You are on page 1of 6

O PREFEITO E A PERDA DE MANDATO

Rogrio Tadeu Romano

I INTRODUO Prefeito o chefe do Executivo municipal, agente poltico, dirigente supremo da Prefeitura. o Prefeito agente poltico por excelncia, pois investido em mandato, cargo, por eleio, possuindo prerrogativa e responsabilidade prpria. Na gesto dos recursos financeiros federais e estaduais, presta contas aos rgos que os liberam e aos respectivos Tribunais de Contas. Nos crimes comuns ou funcionais, na melhor lio de HELY LOPES MEIRELLES, Direito Municipal Brasileiro, p. 821, responde o Prefeito sempre e unicamente perante o Poder Judicirio, sujeitando-se correo judicial de seus atos administrativos que ofendam direitos individuais. Eleito pelo povo, pelo sufrgio popular, sob a gide de princpios democrticos, o Prefeito pode, em seu mandato, cometer ilcitos vrios: criminais, de responsabilidade, de improbidade. Coloca-se como indagao central: Pode o Prefeito perder o mandato por deciso judicial sem que fale a Cmara de Vereadores? Pode o Promotor de Justia, com base na Lei n. 8.429/92, investigar atos de improbidade do Prefeito em exerccio e requerer ao Juiz singular que processe essas aes de improbidade, impondo a perda do cargo ou a suspenso dos direitos polticos? Parece-nos que cabe Constituio Federal disciplinar as hipteses de competncia ou delegar norma infraconstitucional tais fixaes. Sendo, assim, a prpria Constituio disciplina a perda de direitos polticos ou perda de cargo das mais altas autoridades do Pas, como os Presidentes da Repblica, da Cmara, do Senado, os Ministros dos Tribunais Superiores, seja por processo iniciado por ao

penal originria, ou por processo por crime de responsabilidade ou por infrao poltico-administrativa de que resulte impeachment. E a situao do Prefeito? Resta-nos analisar o caso, luz da Constituio Federal, do Decreto-Lei n. 201/67 e da Lei de Improbidade.

II O DECRETO-LEI N. 201/67 Respondendo indagao do ilustre advogado, Dr. PAULO DE TARSO FERNANDES, o Professor Emrito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e um dos maiores publicistas brasileiros, Dr. MCIO RIBEIRO DANTAS aduziu que o Decreto-Lei n. 201/67 foi revogado pela Constituio de 1988 quanto ao estabelecimento da competncia Cmara Municipal para o julgamento do Prefeito, nas infraes poltico-administrativas. Caberia, portanto, no sistema da Constituio da Repblica de 1988, e, no plano estadual, da Constituio do Rio Grande do Norte de 1989, s ao Tribunal de Justia julgar Prefeito, seja por crime comum, de responsabilidade ou mesmo nas chamadas infraes polticoadministrativas. No entendimento do Professor MANOEL GONALVES no se poderia dar Cmara, rgo legislativo, funo jurisdicional, sem dispositivo constitucional expresso. Diante da incompatibilidade da lei anterior e a Constituio nova, o caso de revogao, na linha de VICTOR NUNES LEAL e, assim, estaria revogado o artigo 4. do Decreto-Lei n. 201/67. Por certo, a cassao do mandato do Prefeito por incurso em infrao poltico-administrativa, definida no artigo 4. do Decreto-Lei n. 201/67, embora deliberada por uma corporao legislativa, a Cmara de Vereadores, no era impeachment, dado o seu carter de sano definitiva e autnoma, sem dependncia. Poderia ser antes do Decreto-Lei n. 201/67 um impeachment, no depois. O Colendo Supremo Tribunal Federal entendeu ser o Decreto-Lei n. 201/67 vlido, em parte, perante a Constituio de 1988 que, ampliando a autonomia dos Municpios, a estes entregou a tarefa de disciplinar o processo de cassao de mandados municipais, bem como definir infraes poltico-administrativas, por meio de lei local, ou at mesmo na sua lei orgnica. O Decreto-Lei n. 201/67 teve seus artigos 4. e 5. derrogados a partir da vigncia da Constituio de 1988.

O Decreto-Lei n. 201/67 continua a reger os crimes de responsabilidade dos Prefeitos municipais sujeitos ao julgamento do Poder Judicirio elencados no artigo 1 daquele diploma legal, incisos I a XV. Na verdade, crimes comuns, julgados pelo Poder Judicirio, independentemente do pronunciamento da Cmara de Vereadores (art. 1), apenas com pena de recluso e de deteno (art. 1 e 1). Diversos so os ilcitos, chamados infraes politicoadministrativas, crimes de responsabilidade. Na melhor lio, j traada, no passado, por HELY LOPES MEIRELLES, pelo extinto Tribunal Federal de Recursos e pelos tribunais de So Paulo (Alada e Justia), incide o Decreto-Lei n. 201/67, mesmo aps a perda do cargo. A competncia jurisdicional do Colendo Tribunal de Justia, a teor do artigo 29, X, da CRFB, para julgar os crimes disciplinados no art. 1 do DecretoLei n. 201/67. Se a prtica delituosa tiver relao com bens, ou interesses da Unio, autarquias e empresas federais, a competncia dos Tribunais Regionais Federais (RTFR 38/219). So conseqncias da condenao por qualquer dos crimes dispostos no art. 1: a) a perda do cargo de Prefeito; b) a inabilitao, pelo prazo de 5 anos, para o exerccio de cargo ou funo pblica; c) suspenso de direitos polticos (CRFB, art. 15, III); d) inelegibilidade. Observe-se que o Supremo Tribunal Federal cancelou a Smula n. 394, entendendo-se que as prerrogativas de foro no devem ter interpretao ampliativa que alcance ex-Prefeitos, a teor do voto do eminente Ministro SYDNEY SANCHES, no Inq. 687-SP (Q.O.). Ora, perda de cargo conseqncia da condenao, mas no se confunde com cassao de mandato, atribuio da Cmara de Vereadores, nos limites da lei orgnica. A cassao surgir por falta funcional, de natureza polticoadministrativa, prevista na lei, que determina, aps procedimento regular e julgamento da edilidade, pelo voto de 2/3 dos membros, o afastamento do cargo.

Por logicidade, afastando, data venia, posicionamento j havido no HC 67.721-SP, Rel. Min. CELSO DE MELLO, aplica-se o Decreto-Lei n. 201/67, mesmo aps a vigncia do mandato. A condenao definitiva por ilcito penal, assim reconhecido pelo Tribunal de Justia, na melhor lio de TITO COSTA, Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores, p. 198, obriga o Presidente da Cmara a declarar extinto o seu mandato, porm, aps processo regular da perda do mandato, aberto amplo direito de defesa. O mesmo raciocnio seria aplicado para perda de mandato, ausncia de posse ou ocorrncia de impedimento. J se decidiu que a competncia para declarar a perda do mandato do Prefeito eleito, aps cientificada da deciso judicial transitada em julgado, da Cmara Municipal, por tratar-se de questo poltica. Somente a essa compete iniciar e decidir sobre a reintegrao do Prefeito ao cargo, visto que comunicada do julgado. No entanto, pacfico que se o Prefeito cometer um ilcito penal previsto no artigo 1 do Decreto-Lei n. 201/67 ser, de imediato, processado pelo Judicirio, independentemente de manifestao da Cmara.

III DA IMPROBIDADE

luz do artigo 37, 4, da Constituio Federal prescrito que os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio na forma da lei n. 8.429. competente o juzo de primeira instncia para processar e julgar prefeito por ato de improbidade, no se aplicando o artigo 29, X, da CRFB, que diz respeito a ilcito penal. Da mesma maneira, aplica-se simetria com a ao popular que, em regra, exige instruo e julgamento junto a juzo de primeiro grau. Interpretam-se estritamente os dispositivos que instituem excees s regras gerais firmadas pela Constituio. Assim se entendem os que favorecem algumas profisses, asseguram prerrogativas a determinadas classes de indivduos. o que leciona o mestre CARLOS MAXIMILIANO, Hermenutica e aplicao do

direito, p. 313, 9 edio, Forense. Some-se a isso a natureza cogente das normas que disciplinam competncia em sede constitucional, cuja base de ordem pblica. Com esses argumentos, permite-se em procedimento no penal, prprio do julgamento da improbidade, que um juiz de 1 grau, instrua e julgue fatos arrolados na Lei n. 8.429 (Lei de Improbidade). A perda do mandato do Prefeito preceito a ser cogitado em lei orgnica, a teor do art. 29 da CRFB. Com isso, queremos dizer que o mximo que o Promotor pode pedir na ao de improbidade a sano pecuniria contra o Prefeito. A perda de cargo matria entregue Cmara de Vereadores, observada lei orgnica diante de infrao administrativa de que resulte cassao de mandato, pois essa nos parece a forma expressa na Constituio. Trata-se de ato que depende de deliberao do Plenrio da Cmara, por maioria de 2/3 dos membros. O que no pode o mandato popular ficar entregue a juzo de primeiro grau, quando o maior mandatrio do Municpio tem foros prprios para perda de seu mandato.

IV O PREFEITO E A CONDENAO CRIMINAL

Recentemente o Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinrio n. 225.019-60, Rel. Min. NELSON JOBIM, entendeu inaplicvel, por analogia, aos Prefeitos que sofrerem condenao penal transitada em julgado, a norma que assegura aos Deputados Federais e Senadores o direito de a perda do mandato ser decidida pela Mesa da Casa respectiva (artigo 55, 2, da CRFB). Com base nesse entendimento, o Tribunal deu provimento para reformar a deciso do Tribunal Superior Eleitoral. Salientou-se que incide, na espcie, o pargrafo sexto do Decreto-Lei n. 201/67, recebido pela Constituio de 1988, o qual determina em caso de condenao criminal, a extino do mandato do Prefeito, cabendo ao Presidente da Cmara de Vereadores apenas declarar a sua extino.

V OBSERVAES FINAIS

Por fim, lembro que se no curso do inqurito civil, o Promotor verificar a possibilidade de ocorrncia de infrao penal por parte do Prefeito, no exerccio do cargo, deve, de imediato, remeter peas ao Procurador-Geral de Justia. No caso do Procurador da Repblica o expediente ser a remessa de peas ao Chefe da Procuradoria Regional da Repblica, sem prejuzo de continuar a apurao da responsabilidade civil por meio de inqurito civil, observando quanto ao pedido da inicial na ao de improbidade as questes supra transcritas.

You might also like