You are on page 1of 5

Portal da Educao Fsica

Referncia em Educao Fsica na Internet

NDICE DA MASSA CORPREA


Esse ndice utilizado para avaliar o grau de obesidade das pessoas. Ele calculado quando dividimos o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m). IMC = PESO (Kg) / ALTURA (metros)
2

De acordo com recomendaes da Organizao Mundial de Sade - OMS - utiliza-se o ndice de Massa Corporal - IMC para avaliao do perfil antropomtrico-nutricional de populaes de adultos. preciso salientar, contudo, que o IMC apenas um indicador, e no determina de forma definitiva se uma pessoa est ou no acima do peso. Material:

Uma balana com preciso de at 500 gramas. Um estadimetro ou uma fita mtrica com preciso at 2 mm Ficha para anotao

Orientao: No uso da balana o avaliador dever ter em conta a sua calibragem. Na utilizao de balanas portteis seria importante sua calibrao prvia e durante a medida fazer a leitura sempre numa posio frontal balana. No caso da medida de estatura, na impossibilidade da utilizao de estadimetro, realizar-se com uma fita mtrica. Aconselha-se fix-la na parede a 50 cm do solo e estend-la de baixo para cima. Neste caso o avaliador no poder esquecer de acrescentar ao ndice medido os 50 cm correspondentes a distncia do solo fita. Da mesma forma para a leitura da estatura aconselha-se a utilizao de uma rgua rgida que dever ser colocada sobre a cabea do aluno paralelamente ao solo (sem inclinaes). Os alunos devero realizar o teste sem calado e devem ficar de costas para a parede. O avaliador deve evitar parede onde haja rodap. Para o clculo do IMC no dever o avaliador esquecer de fazer o clculo da razo entre o peso e a estatura elevada ao quadrado quando antes de anotar o resultado na ficha de avaliao. O avaliador dever anotar na ficha de registro os dados referentes ao peso corporal e a estatura.

Sistemas de Avaliao

1. Proposto por SICHIERI e ALLAN (1996) como faixa recomendvel para a zona de boa sade: IDADE
7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

FEMININO
15 21 15 21 15 21 15 21 15 21 15 22 16 23 17 23 17 24 18 25 18 25

MASCULINO
15 20 15 20 15 20 15 20 15 20 16 21 16 22 16 22 17 23 18 23 18 23

2. Elaborado pela Nutricionista Beatriz Focesi Ribeiro, CRN 4499


IMC abaixo de 20: Seu peso est abaixo da faixa considerada normal. possvel que seu biotipo seja do tipo longilneo, e nesse caso seu percentual de gordura corporal pode estar normal. Em todo caso, procure um Nutricionista para uma orientao mais especfica. -------------------------------------------------------------------------------IMC entre 20 e 25: Seu peso est dentro da faixa considerada normal. Normalmente isto corresponde s mais baixas taxas de mortalidade em relao ao peso. Se voc no sofre de diabetes, hipertenso arterial ou excesso de colesterol e triglicerdeos e ainda assim deseja emagrecer, provavelmente o motivo de ordem esttica. Cuidado, portanto, para no submeter-se a riscos desnecessrios. -------------------------------------------------------------------------------IMC entre 25 e 30 com cintura at 89 cm: Voc est na faixa chamada de "excesso de peso". Como sua medida de cintura est abaixo de 90 cm, voc provavelmente no apresenta um excesso de tecido adiposo no interior do abdome. Este tecido adiposo, chamado de gordura visceral, o que mais acarreta riscos para a sade. Portanto voc se situa em um grupo de menor probabilidade de complicaes como diabetes, hipertenso arterial e hipercolesterolemia. Mesmo assim aconselhvel que procure seu Nutricionista. --------------------------------------------------------------------------------

IMC entre 25 e 30 com cintura igual ou maior que 90 cm: Voc est na faixa chamada de "excesso de peso". Como sua medida de cintura est acima dos 90 centmetros, provavelmente voc est acumulando um excesso de tecido adiposo no interior do abdome. Este tecido adiposo, chamado de gordura visceral, o que mais acarreta riscos para a sade. Portanto voc se situa em um grupo de maior probabilidade de complicaes como diabetes, hipertenso arterial e hipercolesterolemia. -------------------------------------------------------------------------------IMC entre 30 e 35: Voc est na faixa chamada de obesidade leve. Voc se situa, portanto, em um grupo de maior probabilidade de complicaes como diabetes, hipertenso arterial e hipercolesterolemia. Procure seu Nutricionista para que ele o ajude a perder peso. Mesmo perdas moderadas, como 10% do seu peso atual, podem reduzir significativamente seu risco de complicaes metablicas. -------------------------------------------------------------------------------IMC entre 35 e 40: Voc est na faixa chamada de obesidade moderada. Seu excesso de peso j pode estar provocando um risco muito elevado de complicaes metablicas, como diabetes, hipertenso arterial e hipercolesterolemia, alm de predispor a doenas osteoarticulares diversas. Procure logo seu mdico e inicie um tratamento srio para emagrecer. Mesmo perdas moderadas, como 10% do seu peso atual, podem reduzir significativamente seu risco de complicaes metablicas. Se voc no conseguir emagrecer com uma orientao adequada sobre modificaes dietticas e prtica de atividades fsicas, justifica-se o uso de medicamentos, desde que devidamente supervisionado por um Nutricionista. -------------------------------------------------------------------------------IMC maior que 40: Voc est na faixa chamada de obesidade mrbida. Ela corresponde a um risco muito aumentado de diversas doenas. Seu tratamento em geral muito difcil, mas assim mesmo qualquer esforo vlido. Mesmo perdas moderadas, como 10% do seu peso atual, podem reduzir significativamente seu risco de complicaes metablicas. Se voc no conseguir emagrecer com uma orientao adequada sobre modificaes dietticas e prtica de atividades fsicas, justifica-se o uso de medicamentos, desde que devidamente supervisionado por um mdico. Procure urgentemente o seu Nutricionista ou seu mdico.

3. I.M.C. quanto a classificao do peso CLASSIFICAO


BAIXO ACEITVEL OU IDEAL OBESIDADE LEVE OBESIDADE MODERADA OBESIDADE SEVERA

I.M.C.
Menos de 18,5 De 18,5 A 24,9 De 25,0 A 29,9 De 30,0 A 39,9 40,0 ou mais
Fonte: Organizao Mundial de Sade

4. I.M.C. quanto aos riscos sade CLASSIFICAO DO RISCO


BAIXO IDEAL MODERADO ELEVADO

MASCULINO
17,9 a 18,9 19,0 a 24,9 25,0 a 27,7 27,8 ou mais

FEMININO
15,0 a 17,9 18,0 a 24,4 24,5 a 27,2 27,3 ou mais
Fonte: Corbin & Lindey, 1994

5. Recomendado pelos resultados da NHANES II (National Health and Nutrition Examination Survey), uma pesquisa realizada nos Estados Unidos entre 1976-1980:
Condio
abaixo do peso no peso normal marginalmente acima do peso acima do peso ideal obeso

IMC em Mulheres
< 19,1 19,1 - 25,8 25,8 - 27,3 27,3 - 32,3 > 32,3

IMC em Homens
< 20,7 20,7 - 26,4 26,4 - 27,8 27,8 - 31,1 > 31,1

Pontos fracos do IMC H alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa est acima do peso. Por exemplo, pessoas muito musculosas podem tem um ndice de Massa Corporal alto e no serem gordas. O IMC tambm no aplicvel para crianas. Outro problema a influncia, ainda no suficientemente estudada, que as diferenas raciais e tnicas tm sobre o ndice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento Organizao Mundial de Sade concluiu que pessoas de origem asitica poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23

FONTES:
1.http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2002/imc_calculo.php 2. http://www.diabetes.org.br/ferramentas/testeimc.php 3. http://www.planetanatural.com.br/imc.asp 4. Material extrado e adaptado do PROESP-BR PROJETO ESPORTE BRASIL - Indicadores de sade e fatores de prestao esportiva em crianas e jovens. Desenvolvido pelo Setor de Pedagogia do Esporte do CENESP- UFRGS.

You might also like