You are on page 1of 3

Petrleo

Petrleo como fonte de energia


O petrleo considerado uma fonte de energia no renovvel, na natureza quando encontrado est nos poros das rochas, chamadas de rochas reservatrios, cuja permeabilidade ir permitir a sua produo. O petrleo considerado uma fonte de energia no renovvel, de origem fssil e matria prima da indstria petrolfera e petroqumica. O petrleo bruto possui em sua composio uma cadeia de hidrocarbonetos, cujas fraes leves formam os gases e as fraes pesadas o leo cru. A distribuio destes percentuais de hidrocarbonetos que define os diversos tipos de petrleo existentes no mundo. Na natureza quando encontrado est nos poros das rochas, chamadas de rochas reservatrios, cuja permeabilidade ir permitir a sua produo. Permeabilidade e porosidade so duas propriedades caractersticas de rochas sedimentares, motivo pelo qual as bacias sedimentares so os principais locais de ocorrncia. Porosidade uma caracterstica fsica, definida como o percentual entre volume vazio e o volume total das rochas. Permeabilidade a caracterstica fsica relacionada com a intercomunicao entre os espaos vazios, e permite que ocorra a vazo de fluidos no meio poroso. Na natureza as rochas sedimentares so as mais porosas, e quando possuem permeabilidade elevada, formam o par ideal para a ocorrncia de reservatrios de petrleo economicamente explorveis. O Petrleo por possuir uma densidade mdia de 0,8, inferior a das rochas que constituem o subsolo, tende a migrar para a superfcie provocando os clssicos casos de exudaes (os egpcios utilizaram esse leo como fonte de energia, como remdio e matria prima para os processos de embalsamento). Se no caminho para a superfcie encontra uma estrutura impermevel (armadilha), que faa o seu confinamento e impea a sua migrao, acaba formando um reservatrio de petrleo. Vale salientar que esse processo ocorre lentamente (alguns milhares de anos), e gota a gota. Essas armadilhas impermeveis so estruturas de grande proporo, que podem ser anticlinais, falhas geolgicas, derrame de basalto ou domos de sais, identificados por estudos ssmicos e geolgicos, mas o mais importante observar que devem existir vrias camadas de solo, outro motivo pelo qual o petrleo mais facilmente encontrado em bacias sedimentares. A origem do petrleo bastante polmica, existindo teorias orgnicas e inorgnicas. As mais curiosas delas so a da formao principalmente pela decomposio da matria orgnica do plncton marinho, sobretudo o remanescente das plantas marinhas (fitoplncton transformado em sedimentos no momento da deposio), e a da inverso da atmosfera da terra originalmente composta por gs carbnico (CO2), que explicaria o volume de petrleo existente no subsolo da terra. Existem reservatrios de petrleo em diversas profundidades e os mais rasos (- 10 m que podem ser explorados por minerao) so os mais pastosos e com predominncia na composio com hidrocarbonetos de cadeias carbnicas pesadas (graxas), e os mais leves em grandes profundidades (na faixa de - 2.500 m a - 5.000 m).

O petrleo composto por hidrocarbonetos, alm do enxofre, oxignio e nitrognio. Substncia oleosa e inflamvel, a principal fonte de energia mundial. Na antiguidade, seu uso era atribudo medicina com propriedades cicatrizantes antisspticas e laxantes. Na Bblia, identificado com o uso para calafetar a Arca de No. Os povos antigos da Mesopotmia e Prsia utilizavam-no para pavimentar estradas, aquecer e iluminar casas. Atualmente, retirado do petrleo diversos produtos qumicos e farmacuticos. Sua extrao teve incio em 1859, na Pensilvnia (EUA). No Brasil, o primeiro poo aberto foi em Lobato-BA, em 1939. , ainda, o resultado da transformao da matria orgnica acumulada no fundo dos oceanos e mares por milhes de anos sobre presso de sedimentos. Os produtos dessa degradao, hidrocarbonetos e compostos volteis, misturados a sedimentos e resduos orgnicos, ficam na rocha-me; dessa forma, o petrleo expulso para rochas e areias porosas e permeveis como os arenitos e calcrios. encontrado na natureza impregnado em rochas sedimentares. Como elas so permeveis, o leo se desloca para o interior da crosta terrestre; porm, se for detido por rochas impermeveis so formadas as jazidas. As mais conhecidas esto localizadas no Oriente Mdio, Estados Unidos, Amrica Central e partes da Amrica do Sul. A forma de extrao varia de acordo com a quantidade de gs encontrado no local. O petrleo sai de forma bruta da jazida e, dessa forma, necessrio que ele seja fracionado em vrios componentes. Esse processo denominado refino ou destilao fracionada. Nos diferentes pontos de ebulio das substncias que esto no leo, ocorre a separao, que sero convertidas em outros produtos. Dentre as fraes obtidas, se destacam o gs, a gasolina, o querosene e as ceras. Principais produtos provenientes da refinao do petrleo: Gs; Gasolina; Nafta; GLP; leo leos leos combustveis; Matrias-primas Vantagens e para asfaltos desvantagens e do

diesel; lubrificantes;

parafinas. petrleo:

Vantagens: No necessita de muita mo de obra, matria-prima de mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte. Desvantagens: Produz poluio atmosfrica, exausto das jazidas, fonte esgotvel de energia e degradao do meio ambiente.

Petrobras Em 1938, foi feita a nacionalizao das riquezas de nosso subsolo pelo governo. J em 1953 ,foi criada a Petrobras - Petrleo Brasileiro S/A, que trata da pesquisa, refino e transporte do petrleo e derivados, alm de importao e exportao de petrleo bruto e seus derivados. Durante a dcada de 80, a Petrobras passou a ter recordes mundiais de explorao submarina de petrleo. OPEP Organizao dos pases exportadores de petrleo

Fundada em 1961 e integrada por 11 pases, uma organizao internacional responsvel pelo fornecimento de uma parte importante do petrleo que consumido mundialmente. Sua sede em Viena e seus membros so: Arglia, Venezuela, Indonsia, Ir, Iraque, Qatar, Kuwait, Lbia, Arbia Saudita, Emirados rabes Unidos e Nigria. A OPEP realiza o papel de exercer presso em relao a assuntos como o valor e a circulao do petrleo bruto.

You might also like