You are on page 1of 14

Curso: Direito, DOURADOS, Matutino (2011) - 3 Srie Professor: WANDER MEDEIROS A.

DA COSTA Disciplina: Registros Pblicos

TEORIA GERAL DOS REGISTROS PBLICOS

1. INTRODUO HISTRICA A partir do texto indicado abaixo e em anexo, elabore uma questo e respectiva resposta fundamentada. CAVALCANTI NETO, Clvis Tenrio, A evoluo histrica do direito notarial, disponvel em <http://jus.com.br/revista/autor/clovistenoriocavalcantineto)>. Prazo para resposta: 24.04.2013 Carga horria: 02 horas aulas Pontuao: 1,0 ponto

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas

Jus Navigandi http://jus.com.br

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica


http://jus.com.br/revista/texto/20383
Publicado em 11/2011

Lucas Almeida de Lopes Lima (http://jus.com.br/revista/autor/lucas-almeida-de-lopes-lima)

A atividade notarial e de registro constitui, em decorrncia de sua prpria natureza, funo essencialmente estatal e de ndole administrativa, sendo descabido sustentar que a execuo de servios em carter privado descaracteriza sua essncia.
Resumo: Este artigo se prope a confrontar as correntes doutrinrias e jurisprudenciais que discutem a natureza jurdica da atividade notarial e de registro. O estudo realizado a partir da anlise da doutrina e da legislao pertinente, trazendo relevante ementrio de jurisprudncia do STF, STJ e de diversos tribunais estaduais. Sumrio: 1. Breve histrico 1.1 Origens 1.2 Atividade notarial no Brasil 2. Consideraes sobre a atividade notarial e de registro 2.1 Atividade preventiva 2.2 Conceito 2.3 Caractersticas 2.4 Multiplicidade de funes 3. Natureza jurdica da atividade notarial e registral: correntes conflitantes 3.1 Notrios e registradores enquanto colaboradores do Poder Pblico 3.2 A atividade notarial enquanto servio pblico 4. A atividade notarial e registral e o conceito de servio pblico 5. Repertrio de Jurisprudncia 5.1 Ementrio de jurisprudncia do STF 5.2 Ementrio de jurisprudncia do STJ 5.3 Ementrio de jurisprudncia dos Tribunais Estaduais 6. Consideraes Finais Palavras-chave: Natureza jurdica atividade notarial registral

1. Breve histrico 1.1 Origens Surgida a partir da necessidade de mediao nos relacionamentos sociais primitivos, a atividade notarial uma das mais remotas atividades jurdicas j desempenhadas pelo ser humano. A crer em registros deixados pelas civilizaes longnquas, a referida atividade j era tradio na Roma antiga, onde se dava de modo muito peculiar. Naquela poca e lugar, o notrio (ou notarius, como era chamado) era responsvel pela realizao de transcries e registros de julgamentos e de procedimentos judiciais. Ao lado desses, havia o tabelione, profissional que, conforme entendimento do professor Mrio Raposo, mais se aproximava do notrio dos dias de hoje, na medida em que era responsvel pela formalizao da vontade das partes atravs de minutas, as quais eram redigidas sobre tbuas, com assinatura das partes, testemunhas e tabeliones. Ambas as funes (de notrio e de tabelio), resistiram ao efeito do tempo, recebendo, contudo, diferentes contornos. 1.2 A atividade notarial no Brasil No Brasil, pode-se dizer que a atividade notarial e registral surgiu efetivamente a partir do chamado registro do vigrio (Lei n. 601/1850 e Dec. 1318/1854), com o que a Igreja Catlica passou a obrigar a legitimao da aquisio pela posse, atravs do registro em livro prprio, passando a diferenar as terras pblicas das terras privadas. A aludida transmisso, com o tempo, passou a ser realizada atravs de contrato e, no raras vezes, necessitava de instrumento pblico, confeccionado por um tabelio. Finalmente, com a amplicao do atos registrveis, passaram a se submeter ao Registro Geral (Lei n. 1237/1864) todos os direitos reais sobre bens imveis. Atualmente, ambos (notrio e registrador) so profissionais que desempenham funo pblica, atravs de delegao obtida mediante aprovao em concurso pblico de provas e ttulos.

2. Consideraes sobre a atividade notarial e de registro

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

1/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas

Pode-se dizer que a atividade notarial e de registro tem por finalidade assegurar a publicidade, autenticidade, segurana e eficcia dos atos jurdicos de modo preventivo, evitando, com isso, o acmulo de processos no judicirio e atuando como meio de pacificao social. 2.1 Atividade preventiva Seu vis jurdico se revela sempre que o tabelio orienta as partes, consubstanciando sua vontade atravs da formulao de instrumento jurdico adequado situao posta. Ademais, a orientao prvia dispensada denota o carter cautelar da atividade. Nesse sentido, entende Brandelli que o risco decorrente da celebrao de um negcio jurdico consideravelmente minimizado "com a interveno tanto na configurao do negcio como em seu amoldamento documental, de algum com preparao jurdica especializada, imparcialidade profissional e responsabilidade por sua atuao: o Notrio". 2.2 Conceito Ao delimitar os contornos da atividade, o mesmo autor assevera que a funo notarial composta por "aquelas atividades que so o cerne do notariado e que sempre esto presentes a fim de orientar os poderes e deveres do agente notarial" (1998, p. 125). E, adiante, arremata:
A funo do notrio consiste em receber ou indagar a vontade das partes; assessorar como tcnico as partes e com isso dar forma jurdica vontade das partes; redigir o escrito que se converter em instrumento pblico; autorizar o instrumento pblico, dando-lhe forma pblica e credibilidade; conservar o instrumento autorizado; expedir cpias do instrumento" (apud BRANDELLI, 1998, p. 126).

De acordo com Rufino Larraud, citado e comentado por Brandelli (1998, p. 126):
Funo notarial aquela atividade jurdico-cautelar cometida ao notrio, que consiste em dirigir imparcialmente aos particulares na individualizao regular dos seus direitos subjetivos, para dot-los de certeza jurdica conforme s necessidades do trfico e de sua prova eventual. Note-se que tal conceito encerra um contedo definido (direo jurdica dos particulares no plano da realizao espontnea do direito), um objeto (os direitos subjetivos dos particulares em sua etapa de individualizao), e um fim (a certeza jurdica dos direitos subjetivos, amoldando-os s necessidades do negcio e de sua prova eventual).

A atividade cartorria consiste, enfim, no assessoramento jurdico das partes, atravs da transposio de suas vontades para o instrumento notarial. 2.3 Caractersticas Registre-se que a atividade notarial e de registro depende de provocao, em virtude do carter rogatrio de sua funo, sendo defeso ao notrio agir de ofcio. Trata-se, tambm, de profisso que goza de f pblica, na medida em que o notrio atua como representante do Estado em sua atividade. Ademais, marcada pelo dever de imparcialidade, porquanto cabe ao notrio atuar com equidistncia entre as partes. A esse respeito, vlida a lio de Leonardo Brandelli, que, ao discorrer sobre a atividade notarial e de registro, assinala:

A aplicao do seu mister de acordo com os ditames do Direito, e o zelo pela autonomia da vontade. Quanto ao primeiro aspecto, revela o dever do notrio de desempenhar sua funo em consonncia com o ordenamento jurdico; deve receber a vontade das partes e mold-la de acordo com o Direito, dentro de formas jurdicas lcitas. (...) O outro aspecto contempla a obrigao do tabelio de velar pela autonomia da vontade daqueles que o procuram; deve ele assegurar s partes, dentro do possvel, uma situao de igualdade, bem como assegurar a livre emisso da vontade, despida de qualquer vcio, recusando-se a desempenhar sua funo caso apure estar tal vontade eivada por algum vcio que a afete.
[10]

2.4 Multiplicidade de funes Representam atividades do notrio e do registrador, em sntese, a anlise dos elementos postos pelos particulares para a realizao de determinado ato, a elaborao de pareceres jurdicos acerca da concretizao de determinado ato jurdico e a instrumentalizao da vontade das partes, sempre com vistas a conferir ao ato a maior segurana jurdica possvel. Enfim, conforme Brandelli, "a funo notarial apresenta, simultaneamente, vrias caractersticas. Ela constitui uma funo jurdica, cautelar, tcnica, rogatria, pblica e imparcial". V-se, desse modo, que a atuao do notrio no se restringe instrumentalizao e autenticao de documentos. Mais que isso, desempenha a relevante misso de orientar e assessorar as partes para a formalizao de um negcio jurdico seguro.
jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print 2/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas

3. Natureza jurdica da atividade notarial e registral: correntes conflitantes Notrios e registradores so profissionais que desempenham funo pblica no mbito dos cartrios. Contudo, por se situarem em posio peculiar em relao aos demais agentes pblicos, sua natureza jurdica tem sido alvo de rica polmica e discusso no mundo do direito. Afinal, seriam eles delegatrios da Administrao Pblica e, portanto, verdadeiros agentes pblicos, ou, na verdade, por no conferirem benefcios ao administrado, as atividades por eles desempenhadas no poderiam ser consideradas servio pblico? 3.1 Notrios e registradores enquanto colaboradores do Poder Pblico Para alguns, notrios e registradores no integrariam o aparelho estatal. Entende essa corrente que a inteno do constituinte de 1988, ao disciplinar que "os servios notariais e de registro so exercidos em carter privado, por delegao do Poder Pblico...", foi a de transportar os notrios da esfera do direito pblico para a do direito privado. Desse modo, tais profissionais deixariam de compor a estrutura estatal para desempenharem o papel de colaboradores do Poder Pblico, contratando seus empregados (prepostos) sob os ditames da Consolidao das Leis do Trabalho. De certa forma, ratifica esse entendimento a lei 8.935/94, a qual regulamenta o artigo citado no pargrafo anterior. A lei, em seu art. 3, assinala que os notrios e registradores so "profissionais do direito, dotados de f pblica, a quem delegado o exerccio da atividade notarial e de registro". Adiante, em seu art. 50, a mencionada lei refora os elementos de convico dessa corrente, ao indicar que os profissionais delegados, nomeados a partir de sua edio, esto sujeitos ao Regime Geral de Previdncia Social, regime prprio da iniciativa privada. Os defensores dessa corrente, ademais, entendem que, muito embora a discutida atividade tenha preservado carter preponderantemente pblico, ela se situa fora da esfera estatal, tal como se d no caso dos leiloeiros, intrpretes, permissionrios e concessionrios, os quais, a despeito de no serem servidores pblicos, exercem funo tpica dos entes de direito pblico. Assim, a despeito da relevncia social da atividade notarial e de registro, no haveria como inclu-la na categoria dos servios pblicos e, por conseguinte, no se poderia considerar o notrio e o registrador como espcies de agente pblico. Nessa linha, a manifestao jurisprudencial do ministro Carlos Ayres Britto, a ver: Numa frase, ento, servios notariais e de registro so tpicas atividades estatais, mas no so servios pblicos, propriamente. Inscrevem-se, isto sim, entre as atividades tidas como funo pblica lato sensu, a exemplo das funes de legislao, diplomacia, defesa nacional, segurana pblica, trnsito, controle externo e tantos outros cometimentos que, nem por ser de exclusivo domnio estatal, passam a se confundir com servio pblico. (ADI 3.643 (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? SEQ=405100&PROCESSO=3643&CLASSE=ADI&cod_classe=504&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=&EMENTA=2264/t_blank), voto do Rel. Min. Ayres Britto, julgamento em 8-11-2006, Plenrio, DJ de 16-2-2007.) 3.2 A atividade notarial enquanto servio pblico De acordo com a corrente oposta, contudo, a atividade notarial exprime funo de natureza pblica. E mais: tem como diretrizes os princpios elencados no art. 37 da Constituio (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia), tal qual qualquer outra atividade exercida na esfera do Poder Pblico. Defendem os adeptos dessa tendncia que, em se tratando de atividade notarial e de registro, constitui uma impropriedade falar-se em delegao de servio pblico, na medida em que o notrio e o registrador no se submetem a qualquer tipo de licitao meio prprio para outorga de delegao , ascendendo funo exclusivamente atravs de concurso pblico, pelo que haveriam de ser considerados agentes estatais ocupantes de cargos pblicos criados por lei. Ademais, por possurem f pblica, as atividades desempenhadas por esses profissionais seriam revestidas por um manto de autoridade conferido pelo Estado. Por fim, reforando os argumentos expostos por essa linha de raciocnio, a lei 8.935/94, em seu art. 25, vedou a acumulao do exerccio das atividades notariais com a ocupao de qualquer cargo pblico, evidenciando o carter estatal de tal ofcio. No mbito do Supremo Tribunal Federal, a tese foi encampada atravs de deciso de relatoria do ento ministro Otvio Gallotti, que considerou o notrio e o registrador como funcionrios pblicos. Diz a ementa: "sendo ocupantes de cargo pblico criado por lei, submetido permanente fiscalizao do Estado e diretamente remunerado conta de receita pblica (custas e emolumentos fixados por lei), bem como provido por concurso pblico esto os serventurios de notas e registros sujeitos aposentadoria por implemento de idade". No mesmo sentido, Walter Ceneviva pontua: "a atividade registrria, embora exercida em carter privado, tem caractersticos tpicos de servio pblico".

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

3/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas

Com mais vagar, Alexandre Ribeiro esmia a questo. So peculiares e exclusivos os contornos da funo pblica notarial e de registros no Brasil. A atividade apresenta uma face pblica, inerente funo pblica e por tal razo regrada pelo direito pblico (administrativo), que convive, sem antagonismo, com uma parcela privada, correspondente ao objeto privado do direito notarial e registral e ao gerenciamento de cada unidade de servio, face esta regrada pelo direito privado. [...] O servio pblico vai at o reconhecimento de que se trata de funo estatal; de que o Estado mantm a titularidade do poder da f pblica cujo exerccio delega a particulares, o que abrange a regulao da atividade no mbito da relao de sujeio especial que liga cada particular titular de delegao ao Estado outorgante, a organizao dos servios, a seleo (mediante concurso de provas e ttulos) dos profissionais do direito, a outorga e cessao da delegao, a regulamentao tcnica e a fiscalizao da prestao dos servios para assegurar aos usurios sua continuidade, universalidade, uniformidade, modicidade e adequao. Confrontam-se, pois, duas correntes jurisprudenciais: de um lado, entende-se que a atividade notarial e de registro representa atividade jurdica estatal prpria. No dizer de Celso Antnio Bandeira de Melo, seriam funes tpicas do Estado, como as atividades legiferantes, de segurana e de fiscalizao, todas de domnio estatal. Consistiriam, pois, em atividades que no se desenvolvem por vontade das partes, mas por exigncia legal, salvo raras excees. No consistiriam, portanto, em hiptese de servio pblico. Em sentido oposto, alinham-se aqueles que consideram a referida atividade como espcie de servio pblico e seus titulares, portanto, como agentes pblicos.

4. A atividade notarial e registral e o conceito de servio pblico No por acaso, majoritariamente, doutrina e jurisprudncia tm entendido que os servios notariais e de registro so hipteses de servio pblico. Confira-se, a respeito desse instituto, a lio de dois renomados administrativistas e o que preceitua o texto constitucional. Para Hely Lopes Meirelles, servio pblico "todo aquele prestado pela Administrao ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundrias da coletividade ou simples convenincia do Estado". Celso Antnio Bandeira de Melo, por sua vez, define como sendo "toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material destinada satisfao da coletividade em geral, mas fruvel singularmente pelos administrados, que o Estado assume como pertinente a seus deveres e presta por si mesmo ou por quem lhe faa as vezes, sob um regime de Direito Pblico, portanto, consagrador de prerrogativas de supremacia e de restries especiais institudo em favor dos interesses definidos como pblicos no sistema normativo". Finalmente, a Constituio Federal, em seu art. 175, preleciona: "incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos". A leitura sistemtica da doutrina e da legislao colacionada, por certo, poder suscitar contradies e incoerncias, na medida em que a atividade notarial ora se reveste dos atributos do Poder Pblico, ora evidencia caracteres de natureza privada. A nosso sentir, tal incongruncia decorre da impropriedade, ou mesmo da falta de tcnica, do legislador, que, ao misturar elementos inconciliveis no texto legal, acabou por inaugurar uma figura jurdica hbrida em nosso ordenamento. No h como admitir se tratar de hiptese de delegao, uma vez que tal instituto consiste em mecanismo atravs do qual a titularidade de um servio transferida do Estado para o particular sempre atravs de procedimento licitatrio, ou, nas palavras de Hely Lopes Meirelles, no "procedimento administrativo mediante o qual a Administrao Pblica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse", podendo ser revogada desde que o interesse pblico o exija. Do mesmo modo, no se pode considerar que se trate de um funcionrio pblico como outro qualquer, to somente porque ingressou nos quadros do servio pblico mediante concurso. Em verdade, trata-se de agentes pblicos (conjunto de pessoas que, a qualquer ttulo, exercem uma funo pblica como prepostos do Estado, podendo ser remunerada ou gratuita, definitiva ou transitria, poltica ou jurdica) na modalidade agentes particulares colaboradores (conjunto de pessoas que, embora sejam particulares, executam certas funes especiais que podem se qualificar como pblicas, sempre como resultado do vnculo jurdico que os prende ao Estado). Assim, embora no se possa dizer que eles (notrios e registradores) ocupam cargo pblico, tem-se por certo que possuem ampla relao com o Estado, na medida em que seu ingresso se d mediante concurso pblico e sua atividade regulada pelo Poder Judicirio.

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

4/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas

5. Repertrio de Jurisprudncia 5.1 Ementrio de jurisprudncia do STF


"Tabelio. Titulares de Ofcio de Justia. Responsabilidade 6 civil. Responsabilidade do Estado. CF, art. 37

(http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigoBD.asp?item=505#505),

(http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigoBD.asp?

item=547#547). Natureza estatal das atividades exercidas pelos serventurios titulares de cartrios e registros extrajudiciais, exercidas em carter privado, por delegao do Poder Pblico. Responsabilidade objetiva do Estado pelos danos praticados a terceiros por esses servidores no exerccio de tais funes, assegurado o direito de regresso contra o notrio, nos casos de dolo ou culpa." (RE 209.354-AgR (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? PROCESSO=209354&CLASSE=RE%2DAgR&cod_classe=539&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=M/t_blank), Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 2-3-1999, Segunda Turma, DJ de 16-4-1999.) No mesmo sentido: RE 551.156-AgR (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp? id=584932&idDocumento=&codigoClasse=539&numero=551156&siglaRecurso=AgR&classe=RE), Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 10-3-2009, Segunda Turma, DJE de 3-4-2009. "Incidncia do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN sobre servios de registros pblicos, cartorrios e notariais. Constitucionalidade. Ao direta de inconstitucionalidade ajuizada contra os itens 21 e 21.1 da Lista Anexa LC 116/2003, que permitem a tributao dos servios de registros pblicos, cartorrios e notariais pelo ISSQN. (...) As pessoas que exercem atividade notarial no so imunes tributao, porquanto a circunstncia de desenvolverem os respectivos servios com intuito lucrativo invoca a exceo prevista no art. 150, 3 da Constituio. O recebimento de remunerao pela prestao dos servios confirma, ainda, capacidade contributiva. A imunidade recproca uma garantia ou prerrogativa imediata de entidades polticas federativas, e no de particulares que executem, com inequvoco intuito lucrativo, servios pblicos mediante concesso ou delegao, devidamente remunerados. No h diferenciao que justifique a tributao dos servios pblicos concedidos e a no tributao das atividades delegadas." (ADI 3.089 (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp?id=539087&codigoClasse=504&numero=3089&siglaRecurso=&classe=ADI), Rel. p/ o ac. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 13-2-2008, Plenrio, DJE de 1-8-2008.) No mesmo sentido: RE 557.643-AgR (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp? id=561633&idDocumento=&codigoClasse=510&numero=557643&siglaRecurso=AgR&classe=AI), Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 102-2009, Segunda Turma, DJE de 13-3-2009. "Atividade notarial. Natureza. Lei 9.534/1997. Registros pblicos. Atos relacionados ao exerccio da cidadania. Gratuidade. Princpio da proporcionalidade. Violao no observada. Precedentes. Improcedncia da ao. A atividade desenvolvida pelos titulares das serventias de notas e registros, embora seja anloga atividade empresarial, sujeita-se a um regime de direito pblico. No ofende o princpio da proporcionalidade lei que isenta os reconhecidamente pobres do pagamento dos emolumentos devidos pela expedio de registro civil de nascimento e de bito, bem como a primeira certido respectiva." (ADI 1.800 (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp?id=488644&codigoClasse=504&numero=1800&siglaRecurso=&classe=ADI), Rel. p/ o ac. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 11-6-2007, Plenrio, DJ de 28-9-2007.) "Numa frase, ento, servios notariais e de registro so tpicas atividades estatais, mas no so servios pblicos, propriamente. Inscrevem-se, isto sim, entre as atividades tidas como funo pblica lato sensu, a exemplo das funes de legislao, diplomacia, defesa nacional, segurana pblica, trnsito, controle externo e tantos outros cometimentos que, nem por ser de exclusivo domnio estatal, passam a se confundir com servio pblico." (ADI 3.643 (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? SEQ=405100&PROCESSO=3643&CLASSE=ADI&cod_classe=504&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=&EMENTA=2264/t_blank), voto do Rel. Min. Ayres Britto, julgamento em 8-11-2006, Plenrio, DJ de 16-2-2007.) "O art. 40, 1, II, da Constituio do Brasil, na redao que lhe foi conferida pela EC 20/1998, est restrito aos cargos efetivos da Unio, dos Estados-membros, do Distrito Federal e dos Municpios includas as autarquias e fundaes. Os servios de registros pblicos, cartorrios e notariais so exercidos em carter privado por delegao do Poder Pblico servio pblico no privativo. Os notrios e os registradores exercem atividade estatal, entretanto no so titulares de cargo pblico efetivo, tampouco ocupam cargo pblico. No so servidores pblicos, no lhes alcanando a compulsoriedade imposta pelo mencionado art. 40 da CF/1988 aposentadoria compulsria aos setenta anos de idade." (ADI 2.602 (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? Rel. PROCESSO=2602&CLASSE=ADI&cod_classe=504&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=M&EMENTA=2227/t_blank),

p/ o ac. Min. Eros Grau, julgamento em 24-11-2005, Plenrio, DJ de 31-3-2006.) No mesmo sentido: AI 494.237-AgR (http://redir.stf.jus.br/paginador/paginador.jsp?docTP=AC&docID=617653), Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 23-11-2010, Segunda 14-10-2008, Turma, DJE de DJE 7-12-2010; RE 478.392-AgR Rcl 5.526-AgR (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp? (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp? Rel. Min. Ricardo Lewandowski, id=563655&idDocumento=&codigoClasse=539&numero=478392&siglaRecurso=AgR&classe=RE), Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em Segunda Turma, de 21-11-2008; id=541521&idDocumento=&codigoClasse=536&numero=5526&siglaRecurso=AgR&classe=Rcl),

julgamento em 25-6-2008, Plenrio, DJE de 15-8-2008; AI 655.378-AgR, (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp? id=517421&idDocumento=&codigoClasse=510&numero=655378&siglaRecurso=AgR&classe=AI) Rel. Min. Gilmar Mendes, julgamento em 26-2-2008, Segunda Turma, DJE de 28-3-2008. Vide: RE 556.504-ED (http://redir.stf.jus.br/paginador/paginador.jsp? docTP=AC&docID=615913), Rel. Min. Dias Toffoli, Julgamento em 10-8-2010, Primeira Turma, DJE de 25-10-2010. "Regime jurdico dos servios notariais e de registro: a) trata-se de atividades jurdicas prprias do Estado, e no simplesmente de atividades materiais, cuja prestao traspassada para os particulares mediante delegao. Traspassada, no por conduto dos mecanismos da concesso ou da permisso, normados pelo caput do art. 175 da Constituio como instrumentos contratuais de

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

5/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas
privatizao do exerccio dessa atividade material (no jurdica) em que se constituem os servios pblicos; b) a delegao que lhes timbra a funcionalidade no se traduz, por nenhuma forma, em clusulas contratuais; c) a sua delegao somente pode recair sobre pessoa natural, e no sobre uma empresa ou pessoa mercantil, visto que de empresa ou pessoa mercantil que versa a Magna Carta Federal em tema de concesso ou permisso de servio pblico; d) para se tornar delegatria do Poder Pblico, tal pessoa natural h de ganhar habilitao em concurso pblico de provas e ttulos, no por adjudicao em processo licitatrio, regrado pela Constituio como antecedente necessrio do contrato de concesso ou de permisso para o desempenho de servio pblico; e) so atividades estatais cujo exerccio privado jaz sob a exclusiva fiscalizao do Poder Judicirio, e no sob rgo ou entidade do Poder Executivo, sabido que por rgo ou entidade do Poder Executivo que se d a imediata fiscalizao das empresas concessionrias ou permissionrias de servios pblicos. Por rgos do Poder Judicirio que se marca a presena do Estado para conferir certeza e liquidez jurdica s relaes interpartes, com esta conhecida diferena: o modo usual de atuao do Poder Judicirio se d sob o signo da contenciosidade, enquanto o invarivel modo de atuao das serventias extraforenses no adentra essa delicada esfera da litigiosidade entre sujeitos de direito; f) as atividades notariais e de registro no se inscrevem no mbito das remunerveis por tarifa ou preo pblico, mas no crculo das que se pautam por uma tabela de emolumentos, jungidos estes a normas gerais que se editam por lei necessariamente federal." (ADI 3.151 (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? SEQ=363324&PROCESSO=3151&CLASSE=ADI&cod_classe=504&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=&EMENTA=2230/t_blank), Rel. Min. Ayres Britto, julgamento em 8-6-2005, Plenrio, DJ de 28-4-2006.) "Adicional por tempo de servio: no sendo vantagem prevista nem disciplinada na CF, no a viola a lei estadual que manda computar para o seu clculo o tempo em que o servidor fora serventurio contratado de cartrio no oficializado: o regime privado da atividade notarial e de registro, estabelecido pelo art. 236 da Lei Fundamental, no impede que o tempo de servio nela cumprido seja tido, por lei, como fato aquisitivo do direito ao adicional. Precedente: RE 245.171 (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? PROCESSO=245171&CLASSE=RE&cod_classe=437&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=M&EMENTA=2009/t_blank), Primeira Turma, 12-9-2000, Pertence, DJ de 20-10-2001." (RE 235.623 (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? PROCESSO=235623&CLASSE=RE&cod_classe=437&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=M&EMENTA=2202/t_blank), Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 24-5-2005, Primeira Turma, DJ de 26-8-2005.) "Concurso pblico Notrio Clientela. Ainda de acordo com a douta maioria, concluso em torno da qual tambm guardo reservas, surge a relevncia do pedido de concesso de liminar, no que o diploma local, ante a Lei federal 8.935/1994, revela a clientela do concurso para preenchimento do cargo de notrio, em servio> (http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigo.asp#ctx2) < (http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigo.asp#ctx1)notarial> (http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigo.asp#ctx3) e de registro, como sendo a constituda por titulares, substitutos e escreventes juramentados legalmente nomeados art. 8, 2, da Lei 12.919/1998, do Estado de Minas Gerais." (ADI 2.151 (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? Rel. Min. PROCESSO=2151&CLASSE=ADI%2DMC&cod_classe=555&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=M/t_blank), Marco Aurlio, julgamento em 10-5-2000, Plenrio, DJ de 22-11-2002.) "No est, na Constituio, que aos Estados se reserva, em lei, regular a matria do ingresso e da remoo; antes decorre do art. 236 e pargrafos da Lei Magna que a lei federal, para todo o Pas, definir os princpios bsicos a serem seguidos na execuo dos servios notariais e de registro." (ADI 2.069-MC (http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=347413), Rel. Min. Nri da Silveira, julgamento em 2-2-2000, Plenrio, DJ de 9-5-2003.) "Tabelies e oficiais de registros pblicos: aposentadoria: inconstitucionalidade da norma da Constituio local que, alm de conceder-lhes aposentadoria de servidor pblico, que para esse efeito no so vincula os respectivos proventos s alteraes dos vencimentos da magistratura: precedente (ADI 139 (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp? RTJ 138/14)." (ADI 575 id=266218&idDocumento=&codigoClasse=504&numero=139&siglaRecurso=&classe=ADI), (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp? id=266423&idDocumento=&codigoClasse=504&numero=575&siglaRecurso=&classe=ADI), Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 25-3-1999, Plenrio, DJ de25-06-1999.) Vide : RE 565.936-AgR (http://redir.stf.jus.br/paginador/paginador.jsp?docTP=AC&docID=617246), Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 26-10-2010, Segunda Turma, DJE de 29-11-2010. "Art. 34 da Constituio do Estado do Esprito Santo. Estatizao dos Cartrios de Notas e Registro Civil. Faculdade conferida aos atuais titulares. Contrariedade ao art. 236, caput, da CF que prescreve serem os servios notariais e de registro exercidos em carter privado." (ADI 417 (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? SEQ=266346&PROCESSO=417&CLASSE=ADI&cod_classe=504&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=&EMENTA=1909/t_blank), Rel. Min. Maurcio Corra, julgamento em 5-3-1998, Plenrio, DJ de 8-5-1998.) "A atividade notarial e registral, ainda que executada no mbito de serventias extrajudiciais no oficializadas, constitui, em decorrncia de sua prpria natureza, funo revestida de estatalidade, sujeitando-se, por isso mesmo, a um regime estrito de direito pblico. A possibilidade constitucional de a execuo dos servios notariais e de registro ser efetivada em carter privado, por delegao do Poder Pblico (CF, art. 236), no descaracteriza a natureza essencialmente estatal dessas atividades de ndole administrativa. As serventias extrajudiciais, institudas pelo Poder Pblico para o desempenho de funes tcnico-administrativas destinadas a garantir a publicidade, a autenticidade, a segurana e a eficcia dos atos jurdicos (Lei 8.935/1994, art. 1), constituem rgos pblicos titularizados por agentes que se qualificam, na perspectiva das relaes que mantm com o Estado, como tpicos servidores pblicos." (ADI 1.378-MC (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp? id=347013&idDocumento=&codigoClasse=555&numero=1378&siglaRecurso=MC&classe=ADI), Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 30-11-1995, Plenrio, DJ de 30-5-1997.)

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

6/13

10/04/13
37

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas
"Provimento de cargos de titular de escrivanias judiciais e extrajudiciais. Inviabilidade de equiparao de vencimentos, a teor do art. (http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigoBD.asp?item=505#505), da CF, salvo nas hipteses nela previstas." XIII (ADI (http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigoBD.asp? 112 (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? Rel. Min. Nri da item=505#505),

PROCESSO=112&CLASSE=ADI&cod_classe=504&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=M/t_blank), Silveira, julgamento em 24-8-1994, Plenrio, DJ de 9-2-1996.)

"A ausncia da lei nacional reclamada pelo art. 236 da Constituio no impede o Estado-membro, sob pena da paralisao dos seus servios notariais e registrais, de dispor sobre a execuo dessas atividades, que se inserem, por sua natureza mesma, na esfera de competncia autnoma dessa unidade federada. A criao, o provimento e a instalao das serventias extrajudiciais pelos Estadosmembros no implicam usurpao da matria reservada lei nacional pelo art. 236 da CF." (ADI 865-MC (http://www.stf.jus.br/jurisprudencia/IT/frame.asp? PROCESSO=865&CLASSE=ADI%2DMC&cod_classe=555&ORIGEM=IT&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=M/t_blank), Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 7-10-1993, Plenrio, DJ de 8-4-1994.)

5.2 Ementrio de jurisprudncia do STJ

"ADMINISTRATIVO SERVENTIA NOTARIAL E REGISTRAL REGIME DE DIREITO PBLICO CUSTAS E EMOLUMENTOS NATUREZA JURDICA DE TRIBUTO TAXA REMUNERATRIA DE SERVIO PBLICO NO INCIDNCIA DA IMPENHORABILIDADE LEGAL CONTIDA NO ART. 649, IV DO CPC. 1. O cerne do recurso especial consiste em saber, em primeiro lugar, qual a natureza jurdica das custas e emolumentos de servios notariais e registrais, e, aps a obteno da resposta, se tais valores esto protegidos pela impenhorabilidade legal. 2. As serventias exercem atividade por delegao do poder pblico, motivo pelo qual, embora seja anloga atividade empresarial, sujeita-se, na verdade, a um regime de direito pblico. As custas e emolumentos devidos aos serventurios os so em razo da contraprestao do servio que o Estado, por intermdio deles, presta aos particulares que necessitam dos servios pblicos essenciais prestados pelo foro judicial ou extrajudicial. 3. Os valores obtidos com a cobrana das taxas e emolumentos so destinados manuteno do servio pblico cartorrio, e no simplesmente para remunerar o serventurio. Se tais valores tivessem a finalidade exclusiva de remunerar o serventurio, que exerce funo pblica, o montante auferido no poderia exceder o subsdio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, conforme dispe o art. 37, XI da CF. 4. Sendo assim, tendo as custas e emolumentos de servios notariais natureza jurdica tributria, na qualidade de taxas destinadas promover a manuteno do servio pblico prestado, e no simplesmente remunerao do serventurio, no h que se falar na incidncia da impenhorabilidade legal prevista no art. 649, IV do CPC. 5. No h ilegalidade, portanto, na deciso do juiz inicial que, nos autos de uma ao cautelar determinou a indisponibilidade de parte dos recursos da recorrente, obtidos na serventia em que era titular, com o garantir o ressarcimento dos danos causados ao errio, em ao de improbidade administrativa. Recurso especial improvido. (Processo: REsp 1181417/SC RECURSO ESPECIAL 2010/0032835-6, Relator: Ministro HUMBERTO MARTINS (1130), rgo Julgador: T2 - SEGUNDA TURMA, Data do Julgamento: 19/08/2010, Data da Publicao/Fonte: DJe 03/09/2010)." "ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DANO CAUSADO POR TITULAR DE SERVENTIA EXTRAJUDICIAL NO-OFICIALIZADA LEGITIMIDADE PASSIVA DO ESTADO DE GOIS. 1. Cuida-se de ao de indenizao proposta por ISAAS BRAGA contra o Estado de Gois com o objetivo de ser ressarcido de prejuzos decorrentes de anulao de registro de imvel por ele adquirido, em razo de existncia de cancelamento da cadeia dominial do referido bem, anos antes, sem que o Cartrio fizesse constar qualquer averbao de sentena. 2. O Tribunal de Justia do Estado de Gois entendeu pela ilegitimidade passiva do Estado, em razo de que o oficial de registro pblico responsvel civilmente por seus atos registrais, nos termos do art. 28 da Lei n. 6.015/73. 3. A jurisprudncia desta Corte vem reconhecendo a responsabilidade do Estado em decorrncia de defeitos na prestao no servio notarial, j que se trata de servio pblico delegado, portanto, sujeito aos preceitos do artigo 37, 6, da CF . 4. "Embora seja o preposto estatal tambm legitimado para responder pelo dano, sendo diferentes as suas responsabilidades, a do Estado objetiva e a do preposto subjetiva, caminhou a jurisprudncia por resolver em primeiro lugar a relao jurdica mais facilmente comprovvel, ressalvando-se a ao de regresso para apurar-se a responsabilidade subjetiva do preposto estatal." (REsp 489.511/SP, Rel. Min. Eliana Calmon, Segunda Turma, julgado em 22.6.2004, DJ 4.10.2004 p. 235.)

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

7/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas
5. "A funo eminentemente pblica dos servios notariais configura a natureza estatal das atividades exercidas pelos serventurios titulares de cartrios e registros extrajudiciais. RE 209.354/PR." (RE 551.156 AgR, Relator(a): Min. Ellen Gracie, Segunda Turma, julgado em 10.3.2009, DJe-064 DIVULG 2.4.2009 PUBLIC 3.4.2009.) Agravo regimental improvido. (AgRg no REsp 1005878/GO, AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL 2007/0265865-3, Ministro HUMBERTO MARTINS (1130), rgo Julgador: T2 - SEGUNDA TURMA, Data do Julgamento: 28/04/2009, Data da Publicao/Fonte: DJe 11/05/2009)." "ADMINISTRATIVO - RESPONSABILIDADE CIVIL DOS NOTRIOS E OFICIAIS DE REGISTRO - ARTIGO 22 DA LEI 8935/94 REGULAMENTAO DO ARTIGO 236 DA CONSTITUIO - INFRAO DISCIPLINAR - PRESCRIO - OCORRNCIA - LEI ESPECFICA - APLICAO DO DECRETO 220/75 (ESTATUTO DOS FUNCIONRIOS PBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO). TERMO A QUO DO PRAZO PRESCRICIONAL BIENAL - DATA DA LAVRATURA DA ESCRITURA PBLICA. 1. A regra exegtica de que lex specialis derrogat lex generalis implica a aplicao do Decreto 220/75 (Estatuto dos funcionrios pblicos do Estado do Rio de Janeiro) aos serventurios de justia punidos com sanes disciplinares, em face da omisso na norma especfica, qual seja, a Lei 8.935/1994. 2. O Estatuto bsico dos notrios e registradores - Lei 8.935/1994 - restou omisso no que tange aos prazos prescricionais dos atos irregulares perpetrados por serventurios da justia, razo pela qual aplicvel, subsidiariamente, o Decreto 220/75, que dispe, verbis: "Prescrever em dois anos a falta sujeitas s penas de advertncia, repreenso, multa ou suspenso. O 2 do mesmo artigo acrescenta: 'O curso da prescrio comea a fluir da data do evento punvel disciplinarmente e interrompe-se pela abertura do processo administrativo disciplinar." 3. A lei nova que cria, sobre o mesmo tema anterior, um sistema inteiro, completo, diferente, elimina o sistema antecedente. 4. que "a disposio especial afeta a geral, apenas com restringir o campo da sua aplicabilidade; porque introduz uma exceo ao alcance do preceito amplo, exclui da ingerncia deste algumas hiptese. Portanto o derroga s nos pontos em que lhe contrria (1). Na verdade, a regra especial posterior s inutiliza em parte a geral anterior, e isto mesmo quando se refere ao seu assunto, implcita ou explicitamente, para alter-la. Derroga a outra naquele caso particular e naquela matria especial a que prov ela prpria" (In Carlos Maximiliano, Hermenutica e Aplicao do Direito, Forense, 1991, 11 edio, pginas 360/361). 5. In casu, aplica-se a analogia, porquanto possvel inferir-se a incidncia da prescrio bienal na hiptese. 6. cedio que "se entre a hiptese conhecida e a nova a semelhana se encontra em circunstncias que se deve reconhecer como essencial, isto , como aquela da qual dependem todas as conseqncias merecedoras de apreo na questo discutida; ou, por outra, se a circunstncia comum aos dois casos, com as conseqncias que da mesma decorrem, a causa principal de todos os efeitos; o argumento adquire a fora de uma induo rigorosa" (In Hermenutica e Aplicao do Direito, Forense, 1991, 11 edio, pgina 206). 7. Deveras, as espcies semelhantes devem ser reguladas por normas semelhantes, princpio de verdadeira igualdade jurdica. 8. Incidncia da analogia legis, a qual consiste em aplicar uma hiptese no prevista em lei aquela disposio relativa a um caso semelhante. 9. A idia essencial da lei estadual (Decreto 220/75) deve ser transposta aos serventurios (notrios e registradores) porquanto o preceito nela formulado assemelha-se a este grupo definido por "colaboradores do servio pblico", no dizer de Maria Sylvia Zanella di Pietro. 10. que ressoa inequvoco que "no podem os repositrios de normas dilatar-se at a exagerada minncia, prever todos os casos possveis no presente e no futuro. Sempre haver lacunas no texto, embora o esprito do mesmo abranja rbita mais vasta, todo o assunto inspirador do Cdigo, a universalidade da doutrina que o mesmo concretiza. Esta se deduz no s da letra expressa, mas tambm da falta de disposio especial. At o silncio se interpreta; at ele traduz alguma coisa, constitui um ndice do Direito, um modo de dar a entender o que constitui, ou no, o contedo da norma. A impossibilidade de enquadrar em um complexo de preceitos rgidos todas as mutaes da vida prtica decorre tambm do fato de podrem sobrevir, em qualquer tempo, invenes e institutos no sonhados sequer pelo legislador" (In Carlos Maximiliano, ob. cit., pgina 208). 11. Aplicao do preceito Ubi eadem legis ratio, ibi eadem legis dispositio ("onde se depare razo igual da lei, ali prevalece a disposio correspondente da norma referida"). 12. A lei estadual representa a realidade mais prxima quela descrita nos autos do que a previso constante do Decreto 20.910/32, o qual adstringe-se prescrio relativa Fazenda Pblica. 13. O regime dos serventurios da justia - tais como os notrios e registradores - hbrido - vez que a atividade notarial e registral est ligada intrinsecamente aos princpios do servio pblico da legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade (CF/88, art. 37).

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

8/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas
14. O registrador pblico e o tabelio so agentes pblicos uma vez que se enquadram na categoria de "particulares em colaborao Administrao", sujeitando-se inclusive ao conceito de "funcionrios pblicos" para fins de responsabilidade penal. 15. "Os notrios e oficiais de registro respondero pelos danos que eles e seus prepostos causarem a terceiros, na prtica de atos prprios da serventia, assegurado aos primeiros direito de regresso no caso de dolo ou culpa dos prepostos" (artigo 22 da Lei 8935/94, ao regulamentar o artigo 236 da Constituio Federal). 16. Os empregados contratados pelos registradores e notrios para prestarem servios nos cartrios, regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho, respondero perante o titular deste pelo dano causado, em casos de dolo, em ao ordinria, mesmo porque contratados com remunerao livremente ajustada e sob o regime da legislao do trabalho, sem interferncia nenhuma do Poder Judicirio. 17. Contudo, h lei especial versando acerca da prescrio bienal, restando inaplicvel, subsidiariamente, o Decreto 20.910/32, regra geral adotada no Direito Administrativo para outros fins, quais sejam, as dvidas Passivas da Unio, dos Estados e dos Municpios, bem assim todo e qualquer direito ou ao contra a Fazenda Federal,Estadual ou Municipal, seja qual for a sua natureza. 18. A ttulo de argumento obiter dictum, o supracitado decreto no exclui a incidncia de norma mais favorvel, como se extrai do seu artigo 10, que ora se transcreve, verbis:"Art. 10. - O disposto nos artigos anteriores no altera as prescries de menor prazo, constantes, das leis e regulamentos, as quais ficam subordinadas as mesmas regras." 19. O Termo a quo para o incio do prazo prescricional o prazo da lavratura da escritura, que ocorreu em 27 de setembro de 2001, o que impe o reconhecimento da prescrio bienal, porquanto o procedimento administrativo somente foi instaurado em 23 de agosto de 2004 (fls. 21/22) por ocasio da protocolizao da petio da interessada em 17 de maro de 2004. Precedente: REsp 337.447/SP, Rel. Ministro Humberto Gomes de Barros, Primeira Turma, julgado em 04.12.2003, DJ 19.12.2003. 20. Recurso ordinrio provido, para extinguir a punibilidade da recorrente em face da ocorrncia da prescrio bienal. (Processo: RMS 23587/RJ RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA 2007/0034944-0, Relator: Ministro FRANCISCO FALCO (1116), Relator do Acrdo: Ministro LUIZ FUX (1122), rgo Julgador: T1 - PRIMEIRA TURMA, Data do Julgamento: 07/10/2008, Data da Publicao/Fonte: DJe 03/11/2008 LEXSTJ vol. 232 p. 44 RSTJ vol. 213 p. 80)." "MANDADO DE SEGURANA. ISS. SERVIOS CARTORRIOS, NOTARIAIS E DE REGISTRO PBLICO. NATUREZA PBLICA. ART. 236 DA CF/88. IMUNIDADE RECPROCA. EMOLUMENTOS. CARTER DE TAXA. NO-INCIDNCIA. I - Os servios cartorrios, notariais e de registro pblico no sofrem a incidncia do ISS, porquanto so essencialmente servios pblicos, prestados sob delegao de poder, a teor do art. 236 da CF/88, sendo que a referida tributao fere o princpio da imunidade recproca, estampada no art. 150, inciso VI, da Carta Magna. II - Ademais, incabvel a cobrana do aludido tributo, sob pena de ocorrncia de bitributao, eis que os emolumentos exigidos pelos cartrios servem como contraprestao dos servios pblicos prestados, caracterizando-se como taxa. Precedentes do STF: ADC n 5 MC/DF, Rel. Min. NELSON JOBIM, DJ de 19/09/03 e ADI n 1.444/PR, Rel. Min. SYDNEY SANCHES, DJ de 11/04/03. III - Precedente do STJ: REsp n 612.780/RO, Rel. Min. FRANCISCO FALCO, DJ de 17/10/05. IV - Recurso especial provido. (Processo: REsp 1012491/GO RECURSO ESPECIAL 2007/0288597-0, Relator: Ministro FRANCISCO FALCO (1116), rgo Julgador: T1 - PRIMEIRA TURMA, Data do Julgamento: 19/02/2008, Data da Publicao/Fonte: DJe 26/03/2008 RDDT vol. 153 p. 182)." "CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO - RECURSO ORDINRIO - MANDADO DE SEGURANA - CARTRIO - OFCIO DE NOTAS - ESCREVENTE SUBSTITUTO NO CONCURSADO - NECESSIDADE DE CONCURSO PBLICO. 1. NATUREZA E REGIME JURDICO DOS SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO. A jurisprudncia do STF e do STJ, sob inspirao da melhor doutrina, afirma que: a) Os notrios e registradores no so servidores pblicos em sentido especfico, no se submetendo s regras de aposentadoria e de vnculo tpicas dos estatutrios. b) Os notrios e registradores, porm, devem ser investidos em seus ofcios mediante prvio concurso pblico de provas e ttulos, por efeito do art. 236, 3, CF/1988: "o ingresso na atividade notarial e registral depende, necessariamente, para legitimar-se, de prvia aprovao em concurso pblico de provas e ttulos, sob pena de invalidade jurdica da outorga, pelo Poder Pblico, da delegao estatal ao notrio pblico e ao oficial registrador." (STF, AC-QO 83/CE, Relator Min. Celso de Mello, Segunda Turma, DJU 21.11.2003). c) "O substituto de serventia no tem direito adquirido efetivao na titularidade de cartrio, nos termos do art. 208 da Constituio Federal de 1967, com a redao dada pela Emenda Constitucional n. 22/82, se a vacncia do cargo ocorreu na vigncia da Carta Magna de 1988, a qual previu, em seu art. 236, 3, a necessidade de prvia aprovao em concurso pblico de provas e ttulos" (RMS 22.132/PI, 2 Turma, Rel. Min. Joo Otvio de Noronha, DJU 29.3.2007).

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

9/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas
2. SITUAO FTICA DA RECORRENTE. A recorrente foi nomeada como escrevente juramentada da serventia aos 30.3.1982 (fls.3). Na vigncia da Constituio de 1988; em 15.4.1989 que passou a exercer a funo de escrevente substituta (fls.4). Incompatibilidade com o suporte normativo do art.236, CF/1988. Recurso ordinrio improvido. (Processo: RMS 26503/PI, RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA 2008/0050541-0, Relator: Ministro HUMBERTO MARTINS (1130), rgo Julgador: T2 - SEGUNDA TURMA, Data do Julgamento: 06/05/2008, Data da Publicao/Fonte: DJe 15/05/2008)." "PROCESSO CIVIL - ADMINISTRATIVO - RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA - ATIVIDADE NOTARIAL TITULAR DE CARTRIO APOSENTADORIA COMPULSRIA - 70 (SETENTA) ANOS - COMPETNCIA PARA O ATO - PRELIMINAR REJEITADA - MRITO DENEGADO. 1 - Verifica-se que a autoridade competente para declarar a aposentao da impetrante, titular do 4 Ofcio de Barra Mansa/RJ, o Exmo. Sr. Desembargador Presidente do Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, como Chefe do Judicirio Estadual. Logo, somente contra ele deve ser dirigida a impetrao. Ilegitimidade passiva ad causam do Exmo. Sr. Corregedor-Geral de Justia mantida. Preliminar rejeitada. 2 - Consoante remansosa jurisprudncia desta Corte Superior de Uniformizao Infraconstitucional e do Colendo Supremo Tribunal Federal, os oficiais de registro e notrios so servidores pblicos em sentido lato, sujeitando-se ao disposto no art. 40, II, da Constituio Federal, que prev a aposentadoria compulsria aos 70 (setenta) anos de idade. 3 - Precedentes (STF, RE ns 178.236/RJ (Pleno) e 189.736/SP e STJ, RMS n 733/SP e AGREGMC n 2.109/MG). 4 - Recurso conhecido, porm, desprovido. (Processo: RMS 11630/RJ RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA 2000/0019147-7, Relator: Ministro JORGE SCARTEZZINI (1113), rgo Julgador: T5 - QUINTA TURMA, Data do Julgamento: 23/10/2001, Data da Publicao/Fonte: DJ 19/11/2001 p. 289)." "CONSTITUCIONAL. INTERPRETAO DO ART. 236, PAR. 1., DA CF, E DA LEI 8.935, DE 18.11.1994, ARTS. 22, 28 E 37. 1. O NOVO SISTEMA NACIONAL DE SERVIOS NOTARIAIS E REGISTRAIS IMPOSTO PELA LEI 8.935, DE 18.11.1994, COM BASE NO ART. 236, PAR. 1., DA CF, NO OUTORGOU PLENA AUTONOMIA AOS SERVIDORES DOS CHAMADOS OFICIOS EXTRAJUDICIAIS EM RELAO AO PODER JUDICIARIO, PELO QUE CONTINUAM SUBMETIDOS A AMPLA FISCALIZAO E CONTROLE DOS SEUS SERVIOS PELO REFERIDO PODER. 2. OS PROCEDIMENTOS NOTARIAIS E REGISTRAIS CONTINUAM A SER SERVIOS PUBLICOS DELEGADOS, COM FISCALIZAO EM TODOS OS ASPECTOS PELO PODER JUDICIARIO. 3. O TEXTO DA CARTA MAIOR IMPE QUE OS SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO SEJAM EXECUTADOS EM REGIME DE CARATER PRIVADO, POREM, POR DELEGAO DO PODER PUBLICO, SEM QUE TENHA IMPLICADO NA AMPLA TRANSFORMAO PRETENDIDA PELOS IMPETRANTES, ISTO E, DE TEREM SE TRANSMUDADOS EM SERVIOS PUBLICOS CONCEDIDOS PELA UNIO FEDERAL, A SEREM PRESTADOS POR AGENTES PURAMENTE PRIVADOS, SEM SUBORDINAO A CONTROLES DE FISCALIZAO E RESPONSABILIDADES PERANTE O PODER JUDICIARIO. 4. A RAZO DESSE ENTENDIMENTO ESTA SUSTENTADA NOS ARGUMENTOS SEGUINTES: A) VINCULO-ME A CORRENTE DOUTRINARIA QUE DEFENDE A NECESSIDADE DE SE INTERPRETAR QUALQUER DISPOSITIVO CONSTITUCIONAL DE FORMA SISTEMICA, A FIM DE SE EVITAR A VALORIZAO ISOLADA DA NORMA EM DESTAQUE E, CONSEQUENTEMENTE, A SUA POSSIVEL INCOMPATIBILIDADE COM OS PRINCIPIOS REGEDORES DO ORDENAMENTO JURIDICO CONSTRUIDO SOB O COMANDO DA CARTA MAIOR PARA A ENTIDADE OU ENTIDADES JURIDICAS REGULADAS. B) INFLUENCIADO POR TAIS POSIES, O MEU PRIMEIRO POSICIONAMENTO E O DE FIXAR O CONCEITO TECNICOJURIDICO DA EXPRESSO "DELEGAO DO PODER PUBLICO", QUE CONSTITUI O TEMA CENTRAL DO DEBATE, HAJA VISTA QUE E O MODO INSTITUCIONAL COMO OS SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO SO, HOJE, EXERCIDOS NO PAS. C) O CONCEITO DE DELEGAO DE SERVIO PBLICO, APS ALGUMAS VARIAES, EST HOJE PACIFICADO COMO SENDO A POSSIBILIDADE DO PODER PBLICO CONFERIR A OUTRA PESSOA, QUER PBLICA OU PRIVADA, ATRIBUIES QUE ORIGINARIAMENTE LHE COMPETEM POR DETERMINAO LEGAL. D) POR A AUTORIDADE DELEGANTE TER A COMPETENCIA ORIGINARIA, EXCLUSIVA OU CONCORRENTE, DO EXERCICIO DAS ATRIBUIES FIXADAS POR LEI, NO MOMENTO EM QUE DELEGA, POR PARA TANTO ESTAR AUTORIZADO, TAMBEM, POR NORMA JURIDICA POSITIVA, ESTABELECE-SE UMA SUBORDINAO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO SISTEMA HIERARQUICO ENTRE O TRANSFERIDOR DA EXECUO DO SERVIO E QUEM O VAI EXECUTAR, EM OUTRAS PALAVRAS, ENTRE O DELEGANTE E O DELEGADO.

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

10/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas
E) O DISPOSITIVO CONSTITUCIONAL EM COMENTO, NO CASO O ART. 236, DA CF, AO DETERMINAR QUE OS SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO SO EXERCIDOS EM CARATER PRIVADO, POREM, POR DELEGAO DO PODER PUBLICO, NO DESCARACTERIZOU A NATUREZA PUBLICA DE TAIS SERVIOS, NEM RESTRINGIU A FORMA DE SUA FISCALIZAO, NOTADAMENTE PORQUE NO PAR. 1., DE FORMA EXPRESSA, ESTA DITO QUE "LEI REGULARA AS ATIVIDADES, DISCIPLINARA A RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DOS NOTARIOS, DOS OFICIAIS DE REGISTRO E DE SEUS PREPOSTOS, E DEFINIRA A FISCALIZAO DE SEUS ATOS PELO PODER JUDICIARIO. F) A SEGUIR, O LEGISLADOR CONSTITUINTE, NUMA DEMONSTRAO INEQUIVOCA DE QUE NO SE AFASTOU DO CONCEITO TRADICIONAL DE DELEGAO DE SERVIO PUBLICO, PORTANTO, RESPEITANDO, EM TODA A SUA PLENITUDE, O PRINCIPIO DA SUBORDINAO HIERARQUICA A EXISTIR ENTRE DELEGANTE E DELEGADO, DISPOS, AINDA, QUE "A LEI FEDERAL ESTABELECERA NORMAS GERAIS PARA FIXAO DE EMOLUMENTOS RELATIVOS AOS ATOS PRATICADOS PELOS SERVIOS NOTARIAIS E DO REGISTRO", BEM COMO QUE "O INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO DEPENDE DE CONCURSO PUBLICO DE PROVAS E TITULOS, NO SE PERMITINDO QUE QUALQUER SERVENTIA FIQUE VAGA, SEM ABERTURA DE CONCURSO DE PROVIMENTO OU DE REMOO POR MAIS DE SEIS MESES." G) E EVIDENTE QUE A PRESTAO DE SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO PBLICO NO BRASIL, APOS A CF/1988, NO TOMOU AS CARACTERISTICAS PRECONIZADAS PELOS IMPETRANTES, ISTO E, DE QUE PASSARAM A SE SUBMETER AO REGIME DE CONCESSO DE SERVIO PUBLICO, ONDE O PODER FISCALIZADOR E LIMITADO, APENAS, AOS ATOS NOTARIAIS, JAMAIS A GESTO INTERNA DA ENTIDADE QUE A EXERCE EM REGIME ABSOLUTAMENTE PRIVADO, POR TER DEIXADO DE SER UMA SERVENTIA PUBLICA DA JUSTIA. H) NO IMPORTA, COM AS MINHAS HOMENAGENS AO PATRONO DOS IMPETRANTES, EM FACE DO PROFUNDO TRABALHO JURIDICO DESENVOLVIDO, NO SO NA PETIO INICIAL, COMO NA DO RECURSO, A INTERPRETAO QUE OS IMPETRANTES ASSENTARAM A RESPEITO DO TEXTO CONSTITUCIONAL EM DISCUSSO. I) O FATO, POR SI SO, DE NO ART. 235, "CAPUT", DA CF, ESTAR INSERIDA A EXPRESSO DE QUE OS SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO SO EXERCIDOS EM CARATER PRIVADO, NO CONDUZ AO ENTENDIMENTO POSTO NO RECURSO, POIS, LOGO A SEGUIR, ESTA A DETERMINAO NUCLEAR DE QUE TAIS SERVIOS, POR CONTINUAREM A SER PUBLICOS, NECESSITAM DE DELEGAO DO PODER PUBLICO PARA QUEM VAI EXERCE-LOS, PELO QUE DEVERO EXECUTA-LOS DE ACORDO COMO A LEI DETERMINAR E SO PODERO RECEBER TAL DELEGAO OS QUE FOREM, PELO PROPRIO PODER PUBLICO, JULGADOS APTOS PELA VIA DO CONCURSO PUBLICO. J) A NATUREZA PUBLICA DOS SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO NO SOFREU QUALQUER DESCONFIGURAO COM A CF/1988. EM RAZO DE TAIS SERVIOS ESTAREM SITUADOS EM TAL PATAMAR, ISTO E, COMO PUBLICOS, A ELES SO APLICADOS O ENTENDIMENTO DE QUE CABE AO ESTADO O PODER INDECLINAVEL DE REGULAMENTA-LOS E CONTROLA-LOS EXIGINDO SEMPRE SUA ATUALIZAO E EFICIENCIA, DE PAR COM O EXATO CUMPRIMENTO DAS CONDIES IMPOSTAS PARA SUA PRESTAO AO PUBLICO. 5. NEGO PROVIMENTO AO RECURSO. (Processo: RMS 7730 / RS RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA 1996/0061180-7, Relator: Ministro JOS DELGADO (1105), rgo Julgador: T1 - PRIMEIRA TURMA, 01/09/1997, Data da Publicao/Fonte: DJ 27/10/1997 p. 54720)."

5.3 Ementrio de jurisprudncia dos Tribunais Estaduais

"ISS. COBRANA SOBRE SERVIOS NOTARIAIS E REGISTRRIOS. OS SERVIOS DE NOTAS E DE REGISTROS PBLICOS NO DEIXAM DE OSTENTAR NATUREZA DE ATUAO ESTATAL PELO FATO DE SEREM EXERCIDOS EM CARTER PRIVADO. A DELEGAO APENAS COMPROVA A CATEGORIA PBLICA DO ENCARGO. O PRINCPIO DA IMUNIDADE TRIBUTRIA RECPROCA IMPEDE QUE O MUNICPIO INSTITUA IMPOSTO SOBRE SERVIO ESTADUAL. SEGURANA CONCEDIDA. APELO DO IMPETRANTE PROVIDO. Lei local instituidora de ISS sobre servio notarial ou registrio inconstitucional porque o desempenho continua a ser pblico, delegado pelo Estado para ser exercido em carter privado. A imunidade recproca prevista no artigo 150, inciso VI, alnea ? a? da Constituio da Repblica impede que o Municpio institua imposto sobre servio do Estado. O sistema de controle de constitucionalidade vigente no Brasil permite a concentrao com eficcia erga omnes a cargo do Supremo Tribunal Federal e, na via incidental ou difusa, o poder de qualquer juiz afastar por incompatibilidade com a ordem fundante, norma que impea a aplicao da vontade concreta da lei hiptese submetida apreciao do Estado-juiz. (Relator(a): Renato Nalini Comarca: Mirandpolis rgo julgador: 1 Cmara de Direito Pblico Data do julgamento: 26/07/2011 Data de registro: 01/08/2011 Outros nmeros: 4848105600)." "RESPONSABILIDADE CIVIL. CARNCIA DE AO. AO AFORADA CONTRA TABELIONATO - SERVIO NOTARIAL E REGISTRAL. AUSNCIA DE PERSONALIDADE JURDICA. ATIVIDADE DE NATUREZA ESTATAL, EXERCIDA DE FORMA PRIVADA POR DELEGAO. ILEGITIMIDADE PASSIVA. Os Tabelionatos Servios Notariais e Registrais no possuem personalidade jurdica prpria, sendo que eventuais responsabilidades provenientes de atuao culposa ou dolosa so imputveis somente aos seus titulares. Trata-se de atividade de natureza estatal, exercida de forma privada por delegao do Estado. Ilegitimidade passiva. Incidncia dos artigos

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

11/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas
236 da Constituio Federal, 22 da Lei n 8.935/94 e 38 da Lei n 9.492/97. Carncia de ao mantida. NEGADO SEGUIMENTO AO APELO. (Apelao Cvel N 70027763671, Dcima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Paulo Antnio Kretzmann, Julgado em 19/03/2009)." "TRIBUTRIO - ISSQN - SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO - LEI COMPLEMENTAR N. 116/2003 - ITENS 21 E 21.01 DA LISTA ANEXA - LEI N. 2.506/2003 DO MUNICPIO DE SANTA LUZIA - SERVIO PBLICO REMUNERADO POR TAXA - IMUNIDADE RECPROCA - INCONSTITUCIONALIDADE. 1 - So inconstitucionais os itens 21 e 21.01 da lista anexa Lei n. 2.506/2003 do Municpio de Santa Luzia, que prev a incidncia do ISSQN sobre 'servios de registros pblicos, cartorrios e notariais', porquanto estes so servios pblicos, exercidos por delegao, remunerados por emolumentos, que tm natureza jurdica de taxas de servio 'lato sensu', alm de constiturem receita pblica do Estado de Minas Gerais, imune a tributao por fora do art. 150, inc. VI,'a', da CR/88. 2 Recurso no-provido. (Processo: Ap Cvel/Reex Necessrio 1.0245.04.047144-4/002 (http://www.tjmg.jus.br/juridico/jt_/inteiro_teor.jsp?

tipoTribunal=1&comrCodigo=245&ano=4&txt_processo=47144&complemento=2/t_blank/oInteiro teor do acrdo), Relator: Des.(a) Edgard Penna Amorim, rgo Julgador: Cmaras Cveis Isoladas / 8 CMARA CVEL, Comarca de Origem: Santa Luzia, Data do Julgamento: 16/11/2006, Data da Publicao da Smula: 02/03/2007)." "APELAO REEXAME NECESSRIO. DIREITO TRIBUTRIO. MANDADO DE SEGURANA. ISS. SERVIOS REGISTRAIS, NOTARIAIS E JUDICIAIS PRIVATIZADOS. IMUNIDADE RECPROCA. LEGITIMIDADE RECURSAL. PESSOA JURDICA DE DIREITO PBLICO INTERESSADA. APELO INTERPOSTO POR AUTORIDADE COATORA. INADMISSO. A autoridade coatora, apesar de ser parte no mandado de segurana, no possui legitimidade para recorrer, devendo, somente, prestar e assinar as informaes no prazo de 10 (dez) dias e cumprir o que for determinado na liminar ou na sentena. A legitimidade recursal da pessoa jurdica de direito pblico interessada, pois ela que suportar os efeitos patrimoniais da deciso final, estando ou no representada no processo. Apelo interposto pela autoridade coatora no-conhecido. SERVIOS NOTARIAIS E REGISTRAIS. HIPTESE DE IMUNIDADE. 1. Os servios de registros pblicos cartorrios e notariais so servios pblicos especficos e divisveis remunerados por meio de emolumentos. O Supremo Tribunal Federal firmou orientao no sentido de que os emolumentos possuem natureza tributria, qualificando-se como taxas remuneratrias de servios pblicos. 2. A atividade notarial e registral, ainda que executada no mbito de serventias extrajudiciais privadas, constitui, em decorrncia de sua prpria natureza, funo revestida de estatalidade, sujeitando-se, assim, a um estrito regime de direito pblico. 3. Os servios pblicos prestados pelo Estado, ainda que em carter de delegao, no podem ser tributados pelos Municpios, assim como os servios pblicos municipais no submetem s exaes dos impostos estaduais. Essa a exegese que se extrai do artigo 150, inciso VI, a, da Constituio Federal. Apelo interposto por Leo Alberto Klein no-conhecido, apelao interposta pelo Municpio desprovida, sentena mantida em reexame necessrio. (Apelao e Reexame Necessrio N 70009757444, Segunda Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Joo Armando Bezerra Campos, Julgado em 10/11/2004)." "MANDADO DE SEGURANCA - LIMITE DE IDADE PARA APOSENTADORIA COMPULSORIA DOS NOTARIOS E REGISTRADORES. CONSTITUICAO FEDERAL - ART.236, CAPUT. EMENDA CONSTITUCIONAL N.20/98. DEFINICAO DOUTRINARIA NO SENTIDO QUE O NOTARIO E O PARTICULAR QUE COLABORA COM O PODER PUBLICO. MANDADO DE SEGURANCA N. 595054982 - RELATOR DES. FELIPE AZEVEDO GOMES - NO QUAL FOI ADUZIDO QUE "... A CONSTITUICAO NAO DIZ QUE OS TABELIAES EXERCEM ATIVIDADE PRIVADA, MAS QUE ELES A EXERCEM EM CARATER PRIVADO, OU SEJA, QUE E EXERCIDA AS CUSTAS DO TITULAR DO TABELIONATO". A EXTENSAO DO CONCEITO DE CARGO PUBLICO, NA TRADICAO DO DIREITO CONSTITUCIONAL, E BEM MAIOR QUE A CONSTANTE A LUZ DE LEGISLACAO ORDINARIA. RESPONSABILIDADE DO ESTADO ART.37, PAR-6, DA CONSTITUICAO FEDERAL - RESPONSABILIDADE SUBSIDIARIA. DENEGACAO DA SEGURANCA, POR MAIORIA. VOTO VENCIDO PROFERIDO PELO DES. DECIO ANTONIO ERPEN. NATUREZA JURIDICA DAS ATIVIDADES NOTARIAL E REGISTRAL. ATIVIDADE PUBLICA ATIPICA - LEI 8934/94, ARTIGOS 22 E 39. NOVA REDACAO DADA A CONSTITUICAO FEDERAL PELA EC N.20, DE 15.12.98, DEIXA INEQUIVOCO QUE A APOSENTADORIA COMPULSORIA, POR IMPLEMENTO DE IDADE, AGORA SO OCORRE PARA OS "SERVIDORES TITULARES DE CARGOS EFETIVOS", E NAO MAIS PARA OS SERVIDORES EM GERAL. O LEGISLADOR CONSTITUCIONAL DIMINUIU SENSIVELMENTE OS CASOS DE APOSENTADORIA COMPULSORIA E O FEZ EM PROVEITO DA ADMINISTRACAO. NAO HA MAIS O CARGO DE NOTARIO E REGISTRADOR. O REINGRESSO E NA ATIVIDADE, E NAO EM CARGO PUBLICO. NOTARIOS E REGISTRADORES SAO PROFISSIONAIS PUBLICOS DO DIREITO, SENDO AGENTES PARTICULARES EM COLABORACAO COM O PODER PUBLICO, QUE LHES DELEGOU SEU MISTER, NAO SENDO FUNCIONARIOS PUBLICOS. NEM SEUS PREPOSTOS. NAO HA REGRAS PARA SE FALAR EM PERDA DA DELEGACAO PELO IMPLEMENTO DA IDADE. (59FLS.) (Mandado de Segurana N 70000030130, Tribunal Pleno, Tribunal de Justia do RS, Relator: Dcio Antnio Erpen, Julgado em 18/10/1999)."

6. Consideraes Finais luz da jurisprudncia colacionada, v-se que a posio capitaneada pelo ministro Carlos Ayres Britto representa posio isolada diante do que majoritariamente entendem os tribunais e, bem assim, a doutrina. Tem-se por certo que a atividade notarial e de registro constitui, em decorrncia de sua prpria natureza, funo essencialmente estatal e de ndole administrativa, sendo descabido sustentar que a execuo de servios em carter privado descaracteriza sua essncia. Trata-se, pois, de hiptese de servio pblico desempenhado por profissionais que, embora no ocupem cargo pblico, dado o carter hbrido de sua atividade, constituem espcie de agentes particulares colaboradores.
jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print 12/13

10/04/13

A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas

Autor
Lucas Almeida de Lopes Lima (http://jus.com.br/revista/autor/lucas-almeida-de-lopes-lima) Chefe de Gabinete do Tribunal de Justia de Alagoas

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT): LIMA, Lucas Almeida de Lopes. A atividade notarial e registral e sua natureza jurdica. Jus Navigandi, Teresina, ano 16 (/revista/edicoes/2011), n. 3052 (/revista/edicoes/2011/11/9), 9 (/revista/edicoes/2011/11/9) nov. (/revista/edicoes/2011/11) 2011 (/revista/edicoes/2011) . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/20383>. Acesso em: 10 abr. 2013.

jus.com.br/revista/texto/20383/a-atividade-notarial-e-registral-e-sua-natureza-juridica/print

13/13

You might also like