You are on page 1of 6

A Conspirao Aquariana e os Apcrifos Piratas. Desvendando uma mentira.

Vieira. J. J. O. 1. A mentira contada mil vezes Hoje em dia circulam pela internet muitas fbulas. Alguns sites disponibilizam o acesso aos livros apcrifos. Porm, quando analisados criticamente eles se provam totalmente falsos. Espanto e desapontamento ao saber que a prpria Wikipdia que se diz uma enciclopdia sria e confivel, que tanto valoriza o prncipio da verdade, estar utilizando um livro da Nova Era como se ele realmente fosse um apcrifo, sem ele ser. Na Wikilivros, a Histria do Universo ou Livro da Criao consta na parte de Livros Apcrifos. (Recolhido 14 de fevereiro de 2010, http://pt.wikibooks.org/wiki/Livros_apcrifos/Links)

"E Os apcrifos Vida de Ado e Eva e O Segundo Livro de Ado e Eva, dizem que o patriarca Ado morreu primeiro do que Eva , que continuou viva aps a morte do primeiro homem. E o Livro "A Histria do Universo", diz que o jovem casal eram perfeitos em beleza e formosura.(recolhido 14 de Fevereiro de 2010, http://pt.wikipedia.org/wiki/Ado_e_Eva)

A intertextualidade do texto com a Bblia no prova a autenticidade do livro, pois o autor pode muito bem se basear nisso na hora da escrita, para dar ares de autenticidade, uma preocupao que o autor j tem de antemo.

2. A parte propriamente falsa

Um livro que obviamente falso - A HISTRIA DO UNIVERSO. (http://www.scribd.com/doc/21259815/Historia-do-Universo-

Apocrifo-Qunran). Um livro que no tem autor, no tem data, s faz uma referncia ao Qumran, tipo insinuando como se fossem oriundos do Mar Morto. Nele feito um coquetel misturando a narrativa biblica do Gnesis, com idias prprias acerca de Lcifer, pois a Nova Era afirma que o ETERNO e Lucifer se completam, pois as foras opostas so parte da mesma perspectiva divina. Nas descries do paraso paira um ar bucolico, de pessoas que buscam contato com a ecologia. Esteticamente o texto parece ser obra de uma pessoa, pois a narrativa tem caracteristicas prprias do nicio ao fim, como a utilizao das mesmas palavras, o mesmo processo de construo frasal, pontua do mesmo jeito, linguagem terea e vaga, bastante pomposa para dar ares de sapincia. No existe nenhuma discrepncia na narrativa que leve a crer que tenha sido obra de um nico autor . Misturam-se nos pacotes de livros oferecidos para download apcrifos verdadeiros e apcrifos falsos no mesmo bojo, para dar mais autenticidade.

Vamos por trechos: "Os incontveis seres que compem a criao foram, todos, idealizados com muito carinho. Desde o ntimo tomo s gigantescas galxias, tudo mereceu Sua suprema ateno.. Amante da msica, Deus idealizou o Universo como uma grande orquestra que, sob Sua regncia, deveria vibrar acordes harmoniosos de justia e paz."

"Antes de criar o Universo, Deus j previra a possibilidade de uma rebelio. O risco de conceder liberdade s criaturas era imenso, mas, sem este dom, a vida no teria sentido. O Eterno no queria reinar sobre robs, programados para fazerem somente a Sua vontade."

O falseador revela sua ignorncia pois no teve cuidado nem para redigir algo com alguma congruncia histrica, pois a descoberta dos tomos s veio com John Dalton. Entretanto essa parte ainda d pra passar, vamos supor que o escritor conhecesse a filosofia da natureza grega, pois a idia de uma particula como unidade de todas as coisas de Democrito, um filosofo grego que concebeu a idia do tomo. Conhecer as galxias? Agora a parte de que indaga se Deus vai "reinar sobre Robs?" Puro charlatanismo. possvel assegurar que se trata de uma falsificao. Com a facilidade de acesso e criao de textos que a internet possibilita, surgem vrios fenmenos como esse, de alguem por brincadeira escrever um livro falso e divulgar, possibilida alguem mau intencionado escrever alguma bobagem e assinar como Cames, Alan Poe, ou menos um Apstolo. Justificando a tse de oportunismo. Rob uma palavra tcheca, que surgiu com o advento da microeletronica, "Robota", surgiu a primeira vez na literatura de atravs Karel Capek(Rossums Universal Robots), outro que utiliza o termo rob dos primordios Isaac Asimov. historicamente impossvel que esse texto tenha sido datado em 1500 anos como afirmam nas descries dos uploaders dele. Procure em qualquer dicionrio antes do sculo XX, pela palavra rob. Veras que no existe.

Outro trecho: "Nessa excurso sideral, ficaram admirados ante a vastido do reino da luz. Por todas as partes encontravam mundos habitados por criaturas felizes que os recebiam em festa." Repare bem, os termos da narrao se assemelham ao dos escritores do sculo XXI.

Interessante que nenhuma dessas palavras consta na Bblia, tomo, galxia, sideral, maestro, orquestra.

Existe uma descrio historiogrfica que geralmente acompanha os apcrifos. "Os papiros encontrados em Nag Hammadi, tinham cerca de 1.500 anos, e eram tradues em copta de manuscritos ainda mais antigos feitos em grego e na lngua do Novo Testamento" Mentira, pelo menos esse livro Histria Universal foi escrito a menos de 10 anos. utilizada por oportunismo a descoberta em Nag Hammadi para dar um certo grau de veracidade ao livro.

3. Quem escreveu esses evangelhos?

Na maior parte do tempo quando o autor vai se referir a Deus, ele fala como "O Eterno", "Senhor da Luz" modo tpico de que o pessoal do movimento da Nova Era tem de alcunhar Deus. Os adeptos dessa seita acreditam no fim do cristianismo em detrimento de uma religio mundial.

Pierre Weil reitor da Universidade Holstica Internacional em um poema escreve:

"Sou desprovido de nome, porque todo nome me limita Sou energia. Sou a natureza. Sou o Verbo. (...) Sou conscincia. Sou Deus. Sou o Eterno. Sou Universo. (...)"(A Revoluo Silenciosa)

Vejamos outro livro que tem por ttulo "o livro de Melquisedeque", edio confusa, no sei se traduzida ou escrita(no fica claro) por Digenes Lopes de Oliveira. Nos sites constam como se fosse um livro apcrifo, mas quando eu comeei a ler pareceu um conto, pois o

mesmo autor tambm escreveu outros livros, como romances. O problema que ele no deixa claro que um conto, e as pessoas postam nos blogs, compartilhadores, sites, como se fosse um livro apcrifo da Bblia.

4. Qual o interesse desse movimento em divulgar apocrifos falsos?

Primeiro, muito das pessoas que divulgam pensam que so livros verdadeiros e convincentes, mas isso no pode passar de modo algum desapercebido aos olhos do historiador. No volume que circula tambm na internet intitulado "Amigos do Alm" atribudo a Fiorella Lattaruli (http://www.4shared.com/file/221863981/dfe8dd6d/AMIGOS_NO_AL M__Lattaruli_Fiore.html)

Vejamos esse trecho onde feito contatos com o Alm na forma de Perguntas e Respostas P: F. lhe pergunta: Querido amigo Antariano, seguindo seu conselho a respeito de saber sobre a vida de nosso querido Mestre Jesus, gostaria que me informasse quais os textos bblicos e apcrifos mais fiis s palavras Dele. R: Querido amigo F., estes textos bblicos e apcrifos que voc tem lido, so o suficiente para que voc tenha a compreenso das palavras de nosso querido Mestre Jesus. A real motivao da vinda do querido Mestre Jesus ao Planeta Terra, foi a de gerar entre os seres humanos o Poder do Amor e a F, que cada um necessitaria ter em si prprio. Querido amigo F., prossiga com sua leitura a respeito da vida e palavras de nosso querido Mestre Jesus para que voc possa finalmente, compreender a si prprio. Receba meu Corao Irmo.

Ora visivelmente perceptvel que o pessoal da Nova Era tem interesse em manifestar verses diferentes das enunciadas pela Igreja, chegando at mesmo a forjar livros apcrifos para difundirem suas idias. O importante a questo da propriedade intelectual, do roubo da idia, eles usam uma legitimidade histrica para usar o nome de apcrifo. E a Histria est mais do que certa em se preocupar com isso. O livro est sendo usado para tirar proveito da credulidade das pessoas.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/32603/1/A-ConspiracaoAquariana-e-os-Apocrifos-Piratas/pagina1.html. Publicado por Jader Vieira 14 de fevereiro de 2010 Histria

You might also like