenas pulses cuja finalidade passiva. (Freud, 1915). Toda pulso ativa e a presso a prpria atividade da pulso. Desde o Projeto para uma Psicologia Cientifica (1895), Freud define a presso como o elemento motor da pulso que impele o organismo para a ao especifica responsvel pela eliminao da tenso.

A Finalidade ou objetivo (ziel)


A finalidade da pulso sempre a satisfao, sendo que a satisfao definida como a reduo da tenso provocada pela presso. Freud (1915) fala que as pulses podem ser inibidas em sua finalidade, mas mesmo nesses mecanismos h uma satisfao substitutiva, parcial.

O objeto (objekt)
uma coisa em relao a qual ou atravs da qual o instinto capaz de atingir sua finalidade. (Freud, 1915). o que h de mais varivel em uma pulso. Garcia-Roza (2005) fala que objeto (objekt) para Freud no aquilo que se oferece a conscincia, mas algo que s tem sentido enquanto relacionado pulso e ao inconsciente.

A Fonte (quelle)

A fonte o processo somtico que ocorre num rgo ou parte do corpo, e cujo estimulo representado na vida mental por uma pulso (trieb). Uma pulso no pode ser destruda nem inibida, uma vez tendo surgido, ela tende de forma coerciva para a satisfao. Aquilo sobre o qual vai incidir a defesa sobre os representantes psquicos da pulso. Os destinos dos representantes ideativos so: reverso ao seu oposto, retorno em direo ao prprio eu, recalcamento, sublimao. Os destinos do afeto: transformao do afeto (obsesses) deslocamento do afeto (histeria de converso), troca do afeto (neurose de angstia e melancolia). A reverso da pulso em seu oposto transforma-se em dois processos diferentes: uma mudana da atividade para a passividade e uma reverso do seu contedo. Do primeiro temos o exemplo do sadismo e do masoquismo. A reverso afeta apenas a finalidade da pulso (amor transforma-se em dio, por exemplo). As vicissitudes pulsionais que consistem no fato de a pulso retornar em direo ao prprio ego do sujeito e sofrer reverso da atividade para a passividade, se acham na dependncia da organizao narcisista do ego e trazem o cunho dessa fase. (Freud, 1915)

Economia das Pulses


Do ponto de vista econmico, as manifestaes das pulses sexuais so ligadas existncia de uma fora de uma energia especifica chamada libido. A catexia - que o investimento de energia pulsional - alude ao fato de que certa quantidade de energia psquica esteja ligada a um objeto, tanto externo como a seu representante interno, numa tentativa de reencontrar as experincias de satisfao que lhe estejam correlacionadas. (Zimerman,1999) Depois da experincia de satisfao, a representao do objeto satisfatrio, fortemente investida, orientara o sujeito para a busca do mesmo objeto. O termo objeto pode designar tanto o objeto da pulso quanto o objeto de amor do sujeito. O objeto do investimento pulsional pode ser o prprio sujeito, que o caso do narcisismo. Fonte: Introduo ao Conceito de Pulso - Psicanlise - Abordagens - Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/abordagens/psicanalise/introducao-ao-conceitode-pulsao#ixzz1rnAJurcy

You might also like