You are on page 1of 36

Viso geral Apresentao da disciplina: Vamos estudar, na disciplina de Teoria da Contabilidade, a histria e evoluo da contabilidade. Os objetivos da contabilidade.

Os postulados, princpios e convenes contbeis. Definio e critrios de avaliao de ativos e passivos. Mensurao de receitas e despesas. Evidenciao (disclosure). Relao da teoria com a prtica contbil. Metodologias e enfoques da pesquisa contbil. Perspectivas da contabilidade. Objetivos: Demonstrar a origem histrica da contabilidade e sua evoluo, por meio das escolas de pensamento especficas. Analisar os principais conceitos e critrios de avaliao dos ativos e passivos. Explorar as receitas, ganhos, despesas e perdas no contexto das empresas comerciais, bem como as evidenciaes contbeis. Interpretar os diferentes enfoques e metodologias da pesquisa contbil. Verificar por meio das perspectivas contbeis, a relao teoria e prtica. Contedo Programtico: Parte I Origem e evoluo histrica Arqueologia contbil Escolas italianas de contabilidade Escola norte-americana de contabilidade Desenvolvimento da contabilidade no Brasil Parte II Critrios de avaliao de ativos e passivos Conceitos Avaliao e mensurao dos ativos Avaliao e mensurao dos passivos Patrimnio Lquido Parte III Metodologias e enfoques da pesquisa contbil Enfoques metodolgicos Teoria da contabilidade e classificaes Lanamentos no Razo (razonete) Parte IV Perspectivas da contabilidade Teoria e prtica Evidenciao (disclosure) Perspectivas contbeis Metodologia:

Os contedos programticos ofertados nessa disciplina sero desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexo e Web Aulas que estaro disponveis no Ambiente Colaborar, compostas de contedos de aprofundamento, reflexo e atividades de aplicao dos contedos e avaliao. Sero tambm realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participao em Frum, atividades prticas e estudos independentes (auto estudo) alm do Material do Impresso por disciplina. Avaliao Prevista: O sistema de avaliao da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participao no frum, produo de texto/trabalho no portflio, realizao de duas avaliaes virtuais, uma avaliao presencial embasada em todo o material didtico, tele-aula e web aula da disciplina.

WEB AULA 1 Unidade 1 - Histria e evoluo da Contabilidade.

Vocs devem estar se perguntando Para que estudar a histria? Coisa que j pass ou, perda de tempo.

NO VERDADE!!!! A Contabilidade uma cincia social, e como tal tem suas razes. Imaginem se ns no soubssemos a histria da humanidade. Claro que no precisamos saber de tudo, mas temos que saber, no mnimo, a essncia. Quem aqui no sabe do seu prprio nascimento? Pessoas mais importantes responsveis pela nossa evoluo, nosso aprendizado, nossas etapas. A coisa assim, no tem como fugir. Sabem daquele ditado: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, diante de tal.. . Seremos homens! Vamos encarar a fera. Tenho certeza que gostaro!

A representao de quantidades na inveno da escrita normalmente tem sido importante. Em consequncia disso, possvel localizar os primeiros exemplos de Contabilidade no segundo milnio antes de Cristo, na civilizao da Sumria e da Babilnia (atual Iraque), no Egito e na China. No podemos deixar de comentar que a Contabilidade teve evoluo relativamente lenta at o aparecimento da moeda.

Na Itlia, aps o surgimento inicial do mtodo contbil, assim como a publicao do livro "Liber Abaci", de Leonardo Pisano, e a divulgao, no sculo XV, da obra de Frei Luca Pacioli, houve a disseminao da escola italiana por toda a Europa.

Frei Luca Pacioli e sua Obra

* Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, no foi o criador das Partidas Dobradas. O mtodo j era utilizado na Itlia, principalmente na Toscana, desde o sculo XIV.

Continuando... medida que o comrcio se expandia e a riqueza era acumulada, a negociao individual era substituda pelo comrcio por meio de representaes e associaes.

A Revoluo Industrial foi outro marco que deu grande impulso contabilidade, devido ao aumento da produo fabril, que antes era tipo artesanal. O aparecimento de novas necessidades de controles, relatrios gerenciais foram inmeros. Nasceu a Contabilidade de Custos e a Auditoria.

A influncia da escola contbil norte-americana, a partir de 1920, deu um destaque evoluo dos organismos contbeis. Transcendeu a escola Europia, que ficou marcada com peso excessivo da teoria, sem demonstraes prticas, sem pesquisas fundamentais: a explorao terica das contas e o uso exagerado das partidas dobradas, inviabilizando, em alguns casos, a flexibilidade necessria, principalmente, na Contabilidade Gerencial, preocupando-se demais em demonstrar que a Contabilidade era uma cincia, em vez de dar vazo pesquisa sria de campo e de grupo.

No Brasil, a vinda da Famlia Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo, devido ao aumento dos gastos pblicos e tambm da renda nos Estados, um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Errio Rgio ou o Tesouro Nacional e Pblico, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas provncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsveis por toda a arrecadao, distribuio e administrao financeira e fiscal.

Aqui, cabe ressaltar que a Contabilidade evolui sob a influncia da escola Italiana. Porm, com alguns vestgios de uma escola verdadeiramente brasileira, at que algumas firmas de auditoria, de origem anglo-americana, deram alguns cursos de treinamento em Contabilidade e Finanas, os quais foram oferecidos por grandes empresas, o que acabaram exercendo forte influncia, revertendo a tendncia. No bastasse, at a Lei das Sociedades por Aes, que era inspirao europia (com traos marcantes brasileiros na classificao dos balanos da S.A.), passa adotar uma filosofia nitidamente norte-americana, a partir da Resoluo n. 220 e da Circular n. 179, do Banco Central.

Analisando toda a histria da Contabilidade, podemos verificar que a mesma, tem uma grande relao com a histria da humanidade e, sem dvida, esta cincia est intrinsecamente ligada s necessidades humanas e sociais, ou seja, controlar, explicar, analisar, informar, etc. Evolui conforme as necessidades da sociedade e os impulsos tecnolgicos.

Viram s moada!!!! Foi legal!!!

Agora vamos resumir a evoluo da cincia contbil da seguinte forma: CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO Das primeiras civilizaes at 1202 livro Liber Abaci, de Leonardo Fibonaci. CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL

De 1202, da Era Crist, at 1494 - Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Pacioli, publicado em 1494. CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO De 1494 at 1840 - Obra "La Contabilit Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche, de autoria de Franscesco Villa. CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTFICO

De 1840 at os dias de hoje.

A Contabilidade , objetivamente, um sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios com demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade, com relao entidade objeto de contabilizao.

Os objetivos ou, como preferem alguns autores, as finalidades da Contabilidade so destacadas por diferentes estudiosos da cincia contbil.

WEB AULA 1 Unidade 2 - Objetivos da Contabilidade. Usurios da Contabilidade. Cenrios Contbei

Aposto que esto ansiosos para navegar mais profundamente na Contabilidade, atravs de seus objetivos, usurios e cenrios. Meus Parabns!!!! Ser exatamente isto que vero nas prximas pginas.

Comeando...

A Contabilidade , objetivamente, um sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios com demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade, com relao entidade objeto de contabilizao.

Os objetivos ou, como preferem alguns autores, as finalidades da Contabilidade so destacadas por diferentes estudiosos da cincia contbil. Vale salientar, conforme destacado na prpria Resoluo 774 do CFC (CFC 2000:33) que a existncia de objetivos especficos no essencial caracterizao de uma cincia, pois, caso o fosse, inexistiria a cincia pura, aquela que se concentra to somente no seu objeto. A citada Resoluo ressalta que o objetivo cientfico da Contabilidade manifesta-se na correta apresentao do patrimnio e na apreenso e anlise das causas das suas mutaes. Normalmente, esta uma viso cientfica, mas existe uma viso pragmtica, adotada por muitos estudiosos da Contabilidade. A aplicao da Contabilidade a uma entidade particularizada busca prover os usurios com informaes sobre aspectos de natureza econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade e suas mutaes, o que compreende registros, demonstraes, anlises, diagnsticos e prognsticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros

Nas prprias concepes dos objetivos que apresentamos de diversos autores a seguir, percebe-se a tica em que os mesmos se fundamentam, baseados numa viso mais cientfica ou mais pragmtica. Assim, vejamos as definies dos objetivos da Contabilidade por alguns autores pesquisados:

Vejamos algumas definies do objetivo principal da contabilidade:

O objetivo principal da Contabilidade, portanto, o de permitir, a cada grupo principal de usurios, a avaliao da situao econmica e financeira da entidade, num sentido esttico, bem como fazer inferncias sobre suas tendncias futuras.

Em ambas as avaliaes, todavia, as demonstraes contbeis constituiro elemento necessrio, mas no suficiente. Sob o ponto de vista do usurio externo, quanto mais a utilizao das demonstraes contbeis se referir explorao de tendncias futuras, mais tender a diminuir o grau de segurana das estimativas. Quanto mais a anlise se detiver na constatao do passado e do presente, mais acrescer e avolumar a importncia da demonstrao contbil.

IUDCIBUS (2007) definiu assim:

O objetivo principal da Contabilidade fornecer informao econmica, fsica de produtividade e social relevante para que cada usurio possa tomar suas decises e realizar seus julgamentos com segurana.

Por fim, complementou dizendo que isto exige um conhecimento do modelo decisrio do usurio. De forma mais simples, preciso perguntar ao mesmo, pelo menos, qual a informao que julga relevante ou metas que deseja maximizar, a fim de ser delimitado o conjunto de informaes pertinentes.

E quem so os usurios cujos autores esto falando? Usurio pode ser considerado como qualquer pessoa, interna ou externa empresa, que tenha interesse em conhecer dados de uma entidade.

Usurios Internos: so todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e que tm facilidade de acesso s informaes contbeis, tais como:

Gerentes: para a tomada de decises; Funcionrios: com interesse em pleitear melhorias; Diretoria: para a execuo de planejamentos organizacionais.

O usurio interno principal da informao contbil, na entidade moderna, a altaadministrao, que pela proximidade Contabilidade, pode solicitar a elaborao de relatrios especficos para auxiliar-lhe na gesto do negcio.

Os relatrios especficos podem, alm de abranger quaisquer reas de informao (fluxo financeiro, disponibilidades, contas a pagar, contas a receber, aplicaes financeiras, compra e vendas no dia ou no perodo e os gastos gerais de funcionamento), ser elaborados, diariamente ou em curtos perodos de tempo (semana, quinzena, ms, etc..), de acordo com as necessidades administrativas.

Usurios Externos: so todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso direto s informaes, mas que as recebem de publicaes das demonstraes pela entidade, tais como:

Bancos: interessados nas demonstraes financeiras, a fim de analisar a concesso de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado; Concorrentes: interessados em conhecer a situao da empresa para poder atuar no mercado; Governo: que necessita obter informaes sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional, no que concerne a sua parcela de tributao; Fornecedores: interessados em conhecer a situao da entidade para poder continuar ou no as transaes comerciais com a entidade, alm de medir a garantia de recebimento futuro; Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido ser atendido nas suas especificaes e no tempo acordado. Agora, vamos falar um pouquinho dos cenrios contbeis. Como assim, professora?

A Contabilidade pode ser dividida em trs cenrios: Primitivo; Modificado; e Brasileiro.

Cenrios Contbeis Primitivos

O surgimento da contabilidade se deu num cenrio social, econmico e institucional, denominado de primitivo, cujas principais caractersticas eram:

Entidades comerciais e industriais apresentavam um desenvolvimento embrionrio; Os empreendimentos tinham, normalmente, uma durao limitada; A figura central da ao empresarial era o proprietrio e no a entidade ou gerncia; Os mercados eram perfeitamente delimitados e os preos relativamente estveis; Avanos lentos na tecnologia, qualidade e caractersticas operacionais dos produtos.

A Revoluo Industrial produziu o primeiro grande choque na contabilidade face mudana de cenrio. A partir do Sculo XX, no entanto, vem-se enfrentando novos cenrios, o que representa um grande desafio para a contabilidade.

Cenrio Modificado

Cenrio modificado aquele, hoje, vivenciado no mundo em que quase todas as paisagens descritas, no Cenrio Primitivo, mais subsistem. caracterizado por: Grande desenvolvimento das entidades, de modo geral; Empreendimentos com durao, normalmente, muito longa; Entidade como figura central da ao empresarial; Mercados globalizados e preos relativamente instveis; Mudanas rpidas na tecnologia, qualidade e caractersticas operacionais dos produtos.

Cenrio Brasileiro

Em nosso cenrio, as mesmas paisagens vistas nos demais pases ocidentais mais avanados so, em grande parte, existentes.

num cenrio tecnologicamente avanado, com todas as paisagens j vistas e com a adicional, tpica do cenrio brasileiro, que a Contabilidade deve exercer sua misso no Brasil, com os desafios e dificuldades que todos facilmente imaginamos.

Numa anlise realista do desenvolvimento e das medidas para a evoluo da nossa disciplina, nunca podemos perder de vista o cenrio econmico, tecnolgico, institucional e social, dentro do qual nos encontramos. Entretanto, preciso divisar paisagens do cenrio que expressam tendncias de longo prazo. O modelo contbil financeiro (como distinto do gerencial) deve ser moldado em cenrios com horizontes de longa durao, pelo menos de 20 a 30 anos.

preciso, ainda, discernir as condies peculiares do desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil, visto que o objetivo final de todos os mecanismos legais e institucionais em funcionamento o de ativar esse mercado com as empresas nacionais, principalmente

abertas, suprindo-se cada vez mais de recursos atravs de capital de risco e no de emprstimos. Verificamos, assim, como importante a insero de conceitos contbeis e de evidenciao aperfeioados, de forma que o eventual investidor possa avaliar cada vez melhor as entidades, os riscos e as oportunidades que se oferecem.

Considera-se de fundamental importncia para o desenvolvimento de uma sadia economia de mercado que as empresas participantes, principalmente as que queiram abrir seu capital, tenham possibilidades de dirigir parte de seus recursos para planos de expanso e modernizao, atravs de aumento de capital por aportes de novos subscritores. De fato, pelo menos para as empresas nacionais, o suprimento de tais recursos por emprstimos, quase que exclusivamente, tem gerado problemas vrios, entre eles: Nem sempre conseguem uma boa alavancagem entre recursos prprios e de terceiros; Por uma srie de fatores estruturais e conjunturais, o custo do dinheiro emprestado, no Brasil, nos ltimos anos, tem sido, em geral, maior do que a taxa de retorno proporcionada pelo emprego do ativo adquirido por tais recursos, provocando progressiva deteriorao da situao de rentabilidade e financeira; Basicamente, uma desproporcionada infuso de capitais por emprstimos sobre recursos de patrimnio lquido. Mesmo que h uma alavancagem favorvel, traduz uma situao de insegurana, inibidora, s vezes, dos planos de expanso, pois os encargos derivantes do endividamento tm efeitos em curto prazo, ao passo que o aumento do capital, embora tambm tenha um alto custo, d administrao mais flexibilidade.

Evidentemente, os investidores, mesmo que as empresas se disponham a abrir cada vez mais seu capital, somente iro investir nessas companhias se elas prometerem, em sentido de avaliao, retornos compensadores sobre outras aplicaes.

Para se ter essa avaliao consciente, fundamental a presena da informao contbil precisa, gil e baseada em princpios sadios.

Claramente, por isso, o modelo contbil e de evidenciao exerce um papel importante no fortalecimento de nosso mercado de aes.

Demonstraes contbeis levantadas, segundo os melhores postulados da relevncia e evidenciao, com o mximo possvel de objetividade e consistncia, bem como clareza, podem contribuir positivamente para irmos ao encontro do que mais nos interessa: o fortalecimento e a expanso das empresas nacionais.

WEB AULA 2

Unidade 1 - Definio e Critrios de Avaliao de Ativos e Passivos. Mensurao de Receitas e Despesas, Ganhos, Perdas e Evidenciao (Disclosure)

Conceituao de Ativo

So todos os bens e direitos de propriedade da empresa, mensurveis monetariamente, que representam benefcios presentes ou futuros para a empresa.

So todos os bens e direitos de propriedade da empresa, mensurveis monetariamente, que representam benefcios presentes ou futuros para a empresa.

De acordo com Iudcibus e Marion (1999), as empresas fazem uso de seus ativos para manuteno de suas operaes, visando a gerao de receitas, capazes de superar o valor dos ativos sacrificados. Isso significa que em todas as aplicaes, existe o objetivo e a esperana imediata ou mediata de garantir um fluxo de caixa, no futuro (p.144).

Dessa forma, os autores conceituam o ativo como algo que possui, em seu bojo, um potencial de servios para a entidade, que lhe capacita de forma direta ou indireta, imediata ou no futuro, a gerar fluxos de caixa. DAuria apud Iudcibus (1997), conceitua o ativo como o conjunto de meios ou a matria posta disposio do administrador para que este possa operar de modo a conseguir os fins que a entidade entregue sua direo tem em vista. Segundo Sprouse e Moonitz apud Iudcibus (1997), no ARS n 3 do AICPA de 1962 ativos representam benefcios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transao corrente ou passada.

Isso significa que somente podem ser considerados ativos aqueles elementos que cumprem o acima exposto. Por exemplo, estoques invendveis no devem figurar no ativo porque no so capazes de gerar fluxos de caixa futuros. Esse fato est relacionado intimamente ao Postulado da Continuidade da Entidade.

Atributos Bsicos na Mensurao de Ativos

Para avaliar ou mensurar um ativo deve-se, necessariamente, verificar e aplicar algumas caractersticas, que so atributos bsicos da informao, conforme ser descrito abaixo:

Objetividade - Devem ser adotados procedimentos adequados, claros, transparentes e de fcil compreenso, para no cair na subjetividade;

Confiabilidade - A confiabilidade se comprova quando da aceitabilidade e verificabilidade dos dados mensurados no ativo, indicando a veracidade dos fatos;

Oportunidade - As informaes mensuradas devem ser fornecidas no tempo exato em que so necessrias, caso contrrio, perdero a sua utilidade, ou seja, no sero mais teis;

Preciso - Para que a mensurao possa ser precisa, sero necessrias informaes na medida exata das necessidades dos gestores, possibilitando assim, a conduo do negcio da melhor forma possvel;

Exatido - A mensurao deve ser do tamanho exato ou na quantidade certa, transmitindo aquilo que realmente for necessrio para os usurios;

Acurcia - A margem de erro com relao informao sobre a mensurao no poder existir para que a realidade possa ser expressa.

Custo Histrico Corrigido

Trata-se de corrigir o custo histrico original por algum ndice que reflita a variao do poder aquisitivo mdio geral da moeda.

Nos pases que enfrentam altas taxas de inflao, aparece como uma alternativa importante por sua objetividade, pelo baixo custo do processo de correo e pela relevncia da informao.

Utiliza-se os valores lanados na contabilidade corrigidos ou atualizados atravs de indicadores oficiais.

Custo Corrente de Reposio

Custo corrente de um ativo, hoje, no estado em que se encontra, seria a somatria dos custos correntes dos insumos contidos em um bem igual ao originalmente adquirido menos a depreciao, Iudcibus (1997: 104), representando o va lor contbil do bem. Custo de reposio no estado em que se encontra: seria quanto se teria que pagar, no mercado de segunda mo, para adquirir um BETA 1986, aproximadamente no estado em que se encontra o que estamos avaliando. Iudcibus e Marion (1999:1 48).

Neste sentido, surgem algumas dvidas: a reposio ser de um bem usado no mesmo estado, ou de um bem novo com novas reformulaes, maior capacidade, maior velocidade, enfim, trazendo muita vantagem em comparao ao antigo? Aqui se pode verificar a existncia de um fator que dificulta o exerccio real da reposio, que o avano tecnolgico. Na maioria das vezes, no permite comparao com o mesmo produto j lanado e utilizado pelo mercado. Isto ocorre quando se tem a inteno de vender um bem para, posteriormente, comprar um novo e atualizado.

Custo Corrente de Reposio Corrigido

Est ligado s mesmas problemticas do mtodo de avaliao anterior, mas acrescido da atualizao atravs de ndices oficiais, provocada pela perda do poder aquisitivo da moeda.

As caractersticas so baseadas em:

- o preo de mercado mais a atualizao;

- A verificao ser feita atravs da diminuio do custo de reposio e do custo de reposio corrigido;

- Resultar na valorizao real do bem ou direito;

- As informaes podero chegar bem prximas da realidade;

- Deve-se levar em conta a objetividade, a comparabilidade e o custo benefcio da informao.

Quadro resumido demonstrando os valores de Entrada

Passivo (Exigibilidades)

Exigibilidade significa uma obrigao da empresa no momento da avaliao. Esta pode ser legalmente executvel em caso de no pagamento. Decorre, normalmente, de prticas comerciais usuais. As obrigaes da companhia, inclusive financiamentos para aquisio de direitos do ativo permanente, sero classificados no passivo circulante, quando vencerem no exerccio seguinte, e no passivo exigvel a longo prazo, se tiverem vencimento em prazo maior, ... (LEI DAS S/A). Segundo Hendriksen apud Iudcibus (1997, p.141), o reconhecimento de uma exigibi lidade depende do reconhecimento do outro lado da transao a incorrncia de uma despesa, o reconhecimento de uma perda ou do recebimento por parte da empresa de um ativo especfico.

importante distinguir obrigao presente e comprometimento futuro. Assim, se uma empresa decide adquirir ativos no futuro, no h porque surgir uma exigibilidade agora. Esta somente surge quando o ativo for entregue. As exigibilidades surgem em decorrncia de transaes j ocorridas (no passado). Existem, todavia, exigibilidades que somente podem ser mensuradas utilizando-se certo grau de estimativa. o caso das denominadas provises.

Exigvel Oneroso e No Oneroso

aquele que est custando mensalmente empresa, como juros e encargos bancrios decorrentes de emprstimos, financiamentos, etc.

As obrigaes que no exigem pagamento de encargos financeiros so denominadas de passivo no oneroso. o caso de salrios, fornecedores, contas a pagar, etc.

Exigvel Fixo e Varivel

O exigvel fixo se caracteriza por no variar em funo do volume de vendas da empresa: aluguis, por exemplo. J o varivel guarda certa relao com o volume de vendas: ICMS a recolher, Fornecedores, etc.

Patrimnio Lquido Evidencia os Recursos dos proprietrios aplicados no empreendimento. A aplicao inicial dos proprietrios (a primeira aplicao) denomina-se, contabilmente, Capital. Tambm Chamado de Capital prprio ou Passivo no exigvel.

O montante do Patrimnio Lquido que aparece nas Demonstraes Contbeis depende da avaliao e mensurao de ativos e passivos (exigibilidades).

Manuteno do Patrimnio Lquido

desejo de toda administrao manter a integridade do poder aquisitivo do patrimnio lquido da entidade. Na realidade, o que se espera que o patrimnio lquido final seja igual ao inicial multiplicado por ( 1 + p) x (1 + i), onde p a taxa de inflao e i a taxa desejada de retorno.

Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos

Receitas

Segundo Iudcibus e Marion (1999), estudo do IASC define receita como: o acrscimo de benefcios econmicos durante o perodo contbil na forma de entrada de ativos ou decrscimos de exigibilidades e que redunda num acrscimo do patrimnio lquido, outro que no o relacionado a ajustes de capital.

Uma receita resulta direta (no caso de operacional como vendas) ou indiretamente (no caso de receitas no operacionais), da atividade da empresa na gerao de produtos ou servios teis ao mercado. Significa que no haveria receita operacional se a empresa no tivesse capacidade de gerar ou produzir, utilizando-se de seus recursos (e incorrendo em despesas), produtos ou servios aceitos pelo mercado. Com isso, pode-se dizer que Receita fluxo de produtos ou servios durante um determinado perodo contbil.

O efeito no patrimnio, de acordo com a definio do IASC, de provocar aumento de ativo (ou diminuio de passivo), resultando em aumento do patrimnio lquido.

Como se sabe que reconhecer uma receita no exige, necessariamente, que o produto ou servio tenha sido completamente transferido. Embora seja a situao mais comum, insiste-se em dizer que a receita o resultado da aceitao pelo mercado do esforo de produo da empresa.

5.2 Ganhos

So representados por itens denominados de no recorrentes (no repetitivos) que, no entanto, tm o mesmo efeito sobre o patrimnio lquido, sendo tanto oriundos da atividade normal da empresa ou no, diferentemente da receita decorrente da atividade normal.

til reconhecer-se na Demonstrao de Resultados os ganhos em forma separada, pois este conhecimento pode ser interessante para decises econmicas. s vezes, os ganhos so apresentados lquidos de suas despesas relacionadas.

5.3 Despesas

Normalmente, conceitua-se despesa como o sacrifcio de ativos realizado para obteno de Receitas.

Muitas vezes, esses sacrifcios ocorrem em funo de e/ou diretamente atribuveis obteno de receita especfica. Exemplo: despesas de materiais na execuo de servios de reparos de televisores em empresa que se dedique a esta atividade. O mesmo pode-se dizer em relao aos salrios do pessoal diretamente relacionado aos servios de conserto.

Os autores recomendam que no sendo possvel identificar os perodos ou as receitas futuras conectadas a gastos realizados, estes devem ser lanados como Despesa do perodo.

5.4 Perdas

A definio de despesa inclui as perdas. Estas incluem itens que tambm impactam ativos e patrimnio lquido, da mesma forma como as despesas, podendo surgir no curso da atividade normal da empresa. Normalmente so imprevisveis.

As perdas incluem itens como desastres, inundaes, fogo, etc., ou desincorporao de ativos imobilizados. As perdas tambm podem incluir as no realizadas como, por exemplo, um acrscimo anormal na taxa de cmbio de uma moeda estrangeira, quando a empresa tem emprstimo naquela moeda.

EVIDENCIAO (DISCLOSURE)

O termo evidenciao est associado a outros campos de conhecimento como, por exemplo, teoria da comunicao, teoria geral de sistemas, etc. Num sentido amplo, significa o ato de fornecer informaes. Na rea contbil utilizado num sentido mais restrito, referindo-se a divulgao de informaes a respeito das atividades de uma entidade, atravs de relatrios contbeis.

O processo de evidenciao de informaes, bem como a determinao de sua natureza e extenso, esto relacionados com a forma em que so estabelecidos os princpios e prticas contbeis, que tm como fatores essenciais a estrutura e desenvolvimento econmico, poltico e social.

Alguns autores e/ou organismos consideram a evidenciao como um princpio contbil, outros, consideram-na como um objetivo.

Trata-se de um elo de ligao entre os Postulados/ Princpios de Contabilidade e os objetivos da contabilidade, isto , constitui um meio ou processo que permite contabilidade atingir seus objetivos.

Embora a evidenciao se refira a todo o conjunto das demonstraes contbeis, vrias formas de realizar a evidenciao esto disponveis:

1. Forma e apresentao das demonstraes contbeis;

2. Informao entre parnteses;

3. Notas explicativas;

4. Quadros e demonstrativos suplementares;

5. Comentrios do auditor; e

6. Relatrio da administrao.

WEB AULA 2 Unidade 2 - Relao Teoria x Prtica. Contabilidade no Mercosul.

Vamos comear!!!!

Antes de relacionar teoria x prtica, cabe salientar quais os objetivos de uma teoria. Podemos citar: Sumariar o conhecimento existente; Explicar as relaes e acontecimentos; Predizer a ocorrncia de relaes e acontecimentos ainda no observados.

Qual seria, ento, a utilidade da teoria? Toda teoria deve ter uma finalidade prtica. Praticidade da teoria da contabilidade: tornar teis os relatrios contbeis (e a prpria Contabilidade)

Portanto... A prtica s, no suficiente. Certos conhecimentos tericos so necessrios para que possamos examinar criteriosamente a nossa tcnica, e discernir em que ponto pode ser desenvolvida. GARRET (1989) A entrevista e seus princpios e mtodos.

Bem... Mas...

Contabilidade tem teoria?

Contabilidade cincia?

A resposta SIMMMMMMMMM.... Se tem teoria, cincia, e vice-versa.

E qual o objeto da cincia?

Podemos dizer que a busca da Verdade.

Resumindo...

"Aqueles que se enamoram da prtica sem a cincia so como o navegador que entra no navio sem timo ou bssola, que jamais tem a certeza de onde vai. Sempre a prtica deve ser edificada sobre a boa teoria". (Leonardo da Vinci, 1452-1519).

Querem saber mais?

Que tal dar uma olhadinha?

www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/238.pdf

Dando sequncia nossa aula, falarei um pouquinho sobre a Contabilidade no MERCOSUL. Vejam a:

Com a assinatura do Tratado de Assuno, em 26 de maro de 1991, pelos presidentes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, nasceu, formalmente, o MERCOSUL. Na ata constitutiva, os presidentes ponderaram que a unificao dos mercados era requisito essencial para o desenvolvimento econmico e a melhor opo para inserir, de maneira conveniente, os pases-membros no contexto internacional. So quatro pases vizinhos, sem rivalidades tnicas, culturais e religiosas. O ltimo conflito militar entre os pases da regio foi a Guerra do Paraguai, ocorrida h mais de um sculo.

Visto sob grandes perspectivas histricas, o MERCOSUL a maior revoluo histricocultural da Amrica Latina. resultado de duas grandes foras que operam nos pases que o integram: a consolidao da democracia e a insero competitiva nas economias mundiais globalizadas.

Esse tipo de integrao prev no s a livre circulao de bens como tambm a livre circulao de servios, capitais e mo-de-obra. O Mercado Comum pressupe, ainda, a coordenao de polticas macroeconmicas, de maneira que todos os pases-membros sigam os mesmos parmetros para fixar suas taxas de juros e cmbios e para definir sua poltica fiscal.

O programa do Mercosul abrange uma rea de 11,9 milhes de km2, onde esto cerca de 210 milhes de pessoas e um PIB de US$ 1.102,6 bilhes (1998).

Fonte: Ministrio das Relaes Exteriores

A Configurao do Mercosul

O rgo superior que cuida da poltica do processo de integrao e da tomada de deciso para o cumprimento dos objetivos estabelecidos o Conselho do Mercado Comum (CMC), formado pelo Ministro das Relaes Exteriores e pelos Ministros da Economia dos pases integrantes.

O Grupo Mercado Comum (GMC) tem a funo de assistir o Conselho nas decises de cunho executivo. Diretamente subordinados ao GMC, encontram-se os subgrupos de trabalho (SGT), que estudam matrias especficas no mbito do MERCOSUL e preparam minutas de deciso a serem submetidas apreciao do Conselho.

A Integrao Profissional

O MERCOSUL, ainda, no detm legislao prpria que trate as relaes trabalhistas de maneira uniforme. Entretanto, a efetivao de um processo integracionista exige a existncia de uma harmonia legislativa. As relaes trabalhistas so tratadas pelo SGT-10, denominado Assuntos Laborais, Emprego e Seguridade Social. Trata de normas pertinentes s relaes e custas trabalhistas, seguridade social e trabalhista, higiene, formao profissional, migraes trabalhistas, entre outras.

Em face de suas prprias e naturais peculiaridades e da existncia de diferentes ordenamentos jurdicos, cada pas integrante do MERCOSUL regulamenta, de maneira diferenciada, os direitos trabalhistas. Assim, torna-se necessrio compilar teorias e princpios comuns, visando harmonizao legislativa, de modo a torn-la aplicvel a todos os pases-membros.

A Profisso Contbil no Mercosul

No universo das Cincias Econmicas, encontram-se quatro profisses distintas: contador ou contador pblico, economista, administrador e aturio.

No Brasil, essas profisses tm autonomia, com regulamentao profissional distinta e Conselhos prprios. Apenas os aturios, devido ao seu pequeno nmero, so controlados pelo Ministrio do Trabalho. Os profissionais da contabilidade esto divididos em duas categorias: tcnico em contabilidade - contabilista com nvel mdio - e contador contabilista com nvel superior, bacharel em Cincias Contbeis. Somente os profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) podem exercer a profisso contbil.

Na Argentina, o profissional da contabilidade denominado contador pblico, e a diferenciao ocorre apenas no campo universitrio, com a concesso de ttulos de contador pblico, licenciado em Economia e licenciado em Administrao. Todas as profisses encontram-se congregadas nas mesmas entidades, seja no Conselho Profissional de Cincias Econmicas, seja no Colgio de Graduados em Cincias Econmicas. A profisso somente pode ser exercida por titulares de diploma universitrio, devidamente matriculados no conselho profissional.

No Paraguai e Uruguai, embora a profisso no esteja regulamentada e no haja obrigatoriedade de registro em rgo de classe, as profisses existem no conceito acadmico e em termos reais do exerccio. Porm, no Paraguai, h uma tendncia clara de autonomia distinta, enquanto que, no Uruguai, a tendncia congregar as quatro profisses em uma mesma entidade: no Colgio de Contadores e Economistas do Uruguai.

De acordo com a Smula n 207, do Colendo Tribunal Superior do Trabalho Brasileiro, a lei que rege as relaes trabalhistas a do pas onde se presta o servio, e no o da contratao. Na verdade, esse entendimento nada mais do que uma confirmao do que

consta no Cdigo de Direito Internacional Privado Latino-Americano (tambm conhecido como Cdigo Bustamante).

Embora os parceiros do MERCOSUL no sejam dele signatrios, adotam o art. 198 do mencionado Cdigo, que trata da territorialidade da lei quanto acidente e proteo social do trabalho arraigado na praxe do Direito Internacional Privado.

Normas e Prticas Contbeis no Mercosul

A harmonizao de prticas contbeis um processo lento e de difcil concluso, uma vez que sempre se depara com o aspecto cultural de preservao do sistema j existente em cada pas.

Brasil e Argentina, pases de maior expresso poltica e econmica do bloco, possuem uma estrutura bem organizada do processo de regulamentao e implementao das normas e prticas contbeis. Paraguai e Uruguai, apesar dos esforos, ainda no tm uma estrutura organizacional para formular e aplicar suas prticas contbeis.

No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) edita princpios e normas contbeis e exige seu cumprimento. Em cada estado existe um Conselho Regional que registra o profissional e fiscaliza o exerccio da profisso.

Na Argentina, a Federao Argentina de Conselhos Profissionais de Cincias Econmicas o nico rgo que tem legitimidade para emitir normas contbeis. Entretanto, a vigncia de tais normas, em cada jurisdio, fica condicionada deciso do respectivo conselho. Essa federao congrega, alm do contador, outras profisses, como a de administrador e economista.

No

Paraguai

Uruguai,

as

entidades

que

elaboram

normas

contbeis

so,

respectivamente, o Colgio de Contadores e o Colgio de Contadores e Economistas do Uruguai. Entretanto, como no dispem de poder suficiente para fazer cumprir tal obrigao, vem orientando as empresas para adotarem as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) do International Accounting Standards Committee IASC.

Demonstraes Contbeis

No Brasil, o ativo classifica-se em circulante, realizvel em longo prazo e permanente. Nos demais pases, o ativo classifica-se apenas em corrente e no-corrente. Essa classificao tem, por base, o perodo de um ano para realizao, contado a partir da data do encerramento do perodo a que se refere a demonstrao contbil. Os ativos intangveis e os bens de uso so classificados como ativo no-corrente.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, o passivo deve ser agrupado em circulante quando vencerem no exerccio seguinte, ou exigvel em longo prazo, quando o prazo de vencimento exceder o exerccio seguinte.

Nos demais pases do bloco, as contas integrantes do passivo representam as obrigaes certas e as contingentes so classificadas em corrente e no-corrente, tendo-se por base o prazo de cumprimento das obrigaes: corrente para as obrigaes vencveis nos 12 meses seguintes data do encerramento do exerccio, e no-corrente para aquelas que excederem esse prazo.

Dentro de cada grupo, seu ordenamento deve seguir o sentido decrescente do grau de certeza de sua existncia, ou seja, expe, primeiramente, as obrigaes certas e depois as contingentes.

Como fica a profisso contbil no MERCOSUL, ento?

As diferenas so tantas que, dificilmente, podem ser superadas em curto prazo, uma vez que demandam modificaes profundas nas legislaes vigentes, alm de alteraes nas instituies e procedimentos que representam o fruto de toda uma evoluo histricosocial.

Os pases apresentam estruturas distintas no que se refere ao campo profissional, com posies diversas sobre a regulamentao, o grau de diferenciao das profisses e a habilitao ao exerccio profissional.

Porm, importante termos cincia sobre as assimetrias existentes, estando sempre presentes as alternativas de mant-las, atenu-las ou elimin-las, em vista do objetivo maior que o acesso ao exerccio profissional para todos.

Tchau, pessoal!!!! Foi muito bom trabalhar com vocs!!!!

WEB AULA 3 Unidade 1 - Introduo tica - Consideraes Gerais


1

Prezados alunos, sejam muito bem vindos disciplina de tica e Legislao Profissional!

Introduo

Bem

vindos

nossa

primeira

aula

web

aula

desta

disciplina!

Diferentemente dos contedos ministrados nas disciplinas com caractersticas mais tcnicas, nessa disciplina ns no teremos planilhas, clculos e lanamentos contbeis. O principal objetivo dessa unidade proporcionar aos alunos, ou seja, a vocs, conhecimentos a respeito de como a tica e a moral esto inseridas no dia a dia das organizaes, bem como a posio do contador, quando da realizao de determinados atos que podem resultar em fatos que abordem questes de natureza tica. Nessa unidade de estudo sero desenvolvidos contedos de natureza terica, sendo que, sempre que possvel, sero utilizados exemplos e/ou estudos de caso para ilustrar determinada situao.

Ao final desta unidade, vocs devero estar aptos a diferenciar tica de moral, bem como a entender os conceitos de que tanto a tica como a moral so relativos, dependendo da poca e do local que est sendo analisado.

Os temas dessa unidade sero objeto da avaliao virtual e presencial, bem como os temas apresentados serviro de base para a discusso de casos apresentados nos fruns. Outro ponto que ser abordado ser a Legislao profissional especfica que os contadores esto sujeitos, especialmente no que diz respeito ao Cdigo de tica do Contabilista. Estes ltimos assuntos sero objeto de nossa segunda Web Aula.

A tica e a moral

A tica e a moral, normalmente, so vistas como termos sinnimos. Entretanto, h diferenas substanciais entre um e outro.

Historicamente, quando procuramos identificar as origens da tica, verificamos que a tica possui seu incio ligado a questes de natureza religiosa.

Os primeiros registros histricos a respeito de uma estrutura lgica da tica foram aqueles elaborados pelos filsofos na Grcia Antiga. Scrates, inicialmente, estabeleceu que o ser humano, considerando-se o cidado, deveria ter, primeiramente, obrigaes para si mesmo

logo

em

seguida

para

com

Estado

(na

poca,

cidades-estado).

Aristteles, posteriormente, organizou estudos sistemticos a respeito da tica, denominados "tica" e "tica a Nicmaco". Nessas obras, foram resumidos os principais conceitos que, posteriormente, proporcionaram o desenvolvimento da tica e da moral nas sociedades modernas. Temas como a virtude direcionada a uma ao, ou seja, a proporcionar o bem ao indivduo e sociedade em geral, assim como a adoo da prudncia e dos bons hbitos nas aes cotidianas.

A tica tambm est presente em alguns textos de natureza religiosa. O Cdigo de Hamurabi representa a existncia de uma estrutura de regras e punies, em caso de descumprimento. Em conjunto com a Torah, de acordo com pesquisas arqueolgicas, representam os primeiros cdigos morais e de tica que se tem notcia.

Para aprofundar seus conhecimentos:

Consulte o link a seguir, que apresenta, de forma didtica, o Cdigo de Hamurabi e uma comparao entre o Cdigo de Hamurabi e a Torah:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Hamurabi

A partir da era crist, com a ascenso do cristianismo ocidental, ocorreram adaptaes doutrina catlica dos preceitos de tica e moral de Aristteles, Scrates e Plato. Dentre os diversos autores que versaram sobre o assunto, merecem destaque Santo Agostinho e So Toms de Aquino.

Dessa forma, podemos observar que a tica e moral atuais foram "construdas" pelo processo histrico, sendo que na atualidade podemos constatar a constante evoluo dos preceitos ticos e morais.

Vejamos a seguir o texto de Nunes Filho (2005), de forma a complementar nosso entendimento de tica e moral:

TICA Qual a diferena

E entre moral e

MORAL tica?

Em primeiro lugar, observa-se a origem das palavras: "tica" vem do grego "ethos" e significa hbito; "moral" vem do latim "mores" e significa hbito e costumes. Ou seja, do ponto de vista puramente filolgico no haveria motivo para se distinguir s duas expresses, a no ser, claro, que se faa estudos filolgicos muito precisos e se estude a

diferena entre o significado de "ethos" para gregos e "morus" para os latinos. Fato que mesmo no mundo filosfico existe um certo caos terminolgico a este respeito. Especialmente na tradio teolgica: o que os protestantes chamam de tica, os catlicos chamam de moral. Em geral, procura-se seguir a seguinte distino: enquanto a moral uma cincia descritiva (descreve como os seres humanos de uma determinada cultura de fato agem) a tica normativa (ela determina como eles deveriam agir). Vou citar um exemplo: sair nu pela Rua da PRAIA (uma rua movimentada em porto alegre). Em geral no se faz isso, mas no antitico. Afinal, no se est fazendo mal a ningum! Mas observe que nem todos os filsofos fazem tal distino. O grande Kant, por exemplo, tende a usar "moral" no sentido que aqui explico como "tica"! Portanto, sempre observe de quem se est falando.

Alm disso, as coisas no so to fceis como na distino proposta. O que em geral no se faz numa sociedade pode ser prejudicial. Assim, talvez automaticamente anti-tico como, por exemplo, a nudez (que citei como exemplo) na Rua da PRAIA (rua de maior movimento de pessoas em porto alegre). Isso poderia estar pervertendo adolescentes, levando-os para um "mau caminho", por exemplo, desta forma j seria antitico. Chama-se tica, em geral, diferindo novamente da moral, a cincia que trata apenas do conhecimento natural (no aquele revelado por Deus na Bblia) sobre o Bem e o Mal. Ou seja, um ateu deveria por si s, sem crer na Bblia, saber o que Bem e o que Mal. A tica se basearia, portanto, apenas na capacidade individual e natural da razo.

Milton

Nunes

Fillho

Fonte: http://pt.scribd.com/api_user_11797_silas%20valverde/d/6783360-Qual-a-DiferencaEntre-Moral-e-etica

Como podemos observar, nem tudo que antitico pode ser considerado imoral, e nem tudo que imoral pode ser considerado antitico. Os estudos da filosofia que buscam determinar conceitos de tica e moral, via de regra, acabam por determinar que:

tica:

cincia

que

diferencia

bem

do

mal.

Moral: modo costumeiro e espontneo de agir, de acordo com as regras de conduta estabelecidas no local onde estamos.

Ento, verificamos que o que considerado moralmente correto em uma determinada cultura, pode no ser em uma outra cultura. Ainda, em outro espao-tempo. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no ano de 1500, depararam-se com os ndios, que de acordo com a carta de Pero Vaz de Caminha:

"Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara."

Como podemos observar, h duas vises de mundo: a dos portugueses, que acabaram de chegar da Europa, e a viso dos ndios, que viviam no Brasil, sem contato com a cultura europia. O que os portugueses chamavam de exposio das "vergonhas", para os ndios era completamente normal. O que chocou aqueles europeus, no provocava qualquer reao nos indgenas.

Da mesma forma, se algum, nos dias atuais, aparecer vestido com uma armadura medieval nas ruas de qualquer grande cidade brasileira, provocar reaes das mais diversas. A moral e a tica, como se pode ver, so variveis de acordo com o local onde a pessoa vive e com o seu contexto histrico. No podemos imaginar, nos dias atuais, uma pessoa ser condenada a morte na fogueira. Entretanto, na Idade Mdia, esse era um procedimento comum para as pessoas consideradas culpadas de determinados crimes.

Podemos concluir que, medida que as sociedades se tornam mais complexas, aprofundam-se as possibilidades de uma maior rigidez moral e tica, respeitando-se sempre o desenvolvimento da cultura regional.

Para que possamos refletir sobre a forma como cada indivduo, ou seja, cada pessoa faz a edificao de sua personalidade tica (que individual), convido vocs a assistirem o vdeo do link a seguir, do filsofo e educador Prof. Dr. Mario Srgio Cortella:

http://www.youtube.com/watch?v=5f825K-HdUs

Agora que voc viu o vdeo sobre a formao da personalidade tica individual, reflita sobre qual o posicionamento tico que cada um de ns, no dia a dia, nas atividades mais comuns com as quais ns nos deparamos, de forma constante.

WEB AULA 3

Unidade 2 - A tica nos negcios

Da mesma forma que na vida pessoal de cada um, as atividades desenvolvidas no meio empresarial devem ser pautadas pela tica e pela moral, visando obter-se um comportamento adequado aos padres da sociedade em geral.

Vejamos o texto abaixo a respeito da tica e do futuro das empresas:

tica

Futuro

das

Empresas

"Duas coisas me enchem o nimo de admirao e respeito: o cu estrelado acima de mim e a lei moral que est em mim".

Kant (Crtica da Razo Pura)

[...] Cada um de ns deveria, talvez, ao longo de sua vida procurar entender a extenso do significado da tica e procurar julgar cada um de seus pensamentos, planos e atos em funo disto. uma caminhada sem fim, pois existem situaes em que este julgamento bem complexo e as oportunidades para desvios, ainda que inconscientes, so dirias! Empresas so grupos de pessoas que se unem para determinado fim e, portanto, esto sujeitas a todos estes sentimentos e princpios humanos. Como grupos de pessoas, as empresas so suscetveis a todo tipo de interpretaes e observaes de atos que tem impacto em seu futuro.

Temos acreditado, ao longo dos anos, que somente a tica poder garantir uma empresa, e mesmo um pas, para o futuro, pois o cimento que manter juntas as pessoas. Na maioria das vezes, difcil distinguirmos situaes onde devemos impor tica e este conceito nem sempre se apresenta de modo claro. Faltar tica no ser bandido, pois nem sempre fcil distinguir e pesar situaes. Tenho certeza de que falto tica todos os dias e peo a Deus que me ajude a distinguir situaes, nesta caminhada da vida. A pessoa completamente tica um Santo, pois a tica absoluta a mais alta e completa definio de amor ao prximo. No entanto, a verdade que no momento em que sonegamos impostos, por exemplo, liberamos produtos defeituosos para o mercado, privilegiamos pessoas, entre outros. Assim, nos expomos e tornamos mais fraca a unio das pessoas em torno de um grupo coeso. As pessoas passam a reclamar e a querer impor suas solues prprias e a empresa acaba por se tornar mais fraca. Quanto mais cresce uma empresa, mais deve ser regida por regras claras e aplicveis a todos, indistintamente. Para que cada um se sinta dono necessrio que tenha a certeza de que tem tratamento igual. Ainda, que o futuro que se constri ser igual para

todos. Autor: Prof. Fonte: INDG Disponvel em http://www.via6.com/topico.php?tid=104162 Vicent Falconi

Com base no texto anterior, podemos verificar que quando recebemos a notcia de que uma "organizao" ou uma "empresa" cometeu um ato, uma infrao de natureza tica ou moral, s vezes, nos esquecemos de que por trs dos termos "organizao", ou "empresa", existem pessoas que praticaram esse ou aquele ato. Portanto, tomaram a deciso de no agir conforme os padres ticos ou morais em vigor.

A coerncia entre teoria e prtica na atividade empresarial de suma importncia. Se a empresa cobra atitudes ticas de seus empregados, deve adotar a mesma postura. Seja em relao a seus impostos ou aos consumidores e, inclusive, em relao aos empregados. Sobre esse tema, vamos assistir ao vdeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=2PJOc26ldlc

Aps assistir esse vdeo, vamos refletir: Quando exigimos das instituies, sejam elas pblicas ou privadas, comportamentos ticos e corretos, estamos contribuindo com a reduo das atividades antiticas?

Um dos meios que as empresas podem se utilizar, para promover a utilizao de comportamentos ticos por parte de seus colaboradores, por intermdio da adoo de um Cdigo de tica.

Embora no seja de carter obrigatrio, quando a empresa adquire um determinado porte, tendo diversos funcionrios em vrios nveis hierrquicos, que tem sob sua responsabilidade decises administrativas que envolvem ativos das organizaes, o Cdigo de tica tem por finalidade dirimir e evitar dvidas que possam surgir, no desenvolvimento de atividades empresariais.

Aprofunde os estudos!

Nesse momento, podemos comear a estabelecer as relaes existentes entre a tica e a Contabilidade. Leia o artigo abaixo que trata da tica profissional exercida pelos contadores.

http://proferlao.pbworks.com/w/page/18777945/A%20%C3%89TICA%20PROFISSIONAL%20E XERCIDA%20PELOS%20CONTADORES

Aps a leitura de todos os materiais recomendados e de assistir aos vdeos, convido vocs para que entrem no frum, onde teremos questes prticas a serem resolvidas, relativas tica geral e profissional.

Boa leitura e at a web aula II!

WEB AULA 4 Unidade 1 - Accountability e a tica nas empresas


1

Introduo

Bem

vindos

nossa

segunda

aula

web

desta

disciplina!

Nesta web aula, daremos continuidade nos contedos relativos a tica, aplicando-os especificamente profisso contbil. Tambm, sero abordados os assuntos relativos legislao profissional, que so de seguimento obrigatrio por todos os contabilistas. O principal objetivo dessa unidade proporcionar, aos alunos, conhecimentos a respeito da estrutura do Cdigo de tica Profissional do Contabilista, estabelecendo-se os direitos e obrigaes dos contabilistas, incluindo-se as sanes a que esto sujeitos, quando h infrao a determinada norma.

Sero desenvolvidos, nessa unidade de estudo, contedos de natureza terica e estudos de caso, para ilustrar determinadas situaes especficas.

Ao final desta unidade, vocs devero conhecer o Cdigo de tica Profissional do Contabilista, bem como estar aptos a consultar a legislao contbil, identificando a natureza das normas e sua aplicabilidade.

Os temas dessa unidade sero objeto da avaliao virtual e presencial, bem como os temas apresentados serviro de base para a discusso de casos apresentados nos fruns.

O conceito de accontability em tica

Alm dos aspectos genricos da tica, seja em situaes gerais ou em relaes comerciais ou empresariais, h determinados assuntos que devem ser tratados de forma especfica. A transparncia nas relaes entre a organizao, representada por seus diretores, e seus

acionistas, empregados, ao meio ambiente e sociedade em geral deve ser um objetivo a ser alcanado. Assim, respeitando-se os assuntos de natureza sigilosa, em virtude de razes comerciais. A accountability, nesse contexto, um termo em ingls que representa, resumidamente, o ato de prestar contas a respeito de uma responsabilidade conferida.

Assim sendo, o diretor de uma grande organizao recebe determinaes dos acionistas para que execute determinadas aes, que devero apresentar determinados resultados, ao final de um perodo pr-determinado. Ao final desse perodo, ele deve prestar contas, seja por intermdio de relatrios, apresentaes orais ou reunies. Tambm, pela forma na qual a administrao foi conduzida durante determinado perodo de tempo.

As atitudes que visam a um processo de accountability nos conduzem a outro termo, denominado Governana Corporativa. Conforme definio do Instituto Brasileiro

de Governana Corporativaentende-se o sistema pelo qual as sociedades so dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho e

administrao, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas prticas de governana corporativa tem a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade, mediante uma prestao de contas de todas as aes desenvolvidas pelos gestores, aos acionistas.

Alm de prestar contas aos acionistas, tambm necessrio uma prestao de contas sociedade. Quando a empresa se utiliza de recursos naturais, por exemplo, ela deve prestar contas sociedade sobre quais os benefcios advindos da explorao desses recursos, assim como quais as medidas adotadas para reduzir o impacto ambiental desse processo de retirada. Uma das formas de realizar o processo de prestao de contas por intermdio da publicao do Balano Social. O Balano Social pode ser publicado no s por grandes empresas. Vejamos, a seguir, um texto que trata da publicao do Balano Social pelas Micro e Pequenas Empresas:

A hora e vez das pequenas

A realidade das micro e pequenas empresas no Brasil poderia sugerir-nos a parfrase de uma conhecida revista sobre o setor: pequenas empresas, grandes balanos sociais. E justamente para estimular aes sociais que foi lanado o Balano Social Anual das Micro e Pequenas Empresas.

A iniciativa foi realizada pelo Ibase, Sebrae (Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas) e Fundao Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (Fides), com apoio do Instituto Ethos. At o final do ano, 50 mil cpias do novo modelo de balano social sero enviadas para as representaes do Sebrae de todo o Brasil, responsvel pela distribuio s micro e pequenas empresas.

"A importncia desse novo modelo de balano social dar oportunidade micro e pequena empresa de entrar de fato na discusso sobre responsabilidade social empresarial. A idia que este modelo faa o empresariado de micro e pequena empresa perceber que a atuao de suas organizaes importante para transformar a realidade, mesmo que suas empresas sejam bem pequenas. Que se precisa prestar ateno s relaes entre a empresa e seus funcionrios e funcionrias. O que a empresa faz tem impacto na comunidade ao redor", afirma Ciro Torres, coordenador do projeto Balano Social do Ibase.

O projeto foi solicitado pelo Sebrae do Cear, a partir da demanda de micro e pequenas empresas do estado. "J era uma preocupao nossa, mas este estmulo foi fundamental", afirma Ciro. A primeira reunio para discutir a proposta foi convocada ainda em outubro de 2002, no Ibase.

Alm das organizaes j citadas, participaram ativamente de todo o processo as incubadoras de empresas de universidades cariocas (PUC, UFRJ e Cefet), Associao dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), os conselhos federal e estadual do Rio de Janeiro de Contabilidade, Ceris, ONGs e pequenas empresas. A Relao Anual de Informaes Sociais (Rais, do Ministrio do Trabalho e Emprego) de 2001 traz nmeros bem contundentes quanto realidade das micro e pequenas empresas legalizadas no pas. De 5.574 milhes, nada menos que 99,1% so micro (5.277 milhes, 94,7%) e pequenas empresas (245.5 mil, 4,4%).

No universo das micro empresas, o setor de Comrcio o que detm a maior participao, com aproximadamente 46% do total. Nas pequenas empresas, o setor de Servios o mais forte - cerca de 44% das empresas. Micro e pequenas respondem por 41% dos postos de trabalho regulamentados no pas. Se levarmos em conta apenas o setor comercial, o percentual chega a 78%.A realidade das micro e pequena empresas completamente diferente das grandes organizaes. um espao onde o empreendedor(a) muitas vezes tambm um trabalhador(a). H organizaes com um nmero mnimo de funcionrios(as), por vezes apenas dois ou trs e de uma mesma famlia.

Realidades diversas fizeram perceber que o modelo para mdias e grandes empresas est

voltado para a realidade de organizaes deste porte, no se adequando realidade das micro e pequenas. " preciso notar que um investimento de R$500 para uma micro empresa pode representar 10% de sua receita. Em contrapartida, investimentos de milhes de dlares de uma grande organizao pode representar 0,5% do seu oramento total. Proporcionalmente, o impacto direto de uma pequena ao pode at ser muito importante e com um esforo bem maior", afirma Ciro.

Metodologia As idias bsicas do novo modelo so as mesmas adotadas nos modelos de balano social para mdias e grandes empresas e para ONGs, que trabalhar a tica e a responsabilidade social a partir do princpio da transparncia. O objetivo chamar a ateno do(a) empresrio(a) sobre a maneira com est cuidando de seus(suas) funcionrios(as), do meio ambiente e da comunidade onde a empresa est implantada. "Estamos oferecendo s empresas e sociedade mais uma ferramenta na busca dessa transparncia", afirma Ciro.

A metodologia utilizada para a elaborao deste balano social tambm foi a mesma criada para o modelo de balano social das mdias e grandes empresas: trabalho em parceria. Foram realizadas cinco reunies presenciais em quase um ano de trabalho (trs no Rio de Janeiro, uma em So Paulo e uma em Braslia) e vrias reunies virtuais. A ltima foi em junho de 2003, no Sebrae de So Paulo.

O modelo de Balano Social Anual das Micro e Pequenas Empresas composto por seis grupos de questionrios. Comea com uma novidade: a Identificao da empresa. Em Indicadores econmicosso solicitados menos informaes econmicas do que nos modelos anteriores, facilitando o trabalho do (a) empresrio (a) em termos contbeis e financeiros (apenas o faturamento bruto, impostos e contribuies e folha de pagamento e encargos sociais).

Em Indicadores sociais internos, so solicitadas informaes de como a empresa trata seus (suas) funcionrios (as), qual o montante percentual de investimentos destinado ao pessoal interno. Os projetos e aes externas para o entorno onde a empresa est localizada so levantados em Indicadores sociais externos.

"So dados nada desprezveis. impressionante como estas organizaes atuam em doaes, filantropia, programas de reciclagem entre outros. So pequenos projetos, mas com grande importncia. s vezes com muito pouco, R$200 de gasto mensal com energia, deixando a luz de uma sala acesa noite, pode estar acontecendo um esforo de alfabetizao dentro das

instalaes

da

empresa",

revela

Ciro.

Os Indicadores do corpo funcional avaliam a mo-de-obra dentro da empresa, com critrios que incluem a diversidade com tpicos que atestam o nmero de mulheres, negros (as), portadores (as) de necessidades especiais, jovens beneficiados (as) com o primeiro emprego, pessoas acima dos 45 anos e pessoas que realizam trabalhos voluntrios.

"Grande parte da contribuio para a comunidade da micro e pequena empresa consiste em oferecer know how profissional, mais do que recursos diretos, que muitas vezes no tm", afirma Ciro. O ltimo item trata das Informaes relevantes quanto ao exerccio da cidadania empresarial, isto , relao entre o maior e o menor salrio pago, acidentes de trabalho e questes relativas participao dos (as) funcionrios (as) e ao dilogo dentro da organizao. Nos ltimos anos o Ibase vem divulgando o modelo para MPEs e estimulando outras organizaes a tratarem do tema da responsabilidade social empresarial, especificamente voltado para os empresrios e empresrias de micro e pequenas empresas.

Fonte: http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=87&sid=24

Como pode ser observado pelo texto obtido no site Balano Social, a tica e a responsabilidade social devem ser trabalhadas juntamente com a transparncia, de forma que todos os envolvidos possam estar informados a respeito da forma pela qual a organizao trata esse tema to importante.

Os contadores, nesse sentido, devem colaborar com a disseminao das informaes, proporcionando s organizaes, sejam elas de grande, mdio ou pequeno porte, a oportunidade de realizar a gesto de forma transparente e responsvel.

O Cdigo de tica

Os Contabilistas, assim entendidos os tcnicos de contabilidade e os Contadores, devidamente inscritos no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdio, devem pautar a sua conduta profissional pela tica.

A respeito da importncia do Cdigo de tica Profissional do Contabilista, vamos ler o artigo do blog: acerto de contas, publicado no link abaixo:

http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=67&codConteudo=3759

O Cdigo de tica profissional do Contabilista, alm de relacionar os deveres, as obrigaes e as penalidades a que os Contabilistas esto sujeitos, em caso de seu descumprimento tambm

deve ser utilizado como um guia para a formao de uma conduta profissional. Para ter acesso ao Cdigo de tica do profissional contabilista, devidamente atualizado, acesse o link abaixo:

http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_803.doc

WEB AULA 4 Unidade 2 - A legislao profissional

A Legislao Profissional do Contabilista

Alm do Cdigo de tica do Contabilista, todo contador tambm deve atender s determinaes previstas nas Normas Brasileiras de Contabilidade.

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), por constiturem normas relativas s Cincias Contbeis, que uma cincia social aplicada, em constante evoluo, podem ser objeto de atualizao, sendo necessria a consulta peridica a respeito desse ou daquele assunto. Desta forma, visando verificar se as disposies permanecem as mesmas, ou se sofreram alguma alterao. Atualmente, h duas estruturas bsicas das Normas Brasileiras de Contabilidade. At 17 de Fevereiro de 2009, as Normas emitidas possuem a seguinte estrutura:

Normas Normas

Brasileiras Brasileiras

de de

Contabilidade Profissionais Contabilidade Tcnicas -

NBC P NBC T

Normas Brasileiras de Contabilidade (P ou T) Interpretao Tcnica - NBC (P ou T) IT Normas Brasileiras de Contabilidade (P ou T) Comunicado Tcnico - NBC (P ou T) CT

A partir de 17 de Fevereiro de 2009, as Normas emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade tero a seguinte estrutura:

a) Geral - NBC PG - so as normas gerais aplicadas aos profissionais da rea contbil;

b) do Auditor Independente - NBC PA - so aplicadas especificamente aos contadores que atuem como auditor independente;

c) do Auditor Interno - NBC PI - so aplicadas especificamente aos contadores que atuem como auditor interno;

d) do Perito - NBC PP - so aplicadas especificamente aos contadores que atuem como perito contbil;

e) Societria - NBC TS - so as Normas Brasileiras de Contabilidade convergentes com as Normas Internacionais;

f) do Setor Pblico - NBC TSP - so as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Pblico, convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Pblico;

g) Especfica - NBC TE - so as Normas Brasileiras de Contabilidade que no possuem Norma Internacional correspondente, observando as NBC TS;

h) de Auditoria Independente de Informao Contbil Histrica - NBC TA - so as Normas Brasileiras de Auditoria convergentes com as Normas Internacionais de Auditoria Independente (ISAs) emitidas pela Federao Internacional de Contadores (IFAC);

i) de Reviso de Informao Contbil Histrica - NBC TR - so as Normas Brasileiras de Reviso convergentes com as Normas Internacionais de Reviso (ISREs), emitidas pela IFAC;

j) de Assegurao de Informao No Histrica - NBC TO - so as Normas Brasileiras de Assegurao convergentes com as Normas Internacionais de Assegurao (ISAEs), emitidas pela IFAC;

k) de Servio Correlato - NBC TSC - so as Normas Brasileiras para Servios Correlatos convergentes com as Normas Internacionais para Servios Correlatos (ISRSs) emitidas pela IFAC;

l) de Auditoria Interna - NBC TI - so as Normas Brasileiras aplicadas aos trabalhos de auditoria interna;

m) de Percia - NBC TP - so as Normas Brasileiras aplicadas aos trabalhos de percia.

Alm das normas acima descritas, os Contadores tambm devem estar atentos aos Pronunciamentos emitidos pelo Comit de Pronunciamentos Contbeis - CPC. Todos os pronunciamentos emitidos pelo CPC e referendados pelo CFC so de seguimento obrigatrio por todos os contabilistas.

Como podemos observar, atualmente, o Brasil passa por profundas alteraes normativas,

sendo necessria uma constante atualizao, para no corrermos o risco de ficar desatualizados em relao a qualquer assunto que trate da norma contbil.

Aprofunde os estudos!

Atualmente, o Brasil passa por um processo de Convergncia s Normas Internacionais de Contabilidade. Como forma de aprofundar seus conhecimentos, temos as seguintes atividades:

- Assista ao vdeo que contm uma palestra do Prof. Dr. Eliseu Martins, a respeito do processo de convergncia s Normas Internacionais de

Contabilidade. http://www.cfc.fipecafi.org/flv/eliseu.asp

- Acesse o site do Comit de Pronunciamentos Contbeis, que contm todos os pronunciamentos j emitidos, bem como a agenda que prev a emisso de novas normas, no decorrer dos anos de 2009 e 2010.

- Aps a leitura de todos os materiais recomendados e de assistir aos vdeos, convido vocs para que entrem no frum, onde teremos questes prticas a serem resolvidas, relativas tica profissional.

You might also like