You are on page 1of 4

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Folha de Exerccios Mito e Filosofia 1 Ano do Ensino Mdio 1.

Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existncia de um princpio originrio nico, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princpio a gua. Essa proposta importantssima... podendo com boa dose de razo ser qualificada como a primeira proposta filosfica daquilo que se costuma chamar civilizao ocidental. (REALE, Giovanni. Histria da filosofia: Antigidade e Idade Mdia. So Paulo: Paulus, 1990. p. 29.) A filosofia surgiu na Grcia, no sculo VI a.C. Seus primeiros filsofos foram os chamados pr-socrticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado. a) A tica, enquanto investigao racional do agir humano. b) A esttica, enquanto estudo sobre o belo na arte. c) A epistemologia, como avaliao dos procedimentos cientficos. d) A cosmologia, como investigao acerca da origem e da ordem do mundo. e) A filosofia poltica, enquanto anlise do Estado e sua legislao. d) A cosmologia (literalmente estudo do cosmo mundo organizado) foi o primeiro problema investigado pela filosofia nascente. A grande preocupao era situar o homem dentro da natureza (phisys). Mas, para isso os filsofos no se valeram de explicaes de cunho fabuloso. Observem que no texto dado pela questo enfatiza-se que o princpio de tudo era de natureza material. No caso de Tales, esse princpio era a gua. 2. Ainda sobre o mesmo tema, correto afirmar que a filosofia: a) Surgiu como um discurso terico, sem embasamento na realidade sensvel, e em oposio aos mitos gregos. b) Retomou os temas da mitologia grega, mas de forma racional, formulando hipteses lgico-argumentativas. c) Reafirmou a aspirao atesta dos gregos, vetando qualquer prova da existncia de alguma fora divina. d) Desprezou os conhecimentos produzidos por outros povos, graas supremacia cultural dos gregos. e) Estabeleceu-se como um discurso acrtico e teve suas teses endossadas pela fora da tradio. b) muito importante que vocs percebam que, de acordo com a questo, no houve uma ruptura entre a filosofia nascente e o discurso dos mitos. Ocorre, na verdade, que a filosofia preocupar-se- com os mesmos temas estudados pela mitologia grega. O que

difere a filosofia dos mitos , portanto, o modo como os filsofos respondem as mesmas perguntas formuladas pelos mitos. 3. Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo est ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no cu etreo foi expulso, ou para a priso do Trtaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem so eles? (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire dAguiar. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.) O texto acima parte de uma narrativa mtica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta. a) A verdade do mito obedece a critrios empricos e cientficos de comprovao. b) O conhecimento mtico segue um rigoroso procedimento lgico-analtico para estabelecer suas verdades. c) As explicaes mticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrtica. d) O mito busca explicaes definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas. e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de no-contradio. d) a questo evidencia o carter de verdade estabelecida presente nos mitos. Isso fica bastante claro quando na alternativa correta lemos afirmao de que as verdades propugnadas pelos mitos no carecem de provas. Ou seja, as narrativas mticas dispensam provas argumentativas, propondo, por isso, verdades definitivas. 4. Entre os fsicos da Jnia, o carter positivo invadiu de chofre a totalidade do ser. Nada existe que no seja natureza, physis. Os homens, a divindade, o mundo formam um universo unificado, homogneo, todo ele no mesmo plano: so as partes ou os aspectos de uma s e mesma physis que pem em jogo, por toda parte, as mesmas foras, manifestam a mesma potncia de vida. As vias pelas quais essa physis nasceu, diversificou-se e organizou-se so perfeitamente acessveis inteligncia humana: a natureza no operou no comeo de maneira diferente de como o faz ainda, cada dia, quando o fogo seca uma vestimenta molhada ou quando, num crivo agitado pela mo, as partes mais grossas se isolam e se renem. (VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Trad. de sis Borges B. da Fonseca. 12.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002. p.110.) Com base no texto, assinale a alternativa correta. a) Para explicar o que acontece no presente preciso compreender como a natureza agia no comeo, ou seja, no momento original. b) A explicao para os fenmenos naturais pressupe a aceitao de elementos sobrenaturais. c) O nascimento, a diversidade e a organizao dos seres naturais tm uma explicao natural e esta pode ser compreendida racionalmente. d) A razo capaz de compreender parte dos fenmenos naturais, mas a explicao da totalidade dos mesmos est alm da capacidade humana.

e) A diversidade de fenmenos naturais pressupe uma multiplicidade de explicaes e nem todas estas explicaes podem ser racionalmente compreendidas. c) A tese central do texto de Jean Pierre Vernant a de que a natureza (phisys) possui uma racionalidade e esta est disponvel ao conhecimento do homem, que racionalmente pode decifr-la. No necessrio o uso de fabulaes e nem explicaes divinas para que a natureza possa ser compreendida. Isso fica claro quando o autor afirma que, mesmo diversificada, a natureza est acessvel a inteligncia humana. 5. Mais que saber identificar a natureza das contribuies substantivas dos primeiros filsofos fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferao de ticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por fora da tradio ou da imposio religiosa, o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade. (OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Prsocrticos: a inveno da filosofia. Campinas: Papirus, 2000. p. 24.) Assinale a alternativa que apresenta a guinada de atitude que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filsofos. a) A aceitao acrtica das explicaes tradicionais relativas aos acontecimentos naturais. b) A discusso crtica das idias e posies, que podem ser modificadas ou reformuladas. c) A busca por uma verdade nica e inquestionvel, que pudesse substituir a verdade imposta pela religio. d) A confiana na tradio e na imposio religiosa como fundamentos para o conhecimento. e) A desconfiana na capacidade da razo em virtude da proliferao de ticas conflitantes entre si. b) a guinada de atitude solicitada no comando da questo o uso da criticidade trazida pelos pr-socrticos quando estes questionam as explicaes mticas. Ao reformularem as explicaes dadas anteriormente, eles criam outras formas de discusso acerca dos problemas que os rodeavam. Com isso, novas interpretaes so possveis e suregm novas leituras acerca desses problemas. 6. Sobre a passagem do mito filosofia, na Grcia Antiga, considere as afirmativas a seguir. I. II. III. Os poemas homricos, em razo de muitos de seus componentes, j contm caractersticas essenciais da compreenso de mundo grega que, posteriormente, se revelaram importantes para o surgimento da filosofia. O naturalismo, que se manifesta nas origens da filosofia, j se evidencia na prpria religiosidade grega, na medida em que nem homens nem deuses so compreendidos como perfeitos. A humanizao dos deuses na religio grega, que os entende movidos por sentimentos similares aos dos homens, contribuiu para o processo de racionalizao da cultura grega, auxiliando o desenvolvimento do pensamento filosfico e cientfico.

IV.

O mito foi superado, cedendo lugar ao pensamento filosfico, devido assimilao que os gregos fizeram da sabedoria dos povos orientais, sabedoria esta desvinculada de qualquer base religiosa.

Esto corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV. d) 7. Os poemas de Homero serviram de alimento espiritual aos gregos, contribuindo de forma essencial para aquilo que mais tarde se desenvolveria como filosofia. Em seus poemas, a harmonia, a proporo, o limite e a medida, assim como a presena de questionamentos acerca das causas, dos princpios e do porqu das coisas se faziam presentes, revelando depois uma constante na elaborao dos princpios metafsicos da filosofia grega. (Adaptado de: REALE, Giovanni. Histria da Filosofia Antiga. v. I. Trad. Henrique C. Lima Vaz e Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 1994. p. 19. ) Com base no texto e nos conhecimentos acerca das caractersticas que marcaram o nascimento da filosofia na Grcia, considere as afirmativas a seguir. I. II. III. IV. A poltica, enquanto forma de disputa oratria, contribuiu para formar um grupo de iguais, os cidados, que buscavam a verdade pela fora da argumentao. O palcio real, que centralizava os poderes militar e religioso, foi substitudo pela gora, espao pblico onde os problemas da polis eram debatidos. A palavra, utilizada na prtica religiosa e nos ditos do rei, perdeu a funo ritualista de frmula justa, passando a ser veculo do debate e da discusso. A expresso filosfica tributria do carter pragmtico dos gregos, que substituram a contemplao desinteressada dos mitos pela tcnica utilitria do pensar racional.

Esto corretas apenas as afirmativas: a) I e III. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV. d)

You might also like