You are on page 1of 13

Calidoscpio Vol. 7, n. 1, p. 11-23, jan/abr 2009 2009 by Unisinos - doi: 10.4013/cld.2009.71.

02

Margarete Schlatter
margarete.schlatter@gmail.com

O ensino de leitura em lngua estrangeira na escola: uma proposta de letramento


Literacy development as the goal of foreign language teaching in public schools

RESUMO Este trabalho visa a discutir os objetivos de ensino de lngua estrangeira (LE) na educao bsica. Com base nas diretrizes propostas pelos Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental (Brasil, 1998) e, mais recentemente, pelas Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio (2006), entende-se que o ensino de LE na escola deve focalizar atividades que promovam o letramento, ou seja, a participao em diferentes prticas sociais que envolvem a leitura e a escrita na lngua materna e na LE. Isso signica que a aula de LE deve criar condies para que o educando possa engajar-se em atividades que demandam o uso da lngua a partir de temas relevantes ao seu contexto e de gneros do discurso variados, para que tenha oportunidade de ampliar sua participao em prticas sociais em sua lngua e em sua cultura, contribuindo para o seu desenvolvimento como cidado. Tendo como base essa orientao, este trabalho apresenta e discute uma unidade pedaggica para o ensino de LE na escola e reete sobre as implicaes dessa proposta para as prticas de sala de aula. Palavras-chave: ensino de lngua estrangeira, educao bsica, letramento.

ABSTRACT The aim of this paper is to discuss foreign language (FL) teaching goals in the context of school education. Based on the principles of language education framed by the Brazilian national curriculum parameters for both Elementary and High School, it is proposed that the goal of FL education should be literacy development, that is, fostering the learners participation in different and various social practices involving reading and writing in his mother tongue and in the FL. This means that the FL class should challenge students to get engaged in activities that focus on language use, discussing relevant and interesting topics and reading and writing different discourse genres as a means to increase their participation in different communities of practice and construct participant citizenry. Based on this educational agenda, this paper proposes and discusses a FL teaching unit for the context of public schools and reects on the implications of literacy development goals for the classroom planning and practicum.

Key words: foreign language teaching, school education, literacy development.

Introduo No so raros os trabalhos de pesquisa que apontam para a m qualidade do ensino de lngua estrangeira (LE) nas escolas pblicas brasileiras e para uma descrena generalizada entre pais, professores e alunos em relao possibilidade de aprender uma LE na escola (pblica ou privada) (ver, por exemplo, Assis-Peterson e Cox, 2007). A explicao (em contextos acadmicos e outros) em geral elenca motivos como a falta de materiais didticos e de recursos (laboratrio, biblioteca), a falta de formao dos professores, nmero insuficiente de horas de LE no currculo, alunos desmotivados, nmero elevado de alunos em aula, baixos salrios, dentre outros, para

dar conta da retirada de cena, ao longo das ltimas dcadas, da responsabilidade da escola de promover o ensino de LE essa funo delegada para os cursos livres, que podem oferecer as condies adequadas de ensino para quem pode pagar. Poucos so as pesquisas que discutem exemplos de sucesso na escola pblica (ver, por exemplo, Burmeister, 2005) ou oferecem alternativas para essa situao. Como formadora de professores, entendo que tenho compromisso de buscar caminhos possveis para repensar o ensino de LE na escola. com esse objetivo que este artigo 1 visa a discutir os objetivos de ensino de LE no ensino bsico e apresentar uma proposta de uma unidade pedaggica que ilustre como esses objetivos podem ser transpostos para a prtica de sala de aula.

Este artigo foi usado por mim como base para a elaborao dos referenciais curriculares para o ensino de lngua estrangeira (Secretaria de Educao do Rio Grande do Sul), com publicao prevista para junho de 2009.

Calidoscpio

Em consonncia com a proposta dos Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental (Brasil, 1998) e, mais recentemente com as Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio (2006), entende-se que o ensino de LE na escola deve focalizar atividades que promovam o letramento2, ou seja, a participao em diferentes prticas sociais que envolvem a leitura e a escrita na lngua materna e na LE. Isso signica que a aula de LE deve criar condies para que o educando possa engajar-se em atividades que demandam o uso da lngua a partir de temticas relevantes ao seu contexto e de gneros discursivos variados. As atividades propostas devem levar em conta o papel da LE na vida do aluno, de que forma ele j se relaciona (ou no) com essa lngua e o que essa LE pode dizer em relao a sua lngua e cultura maternas. Em ltima anlise, aprender a ler e escrever (e tambm ouvir e falar) em determinadas situaes de comunicao da LE tem como meta ampliar a participao do educando nas prticas sociais em sua lngua e em sua cultura, contribuindo para o seu desenvolvimento como cidado. Na prtica cotidiana de sala de aula, entendo que uma forma de promover um ensino que vise ao letramento seja atravs de tarefas pedaggicas com base na unidade gnero do discurso, isto , situaes de comunicao (cotidianas e institucionais) com diferentes propsitos e interlocutores, em determinadas condies de produo e recepo. Aps discutir os objetivos de ensino de LE na escola e a viso de leitura subjacente presente proposta, ilustro, a partir de um exemplo de uma atividade de leitura em LE, como o ensino atravs de textos (que podem ser orais ou escritos), interpretados como interaes dialgicas e situadas, e atravs da explorao de recursos lingusticos de modo a terem uma funo clara nessas situaes de comunicao, pode se constituir em educao lingustica. Em outras palavras, o objetivo da aula de LE tornar-se um espao para reexo, autonomia e sensibilizao ao outro na busca por uma compreenso de sua prpria realidade e de uma ampliao de sua participao em prticas sociais onde a lngua estrangeira e as prticas de leitura e escrita so produtos culturais e simblicos valorizados. Objetivos de ensino de lngua estrangeira na escola Alinhada com uma proposta de educao lingustica (Bagno e Rangel, 2005; Garcez, 2003, 2008;

ver tambm Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio, 2006, embora no utilize o termo), entendo que o objetivo de ensino de lngua materna e de lnguas estrangeiras na escola seja a criao de condies para que o indivduo ou o grupo possa exercer a leitura e a escrita de maneira a se inserir do modo mais pleno e participativo na sociedade tipicamente letrada que a nossa [...] (Bagno e Rangel, 2005, p. 69). Entendendo letramento como o estado ou condio de quem no s sabe ler e escrever, mas exerce as prticas sociais de leitura e de escrita que circulam na sociedade [...], conjugando-as com as prticas sociais de interao oral (Soares, 1999, p. 3)3, em diferentes contextos de ensino, isso pode signicar graus diferentes de procincia4: (a) reconhecer a lngua estrangeira em um texto escrito ou oral e no virar as costas a esse texto; (b) compreender textos orais e/ou escritos em lngua estrangeira em determinadas situaes comunicativas; ou (c) interagir (oralmente e/ou por escrito) na lngua estrangeira em diferentes situaes comunicativas. Independente do contexto de ensino, no entanto, ter como objetivo fundamental no ensino bsico o letramento signica a busca pela
[...] formao do cidado, um cidado capaz de participar criticamente no mundo, apto ao trnsito nas sociedades complexas contemporneas e preparado para o enfrentamento com a diversidade e o trnsito intercultural, ou seja, um cidado plenamente letrado, um cidado que recebe, na sua educao lingustica em Lngua Estrangeira, aquilo que Bourdieu (1998) chama de capital cultural. Trata-se, portanto, de algo bastante mais amplo do que o capital lingustico, embora envolva, claro, capital lingustico (Garcez, 2008, p. 52).

Segundo Garcez, ter como objetivo a formao de cidados envolve propiciar o autoconhecimento do aprendiz cidado, para que possa cruzar fronteiras culturais na sua prpria sociedade, para dela participar como cidado pleno (2008, p. 54, grifos do autor). Isso signica que a aula de LE pode promover, atravs do olhar do outro, reexo e informao sobre as realidades locais dos aprendizes-educandos, contribuindo para que possam avaliar os limites de sua atuao, as novas possibilidades de atuao e os recursos necessrios para ampli-los (Garcez, 2008, p. 52). De acordo com o autor, as perguntas norteadoras da educao lingustica em LE so:

2 No se trata aqui de ensinar somente a habilidade de leitura, conforme discutido por Schmitz (2008), mas de trabalhar, de forma integrada, as prticas de ler, escrever, ouvir e falar, em diferentes contextos discursivos, como explico mais adiante. 3 Para uma maior discusso sobre o conceito de letramento, ver Kleiman (1995); Marcuschi (2001a); Signorini (2001); Terzi (2001); Britto, (2003, 2007) e Kleiman e Matencio (2005). 4 Entende-se aqui por procincia a participao em uma comunidade atravs do uso da lngua em diferentes situaes de comunicao. Para uma maior discusso do conceito de procincia, ver Scaramucci (2000).

12

Margarete Schlatter

Vol. 07 N. 01

jan/abr 2009

Quem sou eu nesse mundo? Quais so os limites do meu mundo? Quais so as minhas comunidades de atuao? Onde est essa lngua? De quem essa lngua? Para que serve essa lngua? O que que essa lngua tem a ver comigo? (Garcez, 2008, p. 52).

De acordo com o documento Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio (2006) (doravante OCEM, 2006), a disciplina de LE na escola deve ensinar a lngua e, ao mesmo tempo, levar compreenso do conceito de cidadania enfatizando-o (OCEM, 2006, p. 91), sendo que esse conceito deve ser entendido como uma noo ampla e heterognea:
ser cidado envolve a compreenso sobre que posio/ lugar uma pessoa (o aluno, o cidado) ocupa na sociedade. Ou seja, de que lugar ele fala na sociedade? Por que essa a sua posio? Como veio parar ali? Ele quer estar nela? Quer mud-la? Quer sair dela? Essa posio o inclui ou o exclui de qu? Nessa perspectiva, no que compete ao ensino de idiomas, a disciplina Lnguas Estrangeiras pode incluir o desenvolvimento da cidadania (OCEM, 2006, p. 91).

sua lngua materna e em relao s diversas prticas de uso de uma lngua na comunicao cotidiana; promover, atravs de experincias bem-sucedidas no uso da LE, a conana do educando para lidar com textos em LE (e LM) e enfrentar os desaos de diversas prticas sociais cotidianas, adaptando-se, sempre que necessrio, a diferentes usos da linguagem em contextos diversos (OCEM, 2006, p. 92; ver tambm Van Ek e Trim, 1984). O conceito de leitura Em uma perspectiva de leitura como construo social (Kleiman, 1995; Terzi, 2001, entre outros), a funo do leitor vai muito alm de decodicar o texto ou identicar informaes espec cas (nem sempre relevantes) no texto. Ler (re)agir criticamente de acordo com a expectativa criada pelo gnero discursivo. Ler envolve decodicar, participar, usar e analisar o texto (Luke e Freebody, 1990 in Gibbons, 2000) para poder inserir-se de modo mais pleno e participativo na sociedade. Como decodi cador, o leitor precisa acionar o conhecimento relativo mecnica do texto escrito (combinao de letras, movimento da esquerda para a direita, relao entre o signo lingustico e/ou seu som e signicado etc.). Como participante, ele dever relacionar as informaes do texto com o seu conhecimento prvio (conhecimento de mundo, conhecimento cultural adquirido pelas prticas de leitura prvias). Como usurio, o leitor dever saber (re)agir conforme a expectativa criada pelo gnero discursivo. Por exemplo, ao ler o horscopo, deve saber buscar as informaes sobre o seu signo (e/ou talvez tambm sobre algum que lhe interesse); ao ler um editorial, espera-se que procure o ponto de vista do jornal sobre o tema em foco. Como analista, o leitor dever ser crtico em relao ideologia subjacente ao texto: dever saber ler nas entrelinhas, reconhecer o que est implcito e pressuposto, reconhecer que qualquer texto representa um ponto de vista e que autor e leitor tomam posies em relao ao que escrevem/leem. Essas aes (decodicar, participar, usar e analisar) ocorrem sempre de forma integrada (e no ordenada) no processo de leitura, e o conhecimento necessrio para desempenhar essas aes de forma integrada pode ser aprendido pelas prticas de leitura cotidianas e deve ser ensinado e sistematizado na escola. A busca por leitores procientes signica, portanto, criar oportunidades para a prtica de todas essas funes desde o incio do ensino de LE (e LM). Nesse sentido, as perguntas de leitura, desde o nvel bsico, devem contemplar todas as aes, reetindo a leitura que normalmente fazemos de diferentes textos.

O documento sugere, como orientaes didticopedaggicas que visam conscientizao e ao desenvolvimento do senso de cidadania na aula de LE, que sejam reforadas as propostas de interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade, no intuito de promover a compreenso das relaes entre as disciplinas pedaggicas e delas com a sociedade e a vida dos alunos. O resultado que se espera uma maior compreenso da complexidade social em que vivem os cidados e a conscientizao de que a diversidade um dos componentes dessa complexidade (OCEM, 2006, p. 94). Na prtica, essas orientaes signi cam um planejamento do currculo em torno de temticas relevantes para a comunidade escolar. Como temas norteadores de um Projeto Poltico Pedaggico que visa ao desenvolvimento da cidadania, o documento (OCEM, 2006, p. 112) sugere: cidadania, diversidade, igualdade, justia social, dependncia/interdependncia, conitos, valores, diferenas regionais/ nacionais. Partindo desses temas, o ensino de LE (muito alm dos aspectos lingusticos) visa a: ampliar as possibilidades de comunicao do educando para alm de sua comunidade lingustica restrita prpria e conscientiz-lo da heterogeneidade contextual, social, cultural e histrica no uso de qualquer linguagem; conscientizar o educando de que h diversas maneiras de organizar, categorizar e expressar a experincia humana e de realizar interaes sociais por meio da linguagem; desenvolver a sensibilidade lingustica do educando para as caractersticas da LE em relao

O ensino de leitura em lngua estrangeira na escola: uma proposta de letramento

13

Calidoscpio

Procura[-se] desenvolver um leitor como aquele que entende que aquilo que l uma representao textual, como aquele que, diante do que l, assume uma posio ou relao epistemolgica no que concerne a valores, ideologias, discursos, viso de mundo. Com esse pressuposto, ensinar requer compreender esses conceitos, e tambm compreender: (i) como as pessoas utilizam a leitura (e para qu) em sua vida ou no cotidiano; (ii) que a leitura tem a ver com a distribuio de conhecimento e poder numa sociedade; (iii) que o tipo de desenvolvimento de leitura que se realiza resulta no desenvolvimento de um tipo de leitor (Luke e Freebody, 1997) (OCEM, 2006, p. 98).

Se quisermos construir essa viso de leitura com o educando, necessrio que adotemos prticas de ensino coerentes com essa perspectiva. No estaremos persuadindo o educando quanto natureza social da leitura se abordarmos o texto como um conjunto de palavras a serem traduzidas ou como uma fonte de estruturas lingusticas para exerccios gramaticais. Entendo que, para uma prtica coerente com a viso de leitura (e escrita) aqui adotada, as atividades propostas em sala de aula devem ser construdas sobre unidades que se alinhem natureza social do uso da linguagem. Nesse sentido, a unidade gnero do discurso (Bakhtin, 2003; Bazerman, 2005; Marcuschi, 2002, 2006; Motta-Roth, 2006) pode ser uma opo til e esclarecedora para a organizao do currculo, para o planejamento de aulas de leitura (e escrita) e demais atividades pedaggicas.
O emprego da lngua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e nicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados reetem as condies especcas e as nalidades de cada referido campo no s por seu contedo (temtico) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleo dos recursos lexicais, fraseolgicos e gramaticais da lngua mas, acima de tudo, por sua construo composicional. Todos esses trs elementos o contedo temtico, o estilo, a construo composicional esto indissoluvelmente ligados no todo do enunciado e so igualmente determinados pela especicidade de um determinado campo da comunicao. Evidentemente, cada enunciado particular individual, mas cada campo de utilizao da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, os quais denominamos gneros do discurso (Bakhtin, 2003, p. 261-262, grifos do autor).

da comunicao discursiva (Bakhtin, 2003, p. 274, grifo do autor) est inserido em um determinado momento de comunicao, tem um enunciador, um interlocutor, um determinado propsito, um contexto de enunciao, tambm carregado de signicado (Bakhtin, 2003, p. 282). papel da escola criar oportunidades de leitura (e escrita) que tratem de diferentes gneros discursivos, com graus diferentes de planejamento e formalidade (envolvendo diferentes interlocutores), com sequncias discursivas variadas (narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva, etc.) e propsitos diversos (informar, opinar, argumentar, reclamar, instruir, etc.)5. Para cada uso de linguagem importante planejar atividades que visem a reconhecer a situao de comunicao (quem fala, para quem, em que contexto, em que veculo, com que objetivo, etc.) e que focalizem atividades de compreenso e reao ao texto, coerentes com o gnero discursivo em pauta. O planejamento de materiais didticos para ensino de LE Em busca dos objetivos de ensino de LE na escola discutidos anteriormente, e partindo de uma perspectiva de leitura como prtica social e de temas norteadores que sejam relevantes a um determinado contexto de ensino, proponho, a seguir, alguns critrios para a elaborao de materiais didticos de LE6. (a) A partir de temas norteadores relevantes para o contexto e a faixa etria dos educandos, listar as situaes de comunicao (gneros discursivos) que fazem parte desse campo temtico. Por exemplo, em relao cidadania, pode-se listar uma srie de textos (orais e escritos) diferentes relacionados ao tema: debates comunitrios, atas de assembleias comunitrias, orientaes quanto separao do lixo, campanhas de sade pblica, formulrios de adeso a trabalho voluntrio, entre outros. Se partirmos da unidade gnero discursivo, necessrio que as perguntas para a prtica de leitura dos textos que selecionarmos levem em conta a natureza dialgica do uso da lngua nas diferentes situaes de comunicao: o(s) interlocutor(es) envolvido(s) na interao com o texto (oral ou escrito), seu(s) propsitos, o veculo utilizado, o contexto histrico e social de produo e de recepo do texto. (b) Selecionar textos (escrito/udio/vdeo) coerentes com os temas norteadores e que digam respeito a diferentes usos da lngua nesse campo temtico. A seleo do texto deve levar em conta: valores ideolgicos e culturais presentes no texto; a relao com o contexto dos

Para Bakhtin (2003), estamos expostos aos gneros da mesma forma que estamos expostos lngua materna: as formas da lngua e os gneros do discurso so resultado de uma co-construo social, isto , das experincias que temos com diferentes situaes de uso da linguagem ao longo de nossas vidas (Bakhtin, 2003, p. 282). Os gneros, por sua vez, tm o papel de organizadores de nosso discurso e de reguladores das prticas lingusticas, e o enunciado a real unidade

5 6

Ver Schneuwly e Dolz (2004) e Guimares et al. (2008), para discusso de propostas curriculares com base em gneros discursivos. Ver Bortolini (2006), para outros exemplos de materiais didticos para ensino de LE com base nesses critrios.

14

Margarete Schlatter

Vol. 07 N. 01

jan/abr 2009

alunos; um equilbrio entre conhecimento novo e velho para o aluno, ou seja, a adequao ao nvel de conhecimento prvio e faixa etria do aluno, extenso e s caractersticas lingusticas do texto. (c) A partir dos gneros discursivos e textos selecionados, decidir quais as habilidades que devero ser focalizadas, sendo que importante integrar atividades de compreenso com atividades de produo (partindo do pressuposto de que o desenvolvimento de ambas as habilidades est inter-relacionado). Decidir tambm quais as funes lingusticas (propsitos de uso da lngua) que sero focalizadas. Por exemplo, se o texto selecionado um anncio de uma campanha publicitria, provavelmente a funo persuadir o leitor a participar da campanha estar em foco e, para isso, o uso de determinados recursos lingusticos (como o uso de imperativo e de depoimentos, por exemplo) poder/dever ser acionado. (d) Elaborar atividades de uso da lngua e planejar diferentes etapas para o desenvolvimento da tarefa. Atividades preparatrias: quais conhecimentos prvios o aluno precisa acessar para poder ler (informaes, vocabulrio, relaes, pressupostos, etc.)? Atravs de quais atividades esses conhecimentos sero ativados? Ou, caso ele no os tenha, quais atividades podero introduzi-los? O conhecimento novo e a interao deste com o conhecimento prvio transformam o prprio contexto da prtica de uso da linguagem e da comunidade de prtica. importante acompanhar criticamente esse processo e lembrar que linguagem, cultura e conhecimento no so estanques, mas sim conjuntos abertos e dinmicos (OCEM, 2006, p. 110). Atividades de compreenso: contato inicial com o texto identicao do gnero discursivo (quem fala, para quem, em que veculo, etc.); identicao e interpretao de informaes do cotexto (ttulo, fotos, legendas, linhas de apoio, imagens, sons, etc.); levantamento de conhecimentos prvios sobre parmetros de textualizao para construir expectativas e hipteses em relao ao texto: qual a leitura normalmente esperada do leitor em relao a esse gnero textual? Que perguntas sero feitas para que o aluno focalize essa abordagem do texto (propsito de compreenso)? O texto longo? Como lidar com a extenso do texto (dividindo-o para diferentes alunos e/ ou em diferentes etapas de leitura)? Que outras informaes, relaes e pressupostos so chave para a compreenso? Como as perguntas podem dirigir o leitor para esses objetivos? Como as ideias se relacionam com o cotidiano dos alunos? Que relaes podem ser feitas? O que trazem de novo (informaes, perspectivas, etc.)? Que outros propsitos de compreenso algum poderia

ter em relao a esse texto? Em que contexto tais propsitos seriam justicveis? Atividades de resposta ao texto (produo oral/escrita): quais seriam algumas respostas possveis a esse gnero textual? Como uma atividade de produo (escrita/oral) pode reetir isso (propsito, interlocutor, veculo, etc.)? Que alteraes seriam necessrias (de contedo e de forma), caso quisssemos usar as informaes do texto para outros propsitos e interlocutores e em outros modos (oral/escrito)? Atividades de resposta aos textos dos alunos: quem so os leitores dos textos produzidos? Que atividades faro com que os alunos se coloquem na posio de interlocutores desses textos? O que esperado de um bom texto, considerando o gnero discursivo solicitado? Quais so os critrios para julgar os textos como adequados/ inadequados (adequao ao propsito e ao interlocutor, adequao discursiva, adequao lingustica)? Que atividade(s) sero necessrias para (re)adaptar o texto a esses critrios? Oportunidades para a prtica da lngua em vrios contextos possveis de ocorrer na cultura-alvo: os educandos devem ser encorajados a posicionarse e a interagir com os participantes da sala de aula (trabalho em duplas ou em grupos) e com outros membros da comunidade. O papel do professor deve ser o de auxiliar o educando, sempre que for necessrio, ativando seu conhecimento prvio e dando sentido s atividades propostas. (e) Usar materiais autnticos. Se partirmos da unidade gnero do discurso para organizar o material didtico, no faz sentido usar a LE de forma descontextualizada. O uso da lngua sempre socialmente situado: levando em conta a complexidade e a diversidade das diferentes situaes de comunicao, o educando dever estar preparado para poder adaptar-se s diferentes situaes de comunicao na LE das quais quer (e poder) participar. (f) Elaborar atividades que exijam o uso da lngua com diferentes propsitos (posicionar-se, argumentar, pedir, etc.), envolvendo diferentes posies de enunciao e diferentes interlocutores (por exemplo: aluno defendendo uma ideia para os colegas, a turma solicitando algo direo, leitor de um jornal local para o colunista do jornal, etc.). (g) Propor a reexo sobre aspectos culturais (o que o olhar do outro revela sobre o meu mundo) e sobre representaes do outro e de mim pelo outro; promover a compreenso intercultural, entendendo aqui como outra cultura no s os valores, experincias e signicados historicamente construdos e associados a determinados grupos de falantes da LE, mas a diversidade da prpria cultura.

O ensino de leitura em lngua estrangeira na escola: uma proposta de letramento

15

Calidoscpio

(h) Elaborar atividades para a prtica de recursos lingusticos de forma contextualizada para que o foco esteja no sentido (e no exclusivamente na forma). (i) Propor atividades de reexo sobre a lngua e sobre diferentes possibilidades de co-construo de gneros discursivos, enfatizando a variedade: de que forma os recursos lingusticos (palavras, expresses, estruturas gramaticais, entonao, pronncia, etc.) autorizam determinadas atribuies de sentido ao texto (e no outras)? Que perguntas podem criar oportunidades de reexo sobre isso? Que recursos lingusticos seriam necessrios para adequar o texto a outros propsitos e/ ou interlocutores? (j) Propor atividades para alm da sala de aula de LE, que envolvam novos usos do que foi aprendido e que possibilitem a relao do que foi aprendido com o mundo do educando e com outras disciplinas do currculo. (k) Avaliar as atividades: As metas foram atingidas ou devem ser retomadas? Quais aspectos devem ser priorizados na avaliao do aluno, do professor, da aula, das atividades, e de que forma? Como avaliar se os objetivos foram alcanados? Como (re)direcionar as atividades a partir desta aula? O que foi aprendido (tema, realidade local, gnero discursivo, recursos lingusticos)? O que no foi aprendido? Por qu? O que mais se quer saber?

Os critrios acima sero ilustrados no exemplo de tarefa proposto a seguir. Uma aula que visa participao em lngua estrangeira Apresento, a seguir, as atividades relacionadas ao texto publicitrio da Habitat for Humanity estimulando o trabalho voluntrio. As atividades foram preparadas para uma turma de nvel bsico de ingls (podem ser alunos iniciantes). A seleo do texto deve-se aos seguintes motivos: tema que promove a discusso sobre trabalho voluntrio e trabalho coletivo para objetivos comuns, moradia e outros problemas comunitrios, conscientizao sobre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar e de seu lugar nesse processo, gnero discursivo relevante para promover a leitura crtica (reconhecer e posicionarse em relao funo persuasiva do anncio e sua credibilidade), texto curto que oferece a possibilidade de trabalhar recursos lingustcos bsicos de forma contextualizada. Ao lado das atividades, fao alguns comentrios em relao a elas, explicando seus objetivos e sugerindo alguns procedimentos para o seu desenvolvimento 7.

Quadro 1. Atividades relacionadas ao texto publicitrio da Habitat for Humanity Chart 1. Activities related to the text Habitat for Humanity Atividades I. O que voc sabe sobre campanhas publicitrias? (a) Voc pode citar algum exemplo de uma campanha publicitria? (b) Como so feitas essas campanhas? So utilizados textos? Quais? (c) Qual a funo desses textos? (d) Liste, com base na sua experincia, algumas caractersticas de textos para campanhas publicitrias. (e) Quem escreve esse tipo de texto? Por qu? (f) Quem inuenciado por esse tipo de texto? Por qu? De que forma? II. Preparando-se para a leitura. A que voc relaciona as palavras: VOLUNTARIADO CASA Comentrios Antes de ler o texto, importante ativar conhecimentos prvios sobre o gnero discursivo que ser trabalhado. Essas informaes serviro para contextualizar o texto a ser lido (a funo social de textos publicitrios) e preparar o aluno para agir como um analista do texto. Caso o aluno no tenha esse conhecimento prvio, cabe ao professor e aos alunos que tm essa experincia construir as pontes necessrias para preparar a leitura, relacionando o conhecimento j existente com o novo, redimensionando ambos a novos contextos de uso da lngua.

Esta atividade tem como objetivo ativar o conhecimento prvio sobre o tema tratado no texto. As perspectivas dos alunos podero ser contrastadas mais adiante com as do texto.

7 A discusso de diferentes atividades de leitura com anncios publicitrios nas Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio (OCEM, 2006, p. 114-118) e os resultados da anlise de Marcuschi (2001b) das perguntas de leitura em livros didticos de Lngua Portuguesa serviram como ponto de partida para a elaborao das perguntas de leitura propostas aqui.

16

Margarete Schlatter

Vol. 07 N. 01

jan/abr 2009

III. Leitura. Rena-se com um colega, e respondam as perguntas abaixo. (a) O texto abaixo (ver Anexo 1) faz parte de uma campanha publicitria para estimular o trabalho voluntrio. Com base nas fotos, do que trata essa ao? Como vocs sabem? (b) Quem responsvel pela campanha? Como vocs sabem? (c) A quem se destina o texto? (d) Quem beneciado pela campanha? (e) As pessoas representadas neste anncio se parecem com as pessoas que vocs conhecem? Quais so as semelhanas? Quais so as diferenas? (f) A casa representada neste anncio se parece com as que vocs conhecem? Quais so as semelhanas? Quais so as diferenas? Discuta suas respostas com as outras duplas. IV. Leitura. Rena-se com um colega, e respondam as perguntas abaixo. (a) Marque no texto as palavras que vocs conhecem e as que podem inferir a partir da semelhana com o portugus. (b) Relacione as palavras abaixo a sua traduo, levando em conta o contexto. Usem o dicionrio se necessrio. when last time played poverty hammer shovel changing world quando primeira vez brincou pobreza alicate p mudando pas onde ltima vez mudou riqueza martelo colher de pedreiro brincando mundo

Tratar da interlocuo no texto e das representaes vinculadas aos participantes da situao de comunicao em foco uma forma de promover a reexo sobre o lugar que o educando ocupa na sociedade, se est includo ou excludo das prticas sociais e culturais que est analisando.

O objetivo aqui trabalhar alguns recursos lingusticos chave para a compreenso do texto. A partir das palavras que eles j conhecem e podem inferir e com base na busca pelo signicado de palavras novas, espera-se que os alunos, com o auxlio das imagens, possam compreender os argumentos usados para persuadir o pblico-alvo. Dependendo do contexto de ensino, essa atividade tambm pode ter como objetivo criar a oportunidade para o uso de dicionrios bilngues.

(c) Qual a soluo sugerida pelo anncio? Quais palavras do texto contriburam para a sua resposta? Discuta suas respostas com as outras duplas. V. Leitura. Discuta com os colegas: (a) Quais relaes existem entre o texto e as fotos? (b) Por que voc acha que o autor do texto escolheu essas fotos para ilustrar o texto? Voc considera essa uma boa escolha? Por qu? (c) De que maneira esse anncio tenta convencer o leitor a engajar-se no trabalho voluntrio? Leve em considerao as fotos e o texto. Por que (no) so convincentes? Quais os valores que esto representados nesses argumentos? (d) O anncio eciente para todos os pblicos? Justique. (e) Que recursos voc utilizaria para tornar o trabalho voluntrio mais atraente para as pessoas que voc conhece? Por qu? (f) Onde e quando foi publicado esse anncio? Esse anncio poderia ser mais eciente se publicado em outra mdia (televiso, rdio, jornal)? Por qu? O objetivo aqui aprofundar a compreenso dos argumentos usados para persuadir o pblico-alvo e avaliar sua eccia, considerando outros interlocutores e suportes possveis.

O ensino de leitura em lngua estrangeira na escola: uma proposta de letramento

17

Calidoscpio

VI. Reetindo sobre os recursos que compem uma campanha publicitria que quer estimular o trabalho voluntrio. (a) Em duplas, identiquem no texto alguns recursos caractersticos desse tipo de anncio. Comparem suas anotaes com as de seus colegas. (b) Qual a funo da pergunta When was the last time you played with blocks?? (c) Qual a funo das frases abaixo no texto? O que as formas dos verbos nas frases abaixo tm em comum? Pick up a hammer and shovel. Contact your local Habitat for Humanity ofce. Get involved. VII. Usando ingls para conhecer o colega. (a) Faa perguntas ao seu colega usando os verbos em A. Seu colega pode responder com as expresses em B. When was the last time you... When was the rst time you... A danced to funk music? helped a friend? kissed a boy/a girl? got involved in a ght? read a book/a newspaper/a magazine? composed a song? _______________? _______________? B Yesterday. When I was 12. On Sunday. In March. Last week/month/year. (b) Rena-se com um colega. Construa algumas frases de incentivo que voc acha ecientes para estimular algum a envolver-se em trabalho voluntrio. Use os verbos no imperativo e use o dicionrio se necessrio. Get involved. Help... Contact... Get... ____________ ____________

O objetivo aqui compreender a funo de algumas estruturas lingusticas na situao de comunicao focalizada.

O objetivo desta atividade praticar as seguintes estruturas lingusticas: (a) pergunta com when, (b) verbos no passado e (c) o uso do imperativo. Nesta etapa o professor deve dar as explicaes necessrias e auxiliar os alunos a formar outras perguntas que interessem. Nas respostas possveis, o professor pode fornecer outras opes (nmeros para expressar idades, dias da semana, meses do ano). Esta atividade tambm pode ser desenvolvida como uma brincadeira. O professor coloca as opes (A) e (B) em dois sacos diferentes. Um aluno tira uma pergunta e a l em voz alta para outro aluno, que responde a partir da resposta que tirou do outro saco. Na brincadeira, o conhecimento de mundo ser ativado para julgar se as combinaes so possveis ou comuns (ou no). As impossveis ou incomuns provavelmente levaro ao estranhamento e ao riso; interessante reetir com os alunos que esses so julgamentos culturais baseados em valores e expectativas que podem variar de cultura para cultura.

18

Margarete Schlatter

Vol. 07 N. 01

jan/abr 2009

VIII. Produzindo um texto para uma campanha de trabalho voluntrio. (a) Liste trs problemas na sua comunidade. (b) Discuta com seus colegas os problemas levantados. Qual deles poderia ser resolvido atravs de trabalho voluntrio? Elejam o problema que a turma considerar que precisa ser resolvido com maior urgncia. (c) Aps a turma ter escolhido o problema a ser resolvido, em duplas, decidam: Para quem ser dirigida a campanha? O que poderia sensibilizar o pblico alvo a se engajar no trabalho? Que recursos (fotos, ilustraes, depoimentos, frases de efeito, etc.) poderiam ser usados? Qual ser o nome da organizao promotora da ao voluntria? (d) Com base nas decises acima, produzam um texto em ingls para uma campanha de trabalho voluntrio. Usem as estruturas praticadas acima. (e) Colem os anncios produzidos na parede da sala. Elejam os anncios mais ecientes. Justiquem suas escolhas. O que poderia tornar os demais textos mais persuasivos? IX. Para alm da sala de aula. Interessado em conhecer mais sobre o trabalho da organizao Habitat for Humanity no Brasil, descubra algumas das informaes abaixo nos sites http://www. habitat.org e http://www.habitat.org/lac_eng/build/lac/27. aspx (ver texto no Anexo 2): Incio da atividade no Brasil Locais em que atua no Brasil Pblico-alvo Critrios para a seleo dos beneciados Caractersticas da casa Possveis participantes da ao Como entrar em contato Como candidatar-se a receber a ajuda Como candidatar-se para ajudar Compartilhe com seus colegas o que voc descobriu. X. Autoavaliao (a) O que aprendi sobre textos para campanhas: leitura em ingls: a minha realidade: a realidade de outros lugares: a lngua inglesa: outros: (b) O que eu ainda gostaria de aprender sobre este tema:

Busca-se aqui, em primeiro lugar, relacionar o texto lido com a realidade dos alunos. Partindo do pressuposto de que o desenvolvimento da leitura e produo escrita est inter-relacionado, a produo escrita aqui tem o objetivo de sistematizar o conhecimento sobre o gnero discursivo focalizado, contribuindo para aperfeioar a capacidade leitora crtica (integrao entre compreenso e produo). Nesse sentido, a tarefa solicita pensar em por que, para quem e como ser construda a campanha. Finalmente, os alunos tomaro a posio de leitores e podero avaliar seus textos a partir dos critrios discutidos e estabelecidos pela prpria tarefa.

Esta atividade uma oportunidade de usar o conhecimento aprendido em uma nova situao de comunicao, que visa a obter mais informaes sobre a organizao em foco. Amplia-se o uso das informaes e do que foi aprendido em LE para alm da sala de aula, relacionando-o com a vida do aluno. Outra possibilidade de um novo uso para o conhecimento aprendido relacion-lo com outras disciplinas que estejam tratando do mesmo tema ou temas ans, caracterizando um trabalho interdisciplinar/transdisciplinar.

Esta atividade tem como objetivo criar uma oportunidade de auto-reexo sobre o que foi aprendido na unidade. Desta forma, o aluno poder dar-se conta dos objetivos da unidade, do que aprendeu, do que precisaria reforar e do que ainda gostaria de aprender. Espera-se criar uma oportunidade para a reexo crtica sobre as prticas de participao e aprendizagem em sala de aula.

O ensino de leitura em lngua estrangeira na escola: uma proposta de letramento

19

Calidoscpio

Concluso Articular o fazer pedaggico da aula de LE com um Projeto Poltico Pedaggico que vise a formar cidados mais participativos na sociedade o ponto de partida para um ensino comprometido com a reexo e a participao crtica. Isso requer do professor que ele seja autor, isto , que tenha conscincia da necessidade de relacionar teoria e prtica, reexo e ao, objetivos de ensino de LE e contexto de ensino, o papel de professor e o papel de leitor-escritor nas atividades que prope. So tarefas como as que fazemos cotidianamente, com o foco no sentido, no uso da lngua em situaes de comunicao que podem nos engajar com nossos alunos na aventura e na descoberta de ler e escrever em busca de autonomia e autoria. Nesse sentido, retomo os princpios norteadores da proposta de comunidades participativas de aprendizagem de Auerbach (2000, p. 147-148): O ponto de partida para elaborao do programa/ currculo deve ser as necessidades do aluno; Na sala de aula, todos ensinam, todos aprendem; A aprendizagem deve ser dialgica e colaborativa; A experincia individual est ligada anlise social; A aprendizagem de informao e de habilidades contextualizada; H um retorno do contedo ao contexto social. Parto de um pressuposto de que as relaes entre escola e sociedade so marcadas pela tenso de diferentes concepes de mundo, pelo conito e por disputas de poder. preciso lembrar que
embora o homem seja constitudo na/pela linguagem, as diferenas de classe social e as relaes de poder muito frequentemente estabelecem interdies no possibilitar a que cada um diga sua palavra. Assim, pensar as prticas de leitura e de escrita na escola deve ter tambm a preocupao com a garantia de que a aula seja um espao real de interlocuo, em que todos tenham garantido o direito a sua palavra (Galarza, 2008, p. 235).

procientes como analistas de textos. A unidade didtica que apresento aqui no teve um planejamento explcito para ser desenvolvido de forma inter ou transdisciplinar, mas prev conexes com outras disciplinas escolares. Nesse sentido, cabe ao professor-autor promover projetos conjuntos com outros professores para construir unidades de ensino que contribuam para o letramento e tambm para a articulao dos conhecimentos nas diferentes disciplinas curriculares e na vida dos alunos. Atravs da vivncia continuada e aprofundada com textos relevantes, desaadores e instigantes, porque possibilitam a discusso de sua temtica e a ampliao de repertrios lingusticos para novos contextos de uso da lngua, busca-se promover a compreenso e a reexo sobre o seu lugar e sua posio como cidados includos e excludos de determinados contextos e inserir-se criticamente em novos campos de atuao humana. Para isso, dever da escola proporcionar oportunidades para a prtica com diferentes recursos e o desenvolvimento da autoconana necessria para que, em diferentes contextos, educadores e educandos possam tornar-se autores do seu prprio dizer e protagonistas de seus desejos de mudana. Referncias
ASSIS-PETERSON, A.A.; COX , M.I.P. 2007. Ingls em tempos de globalizao: para alm de bem e mal. Calidoscpio, 5(1):5-14. AUERBACH, E.R. 2000. Creating participatory learning communities: paradoxes and possibilities. In: J.K. HALL; W.G. EGGINGTON (eds.), The sociopolitics of English language teaching. Clevedon, Multilingual Matters, p. 143-164. BAGNO, M.; RANGEL, E. de O. 2005 Tarefas da educao lingustica no Brasil. Revista Brasileira de Lingustica Aplicada, 5(1):63-81. BAKHTIN, M. 2003. Esttica da criao verbal. So Paulo, Martins Fontes, 476 p. BAZERMAN, C. 2005. Gneros textuais, tipicao e interao. So Paulo, Cortez, 165 p. BRASIL. 1998. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua estrangeira. Braslia, MEC/SEF, 120 p. BOURDIEU, P. 1998. A economia das trocas lingusticas: o que falar quer dizer. 2 ed., So Paulo, Editora da Universidade de So Paulo. 188 p. BORTOLINI, L. S. 2006. Os conceitos de uso de lngua, identidade e aprendizagem subjacentes ao material didtico para o ensino de portugus em Letcia (Colmbia). Porto Alegre, RS. Trabalho de Concluso de Curso de Graduao em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, 72 p. BRITTO, L.P.L. 2003. Contra o consenso - cultura escrita, educao e participao. 1 ed., Campinas, Mercado de Letras, 216 p. BRITTO, L.P.L. 2007. Escola, ensino de lngua, letramento e conhecimento. Calidoscpio, 5(1):24-30. BURMEISTER, A.T. 2005. O trabalho em grupo colaborativo na aula de lngua estrangeira numa escola pblica de ensino mdio. Porto Alegre, RS. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 124 p. FREIRE, P. 1996. Pedagogia da autonomia: Saberes necessrios prtica educativa. 30 ed., So Paulo, Paz e Terra, 148 p. (Coleo Leitura). GALARZA, D.K. 2008. Leitura de texto/leitura de mundo: professores e alunos, autores do seu fazer. In: N.M. PEREIRA; N.O. SCHFFER; S.E.L. BELLO; C.S. TRAVERSINI; M.C.A. TORRES; S. SZEWCZYK (orgs.), Ler e escrever: compromisso no ensino mdio. Porto Alegre, Ed. da UFRGS, p. 225-237. GARCEZ, P.M. 2008. Educao lingustica como conceito para a formao de prossionais de Lngua Estrangeira. In: L. MASELLO

Por ltimo, considerando que no podemos falar de educao sem falar de poltica, gostaria de lembrar algumas das palavras de Paulo Freire (1996):
[...] formar muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas (Freire, 1996, p. 15). [...] ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produo ou a sua construo (Freire, 1996, p. 25, grifos do autor).

O que importa na aula de LE (e tambm da LM), muito mais do que repetir a ladainha de estruturas lingusticas aula aps aula, criar oportunidades para a leitura e a escrita em que os participantes educandos e educadores possam engajar-se em prticas que os tornem cada vez mais

20

Margarete Schlatter

Vol. 07 N. 01

jan/abr 2009

(org.), Portugus lengua segunda y extranjera en Uruguay: Actas del Primeiro Encontro de Portugus Lngua Estrangeira do Uruguai. Montevidu, Faculdad de Humanidades y Ciencias de la Educacin/Comisin Sectorial de Investigacin Cientca, p. 51-57. GARCEZ, P.M. 2003. What are we aiming at (Do we know it?) Apirs Newsletter, 13(1):2-4. GIBBONS, P. 2002. Scaffolding language, scaffolding learning. Sydney, Heinemann. 165 p. GUIMARES, A.M.M.; CAMPANI-CASTILHOS, D.; DREY, R.F. 2008. Gneros de texto no dia-a-dia do Ensino Fundamental. 1 ed., Campinas, Mercado de Letras, vol. 1, 48 p. KLEIMAN, A. (org.) 1995. Os signicados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prtica social da escrita. Campinas, Mercado de Letras, 294 p. KLEIMAN, A.; MANTENCIO, M.L. (orgs.) 2005. Letramento e formao do professor: prticas discursivas, representaes e construo do saber. So Paulo, Mercado de Letras, 271 p. LUKE, A.; FREEBODY, P. 1990. Literacies Programs: debate and demands in cultural context. Prospect, 5(3):7-16. LUKE, A; FREEBODY, P. 1997. Shaping the social practices of reading. In: S. MUSPRATT; A. LUKE; P. FREEBODY (orgs.), Constructing critical literacies. St. Leonards, Austrlia, Allen & Unwin, p. 185-227. MARCUSCHI, L.A. 2001a. Letramento e oralidade no contexto das prticas sociais e eventos comunicativos. In: I. SIGNORINI (org.), Investigando a relao oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas, Mercado de Letras, p. 23-50. MARCUSCHI, L.A. 2001b. Compreenso de texto: algumas reexes. In: A.P. DIONISIO; M.A. BEZERRA (orgs.), O livro didtico de portugus: mltiplos olhares. Rio de Janeiro, Lucerna, p. 46-59. MARCUSCHI, L.A. 2002. Gneros textuais: denio e funcionalidade. In: A.P. DIONISIO; M.A. BEZERRA (orgs.), Gneros textuais & ensino. Rio de Janeiro, Lucerna, p. 19-36.

MARCUSCHI, L.A. 2006. Gneros textuais: congurao, dinamicidade e circulao. In: A.M. KARWOSKI; B. GAYDECZKA; K.S. BRITO (orgs.), Gneros textuais: reexes e ensino. 2 ed., Rio de Janeiro, Lucerna, p. 23-36. MOTTA-ROTH, D. 2006. Questes de metodologia em anlise de gneros. In: A.M. KARWOSKI; B. GAYDECZKA; K.S. BRITO (orgs.), Gneros textuais: reexes e ensino. 2 ed., Rio de Janeiro, Lucerna, p.145-164. ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO MDIO (OCEM). 2006. Linguagens, cdigos e suas tecnologias/Secretaria de Educao Bsica. Braslia, Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica. Conhecimentos de lnguas estrangeiras, vol. 1, p. 85-124. SCARAMUCCI, M.V.R. 2000. Procincia em LE: consideraes terminolgicas e conceituais. Trabalhos de Lingustica Aplicada, 36:11-22. SCHMITZ, J. 2008. Uma anlise crtica de Linguagens, cdigos e suas tecnologias de Rojo e Moita Lopes (2004). Calidoscpio, 6(1):37-44. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (orgs.) 2004. Gneros orais e escritos na escola. Campinas, Mercado de Letras, 278 p. SIGNORINI, I. (org.) 2001. Investigando a relao oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas, Mercado de Letras, 192 p. SOARES, M. 1999. Portugus: uma proposta para o letramento. Livro do Professor. So Paulo, Moderna, vols. 1-4. TERZI, S.B. 2001. A construo da leitura. 2 ed., Campinas, Pontes, 165 p. VAN EK, J.A.; TRIM, J.L.M. (orgs.). 1984. Across the threshold. Oxford, Pergamon, 200 p.

Submetido em: 24/10/2008 Aceito em: 15/03/2009

Margarete Schlatter
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Lnguas Modernas Instituto de Letras Campus do Vale Av. Bento Gonalves, 9500 91540-000, Porto Alegre, RS, Brasil

O ensino de leitura em lngua estrangeira na escola: uma proposta de letramento

21

Calidoscpio

Anexos Anexo 1

22

Margarete Schlatter

Vol. 07 N. 01

jan/abr 2009

Anexo 2

O ensino de leitura em lngua estrangeira na escola: uma proposta de letramento

23

You might also like