You are on page 1of 19

FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE OLINDA CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

DIREITOS DOS PACIENTES HOSPITALIZADOS


Ana Paula Mendes Bruna Rafaela Fernanda Silva Gardnia Alves Marcelo Lizandro Mauby Oliveira Vanessa Karla

Disciplina: Bases de Semiologia e Cuidar I Docente: Emilly Moreno

INTRODUO

Este estudo centra-se na ateno de enfermagem prestada a pacientes em geral que estejam hospitalizados. Ao atender um paciente, o enfermeiro deve v-lo como um paciente, ou seja, como uma pessoa que o procurou por motivo de sade e que confia em sua capacidade de resolver o problema. O paciente jamais deve ser visto como um futuro contendor na justia.

OBJETIVOS

Objetivo geral: da maior importncia a conscientizao que este manual vai proporcionar nossa sociedade. Pacientes esclarecidos sobre seus direitos e deveres tornam-se cidados, respeitando e sendo respeitados pelo profissional de sade. Tornam-se tambm aliados importantes para uma melhor compreenso do processo sade-doena, contribuindo assim para um desenlace mais favorvel de seu tratamento.

18 DIREITOS FUNDAMENTAIS DO PACIENTE:

Vrias

listas com direitos do paciente j foram publicadas, sendo a maioria delas repetitiva, detalhista e minuciosa. Portanto, aps longa reviso sobre o assunto, propomos uma relao dos 18 direitos fundamentais do paciente:

VISITA HOSPITALAR

O paciente poder receber a visita de filhos, ou qualquer parente, fora do horrio normal de visitas. A me tem direito de permanecer junto a seu filho durante todo o perodo de internao.

LAUDO MDICO

O paciente dever exigir o laudo mdico, para fins de continuidade do tratamento ou de alta mdica.

ATENDIMENTO GRATUITO

O paciente tem direito a atendimento hospitalar gratuito, nos hospitais pblicos. O atendimento gratuito obrigatrio, pois feito com o pagamento de impostos de todos ns.

IDENTIFICAO PROFISSIONAL

O paciente tem o direito de saber qual o profissional que o est atendendo, bem como a sua especializao.

ACESSO
O paciente tem direito ao acesso A: - seu pronturio; - ficha clnica; - resultado de exames laboratoriais.

CLAREZA

O paciente ter que dispor de informaes claras sobre o diagnstico mdico, tratamento e prognstico. O paciente tem direito a informaes claras, simples e compreensivas, adaptadas sua condio cultural, sobre as aes diagnsticas e teraputicas, o que pode decorrer delas, a durao do tratamento, a localizao, a localizao de sua patologia, se existe necessidade de anestesia, qual o instrumental a ser utilizado e quais regies do corpo sero afetadas pelos procedimentos. Exigir a receita mdica com letra legvel.

ATENDIMENTO
O

paciente tem direito a atendimento humano, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de sade. Tem direito a um local digno e adequado para seu atendimento.

IDENTIFICAO PACIENTE

O paciente tem direito a ser identificado pelo nome e sobrenome. No deve ser chamado pelo nome da doena ou do agravo sade, ou ainda de forma genrica ou quaisquer outras formas imprprias, desrespeitosas ou preconceituosas.

ESPERA

O paciente tem direito a consultas marcadas, antecipadamente, de forma que o tempo de espera no ultrapasse a trinta (30) minutos.

IGUALDADE
O

paciente tem direito de no sofrer discriminao nos servios de sade por ser portador de qualquer tipo de patologia, principalmente no caso de ser portador de HIV / AIDS ou doenas infectocontagiosas.

SIGILO

O paciente tem direito de ser resguardado de seus segredos, atravs da manuteno do sigilo profissional, desde que no acarrete riscos a terceiros ou sade pblica. Os segredos do paciente correspondem a tudo aquilo que, mesmo desconhecido pelo prprio cliente, possa o profissional de sade ter acesso e compreender atravs das informaes obtidas no histrico do paciente, exames laboratoriais e radiolgicos.

ACOMPANHAMENTO O paciente tem direito a acompanhante, se desejar, tanto nas consultas, como nas internaes. As visitas de parentes e amigos devem ser disciplinadas em horrios compatveis, desde que no comprometam as atividades mdico/sanitrias. Em caso de parto, a parturiente poder solicitar a presena do pai.

BITO
O

paciente tem direito dignidade e respeito, mesmo aps a morte. Os familiares ou responsveis devem ser avisados imediatamente aps o bito.

POR

FIM, O EXERCCIO DOS DIREITOS DO PACIENTE GERA VRIOS EFEITOS POSITIVOS E NEGATIVOS.
Entre os efeitos positivos, temos:

O exerccio da cidadania; A melhoria da qualidade dos servios de sade; A desmistificao da relao mdico-paciente; A reparao do dano; A possibilidade de envolvimento de organizaes no governamentais; A competitividade das operadoras de planos de sade; A melhoria da qualidade da sade no Brasil.

Por outro lado, no se pode esquecer que esse exerccio pode gerar quatro efeitos negativos:

A proliferao de processos em que se confunde mau resultado com erro mdico; O aumento de custos na sade; A medicina defensiva; O desperdcio de recursos do Sistema nico de Sade e de instituies privadas e profissionais da rea da sade com decises judiciais equivocadas, baseadas em relaes emocionais e no em fatos cientficos.

You might also like