You are on page 1of 2

POLUIO DOS RIOS A gua pode ser contaminada de muitas maneiras: - pela acumulao de lixos e detritos junto de fontes,

poos e cursos de gua; - pelos esgotos domsticos que aldeias, vilas e cidades lanam nos rios ou nos mares; - pelos resduos txicos que algumas fbricas lanam nos rios; - pelos produtos qumicos que os agricultores utilizam para combater as doenas das suas plantas, e que as guas das chuvas arrastam para os rios e para os lenis de gua existentes no subsolo; - pela lavagem clandestina, ou seja, no autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustvel; - pelos resduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar; - pelos naufrgios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petrleo, sujando as guas e a costa e matam toda a vida marinha as chamadas mars negras A poluio das guas tem sido um problema para a nossa sociedade, e tempo de por fim a todo o custo este assunto. As indstrias, que cada vez fazem mais poluio sem qualquer medida proteccionista contribuem fortemente para o problema sem qualquer multa Durante um longo perodo de tempo, a introduo dos poluentes nos oceanos poder conduzir a uma acumulao de substncias txicas, a longo prazo, disseminando mortandade e contaminao de seres vivos do oceano. A maior parte dos poluentes atmosfricos reage com o vapor de gua na atmosfera e volta superfcie sob a forma de chuvas, contaminando, pela absoro do solo, os lenis subterrneos. Nas cidades e regies agrcolas so lanados diariamente cerca de 10 bilhes de litros de esgoto que poluem rios, lagos, lenis subterrneos e reas de mananciais. Os oceanos recebem boa parte dos poluentes dissolvidos nos rios, alm do lixo dos centros industriais e urbanos localizados no litoral. O excesso de material orgnico no mar leva proliferao descontrolada de microrganismos, que acabam por formar as chamadas "mars vermelhas" - que matam peixes e deixam os frutos do mar imprprios para o consumo do homem. Anualmente 1 milho de toneladas de leo se espalham pela superfcie dos oceanos, formando uma camada compacta que demora para ser absorvida. Desde h muito que os peritos marinhos e aquticos argumentam que todos os novos compostos introduzidos no nosso mar e rios deveriam ser considerados potencialmente letais Parte da poluio muito visvel: rios espumosos, um brilho oleoso superfcie de um lago, cursos de gua atulhados de lixo domstico (como o caso do nosso rio Douro). Mas grande parte invisvel. Lagos afectados pelas chuvas cidas podem ainda parecer muito bonitos mas sem vida. Infelizmente a agresso ao nosso ambiente aqutico no acaba aqui. Nos mares, lagos e rios existe uma enorme diversidade de espcies diferentes muitas das quais fornecem humanidade muita comida nutritiva. No existiam ameaas a esta fonte de alimentos antes do sc. XIX. Quando navios maiores e tcnicas piscatrias mais eficientes, comearam a provocar um srio desgaste nas populaes reprodutoras. Desde a baleia de oceano at ao mais pequeno crustceo de gua doce tem sido dizimado pelo Homem. A difuso de lixo martimo de plo a plo torna necessria uma vigilncia internacional.

Os navios que derramam impunemente petrleo e poluentes qumicos na gua dos oceanos. Mas embora as descargas e derrames de petrleo no alto mar tenham efeitos locais importantes, estas guas encontram-se livres dos piores efeitos da poluio. As principais reas de preocupao so as que se encontram prximo de terra e de aglomerados humanos. aqui que a poluio se concentra, tambm aqui que se encontra a maioria de vida marinha, nas plataformas continentais. O lixo da sociedade tornou-se uma praga para a vida marinha. As tartarugas marinhas e as baleias ingerem sacos de plstico, que tomam por medusas, provocando-lhe a morte por asfixia. Uma vez, encontrou-se um cachalote com 50 sacos de plsticos entalados na garganta. As aves marinhas ingerem pequenas bolas de polietileno que flutuam superfcie do mar; as aves sentem-se fartas e isso impede-as de se alimentarem adequadamente. No conseguem engordar e, assim, a sua aptido para sobreviverem reduzida. Nas ilhas Aleutas, no Pacfico Norte, a populao de focas tem diminudo 10%, no devido caa ou diminuio das reservas de peixes, mas por serem apanhadas por precintas plsticos de embalagem e por tiras plsticas que mantm unidas as latas de bebidas. Anualmente, um milho e meio de quilmetros de redes de pesca, de "nylon" (conhecidas por "a cortina da morte"), so lanadas ao mar e cerca de 100 quilmetros de rede acabem por perder-se. Essas "redes - fantasmas" continuam a pescar, sem governo. Capturam e provocam o afogamento de tartarugas marinhas, focas, aves marinhas, golfinhos e baleias A poluio das guas fluviais so, hoje, constantemente agredidas pelo excesso de poluentes derramados e despejados destas guas. Os constantes despejos de esgotos das fbricas e dos centros urbanos esto carregados de substncias que podem constituir causa sria de poluio como por exemplo: ovos de parasitas, fungos, bactrias, e vrus que ocasionam doenas como tifo, tuberculose, hepatite e clera. A poluio marinha se d principalmente pelo derramamento de petrleo em caso de vazamentos e acidentes com petroleiros.

As grandes formas de poluio aqutica Esgotos pluviais e escoamento urbano - Escoamento de superfcies impermeveis incluindo ruas, edifcios e outras reas pavimentadas para esgotos ou tubos antes de descarregarem para guas superficiais. Industrial Fbricas de polpa e de papel, fbricas de qumicos, fbricas de txteis, fbricas de produtos alimentares Agrcola Excesso de fertilizantes que vo infiltrar-se no solo e poluir os lenis de gua subterrneos e por sua vez os rios ou ribeiros onde estes vo dar Extrao de recursos Minas - Modificaes hidrolgicas Canalizaes, construo de barragens

You might also like