You are on page 1of 2

Cmara Municipal de Vila Nova de Gaia Diviso de Educao Ao de Formao: Ensinar a Aprender, Aprender a Ensinar, Pensar as AEC Formador:

: Carlos Coelho (Psiclogo)

PROPOSTA DE PROJECTO EDUCATIVO Professor: HUMBERTO JOS RIBEIRO DA COSTA Atividade Fsica e Desportiva ___________________

1. Introduo.

2. Avaliao de Necessidades.

Tendo em considerao a realidade que nos envolve no ambiente escolar, assim como a conjuntura socioeconmica do pas, muitos alunos que apresentam caratersticas de NEEs so integrados em turmas que no esto preparadas para lidar com eles. Outras so assim colocadas por os pais no aceitarem as limitaes que acompanham os seus filhos. Nestes pressupostos numa turma do 4 ano, tenho uma aluna que apresenta um dfice motor derivado de atrofia dos msculos dos membros superiores e inferiores, com uma grande debilitao da sua capacidade coordenativa, sendo ainda acompanhada de alguma limitao cognitiva. Nota-se ao observar o seu padro comportamental que uma aluna que vive numa busca incessante de aceitao e reconhecimento como um ser humano igual aos demais pelos seus pares. No que concerne atitude da turma, determina-se uma dspar aceitao da situao. Enquanto uma parte aceita-a, reconhecendo-a e auxiliando-a na execuo das tarefas para que se sinta integrada, outros h que a tratam com indiferena o que tem como consequncia um deficit na aquisio de algumas competncias sociais. Devido sua integrao no escalo etrio compreendido entre os 9 e os 10 anos, utilizaremos uma estratgia de aprendizagem baseada na cooperao, dando destaque valorizao de quem melhor conseguir que a discente execute as tarefas, dando um nfase superior motivao subjacente atividade fsica, uma das atividades favoritas da aluna ainda que consciente das suas limitaes. Aps cuidada anlise observei que o grupo que melhor aceitava e apoiava a aluna eram as meninas, pelo que optei por utilizar a ateno dada pelos meninos a uma colega Y, que auxiliava bastante a menina X, e de quem todos parecem gostar, para que estes superassem a sua incapacidade relacional para com a aluna em questo. Apesar disto pude constatar tambm que a aluna bastante protegida pelo corpo no docente e docente da escola, por vezes em demasia, passando muitas vezes o intervalo separada dos demais, lanchando parte destes. Por isso optei por a fazer passar o intervalo com essa colega, levando a uma maior identificao desta por parte dos meninos em associao colega de quem gostavam. Este aspeto associado ajuda constante que a aluna Y dava na execuo dos exerccios, por parte da discente X, fez com que os meninos tambm quisessem participar, relacionando-se mais com esta, aumentado exponencialmente o seu grau de integrao e aceitao. Para a turma no geral, e em virtude da passagem da maioria do intervalo no interior da sala de aula, constatei uma grande falta de competncias sociais, no que diz respeito ao relacionamento com a

Vila Nova de Gaia 10 de Maio de 2012 Humberto Costa - AFD

Cmara Municipal de Vila Nova de Gaia Diviso de Educao Ao de Formao: Ensinar a Aprender, Aprender a Ensinar, Pensar as AEC Formador: Carlos Coelho (Psiclogo)

3. Definio de Objetivos. 4. Implementao de Estratgias.

5. Avaliao Contnua e Follow-Up.

restante comunidade escolar, o que afetava a sua capacidade de adaptao a colegas com necessidades dspares das suas. Para chegar a esta concluso, realizei uma avaliao observacional tendo por base as minhas aulas e as conversas com os restantes colegas das AECs, para estabelecer o ponto da situao em outras dinmicas. Desenvolver as competncias sociais, cognitivas e emocionais da aluna e da restante turma na aceitao das diferenas; Para a turma, pretende-se elevar os nveis de interao social, empatia e aceitao, assim como de cooperao social, durante o 3. Perodo. Como proposta, implementei a posio de assistente da tutora voluntria que acompanhava a aluna. Assim em cada aula, um aluno do sexo masculino ir auxiliar a aluna Y na sua funo com a discente X. Assim e ao realizar as tarefas de auxlio, pretende-se assistir a um incremento das interaes sociais existentes, assim como permitir um maior n de repeties na realizao das tarefas para que aumente a sua autoconfiana, ndices coordenativos e de realizao pessoal, para que seja mais proativa na criao de laos sociais com os colegas e destes com ela. Se levada a bom termo, o aluno em causa ser premiado com a escolha da atividade grupal final a realizar nos ltimos 5 minutos da aula. Ao atribuir-lhes poder decisrio, procura-se que estes se responsabilizem e levem a que a aluna X exceda as suas capacidades e expetativas. O desempenho da aluna com NEE em cada aula ser associado ao alunos assistente correspondente aula e o que se sair melhor tem direito a escolher a temtica da ltima aula do ano letivo. Para efetuar uma avalizao independente do sucesso do projeto, irei conferir os comportamentos exibidos pelos alunos para com a discente e vice-versa, com os colegas docentes das AECs. Outro meio de controlo do projeto poder ser a execuo de uma aula sem o assistente da tutora, numa tentativa de observar se existe uma preocupao dos restantes alunos para com o desempenho e integrao da discente X no decorrer do tempo letivo. Como follow-up, poderei passar a informao obtida para os colegas que iro receb-la no 2 ciclo no ano seguinte, tentando perceber posteriormente, atravs de entrevista com este, saber como se est a promover a sua integrao no novo ambiente e se a sua integrao est a ser efetuada com sucesso.

Vila Nova de Gaia 10 de Maio de 2012 Humberto Costa - AFD

You might also like