You are on page 1of 44

1

Moinhos de ventos
Poesias, poemas,relatos de vidas em movimento...

Wilson Jesus Lucas Junior

Edio Especial

Novembro 2012

Ningum se aposenta da vida


(a companheira Bernadete Martins)

Se a vida fosse um correr de um rio E do seu nascedouro a sua foz Seguisse um s caminho Por si s, j seria cheio de tribulaes. O Romper do solo O curso dgua O encontro dos regatos A compresso das margens A poluio A degradao O declive do terreno A fora da gravidade A pororoca A gua se evapora Um novo ciclo se inicia. At que um dia aposentadoria! Aposentadoria de que? Ningum se aposenta da vida Aposenta-se das regras, da obrigao da lida. Quem sabe agora, Use o tempo para o prazer de produzir valores de uso Exercendo o legitimo direito a siesta. Contemplem se deleite com as belezas que os seres humanos produziram, ao realizarem o ato histrico de produzir e reproduzir a vida. ... E enquanto isso continue conspirando sem obrigao, Construindo e reproduzindo a Vida, a Resistncia e a Revoluo.

Wilson Jr. 15/08 2012

Utopia

GIUSEPPE_PELLIZZA_DA_VOLPEDO-Il_quarto_stato-1901b

Essa ideia de paraso Que perpassa nossas vidas. A figura do lugar perfeito ptria sem fronteira. A cada um as suas necessidades, (a equidade) O respeito s diferenas Na construo do todo. O equilbrio entre homem e natureza, O fim da opresso. Essa coisa real em nossas mentes e, Ao mesmo tempo to abstrata. Que nos faz cerrar fileiras, verter lgrimas, Doar nosso sangue, nervos e msculos. s vezes nos congela a alma...

Porque no ganhamos? No era por todos que lutvamos? Ser que perdemos? No sucumbimos ao imprio, Ao pensamento nico. A renovao de velhos coronis, Nem ao poder pelo poder, O olho por olho, a vitria dos beija mo. Como uma cunha fincada na fresta, Reafirmamos nossas bandeiras, Convices, nossa idia de mundo. Cabeas erguidas camaradas! Vamos luta! No somos poucos E imprescindvel se faz nossa ao.

Wilson Jr 04/07/2012

Perpetuao

Na Roma antiga como forma de ludibria E tira a ateno do povo para as falcatruas Do imperador de Plato. No coliseu, nas arquibancadas de pedra Debaixo do sol, se alimentado de po O povo assistia extasiado Ao massacre dos cristos Jogados como alimento aos lees. Na ps modernidade nas recepes Dos famigerados planos de sade. Sentados em cadeiras ergonomicamente corretas, Ar condicionado, gua, caf e painel de classificao. Aguardado horas por atendimento... Assistir- se televiso.

Wilson Jr. 01/07/2011

Devemos ser ponte


(homenagem turma M e a todos os educadores)

Em tempos remotos, quando um tronco de rvore atingido por um raio caiu sobre um rio ou desfiladeiro ligando dois lugares antes desconhecidos, o inesperado supriu um desejo humano. O eu encontrou o ns, surgindo a ideia de ponte. Quando foram construdas as primeiras pontes, achavam que a rigidez era o mais importante. Depois, com o tempo, descobriram que as pontes muito rgidas sofriam mais desgaste, comprometendo seu papel de ser elo de ligao.

Ao longo da histria, as pontes foram mudando, sofrendo transformaes. Existem pontes de pedra, corda, madeira, bambu, ferro, vergalho e cimento; pontes mveis que permitem a passagem de embarcaes; as estanhadas construes modernas, verdadeiros monumentos; as maiores e de grande extenso tm at amortecedores nos seus filamentos e acreditem! balanam com o vento. E como no falar das pontes areas, oleodutos, aquedutos, minriodutos, palafitas os jardins suspensos da Babilnia, os sistemas de irrigao por gravidade, as tirolesas, a rede mundial de computadores etc.etc.etc.?

Para se fazer uma ponte necessrio saber para onde se quer ir. Anos de estudos e conhecimentos so necessrios para escolher a melhor trajetria, o ngulo perfeito para tornar o percurso menos ngreme e mais seguro.

Ao transpor esses obstculos, a ponte construda permanece ali. Estabelecido o fluxo, os que passam cotidianamente nem se do conta da sua importncia, no sabem da sua histria, de como foi constituda, s admiram sua firmeza e confiam na sua solidez. A ponte est ali. E depois de atravessa-l, nunca mais seremos os mesmos. Ampliam-se os horizontes; as comparaes so inevitveis; nossas verdades so colocadas em cheque; instala-se o enigma da esfinge decifra-me ou te devoro.

Mas ser ponte no tarefa fcil, no s felicidade. Para ser ponte e conter o atrito necessrio ao trabalho, preciso ter uma base slida. Os filamentos do seu corpo funcionam como uma coluna vertebral, fazendo movimentos, num momento comprimindo, noutro aliviando a tenso quando das intempries.

Para transportar seres humanos, histrias, sentimentos e conhecimento preciso ter cuidado: se o trnsito for intenso, aumenta o sofrimento. O seu corpo, de tanto atrito, fica rgido, perde sua elasticidade, para de pulsar, deixando os transportados aflitos e sua existncia em perigo. Por isso, ao passar por uma ponte, pela primeira vez olho bem para sua aparncia, observo sua estrutura e procuro saber da sua histria, da sua construo, da sua confiabilidade. S assim, depois de um tempo, naturalizo sua existncia. S ento me permito ser transportado para os lugares mais longnquos.

Existem pontes de guerras e de paz. preciso construir as pontes da incluso, da gesto democrtica, desmascarar as pontes da opresso, da hipocrisia e das desigualdades, para juntos construmos, com equidade e respeito, a ponte da liberdade.

Ser ponte estabelecer o fluxo contnuo, se permitir e possibilitar ao outro a busca do conhecimento que leva emancipao. Esse o nosso ofcio. E para isso que estamos aqui. Wilson Jr. Cariacica/ES, 06 de janeiro de 2011.

O Olhar da Rua

Nas palafitas barracos e becos O estado s represso. O destino o medo calado Ou violncia, assassinatos, priso. Nos meios de comunicao Uma s verso Tem a pr - tenso De ser a verdade. De repente, ou melhor Da necessidade De questionar a realidade. Surge um novo olhar Que rompendo a caverna do destino Decifra as sombras do inimigo. Revelando ao povo sua origem E de onde vem a opresso De repente um Grito, Basta! Descobre na comunidade A possibilidade de organizar-se. E vivenciam que permanecendo juntos O grito sai mais alto mais forte. Basta!

Agora fortalecidos Libertos da miopia Da verdade imposta. O olhar da rua Vislumbra um novo Que estava ali At ento imperceptvel. E o grito antes coadjuvante, contido Agora ecoa na condio de sujeito histrico Nos lugares mais longnquos Onde antes se julgava impossvel. E nasce possibilidade real De romper a roda do destino. E os meninos e meninas Que brincavam ali entregue a prpria sorte. Viram, artistas, reprteres. Pra contar e reescrever sua histria. (Homenagem aos integrantes do Grupo Olho da Rua) Wilson Jr. 07/06/2010

10

2 Ponte Socorro!

Na ponte que leva e traz o desenvolvimento Os carros andam lentos. O ar carregado de fumaa e fuligem Buzinam estresses, engarrafamento. Sua aparncia robusta esconde No seu cerne de vergalho e cimento Um enfermo sem atendimento. Ser que o seu corao Agenta tanta presso? Ou as artrias, sem manuteno Vo dilatando entupidas de trafego De repente solta um pedao AVC, isquemia. Colapso. Meu corpo sobre seu corpo Sofre osmoticamente ao ver Do ao exposto no seu dorso machucado Sangrar ferrugem Chagas, buracos Fraturas exposta ao tempo. Wilson Jr 15/06/2010

11

Cabelo (O Viking)

No inicio de 2008 fui convidado pelo C. A. (Centro Acadmico dos Estudantes) da UFES em Alegre no Sul do ES, para monitorar um curso de formao poltica para os estudantes daquele Campus. O grupo era composto por 28 alunos, predominantemente de agronomia, engenharia florestal e nutrio. Antes da viajem alguns amigos me disseram: Alegre s tem bicho grilo . Explico: So figuras cheias de trejeitos, que ainda segue a moda hippie, usando grias. Debochados, "tira sarro" de tudo e de todos. Chegando ao campus universitrio, um estudante me chamou ateno de forma especial. Cheio de sardas, cabelos vermelhos estilo dread look sempre de bermuda e camisetas, fazendo propaganda em defesa do meio ambiente. Veio me receber, seu nome Cabelo. Deu-me boas vindas e aos colegas que foram comigo. Aps o primeiro dia do curso, a noite samos para um momento de confraternizao da turma. Era uma linda noite em Alegre. Lua cheia. Na mesa me contaram que Cabelo foi para o campus de Alegre no vestibular de 2000/2, ou seja, j estava l h oito anos, aluno do curso de Zootecnia, entedia tudo de florestas, conhecia tudo e todos da cidade nos mnimos detalhes. Uma enciclopdia viva. Perguntei de onde veio esta figura, me disseram que ele de Campo Grande, Municpio de Cariacica, regio da Grande Vitria e descendente de italiano. Olhei aquela figura e no perdi tempo. Voc no italiano nem aqui, nem na Itlia vio, voc um Viking!

12

Todos caram na gargalhada. Um estudante de Campos (RJ), que foi convidado para participar do curso falou: O cara a maior figura bro! Ecologicamente correto, Cabelo andava com uma caneca verde pendurada no pescoo por um barbante, nela tomava: gua, caf, cachaa, cerveja etc. Bebeu a noite toda sem pagar uma cerveja. Quando algum colocava bebida em seu caneco, revirava os olhos como forma de agradecimento e todos caam na gargalhadas. Piadas, histrias engraadas, nem vimos a noite passar. Na semana passada, recebi uma boa noticia. Fui convidado para retornar a Alegre, e dar continuidade ao processo de Formao Poltica. Perguntei se todos estavam bem. uma das coordenadoras do C.A. me respondeu com uma voz triste: - mais ou menos, - O que houve? Perguntei? Ela me respondeu que Cabelo foi obrigado a ser formar no segundo semestre de 2009 (por razes bvias). Fiquei pensando... Como um Bicho Grilo viver longe do seu habitat natural? Como ficara a turma sem ele! que a maioria dos alunos do Campus de Alegre, so de outros municpios do estado e do Brasil, e acabaram de perder a convivncia com seu broder mais querido, e com certeza Alegre ficar mais triste sem a presena nrdica do Cabelo.

Wilson Jr janeiro de 2010

13

Encontro Ancestrais II

No norte do ES, Sul da Bahia e oeste de Minas, onde antes verdes matas Sustentavam fauna e flora, quilombos, aldeias E pequenas propriedades. Agora Verdes Deserto De cana e eucalipto Sustentam o capital. Margeando a rodovia Sobre o solo seco rachado Casas de estuque, o kitungo, Pequenas roas forno de carvo. Descendentes de Reis e Rainhas Arrancados da me frica Transportados em tumbeiros. Sobrevivem como cativo Do grande Deserto Verde. Rostos negros receosos de tanta explorao Organizam-se em Quilombos Como forma de resistncia: A escravido, Ao descaso Ao esquecimento.

A identidade reside no territrio, Na pele negra, na luta pela dignidade Diante desse quadro ao qual esto submetidos Nossos Povos Ancestrais, e num momento fraterno Um misto de alegria e indignao Tomou conta dos presentes, e foi feita a falao. No agradeceram solidariedade Em forma de grande lio. Junta o povo do quilombo, junta o povo da cidade precisamos de unio pra defender nossa terra, Nossos filhos nossa nao. Wilson Jr. Comunidade So Domingos (Sap do Norte) ES 28 de dezembro de 2009.

14

Duas Bocas

Reserva Biologica de Duas Bocas - Cariacica - ES

Num passado recente, refugiaram-se Em seus vales e montanhas ndios e escravos fugidos. Mata Atlntica Desembocar de dois rios re-pre-sa-dos Suas guas em potes transportadas por botes Abasteciam as provncias de Cariacica e Vitria.

Depois tornada reserva e preservada A natureza de forma exuberante Retoma o que antes fora devastado. E na boca do mato ressurge um osis Como pintura impressionista Dois olhos, duas bocas d qua EEEEEEEEEEE SSSSSSSSS CCCCCC OOOO R RRR EEEEEE MMMMMMM Da fonte pra matar a nossa sede. Wilson Jr. 10/09/2009

Com o desenvolvimento veio devastao Depois das cinco pontes suas guas Encanadas foram parar na capital. A mata foi derrubada, queimada Plantaram pasto, banana, milho e feijo Rareando suas guas As bocas quase secaram.

15

16

Que no calem o seu canto

Canto latino americano Liberdade Canto dos povos andinos Liberdade Canto dos povos originrios Liberdade Canto dos trabalhadores Liberdade Canto dos sem... Liberdade Canto da terra Liberdade Canto de ninar Liberdade Canto de acalento Liberdade Canto de dor Liberdade. Canto de lamento Liberdade Canto da vida Liberdade Canto da alma Liberdade Canto do corao Liberdade Canto de resistncias Liberdade. V em paz, Mercedes v Por que o grito do seu canto no se calar, Enquanto ecoar e pulsar nos coraes dos filhos e filhas desta terra o sonho de liberdade. Wilson Jr. 04/10/09

17

Rebelio dos Sentidos

(Sobre a Educao Especial)

Extra! Extra! Os cinco sentidos se rebelaram Mudaram de rgos. O que ser do mundo agora? Pessoas existem sem pensar Ouvem com os olhos Olham com os ouvidos. Sem o dedo indicador e o polegar opositor Ps como mos Mos como ps. Pasmem, mas possvel viver no mundo Sem dele, ter conscincia. preciso vencer o medo rever (pr) conceitos Questionar verdades Reconhecer as diferenas Reconstruir o todo. Wilson Jr. 24/04/2009

18

Vovo Mila Saudades!!!


Saudades dos seus conselhos, dos brigueiros, vassouradas, da sua coragem alegria e humildade. Saudades do fogo a lenha, da sua comida: macarro caseiro, polenta; da sua pacincia. Saudades da tintura de orucum; do croch, das colchas de retalhos, da velha mquina Singer. Lembranas da sua f, do seu conhecimento dos chs, rezas e benzimentos, para tirar mau olhado, quebranto. Lembranas das suas lembranas, memrias e histrias. Saudades do seu colo, seu alento, do seu rosto marcado pelo tempo... Lembranas da sua beleza, seu sorriso, do seu cabelo branco como agoldo; da sua sabedoria, matriarca da nossa famlia. Nossa rainha legionria de Maria, Que felicidade que alegria !!! No dia do seu nascimento, fechaste o ciclo da sua vida terrena, e nasceste para a vida eterna. Amm. Claudomira Damacena Pires 31/03/1907 31/03/2003 Wilson Jr.

19

Meninos soltam pipas

Portinari. Meninos Soltando Papagaios 1947, leo sobre madeira, 60 X 73

Sob o crepsculo da tarde Meninos soltam pipas. Raia, Pandorga Papagaio ou pio Depende da tradio. Armao de madeira ou bambu Levemente curvado pelo fio amarrado. Vrios formatos e cores De papel ou plstico. A rabiola o leme Do Oriente ao Ocidente. Depois da feitura A medio do cabresto Feito com exatido Garante um vo perfeito.

Num terreno apropriado Com a ajuda da natureza, Pois sem vento No tem pipa. Na ponta da linha a pipa voa Percorre distncia, Ganha altura. No vo da pipa o menino sonha Como sonhou um dia Seus entes-passados. O sonho de caro A gnesis do avio, Passaro alado Um sonho de liberdade.

Wilson Jr 07/10/2008

20

Sala de Aula

Espao de ao desenrolar das contradies entre os saberes. De um lado o saber cientfico Sistematicamente organizado. Do outro o saber popular vivido e falado. Professores alunos Alunos professores. Passado e futuro Presente! Espao de significao Criatividade, Compromisso e liberdade. A fala que se impem como idia universal, verdade absoluta. Idias velhas reproduzidas Com-for-ma-das. Ou o debater, a troca, a socializao do saber, o construir coletivamente novas snteses, revolucionar.

Wilson Jr 22/09/08

21

Eu s

Quando estou s, e mergulho no meu eu, procurando solues para os problemas que me afligem. Sinto-me: Sozinho Vazio Incapacitado Intil. Wilson Jr.

22

As borboletas esto voando....

Dos restos mortais dos seres vivos seja planta, ou seja bicho, brota a cada minuto, a vida se renova. No sub solo, formigas, minhocas e fungos, revirando, remoendo, revivificam a matria morta. A beleza em sua plenitude flores, cores tranqilas, brilhantes outras fortes e ofuscante, tamanhos e formas diversos formam mosaicos coloridos. Compondo o cenrio ao fundo, a tarde o verde encarnado hora o branco do orvalho na grama ao amanhecer. Ao dia o sol escaldante, com seus raios ultra - violetas,

com seus sons en-cantam harmonicamente o fundo musical. As lagartas que j foram ovos, Alimentando -se das folhas transformam se em casulos que depois de maduro explodem borboletas. Com beleza e desenvoltura e antenas rectilneas como se matizassem fantasias compem um bal magistral. ...A dana[...] das borboletas.... Wilson Jr 01/04/o8

no entardecer penumbra, na negra noite a lua e as estrelas compem novos cenrios. Joaninhas, grilos e pssaros

23

Filhos da me natureza
Mesmo modificada, quase sem vida, agonizante, te reconhecem, tentam curar tuas feridas, tua febre com ungentos, e alertam aos filhos da Ptria de que nossas vidas correm perigo! Wilson Jr. Nov. 2003

Povos originrios, filhos da me natureza, (ndios) Tupinikin, Guarani, parte da diversidade da vida no planeta. Escravizados, massacrados, discriminados, expulsos da terra e mantidos em cativeiros pela Ptria Amada. me natureza. Os filhos da ptria que te renegam, se transformaram em vrus. Poluem os rios, exploram ao mximo teus recursos, buscam a perfeio e a supremacia das raas e das espcies na forma geometricamente perfeita da plantao de eucalipto e das sementes geneticamente modificadas (OGMS). A diversidade est ameaada. Mas a vida brota, do limo, do lixo, do esgoto, da lama... Mas teus filhos primognitos resistem, saem do cativeiro do Deserto Verde. Unem os parentes Guaranis, Tupinikins, mulheres, homens e crianas. Guerreiros(as), Caciques, Pajs e Xams pintam-se, cantam e danam. E colocam-se em marcha na sua defesa.

24

Alm Mar II
Quinhentos e doze anos da invaso portuguesa s terras alm mar. Descobriram o que todos aqui j sabiam! Que a terra era me de todos e tudo que nela existia. Dividiram as terras e ergueram cercas no ventre de sua me De tua casa fostes expulso. Vos convenceram a trocar Especiarias por bugigangas ndios por que? Aqui no a ndia. Povos Originrios: Por andarem nus e adorarem a natureza, cortaram suas cabeas. Por no querer alienar o seu trabalho e receberem ordens, cortaram suas mos.

Por no produzirem mais-valia No se importam com a sua morte. Guerras de conquistas ou operaes de guerras. Bandeirantes, (in) justias ou Policia Federal Espadas ou balas de borrachas. Natureza ou commodities. Naus ou Agrobiness. Catequistas ou Deus capital. Projeto dos portugueses ou da Ptria Amada. Coisas do passado ou realidade? Wilson Jr. 26/10/2012

25

Devemos admitir

Que na luta pela transformao tambm somos transformados. Muitas vezes nos tornamos Indivduos nicos, portadores da verdade, arrogantes e prepotentes. Perfeitos, imveis, inertes Esttuas! questionamento, no admito!!! Para o novo no nascer velho, devemos questionar tudo: o preo do po, s normas estabelecidas; concepes de mundo, s nossas certezas. Jogar palavras, oxigenar Ouvir, falar, dialogar. Objetivos coletivos avaliaes coletivas. Exercitar crtica e autocrtica, destruir construindo gerar nova sntese, novos ciclos, possibilidades. por fim questionarmos a ns mesmos, inaugurar novas praticas. Wilson Jr. 12/2005

26

Reflexo

O EU se viu no espelho, O reflexo repetiu fielmente os movimentos. Ao olhar para o reflexo O refletindo pode reavaliar se reafirmar no todo, ou em parte. Histrias refletidas pode ser incorporadas, ou no.

Ao contrario s nos contos de fadas, quando o ao do espelho assume sua face prateada. Ganha formas, tem idias, memrias, faz planos. Acha que vida mais puro reflexo. Wilson Jr. Jan/2006

27

Milagre da Vida

Corpos se atraem quimicamente seres humanos experimentam a plenitude da vida, orgasmo. Numa luta incessante ,espermatozides disputam uma maratona de morte para encontrar o vulo. Na natureza assim morre-se para perpetuar a vida. Num momento fecundo, funde-se gametas, vidas, concepo. O ventre se avoluma pleno de vida o corpo vai mudando pulsando metamorfoseando-se como um casulo. A vida vai ganhado formas depois de um tempo de gestao o novo ganha vida numa exploso de choro.

Wilson Jr. Fev/2006

28

Indagaes e incertezas
Bem vindos ao tempo das incertezas do aparente triunfo do individualismo cidado. O tempo da Cidadania chegou remodelada claro: sufrgio universal; Voto eletrnico. Mas bem parecida com a sua origem na Grcia onde uma pequena parcela da populao decidi o futuro da Humanidade. O prprio estado organiza a sociedade civil, bem vindo aos Oramentos Participativos Onde empresa privadas organizam o miss scene. Movimento pela Paz nas cidades, mortes nos morros. A pequena burguesia faz passeata pelos avies nosso de cada dia. Cada um com seu cada um, todos fazendo a sua parte. Poltica de austeridade fiscal, para desevolver sustentavelmente quem? Todos ecologicamente corretos: comidas naturalista, papeis reciclados, copos de vidros, lixo seco separado do molhado, banho de 15 minutos. Estrelas que naturalmente morreria na terra, So levadas de volta pra morrer no mar. Caranguejos e tartarugas esto Preservados e os caiaras? Todos querendo apagar incndios com suas gotas de gua. E a classe? Wilson Jr. 11/08/2007

29

Desconversar
Converso sobre tudo poltica, esporte e at religio. Mas quando o assunto amor, paixo atrao. Desconverso, no tem lgica, medida, pudor ou razo. Wilson Jr Rev. Jan/2006

30

Meias verdades

Pra criar sociabilidade Vivemos de meias verdades. Isso quer dizer que no queremos dizer o que dizemos. E que nem tudo que ouvimos tem que ser entendido ao p da letra. Nos relacionamos formalmente o tempo todo; na verdade quando conhecemos algum, e formamos uma opinio, o que avaliamos uma representao. Mas em algumas situaes conseguimos nos libertar, e nos relacionarmos por alguns instantes com o que somos na realidade. E nestes, momentos podemos experimentar Mesmo que por alguns segundos o prazer da liberdade. Outro convite sorrir, de que? De bobeiras, exercitar os msculos da face, rir at doer o abdome e depois, relaxar . Nus desnudar das armaduras que usamos pra sobreviver neste mundo co.

Wilson Jr Jan/2006

31

Ironias

O homem produz e reproduz a vida coletivamente, e os donos dos meios de produo se apropriam privadamente. O Eucaliptal se alastra como uma das sete pragas do Egito, destruindo tudo e todos ao seu redor. A justia de olhos vedados no v os povos originrios transformados, em sem teto, sem terra, favelados. O Estado, que o resultado de abrimos mo da nossa liberdade individual em favor do bem comum, defende o privado.

Wilson Jr 31/05/05

32

Reminiscncias

Sentado a beira do cais, tendo o rio como testemunha ouo gritos de dor de lamento e resistncias.

Navios negreiros Atracam, Negros ndios Acar Mercadorias. O barulho alto no me deixa decifrar o que as pedras me falam. Modelo de construes pelourinho, grilhes pedras marcadas como cicatrizes, teatro de horrores. Ouo tambores de congo, Berimbau com som de plstico, casacas guerreiros(as), danam. Tenda armada Todos reunidos: Impossvel no Lembrar da resistncia, Lutando contra a opresso Clamando por justia Acreditando que um outro mundo possvel... Wilson Jr. So Mateus, Julho de 2005.

33

Avaliao

Conhecimento Procurar respostas, Pacincia. Processo lento, Sem tempo. Movimento! Conhecimento Coletivo, No linear, Ida volta Circular... Conhecimento ouvir... Ouvir... Ouvir... Refletir ... refletir... Viver Pulsar Despertar.

Wilson Jr. Rev. Jan/2006

34

Relativo

Quando estou longe de voc, os segundos so minutos. Minutos so horas, meus dias se transformam em anos. H dcadas que no te vejo. Wilson Jr. 09/2006

35

Descobri que a poesia no vazia


A poesia no vazia. conhecimento, sentimentos, paixo, emoo movimento. Quando escrevo uma poesia, sinto um arrepio no corpo, como se parte de mim flusse para o papel. Wilson Jr. Rev. Jan/2006

36

Saudade

Uma vontade, de falar, de estar Um vazio, uma ausncia, um parar do tempo. Letargia, uma preguia, sem sono, Sem dono, sem culpa, sem medida. Uma falta, um desejo: de ver, de tocar, Um roar na pele mesmo que imperceptvel. Uma palavra, um afago, Um calor s de ouvir a voz, Inexplicvel, insubstituvel, Imensuravelmente saudade...

Wilson Jr 03/12/2006

37

No s culpada vitima que s


No s culpada vitima que s II difcil romper com a dominao as quais nossa classe submetida h sculos. Na espinha dorsal o peso da batalha: bolsas, responsabilidades, pais, filhos, maridos, modelos de relaes, autocobranas, perfeies. Culpas, na verdade no sabes de que. No s culpada vitima que s: Do patriarcado Da intolerncia Da violncia Da ma distribuio de renda. Do capitalismo e sua diviso social do trabalho que uniformiza as formas disformes dos corpos das mulheres. Mas, carregam em seus corpos, Aparente (Mentes), (Ventres) frgeis. A histria da luta Os sinais de resistncias A beleza da vida A possibilidade do novo. Wilson Jr. 21/02/2007

38

Preciso Prosseguir

A batalha foi dura, perdemos muitos soldados, os que sobraram esto feridos. O inimigo parece cada vez mais imbatvel Aumentam as contradies. momento de resistncia O recuo se faz necessrio. preciso avaliar nossa estratgia, resgatar nossas bandeiras, garantir nossas trincheiras. Curar nossas feridas recrutar novos soldados recompor a tropa. As cicatrizes vo ficar, no se apagam com o tempo, mas a guerra continua, preciso prosseguir.

Wilson Jr. 18/08/07

39

Confuso

Pensamentos invadem a mente fantasmas de situaes mal resolvidas. O que ser essa dor que da no peito que dilacera a alma feito lana. As carcias no feitas, os beijos inconclusos, a vontade contida, a palavra presa na garganta. Confuso... Wilson Jr Jan/2006

40

Sobre a arte das bruxas

Portadoras dos segredos da natureza, alquimistas da vida. De tempo em tempo mal interpretadas perseguidas so queimadas. Mas resistem.... Olhos penetram, no cerne do ser, conhecem como ningum nossos segredos, desejos e medos. No caldeiro pores curativas: Ervas, minerais, cristais; harmonia, equilbrio, energia, f e esperana. Com suas vassouras de erva, faxinam o universo corpos e almas. Colo de me, harmonizam nossos chacras, amamentam, aconchegam, acalentam nossa alma.

Para: Peinha, e todas(os), as Bruxas e Bruxos que lutam pelo equilbrio do Universo. Wilson Jr.

41

Encontro Ancestrais

Lder quilombola com uma cruz com nomes de importantes ancestrais fonte:http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/07/358857.shtml?comment= on Por mais que a civilizao queira apagar da Histria os vestgios dos povos ancestrais a natureza guardar no seu leito reminiscncias que no se apagam com o tempo. Na memria dos mais velhos a histria oral contada por geraes o jongo, congo a capoeira Formas de resistncias a dominao (escravido) e modelos de organizaes coletivas A vida como prioridade. A casa de farinha garante a sobrevivncia O tronco como testemunha dos castigos O porto, as pedras pisadas do cais, cicatrizes das Atrocidades cometidas em nome da Civilizao. Ao derrubar o eucaliptal, de um antigo cemitrio eu vi ressurgirem de seus tmulos guerreiros e guerreiras africanos, e no ritmo do tambor contara m pros descendentes tudo que aconteceu. Os antepassados contaram sobre o quilombo e a luta de resistncia, e que nem sempre foi assim, e se nem sempre foi assim, juntos podemos mudar.

42

Era dia de Santa Marta, e num momento de alegria abriu-se uma grande roda e os povos excludos, ndios, negros e brancos, juntos puderam danar. Evocaram So Benedito, valei-me Nossa Senhora Penha , e Zumbi Rei dos Palmares e de um ritual de morte, vi ressurgir a vida, agora renovados, a luta pela terra vamos continuar....

Wilson Jr. Linharinho, 29 de julho de 2006

43

Moinhos de Vento

Espantalho figura inerte, efmero aparentemente solitrio, mas sozinho vive o espantalho? Nem espantalho vive s, Recebe carinho e afago, e se pode est s mesmo acompanhado. Momentos sozinhos so necessrios, Mas no devemos cultivar a solido. Ao olharmos o mundo com os olhos da solido transformamos moinhos de vento em Drages. E nem o errante Dom Quixote cavalheiro da triste figura, ousou enfrentar sozinho suas loucuras. Mas voc no est s, Ultimamente Mentalmente Especialmente Metafisicamente Metaforicamente Estou com voc.

Wilson Jr. 12/ 2005

44

You might also like