You are on page 1of 9

RUGOSIDADE DAS SUPERFCIES

As superfcies dos componentes mecnicos devem ser adequadas ao tipo de funo que exercem. A rugosidade (erros microgeomtricos) o conjunto de irregularidades, isto , pequenas salincias (picos) e reentrncias (vales) que caracterizam uma superfcie. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrnicos, a exemplo do rugosmetro. A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecnicos. Ela influi na: Qualidade de deslizamento; Resistncia ao desgaste; Possibilidade de ajuste do acoplamento forado; Resistncia oferecida pela superfcie ao escoamento de fluidos e lubrificantes; Qualidade de aderncia que a estrutura oferece s camadas protetoras; Resistncia corroso e fadiga; Vedao; Aparncia.

A grandeza, a orientao e o grau de irregularidade da rugosidade podem indicar suas causas que, entre outras, so: Imperfeies nos mecanismos das mquinas-ferramenta; Vibraes no sistema pea-ferramenta; Desgaste das ferramentas; O prprio mtodo de conformao da pea.

Composio da superfcie

Tomando-se uma pequena poro de uma superfcie real, observamos que ela composta de rugosidade (textura primria), ondulao (textura secundria) e erro de forma (erros macrogeomtricos).

Rugosidade ou textura primria o conjunto das irregularidades causadas pelo processo de produo, que so as impresses deixadas pela ferramenta (fresa, pastilha, rolo laminador etc.).

Ondulao ou textura secundria o conjunto das irregularidades causadas por vibraes ou deflexes do sistema de produo ou do tratamento trmico. Perfil efetivo de uma superfcie

Perfil de rugosidade de uma superfcie

Critrios para avaliar a rugosidade Comprimento de amostragem, le, (Cut-off) Chama-se o comprimento le de comprimento de amostragem (NBR 6405/1988). Como o perfil efetivo apresenta rugosidade e ondulao, o le filtra a ondulao. recomendado pela norma ISO que os rugosmetros devam medir 5 comprimentos de amostragem (lm: comprimento de medio) e devem indicar o valor mdio.

lm: comprimento do percurso de medio; lt: comprimento total de medio lv: comprimento para atingir a velocidade de medio; ln: comprimento para parada do apalpador.

Na medio da rugosidade, so recomendados valores para o comprimento da amostragem, conforme tabela abaixo.

Sistemas de medio da rugosidade superficial So usados dois sistemas bsicos de medida: o da linha mdia M e o da

envolvente. O sistema da linha mdia o mais utilizado. Alguns pases adotam ambos os sistemas. No Brasil, pelas Normas ABNT NBR 6405/1988 e NBR 8404/1984, adotado o sistema M. Linha mdia a linha paralela direo geral do perfil, no comprimento da amostragem, de tal modo que a soma das reas superiores, compreendidas entre ela e o perfil efetivo, seja igual soma das reas inferiores, no comprimento da amostragem (le).

A1 + A2 = A3

Mtodos para medio de Rugosidade a) Comparao visual e tctil

(Euitiz, 2003)

(Taylor Robson, 2003) b) Rugosmetro mecnico

c) Rugosmetros digitais

Fabricante Taylor Robson

Fabricante Mututoyo Parmetros de Rugosidade

a) Rugosidade mdia (Ra) o parmentro mais utilizado. Matematicamente a mdia aritmtica dos valores absolutos das ordenadas de afastamento (yi), dos pontos do perfil de rugosidade em relao linha mdia, dentro do percurso de medio (lm). Essa grandeza pode corresponder altura de um retngulo, cuja rea igual soma absoluta das reas delimitadas pelo perfil de rugosidade e pela linha mdia, tendo por comprimento o percurso de medio (lm).

Somente o parmetro Ra no capaz de descrever totalmente uma superfcie. A figura a seguir mostra superfcies diferentes que possuem o mesmo Ra

Indicao da rugosidade Ra pelos nmeros de classe A norma NBR 8404/1984 de indicao do Estado de Superfcies em Desenhos Tcnicos esclarece que a caracterstica principal (o valor) da rugosidade Ra pode ser indicada pelos nmeros da classe de rugosidade correspondente, conforme tabela a seguir.

Ra (m)

Simbologia, equivalncia e processos de usinagem A tabela que se segue, classifica os acabamentos superficiais, geralmente encontrados na indstria mecnica, em 12 grupos, e as organiza de acordo com o grau de rugosidade e o processo de usinagem que pode ser usado em sua obteno. Permite, tambm, visualizar uma relao aproximada entre a simbologia de tringulos, as classes e os valores de Ra (m).

b) Rugosidade mxima (Ry) Est definido como o maior valor das rugosidades parciais (Zi) que se apresenta no percurso de medio (lm). Por exemplo: na figura a seguir, o maior valor parcial o Z3, que est localizado no 3 cut off, e que corresponde rugosidade Ry.

Individualmente o Ry, no apresenta informao suficiente a respeito da superfcie, isto , no informa o formato da superfcie. A figura a seguir ilustra esta idia: diversas formas de rugosidade podem ter o mesmo valor para Ry.

c) Rugosidade total (Rt) Corresponde distncia vertical entre o pico mais alto e o vale mais profundo no comprimento de avaliao (lm), independentemente dos valores de rugosidade parcial (Zi).

d) Rugosidade mdia (Rz) Corresponde mdia aritmtica dos cinco valores de rugosidade parcial (Zi). Rugosidade parcial (Zi) a soma dos valores absolutos das ordenadas dos pontos de maior afastamento, acima e abaixo da linha mdia, existentes no comprimento de amostragem (cut-off). Na representao grfica do perfil, esse valor corresponde altura entre os pontos mximo e mnimo do perfil, no comprimento de amostragem (le). Ver figura a seguir.

You might also like