You are on page 1of 98

1

JOO PAULO DE SOUZA ARAJO

O DIRIO DESPERSONALIZADO
SEM EDITORA

... a vida fecundou-me a seu modo, fazendo-me conceber qualquer coisa que j me est mexendo no ventre e reclama autonomia no espao. A de ns, gestantes. Cyro dos Anjos, O Amanuense Belmiro

Quinta Feira, 19 de Fevereiro de 2009

Emlio Rousseau estava na Rua Direita a beber com Brob, Cear e Mila. Ontem eu vi um filme que mudou minha vida comentou Cear. Qual? Ratos Assassinos. Como ele mudou sua vida? Agora voc quer ser um rato assassino? perguntou Mila, com ar de deboche. Qual! O filme bom, s. A viso dos ratos era tipo uma mira. J sei. Agora voc quer ter uma mira no rabo. disse Brob. Emlio estava soturno. E se realmente voc for um rato assassino? perguntou Emlio. Pirou de vez disse Brob Mais uma cerveja aqui, irmo.

esse tipo de bobeira que vocs aprendem no curso de filosofia? perguntou Mila. No. Estou falando srio. Quero dizer... Ns no somos pessoas, somos personagens. No somos carne, somos palavras. No somos almas, somos significados. O garom trouxe a cerveja. Brob serviu a todos. T bom. Que besteira. Quem o autor, Deus? Voc no ateu, porra? perguntou Brob, a tomar um gole do lquido amarelado. No sei quem o autor. Vocs nunca tiveram a sensao de que so palavras? As palavras atravessam todas as dimenses de nossa existncia. Inumerveis redes de

comunicao verbal tecem a nossa histria. Somos fantasia pura. Eu no sei. S sei que outro dia estava me observando no espelho e tive uma viso. No foi a mim que vi refletido no espelho. Vi um personagem. Um personagem sendo estudado, analisado, direcionado para um destino, sem saber que destino esse. Eu sou o personagem de algum e esse algum me colocou numa histria que no vale a pena. Ei, cara! Eu estou aqui e, se eu estou aqui, eu estou na histria, certo? E se eu estou na histria claro que ela vale a pena disse Brob. Emlio, voc est falando srio? perguntou Mila.
5

claro que srio. Claro que srio repetiu Cear. Cala a boca, rato assassino interveio Brob Olha s cara... uma poca estranha pra voc falar em personagens e fantasia e toda essa conversa fiada de filsofo amador. Estamos no carnaval! Irmo, voc leitor de John Searle, Porchat, esse tipo de papo muito infantil pra voc. Existem mistrios, B. Mistrios. Outras dimenses e tudo mais. No seja to ctico e no seja to crente na realidade ordinria. No estou dizendo que no existimos. Cara, estou dizendo uma coisa esplndida. Estou dizendo que somos obras de arte. Ou pelo menos deveramos ser. Transformar a vida em arte o que nos resta. Mesmo que no seja a melhor obra de arte, bela como uma obra-prima. Mesmo que o quadro seja tosco e as cores estejam desarmonicamente dispostas. Mesmo que o ator no passe emoo e a piada no desperte o riso. Mesmo que no seja a melhor vida, feliz e plena. Mas, a nica arte que temos. a nica vida da qual dispomos. Acho que a nossa histria no to boa assim. Brob furioso retrucou: A sua histria! A sua histria no boa! A sua vida uma bosta! A minha no, seu merda! A minha no!

Um hippie entrou no bar. Ele tinha os braos tatuados e carregava seus trampos: pulseiras, colares, brincos. Foi de mesa em mesa a oferecer as peas artesanais. To a fim de dar uma olhada a no material? P velho, acho que no respondeu Cear T a fim de tomar uma cerveja? Senta a, velho. Eu sou o Cear, esta a Mila, Brob e esse louco varrido a o Emlio Rousseau. O filho da puta tem nome de francs, mas brasileiro. Qual mesmo o nome do seu irmo? Robespierre. que meu pai um operrio doido com a revoluo francesa. Ele tem verdadeira fissura pela revoluo francesa. Ele acha que foi a revoluo mais importante da histria. Desde a adolescncia, ele sempre quis ser um sanscullote. Fazer o qu? Podes crer. Eu sou o Luciano. Voc de So Paulo? perguntou Mila. Santo Andr. E vocs? Somos de Ouro Preto. Nascemos aqui. Hei irmo, traz mais um copo e uma cerveja a pediu Brob A Santo Andr, voc acabou de entrar para histria do Emlio. P, valeu! Mas tenho minha prpria histria.

Alm da sua histria, voc no tem um baseado, no? perguntou Cear. O hippie tinha um baseado. Eles foram fumar em um beco ali mesmo na Rua Direita. Uma turma de jovens turistas tambm escolhera o beco para queimar erva.

Sbado, 21 de Fevereiro de 2009

Bbados, moas fantasiadas, crianas, famlias inteiras pulavam carnaval na Praa Tiradentes. Emlio, que vestia uma camiseta dos Invasores de Crebro, encontrou Cear e Mila na multido. E a? Que cara essa, Mila? perguntou Emlio. Tomei um docinho que no t batendo. No t batendo? Eu t louco. Sou um rato assassino com uma mira na testa disse Cear, eufrico. Voc j tomou LSD, Emlio? perguntou Mila. Eu e o Senhor cido somos velhos companheiros. S! Vam descer l pros Candonguros? Desceram a agitada Rua Direita. Bolhas de sabo brincavam pela Rua So Jos a enfeitar o ar com sonhos ingnuos. Emlio e Mila se divertiam com elas. Uma bolha de sabo pousou graciosamente na palma da mo de Mila; a garota encostou seus belos lbios na bolha de sabo que se desfez. Continuaram a seguir por entre as pessoas e as bolhas de sabo.
9

O Largo da Alegria estava calmo. Havia pessoas sentadas no cho, outras conversavam, outras apenas passavam, barracas a vender comida e bebida. No palco, os msicos ainda se preparavam para a apresentao. Uma mulher testava os microfones, um rapaz gordo e de chapu afinava o violo, dois rapazes montavam a bateria. Emlio e Mila sentaram na calada. Minha banda podia tocar num equipamento desses. disse Emlio. Mas vocs tocaram no carnaval do ano passado. Podes crer. Sei l. O som l no tava muito bom. Cad o Cear? O rato assassino deve t pirando por a. Eles riram. Bateu o doce? Ainda no. S. Vam tomar umas cervas ento, a eu aposto que vai bater. Se for mesmo cido, claro. Beleza. A maioria das mesas do bar estava vazia.

Cumprimentaram algumas amigas que estavam sentadas em uma das mesas e alguns amigos que estavam entretidos com uma
10

jukebox computadorizada. Eles escolhiam msicas de heavy metal na mquina. Senta ali que eu vou buscar a cerveja. disse Mila. Pega uma pinga tambm. Mila voltou com a cerveja e a pinga. Quero sair daqui ela disse. Bateu? perguntou Emlio. Bateu. Calma, Mila, calma. Agora s curtir a viagem. Preciso de algo para me acalmar. Tem uma coisa que sempre me acalma quando tomo um cido. O qu? Me beija. Emlio a beijou para acalm-la. E beijou. E beijou. Apareceram Esgoto e Chico. Esgoto era um punk e vestiase como tal. Com um moicano alto, pontudo e colorido. Uma jaqueta de couro com rebites redondos na gola e patches de bandas obscuras de punk por toda ela. Coturnos surrados e uma cala camuflada bem apertada. Uma camiseta da banda Disclose. Os amigos se cumprimentaram. Chico e Esgoto se sentaram com Emlio e Mila. A, Esgoto, t fantasiado de punk? provocou Mila. E voc t fantasiada de puta?
11

Qual, Esgoto, eu tambm sou do movimento. Dos movimentos das piranhas, t sabendo... Qual, Esgoto, Mila gente boa disse Esgoto. gente boa? Ento libera pra mim, ento. disse Esgoto. No. Hoje eu t com o Emlio. E amanh? A, porra, chega dessa palhaada e vam l em casa. disse Chico. De mos dadas com Mila, Emlio enfrentou o povo nas ruas. Um bando de garotos beijava uma menina fora, rapazes zoavam trs travestis, dois homens se beijavam loucamente, seres fantasiados, garotas com chifres luminosos, diabos, fadas, entidades a bailar. Esses a to comigo disse Chico ao porteiro mal encarado da repblica. A sala da repblica era uma boate. A msica Techno embalava rapazes suados a exibir seus corpos e garotas de shortinhos sensuais. Os quatro subiram as escadas em direo ao quintal. L fora, no quintal, trs caras e uma mina ouviam rap. Os sujeitos eram moradores da repblica. Um dos caras preparava um baseado. Emlio abriu o freezer. Ele estava entupido de
12

garrafas de cerveja; eram tantas que no dava nem para contar. Emlio pegou uma garrafa, abriu, serviu o pessoal e se serviu. Deu uma golada e mais outra. O baseado chegou s mos de Emlio. O cigarro de maconha era grande e grosso. Deu uma tragada e mais outra. Passou o baseado e provou da cerveja novamente. O gosto tinha se alterado. Um gosto metlico, horrvel. Olhou para Mila. Ela se alterara. Estava com um aspecto burlesco. Mila se apagou diante dos olhos de Emlio como uma vela soprada sobre um bolo de aniversrio. O mundo todo se apagou, as pessoas e as coisas. Viu-se em meio escurido absoluta a segurar um copo descartvel com um pouco de cerveja. Bebeu o resto da cerveja e jogou o copo fora. Procurou pelo mundo, chamou pelas pessoas. No encontrou o mundo e as pessoas no responderam. Emlio caminhou pelas sombras. Dois olhos gigantescos se aproximaram dele; dois olhos ligados a um crebro atravs de nervos poderosos. Os olhos examinavam Emlio. O mundo, ento, acendeu novamente. O quintal transbordava de pessoas que acompanhavam um bloco

carnavalesco. Todos danavam hipnotizados pelo som dos

13

tambores. Somente Mila permanecia esttica a fitar Emlio. E os olhos, os nervos e o crebro pairavam absolutos sobre as pessoas. Conforme os olhos se detinham sobre uma pessoa, essa pessoa se transubstanciava nas letras que formavam o nome dessa pessoa, o mesmo acontecia com os objetos. Os dois olhos enormes sugavam as letras, elas passavam pelos nervos e chegavam ao crebro que pulsava e brilhava. Os nervos tambm brilhavam; um brilho ora vermelho, ora azul. Emlio assistiu petrificado s pessoas se transfigurarem em palavras. E, assim, o contedo do mundo feito letras, palavras, oraes, perodos era assimilado pelos olhos para alimentar o crebro. O mundo todo desapareceu novamente. Entretanto, Mila sorria entre a escurido. A assustadora maquinaria crebro-ocular-nervura pairava sobre Mila. Os olhos, contudo, se fixavam em Emlio e Emlio neles. Vagarosamente, os olhos se desviaram para Mila. NO! gritou Emlio. Em vo. Mila se transformou na palavra M-I-L-A e os olhos a sugaram para o deleite do crebro pulsante. Os olhos se aproximaram de Emlio. Voc o Leitor disse Emlio. Um som alucinante de guitarras eltricas reboava pela escurido. Uma segunda figura pavorosa caminhava pelas
14

sombras na direo de Emlio. Assemelhava-se a uma pessoa, possua pernas, ps, tronco, pescoo. Todavia, suas mos eram um teclado e sua cabea um monitor. Ele se aproximou de Emlio. O jovem viu que as teclas eram pressionadas automaticamente, como se obedecessem a um comando oculto. Pargrafos eram escritos na tela do monitor, uma histria estava sendo composta. Ele era o Autor. Os olhos foram atrados pelas palavras na tela. Os olhos liam as palavras. A cada palavra lida o crebro pulsava, a cada significado apreendido, o crebro pulsava com mais fora. Dores atrozes castigavam o estmago de Emlio. Seu corpo se curvou. Sua alma aos poucos foi adquirindo uma forma grfica. Sua vida transformou-se em duas palavras E-M--L-I-O R-O-U-S-S-E-A-U. Foi sugado pela tela do monitor. Preso em um emaranhado gramatical. Emlio acordou inteiro sobre sua cama. Eram trs horas da tarde. Sua boca doa, doa muito. Profuso de sangue sujava os lenis sua camiseta. Levou a mo direita boca; faltava-lhe um dente. Justo um dente da frente.

15

Quarta Feira, 01 de Abril de 2009

Diante de Emlio, o psiquiatra. Entre os dois, uma mesa. Sobre a mesa, um computador e papis. Atrs do psiquiatra, uma estante repleta de livros. Na parede, uma fotografia de Wilhelm Wundt. O que um personagem? perguntou o psiquiatra. um ser ficcional que conduz a ao respondeu Emlio. Ento, o senhor se considera um ser ficcional? Sim, eu sou um ser ficcional. Ento, eu devo supor que eu tambm seja um ser ficcional? Sim. O senhor tambm um ser ficcional. E onde esto os seres verdadeiros, no ficcionais? No sei. Mas pretendo descobrir. E o senhor se sente como um protagonista? Sim. Eu acho que sou o protagonista. Aps uma breve pausa, o psiquiatra sentenciou: Serei sincero. O senhor sofre de despersonalizao. E, tambm, apresenta traos de megalomania.
16

Quer dizer que sou um sociopata? Calma, confie em mim. A despersonalizao explica seus sentimentos de irrealidade e o fato de voc sentir-se como personagem de um livro. Acredito que as causas para o surgimento desse transtorno, no seu caso, so o uso de drogas e o stress provocado pela falta de trabalho, pela presso que o senhor sofre por ter vinte e nove anos e ainda ser sustentado pelos pais como um adolescente. Pode ser. Existem muitas maravilhas e mistrios na natureza, doutor. Talvez, eu no esteja doente. Talvez, eu esteja certo e o senhor errado. Talvez o senhor seja o louco por se acreditar real. Talvez. Estamos no reino das suposies. O senhor escreveu um livro? Escrevi. Fico cientfica. E continua a escrever? No. No tenho mais idias, imaginao. Minha mente tenta resolver esse mistrio sobre a verdadeira realidade. Uma realidade alm das partculas subatmicas e dos neurnios. O senhor estudou filosofia. Ento, o senhor est me dizendo que eu devo considerar sua experincia como um sistema filosfico e no um transtorno psquico.

17

Toda filosofia deve ser uma desordem mental. E todo filsofo v sua teoria como uma realidade, a suprema realidade. Mas, no sou filsofo. Ento, louco? Tambm no. O senhor o autor? No sou personagem de mim mesmo. Somente quando escrevo sobre minha subjetividade, penso que sou livre, mas, no tenho certeza. Acho que no sou o autor. Mas, no tenho certeza. Em um universo paralelo, talvez eu seja o autor. No sei. complicado. No tenho certeza. A nica certeza que tenho que no sou real. No como eu costumava a achar que era. No sou uma pessoa, sou uma palavra. Um amontoado de caractersticas escritas. No tenho nem a sorte de ser uma palavra cantada. Sou uma palavra escrita, totalmente morta. Sinto que meus pensamentos esto morrendo aos poucos. A, s existiro aes e dilogos. Eu no quero ser um signo, doutor; uma mancha em uma pgina em branco. Quero respirar, quero viver. Quero ser humano e no um smbolo; um personagem de um livro que ningum l. O senhor est vivo. Est bem aqui na minha frente. No. No estou. Eu, o senhor, a foto de Wilhelm Wundt somos apenas palavras, doutor. Palavras e nada mais. Quero ser sangue e carne e no tinta e sentenas.
18

Fico muito preocupado quando o senhor diz que no est vivo. Se no est vivo, ento no pode morrer. Eu j estou morto, doutor. Sinto que no tenho controle sobre o que falo, sobre minhas aes, sobre minha vida, meu destino. Sou um fantoche, doutor. Os escritores dizem que os personagens escolhem seus prprios caminhos. No sei que caminho seguir. O senhor criou personagens em seu livro. Mas no deveria t-los criado. Eles me amaldioaram. O senhor acredita em Deus? No. Por qu? Falta de evidncias. E o senhor possui alguma evidncia de que ns somos palavras e no pessoas? No. praticamente impossvel, pois, como uma palavra pode conhecer a si mesma? Como um personagem pode confrontar o seu autor sem que isso, o confronto, tambm seja obra do autor? Mas, eu tenho vises, sonhos. O senhor pode cham-los de msticos, como queira. Deus? No acho que estou me voltando para Deus. No se esquea, doutor, Deus tambm apenas um personagem de um livro. O que voc quer de mim?
19

Ajuda. Eu sei que existe algo de errado comigo. Estou me tornando mais melanclico que o normal. Pensei que o senhor poderia me ajudar a encontrar o autor. Por que eu? No sei. J falei que no controlo minhas aes. O que eu posso fazer iniciar seu tratamento. Vou te passar uma receita. Vamos comear assim, tudo bem? E voc precisa parar de usar maconha. Se voc sentir algo diferente e muito intenso, que voc no consiga controlar, me ligue. Tudo bem? Tudo bem. Emlio saiu do consultrio, rasgou a receita e a jogou fora.

20

Quinta Feira, 02 de Abril de 2009

Emlio acordou cedo. Preparou o caf. Fogo, gua, acar. O telefone tocou. Emlio atendeu ao telefone. Al? Carol? Oi, amor! Tudo bem? Tudo beleza. Podia t melhor com voc aqui. Humm... que eu t estudando muito. C sabe, n? Sei. Sei. Mas a, no tem um tempinho pra mim, no? Tem sim. Eu vou a hoje. L pras sete horas. T? T certo. Voc aguenta esperar? Aguenta? Vou tentar. Mas no tenho certeza. Vem logo, meu bem. T. Aguenta a. Tchau. Tchau, gatinha. Carolina, Emlio e os pais deste esto sentados ao redor da mesa de jantar. Os pratos devidamente servidos. Nenhuma panela ou travessa sobre a mesa, apenas os pratos dos comensais. Emlio saboreia o feijo preto.

21

Voc de Poos de Caldas? perguntou Dona Marilene, a me de Emlio. Sim. respondeu Carolina A senhora conhece Poos? Conheci h dois anos. Uma cidade linda! Visitamos o Cristo, o jardim japons, a praa principal onde fica um hotel. Seu marido e Emlio tambm foram? perguntou Carolina. Eu fui respondeu Seu Joo, o pai de Emlio Mas o Rousseau preferiu ficar. Ele s gosta de viajar com a banda de rock dele, com os pais ele no gosta. Voc est em que perodo na universidade, minha filha? perguntou Dona Marilene. Estou no segundo perodo. Fao Biologia. T comeando ainda comentou Emlio. Quantos anos voc tem? perguntou Dona Marilene. Vinte e um. Vocs esto namorando srio? perguntou Dona Marilene. Acho que sim. Olhe, minha filha, vou te dar um conselho, no leva seu relacionamento com Emlio a srio, no. Ele um vagabundo, minha filha. Voc no vai ter futuro nenhum ao lado dele.
22

Que isso, me?! A senhora t me esculachando, p! Cala a boca! verdade minha filha. Quem avisa amigo . Esse a formou na universidade, tem vinte e nove anos e ainda fica amolando aqui em casa. Como se no bastasse, o psiquiatra disse que o coitadinho t ficando doido, tem que tomar remdio. Viu? Alm de vagabundo doido. Ele pensa que um personagem de um livro, vejam s. Eu s quero que esse livro termine logo, minha filha. Seu Joo, que estava entretido a cortar o bife, levantou os olhos, fez uma expresso grave e acrescentou: como dizia Rousseau, o outro Rousseau: O homem que mais viveu no o que conta mais anos, mas aquele que mais sentiu a vida. Os dois namorados estavam sentados na cama do quarto de Emlio. Emlio beijava o pescoo de Carolina. No liga pra sua me, no. Eu gosto de voc e sei que voc no t doido. Emlio parou de beijar o pescoo da garota e se levantou num pulo. T ligado! T quase desvelando a realidade suprema do universo e minha me fica a com essas ninharias. Carolina riu. Emlio trancou a porta do quarto. Foi at o aparelho de udio e o ligou. Das caixas saiu uma msica bem alta e barulhenta.
23

Carolina se deitou sobre a cama. Emlio se deitou sobre a garota. Um beijo intenso. Desfizeram-se de suas roupas e se amaram vulgarmente de um modo sublime.

24

Sbado, 07 de Maro de 2009

Emlio chegou Lama (Rua Direita) com Esgoto e Brob. Havia vrias pessoas na Lama. A mesma fauna de sempre: universitrios, turistas europeus, ouro-pretanos. Todos dentro e fora dos bares, no meio da rua, bebendo e conversando. Tramando coisas. Uma pousada vomita, constantemente, hordas de turistas europeus ancies. Emlio entrou no bar. O bar estava com todas as mesas ocupadas por rapazes e moas que gargalhavam, conversavam alto, se beijavam, bebiam e fumavam. Emlio foi ao balco, esperou uma linda garota ser atendida para chegar-se junto ao balco. A, irmo, pega uma cerveja pra mim e trs copos. O garom pegou a cerveja e os copos descartveis, Emlio pagou e foi para a porta do bar se juntar aos seus amigos. A, Emlio, esse veado do Brob t falando que agente no punk. disse Esgoto. No. No somos punks. Somos paradoxos lricos da ps-modernidade.

25

Vocs no so punks e no so brasileiros. Ficam tocando essa merda gringa retrucou Brob. Vai tocar cavaquinho com seus amiguinhos da universidade. Um bando de playboyzinhos tirando onda de sambista revidou Esgoto. Ns valorizamos as razes brasileiras. Valorize meu rabo. Eu quero que o Brasil v pro quinto dos infernos. Voc era guitarrista e adorava Jimi Hendrix. Dizia que Hendrix tinha te libertado. Hendrix me libertou. Hendrix me libertou. A, vaciles, chega desse papo disse Emlio. Passa a cerveja a, ento, babaca pediu Brob. Toma a, cuzo. Eu vou chegar no Renato ali. Ele t com duas gatas. Emlio atravessou a rua em direo ao seu colega, Renato, que estava encostado na parede e conversava com duas jovens garotas. E a, Renato, como que t, meu camarada? E a Milho, beleza? Beleza. C t bem na fita, hein! Que nada, irmo. Esta a Carolina. Emlio, muito prazer. Oi! respondeu Carolina. Trs beijinhos. O cheiro da morena.
26

Quer vinho? perguntou Carolina. Quero. Emlio bebeu e devolveu o copo. Carolina se virou a jogar os cabelos. Emlio ficou petrificado com a cena. O movimento sensual, potico e banal. Ela se voltou para ele. Emlio estava mudo a contempl-la. Ela sorriu. Voc vai festa da Casinha, hoje? ela perguntou. Casinha? A repblica do pessoal das artes cnicas na Barra. Eu vi voc l, na semana passada. Acho que era voc mesmo. Sim era eu. Vou... Acho que vou. Voc vai? Vou. Quer ir com agente? Quero. E foram. Emlio, Carolina, Renato e Joana. Durante o trajeto, que fizeram a caminhar, Renato e Carolina iam a frente, a conversar por todo o caminho. Emlio e Joana seguiam mais atrs. Emlio no tirava os olhos de Carolina. Qual seu nome? perguntou Joana. Emlio Rousseau. E o seu? Joana. Emlio sentiu-se constrangido. No sabia como continuar a conversa com Joana. O silncio que se estabeleceu o dilacerava, ainda mais quando notou que Renato e Carolina sorriam animados.
27

Eu tenho uma banda punk disse Emlio. mesmo? Podes crer. Eu detesto punk. A festa acontecia no quintal da repblica. Carolina se distanciou de Emlio e de Renato. Emlio percebeu trs rapazes que fumavam maconha. E a rapaziada? E a Emlio. Chega mais! Emlio ficou com os trs, fumando maconha e bebendo. Ele olhou na direo de Renato e o viu ir embora acompanhado de Joana e Carolina. Emlio, decepcionado, entornou de uma s vez o contedo do copo, pinga com refrigerante, para dentro da goela. Duas horas depois, completamente chapado, Emlio se encontrava na sala da repblica batucando com Brob. Emlio utilizava um atabaque, Brob executava um pandeiro e MM (Menino Maluquinho, um amigo de Mariana) arrebentava um par de bongs. Os jovens da festa bailavam alucinados pela sala da repblica como uma tribo zulu entorpecida. O suor escorria do corpo de Emlio. Ele delirava. Imaginou que estava a bater na bundinha de Carolina. E ela gemia e pedia: Mais, mais.
28

Um galo cantou. O dia amanhecia quando Emlio deixou a repblica.

29

Sbado, 14 de Maro de 2009

Emlio bebia cerveja com Brob no Barroco. Que isso, velho, c ficou doido, falar que Adoniran Barbosa no samba. C deve t ficando doido disse Emlio. Que nada! Voc no sabe nada de samba. Vinicius de Moraes disse: samba no contar piada. Sacou? Adoniran piada, no samba. Um amigo dos dois rapazes, Moreno, entrou no bar. E a rapaziada? Que cs to arrumando? E a, moreno. Qual a boa? A boa que t rolando uma festa l no Morro So Sebastio. Festa de quem? Perguntou Emlio. Do pessoal de filosofia. Pessoal mais novo, n? Pode crer, Milho. Fica sossegado, no da sua poca, no. Vmo? A Liz t me esperando ali fora, s passei aqui pra comprar um cigarro. Sim, senhor! A Brob paga a porra da conta, seu man.
30

Os quatro jovens subiram o morro So Sebastio em silncio e com o corao na boca. A subida dura. Na festa, Emlio cumprimentou uns idiotas que jogavam xadrez na sala. Na cozinha, ele cumprimentou alguns conhecidos. Um sujeito passou um copo com cerveja para Emlio. Ele provou a bebida, tirou um mao de cigarros do bolso, pegou um cigarro, acendeu e fumou. Ele saiu para o quintal da casa. Alguns jovens bebiam e conversavam. Carolina se aproximou de Emlio, sem que ele percebesse. Oi! disse Carolina. Oi! Como vai? Emlio estava visivelmente feliz pela surpresa. Lembra-se de mim? Claro! Carolina. Como eu poderia te esquecer? Tambm me lembro de voc. Emlio Rousseau, no isso. isso a. Voc foi embora cedo naquele dia. Fui. Tava cansada, no tava muito a fim de beber. E hoje? Hoje hoje ela sorriu. O sorriso de Carolina. O olhar de Carolina. O jeito como Carolina jogava os cabelos. O cheiro de Carolina. As mos de Carolina. A voz de Carolina. Os brincos de Carolina. A roupa de
31

Carolina. As idias de Carolina. A histria de Carolina. A alma de Carolina. O abrao de Carolina. E, finalmente, os beijos de Carolina. Antes do alvorecer, Emlio e Carolina foram ao mirante do So Sebastio para apreciarem o nascimento da Estrela por detrs das montanhas. Ficaram os dois a apreciar o fenmeno astronmico mais belo do cosmos: a jovem estrela amarela a despontar nos cus de um planeta azul exausto.

32

Sexta Feira, 03 de Abril de 2009

Emlio foi ao dentista O consultrio ficava no Rosrio, na Rua Getlio Vargas. O tempo estava feio. Nuvens negras se expandiam vontade pelo cu. A chuva pegou Emlio na Rua So Jos. Foi uma chuva forte. Ele entrou em uma loja de roupas, calados, etc. Uma ninfeta olhava as vitrines. Emlio permaneceu distrado a contempl-la. Contudo, a chuva no cessava. Ele decidiu continuar sob a chuva. Abriu o guarda-chuva e foi. Chegou ao consultrio com o brao esquerdo e os tnis molhados. Desceu uma escadaria ladeada por portas misteriosas. Na sala de espera, estava uma senhora acompanhada de uma linda jovem. Nossa t chovendo de mais. Pelo amor de Deus! comentou Emlio. Ontem, tambm. A semana inteira, s chuva, s chuva. disse a senhora. E o dentista bom? perguntou Emlio. uma mulher. Ela boa sim. Cobra muito caro?

33

Cobra nada. E o servio dela muito bom, pode confiar. A jovem folheava apostilas de cursinho pr-vestibular. A assistente da dentista entrou na sala, apontou para a senhora e disse: Agora a senhora, pode entrar, por favor. A senhora obedeceu. A assistente fechou a porta. Oi! Voc ir prestar vestibular? perguntou Emlio para a garotinha. Vou. Nossa! T estudando muito. Para qu? Para Nutrio. Que bom. Vou torcer por voc. Qual seu nome? Clara. Eu sou... Emlio j se levantava quando a senhora irrompeu pela sala de espera. Vamos, filha, foi rapidinho. Era s pra acertar o tratamento disse a senhora, e se despediu de Emlio: At logo, moo. At. Tchau disse a garota. Tchau. Agora o senhor, pode entrar disse a assistente.
34

Antes de entrar, Emlio deu uma boa olhada na bundinha da garota. Lindo traseiro a subir as escadas. Emlio passou na biblioteca pblica. Sentou-se no cho da biblioteca a folhear um livro, Senhora de Jos de Alencar. Emlio leu: E o mundo assim feito; que foi o fulgor satnico da beleza dessa mulher, a sua maior seduo. Na acerba veemncia da alma revolta, pressentiam-se abismos de paixo; e entrevia-se que procelas de volpia havia de ter o amor da virgem bacante. Em casa, Emlio teve uma conversa sria com seus pais. Emlio, o policial falou com seu irmo que voc est andando com gente que no presta. disse Marilene em tom de ameaa. Quem me? Quem no presta? muito vago, muito vago. Meus amigos so todos trabalhadores. O cara deve ter me visto com um maluco na rua, porque eu no tiro ningum, a vem falando merda. Falaram o mesmo sobre Jesus Cristo; a senhora sabia? A senhora, to catlica, deveria saber dessas coisas. A pior companhia a das pessoas que se dizem virtuosas ou que aos olhos dos outros se passam por virtuosas. Por qu? perguntou Seu Joo. No fao a menor ideia.

35

Um rapaz de vinte e nove anos vivendo com os pais, sem emprego, no d. Voc precisa buscar sua vida, meu filho. Pensar no seu futuro. E se eu morrer? disse Dona Marilene. Me, onde ns estamos? Como assim? Vou te dizer onde estamos: estamos numa galxia em um universo em expanso. No centro da nossa galxia existe um buraco negro, pequeno, mas muito denso. E nossa galxia no uma galxia qualquer, ela uma galxia de barra. Porque no centro da Via - Lctea existe uma barra de estrelas, com milhes de estrelas. Eu olho pro cu e penso nisso todos os dias. Penso que quinze milhes de anos se passaram e eu estou aqui, vivo, respirando. um milagre, minha me. O milagre do cotidiano. Mas, infelizmente, a Humanidade to trivial. Emlio, voc deveria ser pastor. No h com o que se preocupar, querida mezinha. A natureza traou o destino de tudo e de todos. No existem surpresas, nem possibilidade de vitria. Morrer o nico plano que dar certo. A nica previso que jamais estar errada. Em relao morte nunca fracassaremos. Mas voc no um ser humano afirmou o pai com veemncia. No? perguntou Emlio, atnito.
36

No. Voc um ser ficcional respondeu o pai com um sorriso de ironia deliciosa.

37

Segunda Feira, 06 de Abril de 2009

De manh, sob um sol manso, Emlio se preparava para caminhar pelo bairro onde morava, Saramenha. Fez seu alongamento fsico e mental. Lembrou-se de J.J. Rousseau que seu pai citara na noite anterior: Os alimentos so muito mais substanciais e suculentos nos pases quentes; terceira diferena que no pode deixar de influir na segunda. Por que se comem tantos legumes na Itlia? Saiu a caminhar por Saramenha. Caminhou em frente portaria da Novelis ocupada pela tropa de choque da polcia. Do outro lado da rua, os trabalhadores protestavam. Os alto-falantes da Kombi do sindicato cuspiam palavras de ordem e canes de Raul Seixas. Emlio passou por um senhor que levava consigo um co. O senhor vestia uma sobrecasaca perfeita, a alvura da camisa e o asseio das botas de destacavam botas de verniz. O co era bonito, de tamanho mdio, pelo cor de chumbo, malhado de preto. Meu jovem! gritou o senhor. Emlio se assustou.
38

Ests a caminhar? perguntou o senhor. Sim respondeu Emlio. Posso acompanhar-te? Claro. E l foram os trs a caminhar. O senhor de Ouro Preto? perguntou Emlio. No. Sou de Barbacena. Est de visita? Na verdade, estou em uma misso. Sei... Qual o nome do cachorro? Quincas Borba. Como em Machado de Assis... No conheo nenhum Machado de Assis. No conhece? Todos conhecem Machado de Assis. Ele escreveu um livro chamado Quincas Borba. Eu no conheo Machado de Assis e nem um livro com o meu nome. No entanto... Seu nome? Como assim? O senhor... Eu me chamo Quincas Borba. Como no livro de Machado de Assis. J disse que no conheo nenhum Machado de Assis. Desculpe-me, mas, o senhor louco? E o senhor? Eu acho que sou louco.
39

O co latiu. No sou louco. Sou um filsofo. E vejo que Humanitas se agita em teu seio. Humanitas est com fome. Humanitas? O SENHOR O QUINCAS BORBA! J te disse que sou. Por que o assombro? Porque o senhor no existe. Tambm s filsofo? No. Quer dizer... sou formado em filosofia, mas... s tu que eu procurava! Preciso de um discpulo. Eu? Seu discpulo? Sim. Preciso de algum para ajudar-me a propagar o sistema de filosofia que derrubar todos os outros sistemas, o Humanitismo. O senhor est falando srio? Meu jovem, Humanitas muito srio. E tambm no . Humanitas tudo: a tragdia e a comdia, a loucura e a sabedoria. Todas as faces do Homem, todas as faces de Humanitas. Caminhe comigo e eu falarei mais sobre Humanitas. Venha para o Humanitismo, meu jovem. Seja o meu discpulo. Humanitas a realidade e a fantasia. Humanitas carne, sangue e palavra. O senhor palavra ou carne e sangue? Emlio, amedrontado, se afastou a passos largos do senhor e do co que latia compulsivamente.
40

Carne e sangue! Carne e sangue! gritava Emlio a se afastar. L se vai mais um nufrago da existncia. Por que se comem tantos legumes na Itlia?

41

Tera Feira, 07 de Abril de 2009

Diante de Emlio, o psiquiatra. Entre os dois, uma mesa. Sobre a mesa, um computador e papis. Atrs do psiquiatra, uma estante repleta de livros. Na parede, uma fotografia de Wilhelm Wundt. Ento, o senhor acha que est piorando? perguntou o psiquiatra. Sim. Eu encontrei com uma pessoa que no existe. respondeu Emlio. O senhor encontrou outro personagem ficcional? Encontrei. E o senhor est assustado? Sim, doutor. Estou muito assustado e preocupado. Acho que estou mesmo ficando louco. Mas isso no faz o menor sentido, Sr. Emlio. Por qu? Ora, o senhor ficou com medo de ter encontrado um personagem ficcional?! Pela sua lgica, todos ns somos personagens ficcionais. Portanto, o senhor encontra personagens

42

ficcionais o tempo todo. Inclusive, o senhor est ouvindo e vendo um neste momento. Eu no tinha pensado dessa forma. Pois pense. Pense, Sr. Emlio. E se assuste e se preocupe quando o senhor finalmente encontrar uma pessoa real. Agora, eu irei aumentar a dosagem do seu remdio. Aqui est a receita. Emlio saiu do consultrio, rasgou a receita e a jogou fora.

43

Quarta Feira, 08 de Abril de 2009

Emlio recebeu a visita de um amigo, o Moita. Eles ficaram no quarto de Emlio a fumar cigarros baratos. E a, Moita, o que c conta de novo, vio? H! Por que voc no foi l em Mariana? P, velhinho, deu no, s. Arrumei umas confuso a, no carnaval, minha mina t sururu comigo. Sem contar meus pais. Tava bom l? H! Tava. Daquele jeito, n. A banda dos menino at que boa. Vou colocar um som pra nis. Disrupt, j ouviu? H! J flagrei. Bom de mais. E as garotas l? Alguma conhecida? H! Nada. As mina tudo com acompanhante. Eu tambm t namorando, t ligado? S. C levou a Dona Maria? H! Claro, n amigo. Quem sua Dona Maria? H! Acho que voc conhece a figura. Ela faz Direito. Ela faz direitinho, nenm?
44

H! Para de sacanagem, s. Ela estuda na universidade. Pegando mina da universidade, hein, t fcil no, cumpdi. Ela gatinha? H! A mina mais linda do mundo. A! Presta ateno nessa guitarra. Manja, manja. H! Pode crer. C t trampando, Moita? H! T arrumando uns bicos. De qu? H! Ajudante de pedreiro. Descola um pra mim tambm, bicho. T precisando arrumar uma grana. H! Vou tentar, mas o negcio t bravo. Tranquilo. O telefone celular do Moita tocou. H! Oi, amor! No, amor. Sim, eu fui ver o negcio com o cara. Ele falou que semana que vem vai rolar. H! T indo pra casa, amor (Moita estava). J t chegando a (Moita continuava parado). J t chegando, t pertinho da. T andando, uai (Moita no se movia). Se voc parar de falar, eu chego mais rpido. T, desculpa. T. Beijo, tchau. Moita, c t amarrado mesmo. H! Voc tambm.
45

E l se foi o Moita com seu sorriso iluminado se encontrar com a mina mais linda do mundo.

46

Quinta Feira, 09 de Abril de 2009

Emlio, Brob e Esgoto estavam em uma exposio de artes plsticas na Casa dos Contos. Eles no foram exposio para conhecer as obras de uma jovem artista belo-horizontina; os trs interessavam-se mais pelas bebidas e petiscos que seriam oferecidos durante a exposio. Eles acabaram por encontrar alguns amigos e amigas que compartilhavam do mesmo interesse. Os garons surgiram triunfantes para alegria da turma. Bandejas sedutoras com vinho, cerveja, salgados. A turma abordou um garom e limpou a bandeja. Emlio desfilava com um copo de vinho a fingir que admirava as obras. Percebeu, incrdulo, que conhecia um dos quadros. Era o Vendedor de Flores de Jacques-Lauren Agasse. Como? As obras no eram originais? A artista expunha reprodues? Mais incrdulo ficou Emlio quando as figuras no quadro se moveram. A mulher e a menina agradeceram ao vendedor e saram de cena, o cavaleiro ao fundo tambm, e o homem que parecia sentir muito frio. O vendedor encarou Emlio

profundamente, retirou o chapu em uma saudao, pegou nas


47

rdeas do animal e caminhou na direo do jovem a desaparecer da cena. Emlio entornou o vinho pela garganta. Ele estava assustado. Ao seu lado, nenhuma testemunha de sua loucura. Os outros sorriam, bebiam, se perdiam em conversas agradveis. O quadro seguinte era O Beijo de Gustav Klimt. O homem beijava avidamente a face da mulher que se contorcia, o dourado da veste a resplandecer feriu os olhos de Emlio. A luz irradiou intensa pelo salo. Contudo, o quadro a sorveu ferozmente como um buraco negro e em seu lugar estava o Nmero 3 de Pollock. O quadro de Pollock deslizou para o cho e postou-se sob os ps de Emlio como um tapete. Emlio caiu dentro do Nmero 3. O abismo de tinta no tinha fim; Emlio gritava, balanava os braos e as pernas. O Nmero 3 era como um redemoinho, mas as cores no se encostavam em Emlio; elas seguiam para cima em um torvelinho e Emlio caa desesperado. Tudo Bem? Moo, tudo bem?! perguntou uma mulher. Emlio voltou a si. Ele segurava um copo com vinho, estava cheio. A sua frente, um trabalho experimental com fotografias. Emlio bebeu todo o contedo do copo de um s trago. O senhor est passando bem? perguntou a mulher, que deveria ser mais nova que Emlio. Era uma garota bonita. Sim. Obrigado!
48

Gostou da obra? Gostei. Muito interessante. Prazer. Eu sou Ruth. Eu que fiz este trabalho. Nossa! Bem psicodlico, eu acho. Como o seu nome? Emlio Rousseau. Bonito nome. Valeu. Voc fuma? Fumo. Voc quer um cigarro? Quero. Vam fumar l fora comigo. Podes crer. Os dois saram. Voc daqui? perguntou Ruth. Sou respondeu Emlio, a acender o cigarro dela. O que tem pra fazer aqui hoje? Voc gosta de samba? O boteco estava abarrotado de jovens universitrios. Garotas bonitas e rapazes sorridentes. Uma roda de samba animava o ambiente. Algumas garotas arriscavam uns passos, rebolados. Do lado de fora, grupos se formavam. Conversas regadas a cerveja, cachaa e samba. Emlio e Ruth encontraram uma mesa que acabara de ficar vaga e se acomodaram. Um garom os atendeu.
49

Uma cerveja, por favor. Ento, Emlio Rousseau, o que voc tem feito por a? perguntou Ruth. Tenho procurado a felicidade. J encontrou? Encontrei voc. Eu sou sua felicidade? Por esta noite. Por esta noite, apenas. Antigas melodias embalaram os beijos de Emlio e Ruth. E no quarto de uma pousada, os dois se amaram em silncio. A felicidade por uma noite apenas.

50

Sexta Feira, 10 de Abril de 2009

Saramenha. A calma de um bairro. As luzes amarelas da fbrica, a fumaa que sai branca e densa de uma chamin, os faris dos carros cortando a BR. As rvores, a montanha escura, o horizonte vazio, escuro, nada convidativo. Em frente casa de Emlio, pinheiros silenciosos abrigavam pssaros adormecidos. Emlio olhava pela janela. O som das matracas quebrava o encanto terrvel da noite. O som das matracas anunciava uma procisso em silncio respeitoso e triste. As pessoas marchavam sem dizer nada. O canto amargurado de Vernica rasgou o ar. Emlio se comoveu ao ver a mulher exibindo o pano com o rosto sanguneo de Cristo. Quando a procisso chegava ao final da rua, a banda que vinha na retaguarda retornou vida. Instrumentos de sopro, de percusso celebravam Cristo, celebravam a noite. Para Emlio, a banda soava estranhamente alegre, estranhamente sedutora.

51

Sbado, 11 de Abril de 2009

O sentimento de irrealidade dominava as conexes neurais de Emlio. Ele sentia que era uma fantasia e que o mundo era uma fantasia tambm. Cartazes de bandas punks enfeitavam as paredes do quarto. Esgoto estava sentado na cama a enrolar um baseado. Emlio se sentou em um banquinho. A msica agressiva e barulhenta enchia o quarto de revolta. Eu no sei quem tem LSD, cara. disse Esgoto. P, velho, t precisando muito de um cido. disse Emlio. Voc t indo ao psiquiatra? Eu no. Aquele cara louco. Os dois riram. Talvez voc seja o alter ego de algum. No quero ser o alter ego de algum! O que me preocupa se eu for o no dito, o por dizer. A vrgula que ele colocou, a frase que ele acrescentou podem mudar toda a minha trajetria.

52

Essa merda no vai fazer oc largar a banda, no n? perguntou Esgoto. Claro que no. Mas eu preciso de um LSD, cara. Preciso combater fogo com fogo, alucinao com alucinao, t ligado? Bom, uma ideia realmente idiota. Voc conhece o Eliseu? Ele fez filosofia tambm. T ligado. Ele tem um docinho? Costuma ter. Vam fumar esse aqui, a depois agente vai l na casa dele. A me de Esgoto abriu violentamente a porta do quarto dele e com um delicioso sorriso disse: Seus malandros! Esgoto bateu trs vezes na porta da casa de Eliseu. Ningum atendeu. Porra, velho, que merda! Oc no conhece mais ningum no, Esgoto? Tem o irmo do Lus Cachorro. Porra, o cara mora l do outro lado! C t querendo pegar o lance ou no? Vam l ento. Esgoto tocou a campainha da casa de Lus Cachorro, a me dele atendeu. O Lus t a? perguntou Esgoto.
53

T no. E o Bruno? O Bruno t. Chama ele pra mim, por favor. Bruno apareceu na porta. Cumprimentou os dois. E a, Bruno, como que t? Oc no sabe quem tem um doce, no? perguntou Emlio. Eu devo pegar uns semana que vem. Ningum mais tem? Que eu saiba no, cara. Beleza, ento... Volta a no sbado. Seu irmo tem meu telefone, liga pra mim se constar. Fal! Fal! Bruno entrou em sua casa. Emlio e Esgoto subiram a rua. A, Esgoto, quem mais pode ter cido nesta merda de cidade? Desencana, meu chapa. Vmo tomar uma cerveja que melhor pra cabea. O bar j estava com todas as mesas ocupadas. Emlio e Esgoto foram para os fundos do balco, prximo aos banheiros. Esgoto chamava a ateno de todos pelo seu visual.
54

O balco formava um corredor com a parede. Na parede, uma pintura retratava a arquitetura do centro histrico de Ouro Preto. O corredor estava repleto de pessoas que bebiam no balco. Por isso, era difcil para os outros irem aos banheiros, principalmente para as garotas que eram assediadas e apalpadas. Olha aquela mina ali que gostosa. comentou Emlio. Boa de mais! respondeu Esgoto. Um sujeito de dread, usando colares coloridos e com os braos tatuados aproximou-se dos dois. A, vocs no to a fim de comprar um bagulho no? perguntou o sujeito. Eu t querendo um cido, jow. disse Emlio. cido? Pera. E o sujeito saiu apressado. Voc acha que esse maluco tem cido? perguntou Esgoto. Sei l. Se tiver, hoje eu me curo dessa merda. Cara, eu encontrei com o Quincas Borba! Por que no a gostosa da Capitu, logo o alucinado do Quincas Borba. Que merda! O sujeito dos dread voltou. A, toma a, cinquenta pau. o sujeito passou um pequeno pedao de papel alumnio dobrado para Emlio. Emlio desdobrou o papel e encontrou um pedao de papel com uma imagem do Fidel Castro.
55

O Che Guevara eu j conhecia, mas nunca ouvi falar do Fidel Castro. doce mesmo esta merda? perguntou Emlio. Claro que ! Vai na f irmo, punk nis. Eu tambm sou do movimento. Porra, agora todo mundo punk nessa porra! retrucou Esgoto. C quer um pedao, Esgoto? Quero no, Rousseau. Manda bronca nessa merda! Emlio pagou o sujeito de dread e tomou o cido; passou a noite bbado e sem nenhum trao dos efeitos do alucingeno, procurou pelo sujeito que lhe vendeu a suposta droga mas no o encontrou. Emlio enchia a cara, enquanto Esgoto debochava do amigo, gargalhando como se fosse estourar.

56

Domingo, 12 de Abril de 2009

Emlio e Carolina saram juntos aps o almoo para procurar algum que fizesse um carreto para Carolina; ela se mudaria da casa onde morava, pois a garota que dividia a casa com ela iria embora de Ouro Preto na segunda. Na Barra, o casal encontrou um senhor de culos fumando um cigarro ao lado de um caminho velho. Eu acho que aquele cara ali disse Carolina. Quando ela chegou perto do senhor perguntou a ele: Moo, voc o senhor Osmar que faz carreto? Sou eu sim. Eu te liguei ontem, meu nome Carolina. Se lembra? Claro, claro. T precisando de um carreto da gua Limpa para as Lajes. Tudo bem. Entra a. Este aqui meu namorado, ele tambm vai com agente. Tudo bem. bom ter algum pra ajudar.

57

Na casa de Carolina, Emlio, ela e amiga dela fizeram todo o trabalho. O senhor Osmar ficou fumando ao lado de seu velho caminho. O senhor Osmar, o caminho velho, o cigarro trs amigos inseparveis. Mas as tralhas de Carolina eram poucas: uma mesa, um computador, uma cama de solteiro, roupas e um pequeno armrio. Carolina se despediu da amiga e embarcou no caminho velho que estremeceu como um tuberculoso ao ser ligado. A nova casa de Carolina era uma repblica de garotas. Eram sete moradoras na casa. As quatro que estavam em casa vieram ajudar Carolina a retirar suas tralhas da caamba carquilhenta do velho caminho. Emlio reparou em uma das novas amigas de sua namorada. Era uma garota de longos cabelos ruivos, olhos verdes e um corpo delicioso. Emlio e a garota ruiva levaram o pequeno armrio de Carolina. Ao chegar no quarto de Carolina, eles deixaram o armrio no cho. Emlio se virou para a linda garota ruiva e disse: Oi! Eu sou o Emlio, namorado da Carolina. Vernica! Prazer! guisa de cumprimento, Emlio perdeu um beijo na face esquerda da garota. Um beijo safado, sem vergonha, colhido no jardim do desejo.
58

Segunda Feira, 13 de Abril de 2009

O av de Emlio adoecera. Levaram o velho para a UTI. Os pais de Emlio foram levados de carro pelo filho mais velho. Emlio ficou em casa, fingiu que dormia para no atender aos chamados do pai. No pensava em seu av doente e entubado num leito na UTI. Em sua cama, os pensamentos de Emlio se concentravam nas duas Vernicas. A Vernica morena que cantava pelo Cristo e a Vernica ruiva que no cantava por ningum. Emlio viu surgir em sua frente a Vernica ruiva vestida como a Vernica morena e a cantar o mesmo canto amargurado. Ela trazia um pano com o rosto de Emlio pintado em sangue. A pintura se desfez e o sangue pingava no cho. Vernica, nua, com o corpo coberto de sangue, implorava pelo amor de Emlio e o de Cristo. Cristo saiu com ela para beber no boteco da esquina e depois foder. Os romanos no se importaram, crucificaram Emlio em seu lugar. E, ao p da cruz, o av de Emlio jogava poker com os centuries.
59

V! V! Me tira daqui! implorou Emlio. Calma a, garoto, estou quase conseguindo um flush.

60

Tera Feira, 14 de Abril de 2009

Emlio e Carolina se beijavam na porta do CAEM. Ao lado, Esgoto e uma garota tomavam vinho. Uma banda de rock se apresentaria no estabelecimento. Jovens subiam as escadas, apresentavam o ingresso e as identidades aos seguranas e passavam, outros faziam o caminho inverso, eram carimbados no brao e desciam. Alguns estavam simplesmente por ali, a fumar, a conversar e a beber. As alucinaes pararam? perguntou Carolina. Emlio pegou um pouco de vinho com Esgoto. No respondeu Emlio. E o que voc vai fazer? Nada. No preciso fazer nada. claro que precisa! E o que voc quer que eu faa? Quer que eu me interne? Quer que eu frequente a sade mental? Quer que eu pegue a receita com o doutor e fique chapado por a? Eu no preciso fazer nada! Eu no vou fazer nada! Esse seu problema, voc nunca faz nada. No tem emprego, no continua os estudos, no escreve mais.
61

Tudo bem! O que voc quer que eu faa. Voc grande o suficiente para saber, no precisa da minha ajuda. Mas eu estou pedindo a sua ajuda. Voc pode me ajudar, por favor? Voc precisa se ajudar, Emlio. Voc precisa se salvar. Voc no palavra, Emlio. Voc no palavra! Dentro do CAEM, ao som de rock dos anos sessenta, Emlio e Esgoto danavam como dois alucinados no meio da multido. Remexiam-se e inventavam as mais amalucadas performances sem receio de parecerem ridculos.

62

Quarta Feira, 15 de Abril de 2009

Emlio olhava o teto. Carolina dormia sobre o peito nu dele. Ela tambm estava nua. Os dois estavam no quarto novo de Carolina. E Emlio olhava o teto. Vernica preparava um caf. Ela estava de cala jeans e camiseta. Emlio entrou na cozinha vestindo apenas uma cueca samba-cano e a bocejar. Vernica achou engraado. Bom dia, Vernica! Bom dia, Emlio! Voc sempre faz as refeies de cueca. No. S quando estou numa repblica de garotas. Te incomoda? No. J vi homens de cueca antes, pode ficar tranquilo. No cinema? Na vida real. Voc tem cara de virgem. No quero falar sobre isso. Sobre virgindade? Sobre virgindade, sexo, homens de cueca, etc. Muitos?
63

Muitos o qu? Voc j viu muitos homens de cueca? Qu! Alguns. Agora chega! Emlio se calou. Tomou um gole do caf quente e extremamente aucarado e perguntou: E sem cueca? Em um boteco, Emlio e Carolina bebem cerveja. Eu no preciso de salvao. Preciso de compreenso. disse Emlio. Voc precisa tomar jeito, garoto. E voc parece minha me falando. Talvez ela tenha razo, sabia? Esse lance de voc no querer se curar, de voc ter essa banda que no d em nada. Esse tal movimento punk que no te ajuda em nada, voc paga pra tocar, mas, se pelo menos o dinheiro fosse seu, no? Voc pede dinheiro pra mim, voc pede dinheiro pra sua me, voc pede dinheiro at mesmo pro idiota do Esgoto. At o Esgoto trabalha, d aulas. claro, ele vive com os pais, mas ele trabalha. Chega, Carolina, chega! Voc no entende, n? No, eu no entendo. E no me venha com retrica. T cansada de suas retricas, seus jogos de palavras. Voc parece uma velha falando. E voc parece uma criana.
64

Por que voc t me tratando assim? Eu no dei no coro ontem isso? Eu no te dei prazer ontem? No meti bem ontem? Carolina, enfurecida, se levantou. Vai se foder, escroto! Carolina jogou uma nota de dez reais sobre a mesa e se retirou com raiva. Emlio viu sua namorada ir embora. Que belo traseiro! ele disse pra si mesmo, orgulhoso, e, voltando-se para o homem que estava no balco pediu: Mais uma cerveja aqui, irmo!

65

Quinta Feira, 16 de Abril de 2009

Seu Joo alimentava os pssaros de cantos engaiolados. Dona Marilene regava as couves. A an amarela navegava pelos cus e seu brilho iluminava o quintal. Os ces preguiosos se agitaram com a chegada de Emlio. Emlio observava as nuvens, o cu, a estrela. No olhe diretamente para o Sol, voc sabe que faz mal. advertiu Seu Joo. Pai, o que seria do universo sem as estrelas? No sei, meu filho. Mas eu sei. O universo seria escuro, vazio, feio. As estrelas iluminam o universo, iluminam nossa vida, nos mostram o caminho. As estrelas criam formas que encantam nossos olhos. As estrelas criam cor. As estrelas so os enfeites mais lindos que Deus criou. As estrelas so a vida do cosmo. Filho, voc muito eloquente. Mas, no olhe diretamente para o Sol, tenha mais respeito com ele. Eu no consigo. Como assim? Ele lindo, meu pai. Ele lindo!
66

Sexta Feira, 17 de Abril de 2009

Carolina e Emlio se beijam no sof da sala da repblica. Me desculpa, amor. Eu no deveria ter falado daquele jeito com voc. disse Emlio. No deveria mesmo. Eu sei. E nunca mais vou falar assim. Eu sei que voc s quer me ajudar, s quer meu bem. E voc vai procurar ajuda? Sim. Segunda eu vou voltar no psiquiatra e farei tudo que ele mandar. Eu gosto muito de voc. Eu tambm gosto muito de voc. Pera que eu vou pedir uma cerveja pra gente. Beleza. Carolina se levantou e saiu para o quarto. Passados alguns segundos, Vernica apareceu na sala. A presena ruiva de Vernica incomodou Emlio. Ela estava linda em um traje noturno. Oi! ela disse. Oi, tudo bem? Tudo. Vocs no vo sair, hoje?
67

No. Agente vai ficar por aqui mesmo. Voc vai pra alguma festa. Vou. em uma repblica de umas meninas no Pilar. Que bom! Divirta-se! Obrigada. Os dois se encararam. Os dois se desejavam. Ve, voc est linda! disse Carolina. Sem tirar os olhos de Emlio, Vernica respondeu ao elogio: Vestida para matar. Muito gostosa! disse Emlio. A expresso que Carolina fez flechou a corao de Emlio como uma seta impiedosa. No mesmo instante, Emlio tentou consertar sua mancada: Eu disse isso? Eu disse isso mesmo? No liga pra mim. Eu sou doido.

68

Sbado, 18 de Abril de 2009

Emlio e Brob bebem em um boteco. Sobre a mesa, vrias garrafas de cerveja. como naquele filme Uma Mente Brilhante, t ligado? O Nash acaba aceitando suas alucinaes, entende? isso que eu vou fazer. disse Emlio. Ento, voc j admite que so apenas alucinaes. Grande passo meu amigo! Claro! Se eu disser que realidade vocs discordaro. Tenho medo que me internem, sei l. Voc ainda acredita que somos palavras? No uma crena. um fato. voc e as outras palavras que esto alucinadas. Andando e falando como se fossem reais. Minhas alucinaes no so menos reais que voc, meu amigo. Eu as vejo, as sinto, as cheiro, me comunico com elas. Ns bebemos juntos e cantamos juntos. E vo se ferrar juntos! Pra mim voc est fugindo da realidade. Que se dane a realidade! Voc quer a realidade, voc quer a realidade? Ento, fique com ela! Voc quer os mortos de
69

fome, os doidos de crack, a corrupo poltica, a polcia assassina, as guerras, a ganncia, o poder, a derrota, as vadias que no do a boceta nem por decreto, voc quer? Voc quer a realidade? Vai l, fique com ela! Faa bom proveito, meu amigo! Estou preocupado com voc. Voc ir terminar como esses caras da Barra, bebendo cachaa numa segunda tarde, dormindo na sarjeta, filando cigarro na Rua Direita, fedendo e falando sozinho. Quer dizer, falando com o Leonardo Pataca ou com o Jean Valjean. No. Eu falo com um tal de Brob que to pouco existe. E eu vou terminar quando o ltimo ponto for colocado e o Autor se der por satisfeito. Neste dia, estarei eternizado num papel, sem escolha e sem vida. Armagando meu espao em um canto, numa prateleira qualquer. Envelhecendo, como tudo na vida envelhece. At mesmo as alucinaes de um escritor. A minha maior alucinao sou eu mesmo. Achar que sou, quando na verdade no sou. Brob tomou um gole de cerveja e deu de ombros.

70

Domingo, 19 de Abril de 2009

Era madrugada. Voltando de uma festa, completamente chapado, Emlio passou pela Praa Tiradentes. Era madrugada e a praa estava deserta. Nem os taxistas, nem os nufragos da noite, ningum. Do silncio nasceu a Suite n 3 em R Maior - Air de Bach que vinha de toda parte, do cu, do cho, do vento frio, da esttua de Tiradentes, dos casares, das ladeiras, dos morros de barracos empilhados, de Saramenha enfumaada, da Bauxita, Piedade, Antnio Dias, Veloso, de toda Ouro Preto. Contudo, para Emlio, a Suite n 3 em R Maior - Air de Bach vinha de dentro dele, das suas milhes de clulas. No centro da praa, uma menina bailava. Uma menina linda, com um agradvel e alegre semblante, cabelos negros e anelados, devia ter oito anos e bailava como um anjo no Paraso, feliz de estar junto a Deus. Emlio se aproximou da criana. Quem voc? perguntou Emlio, no obteve resposta. Menina, est de madrugada. Onde esto seus pais, onde voc mora? mais uma vez, ele no obteve resposta.
71

Quem voc, menina? Diante dos olhos trpegos de Emlio, a criana de oito anos transubstanciou-se numa moa, bela moreninha, de dezesseis anos, e, ela bailava mais graciosamente ainda. Caralho! Qual seu nome menina? Carolina. respondeu a mocinha sem cessar o bailado. Tem o mesmo nome de minha namorada. Onde voc mora? Moro nas palavras. Que palavras? Palavras... E o que faz aqui? Dano nas palavras. Quer danar comigo? Quer ser palavra como eu? No. No quero. Sou carne e sangue. Emlio foi para casa andando pelas ruas ermas, atordoado. Seguido pela moreninha que bailava, pela Suite n 3 em R Maior - Air de Bach e por Quincas Borba, o co, que de vez em quando cismava de ladrar na direo de Emlio, como se estivesse a prenunciar um ataque. Os latidos de Quincas Borba

incomodavam Emlio mais que tudo, por saber que o co carregava dentro de si um filsofo idealista e sonhador.
72

Segunda Feira, 20 de Abril de 2009

Sentados na varanda da casa de Emlio, ele e Carolina conversam. Ela tinha o meu nome? perguntou Carolina. Sim. E era morena tambm. De que livro ela ? No sei. Estou pesquisando. Talvez, eles estejam querendo te dizer alguma coisa. No sei, pode ser. E voc? O que voc quer me dizer? Hoje, eu vou em uma festa numa repblica. E da? Voc no pode ir. Eu no posso ir? uma festa s de meninas, isso? No. em uma repblica masculina, mas s a nossa repblica e a repblica deles. Entende? No vai ser nenhum festo, no. Tudo bem, amorzinho? Tudo bem. Uai, fazer o qu? C quer ir, ento vai. Cs vo fazer uma social, n? ! Agente vai se socializar um pouco.

73

Carolina lhe beijou. Durante o beijo, Emlio fitou a fumaa que saa de uma chamin da fbrica. A fumaa lhe pareceu bela como um poema.

74

Tera Feira, 21 de Abril de 2009

Policiais

infestavam

cidade.

Cavalos,

viaturas,

Helicpteros. Gente importante, polticos, empresrios, artistas, atores de novelas da Rede Globo. A comemorao pelo heri morto. Outra revolta esmagada. Outro sangue derramado. Discursos, cartazes, medalhas. No centro da Praa, uma esttua eternamente calada. Jovens que no davam a mnima para a inconfidncia aproveitavam o feriado para se divertir. Brindar o cu azul e o sol. Que se dane o heri enforcado! Que se dane o heri na masmorra! Jovens que no davam a mnima para a inconfidncia aproveitavam o feriado para se divertir na Rua Direita. Hippies com seus trampos, punks com seus moicanos, dentro das repblicas os estudantes, velhos amigos se encontrando, cerveja em copos descartveis, corpos tatuados, dreads, tnis, calas largas, piercing, bon, adidas, camisetas de bandas de rock, mendigos dopados a filar cigarros, coloridas saias indianas, poetas marginais (esto em todas!), turistas perdidos, muita polcia, o cu azul e o sol.
75

Encostado na parede, Emlio, Esgoto e o resto da banda: Grilo e Duca. Grilo e Duca no gostavam da Rua Direita. Contudo, estavam ali com uns amigos punks de BH. Garotas de mini saias de couro, cinto de couro preto com metais na forma de balas de fuzil, cabelos coloridos, visual pin up, base, blush, boca. Um senhor passa por eles e diz bem alto: Foda-se Acio Neves! Quem esse Acio Neves pensa que ? Fechar a Praa Tiradentes! Impedir o povo de Ouro Preto de entrar na Praa Tiradentes! E ainda quer ser presidente?! Nem na poca da represso, eles fechavam a praa no vinte e um de Abril! Nem na represso!

76

Quarta Feira, 22 de Abril de 2009

Duas horas da tarde, outro dia com os amigos na Rua Direita. O mesmo boteco de mesas e cadeiras de madeira. O boteco estava vazio. A clientela nas tardes de tera outra. Homens mais velhos, embrutecidos pela vida simples e difcil. Nas tardes de tera, os garons so simpticos e educados. Quem v at pensa que eles so humanos. Duas e meia da tarde, Emlio v trs garotas lindas e gostosas subirem a ladeira. Assunto na mesa: como as mulheres so maravilhosas, isso se elas quiserem trepar com agente. Trs horas da tarde, mijar no banheiro ftido do boteco. A privada estava entupida, mijo por todos lados. Assunto na mente de Emlio: as duas Vernicas. Trs horas e vinte e cinco minutos, um grupo de barulhentos estudantes secundaristas de uma cidade qualquer desce a ladeira. Aleijadinho, barroco, perodo colonial, o ciclo do ouro, igrejas e museus. Assunto na mesa: literatura e cinema. Quatro horas da tarde, Esgoto aparece e se une a Emlio, Brob e MM. Cerveja, cerveja, cerveja, conversa fiada e cerveja.

77

Quatro horas e quinze minutos, duas niades perfumadas adentram o recinto ebrifestante. Assunto na mesa: quem se aproximar delas? Quatro e vinte, MM senta-se na mesa das niades. Quatro e vinte e um, MM expulso da mesa das niades. Sete horas da noite, poeta marginal adentra na taverna trazendo no bojo sua lira quebrada. Assunto da mesa: a poesia marginal est na moda. Oito horas da noite, mudana na clientela: estudantes e turistas. Oito horas e quinze minutos, duas gringas adentram no recinto ebrifestante. Oito horas e vinte minutos, MM senta-se na mesa das gringas. Oito horas e vinte e um, MM expulso da mesa das gringas. Ele no sabe alemo e as gringas no sabem portugus ou ingls. A nica palavra que elas aprenderam foi: cerveja. E: quanto ? Nove horas da noite, mais poetas marginais, o ar fica pesado. Nove e meia, pinga, cerveja, pinga, cerveja, cnticos, pinga, cnticos, cerveja, conversa fiada, cnticos, pinga e cerveja. Onze horas da noite, Emlio Rousseau se despede, bbado como um gamb.
78

Onze e quinze, Emlio est no ponto de nibus. Onze e dezesseis, Emlio dorme no ponto de nibus. Meia noite, o nibus passa. Emlio acordado por uma alma caridosa. Meia noite e cinco, Emlio dorme dentro do nibus. Cinco para uma da madrugada, Emlio passa do seu ponto. Uma hora, Emlio acordado pelo cobrador no ltimo ponto. Uma hora e cinco minutos, Emlio inicia a caminhada para a sua casa. Uma e meia, Emlio chega em casa. Uma e trinta e dois, Emlio vomita na cama. Uma e trinta e trs, Emlio dorme no cho do quarto.

79

Quinta Feira, 23 de Abril de 2009

Passando pelo Rua So Jos, Emlio encontrou com Carolina acompanhada de duas amigas da repblica. Oi. Emlio cumprimentou as amigas de Carolina. Oi! Ele e Carolina se beijaram. Carolina, eu preciso conversar com voc. Carol, ns vamos indo na frente, t? Tudo bem. Tchau, Emlio. Fal! Ento, Carolina, como foi a festa l? Foi boa. Por qu? T com cimes? Voc no me ligou, nem nada. Liguei sim. Mas voc tava no boteco como sempre. Sei l, Emlio, acho que sua me tinha razo. Qual, Carolina, o que voc quer de mim? Responsabilidade. Voc no trabalha, no estuda, vive bebendo, no leva a srio seus problemas mentais. muito complicado pra mim. Entende?

80

Entendo. Entendo que voc no tem pacincia e que seu amor condicional. Todo amor condicional, meu bem! Voc quer um sentimento divino e eu s tenho um sentimento terreno, Emlio. Sou jovem e no quero ficar batendo com a cabea na parede. Voc maravilhoso, Emlio! Srio mesmo! Mas vmo dar um tempo. Voc t acabando comigo! Voc no t me ajudando em nada! Essa a sua definio de amor? Esse o seu amor? Sangrar o corao de seu amante, isso? Que merda! Emlio saiu com passos raivosos. Emlio! Emlio, volta aqui! Emlio!

81

Sexta Feira, 24 de Abril de 2009

Emlio tentava escrever algumas palavras no computador. Mas, a pgina virtual continuava em branco. Ele se levantou. Bebeu um pouco de caf na cozinha. De volta ao quarto, ele se assustou com um menino de onze anos abaixado em um canto. Quem voc? O que faz aqui? perguntou Emlio. Procuro por Emlio Rousseau. respondeu o menino. Eu sou Emlio Rousseau. O que voc quer comigo? Quero lhe mostrar a beleza das palavras em narrativas. Quero lhe contar um pouco da minha vida. Vida vivida e inventada. Quero que sinta minha alma feita vocbulo e aprisionada nas frases sublimes de uma histria. Entre por ali. O menino indicava com o dedo uma passagem que se abriu na parede do quarto. Entre. Emlio passou pelo estranho portal. Do outro lado, erguiase na escurido da noite um edifcio antigo, quarenta janelas, luzes acesas. Em arco, sobre as janelas centrais, no alto do prdio, uma inscrio dourada dizia: ATHENEUM.

82

Na sacada de uma das janelas, Emlio viu um homem de expresso olmpica no semblante. Penetre na minha existncia. pediu o menino. Voc no quer ser palavra? No, no quero. Eu quero ser carne, sangue. gritava Emlio, nervoso e assustado. Eu quero ser carne. Quero ser sangue. Quero a dor real. Quero a alegria real. Quero ser carne, sangue. Carne! Sangue! Desaparea! Desaparea! Emlio ainda gritava quando se percebeu diante do computador. A pgina virtual continuava em branco. A pgina virtual continuava a desafi-lo.

83

Sbado, 25 de Abril de 2009

Emlio ligou para a repblica de Carolina. Al! Quem fala? Vernica. Vernica? Aqui o Emlio, namorado da Carol. Voc quer que eu v cham-la? Ela t a? T. No chama ela no. Eu queria conversar com voc. O que voc quer comigo? Preciso de sua ajuda. Pra qu? Pra conversar, pra desabafar. Queria muito te ver. T bom. Mas no conta nada pra Carolina. Tudo bem? Vou pensar. Bom, se voc aceitar, vou t te esperando na Praa da Estao, no coreto, l pelas quatro horas, amanh. T. Tchau.
84

Domingo, 26 de Abril de 2009

Emlio esperava sentado no coreto, ele segurava uma flor, uma margarida. Vernica apareceu. Oi! disse Emlio, sorridente. Oi! Vernica tambm sorria. Para voc. Emlio ofereceu a margarida para Vernica. Obrigada. Dentro do bar, homens jogavam sinuca, dois grupos de jovens estavam em suas mesas a beber e conversar. Na tela da TV, um jogo de futebol. Emlio e Vernica se sentaram bem prximos. O garom se aproximou e perguntou: O que desejam? Uma cerveja. respondeu Emlio. Ento, o que voc quer conversar comigo? perguntou Vernica. Estou apaixonado por voc. Vernica sorriu. E Carolina?

85

Eu terminei com ela. Disse que estava apaixonado por outra pessoa. No podia continuar fingindo. Eu no estou apaixonada por voc. O garom trouxe o pedido. Ele serviu o casal e se foi. No precisa estar. Por enquanto, no. Apenas fique comigo, hoje. E se voc no gostar, eu no te incomodo mais. Eu no estou apaixonada por voc. Mas, gostei de voc. Voc muito lindo. E voc tambm. Os dois se beijaram. Espera a que vou ao banheiro. disse Emlio. Dentro do banheiro, Emlio tirou um papelote de cocana do bolso. Ele derramou o p sobre a pia, tirou uma nota de cinco reais do bolso, fez um canudo com a nota e aspirou a cocana trs vezes at que restasse um pouco do p sobre a pia. Ele passou dedo no p sobre a pia e levou o dedo sujo boca, esfregando-o pelos dentes e nos lbios. De volta mesa, Emlio se sentou, bebeu um pouco de cerveja. Ser que um dia voc se apaixonar por mim? Vernica encarava Emlio. Encarava a beleza que ela tanto admirava e o nariz sujo de cocana.

86

Segunda Feira, 27 de Abril de 2009

Algum toca a campainha da casa de Emlio. Atende l, Emlio! pediu Dona Marilene. Emlio abriu a porta. Era Carolina. Ela sorria. Ele se manteve srio. No quarto de Emlio, os dois se amaram.

87

Tera Feira, 28 de Abril de 2009

Dentro de um bar na Praa Tiradentes, Emlio bebia sozinho no balco. Um jovem sentou-se ao lado e pediu uma cerveja. Voc Emlio Rousseau. perguntou o jovem. Sou. Por qu? Gregrio Nassau. Prazer! Prazer. Voc pensa que o personagem de um livro, certo? Quem te contou isso? Outras tantas palavras como ns. Como ns? Eu sou um personagem de um livro esquecido. Um livro escrito que nunca ser lido, por desejo de seu Autor. O pior que ele pensa em queimar o livro e se ele o queimar, eu morro. Ele no acredita em si mesmo e dessa forma, acaba no acreditando em mim tambm. Sou uma palavra que logo morrer. Estou perdido. Como assim?

88

Voc quer ser sangue e carne. Contudo, o pior no ser palavra. O pior ser uma palavra nunca lida, uma narrativa nunca escutada. Leitores so janelas. Atravs deles vivemos e gozamos, somos mal tratados ou elevados, menosprezados e se tivermos sorte nunca seremos esquecidos. Lembre-se: palavras, quando lidas, so eternas. Sangue e carne, NO! Mas, se voc no for uma grande obra de arte escrita por um gnio, ento no vale a pena. Voc ser uma palavra nunca lida. No seja palavra. O melhor mesmo morrer como sangue e carne. Emlio abaixou a cabea a cismar. Quando ele ergueu a cabea, Gregrio Nassau j no se encontrava mais ao seu lado. Emlio o procurou com os olhos, mas o nico que conseguiu encontrar foi Brob, que caminhava em sua direo. Emlio preciso de contar uma lance paia pra caralho. Que eu sou uma palavra que morrer. Do que voc t falando? Cara, acabei de ver Carolina, l no adro da So Francisco com outro cara. Emlio largou o copo que segurava e saiu do bar apressado. No adro da So Francisco de Assis, ele se aproximou de um casal que se beijava. Era Carolina e Renato. Filha da puta! esbravejou Emlio. Emlio?! exclamou Carolina, surpresa. Calma a, Emlio! Segura sua onda! disse Renato.
89

Segura sua onda?! Emlio avanou sobre Renato e o golpeou com um soco no rosto. Renato caiu. Carolina pedia para Emlio parar, enquanto ele chutava Renato. Brob interveio e segurou Emlio. Carolina ajudou Renato a se levantar. No me procure mais, Emlio! Ouviu bem? Acabou! Ouviu, seu maluco? Acabou! Carolina, espera. Por favor! Desculpa! Por favor! Em um bar na Rua Direita, Emlio e Brob bebiam. Emlio bebia pinga e se lamentava. Na mesa ao lado, duas turistas espanholas, jovens e bonitas, riam. Emlio sentou-se com elas. De onde vocs so? Espanha. Eu sou um guia. Esto precisando de guia. Guia. Eu. Queremos maryhuana. Hmm... maconha. Sabe? Maconha. Venham comigo. No Morro da Forca, Emlio, Brob e as duas espanholas fumam maconha e bebiam um vinho vagabundo. Brob tinha algumas pedras de crack que eles consumiram usando latinhas vazias de cerveja e cinzas de cigarros. Um mendigo veio at eles. Posso dar uma bolinha? perguntou o mendigo. T limpo. Vai fundo. respondeu Emlio. Enquanto o mendigo fumava o resto do crack, Emlio levantava a saia de uma das espanholas e com movimentos
90

rpidos tirou a calcinha dela. Emlio botou o pua pra fora e comeou a meter na espanhola. Ele viu quando o mendigo comeou a se masturbar sem tirar os olhos de Emlio e da espanhola. Durante o coito, Emlio escutou risadas estranhas. Ele procurou a origem das risadas e viu Quincas Borba e Luciano, o garoto de onze anos. Os dois gargalhavam, apontavam para Emlio e diziam, em tom de gracejo: Sangue e Carne! Sangue e carne! Sangue e carne!

91

Quarta Feira, 29 de Abril de 2009

Algum tocou a campainha da casa de Emlio. Um, dois, trs, quatro toques. Emlio finalmente foi ver quem era. Era Carolina. Ela no sorria. Ele tambm no sorriu. O que voc quer? perguntou Emlio. Acho que voc merece uma explicao. Oc no tem que me explicar nada. Deixa disso, Emlio. Deixa disso voc, s. J chega, no quero mais saber. Emlio, voc sempre foi legal comigo... Eu sempre fui legal com voc! Porra, isso que voc tem pra me dizer. Eu sempre fui legal com voc. E o que eu ganho? O que eu ganhei? No vou me desculpar. Ento, vai merda! Chorando, Carolina foi embora seguida pelos gritos de Emlio. Ento, vai merda! Vai merda! Voc e aquele filho da puta! Vai merda!

92

Quinta Feira, 30 de Abril de 2009

Emlio telefonou para a repblica de Carolina: Al? A Carolina est? Quem quer falar com ela? Renato. Pera a! CAROLINA!! RENATO!!! Aps alguns segundos, Carolina atende: Al? Renato? Carolina, voc quer casar comigo? Emlio, seu doido, vai tomar no c!! Aps algumas horas, Emlio telefonou para a repblica de Carolina: Al? A Vernica est? Quem quer falar com ela? O Joo da turma dela. Pera a! VERNICA!! JOO!!! Aps alguns segundos, Vernica atende: Al? Joo? No conheo nenhum Joo. Vernica, aqui o Emlio. Emlio, a Carolina est muito chateada com voc.
93

Vernica, voc quer casar comigo? No, Emlio, no quero me casar com voc. E acho melhor agente no se falar mais. Adeus! Vernica desligou. Aps alguns minutos, Emlio telefonou para a repblica de Carolina: Al? Al! Quem t falando? Jlia. Jlia, voc quer casar comigo?

94

Sexta Feira, 01 Maio de 2009

A campainha da casa de Emlio tocou. Dona Marilene atendeu. Emlio, pra voc. Mila esperava por Emlio. Eles se abraaram. Mila estava com uma mochila, cobertor, barraca. Vmo acampar, Milho? perguntou Mila. E por que no? Emlio preparou a mochila. Os dois subiram em direo ao Pico do Itacolomi e acamparam perto de um riacho. Os dois armaram a barraca, cataram lenha e fumaram maconha. Quando a noite surgiu, ela encontrou uma fogueira acesa e os dois a se amar. Tenho uma surpresa pra voc. anunciou Mila. Ela tirou da mochila dois papis de LSD. Ela consumiu um e Emlio o outro.

95

Sbado, 02 de Maio de 2009

A Estrela amanhecia e sua luz despertou o planeta. Emlio acordou e deixou Mila dormir. Ele catava lenha para preparar o caf da manh, quando percebeu uma pessoa ao longe. Oi! Oi! gritou Emlio, sem obter resposta. A pessoa, aos poucos, desapareceu. Emlio voltou-se distrado e se assustou ao ver um coelho branco de dois metros de altura ao seu lado. Siga-me. ordenou o coelho. Emlio obedeceu. O coelho branco o levou para uma cachoeira. Ele fez um sinal para que Emlio se banhasse. Emlio se despiu e entrou na gua fria. Um arrepio. Palavras brotavam das guas da pequena cachoeira. Bilhes de palavras que formavam milhes de narrativas, personagens, paisagens. aes, Narrativas pensamentos, clssicas e sentimentos, narrativas lugares,

esquecidas.

Personagens antigos e personagens modernos. Histrias mortas e histrias vivas. Todas fantasiosas, todas ficcionais. Narrativas de mundos belos e impossveis. Dramas, romances, contos, mitos.
96

Todos aqueles que viviam atravs dos olhos das pessoas reais. Da imaginao. As narrativas transpassavam o corpo nu de Emlio. Ele chorava e gargalhava, e, no auge da euforia, bradou: EU QUERO SER PALAVRA!!

97

Domingo, 03 de Maio de 2009

Emlio e Mila desceram o Pico de mos dadas. O sol preparava seu leito atrs do horizonte com um cobertor de montanhas verdes e lanava um ltimo bocejo de hlito alaranjado pelos cus.

FIM
Emlio Rousseau um jovem da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Desempregado, drogado e confuso, Emlio sofre de um transtorno mental que o faz acreditar que um personagem de fico de um romancista decadente.

98

You might also like