You are on page 1of 4

DA SUCESSO EM ESPECIAL: A SUCESSO LEGITIMRIA 42.

Clculo da legtima Entende-se por legtima a poro de bens de que o testador no pode dispor, por ser legalmente destinada aos herdeiros legitimrios (art. 2156 CC). Quota da herana imperativamente atribuda aos sucessveis legitimrios, quota indisponvel que varia em funo destes e/ou dos seu nmero (arts. 2158 a 2161 - 2157 CC). Dispe o art. 2162 CC, que para o clculo da legtima, deve atender-se ao valor dos bens existentes no patrimnio do autor da sucesso data da sua morte (relictum), a valor dos bens doados (donatum), s despesas sujeitas a colao e s dvidas da herana. A legtima ou quota indisponvel assim apurada sobre um valor hereditrio ficticiamente alargado pela soma ao relictum e para alm disso, lquido.
[38]

43. Efectivao do direito legtima A natureza injuntiva da sucesso legitimria, inerentemente intangvel da legtima objectiva e subjectiva, sendo obstculos a uma livre disposio dos bens por morte por forma a conseguir-se a sua afectao ao sucessvel legitimrio mais apto a geri-los, ou por forma a evitar-se a pulverizao da sucesso atravs do mecanismo da imputao, se bem que sempre na dependncia da vontade dos legitimrios. 44. O legado por conta da legtima Vem expressamente contemplada na lei, no art. 2163 CC , que estatui que o testador no pode impor encargos sobre a legtima, nem designar os bens que a devam preencher, contra a vontade do herdeiro. A intangibilidade qualitativa da legtima no se circunscreve a uma faculdade de aceitar ou repudiar um legado que feito por conta da legtima, em suma por conta de uma quota. A atribuio de um legado por conta da legitima no denncia priori da parte do autor da sucesso e testador, a inequvoca inteno de, caso o legado exceda o valor da legtima subjectiva, beneficiar aquele sucessvel legitimrio. O legado por conta no deve alterar, se e na medida do possvel, a identidade ou proporo das quotas hereditrias legais, o que se consegue pela imputao do legado por conta no apenas na legtima, mas precisamente na quota hereditria legal do sucessvel legitimrio
[39]

em causa, no devendo o excesso do valor do legado sobre o da legitima subjectiva valer como pr-legado. 45. O legado em substituio da legtima Tem a sua sede legal no art. 2165 CC. E a essncia da figura parece radicar-se numa opo, numa alternativa que colocada ao sucessvel legitimrio pelo autor da sucesso. Este atribui-lhe testamentariamente bens, que se o sucessvel legitimrio aceitar, implicam a perda do direito legtima, independentemente da relao de valor legado atribudo e da legtima subjectiva. O princpio da intangibilidade da legtima permite ao sucessvel legitimrio repudiar o legado, mantendo o direito legtima. A aceitao do legado em substituio da legtima (ou em vez da legtima) pelo sucessvel no tocante quota legitimria, mas nada impede que ele cumule a sua qualidade de legatrio, no mbito da vocao legitimria, com a de herdeiro, no mbito da vocao legtima e no que se refere quota disponvel, at porque o facto designativo em que se apoia a sua vocao legtima evidentemente que permanece e releva. 46. As doaes ou liberalidades em vida As liberalidades em vida e, mais concretamente, as doaes so tidas para o clculo da herana legitimria (art. 2162, 2109 CC) e, inerentemente, das quotas indisponvel e disponvel. Sendo assim, e para efeitos de partilha, haver que imput-las, ou seja, enquadr-las e deduzi-las nas quotas disponvel e indisponvel, alargadamente quantificadas por fora desse valor suplementar (o donatum). 47. Imputao uma operao de cariz intelectual que procede a partilha quando existam sucessveis legitimrios, e que pretende, fundamentalmente, atender e salvaguardar a vontade do autor da liberalidade, em ordem a enquadr-la adequadamente adentro do mbito hereditrio, legitimrio ou no. H no fundo, que perscrutar se as liberalidades visam beneficiar, avantajar, o sucessvel legitimrio relativamente aos demais, caso em que a imputao ser feita na quota disponvel, possibilitando ao dito sucessvel, alm disso, a efectivao do seu direito legtima. Uma doao feita em vida a um herdeiro legitimrio no prioritrio, ou seja, a um herdeiro que no ocupe o lugar prevalecente na hierarquia dos sucessveis legitimrios (arts. 2134 e 2135 - 2157 CC), deve ser tratada jurdico-sucessoriamente como se feita a um terceiro, posio que tal herdeiro ocupava afinal no momento da doao, e por conseguinte imputvel tambm na quota disponvel.

48. Colao (art. 2104 CC ) a restituio, feita pelos descendentes, dos bens ou valores que o ascendente lhes doou, quando pretendam entrar na sucesso deste. Tem por fim a igualao, na partilha, do descendente donatrio com os demais descendentes do autor da herana. Alm de s os descendentes, e no todos os herdeiros legitimrios, se encontrarem sujeitos colao, acrescente-se que nem todos os descendentes participantes na sucesso ficam obrigados restituio prpria do instituto. Traos gerais do regime: A colao corresponde, a uma operao intelectual de restituio fictcia dos bens doados, para efeito de clculo e igualao da partilha. Devem ser conferidas todas as doaes, como tal sendo havidas as despesas referidas no art. 2110/1 2111 e 2113/3 CC. Esto sujeitos colao os descendentes que eram data da doao presuntivos herdeiros legitimrios do doador, ou seja, sucessveis legitimrios prioritrios (arts. 2133/1a, b; 2157 segs. CC). O valor dos bens doados o que eles tiverem data da doao, princpio que a aflorao da regra geral da relevncia do momento da abertura da sucesso (art. 2109/2 CC).
[40]

49. A partilha em vida (art. 2029 CC) Abrange todos ou parte dos bens do futuro autor da sucesso, e exigindo a interveno no acto de todos os sucessveis legitimrios prioritrios, busca, pois, assegurar-lhes o valor das parte que proporcionalmente lhes tocariam nos bens doados. A partilha em vida, no obstante o teor do art. 2029/3 CC, dir-se-ia ter um cariz tendencialmente definitivo, sucessoriamente relevante, salvo a supervenincia de um outro herdeiro legitimrio (art. 2029/2 CC). O que significa que o objecto da partilha em vida seria, em princpio, sucessoriamente respeitado, qualquer que fosse o valor dos bens data da abertura da sucesso, somente podendo dar azo exigncia de tornas pelo sobrevindo herdeiro legitimrio, nico nexo post mortem da partilha em vida. 50. Reduo por inoficiosidade So inoficiosas as liberalidades, entre vivos ou por morte, que ofendam a legtima dos herdeiros legitimrios (art. 2168 CC ). Tais liberalidades so redutveis, a requerimento dos herdeiros legitimrios ou dos seus sucessores, no que for necessrio para que a legtima seja preenchida (art. 2169 CC ). A reduo abrange, em primeiro lugar, as disposies testamentrias a ttulo de herana; em segundo
[41] [42]

lugar, os legados, e, por ltimo as liberalidades que hajam sido feitas em vida do autor da sucesso (art. 2171 CC ).
[43] [38]

Relictum + donatum dvidas

[39]

O testador no pode impor encargos sobre a legtima, nem designar os bens que a devem preencher, contra a vontade do herdeiro.
[40]

1. Os descendentes que pretendem entrar na sucesso do ascendente devem restituir massa da herana, para igualao da partilha, os bens ou valores que lhes foram doados por este: esta restituio tem o nome de colao. 2. So havidas como doao, para efeitos de colao, as despesas referidas no artigo 2110.
[41]

Dizem-se inoficiosas as liberalidades, entre vivos ou por morte, que ofendam a legtima dos herdeiros legitimrios.

[42]

As liberalidades inoficiosas so redutveis, a requerimento dos herdeiros legitimrios ou dos seus sucessores, em tanto quanto for necessrio para que a legtima seja preenchida.
[43]

A reduo abrange em primeiro lugar as disposies testamentrias a ttulo de herana, em segundo lugar os legados, e por ltimo as liberalidades que hajam sido feitas em vida do autor da sucesso.

You might also like