You are on page 1of 17

Secretaria de Finanas

Departamento de Controle Financeiro - DECONFI

Glossrio de Finanas Pblicas

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

A
ADMINISTRAO DIRETA Representa o conjunto de Secretarias que respondem pelos servios integrados na estrutura administrativa do Estado. (art. 4. inciso I, do Decreto-lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967). ADMINISTRAO INDIRETA Compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurdica prpria; a. Autarquias; b. Empresas Pblicas; c. Sociedade de Economia Mista; d. Fundaes Pblicas; e. rgos de Regime Especial. ( art. 4, inciso II do Decreto-lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967 ) AMORTIZAO Parcela referente ao pagamento do valor principal do emprstimo ou financiamento. AMORTIZAO DA DVIDA Despesas com o pagamento do principal e da atualizao monetria e cambial referente a operaes de crdito internas e externas contratadas. AMORTIZAO DE EMPRSTIMOS Fonte de receita que corresponde amortizao, inclusive dos valores relativos correo monetria, de emprstimos concedidos. AQUISIO DE ATIVOS Despesas com a aquisio de ativos, decorrentes de saneamento financeiro de Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista, de acordo com a legislao em vigor e clusulas contratuais. AQUISIO DE TTULOS REPRESENTATIVOS DE CAPITAL J INTEGRALIZADO Aquisio de aes ou quotas de qualquer tipo de sociedade, desde que tais ttulos no representem constituio ou aumento de capital; Aquisio de aes em circulao. 2

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

ARRENDAMENTO MERCANTIL Despesas de locao, com opo de compra ao final do contrato ("leasing") de equipamentos, bens mveis, equipamentos de informtica e veculos (inclusive aqueles cuja operao seja realizada por intermdio do Departamento Estadual de Transporte Oficial - DETO). ATIVIDADE Conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo concorrendo para a manuteno da ao do governo, com resultados que geralmente podem ser medidos quantitativa ou qualitativamente. AUTARQUIA Servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. (art. 5, inciso I , do Decreto-lei 200, de 25 de fevereiro de 1967 ). AUXLIOS Despesas decorrentes da Lei de Oramento destinadas a atender despesas de Municpios e Entidades Privadas sem fins lucrativos.

B
BALANO Demonstrativo contbil que apresenta, num dado momento, a situao do patrimnio de uma entidade. BALANO FINANCEIRO Demonstrativo contbil de ingressos e dispndios (entradas e sadas) de recursos financeiros a ttulo de receitas e despesas oramentrias, bem como recebimentos e pagamentos de natureza extra-oramentrias, alm dos saldos de disponibilidades do exerccio anterior e do exerccio seguinte. BALANO ORAMENTRIO Demonstrativo contbil das Receitas Previstas e das Despesas Fixadas no Oramento Fiscal, em confronto com as Receitas e Despesas Realizadas, evidenciando, ainda, as diferenas entre elas .

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

BALANO PATRIMONIAL Demonstrativo contbil que evidencia o Ativo Financeiro e o No Financeiro, o Passivo Financeiro e o No Financeiro, o Saldo Patrimonial e as Contas de Compensao, sintetizando os bens, valores, crditos e obrigaes do Estado.

C
CAPITALIZAO Adio de juros, correo monetria ou ambos, ao saldo devedor durante um determinado perodo. CONSTITUIO OU AUMENTO DE CAPITAL DE EMPRESAS Constituio ou aumento de capital de empresas industriais, agrcolas, comerciais ou financeiras, mediante subscrio de aes representativas do seu capital social. CONTRIBUIES Transferncia destinada a entidades de direito pblico ou privado, sem finalidade lucrativa. concedida em virtude da lei especial, para atender o nus ou encargo assumido pelo Estado (art. 63 e 2, do Decreto - lei n 200, de 23 de dezembro de 1986). CONVNIO Instrumento que formaliza acordos entre entidades do setor pblico e/ou entidades do setor privado, com a finalidade de realizar servios de interesse recproco e em regime de mtua cooperao.

D
DFICIT ORAMENTRIO a diferena caracterizada pela execuo da Despesa maior que a Receita arrecadada num determinado perodo.

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

DESPESA DE CAPITAL a despesa que resulta no acrscimo do patrimnio do rgo ou Entidade que a realiza, aumentando, dessa forma sua riqueza patrimonial. DESPESA EMPENHADA Corresponde primeira fase da despesa, que o ato da autoridade competente que cria para o Estado, obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. DESPESA NO PROCESSADA ( No Liquidada ) aquela cujo empenho foi legalmente emitido e que depende da fase de liquidao, ou seja, do reconhecimento da correspondente despesa. DESPESA PROCESSADA ( Liquidada ) aquela cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez forneceu o material, prestou o servio ou ainda executou a obra, e a despesa foi reconhecida. DESPESAS CORRENTES Classificam-se nesta categoria todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. DESPESAS DE EXERCCIOS ANTERIORES So despesas de exerccios encerrados, para os quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, com saldo suficiente para atend-las, mas que no tenham sido processados na poca prpria. Representam, ainda, os Restos a Pagar com prescrio interrompida e os compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente, que podero ser pagos conta de dotao especfica consignada no oramento, discriminadas por elementos, obedecida, sempre que possvel, a ordem cronolgica. (art. 37, Lei n4.320, de 17 de maro de 1964). DESPESAS DE PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS Despesas com o pagamento pelo efetivo exerccio do cargo ou do emprego ou de funo de confiana no setor pblico, quer civil ou militar, ativo ou inativo, exceto aqueles prestados sob condio de estagirios e por pessoas fsicas sem vnculo empregatcio, bem como as obrigaes de responsabilidade do empregador. DVIDA ATIVA a inscrio que se faz em conta de devedores, relacionadas a tributos, multas e crditos da Fazenda Pblica, lanados mas no cobrados ou no recolhidos no exerccio de origem. (art. 39, Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964).

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

DVIDA PBLICA CONSOLIDADA OU DVIDA PBLICA FUNDADA Montante total apurado sem duplicidade das obrigaes financeiras do ente da federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. DVIDA PBLICA MOBILIRIA Dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central, Estados e Municpios. DISPONIBILIDADE FINANCEIRA Diferena entre o ativo e o passivo financeiro no final do exerccio. DOTAO INICIAL Representa o valor da dotao inicial constante da Lei do Oramento Anual . DOTAO ORAMENTRIA Importncia consignada no oramento ou em crdito adicional, para atender determinada despesa. DOTAO PARA O EXERCCIO Dotao inicial constante da Lei Oramentria Anual mais os crditos adicionais abertos e/ou reabertos durante o exerccio, menos as anulaes correspondentes.

E
ELEMENTO DE DESPESA Estrutura codificada da despesa pblica de que se serve a administrao pblica para registrar e acompanhar suas atividades. ( art. 15, Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964 ). EMPENHO DE DESPESA Ato emanado de autoridade competente, que cria para o Municpio obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. ( art. 58, Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964). EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE Despesas com aquisio de Aparelhos, Equipamentos e Mquinas para uso em Escritrio; Aparelhos, Equipamentos e Mquinas para uso em Engenharia, Oficinas e Produo Industrial; Aparelhos, Equipamentos e Mquinas Agropecurias; Veculos de Transportes e Servios; Animais de Raa, Reproduo e Trao; Mobilirio em Geral; 6

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

Acervos em Geral; Aparelhos, Equipamentos e Mquinas para Comunicao, Cine, Foto e Som; Aparelhos, Equipamentos e Mquinas para Servios de Policiamento e Proteo; Instrumentos Musicais; Aparelhos, Equipamentos e Mquinas para Cozinha e Limpeza; Aparelhos, Equipamentos e Mquinas Mdico-Hospitalar, Odontolgico, Laboratorial e Fisioterpico; Aparelhos, Equipamentos de Informtica e Software; Outros Bens Permanentes. EXERCCIO FINANCEIRO Perodo correspondente execuo oramentria, financeira e patrimonial coincidente com o ano civil.

F
FONTE DE RECURSO Indica a origem de recursos oramentrios transferidos para um determinado rgo/Entidade, destinados manuteno das suas atividades permanentes programadas. FUNO Corresponde ao nvel mximo de agregao das aes desenvolvidas pelo setor pblico. FUNDOS ROTATIVOS Despesas destinadas manuteno, pequenos reparos e aquisio de material de consumo e outros gastos correntes de cada Escola/Delegacia/Frum, inclusive a alimentao de presos recolhidos nas cadeias pblicas e despesas com reformas, melhoria ou ampliao de Escola, cujas verbas tm destinao especfica, conforme legislao em vigor.

G
GESTO Parcela do patrimnio de uma entidade, que tendo ou no personalidade jurdica prpria, deva ter demonstraes, acompanhamento e controles distintos, caracterizada por Gesto Tesouro e Gesto Fundo.

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

GESTO TESOURO Parcela de recursos previstos no Oramento Geral do Estado para os rgos da Administrao Direta, sendo a principal Gesto desses rgos. GRUPO DE DESPESA (Espcies) Classificao da despesa quanto a sua natureza compreendendo: 1 Pessoal e Encargos Sociais; 2 Juros e Encargos da Dvida; 3 Outras Despesas Correntes; 4 Investimentos; 5 Inverses Financeiras; 6 Amortizao da Dvida; 7 Outras Despesas de Capital.

I
INSUFICINCIA FINANCEIRA Quando o passivo financeiro se apresenta maior do que o ativo financeiro. INVERSES FINANCEIRAS Caracteriza a despesa com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao e tambm aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital e com a constituio ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operaes bancrias ou de seguros. INVESTIMENTO Denominao de despesa destinada ao planejamento e execuo de obras, inclusive as destinadas aquisio de imveis considerados necessrios realizao de obras, bem como a programas especiais de trabalho, aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente e constituio ou aumento de capital de empresas que no sejam de carter comercial ou financeiro.

J
JUROS E ENCARGOS DA DVIDA Despesas com o pagamento de juros, comisses e outros encargos de operaes de crdito internas e externas, contradas pelo Poder Pblico.

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

JUROS SOBRE A DVIDA POR CONTRATO Despesas com juros referentes a operaes de crdito (internas e externas) efetivamente contratadas e parcelamento de dvidas reconhecidas junto a rgos federais.

L
LIQUIDAO DE DESPESAS (LIQ) Consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. ( Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, art. 63 ).

M
MATERIAL DE CONSUMO Despesas com Combustveis e Lubrificantes Automotivos; Combustveis e Lubrificantes de Aviao; Combustveis e Lubrificantes para outras finalidades; Gs Engarrafado; Bandeiras, Flmulas e Insgnias; Explosivos e Munies; Gneros de Alimentao; Animais para Pesquisa e Abate; Material Farmacolgico; Material Odontolgico; Material Qumico; Material Veterinrio, Uso Zootcnico e de Alimentao Animal; Material Esportivo; Material para Festividades e Homenagens; Material de Expediente; Material de Processamento de Dados; Material de Acondicionamento e Embalagem; Material de Cama, Mesa e Banho; Material de Copa e Cozinha; Material de Limpeza, Conservao e Desinfeco; Artigos de Higiene Pessoal; Vesturio, Tecidos e Aviamentos; Material para Pinturas em Geral; Material para Reparos e Manuteno de Bens Imveis; Material para Manuteno de Bens Mveis; Material Eltrico e Eletrnico; Material de Manobra, Patrulhamento e Coudelaria; Material de Proteo e Segurana; Material para udio, Vdeo e Foto; Material para Comunicao; Sementes, Mudas e Plantas e Insumos; Suprimento de Aviao; Material para Produo Industrial; Material Laboratorial; Material Hospitalar e Ambulatorial; Sobressalentes de Armamento; Material para Manuteno de Veculos; Material para Utilizao em Grfica; Material para uso em Oficinas, Depsitos e Segurana no Trabalho. MATERIAL DE DISTRIBUIO GRATUITA Despesas com aquisio de materiais didticos, farmacuticos e tcnicos para distribuio gratuita, tais como: Material Didtico; Medicamentos e Material Farmacutico; Prmios e Condecoraes; Material destinado Assistncia Social; Merenda Escolar e outros materiais que possam ser distribudos gratuitamente.

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

META a especificao e a quantificao fsica dos objetivos estabelecidos para um determinado perodo. MUNICIPALIZAO Despesas realizadas pelos Municpios decorrentes da municipalizao do ensino e da sade.

O
OBRAS E INSTALAES Despesas com estudos e projetos; Construes de edifcios, estradas de rodagem e de ferro, de portos, de aeroportos e outros trabalhos envolvendo o emprego da mo de obra, materiais, utilizao de terrenos, equipamentos e instalaes, sendo a despesa com estes ltimos apropriada por seu valor direto (tempo de utilizao ou outro critrio adotado); Instalaes que sejam incorporveis ou inerentes ao imvel, tais como: elevadores, aparelhagem para ar condicionado central, etc.; Despesas com obras e instalaes que no sejam caracterizadas como prdios pblicos, mas incorporveis ao patrimnio do Estado, como por exemplo: barraces, caixas d'gua, silos e similares. OBRIGAES PATRONAIS Despesas com encargos que a administrao dever atender pela sua condio de empregadora e resultantes de pagamento de pessoal, tais como: despesas com o Fundo de Garantia por Tempo de Servio; de contribuies para Institutos de Previdncia, inclusive juros e multas de mora; de Salrio Famlia de Pessoal Temporrio e Pessoal Comissionado sem vnculo com o Estado. Despesas com outras obrigaes patronais. ORAMENTO PBLICO Lei de iniciativa do Poder Executivo que estima a receita e fixa a despesa da Administrao Pblica para vigorar no exerccio seguinte, aps aprovao pelo Poder Legislativo. RGO Denominao dada s Secretarias de Estado, Ministrio Pblico, Entidades Supervisionadas, Tribunais do Poder Judicirio e do Poder Legislativo. OUTRAS DESPESAS CORRENTES Despesas com aquisio de material de consumo, dirias e ressarcimento de despesas com alimentao e pousada, pagamento de pessoa fsica sem vnculo empregatcio ou pessoa jurdica independente da forma contratual, e outras da categoria econmica "Despesas Correntes" no classificveis nos dois grupos acima. 10

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

OUTRAS DESPESAS DE CAPITAL Despesas de capital no classificveis como "Investimentos", "Inverses Financeiras " ou "Amortizao da Dvida ". OUTRAS DESPESAS VARIVEIS - PESSOAL CIVIL Despesas com vantagens pagas em circunstncias especficas e cuja temporalidade de pagamento eventual e de forma no contnua. OUTRAS DESPESAS VARIVEIS - PESSOAL MILITAR Despesas relacionadas com o servio ou cargo, cujo pagamento se efetua em circunstncias especificas, de acordo com a legislao em vigor, no enquadradas nos elementos anteriores. OUTRAS RECEITAS CORRENTES Fonte de receita que compreende as receitas correntes no classificveis nos itens anteriores, tais como, multas, juros de mora, indenizaes, restituies, receitas da dvida ativa e receitas diversas. OUTROS ENCARGOS SOBRE A DVIDA MOBILIRIA Despesas com outros encargos da dvida mobiliria, tais como: comisso, corretagem, seguro, etc. OUTROS ENCARGOS SOBRE A DVIDA POR CONTRATO Despesas com outros encargos da dvida pblica contratada (interna e externa), tais como: correo monetria, taxas, comisses bancrias, prmios, imposto de renda, comisses por aplices resgatadas e por cupons de juros pagos, registros de ttulos nas bolsas de valores, impresso e autenticao de aplices, despesas de remessas e outros encargos da dvida.

P
PENSES Despesas com pensionistas civis e militares e com penses especiais despendidas pelo Poder Pblico, na forma da lei. As penses especiais devem ser classificadas no grupo de despesa Outras Despesas Correntes. PRECATRIO Despesas decorrentes de sentenas judiciais, de pagamento obrigatrio, desde que regularmente no prazo de at 01 de julho.

11

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

PRESTAO DE CONTAS Processo organizado pelo agente responsvel pela contabilizao dos rgos/Entidades, referente aos atos de gesto praticados pelos respectivos dirigentes em um determinado perodo. PRINCIPAL DA DVIDA MOBILIRIA Despesas com o resgate de ttulos emitidos pelo Tesouro Estadual. Despesas com correo sobre ttulos de emisso do Tesouro. PRINCIPAL DA DVIDA POR CONTRATO Despesas com a amortizao da dvida pblica interna e externa efetivamente contratada e parcelamento de dvidas reconhecidas junto a rgos federais. PROGRAMA Instrumento destinado a cumprir as funes do Estado nos objetivos e metas qualificveis ou no. PROGRAMA DE GOVERNO Corresponde a ideias e propostas mencionadas no Plano de Governo. PROGRAMAO FINANCEIRA Quantificao do conjunto de aes desenvolvidas com o objetivo de estabelecer o fluxo de caixa, para determinado perodo, tendo como parmetros a previso da receita, os limites oramentrios, as demandas para despesas e a tendncia de resultado (dficit, equilbrio ou supervit) considerada na poltica macroeconmica para o mesmo perodo. PROJETO Conjunto de operaes limitadas no tempo, das quais, normalmente, resultam produtos quantificveis fsica e financeiramente, que concorrem para a expanso ou para o aperfeioamento da ao governamental.

R
REALIZAO Ato de apropriao ou liquidao de receitas e despesas de responsabilidade de um rgo/Entidade. RECEITA AGROPECURIA Fonte de receita que corresponde atividade ou explorao de origem vegetal ou animal. 12

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

RECEITA CORRENTE LQUIDA um conceito que diz respeito s finanas pblicas do Governo, sendo que o objetivo est na obteno de referncia uniforme para o Pas, em todas as instncias de governo, para o clculo de limites de gastos, a partir do somatrio da arrecadao de tributos, de contribuies econmicas e sociais, da explorao do patrimnio, receitas industriais, agropecurias, de servios, transferncias correntes recebidas e outras receitas correntes, deduzindo-se: As transferncias efetuadas aos Municpios em razo de preceito constitucional; Contribuio do Plano de Seguridade Social do Servidor; Valores de Compensao Financeira entre regimes de Previdncia, de que trata a Lei Federal n 9796 de 05.05.1999; Deduo para o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio FUNDEF, criado pela Lei Federal n 9424 de 24/12/96. O perodo de apurao deve ser a soma do valor no ms em referncia e nos onze anteriores, excludas as duplicidades. BASE LEGAL: Inciso IV do Artigo 2 da Lei Complementar 101/2000 de 04/05/2000 e Portaria STN n 470 de 20/09/2000. RECEITA DE SERVIOS Fonte de receita que corresponde s atividades caracterizadas pela prestao de servios tais como de transporte, sade, comunicao, porturios, armazenagem, de inspeo e fiscalizao, judicirios, de processamento de dados, entre outros. RECEITA INDUSTRIAL Fonte de receita que corresponde s atividades industriais, entre as quais esto a extrativa mineral, de transformao, editorial, grfica, produo de energia eltrica e servios de saneamento. RECEITA PATRIMONIAL Corresponde ao resultado financeiro decorrente da fruio de bens mobilirios, imobilirios ou de participaes societrias. Incluem-se, aqui, os aluguis, arrendamentos, juros e correo monetria de ttulos de renda e investimentos financeiros, dividendos e outras receitas resultantes da participao no capital de empresas, bem como gios na colocao de ttulos. RECEITA PREVISTA, ESTIMADA OU ORADA Volume de recursos, previamente estabelecido, a ser arrecadado em um determinado exerccio financeiro, de forma a melhor fixar a execuo da despesa. essencial o acompanhamento da legislao especfica de cada receita onde so determinados os elementos indispensveis formulao de modelos de projeo, com base de clculo, as alquotas e os prazos de arrecadao. 13

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

RECEITAS CORRENTES Conceito mais amplo de receita. Compreendem as receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, as transferncias correntes e outras. RECEITAS DE CAPITAL Compreendem as receitas provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos do supervit do Oramento Corrente e de operaes de crdito internas e externas, venda de aes e ttulos mobilirios, bem como da alienao de bens mveis e imveis. RECEITAS TRIBUTRIAS Correspondem arrecadao de tributos, abrangendo os impostos, as taxas e as contribuies de melhoria. RECURSOS VINCULADOS Valores relativos a depsitos e caues, depsitos judiciais e outros depsitos prestados pelo Estado, Entidade ou Instituies, exigidas em vinculaes de contrato ou converses para garantias de operaes especiais. REGIME DE EXECUO ESPECIAL Dotaes globais previstas em programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possam cumprir-se subordinadamente s normas gerais de execuo da despesa e que resultem em investimentos. Conforme determina a Lei de Diretrizes Oramentrias, regulamentando o pargrafo 3, do Art. 167 da Constituio Federal e o Art. 135, pargrafo 2 da Constituio Estadual, a programao de despesas neste elemento somente possvel em caso de guerra, comoo interna e calamidade pblica, estando, porm, a sua realizao, subordinada a aprovao de Plano de Aplicao que discrimine a despesa a ser realizada. RESERVA DE CONTINGNCIA Dotao prevista pelo Decreto-Lei n 200, de 25.02.67, e alterada pelo Decreto-Lei n 1.763, de 16.01.80, destinada cobertura de crditos adicionais, ou seja, autorizao de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na lei de oramento. RESTOS A PAGAR Representam as despesas empenhadas e no pagas at 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das no processadas. Entende-se por processadas e no processadas, respectivamente, as despesas liquidadas e as no liquidadas. (art. 67, Decreto n 93.872, de 23 de dezembro de 1986). RESULTADO NOMINAL o resultado que expressa o valor da variao da dvida fiscal lquida de um determinado setor pblico em um perodo de tempo. Entendem-se como dvida lquida, os saldos da dvida consolidada apurada contabilmente, deduzindo-se as Disponibilidades de Caixa, Aplicaes Financeiras e Demais Ativos Financeiros. 14

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

BASE LEGAL: Portaria STN n 470 de 20/09/2000. RESULTADO PRIMRIO o resultado que expressa a situao das contas de um determinado setor pblico em um perodo de tempo, atravs da apurao da diferena entre um conjunto de Receitas e um conjunto de Despesas no Financeiras. Seu objetivo avaliar como as contas pblicas esto sendo organizadas, do ponto de vista do montante das disponibilidades financeiras antes da repercusso dos encargos financeiros, decorrentes dos compromissos assumidos pelo Governo. O Resultado primrio pode apontar dficit ou supervit. BASE LEGAL: Portaria STN n 470 de 20/09/2000.

S
SALRIO-FAMLIA Despesas com o pagamento desta vantagem ao servidor pblico estatutrio, civil ou militar, ativo ou inativo, pela manuteno de dependentes, na forma da lei. SALDO DEVEDOR INICIAL o saldo devedor do principal, na data inicial, considerando que todas as parcelas de amortizao, vencidas at a referida data tenham sido pagas. Saldos com essas caractersticas so considerados como "tericos" ou "virtuais". SUBVENES ECONMICAS Transferncias destinadas a cobrir despesas de empresas governamentais de carter industrial, comercial, agrcola ou pastoril e financeira, visando dar cobertura aos seus dficits de manuteno (despesas realizadas segundo o Art. 18 da Lei n 4.320/64: "Art. 18 - a cobertura dos dficits de manuteno das empresas pblicas, de natureza autrquica ou no, far-se- mediante subvenes econmicas, expressamente includas nas despesas correntes do Oramento da Unio, do Estado, do Municpio ou do Distrito Federal"). Transferncias destinadas a cobrir despesas de custeio de instituies privadas de carter industrial, comercial, agrcola ou pastoril e financeira, visando dar cobertura aos dficits de manuteno. SUBVENES SOCIAIS Dotaes destinadas a cobrir despesas de instituies privadas de carter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa, conforme o Art. 16, pargrafo nico, e o Art. 17 da Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964. 15

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

SUFICINCIA FINANCEIRA Quando o ativo financeiro se apresenta maior do que o passivo financeiro. SUPERVIT FINANCEIRO Diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de crdito a eles vinculadas. (art. 43, 2, Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964). SUPERVIT ORAMENTRIO Representa o valor da Receita Executada, que excede a Despesa Executada.

T
TRANSFERNCIAS CORRENTES Fonte de receita que compreende os recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, tais como transferncias intragovernamentais, dos Estados e da Unio Federal, do Fundo de Participao dos Estados, entre outros. TRANSFERNCIA DE CAPITAL Dotao para investimentos ou inverses financeiras que outras pessoas de direito pblico ou privado devam realizar, independentemente de contraprestao direta em bens ou servios, constituindo essas transferncias auxlios ou contribuies, segundo derivem diretamente da Lei Oramentria ou de lei especial anterior, bem como as dotaes para amortizao da dvida pblica. (art. 12, 6, Lei n 4.320, de 17 de maro de 1967). TRANSFERNCIA INTERGOVERNAMENTAL Transferncias feitas de um nvel de governo a outro, ou entre Estados ou entre Municpios ( Port. SOF n08, de 04 de fevereiro de 1985). TRIBUTO Receita derivada, instituda pelas entidades de direito pblico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuies nos termos da Constituio e das leis vigentes em matria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especficas exercidas por essas entidades. (art. 9, Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964).

16

Glossrio da Contabilidade Pblica

2013

U
UNIDADE ORAMENTRIA Unidade da Administrao Direta a que o Oramento do Estado consigna dotaes especficas para a realizao de seus programas de trabalho e sobre os quais exerce o poder de disposio.

V
VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS - PESSOAL CIVIL Despesas com vencimentos do servidor pblico civil com subsdios e com vantagens, cuja temporalidade de pagamento tenha carter permanente enquanto durar a situao do cargo, funo, local e tempo de servio, inclusive as despesas com abono de frias, 13 salrio e as pagas por deciso judicial. (Subsdios, vencimentos e vantagens dos cargos de provimento efetivo e em comisso, gratificao natalina e outros vencimentos e vantagens fixas do pessoal civil). VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS - PESSOAL MILITAR Despesas resultantes diretamente da prestao, de modo contnuo e sistemtico, dos servios de militares ou a eles assemelhados, tais como: Soldo, Gratificao Adicional por Tempo de Servio, Gratificao de Funo Militar, Substituies de Pessoal Militar, Abono de Frias, 13 Salrio e outras determinadas por lei.

17

You might also like