You are on page 1of 3

1

I - Introduo

Segundo Mcardle, Katch e Katch (2007) so seis fatores que atuam e interagem para desenvolver e manter a massa muscular (atividade fsica, gentica, estado nutricional, fatores ambientais, influncia endcrina e ativao do sistema nervoso). Outra questo pertinente se hoje o indivduo com seu treinamento e suplementao alimentar est alcanando os objetivos esperados. Segundo a Associao Brasileira de Academias (ACAD), o Brasil considerado o quarto maior mercado de academias do mundo. Estima-se que j existam 15 mil unidades no pas, e o setor cresce em torno de 10% ao ano. Somente no Rio de Janeiro as academias j so mais de 1.700, e em So Paulo 3.200. Juntos elas agregam em suas instalaes 2,8 milhes de clientes, e hoje j apresentado como o segundo mercado que mais cresce no Brasil, perdendo apenas para a indstria petrolfera. Estima-se que as academias existentes no Brasil gerem por ano um faturamento em torno de 1,5 bilhes de reais. Com o crescimento da indstria farmacutica, aumentou-se a

disponibilidade de substncias lcitas e ilcitas, que agem sobre a mente e o corpo de variadas formas. Juntamente com este aumento da disponibilidade ao uso das drogas, houve um aumento de interesse por parte das pessoas (WRIGHT; STONE, 1989). Embora os mtodos farmacolgicos tenham sido os mais utilizados no passado, a gravidade de seus riscos sade restringiu seu uso, levando diversos atletas a procurarem alternativas legais, particularmente os suplementos nutricionais (TIRAPEGUI, 2005).

De acordo com a BCC Research (2008), o mercado mundial de produtos de nutrio desportiva aumentou de 27,8 bilhes dlares em 2007 para estimados US $ 31,2 bilhes em 2008. Ele deve chegar a 91,8 bilhes dlares em 2013, uma taxa de crescimento anual composta de 24,1%. Acreditando nos resultados maravilhosos que possam proporcionar em curto prazo, o tipo de suplemento utilizado varia continuamente. Freqentemente, determinadas substncias so comercializadas sem base em qualquer pesquisa cientfica que determine seus benefcios potenciais, ou possveis efeitos colaterais nocivos (HIRSCHBRUCH; CARVALHO, 2002). Segundo HIRSCHBRUCH, FISBERG e MOCHIZUKI (2008) em sua pesquisa todos os homens consumiram bebidas de recuperao, gel de carboidrato; aminocidos de cadeia ramificada (BCAA, branched chain amino acids) e creatina. Os mais jovens consomem mais bebida esportiva (64%); bebida de recuperao (75%) e gel de carboidrato (60%); os mais velhos consomem mais creatina (62%); protenas (61%) e maltodextrina (75%). Os BCAA e hipercalricos so consumidos em igual proporo pelas duas faixas etrias. Nessas circunstncias, alguns trabalhos tm a preocupao de analisar o perfil de usurios destes recursos e os tipos de suplementao mais usuais empregados como meio facilitador do treinamento para a obteno precoce do objetivo almejado com a prtica (MARINS; DOMINGUES, 2007) A preocupao que se desenvolve em torno destes consumidores no se restringe to somente descrio do perfil dos usurios, mas na investigao sobre as fontes que transmitem informaes a respeito de recursos ergognicos e os motivos, ou influncias, do meio no qual convive. Essa tambm foi a preocupao focalizada no presente estudo.

Este trabalho se justifica pelo contexto atual de incentivo prtica de atividade fsica, que por influncia da mdia est perdendo a concepo de sade e desenvolvimento do bem estar, dando espao, assim, para o culto do corpo perfeito.

You might also like