You are on page 1of 3

1

AULA 6 - A CRIAO DO HOMEM 1. Gn. 1.26a Faamos o homem a. Algo de suma importncia iria acontecer depois de tudo criado e providenciado pelo Criador. b. Deus Pai, Deus Filho e Deus Esprito Santo, reuniram-se em Conselho e criaram juntos a obra-prima o homem. 2. Gn.1.26a1 nossa imagem a. A segunda coisa de que somos informados que o homem foi criado imagem de Deus. i. Na criao dos animais, seguia-se a expresso: segundo a sua espcie 1. Com relao ao homem, no h essa considerao, pois o homem foi criado imagem de Deus, conforme a Sua semelhana; 3. Gn. 2.7 E formou o Senhor Deus ao homem do p da terra, e soprou nas suas narinas o flego e vida e o homem passou a ser alma vivente a. H uma distino clara aqui (corpo e esprito) nas caractersticas da composio do homem. i. Feito do p da terra e do sopro de Deus. 1. Recebeu o poder de dominar sobre toda a criao a. Distines bsicas com relao a qualquer animal: i. Conscincia prpria; Liberdade moral; Pensamentos abstratos; Capacidade para cultuar; 2. A Teoria da Evoluo diz que o homem comeou de baixo, semelhante aos animais e atravs de um processo evolutivo, foi desenvolvendo-se, melhorando, afastando-se, por assim dizer, dos animais, at, eventualmente chegar perfeio; 3. A Bblia nos diz exatamente o contrrio: diz-nos que o homem comeou no topo, perfeito e ento caiu. a. Crer na teoria da evoluo do homem a partir dos animais, nos levar a negar a doutrina da criao de Deus e tambm da queda (que veremos em breve), e isto nos coloca em grandes dificuldades com relao doutrina da salvao. 4. Gn. 1.28 A raa humana descende de uma nica raiz: Ado e Eva. a. Dt. 32.8, Gn. 11.1-9, Atos 17.26 b. Romanos 5 diz tambm que assim como h unidade de toda a raa humana em Ado, h unidade de todos os cristos em Cristo. (Rm. 5.18 e 1Co. 15.21,22) i. Provas cientficas da unidade da raa humana 1. Antropologia Migrao dos povos (Intercontinentais) a. Tradies semelhantes entre povos distintos e distantes

i. Tradio diluviana, Queda, etc. 2. Filologia Uma nica lngua me. a. Lgua indo-germanica originria do snscrito antigo(ainda existe hoje) i. A filologia gosto, prazer pela instruo, a cincia que estuda uma lngua, literatura, cultura ou civilizao sob uma viso histrica, a partir de documentos escritos. 3. Psicologia Os homens so exatamente iguais: a. Mesma espcie, mesmos instintos, mesmos desejos; i. Cultos ou iletrados, querem, gostam e fazem as mesmas coisas. 5. A natureza constitutiva do homem - P da terra, flego de vida e alma vivente. a. Alma e esprito, so um ou dois? i. Dicotomia O homem constitudo de Corpo e Alma ou Corpo e Esprito; 1. As palavras alma e esprito so intercambiveis; a. Ec.3.21, Ap.16.3, Ap.6.9, Ap.20.4, Mc. 8.36, 12.30, Lc. 1.46, Tg.1.21, Hb. 12.23, Mt. 10.28, Ec. 12.7, 1Co 5.3-5 ii. Tricotomia O homem constitudo de: 1. Corpo parte material 2. Alma princpio da vida animal; 3. Esprito elemento racional e imortal, relacionado com Deus. a. Textos que so usados para defender esta posio: i. 1Ts. 5.23 e Hb. 4.12 b. Alma e esprito so distintos mas no essencialmente diferentes. i. o homem tem esprito, porm uma alma. Grandes Doutrinas Bblicas Deus o Pai, Deus o Filho D.M.Lloyd-Jones. pg.210. 6. O homem foi criado imagem e semelhana de Deus. a. No h diferena real de significado entre os termos imagem e semelhana. i. So termos intercambiveis e ocorre aqui u seguido do outro por questo de nfase. b. Imagem e semelhana nos do a ideia de ESPELHO E REFLEXO. Veja 2Co 3.18 i. A ideia bsica de ser feito imagem de Deus, que Deus nos fez de tal forma que nos tornamos alguma espcie de refletor da glria de Deus. c. Imagem e semelhana = refere-se alma ou ao esprito = espiritualidade i. Espiritualidade outro termo usado para invisibilidade, ou seja, no vemos o esprito das pessoas, o essencial de algum, nem o nosso prprio, o que vemos apenas a parte fsica, material, corporal. 1. Somos invisveis (alma ou esprito) tal qual Deus. Joo 1.18 a. A alma ou o esprito, tal qual Deus, imortal.

2. Capacidades e faculdades da alma: partes da imagem divina a. O home u ser: i. Racional, moral, tem intelecto, por isso pode pensar, possui vontade, por isso pode desejar. ii. Possui autoconscincia somos cnscios de ns mesmos. iii. Integridade intelectual e moral revelando-se no conhecimento, na justia e na santidade. 3. O homem foi feito ntegro i. nada falso, nada imperfeito e nada errado. 1. Havia retido, justia, verdade 2. Uma nica natureza equilibrada (Ef. 4.24). 4. O Corpo espiritual a. Corpo glorioso Fl.3.21 b. Seremos como Jesus 1Jo 3.2 5.O domnio do homem sobre a terra a. b. O homem reflete o senhorio e a soberania de Deus Gn. 1.26 Salmo 8 O que Deus em relao ao universo, ele deu ao homem em relao a criao.

Os elementos essenciais na imagem so aqueles que o homem no pode perder sem deixar de ser homem. So aquelas qualidades da alma humana que permanecem sempre, mas h outros elementos que podemos chamar de acidentais, os quais o homem pode perder e permanecer ainda sendo homem. Quando o homem pecou e caiu, ele no perdeu a totalidade da imagem, ele reteve os elementos essenciais, mas perdeu os acidentais. indispensvel que entendamos bem isso! Quando o homem caiu, ele no deixou de ser homem. Sua humanidade essencial permaneceu, e ela retm aquela parte da imagem divina com a qual ele foi originalmente criado. O homem, mesmo em pecado, retm os elementos e aspectos da imagem divina, pois eles constituem uma parte da natureza humana. Se o homem os tivesse perdido, ento no mais seria humano. d. Imagem e semelhana antes e depois da queda. i. Antes da queda o homem refletia a imagem de Deus com perfeio, mas ainda em estado embrionrio, ou seja, havia a possibilidade de desenvolver isso, mais e mais. 1. Ele tinha duas possibilidades: a. obedecer ordem de Deus = desenvolvimento b. rebelio contra Deus = Queda ii. Depois da queda ele perdeu algum aspecto dessa imagem, mas no perdeu tudo. e. O homem regenerado tem mais da imagem de Deus do que o homem antes da queda. i. Rm 5.20 ii. A salvao, a redeno e a regenerao nos colocam numa posio muito mais elevada de onde Ado se encontrava. Ef.4 e Cl.3.

You might also like