You are on page 1of 4

1

O LIVRO DE MRMON
Lio 16 Escola Dominical Doutrina do Evangelho

Sereis Chamados Prognie de Cristo Mosias 4 - 6

O rei Benjamim continua seu discurso e 124 anos antes mesmo do nascimento do Salvador, o seu nome j era o nico nome pelo qual podemos ser salvos. Ele ensinou: E sob esse nome vs sois libertados (Mosias 5:8). Como a obedincia ao Senhor traz liberdade? O Profeta Joseph Smith ensinou que na obedincia h prazer e paz imaculados, genunos; e como Deus designou a nossa felicidade, () Ele jamais instituiu ou jamais instituir uma ordenana ou dar mandamento algum a Seu povo, que em sua natureza no tenha por objetivo promover essa felicidade. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, sel. Joseph Fielding Smith [1976], p. 250) Como conhece um homem o mestre a quem no serviu? (Mosias 5:13) O rei Benjamim perguntou: Como conhece um homem o mestre a quem no serviu? (Mosias 5:13) Como podemos conhecer melhor a Cristo ao servi-Lo? O rei Benjamim estava tentando ensinar como tomar o nome de Cristo e de como receber remisso dos pecados.

1. O povo do rei Benjamim busca e recebe a remisso de seus pecados. Ler Mosias 4:112. Depois de ensinar ao povo sobre a misso do Salvador (ver a lio 15), o rei Benjamim viu que eles haviam cado por terra. (Mosias 4:1) Por que o povo caiu por terra? (Ver Mosias 4:12.) De que forma somos menos que o p da

2
Terra? (Ver Helam 12:48; Moiss 1:910.) Por que vocs acham que o rei Benjamim realou a nulidade e indignidade do povo? (Ver Mosias 4:58, 1112.) Por que essencial que reconheamos nossa dependncia do Senhor? E aconteceu que depois de haverem pronunciado essas palavras, o Esprito do Senhor desceu sobre eles e encheram-se de alegria, havendo recebido a remisso de seus pecados e tendo paz de conscincia, por causa da profunda f que tinham em Jesus Cristo que haveria de vir, de acordo com as palavras que o rei Benjamim lhes dissera. (Mosias 4:3) Podemos fazer a pergunta, "Como eu posso dizer quando eu recebi a remisso de meus pecados?" Este verso sugere trs maneiras poderemos saber: Encher-se de alegria: Isto , se deleita na comunho com os da famlia da f; confiana mais uma vez comea a tornar-se forte na presena do Senhor, a palavra do Senhor torna-se doce ao paladar, e a fora do Senhor capacita a suportar os encargos da vida com perspectiva. Tendo paz: O esprito do adversrio traz consigo sentimentos tais como confuso, incerteza, desordem, misria, estupor, a escurido, e infelicidade. Em contraste, o Esprito do Senhor produz certeza, a ordem, conforto, clareza de pensamento, luz e felicidade. Companhia do Esprito Santo: Os dons do Esprito se manifestam na vida de algum. Sabemos que nada impuro pode habitar na presena divina. Companheirismo com o Esprito Santo um sinal certo de que seus pecados foram remidos (ver Alma 7:21 ; Alma 11:37 ; Alma 40:26 ; 3 Nfi 27: 19-20 ).

O Presidente Marion G. Romney: ... "Um homem recentemente me perguntou como se pode saber quando ele est realmente convertido. A resposta bem simples. Ele pode ter a certeza disto quando a sua alma est curada pelo poder do Esprito Santo. Quando isso ocorre, ele vai reconhecer isto pelo jeito que ele sente na alma, pois ele vai se sentir como o povo de Benjamin sentiu quando recebeu a remisso dos pecados. O registro diz: "o Esprito do Senhor veio sobre eles, e eles estavam cheios de alegria, havendo recebido a remisso de seus pecados e tendo paz de conscincia "(Mosias 4:3)." (CR, Oct 1963) 2. O rei Benjamim ensina seu povo a levar uma vida crist. Ler Mosias 4:13-30 . Como levar uma vida crist? 1: Mosias 4:1315 (Ensinar as crianas.) De acordo com o rei Benjamim, quais so as obrigaes que os pais tm para com os filhos? (Ver Mosias 4:1415.) Que condies existentes no mundo de hoje revestem de especial importncia o conselho do rei Benjamim aos pais? Por que to importante que os pais ensinem o evangelho aos filhos? O Presidente Gordon B. Hinckley afirmou: A sade de qualquer sociedade, a felicidade de seu povo, sua prosperidade e sua paz, todas encontram suas razes no ensinamento dos filhos pelos pais e mes. (A Liahona, janeiro de 1994, p. 65) 2 : Mosias 4:1626 (Repartir os bens com os pobres.) Como podemos seguir o exemplo do Pai Celestial repartindo de nossos bens com os necessitados? (Ver Mosias 4:16, 2021.) 3 : Mosias 4:2730 (Tomar cuidado com os pensamentos, palavras e obras.) O rei Benjamim ensinou a seu povo que para evitar o pecado e manter seu compromisso para com Deus, deveria tomar cuidado com seus pensamentos, palavras e obras. (Mosias 4:2930) Como nossos pensamentos, palavras e obras se relacionam entre si? Como nossas palavras e obras so afetadas quando tomamos cuidado com nossos pensamentos?

3. O povo do rei Benjamim passa por uma vigorosa mudana e faz convnio de fazer a vontade de Deus em todas as coisas. Ler Mosias 56 Como o povo soube que as palavras do rei Benjamim eram verdadeiras? (Ver Mosias 5:2.) Que efeito o Esprito do Senhor teve sobre as pessoas? (Ver Mosias 5:25.) Como nossa vida e nossos relacionamentos seriam afetados se no tivssemos mais disposio para praticar o mal?

3
Por que importante para ns saber que as pessoas que ouviram os sermes do rei Benjamim e passaram por uma vigorosa mudana de corao j eram membros da Igreja? Depois de passarmos por uma vigorosa mudana no corao (Mosias 5:2), que dificuldades enfrentamos para manter essa mudana? Como podemos lidar com esses desafios?

Ler Mosias 5:1-2. O que faz a vigorosa mudana de corao? O Esprito do Senhor Estas pessoas eram membros da igreja e provavelmente foram batizados. Mesmo assim eles no estavam completamente convertidos enquanto no tivessem passados por uma vigorosa mudana que vem atravs do Esprito Santo.

O Elder Bruce R. McConkie ensinou: Os pecados no so redimidos nas guas do batismo, como muitas vezes falamos figurativamente. Isto acontece quando recebemos o Esprito Santo. o Esprito Santo que apaga tudo o que carnal e nos leva um estado de retido. Nos tornamos limpos quando realmente recebemos a influencia e companhia do Esprito Santo. (A New Witness for the Articles of Faith, p290) Joseph Smith disse: Seria melhor batizar um saco de areia no lugar de um homem se no tivesse em mente receber a remisso dos pecados e o recebimento do Esprito Santo. Batismo por imerso somente metade do batismo, e para nada serve sem a outra metade que , o batismo do Esprito Santo. (TPJS, p314)

4. O rei Benjamim ensina sobre o tomarmos sobre ns o nome de Cristo. O que significa tornar-se filhos de Cristo? (Ver Mosias 5:2, 57.) O que significa *tomar+ sobre *si+ o nome de Cristo? (Ver Mosias 5:811; ver tambm a citao da prxima pgina.) O que podemos fazer diariamente para ajudar a conservar o nome de Cristo escrito em nosso corao? (Ver Mosias 5:1115.)

O lder Jeffrey R. Holland disse: Desde a experincia do cenculo, na vspera do Getsmani, e do Glgota, os filhos da promessa esto sob o convnio de lembrar-se do sacrifcio de Cristo de uma forma mais nova, mais

4
elevada, mais santa e mais pessoal. () Se lembrar nossa principal tarefa, o que devemos ter em mente quando os simples e preciosos emblemas nos so oferecidos? (A Liahona, janeiro de 1996, pp. 74, 75.)

Como o sacramento nos aproxima do Senhor? Qual a diferena entre as duas oraes? Ver D&C 20: 77 -79. A diferena principal, e que nem sempre percebemos so: Na orao do po, testificamos que queremos fazer certas coisas (tomar o nome dele, nos lembrarmos sempre dele, obedecer os Seus mandamentos). Na orao da gua, mostramos que j estamos fazendo estas coisas! O que prometemos quando tomamos sobre ns o nome de Cristo? a. Indicamos nossa disposio de realizar o trabalho de Seu reino e nossa determinao de servi-Lo at o fim. (D&C 20:37; Morni 6:3) b. Prometemos segui-Lo com real inteno, obedecendo a Ele e arrependendo nos de nossos pecados. (2 Nfi 31:13; Mosias 5:8) O que Jesus Cristo nos promete quando tomamos sobre ns o Seu nome? Tornamo-nos Seus filhos e filhas, sendo chamados por Seu nome. Aqueles que so chamados por Seu nome no ltimo dia sero exaltados; ver Mosias 5:79; 15:12; Alma 5:14; 3 Nfi 27:56; D&C 76:55, 58, 62. O sacramento um momento de comemorarmos e celebrarmos a expiao do Salvador com um esprito contrito e com amor em nossos coraes.

Pontos para ponderar: J recebi a remisso dos meus pecados? Como posso experimentar esta vigorosa mudana em meu corao? Estou realmente tomando sobre mim o nome de Cristo durante o sacramento?

Prxima Lio Nmero 17 Mosias 7-11

Preparado por Roberto Gaertner - Escola Dominical Ala Barigui 2012 robgaer@yahoo.com

You might also like