You are on page 1of 17

1 1. O CRIME A definio do crime tarefa difcil, at hoje no conseguida de maneira satisfatria.

. Francisco Carrara definiu o crime como: A infrao da lei do Estado, ditada para garantir a segurana dos cidados, por atos de livre vontade, positivos ou negativos, moralmente imputveis e socialmente prejudiciais. A crtica que pode ser feita a esta definio que tal mostra-se extremamente formal e de carter exclusivamente jurdico. Entretanto, o advento das idias lombrosianas e as concepes genticas do desenvolvimento antissocial, abrangendo o sentido natural e no apenas formal do delito, obrigaram uma reviso no pensamento de Francisco Carrara. Garfalo definiu o crime como sendo um fenmeno biolgico e social. Garfalo percebeu certos sentimentos que quando violados, a violao procedente seria considerada crime, tais sentimentos seria a piedade e a probidade. Assim, Garfalo definiu o crime como sendo: a ofensa aos sentimentos altrusticos fundamentais de piedade e probidade, na medida em que os possua um determinado grupo social. At mesmo a fsica, nas pessoas de Onanoff e Blocq ocuparam-se com a definio de crime: todo ato humano que diminui a potencialidade das foras da vida terrestre. Observa-se, portanto, que a definio de crime atraiu as mais variadas vias do pensamento humano, sendo influenciada por princpios cientficos, opinies polticas e princpios filosficos. Exemplo da influncia de princpios polticos na definio do crime: todo e qualquer ato que ofende a liberdade individual (Hamon).

Durkheim considerou o delito como um fenmeno social normal, para ele, o delito era normal considerado socialmente. Na obra A diviso do trabalho social, Durkheim dizia que o crime seria toda a ofensa aos sentimentos profundamente arraigados e claramente definidos da conscincia social. Durkheim influenciou tanto o pensamento criminolgico que Ferri chegava a se perguntar se o delito seria um fenmeno normal ou anormal. Sntese da definio de crime: todo ato humano praticado com voluntariedade e com responsabilidade, sob a influncia de fatores endo e exgenos, e contrrio ao mnimo de moral de um povo, ou que ofenda os sentimentos profundamente arraigados definidos da conscincia social (Durkheim) no mago dos quais est a piedade e a probidade (Garfalo). Para o Cdigo Penal, crime todo ato (obviamente humano) consumado ou tentado, em que o agente quis o resultado, ou assumiu o risco de produzi-lo ou lhe deu causa por imprudncia, negligncia ou impercia. Diferena entre crime, delito e contraveno: para nossa doutrina e jurisprudncia no h diferena entre crime e delito, entretanto, a contraveno diferente, crime um mal em si mesmo e a contraveno algo que pode vir a se tornar um mal se houver estmulo suficiente. A criminologia, segundo Sellin, para assumir a dignidade de cincia ter que ser autnoma. O criminlogo deve ter a liberdade de edificar os seus prprios conceitos, adequados natureza do seu material e construdos segundo as propriedades universais deste especfico material. Para ser cincia, a Criminologia dever propor-se a explicar o crime, isto , definir como um dos seus aspectos mais

importantes a investigao das causas do crime.


Segundo Sutherland, a caracterstica essencial do crime ser um comportamento proibido pelo Estado como um dano ao Estado, e contra o qual o Estado reage ou pode reagir, pelo menos em ltima instncia, com uma pena. Sutherland exigiu como elemento necessrio definio do crime, a proibio e o sancionamento legal do comportamento. A definio radical de crime rejeita a idia de Sellin de construir a criminologia sobre universais sociolgicos, concebidos como categorias intemporais como se fosse possvel estudar o crime como fenmeno desenraizado da realidade histrica social e poltica que o produz. A definio radical de crime rejeita as definies que apelam para os sentimentos comuns, as expectativas comuns, os sentimentos ou estados fortes da conscincia moral. Porque todas elas obedecero a uma aceitao da realidade social vigente como a nica pensvel. Segundo a criminologia radical crime s pode ser definido a partir da referncia aos direitos humanos: crime ser toda a violao individual ou coletiva dos direitos humanos. A criminologia tenta destacar crimes como o racismo, a desigualdade entre os sexos e todas as formas de discriminao e explorao. Surgem, portanto, crimes como o belicisimo, imperialismo e violncia contra os povos oprimidos. Um conceito criminolgico de crime Todo o conceito criminolgico de crime assenta necessariamente numa dupla referncia: uma referncia jurdica e uma referncia sociolgica.

Segundo Vold, o crime implica sempre em duas coisas: um comportamento humano, e o julgamento ou a definio desse comportamento por parte dos outros homens que o consideram como prprio e permitido, ou imprprio e proibido. 2. O CRIMINOSO Criminoso s ser dentro de um critrio pautado pelas leis, o que incida nos dispositivos do Cdigo Penal. No ser, a rigor, criminoso, o que ofenda os dispositivos da Lei de Contravenes Penais ou o adolescente infrator. Porm, criminosos no sero apenas os que ofendam os dispositivos do Cdigo Penal. Criminosos so homens que ferem o plano tico em que se apia a estrutura do agregado social em que eles vivem. Tanto assim que no se torna necessrio o conhecimento da lei penal para que um ser humano assuma o carter de criminoso, ou seja, o desconhecimento das determinaes do Cdigo Penal no escusa ningum da possibilidade de vir a responder pelas ofensas que acaso cometa, dentro das exigncias cabveis em justia. No basta que o ser humano contrarie um dispositivo do Cdigo Penal para que seja havido logo como criminoso. Posto que pelos prprios dispositivos desse Cdigo necessrio que com a ao antissocial coexistam o querer o resultado ou assumir o risco de produzi-lo: nesse querer e nesse assumir, entram a inteligncia e a vontade que, quando ausentes, ou diminudas, excluem ou atenuam a responsabilidade. No so criminosos os que no possuem integridade mental, por doena ou desenvolvimento incompleto ou retardado. O criminoso verdadeiro dever possuir as qualidades de inteligncia e exerccio da vontade; o ato por ele praticado viria apenas a revel-lo.

5 Lombroso criou a teoria do criminoso nato, as descries dos criminosos natos so as de uns pobres homens, com a desventura de serem feios ou antipticos, que podero ou no praticar aes anti-sociais como qualquer outro. Grandes criminosos, dos maiores, dos mais frios, dos mais contumazes tiveram faces delicadas. O maior erro da teoria lombrosiana foi o de estabelecer a idia de se subdividir a espcie humana em duas raas: uma, a dos homens respeitadores das normas sociais; outra, raa inferior, a dos criminosos. Ferri, seguidor de Lombroso, definia o problema da gnese criminal com uma origem dupla biolgica e criminal. Segundo a viso da psicanlise, o criminoso normal caracteriza-se pela ausncia de conflito entre o Id e o Super-ego, uma vez que este assume tambm um contedo criminoso. Criminoso normal aquele em que se verifica uma identificao da personalidade total com o crime. A sua estrutura psicolgica correponde do cidado normal que respeita as leis, mas a ele possui padres ou modos de vidas desviantes. O seu aparecimento deve-se a perturbaes nos processos de identificao e formao da conscincia durante a primeira infncia. O delinqente por sentimento de culpa um delinqente neurtico, que compelido prtica do crime pela necessidade de ser punido, como forma de expiao dum sentimento de culpa. A procura da libertao pela via do crime pode tambm dar origem a formas inconscientes de autodenncia, e mesmo de confisso. A Necessidade de Confessar faz com que o criminoso deixe inexplicavelmente certos vestgios, alm de uma tendncia irresistvel de voltar ao local da prtica do crime, dentre outros.

6 3. CRIMINOGENIA Quando se fala em criminogenia admite-se a existncia de fatores da criminalidade. Implica tambm em contraria o princpio do livre arbtrio como essncia, origem e razo da conduta humana. Hoje admite-se que o crime tem uma dupla origem, sendo a resultante da ao de foras que provm do prprio indivduo ou que dimanam do ambiente fsico ou social em ele vive. Atualmente, portanto, admite-se que na gnese do ato antissocial possam influir causas provenientes do meio em que se desenvolveu o delinqente, e causas prprias do delinqente, originadas da sua prpria maneira de ser individual. Ao se formularem essas hipteses criminogenticas, dois grupos pretendem dar maior importncia quantitativa e qualitativa aos fatores individuais ou aos fatores sociais, a primeira representada pela Escola de antropologia criminal, prevalentemente italiana e a Escola da sociologia criminal, preferida pelos franceses. A personalidade humana se caracteriza pela possibilidade de usar o arbtrio, a determinao da vontade que a sua prpria natureza, de ser racional, apresenta como pice das suas qualidades imanentes; sobre esse arbtrio podem influir fatores criminogenticos (fatores que favoream essa personalidade a agir de maneira antissocial), da soma das influncias provenientes desses dois grupos de fatores, resultar uma influncia maior ou menor sobre o arbtrio humano; esta soma no ser sempre resultante de parcelas iguais, seno que podero ser desiguais. O arbtrio no totalmente livre, influenciado por fatores provenientes da prpria natureza do portador desse arbtrio, ou dos fatores provenientes do meio csmico e social. O fator biolgico refere-se constituio individual do agente, repousando sobre o gentipo com que nasceu determinado indivduo.

O outro fator compreende o meio fsico e o meio social. Quando se fala em criminogenia admite-se a existncia de fatores da criminalidade. Implica tambm em contraria o princpio do livre arbtrio como essncia, origem e razo da conduta humana. Hoje admite-se que o crime tem uma dupla origem, sendo a resultante da ao de foras que provm do prprio indivduo ou que dimanam do ambiente fsico ou social em ele vive. Atualmente, portanto, admite-se que na gnese do antissocial possam influir causas provenientes do meio que se desenvolveu o delinqente, e causas prprias delinqente, originadas da sua prpria maneira de individual. ato em do ser

Ao se formularem essas hipteses criminogenticas, dois grupos pretendem dar maior importncia quantitativa e qualitativa aos fatores individuais ou aos fatores sociais, a primeira representada pela Escola de antropologia criminal, prevalentemente italiana e a Escola da sociologia criminal, preferida pelos franceses. A personalidade humana se caracteriza pela possibilidade de usar o arbtrio, a determinao da vontade que a sua prpria natureza, de ser racional, apresenta como pice das suas qualidades imanentes; sobre esse arbtrio podem influir fatores criminogenticos (fatores que favoream essa personalidade a agir de maneira antissocial), da soma das influncias provenientes desses dois grupos de fatores, resultar uma influncia maior ou menor sobre o arbtrio humano; esta soma no ser sempre resultante de parcelas iguais, seno que podero ser desiguais.

8 O arbtrio no totalmente livre, influenciado por fatores provenientes da prpria natureza do portador desse arbtrio, ou dos fatores provenientes do meio csmico e social. O fator biolgico refere-se constituio individual do agente, repousando sobre o gentipo com que nasceu determinado indivduo. O outro fator compreende o meio fsico e o meio social.

FATORES CRIMINGENOS

A preocupao com a relao de causa e efeito existe desde a Antigidade. Segundo Aristteles, a cincia tinha por objeto os princpios e as causas. mister salientar que as causas da criminalidade no tm valor absoluto, estando em funo de diversas circunstncias e variveis. Exemplo: a misria ou a extrema pobreza no induzem, necessariamente, aos desvios da conduta.

A teoria da defesa social A concepo da teoria da defesa social possui trs aspectos:

a) preocupao em propiciar um castigo ao delinqente e tambm uma eficaz proteo sociedade; b) desejo de provocar uma melhoria na conduta do delinqente, e, se possvel, uma reeducao; c) a aplicao de um tratamento verdadeiramente humano. As idias advindas da filosofia grega, mormente as de Plato, foram preponderantes na concepo da defesa social.

9 Plato foi o primeiro pensador a distinguir o delinqente recupervel do irrecupervel, devendo estes se estabelecerem num estabelecimento situado em lugar selvagem e deserto, j os delinqentes recuperveis deveriam se estabelecer em um local onde haveria o arrependimento sincero. Plato partia do princpio que todo aquele que pratica um mal no o faz por sua livre e espontnea vontade. A presente concepo de defesa social se ope idia de aplicar unicamente a retribuio ao crime. Segundo Ferri, a funo do juiz criminal acabaria por ser substituda pela atuao de mdicos, peritos e psiclogos.

Estimulantes e inibidores do crime Ferri discorreu sobre os chamados estimulantes do crime: misria, fome, desemprego, injustia social, dentre outros). A estes estimulantes do crime deveriam ser aplicados os inibidores do crime. Inibidores do crime medidas visando a justia social, eliminao de privilgios, combate ao elitismo, publicidade nociva, jogo, ociosidade, publicaes obscenas, alcoolismo, trfico de armas, drogas etc). A elaborao de tais estratgias caberiam Criminologia e seriam aplicadas pela Poltica Criminal. Pitgoras preconizava: Eduquem-se as crianas e no ser necessrio castigar os homens. Plato entendia que a educao comeava antes do nascimento, atravs dos casamentos eugnicos, cuja funo seria cabvel ao Estado.

10

Em toda a histria da humanidade houve o predomnio de interesses econmicos, ideolgicos, polticos, culturais, morais das classes dominantes de forma contrria aos interesses das classes dominadas e exploradas. Este controle denominado de Controle Social. O controle social exercido pelos sistemas normativos, como a religio, a tica, os costumes e as normas jurdicas; na definio da criminalidade. O controle sempre teve um carter classista, opressivo. H um movimento no sentido da proposio de uma Criminologia da Libertao, cujo objetivo criticar e revisar os critrios de criminalizao, descriminalizao, despenalizao.

Causas da criminalidade Ferri foi o primeiro a classificar as causas do delitos em trs categorias:

a) biolgicas (herana, constituio orgnica e aspectos psicolgicos); b) fsicas (relacionadas ao meio ambiente, clima, umidade); c) sociais (relacionadas ao meio social, desigualdades, injustias, jogo de azar, prostituio). Posteriormente houve o agrupamento das causas em duas categorias:

a) Endgenas (causas biolgicas); b) Exgenas (causas fsicas e sociais). Ferri afirmou que se se conhecesse todas essas causas seria possvel estabelecer o nmero exato de delitos a serem

11 cometidos numa sociedade, sendo antecipada da taxa de criminalidade. possvel a previso

H uma grande discusso sobre quais as causas so mais preponderantes: as endgenas ou as exgenas? Lombroso, Ferri e Garfalo eram preponderncia das causas endgenas. partidrios da

Gabriel Tarde, Max Nordau, Auber e Vaccaro enfatizaram as causas exgenas, ou seja, o meio ambiente e o meio social. Ainda no se chegou a um consenso sobre a preponderncia de umas ou de outras dessas causas. Existem variveis, ou seja, circunstncias que assumem diferentes aspectos e modificam tendncias ou predisposies, em relao ao indivduo e ao meio fsico e social em que vivem. O ambiente das favelas , normalmente, nocivo educao da criana e prejudicial ao comportamento do adulto, devido s circunstncias dominantes, de pobreza, carncias, desassistncia, desalento, angstias, misria, fome e promiscuidade. Entretanto, isto no significa que nas favelas no existam pessoas dignas, honestas, merecedoras de respeito. A religio, a escola, o local de trabalho, as tradies familiares influem sobre determinadas pessoas, adultos ou crianas, tais pessoas assumem um comportamento social normal, sendo trabalhadores, apesar de humildes, sem praticar atos criminosos. Porm, pode acontecer o contrrio, apesar de todas as condies favorveis ao indivduo, o cidado apresente desvios de conduta.

12

Concausas da criminalidade Concausas da criminalidade so aquelas que concorrem com outras, simultaneamente, possuindo igual ou inferior intensidade, para as prticas delituosas. Podem ocorrer, simultaneamente, causas de natureza social, econmica, familiar, psicolgica, gentica. No caso da delinqncia juvenil concorrem vrias causas, a saber: erotizao e precocidade sexual, estimulada pelos meios de comunicao, a desintegrao familiar, a carncia de creches, jardins maternais e escolas, desemprego, dificuldades econmicas, misria, etc.

Fatores crimingenos. Variveis Fator aquilo que torna vivel o efeito, sendo o liame entre a causa imediata ou mediata do evento ou fenmeno. Causa da criminalidade (segundo a definio da Organizao as Naes Unidas) condio necessria sem a qual um certo comportamento no se teria manifestado. Fator crimingeno tudo aquilo que favorece prtica de condutas anti-sociais (Luiz Rodrigues Manzanera). Jean Pinatel fator crimingeno todo elemento objetivo que intervm na produo do fenmeno criminoso. O fator crimingeno no desempenha um papel igual e uniforme, em relao a todos os indivduos e em todas as sociedades. Determinadas situaes podem constituir um fator crimingeno para certa sociedade e para outra ser incua.

13 Patologia social Patologia social estudo das desarmonias internas da sociedade. desorganizaes ou

Socioses distrbios psquicos ou orgnicos decorrentes de transformaes bruscas das estruturas sociais e culturais, a saber:

a) aumento do infarto do miocrdio e do alcoolismo femininos; b) agravao do alcoolismo; c) transformaes dos delrios esquizofrnicos, de tipo msticoreligioso em delrios hipocondracos; d) aumento da toxicomania. H relao entre o progresso tecnolgico desenvolvimento da agressividade humana. e o

A evoluo capitalista intensificou a explorao do trabalho, aumentando as contradies sociais e a luta de classes, aumentando as desigualdades e injustias sociais, a misria, a fome, contrastando com o luxo e a ostentao da elite.

A violncia no meio urbano e no rural. As alteraes desordenadas no meio rural, a susbstituio das culturas agrcolas, provocam o xodo rural, no meio urbano surgem outros problemas, como a dificuldade em dispor do solo, para construo da moradia, falta de ocupao, falta de escolaridade, falta de assistncia mdica e de condies mnimas de higiene e alimentao. A favelizao A criao de favelas em reas imprprias criam limites de insalubridade inimaginveis, principalmente por causa das condies de higiene e localizao.

14 A construo de conjuntos habitacionais, destinados populao carente agrave o problema da superpopulao urbana. Grande parte da populao desses conjuntos habitacionais so compostos por jovens que no possuem trabalho, nem qualificao profissional e renda prpria. A ociosidade, aliada aos problemas supramencionados causam aumento de prticas delituosas, ramificaes do narcotrfico, do trfico de armas, prostituio etc.

O automvel e a criminalidade Em relao ao trnsito existem vrios problemas, principalmente em relao insegurana e impunidade. A maioria dos veculos que circulam pelo Brasil no possuem o mnimo de requisitos necessrios para a segurana devida. Somos recordistas mundiais em acidentes de trnsito. As facilidades para a aprovao dos novos motoristas causam tais conseqncias. Grande parte dos acidentes de trnsito so causados em virtude de motoristas alcoolizados. Os pases mais desenvolvidos possuem leis severas no que concerne aos motoristas alcoolizados. A ingesto excessiva de lcool traz como conseqncias: distrbios visuais, sonolncia, reflexos retardados, dentre outras.

O consumismo

15 O consumismo representa sociedade capitalista. um fator crimingeno, na

Os estmulos publicitrios tm por intuito o lucro individual, independentemente dos meios empregados e das conseqncias que da possam advir. Existe a sensao de progresso no sentido dos consumo dos bens produzidos e oferecidos, atravs dos meios de comunicao social. At o abundante oferecimento nos supermercados gera nsia de adquirir o desnecessrio. Quando no possvel realizar esse desejo, ento h o estmulo para a prtica de furtos. A atual sndrome de violncia, principalmente no que concerne criminalidade patrimonial, advm da publicidade em torno do consumismo, que transborda pelos meios de comunicao.

4. CLASSIFICAO DOS CRIMINOSOS A classificao dos criminosos o pice de toda a anlise criminolgica, tendente a ordenar, dentro de frmulas simples, compreensveis e gerais, aquelas pessoas que, mesmo na complexidade de seu feitio de indivduos, venham a oferecer caractersticas globais que se aproximem coordenamente de outros seres semelhantes. Em 1938, no Congresso Internacional de Criminologia, reunido em Roma, concluiu-se que uma classificao dos delinqentes, para ser precisa e completa, necessitaria de preencher os seguintes itens: a) b) c) d) ser gentica, causal e no descritiva; ter como mtodo de estudo a personalidade do delinqente; ser fundada sobre postulados cientficos; proporcionar critrios orientadores sobre a periculosidade e

16 a emendabilidade. Alguns crticos entendem ser tarefa impossvel uma classificao dos criminosos. Dizem isto, justificando que tratam-se de indivduos. Manassero classificou os criminosos em: 1) 2) 3) 4) 5) Mesocriminoso (puro); Mesocriminoso preponderante; Mesobiocriminoso; Biocriminoso preponderante; Biocriminoso (puro).

Alguns autores se referem a pseudocriminosos, pessoas que agiram antissocialmente, mas que no podem ser criminosos porque na gnese de seu delito, entrou em ao to somente o ambiente em que viveu essa pessoa ou os desvios patolgicos a que esteve ela submetida; em ambos os casos, fica fora de sua responsabilidade a referida ao praticada. Gall, em 1825, props uma classificao em dois grupos: os criminosos por paixo e os criminosos por instintos inatos. Lombroso aumentou o nmero para quatro: natos, loucos, por paixo, de ocaso. Ferri passou o nmero para cinco, acrescentando o grupo de criminosos que ele chama de hbito. Colajanni acrescentou os criminosos polticos. Para que a classificao dos criminosos preencha realmente as suas funes, deve ela fornecer dados que nos permitam prever o comportamento futuro dos delinqentes, isto , que nos concedam alguns dados em relao reincidncia. Como j foi dito anteriormente, o exame criminolgico do

17 delinqente deveria ser prvio ao julgamento, pela mesma razo, a classificao dos criminosos j deveria estar realizada antes que o Ru fosse julgado. Assim, esta classificao poderia indicar, no caso de condenao, uma orientao penal adequado ao tipo de homem que esteve em jogo na ao antissocial produzida, ou seja, orienta a teraputica penitenciria no sentido mais til para a recuperao social do agente criminoso. Biocriminoso (puro) (pseudo-criminoso) Tratamento mdico psiquitrico, temporrio ou definitivo em reeferncia ao critrio clnico, em Manicmio Judicirio. Tratamento em Colnias Disciplinares, em Casas de Custdia ou em Institutos de Trabalho, de reeducao ou de ensino profissional, com assistncia mdico-psiquitrica e com eventual internao em Hospital Psiquitrico, e segregao temporria ou definitiva. Tratamento no regime penal de Reformatrio, progressivo e atendimento mdico e pedaggico Tratamento em colnias, com regime de trabalho adequado e com especial assistncia sciopedaggica. Tratamento essencialmente pedaggico e de sintonizao social.

Biocriminoso preponderante (de correo difcil)

Mesobiocriminoso (correo possvel) Mesocriminoso preponderante (correo esperada) Mesocriminoso (puro) (pseudo-criminoso)

You might also like