You are on page 1of 12

Categoria Trabalho Acadmico / Artigo Completo

A CONSTRUO DE UMA HORTA HIDROPNICA: UMA PROPOSTA ENVOLVENDO A EDUCAO AMBIENTAL.

Herika Bastos de Medeiros1 Antonio Carlos de Miranda2 Jacques Lages Ennes3

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo abordar questes ambientais, atravs da construo de uma horta hidropnica e de seu monitoramento, associada a uma alimentao saudvel e que tenham relao com os contedos interdisciplinares do 5 ano do ensino fundamental. importante frisar que a horta hidropnica um sistema que trabalha com uma tcnica moderna, de fcil manuseio, com baixa possiblidade de contaminao e, apresenta-se como uma estratgia que permite uma discusso tendo como foco a aprendizagem significativa. Nesse sentido, busca-se ampliar a concepo do aluno sobre o conceito de meio ambiente/alimentao saudvel para alm do contexto natural.

Palavras-chave: Horta hidropnica. Educao ambiental. Recursos hdricos.

1 2

Mestre em Ensino de Cincias da Sade e do Ambiente, UNIPLI, herikabastos@yahoo.com.br Doutor (UNICAMP), Professor/pesquisador do Curso de Mestrado (UNIPLI) mirantam@ig.com.br 3 Bacharel em Administrao de Empresas (UFRRJ), tutor em Administrao (CEDERJ/UFRRJ), jle2205@gmail.com

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

1. INTRODUO

Atualmente percebemos graves sinais de uma sociedade insustentvel. Segundo Guimares (2007), a natureza explorada por nossa sociedade como se fosse um recurso inesgotvel, vista de forma fragmentada, sem a preocupao e o respeito com as relaes dinmicas do equilbrio ecolgico e sua capacidade de suportar os impactos sobre ela. Isso resulta nos graves problemas ambientais da atualidade.
Diante das intensas agresses ao planeta, no resta dvida de que o atual modelo de sociedade e desenvolvimento insustentvel. Surge dessa constatao a 4 noo de desenvolvimento sustentvel , ou seja, buscam-se formas de continuar a produo sem destruir o ambiente. Entretanto, fundamental analisarmos os limites dessa noo, principalmente para a agricultura (MARAFON, SEABRA e SILVA, 2011, p: 95).

O desafio proposto para a educao ambiental compor uma concepo crtica que aponte para novos valores na construo de uma sociedade tica, na qual os conceitos econmicos do lugar ao conceito de sustentabilidade.
Essa concepo no apenas uma posio ingnua de respeito natureza, mas est apta a intervir na atual crise de valores a partir do meio ambiente. Ela prope a formulao de novos valores na construo de sociedades sustentveis, que sai do campo nico da economia e envolve a sustentabilidade social, ambiental, poltica e, principalmente, tica (TRAJBER, 2007, p:145).

Nessa linha da teoria crtica podemos citar outros, como Edgard Morin, com a relao dialgica, da organizao na complexidade, da parte para o todo, e tambm

Desenvolvimento sustentvel. O conceito mais emblemtico emerge do Relatrio Brutland, em 1987: Desenvolvimento que visa satisfazer as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de atenderem s suas prprias necessidades. No entanto, diversos autores articulam seus pontos de vista em torno desse conceito, entre eles: Desenvolvimento sustentvel seria pelo menos uma contradio, se o mesmo fosse vinculado ao conceito de desenvolvimento como o processo que consiste no aumento contnuo de fluxos ou estoques.(Fearnside, 1997). Desenvolvimento alcanado a partir de cinco dimenses de sustentabilidade: social, econmica, ecolgica, espacial e cultural. (Sachs, 2002)

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

Milton Santos, com a organizao do espao socioambiental e o processo de totalizao na interao entre local e global e entre desenvolvimento e subdesenvolvimento. Morin (2010) explica que o mtodo da complexidade pede para pensarmos nos conceitos sem nunca d-los por concludos, para quebrarmos as esferas fechadas,
para restabeleceremos as articulaes entre o que foi separado, para tentarmos compreender a multidimensionalidade, para pensarmos na singularidade com a localidade e com a temporalidade, para nunca esquecermos as totalidades integradoras.

Para Milton Santos (2005), com a globalizao do mundo, as possibilidade de um enfoque interdisciplinar tornam-se maiores e mais eficazes, na medida em que a anlise fragmentada das disciplinas particulares pode mais facilmente suceder um processo e reintegrao ou reconstruo do todo. Segundo Mendona (2007), um dos princpios da educao ambiental crtica a participao na gesto dos problemas socioambientais, mediante mecanismos

democrticos de negociao e de cobrana legal dos responsveis para resolver problemas da comunidade. Trata-se de uma educao poltica que se aperfeioa quando praticada fora da escola. Atenta a essas questes, esta investigao tem como objetivo construir uma horta hidropnica, de modo que seja um instrumento de ensino-aprendizagem visando explorar contedos interdisciplinares relacionados s questes ambientais, sob o foco da educao ambiental crtica que busca incorporar a experincia do aluno ao contedo curricular, no sentido de conscientiz-los em relao aos recursos naturais e a importncia de uma alimentao saudvel. Para isso, realizou-se um levantamento bibliogrfico, determinante para a construo de um referencial terico acerca do tema. Abordando, entre outros aspectos, as etapas de construo e o monitoramento da horta hidropnica, registrando os dados, os relatos dessa construo e o seu monitoramento, pelos alunos. Alm disso, fundamentalmente, buscou-se, trazer tona, sob a perspectiva de temas e contedos interdisciplinares, procedimentos que aproximavam os alunos de uma educao ambiental crtica.

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

A investigao classifica-se como uma pesquisa qualitativa de carter exploratriodescritiva. Seu cenrio a Escola Municipal Raul Veiga, localizada no Municpio de So Gonalo, bairro Raul Veiga. Os sujeitos desta pesquisa so 20 alunos de uma turma do 5 ano do primeiro segmento do ensino fundamental e tambm sua professora.

2. DESENVOLVIMENTO

A lei n 9975/99 estabelece no PNEA (Plano Nacional de Educao Ambiental), que a educao ambiental um componente essencial e permanente na educao nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal e no formal.
A principal funo do desenvolvimento de atividades envolvendo meio ambiente contribuir para a formao de cidados conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global (PCN, 1997, p: 29).

A ideia da professora, com o apoio da equipe pedaggica da unidade escolar, foi organizar um espao de aprendizagem no qual os alunos, atravs de prticas educativas, pudessem perceber a contribuio de suas aes no ambiente da escola. O projeto foi desenvolvido por meio de entrevista, textos tericos, pesquisas na internet e a construo e monitoramento de uma horta hidropnica. Em uma primeira etapa, cada aluno entrevistou duas pessoas, com perguntas relativas ao estilo de vida e alimentao. Na primeira questo, A sua alimentao equilibrada?, 68% dos entrevistados responderam que no. Observamos que o fato de os responsveis no saberem a importncia de uma boa alimentao dificulta os alunos a ingerirem verduras e legumes.

Eu sei que importante uma alimentao equilibrada, mas eu no costumo comer verduras e legumes. (relato me do aluno A).

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

Meus filhos no esto acostumados a comer verduras porque eu no gosto, ento eu no fao. (relato da me do aluno E)

Percentual de pessoas que fazem alimentao saudvel

32% Sim No 68%

Grfico 1- Percentual de pessoas que fazem alimentao saudvel

Em resposta segunda questo, Que tipo de verduras e/ou legumes costuma comer?, das quarenta pessoas entrevistadas, em relao s verduras, 37% comem alface, 25% comem coentro, 25% comem espinafre e 40% comem outros tipos de verduras; em relao aos legumes, 37% comem batata, 50% comem cenoura, 25% comem beterraba, 12% comem aipim, 25% comem repolho.

Percentual de pessoas que consomem verduras


37% 40%

Alface Coentro Espinafre Outras verduras

40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%

25% 25%

Grfico 2- Percentual de pessoas que consomem verduras

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

Percentual de pessoas que consomem legumes


50% 50% batata cenoura beterraba aipim repolho 20% 10% 0% 1 12% 40% 30% 37% 25% 25%

Grfico 3- Percentual de pessoas que consomem legumes

Na terceira questo, Voc sabe o que alimento transgnico e hidropnico? , 20% responderam que sim e 80% responderam que no.
Percentual de pessoas que sabem o que vem a ser alimento transgnicos e hidropnico?

20% sim no 80%

Grfico 4- Percentual de pessoas que sabem o que vem a ser alimento transgnico e hidropnico.

Desses 20% que disseram saber o que significa alimento transgnico e hidropnico, tivemos os seguintes comentrios:
Entrevistada A : Alimento transgnico aquele que genet icamente modificado. E alimento hidropnico aquele que cultivado sem perigo de agrotxico, porque fica no alto. Entrevistada J: Alimento transgnico tem a ver com a gentica. E alimento hidropnico, so alimentos cultivados na gua. VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

Foi possvel perceber que a maioria dos entrevistados no sabia o que significa alimentos transgnicos5 e hidropnicos e os que diziam saber, poucos definiram o que vinha a ser.

2.1 Etapas da construo da horta hidropnica

Segundo Marafon, Seabra e Santos (2011), os produtos orgnicos6, cultivados sem o uso de pesticidas e adubos sintticos, so uma alternativa de alimentao saudvel e consciente. A procura por eles vem crescendo, como forma de evitar o consumo de substncias nocivas e contribuir para uma alimentao saudvel.
No sistema hidropnico a planta desenvolve suas razes sobre telhas de amianto, cano de PVC contendo areia, brita ou outros substratos inertes, os quais recebem uma soluo nutritiva composta de todos os sais minerais essenciais para completar o seu ciclo biolgico. Essa soluo circula diversas vezes pelas razes das plantas (CASTELLANE APUD SANTOS, 2006, p:10).

Para construir uma horta hidropnica, realizou-se, pela internet, uma pesquisa no laboratrio de informtica com intuito de identificar os procedimentos, as etapas, os tipos de solues nutritivas utilizada, formas de monitoramento e os materiais e substncias necessrias para a sua construo. Em sua estrutura, foram utilizados seis canos de PVC, parafusos, seis metros de mangueira, reservatrio de soluo (20 litros), timer, fertilizante, copos descartveis, estilete e bomba de aqurio.

Alimentos transgnicos so organismos alterados geneticamente. Isso quer dizer que esses organismos (plantas e animais) recebem genes de uma espcie diferente da sua prpria. (Marafon, Seabra e Silva, 2011: 47) 6 A agricultura orgnica, entre outras caractersticas, elimina o uso de adubos sintticos e venenos qumicos na produo agrcola. (Marafon, Seabra e Silva, 2011: 101)

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

Figura 1- Estrutura com os tubos de PVC

Figura 2- Timer sendo observado

Fonte: Produo dos autores Figura 3- Broto de Verdura

Fonte: Produo dos autores Figura 4 Fase com maior desenvolvimento

Fonte- Produo dos autores

Fonte: Produo dos autores

importante que sejam feitos furos, onde as sementes ou mudas sejam depositadas, com a distncia de 15 cm. feita a demarcao dos pontos a serem furados e deve haver uma inclinao de cinco graus em um dos lados. Assim, os nutrientes passaro por todas as mudas. O cultivo de vegetais e hortalias acontece sem o uso do solo e construdo um ciclo onde a gua sai do reservatrio, passa pelos tubos e volta ao reservatrio. Nessa gua contm macro e micronutrientes para que as hortalias possam crescer saudveis. As mudas ficam nos berrios e, depois de 10 dias, comeam a ser cultivadas, levando de 40 a 50 dias para atingirem o tamanho ideal de serem consumidas. Entre as vantagens da horta hidropnica esto a maior higienizao e controle da sua produo, cultivo protegido (ergonometria), pois trabalha em bancadas, assim como no h desperdcio de gua j que a economia da gua em relao ao solo de 70% . Outra vantagem est no fato de como colhida com raiz, o tempo de sobrevivncia da
VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

planta muito maior que da cortada no solo. Seu replantio pode ser realizado em qualquer local, e logo aps a colheita. As desvantagens so poucas: o preo maior e h necessidade da preveno contra a falta de energia eltrica. Ao construir a horta hidropnica os alunos puderam observar o crescimento das razes das verduras. Durante a observao surgiu o questionamento dos alunos sobre a horta hidropnica ser artificial. A professora percebeu a necessidade de observarem os aspectos positivos da horta hidropnica. Os alunos acompanhados da professora foram ao laboratrio de informtica e pesquisaram atravs da internet de que maneira o uso da hidroponia contribui para o meio ambiente. Em seguida, alguns alunos fizeram as seguintes observaes:

Aluno A: A horta hidropnica gasta menos gua do que se fosse plantar no solo. Aluno B: A horta hidropnica ocupa menos espao e evita a contaminao por agrotxico Aluno C: Essa horta mais higinica Aluno H. Aprendi que posso criar pequenas reas verdes mesmo vivendo em um apartamento.

Cabe lembrar que, segundo Marafon, Seabra e Silva (2011), no mundo inteiro, cerca de 70% da gua disponvel vai para a irrigao na agricultura. Do restante, 20% vai para a indstria e apenas 10% para o consumo direto da populao. Por sua vez,

Miranda, Gomes e Silva (2006) destacam que a sade do ser humano, o funcionamento dos diversos ecossistemas, os animais, os vegetais podem ser drasticamente afetados pela poluio, j que as guas podem estar contaminadas por agentes patognicos, substancias txicas e metais pesados.

Portanto, o desenvolvimento dessa atividade envolvendo a construo da horta, permitiu tambm trazer tona uma discusso em relao ao uso dos recursos hdricos e de sua preservao, nesse caso, ficou demonstrado o grande volume de gua usada nas grandes lavouras e a sua acentuada reduo na horta hidropnica, assim como, a

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

possiblidade de maior controle na sua contaminao. Desse modo, permitiu-se ampliar a concepo dos alunos sobre o meio ambiente para alm do contexto natural e conscientiz-los sobre em relao a uma alimentao saudvel (isentos de agrotxicos e de fertilizantes que contaminem o meio ambiente) e acerca da importncia dos recursos hdricos.
O aumento da populao mundial, a poluio provocada pelas atividades humanas, o consumo excessivo e o alto grau de desperdcio de gua contribuem para reduzir ainda mais a disponibilidade de gua. O consumo desenfreado tornase cada vez mais incompatvel com a quantidade de gua disponvel no planeta (MIRANDA, GOMES, SILVA, 2006: p:40).

Por sua vez Welzer (2010), destaca que j existem 850 milhes de pessoas sofrendo de desnutrio e que h uma tendncia desse numero aumentar consideravelmente em razo do uso excessivo e do esgotamento das terras cultivveis. Por outro lado, cabe lembrar a importncia da dimenso ambiental como tema transversal no currculo, com diz Oliveira (2007), com abordagem inter e transdisciplinar, utilizando metodologia de projetos e de planos de ao coletiva junto da comunidade escolar, confrontando uma rede de saberes necessrios para o enfrentamento da complexidade e da urgncia da transformao que almejamos. Sendo assim, a partir da afirmao de Nunes apud Candau (2008, p.116) de que [...] no h educao que no esteja imersa nos processos culturais do contexto em que situa [...] no possvel conceber uma experincia pedaggica desculturalizada, isto , desvinculada das questes culturais da sociedade. [...], acreditamos que pensar sobre o papel da escola nos dias atuais implica, necessariamente, colocar na ordem do dia o debate sobre essas questes. Verificamos que no decorrer do projeto, em todas as duas experincias, a educao ambiental deve estar sempre em sintonia com os quatro pilares da educao e da aprendizagem, tal como, foram propostos pela UNESCO: aprender a fazer; aprender a aprender; aprender a conviver; aprender a ser.

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

um documento importante da UNESCO, dirigido a educadoras e educadores de todo o mundo: aprender a fazer (mas, sobretudo, a criar cenrios solidrios e cooperativos nos lugares de trabalho coletivo); aprender a aprender (o aprender como um processo de criao e conhecimentos pessoais e, no, como uma acumulao de contedos); aprender a conviver (aprender a partilhar, a construir juntos, a criar crculos afetivos e harmoniosos de convivncia); aprender a ser (aprender a realizar em si mesmo, em dilogo com os outros, a prpria experincia de ser uma pessoa humana. Este princpio desgua em um crescimento da coerncia da pessoa entre o seu sentir, o seu pensar, o seu fazer e agir e o seu viver (BRANDO, 2005, p:124).

3. CONCLUSO

Brando (2005) acrescenta que pertencemos a uma Terra que nos gera, acolhe e nutre, e que agora depende de ns para seguir viva e capaz de acolher uma mltipla Vida sustentvel: a nossa e a de todos os seres que compartem a vida conosco. Ao trabalhar na escola o consumo sustentvel, foi possvel contribuir para uma aprendizagem significativa e transformadora e, para transformar essa realidade, se faz necessrio um pensamento crtico-reflexivo, onde os educandos se percebam como sujeitos ativos na elaborao do conhecimento.

REFERNCIAS

BRANDO, C. R. Aqui onde eu moro, aqui ns vivemos: escritos pra conhecer, pensar e praticar o municpio educador sustentvel. 2 ed. Braslia: MMA, Programa Nacional de Educao Ambiental, 2005. BRASIL, Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispe sobre a educao ambiental, institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil.03/leis/ L9795.htm>. Acesso em 07 de outubro de 2012. GUIMARES, Mauro. Educao Ambiental: alm dos muros da escola: In MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (orgs.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e prticas em educao ambiental na escola. Ministrio da Educao, Coordenao Geral de Educao

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

Ambiental; Ministrio do Meio Ambiente, Departamento de Educao Ambiental, UNESCO, 2007. FEARNSIDE, P. Sustentvel e Polticas Pblicas. So Paulo: Cortez, 1997 MARAFON, G. J; SEABRA, R. S; SILVA, E. S O. O desencanto da Terra: produo de alimentos ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. MENDONA, Patricia Gomes. Polticas de formao continuada de professoras (es) em educao ambiental no Ministrio da Educao. In MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (orgs.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e prticas em educao ambiental na escola. Ministrio da Educao, Coordenao Geral de Educao Ambiental; Ministrio do Meio Ambiente, Departamento de Educao Ambiental, UNESCO, 2007. MIRANDA, Antonio Carlos de; GOMES, Haroldo Pereira; SILVA, Mrcia Oliveira da. Recursos Hdricos: A Gesto das guas, a Preservao da Vida. So Paulo: All Print, 2006. MORIN, E. Cincia com conscincia. 13 edio. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010. OLIVEIRA, Hayde Torres. Educao ambiental ser ou no ser uma disciplina: essa a questo principal? In MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (orgs.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e prticas em educao ambiental na escola. Ministrio da Educao, Coordenao Geral de Educao Ambiental; Ministrio do Meio Ambiente, Departamento de Educao Ambiental, UNESCO, 2007. SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentvel. Rio de Janeiro, Garamond: 2002. SANTOS, A. N. F. A tecnologia hidropnica como prtica pedaggica na construo de concepes de ambiente. Uberlndia: UFU - Universidade Federal de Uberlndia, 2006. (Dissertao de Mestrado em Educao Ambiental). SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. So Paulo: Edusp, 2005. TRAJBER, Rachel. Cidadania e consumo sustentvel: nossa escolhas em aes conjuntas. In MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (orgs.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e prticas em educao ambiental na escola. Ministrio da Educao, Coordenao Geral de Educao Ambiental; Ministrio do Meio Ambiente, Departamento de Educao Ambiental, UNESCO, 2007. WELZER, Harald. Guerras Climticas: por que mataremos e seremos mortos no sculo 21. So Paulo: Gerao Editorial, 2010.

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, 2012, p. 94-105.

You might also like