You are on page 1of 24

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013

Prof. Mario Gonzalez Aula Demonstrativa Noes de Microeconomia: O Mercado: as curvas de oferta, demanda e o equilbrio de mercado Ol pessoal, com grande satisfao que apresento este Curso de Microeconomia para o ICMS SP 2013. Minha misso conduzi-lo pelo caminho das pedras na disciplina de Microeconomia. Como nosso primeiro contato vou falar um pouco sobre esta disciplina e minha metodologia nas aulas. Sabemos que o edital para este concurso est na rua, no mesmo?! O legal lhe dizer que esta disciplina pouco muda de ano para ano. E mais, o que se aprende aqui voc aproveita para outros concursos correlatos. Outra coisa bacana que mesmo sendo um concurso do Estado de So Paulo a cobrana recai tambm a nvel federal. Sero disponibilizadas as aulas na seguinte cronologia: AULA 00 AULA 01 21/01 AULA 02 28/01 AULA 03 04/02 AULA 04 18/02 Noes de Microeconomia: O Mercado: as curvas de oferta, demanda e o equilbrio de mercado Esttica comparativa, alocao eficiente. Restrio oramentria, preferencias, utilidade e escolha do consumidor. Efeitos dos impostos e subsdios sobre a escolha do consumidor. Elasticidades: preo da demanda, renda da demanda e cruzada. Bens normais, bens inferiores, bens de luxo. Bens complementares e substitutos. O excedente do consumidor e do produtor, variaes do nvel de excedente como medida de bem estar. A escolha do nvel de produo, maximizao de lucros: restries tecnolgicas, isoquantas, a curva de possibilidades de produo, taxa tcnica de substituio, a lei dos rendimentos decrescentes, curto e longo prazos em microeconomia. Curvas de custos: custos variveis, fixos, mdios e marginais. Oferta da empresa e do Mercado. Concorrncia Perfeita: o significado econmico de lucro zero.

AULA 05 25/02

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez

AULA 06 11/03

Monoplio: maximizao dos lucros em monoplio. Falhas de Mercado: Externalidades e ineficincia de mercado. Externalidades positivas e negativas. Solues privadas para o problema das externalidades. Teorema de Coase. Custos de Transao e os limites das solues privadas ao problema das externalidades. Politicas Publicas para as externalidades: Regulamentao. Impostos e subsdios de Pigou e seus efeitos sobre a eficincia de mercado. Licenas Negociveis para Poluir. Bens Pblicos e Recursos Comuns: Bens Rivais e no Rivais, bens excludentes e no excludentes. O Problema do Carona. Recursos comuns: conceituao e exemplos, a tragdia dos comuns.

AULA 07 18/03

A formatao foi preparada para que voc se sinta apto e estimulado a compreender e aproveitar da maneira adequada tudo o que lhe for apresentado, sentindo-se confiante para fazer uma boa prova sem nervosismos. importante que voc no se sinta envergonhado ao expor suas dvidas no nosso FORUM DE DVIDAS, uma vez que a dvida de hoje pode aparecer em forma de questo no dia da prova! Ao contrrio do que muitas pessoas imaginam, os professores gostam muito de responder s dvidas dos alunos, porque provam que eles esto estudando e se esforando para fazer o seu melhor.

Dica:O frum uma das principais vantagens de um curso on-line. Em uma sala de aula, a troca de experincia tende a ser limitada. Mas, quando se colocam as pessoas em um frum de discusso, no existe inibio. chato pedir a palavra para o professor e falar uma besteira. Entretanto, escrever uma besteira no frum ningum liga: faz parte do processo de aprendizagem. Esse talvez seja o principal ganho, o principal bnus.

Antes de avanarmos vou me apresentar para que me conheam um pouco melhor. Eu me chamo Mrio Gonzalez, sou mestre em economia pela UERJ, sou servidor pblico federal a mais de 5 anos. Em 2008, entrei na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com professor de economia, depois fui servidor do DETRAN-RJ, DATAPREV e Eletrobras. Fiz vrias provas de concursos e ministrei aulas em

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez ps-graduao e cursos preparatrios, inclusive para ANPEC. Atuei, tambm, como docente na frica em Angola sempre ministrando cadeiras de economia. O mais importante o retorno de sucesso de cada um. O sentimento de misso cumprida imenso. Seja um entusiasta da matria, mais que estudar voc estar aumentando o seu leque de conhecimento e no se esquea que apenas uma questo pode fazer a diferena entre ser aprovado ou no. Fica a dica: Mesmo sem o conhecimento prvio da matria opte por tentar resolver as questes. Use o bom senso e tome a deciso. Essa prtica ir minar o seu crebro com lacunas a serem preenchidas com nossos estudos. Dessa forma, quando tratarmos do assunto relacionado a essas questes que voc tentou realizar voc estar maximizando a consolidao do conhecimento. Bem pessoal, feitas as consideraes iniciais, vamos ento a nossa aula demonstrativa. Espero que aproveitem nosso material.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez Noes de Microeconomia: O Mercado: as curvas de oferta, demanda e o equilbrio de mercado A Economia trata do comportamento do mercado, e trabalha com a noo de escassez, ou seja, no h recursos disponveis suficientes para suprir todas as necessidades econmicas. O principal objetivo da Teoria Econmica analisar como so determinados os preos e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produo existentes na economia. Com o objetivo de analisar o processo de determinao de preos e quantidades a Teoria Microeconmica preserva em sua anlise as caractersticas individuais de cada bem e de cada fator de produo. A Microeconomia estuda o comportamento dos consumidores e das empresas, sendo visualizada de forma individual ou setorial. Procura respostas para o processo de alocao de recursos pelas empresas e consumidores. Consumo individual Comportamento das empresas Salrio dos consumidores e classes Comportamento de mercados especficos (Ex: commodities) Subsdios Fatores de Produo

O vendedor, por sua vez, estar estimulado a vender maiores quantidades do produto quanto maior for seu preo. Na medida em que o preo cai, so vendidas cada vez menos quantidades do produto, dando origem curva da oferta.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez A demanda expressa pela quantidade de bens que os consumidores esto dispostos a adquirir em diferentes nveis de preos. Oferta expressa pela quantidade de bens que os vendedores esto dispostos a comercializar em diferentes nveis de preo. O consumidor ser mais estimulado a adquirir maiores quantidades de determinado produto quanto menor for seu preo. Na medida em que o preo sobe, so adquiridas cada vez menos quantidades do bem, dando origem a curva de demanda.

Os gostos podem mudar, quando as pessoas passam a gostar mais de determinado bem, aumentam os benefcios com o consumo deste. O consumidor tende a compr-lo mais, mesmo que no haja alterao de preo. A curva de demanda se desloca para a direita, de D1 para D2. Ocorre tambm o deslocamento da curva de demanda devido a mudanas nos preos de bens relacionados: Bens Substitutos e Bens Complementares (Bens Substitutos: so aqueles que quando aumenta o preo de um bem aumenta a demanda por outro. J Bens Complementares: so aqueles que quando aumenta o preo de um bem diminui a demanda por outro). E tambm devido a mudanas de renda que causam deslocamentos no consumo ou devido a mudana nas expectativas dos consumidores.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez

J na Oferta, quando o preo do produto sobe no mercado, os lucros aumentam e os produtores so incentivados a produzir mais. A relao entre o preo e a quantidade ofertada dada pela lei de oferta: quando o preo de um bem se eleva, com tudo mais permanecendo constante, a quantidade ofertada do bem tambm aumenta.

Muitos fatores podem alterar a quantidade produzida pelos empresrios. O aumento do preo dos insumos reduz a quantidade produzida e desloca a curva da oferta de S1 para S3. Outro fator muito importante diz respeito mudana tecnolgica que pode aumentar a produtividade e reduzir os custos

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez de produo, aumentando as quantidades ofertadas, deslocando a curva da

oferta de S1 para S2. Quando juntamos a curva da oferta com a curva da demanda, temos a quantidade de equilbrio. Quando as duas curvas se encontram, a quantidade demandada igual quantidade ofertada, quando isso ocorre, diz-se que o mercado est em equilbrio, o nmero de unidades que os consumidores querem comprar igual ao nmero de unidades que os produtores desejam vender.

Se o preo do produto de mercado for superior ao preo de equilbrio, tem-se um excesso de oferta, pois, pelo preo de mercado, a quantidade ofertada maior do que a quantidade demandada.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez

No caso oposto, o preo de mercado menor do que o preo de equilbrio. Nesse caso, existe um excesso de demanda, ou seja, a quantidade demandada (Qd) maior do que a quantidade ofertada (Qs)

A seguir vrias possibilidades de deslocamento da curva de demanda e as suas consequncias nos preos.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez

A seguir vrias possibilidades de deslocamento da curva de oferta e as suas consequncias nos preos.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez

A seguir vrias possibilidades de deslocamento da curva de oferta e demanda e as suas consequncias nos preos.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

10

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

11

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

12

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez QUESTES COMENTADAS 1.Prova: FCC - 2010 - SEFAZ-SP - Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas - Prova 2 Alteraes no preo de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrncia perfeita ocorrem a) ao longo da curva de demanda, quando se modifica a quantidade de consumidores no mercado. b) em funo de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera a renda dos consumidores. c) ao longo da curva de demanda, quando se altera o preo de bens complementares. d) em funo de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera o preo dos insumos de produo desse bem. e) ao longo da curva de demanda, quando se modificam as preferncias dos consumidores. Comentrios: a) Alteraes no preo de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrncia perfeita ocorrem ao longo da curva de demanda, quando se modifica a quantidade de consumidores no mercado. Errada. Nessa afirmativa se desloca a curva de demanda provocando um novo equilbrio e no ao longo da curva. b) Alteraes no preo de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrncia perfeita ocorrem em funo de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera a renda dos consumidores. Correto. Alterando a renda dos consumidores se desloca a curva de demanda provocando um novo equilbrio. c) Alteraes no preo de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrncia perfeita ocorrem ao longo da curva de demanda, quando se altera o preo de bens complementares. Errado. Alteraes no preo de bens complementares deslocamento da prpria curva de demanda e no sobre a curva causa o

d) Alteraes no preo de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrncia perfeita ocorrem em funo de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera o preo dos insumos de produo desse bem. Errado. Quando se altera os preos dos insumos de produo h um deslocamento da curva de oferta, provocando um novo equilbrio e no o deslocamento da curva de demanda.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

13

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez e) Alteraes no preo de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrncia perfeita ocorrem ao longo da curva de demanda, quando se modificam as preferncias dos consumidores. Errado. Quando se altera a preferencia dos consumidores h o deslocamento da curva de demanda e no ao longo da curva. 2.Prova: FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Economia No mercado do bem X, a curva de demanda de mercado representada pela equao a seguir: Q = 30.000 5p onde: Q = quantidade do bem X demandada no mercado p = preo do bem X H 50 consumidores que participam do mercado do bem X. Se todos os consumidores tiverem as mesmas preferncias, a curva de demanda individual de cada um, na qual "q" expressa quantidade demandada por cada consumidor aos diferentes nveis de preo, ser representada pela equao: a) q = 30.000 0,1 p b) q = 3.000 0,05 p c) q = 6.000 0,04 p d) q = 600 0,1 p e) q = 30.000 0,5 p Comentrios: H 50 consumidores que participam do mercado do bem X, logo Q = 50q. Desta forma, 50q = 30.000-5p Logo, q = 600-0,1p Gabarito letra D 3. Prova: FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Pblico Externo Economia Informe se falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre os principais fatores que afetam as curvas da oferta e da demanda. A seguir indique a opo com a sequncia certa:

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

14

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez ( ) A renda desloca a curva de oferta. ( ) O preo de outros bens relacionados desloca a curva de demanda do bem procurado. ( ) O preo dos insumos desloca a curva de oferta. ( ) A tecnologia desloca a curva de demanda. Comentrios: ( F ) A renda desloca a curva de oferta (Correo Demanda). ( V ) O preo de outros bens relacionados desloca a curva de demanda do bem procurado. ( V ) O preo dos insumos desloca a curva de oferta. ( F) A tecnologia desloca a curva de demanda (Correo Oferta). 4.Prova: FGV - 2008 - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1 Uma seca no Centro-Oeste reduz a produo de soja. Ao mesmo tempo, divulgado um estudo que mostra que o consumo de derivados de soja eleva o risco de problemas cardacos. Com base nesses dois eventos, a respeito do preo e da quantidade de equilbrio no mercado de soja, correto afirmar que: a) a quantidade diminuir, e no possvel determinar o que ocorre com o preo. b) o preo diminuir, e no possvel determinar o que ocorre com a quantidade. c) a quantidade aumentar, e no possvel determinar o que ocorre com o preo. d) o preo aumentar, e no possvel determinar o que ocorre com a quantidade. e) no possvel determinar o que ocorre com o preo e a quantidade com as informaes do enunciado Comentrios: Ocorreram no mercado de soja: Choque de Oferta: reduo da produo de soja devido a seca Choque de Demanda: reduo da quantidade demandada devido a alterao das preferncias dos consumidores. Como consequncia a quantidade de soja comercializada diminuir, mas nada se pode dizer com relao ao preo.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

15

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez Gabarito letra A 5. Prova: FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Economia A curva de demanda de mercado de um bem normal se desloca para a esquerda de sua posio original. Uma das causas possveis o aumento do a) preo do bem substituto. b) poder aquisitivo real dos consumidores. c) nmero de consumidores. d) preo do prprio bem. e) preo de um bem complementar. Comentrios: a) preo do bem substituto. Deslocaria a curva de demanda para direita. b) poder aquisitivo real dos consumidores. Deslocaria a curva de demanda para direita. c) nmero de consumidores. Deslocaria a curva de demanda para direita. d) preo do prprio bem. O deslocamento da curva de demanda para esquerda reduziria o preo do bem e) preo de um bem complementar. Correto. O aumento do preo do bem complementar faz a quantidade demandada do bem em questo diminuir. Logo, a demanda do bem complementar tambm vai diminuir, e a curva de demanda ser deslocada para a esquerda de sua posio original. 6. Prova: FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista - Economia Em um determinado mercado do produto X h 2.000 consumidores idnticos, sendo que cada um deles apresenta como funo demanda a expresso Qx = 24 4Px. Nesse mesmo mercado, encontram-se 200 produtores anlogos na sua forma de produzir, cada um deles seguindo a funo oferta dada por Qx = 40 Px. Em funo do enunciado acima, os valores do preo e da quantidade de equilbrio desse mercado do produto X so, respectivamente:

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

16

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez a) Px = $ 0,50 e Qx = 43.600 b) Px = $ 2,00 e Qx = 28.000 c) Px = $ 2,50 e Qx = 50.000 d) Px = $ 3,00 e Qx = 24.000 e) Px = $ 4,50 e Qx = 32.000 Comentrios: Em equilbrio temos a funo demanda do mercado Dx = 2000 A funo demanda de cada consumidor Qd= 2000.(24-4Px) A funo oferta Qo = 200 A funo oferta de cada fornecedor Qo= 200.(40Px). Em equilbrio: 2000.(24-4Px) = 200.(40Px) 10.(24-4Px) = 40Px 240 - 40Px = 40Px 80Px = 240 Px = 3,00. Qx = 200.(40.3) = 24.000 Gabarito letra D 7. Prova: UFPR - 2010 - UFPR - Economista Disciplina: Economia | Assuntos: Oferta e Demanda; Demanda; Equilbrio de Mercado; Curva de

Suponha que a curva de demanda por um produto X seja Qd = 800 - 20P, e que sua curva de oferta seja Qs = 80 + 20P. Encontre o preo de equilbrio de X nesse mercado. a) 720. b) 72. c) 18. d) 20.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

17

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez e) 880. Comentrios: Qd = 800 20p Qs = 80 + 20p Qs = Qd 80 + 20p = 800 20p 20p + 20 p = 800 80 40p = 720 P = 18 Gabarito letra C 8. Prova: FGV - 2010 Economista Adaptada A economia do pas A possui as seguintes curvas de demanda e oferta por milho: 1) Curva de demanda por milho: q = 70 - 2p 2) Curva de oferta por milho: q = 10 + 4p. Suponha que a economia do pas A realize uma abertura comercial de sua economia. Com o preo internacional por milho sendo igual a 15, assinale a alternativa correta. a) A quantidade produzida diminui em 10 unidades. b) A demanda oferta eleva-se em 30 unidades. c) A quantidade produzida aumenta em 10 unidades. d) A demanda domstica eleva-se em 20 unidades. e) A quantidade ofertada iguala a quantidade demandada em 50 unidades. Comentrios: Demanda q = 70 - 2p Oferta q = 10 + 4p Preo de equilbrio 70 - 2p = 10 + 4p 6p=60 p = 10

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

18

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez A quantidade produzida (1) Qo =10 + 4p 10 + 4.10 = 50 (2) Qo =10 + 4p 10 + 4.15 =70 A quantidade produzida aumentou 20 unidades. A demanda inicial era de 50, e depois passou a Qd= 70 - 2p Qd= 70 2.15=70-30 = 40, logo diminui em 10 Assertiva correta letra E e) A quantidade ofertada igual a demandada em 50 unidades antes da abertura comercial.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

19

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez QUESTES PROPOSTAS 1.Prova: FCC - 2010 - SEFAZ-SP - Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas - Prova 2 Alteraes no preo de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrncia perfeita ocorrem a) ao longo da curva de demanda, quando se modifica a quantidade de consumidores no mercado. b) em funo de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera a renda dos consumidores. c) ao longo da curva de demanda, quando se altera o preo de bens complementares. d) em funo de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera o preo dos insumos de produo desse bem. e) ao longo da curva de demanda, quando se modificam as preferncias dos consumidores. 2.Prova: FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Economia No mercado do bem X, a curva de demanda de mercado representada pela equao a seguir: Q = 30.000 5p onde: Q = quantidade do bem X demandada no mercado p = preo do bem X H 50 consumidores que participam do mercado do bem X. Se todos os consumidores tiverem as mesmas preferncias, a curva de demanda individual de cada um, na qual "q" expressa a quantidade demandada por cada consumidor aos diferentes nveis de preo, ser representada pela equao: a) q = 30.000 0,1 p b) q = 3.000 0,05 p c) q = 6.000 0,04 p d) q = 600 0,1 p e) q = 30.000 0,5 p

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

20

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez 3. Prova: FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Pblico Externo Economia Informe se falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre os principais fatores que afetam as curvas da oferta e da demanda. A seguir indique a opo com a seqncia certa: ( ) A renda desloca a curva de oferta. ( ) O preo de outros bens relacionados desloca a curva de demanda do bem procurado. ( ) O preo dos insumos desloca a curva de oferta. ( ) A tecnologia desloca a curva de demanda. 4.Prova: FGV - 2008 - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1 Disciplina: Finanas Pblicas | Assuntos: Microeconomia; Uma seca no Centro-Oeste reduz a produo de soja. Ao mesmo tempo, divulgado um estudo que mostra que o consumo de derivados de soja eleva o risco de problemas cardacos. Com base nesses dois eventos, a respeito do preo e da quantidade de equilbrio no mercado de soja, correto afirmar que: a) a quantidade diminuir, e no possvel determinar o que ocorre com o preo. b) o preo diminuir, e no possvel determinar o que ocorre com a quantidade. c) a quantidade aumentar, e no possvel determinar o que ocorre com o preo. d) o preo aumentar, e no possvel determinar o que ocorre com a quantidade. e) no possvel determinar o que ocorre com o preo e a quantidade com as informaes do enunciado 5. Prova: FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Economia A curva de demanda de mercado de um bem normal se desloca para a esquerda de sua posio original. Uma das causas possveis o aumento do a) preo do bem substituto. b) poder aquisitivo real dos consumidores. c) nmero de consumidores. d) preo do prprio bem. e) preo de um bem complementar.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

21

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez 6. Prova: FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista - Economia Em um determinado mercado do produto X h 2.000 consumidores idnticos, sendo que cada um deles apresenta como funo demanda a expresso Qx = 24 4Px. Nesse mesmo mercado, encontram-se 200 produtores anlogos na sua forma de produzir, cada um deles seguindo a funo oferta dada por Qx = 40 Px. Em funo do enunciado acima, os valores do preo e da quantidade de equilbrio desse mercado do produto X so, respectivamente: a) Px = $ 0,50 e Qx = 43.600 b) Px = $ 2,00 e Qx = 28.000 c) Px = $ 2,50 e Qx = 50.000 d) Px = $ 3,00 e Qx = 24.000 e) Px = $ 4,50 e Qx = 32.000 7. Prova: UFPR - 2010 - UFPR - Economista Disciplina: Economia | Assuntos: Oferta e Demanda; Demanda; Equilbrio de Mercado; Curva de

Suponha que a curva de demanda por um produto X seja Qd = 800 - 20P, e que sua curva de oferta seja Qs = 80 + 20P. Encontre o preo de equilbrio de X nesse mercado. a) 720. b) 72. c) 18. d) 20. e) 880. 8. Prova: FGV 2010 Economista-Adaptada A economia do pas A possui as seguintes curvas de demanda e oferta por milho: 1) Curva de demanda por milho: q = 70 - 2p 2) Curva de oferta por milho: q = 10 + 4p. Suponha que a economia do pas A realize uma abertura comercial de sua economia. Com o preo internacional por milho sendo igual a 15, assinale a alternativa correta. a) A quantidade produzida diminui em 10 unidades. b) A demanda oferta eleva-se em 30 unidades.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

22

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez c) A quantidade produzida aumenta em 10 unidades. d) A demanda domstica eleva-se em 20 unidades. e) A quantidade ofertada iguala a quantidade demandada em 50 unidades.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

23

CURSO EM PDF MICROECONOMIA ICMS SP 2013


Prof. Mario Gonzalez GABARITO

01 - B 06 - D

02 - D 07 - C

03 -FVVF 08 - E

04 - A

05 - E

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

24

You might also like