You are on page 1of 3

TRIBUTAO OCULTA

HUGO DE BRITO MACHADO Advogado, Professor Titular de Direito Tributrio da Universidade Federal do Cear e Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5. Regio (Aposentado)

Geralmente tributria no se

quando em

se

faz

referncia a

elevada

carga Os

leva

considerao

tributao

oculta.

comparativos feitos entre a carga tributria e o PIB levam em conta somente os tributos institudos formalmente como tais. Existe, porm, uma tributao oculta que agrava essa carga suportada pelos particulares na manuteno do Estado. Tributao que se efetiva na transferncia de recursos financeiros do cidado para o Estado, por vias oblquas e geralmente obscuras. Exemplo dessa tributao oculta temos agora com a cobrana de encargos sobre as tarifas de energia eltrica. Tributo, sem dvida, porque no se confundem com a tarifa, eis que no remuneram a prestao do servio, mas se destinam a gerao de recursos para o governo, sempre sedento de mais e mais dinheiro para o pagamento de juros aos banqueiros, cujos lucros revelam-se sempre maiores, em flagrante contraste com o clima de estagnao econmica em que vivemos. Tributo, sem dvida, cobrado de forma disfarada, em desrespeito aos princpios constitucionais da tributao. Outro exemplo eloqente, e odioso, dessa tributao oculta, o que se constata nas concesses de servios pblicos. Eloqente porque esclarece muito bem o que estamos denominando tributao oculta. E odioso, porque absolutamente contrrio aos princpios fundamentais que regem a prestao dos servios pblicos.

MACHADO, Hugo de Brito. Tributao oculta. 2002. Disponvel em: <http://www.hugomachado.adv.br>. Acesso em: 21 out. 2005.

Tributao Oculta

A caracterstica essencial dos servios pblicos consiste na destinao destes ao atendimento de necessidades fundamentais da coletividade. precisamente porque um servio destina-se a atender necessidade essencial da coletividade que ele caracteriza-se como servio pblico, e por isto mesmo o Estado assume o nus de sua prestao. Da decorrem princpios fundamentais que regem a prestao dos servios pblicos, entre os quais destacamos aqui o da necessidade de licitao e o da modicidade das tarifas. A licitao sempre necessria (CF/88, art. 175) exatamente para que fique assegurado ao usurio do servio a maior adequao deste e tambm o menor custo. No se justifica que o Estado, livrando-se do nus de prestar o servio ao conceder a sua prestao a uma empresa, valha-se da oportunidade para impor aos usurios o nus que ser dele cobrado atravs da tarifa para que a concessionria pague o que se tem denominado valor da outorga. Agora, por exemplo, estamos vendo o Municpio de Fortaleza recusar oferta da CAGECE para outorga do servio pblico de fornecimento de gua e saneamento bsico. O Municpio quer mais e para tanto pretende promover licitao. Vencer ento quem oferecer um maior valor pela outorga. Isto quer dizer que o Municpio est promovendo verdadeira tributao oculta dos usurios desse servio. Como se v, os governantes conseguem sempre inverter o sentido dos princpios jurdicos, que deixam de proteger e passam a oprimir os particulares. O servio que pblico por ser essencial, e por isto prestado pelo Poder Pblico, deixa de ser uma vantagem para o particular que obrigado a pagar tarifas no apenas suficientes para cobrir os custos dos servios, porque tambm geram receitas para o poder concedente. Verdadeira tributao oculta, fora do controle dos princpios

2 MACHADO, Hugo de Brito. Tributao oculta. 2002. Disponvel em: <http://www.hugomachado.adv.br>. Acesso em: 21 out. 2005.

Tributao Oculta

constitucionais da tributao, funcionando livre e solta nos arraiais do poder. Espera-se que o Judicirio aprenda a coibir essas prticas abusivas, para que os dispositivos de nossa Constituio no sejam simples peas de retrica a ornamentar os textos jurdicos. Os governantes, geralmente inspirados pela irresponsabilidade pessoal, no se acanham de violar a Constituio e as leis, e os juizes precisam compreender que a eles cabe o papel de impedir que continue sendo assim. Alis, o mais importante papel na construo de um verdadeiro Estado de Direito.

3 MACHADO, Hugo de Brito. Tributao oculta. 2002. Disponvel em: <http://www.hugomachado.adv.br>. Acesso em: 21 out. 2005.

You might also like