You are on page 1of 3

e atividade fsica

Aps o surgimento dos primeiros casos da Sndrome de Imunodeficincia Adquirida (AIDS), no incio da dcada de 80, acreditou-se por muitos anos que o repouso e a preservao das reservas energticas, evitando-se a prtica de atividades fsicas fosse o procedimento mais recomendvel para portadores da doena. Isto se justificava em virtude da grande perda de peso observada, levando a crer que a prtica de exerccios fsicos agravaria o processo de emagrecimento. Da mesma maneira, existia a crena de que o desgaste fsico provocado pelos exerccios diminuiria a resistncia do paciente, facilitando o avano do agressivo vrus HIV sobre o sistema imunolgico, permitindo assim o aparecimento de doenas oportunistas, provocado pela baixa resistncia imunolgica. O Diretor Executivo do CREF7/DF-GO-TO, Arlindo Pimentel (CREF 001714-G/DF), membro do Grupo de Pesquisa em Sade Pblica e HIV/AIDS do Hospital das Foras Armadas de Braslia, indica que estudos cientficos mais recentes, todavia, apontam para uma direo totalmente contrria. Segundo ele, hoje, o entendimento no meio cientfico o de que a prtica regular de exerccios fsicos no s recomendvel, como imprescindvel, no auxlio ao tratamento dos portadores de HIV/AIDS, em praticamente qualquer estgio da sndrome. Ele acrescenta que, caso o praticante soropositivo estiver sofrendo de vertigens ou mal estar, a carga deve ser diminuda at que os sintomas tambm diminuam. Se houver a presena de febre, deve-se suspender o treinamento at que a mesma desaparea. Com avaliao e acompanhamento mdico, a prescrio, por um profissional de Nutrio, de uma dieta que vise a compensar e preparar o organismo para a prtica de atividades fsicas mais intensas e o planejamento de um programa criterioso de exerccios fsicos, por um Profissional de Educao Fsica, o portador de HIV/AIDS s tem a ganhar, no apenas
20
ano VIII n 28 junho de 2008

em termos objetivos de melhoria do estado geral de sade, como tambm em aspectos subjetivos de qualidade de vida e integrao social, explica Pimentel. Os exerccios fsicos indicados para os portadores de HIV/AIDS, de modo geral, so os aerbicos e de resistncia muscular localizada. Por este motivo, a Musculao considerada a modalidade mais recomendada para os portadores da sndrome, at mesmo pela prpria facilidade de monitoramento das condies gerais do praticante. Devem ser associados tambm exerccios de alongamento e flexibilidade, bem como exerccios que objetivem o incremento do equilbrio e da percepo e inteligncia cinestsicas, explica o Profissional. Segundo ele, para os soropositivos, o programa de exerccios deve ser sempre individualizado, com metas e limites claramente definidos, associado a um monitoramento constante e igualmente programado programa de monitoramento. Tambm a observao da relao carga e repouso deve ser extremamente respeitada, pois o portador de HIV/AIDS no pode se sujeitar aos indesejveis efeitos do sobretreinamento (overtraining).

Em alguns casos, o uso de esterides anablicos para portadores do HIV, associado prtica de exerccios tem sido recomendado, desde que prescritos exclusivamente atravs de critrio mdico e, mesmo assim, ainda h carncia de estudos que indiquem at que ponto os benefcios podem justificar a adoo de tal medida, explica o Profissional. Ele acrescenta que, caso o praticante soropositivo estiver sofrendo de vertigens ou mal estar, a carga deve ser diminuda at que os sintomas tambm diminuam. Se houver a presena de febre, deve-se suspender o treinamento at que a mesma desaparea. No que tange a desportos em geral, deve-se apenas evitar a prtica de esportes que possam mais facilmente provocar leses, cortes e traumatismos, pois qualquer acidente sempre arriscado para o soropositivo. De todo modo, desde que se observem as devidas medidas de segurana e que sejam respeitadas as limitaes relativas intensidade e durao das

sesses de treinamento, no h esportes contra-indicados para os soropositivos, exceo do Boxe, devido grande possibilidade de sangramentos e ao constante contato fsico dos lutadores, conclui o Diretor Executivo do CREF7/DF-GO-TO. Em diversos pases, inclusive no Brasil, desenvolvem-se cada vez mais polticas pblicas e programas de sade voltados para o estmulo e apoio prtica de exerccios fsicos pelos soropositivos. Neste cenrio, essencial o papel do Profissional de Educao Fsica como nico agente de sade capacitado para a aplicao segura de um programa de treinamento adequado. Portanto, da mesma maneira que a prtica de exerccios fsicos importante para qualquer pessoa, como meio de promoo da sade e da qualidade de vida, o mesmo se aplica aos portadores de HIV/AIDS, constituindo uma importante ferramenta para sua longevidade e suas capacidades biolgica, psicolgica e social.

Benefcios da atividade fsica do soropositivo


Objetivos (Fsicos) - Combate sndrome da lipodistrofia: O coquetel de medicamentos utilizado no combate ao vrus - Ganho de fora muscular: A infeco pelo vrus do provoca, como efeito colateral, uma redistribuio HIV pode levar perda de fora e resistncia mus- da gordura corporal, conhecida como Lipodistrofia, cular, alm de afetar as funes neuromusculares, caracterizada pelo aumento do volume da cintugerando inclusive problemas de perda de equilbrio, ra, um afinamento acentuado das extremidades o que pode ser combatido atravs de um trabalho (membros inferiores, membros superiores e cintura especfico de exerccios fsicos. escapular), uma diminuio da gordura subcutnea com aumento da gordura visceral e sangunea (au- Aumento da massa magra, gerando ganho de mentando as taxas de colesterol e triglicerdeos), o peso pela hipertrofia muscular e melhor pro- encovamento facial e o surgimento de uma bolsa de poro esttica. gordura atrs da regio cervical, denominada corcova de bfalo (buffalo hump). A prtica regular de - Aumento do Apetite e conseqente melhora na exerccios fsicos tem se revelado como um impordigesto. tante instrumento no combate a tais efeitos, com resultados extremamente animadores. - Melhora nos padres de sono: O relgio biolgico se torna mais regulado. - Fortalecimento do sistema imunolgico: J cientificamente comprovado que os exerccios fsicos - Melhora na aptido cardiovascular: A infeco pelo tambm aumentam o nmero de linfcitos T ou HIV diminui a capacidade aerbica e gera sensao CD4, o que permite ao sistema imunolgico responde fadiga. O ganho de condicionamento fsico pode der melhor s doenas oportunistas que acometem aliviar consideravelmente tais efeitos. os soropositivos.

21

Apenas a ttulo de observao, lembramos que os linfcitos so um importante grupo de clulas em nosso sistema imunolgico e se dividem em duas categorias: os linfcitos B e os linfcitos T. Os linfcitos B protegem o corpo contra os micrbios, fabricando substncias chamadas anticorpos, que vo colar-se ao micrbio, impedindo-o de agir. Entre os linfcitos T,

h os chamados de T4 (tambm chamados CD4), que so os responsveis por alertar o sistema imunolgico que necessrio se defender. Sem estarem avisados pelos linfcitos T4, os linfcitos B no funcionam. O vrus HIV ataca justamente os linfcitos T4 (CD4). Da porque o aumento da produo de tais clulas, advinda da prtica de exerccios fsicos de suma importncia para o soropositivo.

Objetivos (Psico-Sociais)
- Melhora da auto-estima; - Melhora da auto-imagem; - Diminuio dos nveis de ansiedade e stress; - Desenvolvimento de uma atitude positiva; - Facilitao da integrao social; - Aquisio de hbitos saudveis.

Estudo comprova a importncia da atividade fsica para os soropositivos


Desenvolvido por cinco pesquisadores, entre eles os Profissionais de Educao Fsica Felipe Fossati Reichert (CREF 003807-G/RS) e Edilson Serpeloni Cyrino (CREF 003726-G/PR), a pesquisa Atividade Fsica habitual em portadores de HIV/AIDS aponta que atualmente a atividade fsica vem se mostrando mentos. Segundo o estudo, as complicaes decorrentes da terapia anti-retroviral podem no s agravar o estado de sade do paciente, como tambm diminuir a aderncia medicao. Desta forma, algumas pesquisas demonstram diversos benefcios proporcionados pela prtica de atividade fsica sistematizada para esta populao, ou seja, atua na diminuio dos efeitos colaterais resultantes da terapia medicamentosa, atuando como um importante agente teraputico no controle da lipodistrofia, na reduo da fadiga, aumento da fora e massa muscular, aumento da capacidade funcional, alm da melhoria da aptido cardiopulmonar. Entre outras coisas, a pesquisa conclui sobre a necessidade de estratgias de interveno para aumentar os nveis de atividade fsica em indivduos portadores de HIV/AIDS.

Em todo o mundo, inclusive no Brasil, desenvolvem-se cada vez mais polticas pblicas e programas de sade voltados para o estmulo e apoio prtica de exerccios fsicos pelos soropositivos.
uma grande aliada na qualidade de vida de portadores de HIV/AIDS, uma vez que pode minimizar os efeitos colaterais dos medica22
ano VIII n 28 junho de 2008

You might also like