You are on page 1of 3

Quem nunca teve a oportunidade de comparar os diversos tipos de beleza, indubitavelmente se encontra completamente incapacitado de dar opinio a respeito

de qualquer objeto que lhe seja apresentado. S atravs da comparao podemos determinar os eptetos da aprovao ou da censura, aprendendo a discernir sobre o devido grau de cada um. (Hume, 1989:266)

Essa disposio ao questionamento do belo, a busca incessante pela compreenso e delimitao do conceito de beleza move a esttica no transpassar da vida humana como disciplina filosfica, como mera fruio, como criao, como um ideal ou como uma ruptura.

Na Grcia clssica, a arquitetura, a escultura e a cermica fundavam -se em cnones que analogicamente correspondiam s leis por que se regulava a msica os quais constituam regras de perfeio que se podiam expressar, de modo exato, mediante nmeros. Em outras palavras, para os gregos a forma e a beleza tinham por fundamento nmeros e propores. Isso valia quer para a construo dos templos, quer para a confeco dos vasos, quer para o cinzelamento das esculturas. Explica-o Tatarkiewicz: O cnon da escultura tambm era numrico e dependia de uma proporo fixa. Como atesta Galeno, a beleza nasce da exata proporo no dos elementos mas das partes, de um dedo em relao a outro dedo, de todos os dedos em relao ao carpo e ao metacarpo, destes em relao ao antebrao, em suma, de todas as partes entre si, como diz o Cnon de Policleto. (NOUGU)

A dialtica de Plato aponta para duas direes: o mundo das idias, num plano superior, do conhecimento <racional>, que , ao mesmo tempo, absoluto e esttico <e eterno>; a outra direo segue para o mundo das coisas, dos humanos. Este, de aparncia sensvel, constitudo pela imitao de um ideal concebido no mundo das idias: portanto, num processo de cpia. Gilles Deleuze aponta para uma terceira possibilidade que quebra a dicotomia platnica: a cpia fiel e o simulacro, no mais tido como degenerescncia da semelhana ao mundo das idias, um mero fantasma. Para os gregos, o belo artstico situava-se no embate entre as boas cpias e o simulacro.

http://arteeestetica.blogspot.com.br/2012/10/blog-post.html - alegoria da caverna - video


Por isso que, antes de Plato, estes dois termos <IDEA E EIDOS>se empregavam especialmente para expressar a forma visvel das coisas, a forma exterior, o que se capta com os olhos a viso sensvel. A partir de Plato, todavia, passam a empregar-se para exprimir a forma interior das coisas, a sua essncia. Em decorrncia da Segunda navegao platnica, isto , da descoberta do mundo inteligvel, a forma se ala do plano fsico ao metafsico. (...) O ponto fundamental da filosofia platnica reside na descoberta da existncia de uma realidade supra-sensvel, de uma dimenso suprafsica do ser, existncia nem sequer vislumbrada, anteriormente, pela filosofia da physis. Esta sempre tentara explicar os fenmenos por causas de carter fsico e/ou mecnico (gua, terra, ar, fogo, rarefao, condensao etc.) (...) Plato tenta a libertao radical dos sentidos e do sensvel, e um deslocamento decidido para o plano do raciocnio puro e daquilo que captvel pelo intelecto e pela mente na pureza de sua atividade especfica

(...) Qual a causa de uma coisa ser bela? Para responder a isto, um filsofo pr-socrtico invocaria elementos meramente fsicos: cor, traos, figura etc. Todavia, afirma Plato, essas no so verdadeiras causas, mas apenas concausas ou causas mediatas. preciso, por conseguinte, postular a existncia de uma causa anterior e mais elevada, que, para ser verdadeira causa, h de ser no-sensvel. H de ser inteligvel. Tal causa a Idia ou Forma do Belo em si, a qual, mediante a sua participao ou a sua presena, ou, ainda, mediante certa relao de determinao, faz as coisas empricas ser belas; em outras palavras: faz as coisas realizar-se segundo certa cor, medida e proporo convenientes e precisamente adequadas a que sejam belas.(NOUGU)

Para Plato, o belo o bem, a verdade, a perfeio; existe em si mesma, apartada do mundo sensvel, residindo, portanto, no mundo das idias. A idia suprema da beleza pode determinar o que seja mais ou menos belo

J Aristteles, diferentemente de Plato, acredita que o belo seja inerente ao homem , afinal, a arte uma criao particularmente humana e, como tal, no pode estar num mundo apartado daquilo que sensvel ao homem. A beleza de uma obra de arte assim atribuda por critrios tais como proposio, simetria e ordenao, tudo em sua justa medida. A contemplao esttica no requer inteleco tal como a contemplao terica, com fins de conceituao e/ou classificao do objeto, importando, apenas, nessa contemplao, a percepo do objeto. Isso no quer dizer, porm, que se trata de uma percepo meramente subjetiva. Tal percepo dos fenmenos d-se de uma maneira especial, podendo ser confirmada, sim, intersubjetivamente. De maneira divergente, segundo Kant, os juzos estticos seriam impossveis. Entretanto, convm lembrar que a observao da manifestao esttica s pode ser apreendida por aqueles que tiverem, a priori, recursos sensoriais e cognitivos, alm de estarem dispostos a praticar o exerccio da ateno a ser dirigida presena sensitiva de um determinado objeto.

E continua... Posteriormente, a autoridade eclesistica da Idade Mdia introduz na concepo do belo a identificao direta com Deus, como um ser nico e supremo a servio do Bem e da Verdade. Tanto Santo Agostinho quanto So Toms de Aquino identificam a beleza com o Bem, ademais da igualdade, do numero, da proporo e da ordem: estes atributos nada mais so do que reflexos da prpria beleza de Deus. A finais da era medieval, a autoridade eclesistica rejeita a autoridade cientfica que se faz presente e notria, exatamente por esta se distanciar da associao dos fenmenos s vontades divinas. Assim, na Renascena, o artista passa para uma dimenso maior, no de mero imitador, nem de um servial de Deus, mas de um criador absoluto, cujo potencial genial faz surgir uma arte de apreciao, de fruio. Aristteles interpretado de maneira normativa. Seu conceito de arte enquanto mimese e a classificao dos trs gneros literrios pico, lrico e dramtico, gneros estes imiscveis e imutveis passam a ser normas de conduta criativa dos artistas de transio. Assim sendo, regras e padres fixos so estabelecidas para nortear a produo da obra de arte, bem como sua apreciao, mesmo estando a arte a servio da Igreja. A difuso das academias ao longo do sculo XVII prima pela preservao dessas releituras renascentistas dos preceitos aristotlicos, num liame objetivo da conceituao do belo, em busca de um juzo universal, de uma verdade absoluta e inexorvel. No sculo XVIII, em virtude da enorme ebulio em que se encontram as sociedades europias Revoluo Industrial, Revoluo Francesa, os reflexos da independncia americana pululam novas idias (nem sempre to novas assim) que fazem emergir a necessidade de uma esttica posta em prtica para atender aos anseios e s necessidades ideolgicas da burguesia ascendente bem como ao

imprio napolenico. A adoo de padres neoclssicos, reforados na certeza cartesiana do conhecimento justificado por sua prpria existncia[1] coaduna-se paradoxalmente a aceitao da clareza e da distino conceitos ambos subjetivos como constituinte do critrio de verdade. De certa forma, esse paradoxo resolvido por Hume, cuja filosofia emprica que, apesar de resultar num ceticismo paradoxalmente aceitvel e refutvel ao mesmo tempo, trouxe tona das discusses o subjetivismo para solucionar celeumas e querelas em torno da questo do gosto. E no se trata de um subjetivismo desmedido, visto que h que se considerar critrios adotados pelo bom senso, obtido pela prtica do "discernimento da beleza": Quem nunca teve a oportunidade de comparar os diversos tipos de beleza, indubitavelmente se encontra completamente incapacitado de dar opinio a respeito de qualquer objeto que lhe seja apresentado. S atravs da comparao podemos determinar os eptetos da aprovao ou da censura, aprendendo a discernir sobre o devido grau de cada um. (Hume, 1989:266)

Do texto: A Esttica e a Questo do Belo nas Inquietaes Humanas.

Disponvel em: http://www.espacoacademico.com.br/046/46cvale.htm

You might also like