You are on page 1of 4

INSTITUTO SUPERIOR TCNICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA SECO DE HIDRULICA E RECURSOS HDRICOS E AMBIENTAIS HIDRULICA II (2 Semestre 2003/2004)

20/04/2004

Resolva cada problema em folhas separadas (identifique todas as folhas com o seu nmero de aluno e nome)

PROBLEMA 1 (2,0 val.) Num escoamento com superfcie livre, a energia especfica definida pela seguinte expresso geral:
H = h + Q2 2g S 2

a) Defina as diferentes grandezas intervenientes. b) Indique quais so as condies a verificar que justificariam os valores = 1 e = 1. PROBLEMA 2 (2,0 val.) Num canal com seco rectangular, largura constante e fundo horizontal existe um, degrau com altura zF (ver figura).

Admitindo que na zona de singularidade (entre as seces A e B) a linha de energia horizontal e que = 1 e = 1, indique quais so as situaes em que ocorre a elevao da cota da superfcie livre do escoamento de A para B: I se o degrau positivo (zF > 0) e o escoamento lento;

II se o degrau positivo (zF > 0) e o escoamento rpido; III se o degrau negativo (zF < 0) e o escoamento rpido. Justifique a resposta demonstrando a razo pela qual seleccionou a condio ou as condies certas. PROBLEMA 3 (2,5 val.) Imagine um canal prismtico de seco rectangular, muito longo e sem irregularidades. Indique, justificando, quais so as afirmaes certas e as erradas de entre as seguintes: I II a altura crtica depende do caudal, da largura da seco e da rugosidade do canal; a altura uniforme depende do caudal, da largura da seco, da rugosidade e do declive do canal; III o declive de um determinado canal construdo em beto pode ser classificado de forte ou fraco consoante o valor da altura crtica medida numa seco; IV se as pequenas perturbaes no se propagarem para montante o regime do escoamento classificado como rpido. PROBLEMA 4 (1,5 val.) a) Quais so as hipteses de base na anlise da variao de altura do escoamento ao longo de, respectivamente, um canal colector; um canal descarregador. Justifique a validade das hipteses. b) Apresente a justificao da afirmao seguinte: a localizao de um ressalto hidrulico num canal colector nunca seria estvel. PROBLEMA 5 (7,0 val.) Considere o canal de seco rectangular, representado na figura, o qual recebe gua a partir de um reservatrio de grandes dimenses, a montante, e de um descarregador lateral localizado em DE. O canal termina com uma queda brusca na seco F. O canal tem uma rugosidade a que corresponde um coeficiente de Manning-Strickler K = 75 m1/3 s-1. Admita as seguintes hipteses: = = 1; os trechos AB, BD e EF so suficientemente longos para que neles se estabelea o regime uniforme;

o caudal total recebido lateralmente em DE (trecho colector) 6,00 m3 s-1; o caudal que se escoa no trecho EF 20,00 m3 s-1; o declive do trecho AB iAB = 4 x 10-4; a altura uniforme no trecho BD 0,85 m e no trecho EF 1,16 m.

Determine: a) as alturas do escoamento em A, B e a cota X; b) as alturas do escoamento em D, E e F; c) o andamento qualitativo da superfcie livre, assinalando o tipo das curvas de regolfo que ocorrem ao longo do canal.

PROBLEMA 6 (5,0 val.) Num canal prismtico de seco rectangular, com 2,10 m de largura, escoa-se um caudal de 8,00 m3s-1 e est instalada uma comporta plana, com abertura inferior, que ocupa toda a largura do mesmo. Os trechos a montante e a jusante da comporta so suficientemente longos para que neles se estabelea o regime uniforme. A altura uniforme no canal 1,80 m. Considere = = 1 e que o coeficiente de contraco da comporta constante e igual a 0,70. a) Determine a mxima abertura da comporta compatvel com a existncia de um ressalto livre a jusante da mesma. b) Determine a altura de gua imediatamente a montante da comporta na situao em que a respectiva abertura 1,03 m. c) Calcule o mdulo da fora global que o escoamento exerce sobre a comporta, na situao da alnea anterior.

FORMULRIO
= 10 6 m 2 s 1

Re =

UD
Q

Fr =

S g

S b

E=

p U2 +z+ 2g

dE = J ds
Q = K S R 2 / 3 J1 / 2 H=h+ Q2 2g S 2

Q2 hc = 3 gb 2
Q2 S

M = S h G + '

h1 1 2 = 1 + 8 Fr2 1 h2 2 h2 1 2 = 1 + 8 Fr1 1 h1 2
2 2 = h' 2 h' 1

2q 2 h' 2 h1 g h1 h' 2

m=

h'2 h2

c = gh

You might also like