You are on page 1of 30

NOES DE ESTIVAGEM DE CARGA

MARTIMO

Sumrio

1 1.1 1.2 2 2.1 2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.2 2.3 2.4 3 3.1 3.1.1 3.2 3.2.1

Introduo .......................................................................................................... 5 Movimentao de carga .................................................................................... 5 Acessrios utilizados na movimentao de cargas .............................................. 5 Equipamentos para movimentao de cargas ...................................................... 9 Arrumao e estivagem.................................................................................... 13 Introduo ........................................................................................................... 13 Fator de estiva .................................................................................................... 13 Quebra de estiva ................................................................................................. 14 Utilizao de carga .............................................................................................. 17 Contineres ......................................................................................................... 19 Cargas a granel e ngulo de repouso .................................................................. 23 Separao e segregao de carga ..................................................................... 24 Peao e escoramento ..................................................................................... 25 Peao ............................................................................................................... 25 Material empregado na peao........................................................................... 25 Escoramento ....................................................................................................... 27 Material utilizado no escoramento ....................................................................... 2 7

Bibliografia ................................................................................................................... 30

Introduo O conhecimento da forma correta de como uma carga deve ser estivada a bordo essencial para a preservao da segurana do navio e da prpria carga. Esta disciplina apresenta informaes bsicas sobre movimentao de cargas nas embarcaes bem como sua arrumao e estivagem, peao e escoamento

1 Movimentao de carga Conheceremos os principais acessrios e equipamentos utilizados na estivagem das mercadorias a bordo das embarcaes mercantes.

1.1 Acessrios utilizados na movimentao de carga Moito uma caixa de madeira ou de chapa de metal, de forma oval, dentro da qual trabalha uma roldana. Ele usado para retorno de um cabo, nos teques e talhas.

Cadernal uma caixa de madeira ou de metal semelhante ao moito, dentro da qual trabalham duas ou mais roldanas em um mesmo eixo. Esses cadernais so classificados como cadernais de dois ou trs gornes, de acordo com o nmero de roldanas que possuem.

NEC

Catarina um moito especial, de ao, utilizado nas operaes de grande peso, principalmente nos aparelhos de pau de carga Patesca uma caixa semelhante ao moito, porm mais comprida e aberta de um lado, a fim de possibilitar gurnir ou desgurnir um cabo pelo seio

Gatos So peas de ao forjado, em forma de gancho, com olhal, geralmente constitudas de uma pea nica. So usados nos cabos de ao dos paus de carga e guindastes para iar a carga colocada nos estropos.

Manilha uma pea fabricada em vergalho de metal recurvado em forma de U, fechada numa das extremidades por um pino chamado caviro. usualmente empregada nos aparelhos de pau de carga e, tambm, nas operaes de peao da carga.

Grampos ou clips So peas de metal em forma de U que servem para fazer emendas em cabos de ao; bastante utilizadas na peao de carga

Lingas So acessrios que servem para engatar uma lingada de um ou mais volumes ao gato do aparelho de carga da embarcao ou do porto. Existem vrios tipos, cada um de acordo com o tipo de mercadoria a ser movimentada; assim temos: Linga de estropo Pedao de cabo com os chicotes unidos por costura redonda, podendo ser de fibra vegetal ou sinttica ou de arame de ao. Usada para movimentar caixaria em geral e volumes individuais leves.

Linga de funda um estropo com os chicotes unidos a uma lona costurada, usada para fazer lingadas com sacaria de arroz, caf e cereais em geral. Linga de patola Acessrio formado por ps de galinha de corrente ou cabo de arame de ao com patolas ou gatos nos chicotes. Usada para movimentar tambores, barris, tubos, chapas etc.

NEC

Lingas de rede So redes com mos (alas) nos quatro cantos, confeccionadas com cabos de fibra, fibra sinttica ou arame de ao e usadas para movimentar mercadorias leves e pequenas.

1.2 Equipamentos para movimentao de carga

Vamos conhecer alguns equipamentos utilizados para manipulao das cargas em navios de carga geral e porta-contineres. Guindaste Atualmente o equipamento mais utilizado para as operaes de carga e descarga de mercadorias nas embarcaes e nos portos. Guindaste de convs Equipamento instalado junto aos pores das embarcaes, fcil de ser manobrado por apenas um operador durante as operaes de carga e descarga.

NEC

Pau de carga Equipamento de movimentao vertical, instalado no convs da embarcao junto a cada poro para movimentao de pequenos pesos, sendo pouco utilizado atualmente porque os guindastes tm maior produtividade.

Cbrea Flutuante Guindaste flutuante que combina a movimentao de carga vertical e horizontal.

10

Portainer Equipamento de movimentao de contineres instalado nos terminais de contineres (Tecon). Ele opera a carga nos sentidos horizontal e vertical de maneira segura, pois no provoca balanos bruscos. A cabine do operador fica localizada no prprio portainer, o que facilita a viso do terminal, do convs e do interior do poro.

Transtainer Aparelho de movimentao vertical dos contineres utilizado apenas no ptio do terminal

NEC

11

Empilhadeira Equipamento utilizado na movimentao da carga nos pores das embarcaes, assim como nos ptios e armazns. Tem capacidades variadas, podendo ser movida a diesel, gasolina, a gs ou eletricidade.

Ponte rolante Tipo de aparelho de carga utilizado a bordo, com movimentaes horizontal e vertical. Desloca-se sobre trilhos ao longo do convs, alcanando todas as escotilhas dos pores, podendo movimentar a carga do ptio para o interior dos pores ou vice versa.

12

2 Arrumao e estivagem 2.1 Introduo Estudaremos fator de estiva e quebra de estiva e suas aplicaes na distribuio das mercadorias nos pores. Veremos tambm o significado de unitizao e sua vantagem na armazenagem da carga em relao carga solta ou fracionada. Veremos, ainda, sobre continer, suas vantagens e desvantagens, tipos e utilizaes. Finalmente, tomaremos conhecimento da carga a granel, suas particularidades, separao e segregao da carga. 2.1.1 Fator de Estiva o volume ocupado por uma unidade de peso de uma mercadoria na sua forma ou embalagem de transporte. O fator de estiva expresso em metros cbicos por tonelada mtrica ou em ps cbicos por tonelada longa.Ele pode ser identificado nas listas de carga por FE. No Brasil, o fator de estiva aparece sempre na unidade metros cbicos por tonelada mtrica; sabendo que cada tonelada representa mil quilos, podemos dizer que o fator de estiva de uma mercadoria expresso por m/t. Os valores do fator de estiva podem ser encontrados em listas especificas.
Tabela com valores de alguns fatores de estiva de cargas. Mercadoria Cebola Chocolate Cimento Soja (Rio Grande) Embalagem sa co Caixa de madeira S a co Granel m /t 1,87 1,81 0,84 1,48 1,27 1,62 1,67 Cuft/tl 67 65 30 53 45 58 60

Trigo (Rio Grande) Granel Arroz Caf S a co S a co

Esse elemento pode ser determinado pela frmula: FE = Volume Peso Portanto, se tivermos as dimenses da mercadoria e seu peso, podemos determinar o valor do FE. Vejamos o seguinte exemplo : Uma caixa com as dimenses: comprimento = 2,00 m, largura = 1,00 m e altura = 1,00 m, pesando 1 tonelada ou 1.000 quilos, tem o seguinte fator de estiva : FE = 2,00 x 1,00 m x 1,00 m = 2 m = 2m/ t 1t 1t 13

NEC

Esse fator importante porque, por meio dele, podemos saber quantos metros cbicos de carga poderemos carregar num compartimento de carga. Exemplo: se uma carga tem um fator de estiva de 2 metros cbicos e pesa 2.000 t, podemos afirmar que o volume da carga de 4.000 m. 2.1.2 Quebra de Estiva o espao do poro ou outro compartimento de carga no ocupado pela carga.

Ela pode variar em funo de: a) Tipo de embalagem: a forma e o tamanho da embalagem contribuem para a perda de espao dentro do poro. b) Forma do compartimento destinado estivagem da carga: normalmente os pores centrais apresentam menor quebra de estiva porque suas formas so regulares, no se estreitando como o poro um.

14

c) M operao da estiva: Quanto melhor for a estivagem, menor ser a quebra de estiva e isto possvel determinando-se que os volumes fiquem encostados um nos outros e junto das anteparas dos pores.

d) Dunagem, peao e escoramento da carga: A separao, o escoramento e a peao tambm influem no aproveitamento das praas onde as mercadorias esto estivadas. A quebra de estiva mais evidente no embarque de carga geral e, praticamente nula, no carregamento de granis, desde que ela seja bem rechegada e pequena com estivagem de sacaria e cartes de pequenas dimenses. Quando ocorre grande quebra de estiva, pode-se completar estes espaos com carga de enchimento, que so cargas menores estivadas entre volumes maiores.

NEC

15

A Quebra de Estiva das cargas pode ser obtida em tabelas prprias expressas em porcentagens nos seus valores mnimos e mximos, conforme tabela da figura.
Tabela com valores mnimo e mximo de que alguns tipos de cargas. Volumes diversos Madeira Tambores Barris Sacaria Fardos Rodas Bombonas Autos 10% a 25% 5% a 50% 8% a 25% 10% a 50% 0% a 12% 2% a 20% 10% a 25% 10% a 22% 25% a 50%

Esses valores foram obtidos considerando-se o volume da carga e o volume de estivagem da carga no poro. Esse percentual de quebra de estiva traduz o acrscimo estimado do volume da carga com relao ao volume total ocupado no poro, aps a sua estivagem. O volume ocupado pela carga no poro tambm conhecido como volume de estivagem, ou seja, o volume da prpria carga mais a quebra de estiva. Esse volume pode ser calculado matematicamente pela frmula: VE = Vc + QE, onde : VE = volume de estivagem Vc = volume da carga QE = Quebra de estiva Na prtica esse clculo fcil, bastando somar o percentual da quebra de estiva ao volume da carga, obtendo-se desta forma o volume total ocupado pela carga no poro, ou seja, o volume da estivagem. 16

2.1.3 Unitizao da carga A grande variedade de volumes, formatos e pesos da carga geral, sempre traz dificuldades de estivagem, porque elas podem vir soltas demandando com isto maior tempo na operao de estiva e, conseqentemente, aumento de custos. A carga geral solta ou fracionada, conforme mostrada na figura, caracterizada pelo embarque de volume por volume ou em unidades.

Unitizao em pallets o processo de agrupar a carga em uma s unidade, quase sempre paletizada, isto , quando as cargas so estivadas num pallet ou estrado.

NEC

17

Unitizao em contineres Os volumes so estivados ou ovados dentro do continer.

Unitizao em Pr-lingados Processo de agrupar os volumes em estropos especiais num armazm antes do envio para as embarcaes.

Unitizao em Big Bags So tambm chamados de contineres flexveis, utilizados no transporte de granis slidos.

18

2.2 Contineres

Cont iner um equipamento constru do de acordo com normas t cnicas reconhecidas internacionalmente, dotado de medidas externas, de estrutura resistente, permitindo seu uso durante um longo espao de tempo nos transportes: rodovirio, areo e martimo, com total proteo da carga nele estivada, em termos de segurana e inviolabilidade.

As principais vantagens da utilizao dos contineres so: reduo da estadia da embarcao nos portos; facilidade no transporte intermodal; menor manuseio da carga; reduo do ndice de avarias; e proteo contra intempries

Algumas desvantagens do uso dos contineres so: quebra de estiva dentro do continer; exigem equipamentos caros para sua utilizao; pagamento do aluguel do continer; e custo dos reparos.

Padronizao dos contineres Tendo em vista os diversos tipos de transportes dos contineres, e sua utilizao intermodal, foram criados equipamentos com medidas padres e especificaes tcnicas de forma a permitir a evoluo do seu uso. Para permitir o intercmbio entre os transportadores e viabilizando o transporte das mais variadas mercadorias, foram construdos contineres nas dimenses e capacidades mostradas na tabela abaixo:

Comprimento 20' 40'

Largura 8' 8'

Altura 8' 6" 8' 6"

Volume 33 m 66 m

Carga Mxima 20.320 kg 30.480 kg

Alm das dimenses mostradas acima, existem contineres com comprimentos de 40, 45, 48 e at 53 ps de comprimento e altura de 9 ps e 6 polegadas e 8 ps de largura, variando portanto o volume e capacidade de carga. Esses contineres so chamados de high cube (grande cubagem).

NEC

19

Os tipos de contineres mais usados atualmente so: Continer para carga seca de 20 ou 40 ps Mais comumente utilizado devido a sua versatilidade para cargas secas, tais como: sacaria, caixaria, cartes devidamente embalados.

Open top (sem teto) de 20 e 40 um equipamento com teto aberto, destinado ao acondicionamento de mercadorias que no podem passar pela altura da porta, portanto, somente podendo ser embarcadas por cima.

20

Continer de 20' para granel slido

Foi projetado para transporte de carga seca a granel. Elimina despesas de ensacamento e permite um maior aproveitamento da praa.

Continer trmico de 20' e 40' Equipamento destinado ao transporte de cargas perecveis, podendo transportar mercadorias refrigeradas ou resfriadas. Esses contineres tambm podem ser classificados como integrados ou vent hole, conforme explicaremos a seguir. Continer integrado Possui sistema de refrigerao prprio alimentado pela energia do navio ou do terminal.

NEC

21

Continer vent hole igual o refrigerado integrado, porm depende de uma planta de refrigerao do navio.

Continer plataforma de 20' e 40' uma plataforma simples, projetada para carregamento de cargas compridas, largas, irregulares ou com problema de acondicionamento.

22

Continer Flat Rack de 20' e 40' um continer plataforma, com cabeceiras, projetado para transportar cargas que ultrapassam a sua largura.

Continer tanque de 20' um continer especial destinado ao transporte de cargas lquidas, com revestimento prova de corroso e de vazamento e com controle de temperatura.

Continer High Cube utilizado para o transporte de cargas de grande volume e pouco peso. Possui a mesma largura de 8', altura de 9' 6", variando no comprimento que pode ser de 40, 45 e 48 ps.

NEC

23

2.3 Cargas a granel e ngulo de repouso Carga a granel aquela transportada por uma embarcao sem estar acondicionada em embalagem; despejada dentro do poro. A carga a granel pode ser transportada no estado slido, quando tratar-se de gros ou minrios e lquida quando se trata de petrleo, seus derivados, lcool, produtos qumicos e gases liquefeitos. Trataremos apenas dos granis slidos. Esse tipo de mercadoria transportado no navio graneleiro, que projetado e construdo para carregar gros e minrios com segurana. Para segurana dos navios graneleiros, durante o transporte de gro a carga tem que estar rechegada ou nivelada para evitar que corra lateralmente quando o navio balanar.

ngulo de Repouso o ngulo interno formado com o plano horizontal e a superfcie do cone ao ser despejada a carga no poro. O conhecimento deste ngulo importante porque, se a embarcao sofrer uma inclinao superior ao ngulo de repouso do gro ou minrio carregado, a carga se movimenta criando uma situao de banda permanente, colocando em risco a estabilidade do navio.

24

2.4 Separao e segregao da carga Separao da carga O carregamento da embarcao que transporta carga geral diversificado e destinado a diferentes portos e recebedores; por isto a separao da carga to importante, pois quando bem realizada evita extravios e avarias carga. A prtica da separao da carga, mesmo quando o carregamento uniforme, permite o processo de descarga com rapidez. Para fins de separao, o emprego de madeira, lonas, cabos velhos e tecido tipo sarrapilheira bastante usual.

Dunagem (madeira) A dunagem consiste normalmente em colocar no piso peas de madeira, quase sempre de pinho, pois ele o menos odorfero, antes da primeira camada de carga para evitar o contacto direto da carga com a chapa, evitando avaria devido a umidade ou calor, pois facilita a ventilao da carga.

Separao com tecido ou lona Utilizada para separar os lotes de carga para os diferentes portos e consignat rios (recebedores da carga).

Segregao da carga Consiste da separao da carga quando existe incompatibilidade de mercadorias. Normalmente, quando so transportadas cargas incompatveis, dos tipos odorferas, sujas, perigosas, higroscpicas, entre outras, devem ser obedecidas regras especficas para evitar avarias, por exemplo: No devem ser carregadas: sacaria de cimento no mesmo poro onde estiver estivado qualquer gnero alimentcio; sacaria de caf juntamente com cartes contendo mentol; 25 NEC mercadoria inflamvel prxima de explosiva e sacaria de arroz junto sacaria de caf.

3 Peao e escoramento

3.1 Peao a operao efetuada a bordo que consiste em fixar a carga estrutura da embarcao com a finalidade de evitar que ela se desloque da sua posio de estivagem durante a viagem devido aos movimentos do navio.

3.1.1 Material empregado na peao Os materiais mais empregados na peao de carga geral so: Cabos de fibra vegetal; Cabos de fibra de materiais sintticos; Cabos de arame de ao; Correntes; Macacos esticadores; Clips ou grampos; Manilhas; Fitas de ao; Redes de cabos de fibra sinttica ou de ao; e Madeiras.

A peao dos contineres exige materiais de maior resistncia e durabilidade alm da exigncia de serem classificados. Qualquer que seja o material utilizado na peao, importante a distribuio de olhais pelos compartimentos de carga e convs. 26

Entre os principais materiais utilizados na peao dos contineres, podemos citar: Cabos galvanizados So usados para peao diagonal ou vertical do continer ao piso do convs, escotilha ou qualquer compartimento de carga, conforme mostra a figura.

Macaco esticador Para ser usado na peao do continer fixando o cabo de ao galvanizado, barra rgida ou corrente ao olhal.

Olhais (DRing) So olhais em forma de D, rebatveis, que servem para fixar o macaco esticador utilizado na peao dos contineres.

NEC

27

Sapatas (castanhas) So peas de ao, geralmente galvanizadas, soldadas ao convs, tampa da escotilha ou qualquer compartimento de carga, que servem para encaixe do pino de toro usado para fixar o continer. Pino de toro (twist lock) um tipo de tranca de toro usado para pear o continer ao tampo da escotilha, convs, compartimento de carga ou em outro continer.

3.2 Escoramento a operao fundamentalmente complementar da peao. Em geral, quando se trata de cargas pesadas, a peao nem sempre suficiente para garantir a total segurana das mesmas durante a viagem. No convs, tal prtica indispensvel, pois no sendo possvel a realizao de uma estivagem compacta, a carga encontra-se mais propensa a correr durante a viagem devido aos balanos da embarcao. O escoramento tambm necessrio quando o compartimento no est totalmente cheio e sobram espaos entre os volumes.

3.2.1 Materiais utilizados no escoramento A madeira o material mais utilizado nesta faina, devendo ser constituda de barrotes, tbuas, pranches e cunhas de madeira. Os barrotes ou caibros servem de escoras que so classificadas em: horizontais, inclinados e verticais, conforme a direo da presso exercida sobre a carga. Horizontais So usadas atravs de calos e colocadas horizontalmente entre a carga e as partes estruturais da embarcao, conforme mostrado na figura. 28

Inclinadas Estas devem prender a carga de cima para baixo, pois as escoras de baixo para cima tendem a se desprender com o movimento da embarcao.

reforo

escora inclinada

carga

borda falsa

escora horizontal reforo As escoras devem ser fixadas e apoiadas sobre tbuas de separao para distribuir a presso exercida pela carga, evitando que ela ocorra num s ponto. Estas tbuas so colocadas tanto na horizontal como na vertical e, se colocadas na coberta, devem ir de cima a baixo, alcanando toda a altura deste local de estivagem. Cunhas

So peas de madeira que calam e apertam as escoras de madeira em sentidos opostos, batidas umas contra as outras.

escora

cunha

cunha

NEC

29

Bibliografia

BRASIL. Ministrio do Trabalho / Fundao Jorge Duprat de Figueiredo - FUNDACENTRO. Operao nos Trabalhos de Estiva. So Paulo: FUNDACENTRO, 1991. BRASIL. Ministrio da Defesa. Marinha do Brasil. Diretoria de Portos e Costas. Norma da Autoridade Martima n 2 (NORMAM 02). Rio de Janeiro, 2000. FONSECA, Maurilio M. Arte Naval. 5 ed. Rio de Janeiro: SDGM, 1989. 916 p. ISBN 857047-051-7.

30

You might also like