You are on page 1of 10

O imprio dos signos: formao espacial das cidades latino-americanas, segundo Angel Rama

Lenice da Silva Lira Mestranda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil lenice_lira@yahoo.com.br

Os olhos no vem coisas mas figuras de coisas que significam outras coisas (...) Italo Calvino1 Olhai o mapa das cidades modernas, de sculo em Sculo a transformao quase radical. As ruas so perecveis como os homens Joo do Rio2

Os homens no ato de organizao de uma cidade estabelecem um conjunto de normas e valores, relativos sociedade, natureza e ao espao, capaz de construir uma identidade local e nacional, inaugurando a diferena entre os povos e lugares, e mobilidade e ao numa determinada parcela do espao-territrio. A compreenso da cidade passa pela anlise de todos os elementos que compem o seu quadro: terra, gua, cu, homens/civilizao, edificaes, ruas, trabalho, idias, smbolos. A cidade no apenas materialidade. Ela possui uma dimenso simblica, subjetiva, que tambm atua na construo de suas formas espaciais. A significao do espao urbano ou rural confere aos indivduos e coletividades unidade e identidade como o seu entorno a paisagem. Este trabalho constitui uma anlise inicial de A cidade das letras (1985), de Angel Rama (1926-1983), crtico uruguaio. Nesta obra, o autor faz uma anlise do processo de formao das cidades latino-americanas a partir do discurso literrio, entendido como uma prtica social. Da advm a necessidade de criao e recriao constante do que Rama nomeou de a cidade das letras. Nesse contexto, foram delimitadas as diversas funes e transformaes levadas a cabo tanto pela cidade das letras quanto pela cidade real.

1 2

CALVINO, Italo. As cidades invisveis. So Paulo: Cia das Letras, 1998, p.17. RIO, Joo do. A alma encantadora das ruas: crnicas. Rio de Janeiro : Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, 1987.

Rama prope tambm a anlise da Amrica Latina enquanto uma construo histrica de sua cultura. Sua abordagem, entretanto, no constitui uma histria urbanstica social como faz Castells, mas sim uma estruturao sgnica da cidade. Assim a apreenso e leitura da cidade moderna, afirma Cristiane dAvila, exige do observador capacidade para decifrar a trama de smbolos que compem as manisfestaes do tecido urbano3. geografia, este debate importante porque permite uma compreenso mais ampla e rica do fenmeno urbano, ao explorar as narrativas e discursos sobre a cidade e a vida social, que cumprem o papel legitimador do poder expresso em vrios mbitos: poltico, econmico, social e cultural. A geografia contempornea no se limita s abordagens que privilegiam o aspecto material da realidade; as manifestaes culturais constituem um elemento relevante nas interpretaes e compreenso do mundo que no pode mais ser negligenciado. Deste modo, traamos como horizonte de reflexo, delimitar a funo que a cidade das letras desempenhou na formao das cidades latino-americanas, bem como a contribuio deste enfoque nos estudos de geografia urbana.

1. A cidade das letras e as cidades reais Angel Rama constri as suas narrativas sobre as cidades latino-americanas a partir da definio de cinco momentos histricos vivenciados por essas cidades: a cidade ordenada, a cidade letrada, a cidade escriturria, a cidade modernizada, a plis se politiza e a cidade revolucionria. Trata-se, de fato, do desenvolvimento das primeiras cidades racionalmente planejadas, com o objetivo de dominao. Esta dominao ser realizada atravs da instituio de uma cidade das letras que, simultaneamente, idealiza a cidade e opera modificaes na cidade real e absorve as mudanas que ocorrem na mesma o que garantiu a sua permanncia ao longo dos tempos. importante ressaltar que a cidade das letras identifica as cidades latinoamericanas como uma construo racional, pensadas antes de serem construdas. As transformaes pelas quais as cidades latino-americanas passam promovem a expanso dos limites da cidade das letras; o que resulta num maior compartilhamento do poder, ou seja, os grupos sociais so, aos poucos, incorporados ao universo dos letrados/intelectuais. Rama mostra em seu livro as diversas relaes que se estabelecem entre a cidade das letras e a cidade real em cada perodo histrico por ele delimitado. Nesse percurso, os diferentes significados que a cidade real assumiu vo sendo revelados.

1.1. A cidade ordenada A instituio da cidade ordenada tem como objetivo estabelecer a ordem nos territrios coloniais para que se d a construo dos imprios portugus e espanhol. Na cidade ordenada as edificaes representam uma estrutura hierrquica.

DAVILA, Cristiane. Descompasso: a Lisboa de Ea em Os Maias e na Correspondncia de Fradique Mendes. In: www.foradolugar.com, janeiro de 2008, p. 01.

Verifica-se um afastamento do modelo urbano medieval que possuia uma organicidade, em favor da produo de uma nova espacialidade que correspondesse ao novo modo de vida distante dos lugares familiares dos conquistadores europeus, mas que personificasse o projeto civilizatrio para o territrio americano. Deste modo, a imposio da ordem torna-se uma estratgia no processo de dominao da Amrica Latina, e de edificao da era capitalista e execuo de um projeto de cidade ideal abrigo dessa mesma dominao que s poderia ter lugar nas pginas em branco da Amrica. Para a realizao de tal projeto, assinala Rama, os colonizadores tiveram que negociar com a cidade real.
Os colonizadores tiveram que se adaptar dura e gradualmente a um projeto que como tal, no escondia sua conscincia racionalizadora, no lhe sendo suficiente organizar os homens dentro de uma repetida paisagem urbana, pois tambm requeria que fossem moldados com destino a um futuro, do mesmo modo sonhado de forma planificada, em obedincia s exigncias colonizadoras, administrativas, militares, comerciais, religiosas, que se iriam impondo com crescente rigidez.4

A retomada do neoplatonismo, nos sculos XVI e XVII, como embasamento filosfico dos modelos de construo dos projetos das cidades ideais, anuncia um momento importante na definio da cultura do Ocidente. Para Michel Foucault5, esse momento marca o descolamento entre as palavras e as das coisas, e o incio do imprio da ordem dos signos. Essa perspectiva anunciada por Rama no seguinte trcho de sua obra :
A cidades, as sociedades que as habitaro, os letrados que as explicaro, se fundem e se desenvolvem no mesmo tempo em que o signo deixa de ser uma figura do mundo, deixa de estar ligado pelos laos slidos e secretos da semelhana ou da afinidade com o que marca, comea a significar dentro do interior do conhecimento, e dele tomar sua certeza ou sua probabilidade.6

nesse cenrio, que emergem as cidades ideais na Amrica, sob a tutela da razo ordenadora. A ordem social hierrquica substituda pela ordem distributiva e geomtrica. No a sociedade, mas sua forma organizada, que transposta; e no a cidade, mas sua forma distributiva7. A ideologizao do pblico, populaes urbana e rural, torna-se um recurso essencial para que o poder se legitime; este poder ideolgico que substituir a fora da religio. A cidade ordenada desempenha a funo de assegurar um regime de transmisses do poder hierrquico, que subjuga a ordem social e a constituio fsica da cidade. neste sentido, Angel Rama ressalta a supremacia da ordem :
A ordem deve ficar estabelecida antes de que a cidade exista, para impedir assim toda futura desordem, o que alude peculiar virtude dos signos de permanecerem inalterveis no tempo e seguir regendo a mutante vida das coisas dentro de rgidos marcos. Foi assim que se
RAMA, Angel. A cidade das letras. So Paulo : Brasiliense, 1985, p. 23. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. So Paulo: Martins Fontes, 2007. 6 Op. Cit., p. 26. 7 Op. Cit., p. 26.
5 4

fixaram as operaes fundadoras que foram se repetindo atravs de uma extensa geografia e um extenso tempo.8

Estabelecida a ordem, abre-se espao para a edificao da cidade letrada.

1.2. A cidade Letrada A cidade letrada tem como funo elaborar os discursos que orientam os indivduos e coletividades. Possui, portanto, uma misso civilizadora. Acabou sendo indispensvel que as cidades, que eram a sede da delegao dos poderes, dispusessem de um grupo social especializado ao qual encomendar esses encargos. Foi tambm indispensvel que esse grupo estivesse imbudo da conscincia de exercer um alto ministrio que o equiparava a uma classe sacerdotal. Ambas as esferas estiveram superpostas por longo tempo, fazendo com que a equipe intelectual contasse durante sculos entre suas filas com importantes setores eclesisticos, antes que a laicizao que comea sua ao no sculo XVIII fosse substituindo-os por intelectuais civis, profissionais na sua maioria. Devemos chamar de cidade letrada, porque sua qualidade sacerdotal implcita contribuiu para dota-las de um aspecto sagrado, libertando-as de qualquer servido para com as circunstncias. Os signos apareciam como obra do Esprito e os espritos conversavam entre si graas a eles. Obviamente se tratava de funes culturais das estruturas de poder, cujas bases reais poderamos elucidar, mas no foram assim concebidas nem percebidas, nem assim foram vividas por seus integrantes. No centro de toda cidade, conforme diversos graus que alcanavam sua plenitude nas capitais vice-reinais, houve uma cidade letrada que compunha o anel protetor do poder e o executor de suas ordens: uma pliade de religiosos, administradores, educadores, profissionais, escritores e mltiplos servidores intelectuais. Os sculos na colnia mostraram a surpreendente magnitude do grupo letrado que em sua maioria constitui a frondosa burocracia instalada nas cidades a cargo das tarefas de comunicao entre a metrpole e as sociedades coloniais, portanto girando no alto da pirmide em torno da delegao do rei. Sobre esse trabalho, sobre a vida apropriao de riquezas, no somente se edificaram suntuosas igrejas e conventos que at os dias de hoje testemunham a opulncia do setor eclesistico, mas tambm o bem-estar de espanhis e crioulos e os cios que permitiram ao grupo letrado dedicarem-se a extensas obras literrias. Assim devemos a isso a esplndida pica culta do barroco. Segundo Rama, as duas causas principais para a fortaleza da cidade letrada foram: 1)As exigncias de uma vasta administrao colonial, que com grande mincia levou a cabo a Monarquia, duplicando controles e salvaguardas para restringir, em vo, a constante fraude com que era burlada, e as exigncias da evangelizao (transculturao) de uma populao indgena que era contada em milhes, a qual se conseguiu enquadrar na aceitao dos valores europeus, ainda que neles no acreditasse ou no os compreendesse.

Op. Cit., p. 29.

Essas duas imensas tarefas reclamavam um elevadssimo nmero de letrados, os quais se baseavam preferencialmente nos redutos urbanos. 2) A Crtica Marxista: com excessiva freqncia, vem-se nas anlises marxistas os intelectuais como meros executantes dos mandatos das Instituies (quando no das classes) que os empregam, perdendo-se de vista sua peculiar funo de produtores, enquanto conscincias que elaboram mensagens, e, sobretudo, sua especificidade como desenhistas de modelos culturais, destinados constituio de ideologias pblicas. Creio indispensvel manejar uma relao mais fluida e complexa entre as instituies ou classes e os grupos de intelectuais. Inclusive por sua condio de servidores de poderes, esto em contato imediato com o foroso princpio institucionalizador que caracteriza qualquer poder, sendo portanto os que melhor conhecem seus mecanismos, os que mais esto treinados em suas vicissitudes e, tambm, os que melhor aprendem a convivncia de outro tipo de institucionalizao, o do restrito grupo que exerce as funes intelectuais. Pois tambm por sua experincia sabem que se pode modificar o tipo de mensagens que emitem sem que se altere sua condio de funcionrio, e esta deriva de uma intransfervel capacidade que procede de um campo que lhe prprio e que dominam, pelo qual se lhes reclama servios, que consiste no exerccio das linguagens simblicas da cultura. No somente servem a um poder, como tambm so donos de um poder. Este inclusive pode embriag-los at faz-los perder de vista que sua eficincia, sua realizao s se alcana se o centro do poder real da sociedade o apia, lhe d fora e o impe. Enquanto a cidade letrada atua no campo das significaes e inclusive as autonomiza em um sistema, a cidade real trabalha mais comodamente no campo dos significantes e inclusive os afasta dos encadeamentos lgico-gramaticais. As cidades desenvolvem suntuosamente uma linguagem mediante duas redes diferentes e superpostas: a fsica, que o visitante comum percorre at perder-se na sua multiplicidade e fragmentao, e a simblica, que a ordena e interpreta, ainda que somente para aqueles espritos afins, capazes de ler como significaes o que no so nada mais que significantes sensveis para os demais, e, graas a essa leitura, reconstruir a ordem. H um labirinto das ruas que s a aventura pessoal pode penetrar e um labirinto dos signos que s a inteligncia raciocinante pode decifrar, encontrando sua ordem. A cidade letrada portanto, capaz de projetar a cidade ideal antes de sua existncia, conserva-la alm de sua execuo material, faze-la sobreviver inclusive em luta com as modificaes sensveis que introduz incessantemente o homem comum. Enquanto a cidade letrada atua no campo das significaes e inclusive as autonomiza em um sistema, a cidade real trabalha mais comodamente no campo dos significantes e inclusive os afasta dos encadeamentos lgico-gramaticais. As cidades desenvolvem suntuosamente uma linguagem mediante duas redes diferentes e superpostas: a fsica, que o visitante comum percorre at perder-se na sua multiplicidade e fragmentao, e a simblica, que a ordena e interpreta, ainda que somente para aqueles espritos afins, capazes de ler como significaes o que no so nada mais que significantes sensveis para os demais, e, graas a essa leitura, reconstruir a ordem. H um labirinto das ruas que s a aventura pessoal pode penetrar e um labirinto dos signos que s a inteligncia raciocinante pode decifrar, encontrando sua ordem. A cidade letrada portanto capaz de projetar a cidade ideal antes de sua existncia, conserva-la alm de sua execuo material, faz-la sobreviver inclusive em luta com as modificaes sensveis que introduz incessantemente o homem comum.

Essa fase da cidade letrada marcada pela existncia do poder vinculado aos grupos dirigentes dos territrios coloniais, com sede nas cidades, em que a cidade das letras oferece-lhes suporte ao tornar legvel e legtimo as suas intenes e aes. Com isso, querse dizer que os intelectuais estavam a servio do poder, mas no eram o prprio poder. A inverso dessa relao ter incio com a modernizao levada a cabo a partir dos primeiros anos do sculo XX. As cidades so representaes do poder externo colonial e imperial emanado pelas metrpoles estrangeiras. preciso ento construir um imaginrio social que torne possvel a legitimidade das prticas a serem realizadas. Na fase escriturria da cidade das letras, esse imaginrio social adquire substncia e passa a interagir com as formas sociais e espaciais existentes nas cidades latino-americanas, modificando-as, e transformando-se tambm, para atender s necessidades da poca.

1.3. A cidade escriturria A cidade escriturria caracteriza-se pelo papel legislador e regulador da sociedade e dos espaos, por meio da imposio de uma lngua oficial e de normas de comportamento em sociedade, da constituio de uma socialidade. Rama identifica a cidade das letras como sede do poder da Metrpole e, ao mesmo tempo, possuidora de um poder prprio, que j anunciava uma autonomia cada vez maior. Este poder estava distribuido de forma hierrquica, em que os cidados mais comuns se encontravam distantes deste centro. Para o autor, essa distncia entre a letra rgida (escritura) e a fluida palavra falada (oralidade) teria transformado a cidade letrada em uma cidade escrituraria, destinada a uma minoria. A cidade escriturria revela cidades reais fragmentadas, em que o uso da lngua um trao de diferenciao socioespacial e cultural. Cada estrato social, que ocupa uma parcela determinada do espao, possui uma linguagem prpria, um modo especfico de pensar, de agir, de perceber, de sentir o mundo. A distribuio geogrfica da populao tambm indica a hierarquia do poder : quanto mais afastado do ncleo urbano, do centro, menos poder possuem as populaes que a vivem. Tal aspecto aludido por Rama na seguinte passagem: A cidade escriturria estava rodeada por dois anis, lingstica e socialmente inimigos, aos que pertencia a imensa maioria da populao. O mais prximo era o anel urbano onde se distribua a plebe formada por criolos, ibricos desclassificados, estrangeiros, libertos, mulatos, zambo, mestios e todas as variadas castas derivadas de cruzamentos tnicos. O outro anel, que circundava o primeiro, era mais vasto, pois abrangia os subrbios (os bairros indgenas da cidade do Mxico, por exemplo), e estendia-se pela imensidade dos campos. Esse perodo da histria da Amrica Latina marcado pelo domnio da oralidade nas reas mais afastadas dos centros urbanos. O que se ocorrer, ento, ser a ampliao do universo letrado. Essa expanso ocorre por meio da subordinao da oralidade escrita, identificada na institucionalizao de uma lngua oficial. Tal institucionalizao elege a

escritura como trao de distino scio-cultural. justamente a que as narrativas literrias e jornalsticas ganham destaque.

1.4. A cidade modernizada A cidade modernizada aquela que torna possvel a ampliao e modificao da cidade letrada. A cidade modernizada caracteriza-se pela atuao de um grupo (jornalistas e diversos profissionais liberais, como pedagogos, socilogos) que critica a cidade das letras j constituda. Esse grupo aps o embate com os dirigentes tradicionais conquista o direito cidade das letras, o que concorre para que haja uma transformao das atribuies da cidade letrada. No h efetivamente a destituio dos dirigentes tradicionais, mas a ampliao dos grupos que a compem. Assim, o que os crticos contestam a exclusividade do poder institucionalizado pela cidade letrada. Eles reivindicam uma maior aberta, que se ampliar medida que a modernizao se realiza. Nesse sentido, o carter das cidades latino-americanas como sede do poder, expresso do vnculo com as metrpoles desenvolvidas e modernas, torna-se cada vez mais expressivo. A construo da cidade modernizada exige alteraes na cidade das letras, em que esta deve estar capacitada para promover a difuso do modo de vida citadino, da supremacia da ordem urbana. Para tal ser necessrio a incorporao da produo cultural rural marcada pela oralidade, como tambm ser importante a adeso cultural daqueles que vivem nas cidades e em suas periferias. nesse contexto que a literatura aparece como um instrumento de incorporao das produes culturais do meio rural e urbano, preservando assim a memria de mundos vividos que fatalmente desaparecero. Contudo, a cristalizao desses espao-tempos permite a construo das identidades locais e nacionais. A linguagem, sob a forma literria, passa ento a constituir o lugar da memria histrica e cultural das sociedades latino-americanas, participando ativamente da construo de uma ou mltiplas identidades. A prova da qual se viu submetida a cidade letrada foi a modernizao de 1870, de grande risco e, por outro lado, pela ampliao do circuito letrado que presenciou, mais rica de opes e de questionamento. Uma parte considervel desse tercirio (nome que na Amrica Latina no seno a modernizao de um costume que remonta s origens da conquista) correspondeu s atividades intelectuais. s j existentes na administrao, as instituies pblicas e a poltica, acrescentaram-se as provenientes do rpido crescimento de trs setores que absorveram numerosos intelectuais, estabelecendo uma demanda constante de novos elementos: a educao, o jornalismo e a diplomacia. Apesar de tudo, o realmente certo foi a viso idealizada das funes intelectuais que experimentou a cidade modernizada, fixando mitos sociais derivados do uso da letra, que serviam para alcanar posies, se no melhores distribudas, sem dvida mais respeitveis e admiradas: foi a mestra normal quem fixou os sonhos das jovens da baixa classe mdia ou foi o doutorado (Mhijo el dotor, na feliz frmula de Florncio Snchez) que ambicionaram para seus descendentes tanto os fazendeiros ricos como os comerciantes imigrantes, uns e outros analfabetos. A letra apareceu como a alavanca da ascenso social. Da respeitabilidade pblica e da incorporao aos centros de poder; mas tambm, em um

grau que no havia sido conhecido pela histria secular do continente, de uma relativa autonomia em relao a eles, sustentada pela pluralidade dos centros econmicos que a sociedade burguesa em desenvolvimento gerava. Na literatura, os reporters tentavam tomar o ofcio dos escritores, que podiam vender artigos, achando que podiam colocar-se como mestres dos povoados ou suburbanos, escrever letras para as msicas populares, abastecer os folhetins ou simplesmente traduzi-los, produo suficientemente considervel para que ao finalizar o sculo se estabelecessem leis de direito do autor, e se fundassem as primeiras organizaes destinadas a arrecadar direitos intelectuais a seus filiados. O papel dos mitos individuais: do rebelde e do santo do banditismo e messianismo religioso da poca. Por outro lado, os descendentes de imigrantes no conseguiram ainda estampar sua marca na ideologia nacional.E se evoca a todo tempo difundir-se o mito do pioneiro dos Estados Unidos, o cowboy, colonizador de terras e ndios, cujo equivalente no encontra-se na Amrica do Sul. No campo letrado emergiram figuras hericas e solitrias: o jornalista que denuncia as arbitrariedades dos poderosos, e do advogado pobre, que diante dos tribunais, vence as maquiavlicas conjuras dos ricos e restabelece os direitos ou a inocncia do acusado. At o dia de hoje e contra toda a evidncia realista dada extraordinria concentrao de poder que se efetuou nos EUA, continuam alimentando o imaginrio popular. A constituio das literaturas nacionais que se cumpre no final do sculo XIX um triunfo da cidade das letras, que pela primeira vez em sua longa histria, comea a dominar o seu contorno. Absorve mltiplas contribuies rurais, inserindo-as em seu projeto e articulando-as com outras para compor um discurso autnomo, que explica a formao da nacionalidade e estabelece admiravelmente seus valores.

1.5. A polis se politiza A polis se politiza traz tona os movimentos nacionalistas e populistas. No dia seguinte festiva celebrao do centenrio da Independncia hispanoamericana, comea para este hemisfrio da Amrica Latina o sculo XX: em 1911, quando explode a revoluo mexicana que tem incio as sucessivas sacudidas polticosociais em busca de uma nova ordem, ainda controlados pela ao de foras internas que procuram dar expresso estrutura scio-econmica que se havia forjado no corpo da mencionada modernizao. A cidade havia se tornado o centro de dominao do territrio nacional e seus problemas tinham a pretenso de ser da nao inteira, da mesma maneira que dentro dela se reproduziam os conflitos nacionais pela incorporao da imigrao interna, em alguns pontos duplicada pela externa. A situao pattica dos escritores que forjam o modernismo foi a carncia de pblico. Ainda que eles apostassem na criao de seu prprio pblico, s triunfariam tardiamente, de tal forma que seus livros, como o provam as tiragens e edies que se fizeram, no tiveram outros leitores que os mesmos membros dos cenculos ou os destinatrios estrangeiros aos quais foram remetidos como cortesia. Contra a ameaa latente, justificou-se um servilhismo que no resultou convincentemente para os setores populares afetados, em compensao foi utilizado como chave explicativa por boa parte dos intelectuais, os quais, como em outros pases onde regia

o lema de ordem e progresso, estavam sendo, ainda que mesquinhamente, favorecidos pelo desenvolvimento econmico em curso. A emergncia do pensamento crtico, com uma relativa autonomia, ocorreu sob a tutela da modernizao e se deveu ao liberalismo econmico que permitiu a descentralizao da sociedade, desenvolveu-a, dotou-a de servios complexos, ampliou o tercirio com uma escassa margem autnoma onde cresceria o grupo intelectual adverso. Foi sobretudo um produto da urbanizao e inclusive poder-se-ia dizer que de suas insuficincias, visto o forte componente provinciano dos muitos Julien Sorel, que a partir da incipiente urbanizao dos povoados desenvolveram a ambio capitaliana e que, a partir de sua ambgua e desmesurada posio mdia, quiseram rivalizar com a classe alta. Assim, a democracia que timidamente comeou a se praticar em alguns pontos implicou em uma ampliao controlada do crculo do poder, abrigando, junto gente decente da aristocracia latifundiria, dois anis amplificadores: o de comerciantes, industriais e especuladores, e o da equipe educada da administrao, das finanas e do ensino.

1.6. A cidade revolucionada a cidade das revolues, marcada por grandes transformaes sociais no contexto da Amrica Latina. Com o ano de 1911 inicia-se na Amrica Latina a era das revolues que modelaria o sculo XX. As mudanas se apresentaro mais nas questes sociais do que no componente de ruptura violenta. As resolues mexicana e uruguaia exibiro regimes cujos traos podero ser reencontrados em outros pases em sucessivos movimentos de transformao em que viver o continente. A acumulao histrica dos movimentos revolucionrios na Amrica Latina se combina com as peculiares tradies culturais dos diferentes lugares em que se deram os movimentos, sendo que todos eles tm ligao com a modernizao. No sculo XX, nossas interpretaes letradas abandonaram as categorias biolgicas, telricas e estritamente polticas, voltando-se para as categorias sociais e econmicas. No entanto, nesse perodo nada identifica melhor as transformaes havidas, do que o nome dos seus caudilhos respectivos. Para o autor, o perodo que vai de 1911 a 1973 marcado por sucessivas revolues na Amrica Latina, cujos debates e os protagonistas so parecidos e se relacionam com uma circunstncia universal condicionadora. Da o interesse por examinar os efeitos das revolues iniciais sobre a cidade das letras. Dois grandes traos esto presentes em todos os lugares quando se faz um balano da influncia da revoluo na vida intelectual dos latino-americanos: educao popular e nacionalismo, os quais foram partes substancial da mensagem das novas geraes. A educao popular e o nacionalismo no pretendiam cancelar as duas prvias da modernizao contra as que simetricamente se insurgiram enriquecimento, universalismo mas aspiraram complement-las dando uma maior base social. A legitimao das demandas (Educao Popular e Nacionalismo) no esconde a facilidade que existe por detrs delas, coisa que deu pretexto censura dos conservadores. A esfera nacionalista era mais acessvel que a sabedoria universal procurada pelos

ilustrados da modernizao, pois provinha do nascimento e das tradies formadas, tanto servia de dique ao imperialismo como ao imigrante pobre, e inclusive justificava uma preguiosa oposio a qualquer conhecimento vindo de fora. A modernizao do sculo XIX somados aos renovadores do Vanguardismo dos anos 20 obscureceu a singularidade da gerao intelectual intermediria, populista e nacionalista que acompanhou as revolues de 1911. Educao popular e nacionalismo representam a democracia latino-americana.

2. Consideraes finais Toda interveno humana nos dados natural e artificial modifica o modo de vida dos indivduos e coletividades que habitam um determinado territrio. Na abordagem cultural do espao, a cultura, atravs de seus cdigos e convenes, cria as condies de comunicabilidade, de dilogo entre sujeitos e objetos, cujas significaes so acolhidas pela materialidade do lugar e transmitidas por meio de discursos s sociedades. Assim, a cultura, ao propor e elaborar codificaes e decodificaes dos objetos e das relaes sociais que constituem a realidade, torna-se um instrumento de investigao da mesma. A cultura garante e legitima o processo de conhecimento como uma via possvel de se chegar a ele , em que analisar e interpretar no significa revelar a coisa em si, mas interar-se de o seu processo de designao e, desse modo, transform-la em objeto do conhecimento. a este movimento de designao que Angel Rama evidencia em As cidades das letras.

Referncias bibliogrficas: CALVINO, Italo. As cidades invisveis. Trad. Diogo Mainardi. So Paulo: Cia das Letras, 1998. CORRA, Roberto Lobato. O urbano e a cultura: alguns estudos. In : CORRA, R. L. & ROSENDAHL, Zeny (Org.). Cultura, espao e o urbano: uma introduo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006, pp. 141-165. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. So Paulo: Martins Fontes, 2007. RAMA, Angel. A cidade das letras. Trad. Emir Sade. So Paulo: Brasiliense, 1985. ________. La ciudad letrada. Hanover, USA: Ediciones Del Norte, 2002 (2 edio). RIO, Joo do. A alma encantadora das ruas: crnicas. Rio de Janeiro : Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, 1987. SAUSSURE, Ferdinand de. Textos selecionados. So Paulo: Abril, Coleo Os Pensadores, 1985.

You might also like