You are on page 1of 13

Introduo Tormenta um cenrio medieval para bases de jogos de RPG.

. Como qualquer cenrio, possui fantasias em lugares imaginrios, que podem auxiliar os mestres e os jogadores em suas partidas de RPG. Toda a ao de Tormenta se passa em Arton, que o mundo propriamente dito. Um mundo repleto de elementos fantsticos, que combinados geram horas e horas de bons jogos. Arton uma terra de classes diversificadas, onde h cavaleiros, camponeses, magos... E claro, possui uma diversificao de raas, como humanos, elfos, meio-elfos, halflings, anes, etc. A Tormenta A princpio, os jogadores pensam que o mundo a Tormenta. Mas no. No se sabe exatamente o que a Tormenta, mas se sabe que algo devastador, que inclui demnios terrveis pelo meio. No mais, j no bastava os inmeros problemas de Arton, a Tormenta surge, segundo boatos, como uma chuva de demnios, que destroem tudo o que vem pela frente, e aps dominar a terra atacada, afundam em desgraa, e literalmente, enterram a cidade, e ningum, nem mesmo os maiores heris e guerreiros, tem coragem de ir at l. Um exemplo a Tamu-ra, uma regio ao norte de Arton, longe do reinado, onde todos viviam em paz, at que, repentinamente, o clima comeou mudar, mas, todos pensavam que seria uma mudana climtica comum, com grandes tempestades. Mas as tempestades eram terrveis, e, muito rapidamente, mataram quase todos os habitantes da Tamu-ra, e dominaram completamente a regio, s restando alguns samurais que fugiram para o reinado.

A formao de Arton

Arton surgiu de uma forma inexplicvel, h sete bilhes de anos atrs, o nada e o vazio se uniram para formar Arton e os 20 deuses maiores que formariam o Panteo. Azgher e Tenebra, deuses do Sol e da Noite, respectivamente, guerrearam entre si durante bilhes de anos, ao final da guerra, houve um empate, assim, Arton recebeu doze horas de luz e doze horas de escurido. Lena, deusa da cura, chora, e com uma s lgrima, que cai sobre Arton, preenche todos os oceanos. E o grande oceano molda essa vida em infinitas criaturas, incluindo os elfos-do-mar. Allihanna, a Deusa da natureza, com as suas mos molda os seres

vivos, que se arrastam para a terra firme. Os elfos nascem de Glrienn, de uma regio distante, at hoje desconhecida. Wynna cria o povo fada que ocupa a Pondsmnia. Os deuses Khalmyr e Tenebra se apaixonam, e surgem os primeiros anes. Ragnar, que na poca ainda era um deus menor, cria os goblinides. Hyninn, na poca tambm um deus menor, cria os primeiros halflings. Valkaria, deusa da ambio, cria a raa humana, e diz que esta raa destinada desbravar Arton, e superar os prprios deuses.

O Reinado

O reinado o maior centro populacional de Arton. Possui as maiores naes, incluindo Deheon, o reino-capital, e todos os reinos vizinhos. Milhes de seres vivos habitam o Reinado, de todos os tipos de raas e classes. Apesar de toda essa grandeza, prosperidade, o Reinado se formou como herana de um dos captulos mais tristes da histria de Arton. H muito tempo atrs, apenas a parte sul do continente Lamnor era habitada. Ali a civilizao havia se formado e grandes reinos dominavam a regio. Remnor, a parte norte, era uma rea desconhecida e temida. Poucas pessoas conseguiam ultrapassar o Istmo de Hangpharsyth e adentrar mais que poucos quilmetros dentro do novo territrio. Aqueles que conseguiram este grande feito se depararam com um lugar selvagem, cheio de criaturas perigosas e tribos brbaras. Uma das expedies melhor sucedidas na empreitada foi aquela organizada por Khalil de Gordimarr. Era composta de 150 homens; apenas quarenta retornaram com vida. Aps entregar seu relato a Protas III, regente de Gordinarr, este passou a temer ataques das criaturas do continente norte. Khalil recebeu ento a ordem de supervisionar a construo de uma cidade-fortaleza no Istmo de Hangpharstyth. O forte foi contrudo e noemado Khalifor em homenagem a Khalil, seu primeiro governante. O possvel sempre temido ataque do norte jamais ocorreu. Novas expedies no voltaram a ser realizadas, pelo temor de que mais vidas pudessem ser perdidas a troco de nada. Com a expanso para o norte detida pelo medo do desconhecido e a explorao martima dificultada pelo litoral abaixo ou escarpado da costa artoniana, reinos maiores comearam a voltar seus olhos para a expanso territorial dentro de Lamnor. Depois de vrios conflitos entre os reinos, surgiram as primeiras expanses para o norte, que foi povoado e nomeado: O Reinado.

Os Reinos

Nome: Deheon, o reino capital Caractersticas: Plancie entrecortada por colinas, florestas, lagos e rios. Clima: Temperado a oeste, subtropical no centro e leste. Cidades de Destaque: Valkaria, Selentine, Gorendill, Pequena colina, Bek'Ground, Villent, Ridembarr. Divindades Principais: Valkaria, Khalmyr e Tanna-Toh Regente: Imperador-rei Thormy.

Nome: Tyrondir, o reino da fronteira. Caractersticas: Plancie entrecortada por colinas, florestas, lagos e rios. Clima: Subtropical ao norte, temperado ao sul. Cidades de Destaque: Cosamhir, Khalifor, Molok, Vila Questor. Divindades Principais: Khalmyr e Thyatys. Regente: Balek III

Nome: Pondsmnia, o reino das fadas Caractersticas: regio densamente florestal na floresta de Greenaria. Clima: Subtropical. Cidades de Destaque: Linnanthas-Shaed, Palcio-cidade de Hayall. Divindades Principais: Wynna, Alihanna, Lena. Regente: Rainha Thanthalla-Dhaedelin.

Nome: Khubar, o reino arquiplago Caractersticas: Arquiplago vulcnico prximo a costa sul de Arton. Clima: Tropical

Cidades de Destaque: Havanah, Vila Alkeran, Cidadela do Mal. Divindades Principais: Grande Oceano, Alihanna, Megalokk, Lena, Nimb. Regente: Khulai-Hk.

Nome: Portsmouth, o reino da magia proibida Caractersticas: floresta entrecortada por planicies e colinas. Clima: temperado Cidades de Destaque: Milithiann, Cambur e Ith Divindades Principais: Keenn, Tanna-Toh Regente: Conde Ferren Asloth.

Nome: Namalkah, o reino dos cavalos Caractersticas: Plancies, campos e pradarias entrecortadas por colinas e florestas. Clima: Subtropical Cidades de Destaque: Palthar, Yron, Suth-Eleghar. Divindades Principais: Hippion, Khalmyr e Alihanna. Regente: Borandir Silloherom.

Nome: Lomatubar, o reino da praga Caractersticas: Floresta entrecortada por plancies e colinas. Clima: Frio ao norte, temperado ao sul. Cidades de Destaque: Barud, Ralandar, Sordh. Divindades Principais: Khalmyr, Lena, Allihanna, Marah. Regente: Khltak Sedmoor.

Nome: Zakharov, o reino das armas Caractersticas: Plancie entrecortada por colinas, florestas, rios e lagos.

Clima: Temperado ao norte e subtropical no sudeste e no centro. Cidades de Destaque: Zakharin, Yuvalinn, Trokhard. Divindades Principais: Keen, Khalmyr, Rhond. Regente: Walfengarr Roggandin.

Nome: Petrynia, o reino das histrias fantsticas Caractersticas: Florestas entrecortadas por plancies e colinas Clima: Frio ao norte temperado ao sul. Cidades de Destaque: Altrim, Malpetrim, Trandia, Curanmir, Aldeia dos centauros. Divindades Principais: Khalmyr, Wynna e Tibar. Regente: Godin Idelphatt.

Nome: Fortuna, o reino da boa sorte Caractersticas: Floresta entrecortada por plancies e colinas. Clima: Frio ao norte, temperado ao sul. Cidades de Destaque: Nimbarann, Luvian. Divindades Principais: Nimb, Khalmyr. Regente: Hosur Allim.

Nome: Hershey, o reino da guloseima. Caractersticas: Plancie entrecortada por florestas e colinas. Clima: Temperado. Cidades de Destaque: Hockly, Swonn, Ashvenn. Divindades Principais: Khalmyr, Allihanna, Lena Regente: Jedmah Roddenphord.

Nome: Montanhas Uivantes, o reino gelado

Caractersticas: Terreno montanhoso com vales e lagos. Clima: Glacial. Cidades de Destaque: Nenhuma. Divindades Principais: Beluhga, Allihanna, Lena. Regente: Beluhga, rainha dos drages brancos.

Nome: Sckharshantallas, o reino do drago Caractersticas: Campos e savanas entrecortados por florestas e colinas. Ligeira atividade vulcnica no norte. Clima: Quente. Cidades de Destaque: Ghallidtryx, Khershangallas, Thenarallann, Durtras. Divindades Principais: Megalokk, Keen, Khalmyr, Sckhar. Regente: Sckhar, rei dos drages vermelhos.

Nome: Yuden, o exrcito com uma nao. Caractersticas: Planicies e pradarias entrecortadas por colinas e florestas. Clima: Temperado. Cidades de Destaque: Kannilar, Gallienn, Warton, Drekelllar, Gravanir. Divindades Principais: Keen, Khalmyr, Tanna-Toh. Regente: Principe MitkovYudennach III

Nome: Tollon, o reino da madeira Caractersticas: Totalmente florestal. Clima: Subtropical. Cidades de Destaque: Vallahim. Trodarr, Follen. Divindades Principais: Khalmyr, Allihanna, Lena. Regente: Solast Arantur.

Nome: Trebuck, o reino da tormenta Caractersticas: Campos e savanas entrecortados por florestas e colinas. Clima: Tropical Cidades de Destaque: Crovandir, Forte Amarid, Prodd. Divindades Principais: Khalmyr, Keen. Regente: Lady Shivara Sharpblade.

Nome: Salistick, o reino sem deuses Caractersticas: Floresta cercada por colinas. Clima: Temperado. Cidades de Destaque: Yuton, Ergonia, Qualist. Divindades Principais: Nenhuma Regente: Prodinn Aghmen.

Nome: Wynlla, o reino da magia Caractersticas: Plancies e colinas. Clima: Subtropical no centro e ao norte, tropical ao sul. Cidades de Destaque: Sophand, Kresta, Goridrian. Divindades Principais: Wynna, Tanna-Toh, Khalmyr, Tenebra. Regente: Conselho de Wynna.

Nome: Unio Prpura, os reinos menores. Caractersticas: Florestas entrecortadas por colinas e plats. Clima: Temperado. Cidades de Destaque: Grael, Galleann, Ghord. Divindades Principais: Allihanna, Khalmyr, Nimb. Regente: Guryann Sayeloth.

Nome: Collen, o reino dos olhos exticos. Caractersticas: Totalmente florestal. Clima: Subtropical. Cidades de Destaque: Hreen, Kriegerr Divindades Principais: Allihanna, Grande Oceano, Khalmyr, Tanna-Toh, Marah. Regente: Lord Godfrey Hogarth.

Nome: Tapista, o reino dos minotauros. Caractersticas: Planicie cortada pelo Rio dos Deuses, desrtica ao norte montanhosa ao sul. Clima: Tropical ao norte e sudoeste, temperado ao sul. Cidades de Destaque: Tiberius, Marma, Calacala. Divindades Principais: Tauron (Divina Serpente), Khalmyr, Megalokk. Regente: Prncipe Aurakas.

Nome: Hongari, reino dos Halflings Caractersticas: Pennsula florestal, entrecortadas por colinas e plancies, ligeira atividade vulcnica a oeste. Clima: Temperado Cidades de Destaque: Colina dos bons Halflings, Triunphus, Talinthar, Vollendann, Vila Nessie. Divindades Principais: Hyninn, Nimb, Thyatis, Allihanna. Regente: Tildo Didowicz, prefeito das colinas.

Nome: Ahlen, o reino da intriga Caractersticas: Vales e plancies entrecortados por morros e colinas. Clima: Subtropical Cidades de Destaque: Tharthann, Midron. Divindades Principais: Nimb, Hyninn, Marah, Tanna-Toh.

Regente: Thorngald Vorlat.

Nome: Bielefeld, o lar da ordem e da luz Caractersticas: Plancie entrecortada por colinas e florestas. Clima: Temperado, subtropical ao sul. Cidades de Destaque: Roschfallen, Portfeld, Highter. Divindades Principais: Khalmyr, Lena, Tanna-Toh. Regente: Igor Janz

Nome: Nova Ghondriann, o 'novo lar' Caractersticas: Florestas a oeste, plancies a leste e sul. Clima: Temperado Cidades de Destaque: Yukadar, Crisandir, Norba. Divindades Principais: Khalmyr, Lena. Regente: Wyr Thorngrid.

Nome: Sambrdia, o celeiro de Arton Caractersticas: Densamente florestal. Clima: Tropical a oeste, subtropical a leste. Cidades de Destaque: Sambrdia, Mehnat, Tallban, Collarthan. Divindades Principais: Allihanna, Khalmyr, Wynna. Regente: Beldrad Isoltorn.

Nome: Callista, o reino sob ataque Caractersticas: Planicie entrecortada por muitos rios menores. Clima: Subtropical a temperado. Cidades de Destaque: Fross, Ankhorandir, Tyros.

Divindades Principais: Khalmyr, Nimb, Lena, Allihanna, Nerelim Regente: Planthor Drako.

O Panteo

Aps a criao de Arton, pelo nada e o vazio, foi criado o panteo, local onde ficaria os 20 deuses maiores. Apesar de serem divididos, e cada um com seus orgulhos, os deuses sempre trabalhavam juntos, e cada um contribua com o que tinha de melhor, para um Arton melhor. Assim surgiram os elementos bsicos, fogo, gua, terra, ar, luz e trevas, surgiram conceitos como honra, justia, caos, paz, a vida e a morte e assim surgiram os muitos povos que habitam Arton.

O Plano dos 3 Deuses Traidores

Valkaria uma das deusas, ludibriada por Tillian, arquitetou um plano para tomar o poder dos outros deuses para ela e seus parceiros. Como era de se esperar, entretanto, o ambicioso plano foi descoberto antes que pudesse ser colocado em prtica. Reunidos, os outros dezessete decidiram a punio para os trs traidores. Tillian foi aprisionado em um corpomortal, condenado a vagar ensandecido por Arton. O Terceiro foi enterrado, soterrado pelo solo em algum lugar desconhecido. Valkaria sofreu a mais branda. Foi permitido a ela conservar o seu lugar no Panteo, mas no sua liberdade. Seu corpo foi transformado em pedra, na forma de uma gigantesca esttua. sua volta formou-se a maior metrpole humana do mundo, como uma estranha homenagem pstuna. Dentro das fronteiras de sua cidade seu nome lembrado e seu poder atuante. Fora dela, contudo, ningum mais se lembra da deusa da ambio. Com a queda de dois dos vinte deuses principais, outras divindades acenderam a condio de destaque no Panteo: o trapaceiro Hyninn, filho de nimb; e Ragnar, deus da morte entre os goblinides.

Lista dos 20 deuses:

Allihana: deusa da natureza, druidas, e povos brbaros. Azgher: deus do sol, do dia, da luz, do fogo e povos do deserto. Tauron: deus da fora, coragem, da proteo dos fracos, minotauros e povos saurides. Glrienn: deusa dos elfos terrestres. Grande Oceano: deus dos mares, dos marinheiros, elfos-do-mar, povos e criaturas marinhas. Hyninn: deus da trapaa e dos ladres. Keen: deus da guerra e destruio. Khalmyr: deus da justia, da ordem, dos anes, paladinos e cavaleiros. Ele comanda o resto de Panteo, juntamente com Nimb. Lena: deusa da vida, da fertilidade e da cura. Lin-Wu: deus drago do povo oriental de Tamu-ra. Marah: deusa da paz, amor, alegria, das festividades e dos bardos. Megalokk: deus dos monstros. Nimb: deus do caos, do acaso, da sorte e do azar, rival de Khalmyr no comando do Panteo. Ragnar: deus menor dos bugberas, da morte e dos goblinides Sszzaas: deus da intriga, traio e das serpentes venenosas. Tanna-Toh: deusa do conhecimento, escribas bardos e povos civilizados. Tenebra: deusa da noite, das trevas, dos anes, mortos-vivos e das criaturas noturnas e subterrneas. Thyatis: deusa da profecia e da ressurreio. Valkaria: deusa da ambio, das aventuras, e da raa humana. Wynna: deusa da magia e dos magos.

You might also like