You are on page 1of 3

1

O LIVRO DE MRMON
Lio 12 Escola Dominical Doutrina do Evangelho

Buscai o Reino de Deus Jac 1 - 4


Jac era o filho mais velho de Lei que havia nascido no deserto. Ele escreveu o primeiro capitulo quando tinha entre 50-54 anos de idade, sabendo-se que ele escreveu 55 anos aps Lei ter deixado Jerusalm. Nfi deveria ter tido entre 70-75 anos quando entregou as placas aos cuidados de Jac. Pelas datas encontradas no livro, provavelmente Jac tinha entre 75-80 anos de idade quando Enos nasceu. Sua mensagem foi direta as pessoas que servem no reino de Deus, e ensinou a forma correta de servir e de magnificar um chamado na igreja. O que significa magnificar? Esta profunda mensagem Jac ensinou no templo.

Uma lente de aumento ou uma lupa serve para aumentar, ampliar ou m agnificar algo. Como podemos realmente magnificar nossos chamados? Ao estudarmos o livro de Jac aprenderemos a forma correta de servirmos ao Senhor, magnificando os nossos chamados e tambm a forma errada. 1. Jac magnfica o chamado que recebeu do Senhor. Ele viu o Salvador em sua juventude e foi ordenado ao sacerdcio. (2 Nfi 2:4; 6:2; 11:3) A ele foi conferida a responsabilidade pelas placas menores e pela sucesso de Nfi no ministrio. Ao entregar as placas menores a Jac, Nfi deu-lhe tambm algumas orientaes especficas. O que Nfi instruiu Jac a registrar nessas placas? (Ver Jac 1:14.) Por que era importante registrar e preservar essas informaes? (Ver Jac 1:58.) O que esses versculos nos ensinam sobre as coisas que devemos

2
registrar a respeito de nossa vida? Qual a importncia de escrevermos dirios ou de registramos acontecimentos importantes e sagrados da nossa famlia? O que Jac disse que aconteceria se ele e Jos no ensinassem o povo com diligncia? (Ver Jac 11:19.) Por que to importante que magnifiquemos nossos chamados? Quais so alguns exemplos que vocs j viram de pessoas magnificando seus chamados? Como podemos magnificar nossos chamados? (Ver D&C 58:2628.) Como vocs j foram abenoados ao darem o melhor de si em seus chamados?

O Presidente Thomas S. Monson, explicou por que precisamos


magnificar nossos chamados e como o fazemos: O Presidente John Taylor alertou-nos: Se no magnificarem seus chamados, Deus os responsabilizar por aqueles que poderiam ter salvado, caso houvessem cumprido seu dever () Como se magnifica um chamado? Simplesmente desempenhando as tarefas relacionadas a ele. (A Liahona, julho de 1996, p. 44). 2. Jac faz advertncias contra o amor s riquezas, o orgulho e a falta de castidade.

Ao comear a ensinar o povo de Nfi, Jac disse que se sentia curvado sob o peso de um desejo e ansiedade muito maiores do que j sentira antes. (Jac 2:3) Por que a alma de Jac estava entristecida? (Ver Jac 2:59; ver tambm Jac 1:1516.) Por que vocs acham que Jac descreveu o pecado nos termos que utilizou em Jac 2:5? Como a busca de riquezas materiais se tornou uma pedra de tropeo para os Nefitas nos dias de Jac? (Ver Jac 2:1216.) Como a abundncia de riquezas materiais pode levar ao orgulho? Quais so as formas adequadas de se utilizar as riquezas? Que conselho Jac nos deu para ajudar-nos a evitar o mau uso das riquezas? (Ver Jac 2:1721.)

O Presidente Spencer W. Kimball (12 Presidente da Igreja) ensinou: A posse de riquezas no se constitui necessariamente em pecado. Porm, ele pode surgir na aquisio e uso da fortuna. () Porque o amor ao dinheiro a raiz de toda a espcie de males; e nessa cobia alguns se desviaram da f, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justia, a piedade, a f, o amor, a pacincia, a mansido. (I Timteo 6:1011). A histria do Livro de Mrmon revela eloqentemente os efeitos corrosivos da paixo pelas riquezas. () Se tivessem usado as riquezas que adquiriram para propsitos bons e nobres, poderiam ter desfrutado uma prosperidade contnua. Entretanto, no se mostraram capazes de ser por um longo perodo ao mesmo tempo ricos e justos. (O Milagre do Perdo[1999], p. 48).

Ler Jac 2:2-5 Aprendemos que todas as coisas foram criadas primeiramente espiritualmente e depois foram criadas fisicamente. Aqui Jac est ensinando que os pecados tambm so cometidos antes espiritualmente e depois materialmente. 3. Jac testifica da expiao de Jesus Cristo.

Depois de chamar seu povo ao arrependimento, Jac terminou seu discurso testificando da esperana do perdo por meio da expiao. Como as escrituras e os profetas nos ajudam a adquirir um testemunho da expiao? (Ver Jac 4:46.) Como podemos adquirir a esperana em Cristo de que Jac falou? (Ver Jac 4:1012.) O que significa dizer que os judeus *olhavam+ para alm do marco? (Ver Jac 4:14. Os judeus deleitavam-se em tentar interpretar os difceis textos das escrituras, mas sem f nem o auxlio do Esprito Santo, no conseguiam compreend-los. Eles desprezavam as palavras claras das escrituras e buscavam a salvao usando outros artifcios e meios que no Jesus Cristo.) De que forma, em nosso dia-a-dia, ns s vezes *olhamos+ para alm do marco? Como podemos ser mais diligentes em lembrar-nos da importncia do Salvador em nossa vida? Quando estamos olhando alm do marco estamos olhando para o Salvador. Ao nos aproximarmos do templo estaremos nos aproximando do Salvador.

Pontos para ponderar: Como estou cumprindo os chamados que recebi do Senhor? Estou buscando primeiramente as riquezas ou o Senhor? Qual o rumo ou marco que estou seguindo?

Prxima Lio Nmero 13 Jac 5 - 7

Preparado por Roberto Gaertner - Escola Dominical Ala Barigui 2012 robgaer@yahoo.com

You might also like