You are on page 1of 7

TORNEIRO MECNICO TECNOLOGIA

BROCAS (NOMENCLATURA,CARAC. TIPOS) DEFINIO: So ferramentas de corte, de forma cilndrica, com canais retos ou helicoidais, temperadas, terminam em ponta cnica e so afiadas com um ngulo determinado. So utilizadas para fazer furos cilndricos nos diversos materiais. Os tipos mais usados so as brocas helicoidais (figs. 1 e 2).

Caractersticas: As brocas se caracterizam pela medida do dimetro, forma da haste e material de fabricao. Material da Broca: fabricada, em geral, de ao ao carbono. As brocas de ao rpido so utilizadas para trabalhos que exigem altas velocidades de corte. Estas brocas oferecem maior resistncia ao desgaste e ao calor. Sendo, portanto, mais econmicas que as de ao ao carbono, cujo emprego tende a diminuir na indstria. Tipos de nomenclatura: As figuras 1 e 2 apresentam dois tipos dos mais usados que somente se diferenciam na construo da haste. As brocas de haste cilndrica se utilizam presas em um mandril e se fabricam geralmente com dimetro mximo, na haste, at 1/2".

UD TMT 007/0

1/07

As brocas de dimetros maiores que 1/2" utilizam haste cnica para serem montadas diretamente no eixo das mquinas, isto permite prender, com maior firmeza, estas brocas que devem suportar grandes esforos no corte. O ngulo da ponta da broca varia de acordo com o material a furar. A tabela seguinte indica os ngulos recomendveis para os materiais mais comuns.

NGULO 118 150 125 100 90 60

MATERIAL Ao Macio (fig. 3) Ao Duro Ao Forjado Cobre e Alumnio Ferro fundido e ligas leves Plsticos, Fibras e Madeiras

As arestas de corte devem ter o mesmo comprimento (fig. 4). O ngulo de folga ou incidncia deve ter de 9 a 15 (fig.5). Nestas condies, d-se melhor penetrao da broca no material

UD TMT 007/0

2/07

OUTROS TIPOS DE BROCAS Broca de centrar: Esta broca permite fazer os furos de centro nas peas que vo ser torneadas, fresadas ou retificadas entre-pontas (figs. 6 e 7).

Brocas com orifcios para fluido de corte: So usadas para produo contnua e em alta velocidade, que exige abundante lubrificao, principalmente em furos profundos (fig. 8 e 9).

O fluido de corte injetado sob alta presso. No caso do ferro fundido e dos metais no ferrosos, aproveitam-se os canais para injetar ar comprimido, que expele os cavacos e a sujeira. Brocas de canais retos e brocas "Canho": A broca da fig. 10 apresenta dois canais retilneos e usada especialmente para furar bronze e lato.

A da fig.11, broca "canho", tem um corpo semi-cilndrico com uma s aresta de corte. prpria para furos profundos e de pequenos dimetros, pois, alm, de serem mais robustas do que as brocas helicoidais, utilizam o prprio furo como guia.

UD TMT 007/0

3/07

Brocas mltiplas ou escalonadas: So empregadas em trabalhos de grande produo industrial seriada (figs. 12 e 13).

Servem para executar, numa mesma operao, os furos e os rebaixos respectivos. Condies de Uso: As brocas, para serem utilizadas com rendimento, devem estar bem afiadas, a haste em boas condies e bem fixadas. Conservao: necessrio evitar quedas, choques, limp-las aps o seu uso e guard-las em lugar apropriado, para proteger seus gumes. Devido forma especial da broca helicoidal, praticamente impossvel medir, diretamente e com exatido, os ngulos C (ngulo cortante), f (ngulo de folga ou de incidncia) e s (ngulo de sada ou de ataque), que influem nas condies do corte com a broca helicoidal (fig.14). A prtica indica, entretanto, algumas regras para a afiao da broca que lhe do as melhores condies de corte.

UD TMT 007/0

4/07

BROCA HELICOIDAL CONDIES PARA QUE UMA BROCA FAA BOM CORTE: 1 - O ngulo da ponta da broca deve ser de 118, para os trabalhos mais comuns (fig.15).

Valores especiais que a prtica j consagrou: - 150, para aos duros; - 125, para aos tratados ou forjados; - 100, para o cobre e o alumnio; - 90 , para o ferro fundido macio e ligas leves; - 60, para baquelite, fibra e madeira. 2 - As arestas cortantes devem ter , rigorosamente, comprimentos iguais, isto , A = A' (fig.16)

3 - O ngulo de folga ou de incidncia deve ter de 9 a 15 (fig.17), nestas condies, d-se melhor penetrao da broca.

UD TMT 007/0

5/07

Estando a broca corretamente afiada, a aresta da ponta faz um ngulo de 130 com uma reta que passe pelo centro das guias (fig. 18). Quando isto acontece, o ngulo de folga tem o valor mais adequado, entre 9 e 15.

4 - No caso de brocas de maiores dimetros, a ARESTA DA PONTA, devido ao seu tamanho, dificulta a centragem da broca e tambm a sua penetrao no metal. necessrio, ento reduzir sua largura. Desbastam-se, para isso, os canais da broca, nas proximidades da ponta (figs. 19 e 20). Este desbaste, feito na esmerilhadora, tem que ser muito cuidadoso, devendo-se retirar rigorosamente a mesma espessura nos dois canais.

VELOCIDADE DE CORTE (Vc), na furadeira, a velocidade que ter uma ponto na periferia da broca, ao girar, durante o corte. Expressa-se em metros por minuto e os diferentes valores se obtm variando o nmero de rotaes por minuto da rvore da furadeira. No caso das brocas, a velocidade de corte depende: - Do material a furar; - Do material da broca; - Do dimetro da broca. UD TMT 007/0 6/07

VELOCIDADE DE CORTE NA FURADEIRA (TABELA) Avano de corte da broca a penetrao, em cada volta, que esta realiza no material. Expressa-se comumente em milmetros por volta (mm/v). Na tabela seguinte, indicam-se os valores mdios de velocidade e avano de corte das brocas de distintos dimetros, para os materiais usuais. Esta tabela apresenta valores para serem utilizados somente quando se usam brocas de ao rpido. Usando brocas de ao ao carbono, os valores devem ser reduzidos metade.

Observao: As velocidades de corte e avano foram extradas dos livros "Manual del Taller Mecnico" de Colvin-Stanley Ed. Labor. e Alrededor de Las Mquinas-Herramientas de Gerling Ed. Revert' S/A. UD TMT 007/0 7/07

You might also like