You are on page 1of 4

Paulo Rodrigues e Vitor Pedro Produo Magra na indstria grfica e a relao com o cliente

Produo Magra na indstria grfica e a relao com o cliente1


Paulo Rodrigues e Vitor Pedro

O tema Lean Printing, ou Produo Magra na Indstria Grfica, comea cada vez mais a ser uma realidade presente e aplicada na indstria grfica. Embora no sistematizada, mas com bons exemplos ou prticas, todos temos para contar e par tilhar da mesma filosofia. Baseado no TPS (Toyota Production System), o Lean Production deu os primeiros passos aps a Segunda Guerra Mundial, para fazer face sobrevivncia da indstria automvel japonesa. O objetivo visava a competitividade em qualidade e em preo, por via da reduo do desperdcio, bem como na rentabilizao de todos os recursos afetos produo. Este mtodo de produo foi sendo gradualmente adotado por outras empresas japonesas nas dcadas seguintes, tendo vindo a transformar-se nos anos 90 no conceito Lean Thinking, ou seja, pensamento magro (sem gordura), sugerindo a utiliza o de apenas o necessrio, nem mais cedo, nem mais tarde o que se traduz em benefcio de menos recursos: pessoas, espaos, materiais, energia, stocks, desvios, etc., e gerando como contrapartida o reforo da qualidade, flexibilidade, agilidade e servio ao cliente. inequvoco o benefcio da implementao do conceito Lean Printing, e nos tempos presentes, onde crucial ganhar eficcia e eficincia na produo, bem como oferecer produtos a preos competitivos, o futuro passa por sermos cada vez mais Lean. O resultado da aplicao desta filosofia resulta na reduo dos desperdcios, custos operacionais, tempos de setup, procedimentos desnecessrios e eliminao de atividades que no acrescentam valor ao produto final. Seguindo estas prticas, tcnicas e princpios estratgicos presentes na filosofia Lean, as empresas obtm, pois, um aumento de produtividade, cumprimento de requisitos tcnicos e prazos de entrega curtos, reduo de no conformidades e aumento da qualidade geral do servio prestado, levando assim ao consequente crescimento do negcio. Uma das principais ferramentas da Produo Magra, e talvez a primeira a imple mentar, a Metodologia dos 5 S, iniciais das cinco palavras japonesas (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) cuja traduo Organizao, Arrumao, Limpeza, Higiene e sade e Autodisciplina, centrando-se na organizao e limpeza do local de trabalho, bem como na normalizao dos processos de forma a torn-los eficientes.
1

Artigo tcnico elaborado pelos mestrandos Paulo Rodrigues e Vitor Pedro, no mbito do Mestrado em Tecnologias Grficas do ISEC Instituto Superior de Educao e Cincias, para a disciplina de Gesto da Produo Grfica, Operaes e Tecnologias, em junho de 2012.

Paulo Rodrigues e Vitor Pedro Produo Magra na indstria grfica e a relao com o cliente

J na dcada de 60, surgiu a filosofia Just-in-time (JIT), que significa mesmo a tempo, desenvolvida tambm pela Toyota Motor Company (TMC) tendo como ponto de partida o seu sistema de produo (TPS), consistindo num conjunto de tcnicas de organizao de compra de materiais necessrios produo, na altura certa, na quantidade requerida, no local correto, de modo a poder-se coordenar a produo especfica de diferentes modelos com o mnimo atraso. O objetivo do JIT a reduo dos custos e simultaneamente aumentar a qualidade, trabalhando com prazos rigorosos. O conceito bsico comprar ou produzir somente aquilo de que temos necessidade, na quantidade em que necessria e na altura em que existe essa necessidade. Associa-se ainda procura de uma flexibilidade eficaz, o que abrange a rapidez de criao de novos produtos, a capacidade de suportar variaes na procura, bem como a determinao dos prazos de entrega. O bom funcionamento do sistema (JIT) obriga a que o fornecedor e o comprador se renam e discutam os problemas relacionados com o produto que ambos ajudam a produzir. O Controlo Total da Qualidade, tambm denominado pelos Japoneses CWQC (Company-Wide Quality Control ) desenvolveu-se no Japo em paralelo com o Justintime, nos anos 50-60 com algumas ferramentas. Pode dizer-se que, em con junto, constituem os dois pilares da produo japonesa. A noo de qualidade total veio, anos mais tarde, a estender-se a toda a empresa, revelando-se crucial para asse gurar a qualidade do produto final, desde a fase de design at ao servio ps-venda. A expresso miryoku-teki hinshitsu (qualidade que seduz) hoje a ltima meta morfose da qualidade, exprimindo bem o ideal ao qual se aspira.

O cliente em primeiro lugar As empresas tm de estar preparadas para responder cabalmente, porque s as que conseguirem responder podem equacionar o futuro. Se o futuro cada vez mais Lean e global, as empresas tm de adotar esta filosofia de gesto. Para uma empresa se tornar Lean, necessrio adotar os 5 princpios (valor, cadeia de valor, fluxo, pull e perfeio) e seguir o seu ciclo com um procedimento sistemtico de forma a analisar e melhorar as suas operaes. Como forma complementar, o Lean Six Sigma (LSS), aplicado indstria gr fica, responde a necessidades especficas, atravs da aplicao da sua metodologia, inspirada pelo PDCA (Plan-Do-Check-Act). O LSS integra as ferramentas DMAIC e DMADV nas suas metodologias, sendo DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control ) para melhorar o processo ou um produto, e DMADV (Define, Measure, Analyze, Design, Verify) para recriar ou criar um processo ou um produto. A criao e melhoria de processos e produtos envolvem uma mudana de cultura na empresa e, como tal, muito importante o envolvimento de todos os colaborado res para o sucesso do mesmo. Muda significa em japons, desperdcio, ou qualquer atividade que intil ou no traz mais-valia. O desperdcio ou Muda toda a ati vidade humana, recursos ou materiais, que fazem perder tempo, custam dinheiro e no contribuem para a satisfao ou sucesso da pessoa ou empresa.

Paulo Rodrigues e Vitor Pedro Produo Magra na indstria grfica e a relao com o cliente

Instrues do cliente

Design Criao Tratamento de imagem Preparao do PDF

Web-to-print Submisso de trabalhos Envio de cheiros Online pe ighting

Reviso e aprovao online Prova virtual 3D Colaborao online Assinatura digital

Pr-impresso Gesto de trabalhos Sada de provas

MIS Integrao com sistemas de gesto empresarial oramentao planeamento faturao)

Expedio Pr-impresso Imposio Sada de chapas Ps-impresso Dobra Laminao Encadernao Intercalao, etc.

Gesto de cor consistente

Impresso Digital O set plana O set rotativa Flexogra a Grande formato (Fonte: Fuji lm XMF cross-media work ow, traduzido e adaptado do PDF v. XMF_e_05-2010)

Na atual conjuntura, um bom fluxo de trabalho pode ser vital para o sucesso global de uma empresa, aumentando a produtividade, reduzindo o desperdcio, os tempos de resposta e as horas no-tributveis. O exemplo acima fluxo Fujifilm XMF talvez no to conhecido entre ns como o Agfa Apogee, o Esko Automation, o Heidelberg Prinect, o Kodak Prinergy ou o Screen Trueflow, reflete muito da filosofia Lean, construdo sobre padres da indstria e com uma arquitetura JDF que d a flexibilidade e facilidade de uso necessrias para maximizar a produtividade, a qualidade e a eficincia, permitindo assim responder rapidamente aos pedidos dos clientes e a novas oportunidades de negcio.

Uma das condies para o sucesso da implementao do Lean Printing aderir ao conceito o cliente em primeiro lugar. A focalizao no cliente, bem como a procura da satisfao total das necessidades e desejos do mesmo, representa o desafio a que todas as estruturas procuram dar resposta. Os projetos visam responder a necessidades e desejos dos clientes e mercados, e cabe s grficas a apresentao de solues inovadoras, quer do ponto de vista tecnolgico, quer de produtos. A envolvncia e interao com o cliente tm aqui um papel fundamental, porque a definio estratgica deve acompanhar a eliminao dos desperdcios nos processos. semelhana do que j se pratica em solues web2print, com utilizao de solues baseadas na internet e em servios FTP (File Transfer Protocol ) para a transferncia de ficheiros, a automatizao da entrada e aprovao de originais permitem libertar a empresa de tarefas que pertencem ao cliente, responsabilizando-o, e agilizam o fluxo

Paulo Rodrigues e Vitor Pedro Produo Magra na indstria grfica e a relao com o cliente

podendo ainda ser automatizados a verificao ( preflight), a correo e a aprovao normalizada distncia (softproof ), e at a imposio, a gesto de cor e o trapping na produo das matrizes. A formao profissional contnua dos colaboradores, a certificao de processos segundo padres internacionais, desde a receo de dados at ao produto impresso, como o PSO (Process Standard Offset), a automatizao do fluxo de trabalho com ferramentas CIP4/JDF (Cooperation for the Integration of Processes/Job Definition Format), desde o oramento, planeamento, controlo, produo, at expedio, faturao e ps-venda, so alguns exemplos propostos que permitem uma reduo drstica dos tempos de setup e do erro, uma maior padronizao atravs de uma produo controlada, uma maior previsibilidade e confiana, menos desperdcios, menos reimpresses, menos reclamaes, com um subsequente aumento da produ tividade, rentabilidade, agilizao e fidelizao do cliente. A filosofia Lean Printing deve ser, pois, no apenas uma realidade presente, mas uma realidade expressa e sistematizada no futuro da indstria grfica.

Bibliografia Sebrosa, Rui (2008). Modelo de avaliao das condies de aplicao da produo magra. O caso da indstria grfica. Dissertao de Mestrado.

You might also like