You are on page 1of 6

FSICA

PROFESSOR:THALES Definio de Dinmica a parte da Fsica que estuda a relao entre fora e movimento. A essncia desta parte da Fsica estudar os movimentos dos corpos e suas causas, sem deixar de lado os conceitos de cinemtica previamente estudados. Cinemtica: Ramo da Fsica que estuda os movimentos sem se preocupar com as suas causas.

Bimestre 1 Mecnica dos fluidos

2 ANO

O conceito de fora algo intuitivo, mas para compreend-lo, pode-se basear em efeitos causados por ela, como: Acelerao: faz com que o corpo altere a sua velocidade, quando uma fora aplicada. Deformao: faz com que o corpo mude seu formato, quando sofre a ao de uma fora. Fora Resultante: a fora que produz o mesmo efeito

O incio do estudo da Dinmica O estudo da dinmica teve incio com Aristteles por volta de 384 a.C. Aristteles elaborou uma teoria na tentativa de explicar os movimentos dos corpos. Essa teoria permaneceu vlida at a Idade Mdia, mais precisamente na poca do Renascentismo. Foi no Renascentismo que a teoria foi reavaliada. Um dos vrios aspectos desta lei dizia que um corpo s permaneceria em movimento se uma fora continuasse a imprimir sobre ele uma determinada fora. Anos mais tarde, Galileu Galilei realizou novos estudos sobre os movimentos dos corpos, estudos sobre o movimento uniformemente acelerado e o movimento do pndulo, descobriu a lei do movimento e enunciou a lei da inrcia. Em sua lei, Galileu dizia que a tendncia natural dos corpos, na ausncia de foras externas, de se manterem em repouso ou em movimento retilneo uniforme. Isto significa que pode existir movimento sem que exista a atuao de foras externas sobre o corpo. Por exemplo, um disco de hquei lanado sobre uma superfcie totalmente lisa e na ausncia da resistncia do ar, pode manter seu estado de movimento indefinidamente. As ideias de Galileu foram precursoras das Leis de Newton. Fora: uma interao entre dois corpos.

que todas as outras aplicadas a um corpo. Dadas vrias foras aplicadas a um corpo qualquer:

A fora resultante ser igual a soma vetorial de todas as foras aplicadas:

Isaac Newton e as leis do movimento Newton, cientista ingls mais reconhecido como fsico e matemtico, nascido no ano 1643, em Woolsthorpe, Inglaterra, desenvolveu as ideias de Galileu e publicou seus estudos na obra Princpios Matemticos de Filosofia Natural, na qual ele descreveu seus estudos e descobertas na rea da Gravitao Universal e enunciou as trs leis fundamentais do movimento, nomeadas de Leis de Newton. As trs leis so:

ENEM - UFPA UFRA IFPA UEPA(PROSEL E PRISE I, II E III)


RUA MUNICIPALIDADE 1872, VILA SERAFIM - N 41 FONES: 3233 9035 / 8116 9397

[1]

FSICA
PROFESSOR:THALES Princpio da Inrcia ou Primeira Lei de Newton; Princpio Fundamental da Dinmica ou Segunda Lei de Newton; Princpio da Ao e Reao ou Terceira Lei de Newton. Leis de Newton As leis de Newton constituem os trs pilares fundamentais do que chamamos Mecnica Clssica, que justamente por isso tambm conhecida por Mecnica Newtoniana. 1 Lei de Newton - Princpio da Inrcia Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto d a impresso que se est sendo "jogado" para o lado contrrio curva. Isso porque a velocidade vetorial tangente a trajetria. Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento. Estes e vrios outros efeitos semelhantes so explicados pelo princpio da inrcia, cujo enunciado : "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." Ento, conclui-se que um corpo s altera seu estado de inrcia, se algum, ou alguma coisa aplicar nele uma fora resultante diferente se zero. 2 Lei de Newton - Princpio Fundamental da Dinmica Quando aplicamos uma mesma fora em dois corpos de massas diferentes observamos que elas no produzem acelerao igual.

Bimestre 1 Mecnica dos fluidos

2 ANO

A 2 lei de Newton diz que a Fora sempre diretamente proporcional ao produto da acelerao de um corpo pela sua massa, ou seja: ou em mdulo: F=ma Onde: F a resultante de todas as foras que agem sobre o corpo (em N); m a massa do corpo a qual as foras atuam (em kg); a a acelerao adquirida (em m/s). A unidade de fora, no sistema internacional, o N (Newton), que equivale a kg m/s (quilograma metro por segundo ao quadrado). Exemplo: Quando um fora de 12N aplicada em um corpo de 2kg, qual a acelerao adquirida por ele? F=ma 12=2a a=6m/s Fora de Trao Dado um sistema onde um corpo puxado por um fio ideal, ou seja, que seja inextensvel, flexvel e tem massa desprezvel.

Podemos considerar que a fora aplicada no fio, que por sua vez, aplica uma fora no corpo, a qual chamamos Fora de Trao .

3 Lei de Newton - Princpio da Ao e Reao Quando uma pessoa empurra um caixa com uma fora F, podemos dizer que esta uma fora de ao. Mas conforme a 3 lei de Newton, sempre que isso ocorre,

ENEM - UFPA UFRA IFPA UEPA(PROSEL E PRISE I, II E III)


RUA MUNICIPALIDADE 1872, VILA SERAFIM - N 41 FONES: 3233 9035 / 8116 9397

[2]

FSICA
PROFESSOR:THALES h uma outra fora com mdulo e direo iguais, e sentido oposto a fora de ao, esta chamada fora de reao. Esta o princpio da ao e reao, cujo enunciado : "As foras atuam sempre em pares, para toda fora de ao, existe uma fora de reao."

Bimestre 1 Mecnica dos fluidos

2 ANO

Saiba mais... Quando falamos no peso de algum corpo, normalmente, lembramos do "peso" medido na balana. Mas este um termo fisicamente errado, pois o que estamos medindo na realidade, a nossa massa. Alm da Fora Peso, existe outra que normalmente atua na direo vertical, chamada Fora Normal. Esta exercida pela superfcie sobre o corpo, podendo ser interpretada como a sua resistncia em sofrer deformao devido ao peso do corpo. Esta fora sempre atua no sentido perpendicular superfcie, diferentemente da Fora Peso que atua sempre no sentido vertical. Analisando um corpo que se encontra sob uma superfcie plana verificamos a atuao das duas foras.

Fora Peso Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de acelerao da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relao superfcie. Relacionando com a 2 Lei de Newton, se um corpo de massa m, sofre a acelerao da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinmica poderemos dizer que: A esta fora, chamamos Fora Peso, e podemos express-la como: ou em mdulo:

Para que este corpo esteja em equilbrio na direo vertical, ou seja, no se movimente ou no altere sua velocidade, necessrio que os mdulos das foras Normal e Peso sejam iguais, assim, atuando em sentidos opostos elas se anularo.

O Peso de um corpo a fora com que a Terra o atrai, podendo ser vrivel, quando a gravidade variar, ou seja, quando no estamos nas proximidades da Terra. A massa de um corpo, por sua vez, constante, ou seja, no varia. Existe uma unidade muito utilizada pela indstria, principalmente quando tratamos de fora peso, que o kilograma-fora, que por definio : 1kgf o peso de um corpo de massa 1kg submetido a acelerao da gravidade de 9,8m/s. A sua relao com o newton :

Por exemplo: Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg: (a) Na superfcie da Terra (g=9,8m/s); (b) Na supefcie de Marte (g=3,724m/s).

Texto retirado dos sites: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFk8AF/fisic a-dinamica http://www.brasilescola.com/fisica/principiosdinamica.htm

ENEM - UFPA UFRA IFPA UEPA(PROSEL E PRISE I, II E III)


RUA MUNICIPALIDADE 1872, VILA SERAFIM - N 41 FONES: 3233 9035 / 8116 9397

[3]

FSICA
PROFESSOR:THALES

Bimestre 1 Mecnica dos fluidos

2 ANO

Exerccios
1. (FUVEST-SP) Um homem tenta levantar uma caixa de 5kg, que est sobre uma mesa, aplicando uma fora vertical de 10N. Nessa situao, o valor da fora que a mesa aplica na caixa : (g=10m/s2).

3. -(UERJ-RJ) A figura abaixo representa uma escuna atracada ao cais.

Deixa-se cair uma bola de chumbo do alto do mastro ponto O. Nesse caso, ele cair ao p do mastro - ponto Q. Quando a escuna estiver se afastando do cais, com a) 0N b) 5N c) 10N d) 40N e) 50N velocidade constante, se a mesma bola for abandonada do mesmo ponto O, ela cair no seguinte ponto da figura: a) P b) Q c) R d) S

2. -(FMPA-MG) Na montagem abaixo, sendo de 30kg a massa do corpo suspenso e de 70kg a massa do homem, podemos afirmar, supondo o sistema em equilbrio:

(considere g=10m/s2).

4. -(PUC-RJ) Considere as seguintes afirmaes a respeito de um passageiro de um nibus que segura um balo atravs de um barbante: I) Quando o nibus freia, o balo se desloca para trs II) Quando o nibus acelera para frente, o balo se desloca para trs. III) Quando o nibus acelera para frente, o barbante permanece na vertical. IV) Quando o nibus freia, o barbante permanece na vertical. Assinale a opo que indica a(s) afirmativa(s) correta(s). a) III e IV b) I e II c) Somente I d) Somente II e) Nenhuma das afirmaes verdadeira.

I A tenso na corda de cerca de 30N. II A compresso que o homem faz no cho de cerca de 1000N. III A reao normal do cho sobre o homem de cerca de 400N. a) s a frase I certa b) s a frase II certa c) s a frase III certa d) todas as frases esto certas e) todas as frases esto erradas.

ENEM - UFPA UFRA IFPA UEPA(PROSEL E PRISE I, II E III)


RUA MUNICIPALIDADE 1872, VILA SERAFIM - N 41 FONES: 3233 9035 / 8116 9397

[4]

FSICA
PROFESSOR:THALES 5. (UEL-PR) Um observador v um pndulo preso ao teto de um vago e deslocado da vertical como mostra a figura a seguir.

Bimestre 1 Mecnica dos fluidos

2 ANO

V. Se quisermos reduzir a acelerao metade, basta dividirmos por dois a intensidade da fora aplicada. Esto corretas: a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) I, III e V. d) I, II, IV.

Sabendo que o vago se desloca em trajetria retilnea, ele pode estar se movendo de: a) A para B, com velocidade constante. b) B para A, com velocidade constante. c) A para B, com sua velocidade diminuindo. d) B para A, com sua velocidade aumentando. e) B para A, com sua velocidade diminuindo. 6. -(UECE-CE-010) Uma nica fora agindo sobre uma

e) II, III e V. 8. -(UNESP-SP) Submetendo-se a partcula de massa m a uma resultante , a acelerao impressa =m. . Aplicase a lei fundamental da dinmica . Esses dados

esto inscritos na primeira linha do quadro a seguir. Assinalar outro conjunto de elementos coerentes com os dados.

massa de 2,0 kg fornece a esta uma acelerao de 3,0 m/s2. A acelerao, em m/s2, produzida pela mesma fora agindo sobre uma massa de 1 kg

a) Zero.

b) 1,5.

c) 3,0.

d) 6,0.

9. -(FATEC-SP) Julgar: I Um atleta arremessa uma bola para frente exercendo nela uma fora de 100N; simultaneamente a bola exerce no atleta uma fora oposta de igual intensidade. II Necessariamente a reao da bola sobre o atleta acelera este para trs. III Nas interaes entre os corpos, as foras de ao e reao se equilibram.

7. -(PUC-PR) A acelerao adquirida por um automvel de 1,5 m/s2 e a fora resultante que age sobre ele 3000 N. Com base nessas informaes, analise as proposies: I. A massa do automvel igual a 2000 kg. II. A massa do automvel igual a 4500 N. III. Se o automvel partir do repouso, aps 4 segundos sua velocidade ser igual a 6 m/s. IV. Se o automvel partir do repouso, aps 2 segundos ter percorrido um espao igual a 1,5 metros.

ENEM - UFPA UFRA IFPA UEPA(PROSEL E PRISE I, II E III)


RUA MUNICIPALIDADE 1872, VILA SERAFIM - N 41 FONES: 3233 9035 / 8116 9397

[5]

FSICA
PROFESSOR:THALES a) somente I est correta b) somente I e II esto corretas c) as trs afirmaes esto corretas d) as trs afirmaes esto erradas e) nenhuma afirmao est correta. 10. (UFC) As foras de ao e reao (terceira lei de Newton) no se anulam mutuamente porque tm mdulos diferentes.

Bimestre 1 Mecnica dos fluidos

2 ANO

II. possvel haver fora na ausncia de movimento. III. A fora que impulsiona um foguete a fora dos gases de escape que saem da parte traseira do foguete, medida que o foguete expele os gases para trs. IV. Um par de foras de ao e reao sempre atua no mesmo corpo. Assinale a alternativa correta:

a) a afirmao certa e o argumento errado. b) a afirmao certa e o argumento certo. c) a afirmao e o argumento so corretos, mas no relacionados. d) a afirmao e o argumento so corretos e relacionados. e) a afirmao e o argumento esto errados. 11. (PUC-PR) Um pedao de ferro colocado prximo de um m, conforme a figura a seguir: 1. D 2. C 3. B 4. D 5. E Assinale a alternativa correta: a) o ferro que atrai o m. b) a atrao do ferro pelo m igual atrao do m pelo ferro. c) o m que atrai o ferro. d) a atrao do m pelo ferro mais intensa do que a atrao do ferro pelo m. e) a atrao do ferro pelo m mais intensa do que a atrao do m pelo ferro. 12. -(PUC-PR-010) Julgue as assertivas a seguir a respeito das leis de Newton. I. possvel haver movimento na ausncia de uma fora. 6. B 7. C 8. B 9. A 10. A 11. B 12. C a) Apenas as assertivas I e II so verdadeiras. b) Apenas a assertiva I verdadeira. c) Apenas as assertivas I, II e III so verdadeiras. d) Todas as assertivas so falsas. e) Apenas a assertiva IV verdadeira.

Gabarito

ENEM - UFPA UFRA IFPA UEPA(PROSEL E PRISE I, II E III)


RUA MUNICIPALIDADE 1872, VILA SERAFIM - N 41 FONES: 3233 9035 / 8116 9397

[6]

You might also like